domingo, julho 29, 2007

Dedo

Zoro, em plena acção contra o Al Ahly, apresta-se para cortar uma bola


Bem sei que a época ainda mal começou e que há um longo caminho a percorrer, mas está-me a começar a parecer que já há dedo do Nandinho neste grupo de jogadores. O jogo desta noite mostrou-me algumas idiossincrasias que a época passada se foram tornando familiares: a falta de garra de uma equipa que praticamente começa o jogo a perder, o exagero de passes inúteis e quase sem sentido (com 90% deles a serem feitos para o lado e para trás - parece que qualquer jogada de ataque da nossa equipa, mesmo que a bola seja recuperada no meio-campo adversário, tem sempre que fazer a bola passar pelos nossos defesas centrais), a insistência autista em tentar furar pelo meio da defesa adversária quando lá se concentra a maioria dos jogadores da outra equipa, e os erros individuais por partes dos jogadores (o primeiro golo resulta de um penalti idiota do Luisão, e o segundo de um passe - para trás, e para os centrais, claro - ainda mais idiota do Nélson). Sim, parece-me que nos arriscamos a ter uma repetição daquilo que de pior nos foi brindado a época passada.

Nem vale muito a pena estar a discutir o que se passou no jogo desta noite. O Benfica entrou a perder, e deixou-se estar muito satisfeito a perder até à fase final da primeira parte, quando um ou outro lampejo dos seus jogadores finalmente levou perigo à baliza adversária (remates do Bergessio e do Cardozo). Entrámos bem na segunda parte, já com o Rui Costa em campo, e chegámos ao empate através do Nuno Assis. Quando as coisas pareciam bem encaminhadas, o Nélson ofereceu o golo ao adversário e pouco mais conseguimos fazer. O Manuel Fernandes continua a ser o jogador que me impressiona mais, o Cardozo não esteve tão bem como no último jogo mas voltou a deixar uma imagem positiva, o Bergessio voltou a estar demasiado discreto, e confesso estar absolutamente apavorado com o Zoro, que para mim continua a ser a ceifeira-debulhadora industrial que eu conhecia do Messina (embora a ceifeira industrial leve ligeira vantagem sobre o Zoro no que concerne à técnica de controlo da bola).

Mas isto deve ter corrido mal por causa da saída do Simão. Só pode.

quinta-feira, julho 26, 2007

Bolas...

E a pré-época até estava a correr tão bem... Agora, de um momento para o outro, ficámos sem o nosso capitão e melhor jogador. Não posso dizer que esta notícia me tenha apanhado de surpresa, dado que depois das 'informações privilegiadas' que recebi, já desde terça-feira que estava à espera disto. Mas guardei sempre uma esperança que acontecesse uma situação semelhante à do Valência o ano passado, e que o Simão acabasse por ficar connosco. Assim não foi, e para além da perda desportiva que esta saída é, preocupa-me também que acabámos de dar à pessoa cujo nome não vale a pena mencionar, mas que todos nós sabemos quem é, a desculpa ideal para justificar qualquer um dos fracassos que ele parece ser tão propício a atrair. Estou mesmo a ver: "Preparámos a época toda a contar com o Simão, e depois ele saiu". O que será apenas uma variação da brilhante desculpa para justificar a época passada: "Preparámos a época toda a contar que o Simão saísse, e depois ele ficou".

Pelos vistos o negócio inclui a possível vinda de jogadores. De acordo com a tal 'fonte privilegiada' da passada terça-feira, o potencial substituto do Simão justificaria que comprássemos cinco cativos cada um. Dos jogadores do Atlético que poderiam sair, o único que me interessaria seria o Martin Petrov, mas parece que ele está a caminho do Manchester City. Quanto a outros jogadores, ao menos seria bom que os rumores sobre o Freddy Adu fossem verdadeiros, mas duvido que o Benfica arriscasse pagar tanto por uma promessa. Vamos esperar para ver, mas não será um jogador qualquer que será capaz de preencher o vazio deixado pelo Simão.

Quanto ao jogador, agradeço-lhe por tudo o que fez por nós durante os seis anos de águia ao peito. Foi suficientemente influente e decisivo para que se possa dizer que houve um Benfica com Simão, e que agora entraremos numa fase de Benfica pós-Simão. E, confesso, neste momento é-me um bocado difícil imaginar esse Benfica, mas também isto acabará, porque os jogadores vão passando e clube fica. Ao Simão, desejo as maiores felicidades. No plano financeiro, de certeza que as terá. Já no plano desportivo, pelo menos aquelas que forem possíveis para alguém que considerou que um salto do Benfica para o Atlético de Madrid seria uma progressão na carreira.

domingo, julho 22, 2007

Breves

E pronto, finalmente conseguimos ver o Benfica versão 2007/2008 em acção, e apreciar alguns dos reforços para esta época num jogo que acabou com o diplomático (e por mim esperado) empate - ficava mal estragarmos a festa do centenário do Cluj. Aqui ficam algumas das minhas breves impressões sobre o jogo.

Em termos tácticos não há espaço para grandes discussões - temos o mesmo treinador da época passada, e consequentemente temos também o mesmo estilo de jogo. Digo apenas que não fiquei particularmente impressionado com o nível que a nossa equipa apresentou, embora as minhas expectativas também não fossem muito altas, dado que este era apenas o primeiro jogo da época. O que me interessava mesmo era ver os novos jogadores, e também os 'velhos' para sabermos em que forma estão. Entre os que não me impressionaram cito desde logo os laterais todos. O Zoro mostrou ser muito limitado tecnicamente, e julgo que será apenas uma opção de recurso para aquele lugar, sendo a sua posição natural no centro da defesa. Posso dizer o mesmo do Sretenovic, mas este ainda me pareceu mais limitado do que o Zoro, já que é mais lento. Surpreendente foi para mim o mau jogo do Miguelito, que raramente se conseguiu entender com o Semedo na defesa, e que esteve apagado no apoio ao ataque. Também o Katsouranis não esteve muito bem, perdendo algumas bolas no meio-campo que não são habituais. Por último, esperava algo mais do Bergessio, a julgar pelo que vinha ouvindo sobre ele. Passou muito tempo encostado às alas, e esteve pouco em jogo.

Gostei do David Luiz, que me pareceu estar já num bom momento (compreensível, já que praticamente não parou para férias). Gostei também do Rui Costa. Deixou vários pormenores da sua classe única no relvado, jogou os noventa minutos,
e tal como o ano passado parece iniciar a época em boa forma. Espero que desta vez não haja azar com as lesões. Confesso que no lance do golo, assim que o vi controlar a bola naquela zona do terreno disse para mim mesmo: 'Esta já está lá dentro'. Depois há também o Manuel Fernandes (aviso: podem sempre dar o devido desconto ao que eu escrevo sobre o Manuel Fernandes, já que eu sou extremamente parcial em relação a ele, e o seu regresso foi a maior alegria que eu tive neste defeso). Primeiro de tudo, e a par do David Luiz, pareceu ser o jogador que mais a sério levou o jogo. Vendo-o jogar não diria que se tratava de um simples amigável. E depois dá-me gosto ver a forma como ele parece estar em todo o lado. Tão depressa aparece na esquerda, como na direita, como no meio, como a rematar, como a defender. E agora, com o 'cabedal' que ganhou em Inglaterra, quando ele protege a bola é um caso sério ser desarmado. Há ainda, claro, o Cardozo. Pelo pouco que deu para ver hoje, posso começar a apostar que vai fazer o dinheiro pago por ele bem empregue. Ele nem sequer uma semana de trabalho tem com os colegas, e hoje já deixou antever que temos - finalmente - um ponta-de-lança a sério. Que ganha bolas no ar, que sabe segurar a bola na frente e solicitar os colegas, e que tem um coice do caraças com aquele pé esquerdo, que gosta de aplicar sempre que lhe dão um bocadinho de espaço. Marcou um golo de fora da área, e esteve perto de marcar noutras ocasiões. Gostei, e fiquei com água na boca. O Simão também esteve num bom nível enquanto esteve em campo, e estou com o Nandinho no desejo que ele não saia. Acredito que com este plantel somos capazes de fazer 'coisas bonitas'. Até porque, se ele sair, estou mesmo a imaginar que no caso das coisas correrem mal, no final da época vai haver alguém a dizer 'Pois, a pré-época foi toda feita com o Simão e depois ele foi-se embora, por isso é que as coisas deram para o torto. Isto não é uma desculpa, eu assumo as minhas responsabilidades, mas lá que isto é um facto, é'.

Quero ver mais, mas agora é preciso esperar mais uma semana pelo jogo com o Al-Ahly. Estes noventa minutos foram apenas uma gota de água, incapaz de saciar a minha sede pelo Benfica.

P.S.- Cada vez gosto mais dos novos equipamentos secundários ;)

quarta-feira, julho 18, 2007

Quase

A ressaca está quase, quase a acabar. Só é preciso aguentar mais uns dias até que o fim-de-semana chegue, e finalmente poderei voltar a ver o Benfica jogar, colocando assim um ponto final neste cold turkey que já se arrasta há quase dois meses. E quando os jogos começarem, espero que tenhamos o bónus extra de deixarmos de ser bombradeados com as notícias desportivas mais idiotas de que tenho memória de ver. Os jornais não têm mesmo nada para noticiar, e agora chegaram ao ponto de fazer manchetes com os golos que um jogador marca nos treinos em exercícios de finalização (nem sequer é numa peladinha), ou com as defesas que os guarda-redes fazem nos mesmos. Será que naquelas redacções não existe alguém com dois dedos de testa que se aperceba do quão ridículo isto é (bem tenho que confessar que de alguma forma até os compreendo... eu também ando sem motivo nenhum para escrever, e depois vejo-me forçado a fazer posts destes quase para 'picar o ponto', e em que pouco ou nada digo)?

Quanto a novidades, lá se confirmou a contratação do Butt. Confesso que não fiquei particularmente contente com esta notícia. Sei que se trata de um bom guarda-redes, e não é o seu eventual valor que me desmotiva. Se calhar isto é a minha frustração a falar, por culpa do meu 'moreirismo' militante, que foi estimulando o meu entusiasmo à medida que perspectivava um possível regresso do Moreira à titularidade das nossas balizas. Agora resta-me desejar que o Butt tenha o maior sucesso no Benfica. Para compensar, tive uma boa notícia: o Yu Dabao conseguiu a primeira vitória da época, ao conseguir ao longo do estágio convencer o Nandinho a integrá-lo no plantel. Agora terá que conseguir uma vitória ainda mais difícil: convencer o Nandinho a dar-lhe oportunidades reais de jogar - e por 'oportunidades reais' não me refiro a oportunidades do tipo das que o João Coimbra teve.

P.S.- Li hoje n'A Bola que um senhor que dá pelo nome de Jorge Gomes iria passar a ser funcionário do Benfica, ligado à área da prospecção. Este Jorge Gomes, se não estou enganado, é o mesmo Jorge Gomes que andou ligado ao FCP e ao PC durante vários anos, na década de oitenta, e metido em vários dos esquemas sujos presumivelmente perpetrados pelo presidente do FCP, sendo até mencionado no célebre 'Golpe de Estádio'. Espero, muito sinceramente, que isto não seja verdade. O Benfica não precisa desta corja lá metida, e envergonhar-me-ia ver gente deste calibre na folha salarial do nosso clube.

sexta-feira, julho 13, 2007

Monotonia

Tenho escrito pouco ultimamente, porque a verdade é que pouco ou nada de interesse se tem passado, sendo esta pré-epoca até agora uma imensa monotonia. O Benfica continua em estágio, fechado no nosso centro de estágios, e só daqui a mais de uma semana terá o primeiro jogo de preparação mais a sério. E como o que me interessa mesmo é só o Benfica, por esta altura fico condenado a vaguear por sites de jornais e blogs à procura de alguma notícia relevante sobre o nosso clube, coisa que é rara de aparecer. Apesar do nosso presidente ter dito que ainda devem chegar mais jogadores, os jornais nem sequer nos brindam com o habitual desfilar de nomes nestas ocasiões - provavelmente será o reflexo de todos aqueles tiros na água que foram sendo sucessivamente desmentidos no nosso site oficial. No estágio da equipa, aparentemente o Bergessio vai impressionando, e o Dabao vai marcando golos. O Nandinho (pelo menos a ser verdade o que se vem ouvindo) vai mostrando uma faceta bipolar, e o resultado disto é que o Moreira passa de terceiro guarda-redes a indispensável, enquanto que o Quim passa de titular directamente para o mercado. Novidade mesmo foi apenas o sorteio da Liga, realizado ontem, e confesso que não gostei do resultado. A nossa segunda volta vai ser complicada, com diversas saídas difíceis. Além disso recebemos os outros dois candidatos na primeira volta (se bem que o ano passado foi o contrário, e não tirámos qualquer partido disso).

Fora do Benfica, o José Peyroteo Coveiro, ou melhor, Couceiro, juntou mais um feito ao seu brilhante palmarés, coleccionando três derrotas em quatro jogos do Campeonato do Mundo de sub-20, vencendo a poderosa Nova Zelândia no primeiro jogo, e sendo depois derrotado consecutivamente por três vezes, frente a colossos como a Gâmbia ou o Chile. Consumada a eliminação, os jogadores portugueses ainda tiveram tempo para demonstrar o cada vez mais típico mau perder das nossas selecções. Mas nada disto é novidade, e só espero mesmo é que o Coveiro, perdão, Couceiro, não resolva meter-se num avião para a Áustria a tempo de ir orientar os sub-19 no Campeonato da Europa.

O único consolo que ficou deste Mundial de sub-20 para nós benfiquistas foram os pormenores que o Fábio Coentrão deixou em alguns dos jogos.


quinta-feira, julho 05, 2007

Moura

Tenho a sensação que o Rodolfo Moura não terá gostado muito de uma eventual perda de protagonismo na nova estrutura do departamento médico. Sem colocar em causa a sua capacidade na recuperação de jogadores, tendo em conta muito do que tinha vindo a ouvir sobre o nosso departamento médico nestes últimos meses, devo dizer que concordo com ditado que diz que o sapateiro não deve ir além do chinelo. Por isso não me incomoda muito esta saída, e até acrescento: se quiser levar o filho com ele não creio que irei perder muito tempo a preocupar-me com isso.

terça-feira, julho 03, 2007

Regresso

Começou a nova época do Benfica, e com ela regressou o meu comportamento habitual nesta altura. Não há volta a dar-lhe, sou um adepto incorrigível, que fica entusiasmado com as novas contratações, enche-se de confiança, e por algum tempo acredita que os erros do passado são isso mesmo: passado, e que como saberemos aprender com eles conseguiremos evitar a sua repetição. Quase só consigo ver as coisas sob uma perspectiva optimista. De facto, o meu optimismo é tal que até acredito que este ano nem sequer o Nandinho, apesar da sua comprovada competência para tal, vai conseguir desviar-nos da rota vitoriosa.

Sim, eu ontem fiquei acordado até mais tarde para poder ver o Cardozo em acção, e congratulei-me com o golo e a assistência dele. Agora acredito que ele vem para cá marcar golos em catadupa, servido pelos passes milimétricos do Simão e do Rui Costa. Se o Miccoli vier, óptimo, se não vier, não faz mal porque de certeza que o Bergessio vai ser ainda melhor do que ele. O Zoro vai ser um defesa intransponível, e não o sarrafeiro incorrigível que era na Serie A. E nem tenho palavras para descrever o entusiasmo com que vejo o Manuel Fernandes regressar. Os miúdos Romeu Ribeiro, Coentrão e Yu Dabao vão todos ser futuras grandes estrelas, que saberão aproveitar as inúmeras oportunidades que o Nandinho, sem dúvida, lhes concederá. O Sretenovic vai ser um novo David Luiz. O equipamento alternativo, que não é cor-de-rosa, é cor de salmão, é lindo (também, que equipamento adornado com o nosso glorioso emblema não o é?) e o principal, cada vez mais encarnado, dá gosto ver. Nem sequer a ligeira alteração de discurso do nosso treinador, que começou por dizer que este ano iríamos arrancar a época a 100%, e que agora já diz que não é a 100%, mas pelo menos a 95%, me desmotiva (a este ritmo de desvalorização, lá para o final da época estará a dizer que arrancámos a cerca de 60%, o que ainda é um valor positivo). Esta vai ser uma época gloriosa, e no final cumprir-se-á a profecia do Nandinho, e levá-lo-emos em ombros.

Agora vamos ver quanto tempo é que o Nandinho vai demorar até conseguir destruir este meu optimismo.