sábado, julho 30, 2005

Duro

O jogo de hoje em Guimarães foi o primeiro teste conclusivo desta pré-temporada. Porque foi contra uma equipa da Superliga (das mais fortes), e porque a atitude dos jogadores não teve nada a ver com o que é habitual em jogos amigáveis. Os jogadores empenharam-se a sério, houve mesmo dureza de parte a parte, e até parecia que havia três pontos em disputa. Até o árbitro Paulo Costa nos presenteou com uma arbitragem medíocre (e não me estou a queixar de termos sido prejudicados, estou apenas a dizer que a arbitragem dele foi fraca), típica das que costuma fazer na Superliga.

A equipa continua a mostrar uma boa atitude defensiva, pressionando bastante o adversário quando não tem a bola (e nisto o Beto tem um papel importante). Mas em termos ofensivos, continua a mostrar a falta de um homem de área. E depois das declarações do nosso presidente ontem, dizendo que o Benfica já tem dois bons avançados, começo a suspeitar que não irá mesmo ser contratado mais nenhum. O que torna o empréstimo do Karadas (que entretanto, ao serviço do Portsmouth, já marcou dois golos em outros tantos jogos) preocupante.

Entrámos bem no jogo, e julgo que o controlámos e dominámos durante grande parte do primeiro tempo. No segundo tempo chegámos ao golo através de um cabeceamento do Beto após livre do Manuel Fernandes, e só após isto é que o Guimarães passou a pressionar-nos mais, pressão essa que se acentuou após a expulsão do Manuel Fernandes. Foi interessante ver como é que o Benfica jogaria em desvantagem numérica, e ver se conseguiria aguentar o resultado. Acabámos por consentir o empate numa recarga após um livre que embateu na barra, e em que me pareceu que a defesa ficou um pouco estática.

Julgo que a equipa que jogou hoje já andará bastante próxima do onze idealizado pelo treinador. Continuo a achar que é um erro afastar o Simão do flanco esquerdo, porque no meio ele desaparece do jogo. Quanto ao Beto, retiro aquilo que disse anteriormente sobre ele, porque é mesmo reforço. Será interessante ver quais serão as escolhas do Koeman para o meio-campo. Hoje o Petit estava lesionado, por isso não deu para tirar grandes conclusões. Até pode ser que ele opte por colocar os três jogadores em campo, com o Manuel Fernandes mais avançado (o que permitiria o regresso do Simão ao lado esquerdo).

Pelo menos o jogo de hoje terá tido a utilidade de permitir ao Koeman contactar com aquilo que é a realidade do nosso futebol, e o tipo de adversários que teremos que enfrentar todos os fins-de-semana.

quinta-feira, julho 28, 2005

Interpretações


Parece haver algum interesse em fomentar e até mesmo criar rivalidades parvas entre o nosso treinador, Ronald Koeman, e o treinador do FC Porto (esta mania de acicatar ânimos e rivalidades até tem muito a ver com o habitual modus operandi do presidente do FC Porto). De modo que não há conferência de imprensa do Koeman em que certos jornalistas não o massacrem com perguntas acerca do Co Adriaanse (tal como não se cansam de fazer perguntas ao outro acerca do Koeman). Ontem, após o jogo com o Barreirense, voltaram à carga, e Koeman respondeu diplomaticamente, tentando pôr um fim a isto:

"A única diferença que vejo entre ele e eu, é que eu ganhei títulos, e ele não... Mas ele tem mais experiência do que eu, é treinador há mais tempo. Cada um tem de pensar apenas e só no seu clube, ele no FC Porto e eu no Benfica. Para vocês isto é mais um jogo, mas não quero falar mais disso."

Não sei se o problema será meu, mas não detecto nestas afirmações qualquer atitude de desrespeito do Koeman para com o Adriaanse, ou sequer qualquer tipo de confrontação. Claro que para o pasquim do costume, estas afirmações podem traduzir-se no Koeman a 'meter Adriaanse no seu lugar'. Enfim, são interpretações que cada um pode dar a determinadas palavras, mas se estão interessados em fomentar uma guerra entre os dois treinadores, o nosso parece não estar nada interessado nisso.

Mudando de assunto, entretanto tenho andado divertidíssimo a assistir ao regozijo dos adeptos do Lumiar pelo facto de o Benfica ontem apenas ter ganho por 1-0 ao Barreirense (é que eles, por algum motivo, ficaram incomodados com o facto de terem ganho por 3-1 à mesma equipa que levou cinco de nós, como o Anti-Anti-Benfica oportunamente lembra - desta vez o subterfúgio da 'qualidade do futebol' apareceu mais cedo, é logo na pré-temporada... aconselho-os a visitarem o site oficial dos Baggies e a lerem o que eles escreveram sobre a qualidade do nosso jogo). O facto de eles andarem esquecidos que ganharam por 2-1 ao mesmo Barreirense há menos de duas semanas, tendo o golo da vitória sido marcado por um adversário na própria baliza, já torna esta atitude suficientemente divertida. Mas divertido mesmo é ver que, à falta de derrotas do Benfica, o espírito deles é tão pequenino que agora têm que se alegrar quando o Benfica ganha por poucos. Pela minha parte, agradeço a atitude. Não é senão um reconhecer do nosso valor quando os nossos adversários mostram que até para eles, o Benfica devia ganhar sempre por goleadas.

sábado, julho 23, 2005

Baggies

O Benfica venceu esta noite o West Bromwich Albion por 5-0, no quarto jogo de preparação da pré-época. Um amigável vale o que vale, mas creio que foi um bom teste, e uma exibição agradável contra um adversário que disputa a Premier League, e que apresentou os seus melhores jogadores. E, ao contrário do que os comentadores pareciam querer fazer crer, já está tão avançado como o Benfica na pré-temporada, pois este foi também o quarto jogo que efectuaram (o anterior saldou-se numa derrota por 1-0 frente ao Sevilha).

Gosto de ver a forma como a equipa preenche os espaços e pressiona o adversário quando perde a posse da bola. Se for assim que o Benfica pretende jogar durante a época, óptimo. Mas vai ser necessária uma muito boa condição física para que os jogadores aguentem fazê-lo durante toda a temporada. Em relação à época passada, a equipa parece mais solta no ataque, e capaz de criar situações de golo com facilidade (apesar de se terem marcado cinco golos, houve algumas perdidas escandalosas) - embora a missão do nosso ataque tenha ficado facilitada pelo facto do WBA insistir em jogar com a defesa em linha contra jogadores rápidos como aqueles que hoje jogaram na frente.

O Anderson e o Beto voltaram a estar em muito bom nível. Bem também (obviamente) esteve o Geovanni, com um hat-trick, tendo dois dos golos sido obtidos em entradas pelo centro da defesa adversária. Se o Koeman lhe vai dar liberdade para fazer diagonais para o centro, em vez de o obrigar a jogar como extremo puro, provavelmente vamos ter o Geovanni a marcar mais golos esta época. O único pormenor de que não gostei foi do Simão no centro, onde teria passado completamente despercebido não fosse o golo que marcou (na sequência de uma insistência numa jogada em que ele fugiu para a esquerda). Mas julgo que a presença do Simão ali foi apenas uma adaptação devida às várias ausências. Também me irritou um pouco a insistência disparatada do Petit em remates para a bancada. Ao fim do terceiro já devia ter percebido que hoje estava em dia não. O Nuno Gomes voltou a mostrar que marcar golos não é com ele, mas que pode ser muito útil noutras funções (se já houvesse o tal ponta-de-lança, ele poderia jogar na posição em que hoje jogou o Simão).

Conforme disse, um amigável, ainda por cima na pré-época, vale o que vale. Mas gostei muito de ver a equipa jogar durante largos períodos hoje.

segunda-feira, julho 18, 2005

Miguel²

Volto a falar do caso Miguel, porque hoje hove um novo desenvolvimento: o Miguel apresentou um pedido de rescisão unilateral do contrato. Desta vez, a razão apresentada foi a de que como o que ele assinou se tratava de um novo contrato, e não de uma extensão ao contrato original, ele ainda se encontra no período experimental de 30 dias. Bem, eu não sou especialista em direito do trabalho, mas parece-me que o Dr.Dias Ferreira, para suposto especialista nesta área, está a apresentar um comportamento deveras intrigante. Primeiro começou por afirmar que o contrato era inválido, e que portanto o Miguel estava livre. Depois começou a apresentar propostas para a compra do passe do Miguel (porque razão ele estaria a tentar comprar o passe de um jogador que, na sua opinião, era livre, só ele o saberá). Agora não senhor, afinal existe mesmo um contrato válido, mas como este se iniciou no dia 1 de Julho, o Miguel ainda se encontra dentro do período legal experimental de 30 dias para pedir a rescisão unilateral do mesmo. Ora esta aparente estratégia de 'tentativa e erro' não me parece muito consentânea com um suposto especialista nesta matéria...


Mesmo esta nova desculpa para tentarem libertar o Miguel parece ter pouco cabimento. Ao que consta, o Miguel terá passado a auferir os valores que constam no novo contrato logo na altura em que o assinou, ou seja, em Novembro de 2003. O que significaria que o tal período experimental teria acabado em Dezembro. Mesmo que isso não seja o caso, gostava de saber que 'experiência' é que o Miguel teve, uma vez que não compareceu ao trabalho um único dia desde a vigência do novo contrato. Independentemente de tudo isto, o estratagema parece mesmo esperteza saloia. Afirmar que um jogador que se encontra há cinco anos no clube estava agora à experiência não lembra a ninguém. E custa-me muito a acreditar que a FIFA, ou quem quer que seja que decide isto, vá aceitar esta explicação (já imaginaram a rebaldaria que seria no futebol se agora os jogadores tivessem 30 dias para se 'arrependerem' de cada vez que assinassem um novo contrato?). Aliás, o FC Porto tentou usar este esquema para evitar ter que indemnizar o Del Neri, e não resultou, tendo por isso que pagar ao treinador italiano o contrato na íntegra. Dada a estima que eu sempre tive pelo Miguel, quase que me faz pena seguir esta história. Digo 'quase', porque neste momento, ao ver a insistência dele em se deixar conduzir por aqueles dois gangsters, começo a achar que a estupidez merece ser castigada.


Entretanto ontem à noite o Benfica cumpriu o terceiro jogo de preparação, desta vez contra um adversário 'a sério', que apresentou os seus melhores jogadores disponíveis. Perdemos por 1-0, com o golo a surgir num lance infeliz do Ricardo Rocha. Algumas coisas saltaram-me mais à vista: continuo a achar que o Benfica joga em 4-2-3-1, tal como no tempo do Camacho e do Trapattoni. O Nuno Gomes continua abandonado lá na frente, cada vez mais ineficaz, e cada vez com mais medo de atacar a baliza. A defesa e o meio-campo pareceram-me relativamente bem. O Beto fez uma boa exibição, apesar de continuar a considerar que ele não é uma opção válida para o onze. Se por acaso um jogador como ele é mesmo um sério candidato à titularidade, então das duas uma: ou este não é o mesmo Beto que eu conheço de anos anteriores, ou então passa-se algo muito errado com o nosso meio-campo (eu vejo o Beto como uma espécie de Fernando Aguiar - útil para tapar buracos, porque é um jogador esforçado, mas pouco mais que isso). O Petit revelou-se irritantemente lento, e com uma tendência enervante para jogar para trás, mas atendendo que temos pouco mais de uma semana de trabalho, isso pode servir de justificação. Ainda assim, poderíamos ter marcado, mas o Cech e o Cudicini fizeram defesas excelentes e negaram-nos o golo. O facto que julgo ser mais evidente para toda a gente é que precisamos mesmo de reforçar o sector ofensivo. Até acho que não é tanto de um ponta-de-lança que necessitamos, mas antes de um bom médio ofensivo, capaz de segurar a bola no meio-campo adversário e de organizar o jogo atacante da equipa. É que custa-me ver essas tarefas sistematicamente entregues ao Petit ou, como ontem, ao Beto.

P.S.- Agora o anjinho do Seara já é comentador da bola? Ele tem alguma formação ou experiência no futebol que o distingam de um qualquer adepto? Estou para ver quando 'O Dia Seguinte' voltar - o tipo ainda é capaz de ir dar umas palmadinhas nas costas do Dias Ferreira, como se nada se tivesse passado.

sábado, julho 16, 2005

Tomasson



Afinal o Jon Dahl Tomasson não vem para o Benfica, e vai em vez disso para o Stuttgart. Surpresa? Para mim não. Conforme já escrevi aqui várias vezes, contratação do Benfica só admito quando vejo o jogador em questão ao lado do presidente na sala de imprensa, e o facto anunciado no nosso site oficial. Tudo para além disso não passam de novelas jornalísticas para manter os números das vendas durante a silly season. Se eu acreditasse em todos os 'factos' que os jornais me transmitem, neste momento o Robinho, o Maxi Lopez, e o Dedé já eram nossos.

Claro que assim que foi conhecida esta notícia, a canzoada do costume desatou a abanar a cauda e a latir alegremente (isto não são cães quaisquer, são daqueles bem rafeiros, que reviram os caixotes do lixo à procura de coisas podres que possam satisfazer o seu palato). Fiquei inclusivamente a saber disto porque um antibenfiquista fez o favor de me enviar um SMS para expressar a sua alegria.
Eles festejam estas coisas como se uma vitória do seu clube se tratasse, ou como se fosse algum tipo de vergonha o facto de o Benfica não ter conseguido contratar um jogador porque outro clube lhe ofereceu melhores condições. Vergonha seria entrarmos em loucuras e contratarmos jogadores acima das nossas posses, hipotecando o futuro do clube. Mas apraz-me verificar que eles andam mesmo preocupados connosco, e seguem com atenção as novelas das nossas contratações. Se calhar os jornais andam atarefados a elaborar estas novelas na esperança que os benfiquistas as consumam, e no fim é a canzoada que as devora vorazmente (o cheiro a lixo deve-lhes ser irresistível).

No entanto isto é sempre frustrante, porque quer queiramos quer não, somos adeptos de futebol, e quando nos falam muito de certos jogadores vestirem a nossa camisola, é fácil sonhar. E custa sempre que um sonho fica desfeito. A tendência natural do adepto é ficar aborrecido com os dirigentes por 'deixarem escapar' o jogador. Sinceramente, não vejo as coisas assim. Se o Benfica estava de facto interessado no jogador, tenho a certeza que os nossos dirigentes tudo fizeram para o contratar. Se outro clube conseguiu oferecer-lhe melhores condições, azar, é a lei da vida. Não vou ficar zangado com os dirigentes por terem falhado a contratação. Fico contente por, pelo menos, eles estarem a tentar contratar jogadores de nível elevado para o nosso clube. É por eles serem bons que as hipóteses de falhar a contratação são maiores. Se eles andassem a tentar contratar os Jaquins ou os Manoeis que jogam em pequenos clubes, em vez de tentarem contratar jogadores ao Milan, conseguiam-no de certeza.

De qualquer forma, objectivamente, o Benfica precisa de reforçar-se urgentemente. Para mim, neste momento, a nossa equipa é mais fraca do que a do ano passado. Perdemos o Miguel, e os reforços que entraram não compensam essa perda. O Beto é um jogador banal (não acredito que se vá transcender no Benfica, e transformar-se num jogador diferente daquele que vi nos últimos anos no Paços de Ferreira e Beira Mar), o Anderson vem para uma posição para a qual não estamos necessitados, e o Karyaka é o único que se apresenta como alternativa válida para o onze titular (só consigo imaginá-lo a entrar para o lugar do Nuno Assis). Este ano temos responsabilidades acrescidas, devido à participação na Champions League. Se não é possível contratar estrelas, é necessário pelo menos contratar jogadores que possam colmatar as eventuais ausências de jogadores titulares sem que a equipa se ressinta demasiado. E não me vão convencer que o Beto faz o lugar do Manuel Fernandes sem que se note a diferença.

P.S.- Entretanto fiquei a saber que o Léo já foi apresentado, portanto este é mesmo reforço. E é um que é uma alternativa válida para o onze. Aliás, pelo que conheço dele, acho mesmo que vai relegar o Dos Santos para o banco sem muita dificuldade.

quarta-feira, julho 13, 2005

Miguel

Continua sem se resolver a novela Miguel. No passado Domingo assisti à entrevista do jogador dada à SIC, e às reacções em directo do nosso presidente à mesma. Uma coisa parece ser evidente: é que o jogador anda mesmo mal aconselhado. E a escolha do fanático Dias Ferreira para seu advogado (que, diga-se de passagem, não me admiraria nada que tivesse sido feita pelo seu empresário), se não é uma medida de provocação, então não se compreende. É que 'especialista' nestes assuntos o homem não parece estar a demonstrar ser. Primeiro diz que o contrato é nulo. Depois começa a apresentar propostas à direcção do Benfica para a compra do jogador (por valores ridículos dado o seu valor real no mercado de transferências), o que já por si é uma admissão que o jogador não está livre. Agora quer a Liga de Clubes, quer a FPF já vieram a público anunciar que o contrato é válido (como se esperava). Mal aconselhado ou não, a verdade é que o Miguel parece ter-se enfiado num beco sem saída, e quero ver como é que ele vai descalçar esta bota. O Benfica vai continuar a pagar-lhe os ordenados, e está a ser muito inteligente ao nem sequer instaurar um processo disciplinar, porque assim não lhe estamos a dar qualquer motivo eventual para rescisão.

Conforme já escrevi aqui diversas vezes, o Miguel é um dos meus jogadores preferidos do Benfica. É daqueles que dá para ver que é mesmo benfiquista (conforme ele já o afirmou). Mas este comportamento dele não tem nada a ver com benfiquismo. É uma afronta e uma falta de respeito pelo clube, que tem que ser castigada. Numa das coisas que ele disse na entrevista ele tem toda a razão: é que já não há condições para ele voltar a jogar no Benfica. Porque até eu, que sou um admirador confesso dele, começo a pensar que o que ele merecia era passar os próximos três aninhos sem jogar, independentemente dos danos desportivos que isso implicaria para o clube. Treinava a semana toda, e chegado o fim-de-semana não era convocado. Nem sequer para a equipa B, porque a equipa B também é uma equipa do Benfica, e ele com a atitude que está a ter está a lesar intencionalmente o clube, e a mostrar não merecer aquela camisola.

Entretanto hoje teremos o segundo jogo de preparação. Vi o primeiro, e não achei que desse para grandes conclusões. O Karyaka mostrou alguns pormenores interessantes, mas nada que me impressionasse grandemente. Considerando no entanto os reforços que (não) chegaram até agora, começo a desconfiar que o Benfica desta época vai acabar por ter um onze base com grande preponderância de jogadores que já faziam parte do onze do Camacho (mais uma vez), e que provavelmente o tão falado 4-3-3 do Koeman vai acabar por degenerar (também mais uma vez) no típico 4-2-3-1, com o Nuno Gomes abandonado à sua sorte em funções que já demontrou não serem as que prefere.

quarta-feira, julho 06, 2005

Rocha


Para compensar as más notícias sobre o Miguel (se se confirmar que é a Juventus quem está por detrás disto, conforme noticia hoje A Bola, espero que os façam pagar, e bem, que dinheiro é o que não lhes falta), os benfiquistas têm hoje uma boa notícia. O Ricardo Rocha é um dos jogadores mais queridos na Luz, e esta notícia vem juntar-se às das renovações do Mantorras e do Petit (e eventualmente do Luisão). Nota-se que a direcção está a fazer um esforço e a manter-se fiel à sua promessa de tentar manter o 'núcleo duro' no clube. E dá-me especial prazer ver o Ricardo ficar depois das 1253 notícias que o davam como alvo de interesse de não sei quantos clubes, e como querendo sair à viva força do clube.

segunda-feira, julho 04, 2005

Regresso

O Benfica regressou hoje ao trabalho, dando início à nova época. E começou logo com uma má nota, com a ausência do Miguel. O que só comprova o quão certo estava o nosso presidente quando afirmou que ele andava a ser muito mal aconselhado. Conhecendo o personagem Paulo Barbosa, isto não causa admiração nenhuma. Desde que este homem entrou no futebol, na altura como 'tradutor' dos russos Mostovoi, Yuran e Kulkov, que todos os benfiquistas ficaram com uma ideia bastante clara das 'qualidades' dele. Então quando ele resolveu passar a ser empresário, só nos tem feito destas. Lembro-me bem que já foi ele quem foi o responsável pela saída do Hugo Leal da forma que se processou. Hoje em dia a carreira do Hugo Leal, que quando estava no Benfica era considerado uma das grandes promessas do futebol português, é o que se vê. Foi dispensado pelo FC Porto, e está no desemprego. Foi também ele quem esteve por detrás das saídas do Jorge Ribeiro e do Maniche. O Yuran conseguiu tornar-se um criminoso procurado pela justiça portuguesa. É melhor o Miguel ter algum cuidado com os 'conselhos' que este tipo terá para ele. É que o Paulo Barbosa deve estar a precisar muito de uma comissão, e quer fazer o Miguel sair à força toda. Há meses recebemos uma proposta de 12 milhões por ele, que foi aceite, mas o Miguel não quis ir para a Rússia (e fez muito bem). Agora estará este senhor à espera que o Benfica o deixe sair por 5 milhões?

O Miguel é um dos jogadores de quem eu mais gosto e admiro no Benfica. Não acredito que ele tomasse atitudes destas se não estivesse 'alguém' a fazer-lhe a cabeça e dar-lhe muito maus conselhos. É assim o mundo do futebol. De qualquer forma o Miguel tem mais três anos de contrato (que renovou no decorrer da época passada), e não há ordenados em atraso no nosso clube, por isso não tem hipótese de rescindir com justa causa. Com isto o que ele poderá conseguir é uma multa elevada, e destruir a confiança e admiração que os benfiquistas nutrem por ele. É que nem sequer tem a hipótese de que apareça algum clube a pagar a cláusula de rescisão, porque pura e simplesmente esta não existe. Existe apenas um acordo de cavalheiros em que o Benfica se compromete a deixá-lo sair mediante uma oferta de um determinado valor. Estou para ver como é que ele (ou melhor, o Paulo Barbosa) vai descalçar esta bota.

Patins

Porque isto não é só futebol, falo de outra coisa. Hoje vi a nossa equipa de hóquei fazer uma grande exibição, e dar um autêntico festival na primeira parte do jogo da final da Taça de Portugal contra o FC Porto. Infelizmente do outro lado estava um senhor guarda-redes chamado Edo Bosch que deu também um festival e não deixou nenhuma bola entrar na baliza. Continuando a falar de festivais, vi também um festival de pancadaria dado pela equipa azul e branca, em particular por um pseudo jogador espanhol com pinta de skinhead que se deu ao luxo de agredir à stickada dois jogadores nossos, e conseguiu acabar o jogo sem sequer ver um amarelo. Claro que, e porque o destino é assim mesmo, ele acabou por marcar um dos golos adversários que fizeram com que o jogo acabasse 2-2 e fosse para desempate por penalties. Nesse mesmo desempate, o FC Porto acabou por ganhar por 1-0 marcando o seu penalty após uma simulação descarada do Reinaldo Ventura, que é completamente ilegal naquela situação. Fiquei com pena por perdermos, mas muito orgulhoso pela exibição. Esta equipa é muito jovem, e tenho a certeza que vai dar grandes alegrias aos benfiquistas que, como eu, gostam muito de hóquei.

sexta-feira, julho 01, 2005

Conejo

Os benfiquistas continuam à espera de ver que nomes se juntarão ao plantel de forma a reforçá-lo e a representar condignamente o clube na Champions League. Conforme já disse várias vezes, não acredito em nenhum nome até ver o jogador assinar e ser apresentado. Mas, como também já disse, não custa nada começar a sonhar perante os nomes que vão surgindo aqui e ali, mesmo quando tento ser o mais céptico possível. Até já comecei a pensar que se calhar é mesmo possível o Dedé vir para o Benfica. Mas notícias destas é que conseguem mesmo pôr-me a sonhar acordado (é mais outro dos jogadores que eu admiro muito).