quarta-feira, abril 13, 2005

O meu onze ideal (III)

Depois do guarda-redes (Preud'Homme) e do lateral direito (Miguel), esta é a minha terceira escolha para o onze ideal do Benfica, constituído por jogadores que eu tive a oportunidade de ver jogar.

Lateral Esquerdo

Stefan Schwarz


Depois de várias épocas ocupada por bons jogadores como Álvaro, Veloso e Schwarz, quando o Veloso abandonou e o Schwarz saiu para o Arsenal seguiu-se um período negro, em que foram várias as experiências sem sucesso naquela posição. Por lá passaram jogadores tão maus como o El Hadrioui (que cada vez que jogava, o Benfica não ganhava), Escalona, Rojas, ou Harkness. A única excepção durante este período foi o Scott Minto, que infelizmente não ficou muito mais que uma época no clube. Houve também a fase das adaptações, com o Caneira e o Ricardo Rocha, que cumpriam, mas era doloroso ver desperdiçar um central como o Ricardo Rocha numa adaptação destas.

Na escolha do melhor que vi jogar naquela posição, não tive dúvidas. O Schwarz foi mesmo o melhor lateral esquerdo que vi no Benfica. Também podia jogar como médio, descaído para a esquerda (jogou, por exemplo, nesta posição no jogo dos 6-3) ou na zona central como trinco, mas era como lateral esquerdo que eu gostava de o ver jogar. Veio para o Benfica pela mão do Eriksson, ainda muito jovem (21 anos) após o Mundial de Itália. Logo na primeira época, após um início muito promissor, teve uma lesão grave, que o afastou para o resto da temporada. Quando regressou, já na época seguinte, pegou de estaca. Era um jogador admirável na entrega, daqueles que deixava a pele em campo. Conseguia fazer o flanco esquerdo inteiro, e muitas vezes preferia flectir para o interior e usar o pontapé potente que tinha, que lhe valeu alguns golos (estou agora a lembrar-me de um grande golo que ele marcou assim ao Boavista na Luz, numa vitória por 3-1). Curiosamente, tinha um temperamento que mais parecia latino do que nórdico, e vivia intensamente os jogos.

Desde que ele saiu, no final da época de 1993/94, durante processo de auto-flagelação que foi a destruição da equipa campeã e a contratação de Artur Jorge (cujas consequências considero que ainda estamos a pagar hoje em dia), que não voltámos a ter um lateral esquerdo com esta qualidade. É dos jogadores que vi jogar no Benfica que recordo com mais saudade.

30 Comments:

At 4/13/2005 11:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De acordo.
Mas lembro-me de o ver jogar mais vezes a médio defensivo.
Excelente jogador...de raça e de entrega.

 
At 4/14/2005 12:46 da manhã, Blogger RA said...

Estou contigo.
Na primeira vez que entrei no antigo estádio, num jogo contra o Tirsense (golo de Isaías, 92/93), foi ele o primeiro jogador que vi, já o jogo ia nos momentos iniciais.
Que saudades.

Lembro-me de uma jogada em que ele perdeu em velocidade contra outro jogador e, irado, lhe desferiu um pontapé.
Lol
...foi expulso.
Mas não me importava que tivessem feito o mesmo ao Saulo, no fim de semana passado.

 
At 4/14/2005 12:46 da manhã, Blogger RA said...

Estou contigo.
Na primeira vez que entrei no antigo estádio, num jogo contra o Tirsense (golo de Isaías, 92/93), foi ele o primeiro jogador que vi, já o jogo ia nos momentos iniciais.
Que saudades.

Lembro-me de uma jogada em que ele perdeu em velocidade contra outro jogador e, irado, lhe desferiu um pontapé.
Lol
...foi expulso.
Mas não me importava que tivessem feito o mesmo ao Saulo, no fim de semana passado.

 
At 4/14/2005 12:49 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Por acaso acho que me lembro dessa expulsão. Por coisas dessas é que digo que ele mais parecia latino do que nórdico :)

 
At 4/14/2005 1:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

oh D'arcy...há algo post sobre a viagem ao estádio do algarve? ou como dizia um ex treinador vosso: é uma situação perfeitamente normal!
bem! 3 pontinhos já cá cantam!

 
At 4/14/2005 10:05 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O que é que este comentário tem a ver com o post em questão? Eu sei que o Schwarz agora até vive na Linha, mas mesmo assim o jogo do SLB com o Estoril não tem nada a ver com ele. Mas compreendo que a ânsia de fazer um comentário derrogatório sobre o Benfica leva a que se façam coisas sem sentido.

Não desesperes pá. Já que o teu clube é tão bom, e tens tanta certeza de que a vitória na Luz na penúltima jornada é um dado garantido, três pontos a mais ou a menos para o SLB não deviam preocupar-te tanto (sim, porque de certeza que o Estoril nos ganhava se jogasse em casa, até porque há pouquíssimos adeptos benfiquistas em Lisboa). A tua preocupação com o jogo do SLB contra o Estoril está em desacordo com a grande confiança na tua equipa que pareces querer demonstrar.

Não te estejas a preocupar com o que eu escrevo ou não neste blog, que até é escrito para benfiquistas, e não para adeptos do teu clube. Se queres discutir outros assuntos, faz um blog sobre o clube do Lumiar, e escreve lá o que te passar pela cabeça, para poderes discuti-lo com o pessoal que apoia o teu clube.

Preocupa-te mas é que o Beto esta noite não dê mais casas para o Alan Shearer fazer o gosto ao pé.

 
At 4/14/2005 10:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Até agora concordo ctg dos jogadores que vi jogar,esses tres tb eram titulares na minha equipa. pra mim a melhor equipa do benfica de jogadores que vi jogar foi: preud´homme;miguel mozer ricardo gomes schwarz; paneira sousa r. costa simão; joao pinto rui aguas. tinha muitas escolhas mas assim de repente e preferindo os jogadores portugueses em caso de duvida aqui está minha seleccao.

 
At 4/14/2005 10:47 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Boa escolha. Apesar de, devido à sua polivalência, o Veloso merecer um lugar nesta defesa, fosse de que lado fosse. Um abraço. Já agora, vai ao teu mail. Obrigado.

 
At 4/14/2005 11:09 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Veloso merecia um lugar sobretudo pelo estatuto. Ele não era um jogador muito talentoso, mas compensava isso com muita entrega, e sabedoria que se foi acumulando com a idade (mesmo com 36 anos, era difícil conseguirem passar por ele). Mas ele contribuia muito pouco para acções ofensivas, e participava pouco no jogo colectivo da equipa, limitando-se quase exclusivamente a defender. A polivalência dele também o prejudicou de certa forma nas minha escolhas. Ele não deixa de ser um dos meus jogadores preferidos de sempre no Benfica, mas quando penso nos dois melhores laterais que vi jogar no Benfica, o Miguel e o Schwarz são os nomes que me ocorrem.

 
At 4/14/2005 12:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dárcy, relativamente ao teu post das 10:05: afinal és mesmo anti lagarto, com todo o direito, mas serias mais honesto e coerente se assumisses isso. Agora, ou és tantan ou então nao jogas com as bolas todas...então é indiferente para o estoril jogar na amoreira ou em munique? repete lá isso, porque nao li bem...então o RA tem "incentivos" e o estoril, com presidente lamp(ex-pres lamp), admn. futebol lamp(ex-dirigente lamp), verme veiga accionista-Dirigente lamp-(por intreposta pessoa), não constitui um incentivo? gostaria de ler a tua opiniao se fosse o sporting.. por fim, claro que o meu post não se integra no post que abriste (dah!!!). Será que nao consegues imaginar a razão do meu comentário? Garanto que não é por seres (todos lamps) critico, imparcial, objectivo, analitico, distanciado, etc..nas tuas observações.

 
At 4/14/2005 1:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já te avisei uma vez, este é o segundo aviso: és a única pessoa que vem para aqui comentar sempre em termos que não se podem considerar educados...

Os teus comentários não têm nada a ver com este post. Se te sentes frustrado, chateado, ou indignado com alguma coisa, tenta fazer comentários em blogs que discutam o assunto sobre o qual queres falar, ou então vai fazer comentários para o Record online, que está mais na linha do que gostas de escrever.

Não escrevi aqui em lado nenhum que achava que o Rio Ave teve incentivos. E tenho confiança suficiente para achar que o Benfica ganha ao Estoril seja em que campo for, por isso é-me indiferente que joguem onde quer que seja. Aliás, em termos pessoais até é pior que o jogo seja no Algarve, porque se fosse na Amoreira iria ver o jogo, enquanto que assim não vou.

Para o Estoril, o ponto de vista deles poderá ser: a probabilidade de perdermos com o Benfica na Amoreira ou noutro sítio qualquer é semelhante. Se jogarmos em casa temos 7.000 pessoas a assistir. Se jogarmos no Algarve temos 30.000 pessoas a assistir, e fazemos a receita de uma época. Claro que para ti, no meio da névoa de conspirações pró-benfiquistas que te parecem toldar os pensamentos, o que o Estoril pensa é 'Vamos jogar no Algarve para darmos mais hipóteses ao Benfica de vencer'. Tens todo o direito de especulares com isto, mas deve ser uma agonia viver assim.

Não vale a pena especulares sobre o que seria a minha opinião caso isto se passasse com o clube do Lumiar. Se eu te disser que seria exactamente a mesma, tu não vais acreditar. E além disso, isso não passa de pura especulação, porque neste blog eu não tenho por hábito discorrer sobre o clube do Lumiar. Eu quando não gosto de uma coisa, tento ignorá-la.

E é claro que consigo imaginar a razão do teu comentário. Imagino que é por seres uma 'attention whore'. Só pode, porque se os meus posts são tão facciosos e falhos de isenção, objectividade e imparcialidade como dizes, não percebo porque razão não arredas pé daqui.

 
At 4/15/2005 1:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para o Sportinguista anónimo (antes alcoólico!), uma morada a visitar: http://giriadofutebol.blogspot.com/ Saud.

 
At 4/15/2005 7:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

obg oh D'arcy...és mesmo um compincha...olha vem daí beber um copo...vamos a albufeira e aproveitamos e vemos o estoril....
4-1
4-1
4-1
4-1
4-1
4-1
4-1
4-1
4-1

 
At 4/15/2005 8:44 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Acho muito bem que estejas satisfeito com a vitória do teu clube. Mas que eu saiba ganharam ontem ao Newcastle, não foi ao Benfica. Se achas que eu estou chateado com a vossa vitória de ontem (parece que sim, dada essa repetição catatónica do 4-1), só te digo que é para o lado que eu durmo melhor.

 
At 4/15/2005 11:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

se dormes melhor....nem parece teu...tão anti....mas pronto...cada um tem a patalogia que merece...lol
MAs agora a sério...já percebeste o que é jogar bom futebol ou queres rever o jogo no eurosport? eheheh!

 
At 4/15/2005 12:52 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Qualquer pessoa que me conheça minimamente sabe que eu não costumo celebrar as derrotas dos clubes de que não gosto. E muito menos tenho o hábito de chatear os adeptos desses clubes quando perdem. Consequentemente, as vitórias deles, desde que não sejam contra o Benfica, não me incomodam minimamente. Por isso mesmo é que me irrita se me vêm chatear quando o Benfica perde, porque acho que é uma atitude mesquinha.

Se detestar o clube do Lumiar me define como anti, então sou anti. Mas se ser anti significa assistir religiosamente aos jogos dos clubes de que não gosto para estar a torcer pelos adversários (como faz MUITA gente que conheço relativamente ao Benfica), isso é coisa que não faço. Isso é estar a gastar energias e a ganhar cabelos brancos inutilmente. Preocupo-me com eles quando entrarem em campo para jogar contra o Benfica, e chega.

Quanto ao jogo de ontem, nem sequer acho que tenham feito uma exibição brilhante. Até já os vi jogar melhor esta época, e ontem só quando o Barbosa entrou é que começaram a jogar melhor (e marcaram três golos).

 
At 4/15/2005 2:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oh darcy, tás tramado meu...só melgas...o post anterior nao é meu....
claro que viste jogos melhores...no banho que levaram para a taça e para o campeonato...deves ter visto de certeza...é k tb jogava uma equipa de vermelho..jogava sem "incentivo"....

 
At 4/15/2005 2:58 da tarde, Blogger D'Arcy said...

'Banho'?!? o.O

 
At 4/15/2005 3:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sim banho! e não foi de chuveiro...foi de banheira mesmo. mas tb nao posso esperar outra opiniao de ti...kuase k aposto k se forem campeões (vade retro satanás...xiu xiu xiu mau espirito..) aind te oiço dizer que forma a melhor equipa....ou então aquela máxima..."foram campeões e mereceram..."

 
At 4/15/2005 4:29 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não, deixa lá. Se formos cammpeões vou escrever aqui que é uma injustiça, e que só o clube do Lumiar é que sabe jogar à bola, e que merecia ser campeão. Tenho a certeza que farias o mesmo em relação ao Benfica ¬¬

 
At 4/15/2005 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

se ainda nao percebeste...enfim...se ganhares o campeonato só vãmos chorar...não por teres ganho...mas pela constatação de que a mediocridade vale alguma coisa no nosso país...

 
At 4/15/2005 9:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ehehehehe!
Xunga, assim é que é! anti lagarto e lampião primário!!! Estamos contentes convosco!
Que prosa deliciosa! Um pouco a cheirar a garrafão...mas deliciosa!
eheheheheh!

 
At 4/16/2005 12:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Stefan Schwartz e´um jogador doutro tempo no Benfica... Pergunto-me quantos jogadores actualmente na equipa do SLB é que o D`Arcy vai invcluir no seu onze ideal. A não ser que ele esteja a usar dos escrupulos usuais do historiador que o impedem de se debruçar sobre a história dos últimos 20 anos...

Desculpem-me meter-me na conversa... mas não sei onde é que estava o Benfica na jornada europeia desta semana.

Até porque os benfiquistas conseguiram ser eliminados esta época de DUAS competições europeias! Na primeira delas foram eliminados contra o Anderlecht, que conseguiu ser a pior equipa desta edição da Liga dos Campeões.

Em relação, ao 4-1 é óbvio que estou contente. O sporting jogou bem e foi um justo vencedor. Não estou contente é com irregularidade da equipa.
é que o sporting pratica o melhor futebol em Portugal mas é só de 15 em 15 dias.

Por isso é que eu detesto o Peseiro. Uma equipa minimante decente deve ser regular (além de necessitar de uma defesa que não seja um conjunto de cepos-- o único elemento daquela defesa que se aproveita é o Rogério) e o Peseiro não está a conseguir isso.

 
At 4/16/2005 12:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sem bem me lembro, o Benfica estava no mesmo sítio onde o clube do Lumiar vai estar na próxima quarta-feira, durante as meias-finais da Taça de Portugal.

 
At 4/16/2005 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tens razao darcy...no mesmo sitio onde as galinhas estao na uefa...no mesmo sitio...infelizmente para os adeptos do estrela, este clube nao tem dirigentes visionários como o EP....

 
At 4/16/2005 9:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nem dirigentes visionários como os do Pampilhosa que aceitaram dinheiro para antecipar um jogo que permitiu a Liedson limpar um cartão para jogar com o SLB.

Um abraço à Madeirense!

 
At 4/16/2005 10:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oh estevao estás a falar do pampilhosa ou dos golos do liedson? tens k ser mais claro....

 
At 4/17/2005 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este darcy é um censor do c...!
deve ter sido depois o enésimo braço do karadas....
EU NAO DISSE QUE IAS AO MALHO? EU AVISEI! EU BEM QUE AVISEI!EHEHEHEHEHEH! QUANTAS VEZES FORAM CAMPEÕES ESTE ANO? QUANTAS?

 
At 4/17/2005 9:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tou a falar das viagens do Liedson ao Brasil e do desrespeito para com os colegas. Deve ser por isso é q o Sá Pinto queria marcar os penalties todos.

Vocês têm uma memoria selectiva só para o que vos interessa.

PS: O DC vai fazer alguma conferencia de imprensa antes do jogo em Moreira?

 
At 4/17/2005 1:05 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Censor? Eu hoje não apaguei nenhum comentário. Aliás, nem o poderia ter feito, porque estava a ver o jogo no estádio.

 

Enviar um comentário

<< Home