quinta-feira, maio 19, 2005

Amigos

Hoje já li algumas notícias que dão conta que os adeptos do CSKA andaram ontem diversas vezes a gritar pelo Benfica. Eu bem que achava que tinha razões para simpatizar com eles. Afinal, até jogam de vermelho.

Ainda assim, a minha simpatia pelo CSKA não vai ao ponto de andar pelas ruas a festejar a vitória deles. Nem eu, nem (que eu saiba) outros adeptos benfiquistas. Ao contrário de certos adeptos de outros clubes, que fazem disso uma tradição de cada vez que perdemos um jogo importante (como bem recorda o meu caro HMémnon neste post). Ele é honesto, e revela aquilo que realmente sente em relação à final de ontem. Eu fico-me mais ou menos como ele, ou seja, pelo meio. Por um lado, e dadas as sucessivas provas de antibenfiquismo que os outros insistem em dar, sinto me parvo se estiver a sofrer pelas outras equipas portuguesas na Europa (quando o FCP ganhou a UEFA estava sozinho num quarto de hotel na Alemanha, e fiz tanto barulho que me vieram bater à porta - isso mudou quando na época seguinte os SD foram receber a Lazio ao aeroporto). Mas ainda me sinto culpado se estiver a torcer pelos adversários. Por isso é que na maior parte das vezes escolho não me chatear, e ficar sem ver o jogo.

13 Comments:

At 5/19/2005 5:04 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Ó D'Arcy, não torceste pelo Celtic?! Shame on you!!! :-)

Eu torci por eles na final contra o Bayern em 1987, mas depois de terem vindo "roubar" o Dito e o Rui Águas (quando havia um pacto de não-agressão entre os três grandes), e terem comemorado nas ruas (lembro-me perfeitamente dessa notícia no "Jornal de Notícias") a nossa derrota contra o Milan em 1990, deixei-me disso. O guarda Abel, as agressões aos nossos dirigentes e a lixívia no balneário em 1990 transformaram qualquer clube que jogue contra eles, seja em que competição for, no meu 2º clube. E enquanto lá estiverem as pessoas que estão, será impossível mudar de opinião.

 
At 5/19/2005 5:21 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu fiquei magoado na altura, mas acabei por conseguir separar as pessoas do clube. Mas o acumular de situações foi tanto, e aquela recepção à Lazio foi um golpe tão baixo, que no ano seguinte descobri qu já não conseguia vibrar com a conquista deles na Champions.

Além de que o Celtic é um caso especial. Desde semore que detesto o Celtic, sobretudo pela componente visual do clube ;) Na Escócia estou sempre pelo Rangers.

 
At 5/19/2005 5:52 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Quer-me cá parecer que fizémos mal em oferecer os nossos bilhetes... Acabámos por não proporcionar alegrias a ninguém e perdemos uma boa dose de riso.

 
At 5/19/2005 8:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E ser confundido com a 'fantástica' massa associativa de Alvalade? Aquela que deu uma 'extraordinária lição de desportivismo' ao começar a abandonar o estádio ainda antes do final do jogo, e a assobiar que se fartavam enquanto os comentadores nos tentavam vender essa imagem? (se calhar foi na altura que o Peseiro foi receber a medalha). Nem pensar! ;)

 
At 5/19/2005 9:07 da tarde, Blogger Unknown said...

Amigo D'Arcy eu lembrp-me de muitas coisas.. lembro-me dos sportinguistas a festejar a derrota contra o Anderlecht e lembro-me ainda mais da Av. dos Aliados cheia de portistas a festejar, enquanto eu, adolescente, chorava as derrotas na Taça dos Campeões! E isso nunca mais vou esquecer! E por isso não torci pelo FC Porto e nunca vou torcer. no caso do Sporting a mesma coisa.. por isso e que digo no meu blog isto: http://oqueeuvejodaquibyplaka.blogspot.com/2005/05/no-gosto-que-outros-percam.html

Abraço benfiquista!

 
At 5/20/2005 1:31 da manhã, Blogger MB said...

Eu vibrei com os golos do FCP contra a Lazio, nas meias-finais da Taça UEFA (vivia em Itália) e também vibrei (mas menos) na final, com o Celtic.

No ano passado (já em Portugal) era-me um bocado indiferente o resultado da final da Champions.

Este ano estava a favor do Sportem, não por ser uma equipa portuguesa, mas sim pelos meus amigos lagartos. Porém a verdade é que, depois da campanha dos últimos tempos contra o Benfica, deu-me um certo gozo pensar na lagartagem que está à espera de vibrar com a derrota do Benfica no próximo domingo. Lembro-me que quando eles acabaram o jejum deles, quase todos os benfiquistas queriam que fosse uma equipa de Lisboa a ganhar, este ano é o que é!

Voltando à "pseudo falta" do último derby, aconselho que leiam o texto do Vitor Pereira, e o mostrem à lagartagem:

http://www.abola.pt/colunistas/index.asp?op=ver&texto=1226

 
At 5/20/2005 9:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como eu te compreendo... acho que também já passei por essas experiências... e se não fossem os bons amigos (principalmente do sporting, porque o Porto não há muita gente :-) ) que tenho, estava era a ..... para o SCP e o FCP

Há realmente clubes muito pobres de espírito... Basta ver que os outros clubes independentemente de ganharem ou perderem, preocupam-se mais com ofender o SLB e os seus apoiantes do que apoiar o seu clube e os seus jogadores... (claro que não generalizo, mas...)

Quem nasce nasce lagarto ou porco nunca chegará a ÁGUIA...

EU ACREDITO...

 
At 5/20/2005 10:03 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Conforme já disse, todos os meus amigos lagartos são gente sensata, e ainda não houve um único que dissesse que aquilo era falta. Para eles o golo do Luisão foi é um grande frango do Labreca.

O que me surpreende é mesmo reparara o quanto eles querem que o FCP ganhe o campeonato. Ou melhor, o quanto eles querem que o Benfica perca. Se eu estivesse na situação oposta, a mim não me faria grande diferença se fosse o FCP ou os do Lumiar a serem campeões. Para eles, depois de perderem o campeonato no Sábado passado, a UEFA na quarta, se o Benfica for campeão no Domingo é capaz de ser a pior semana das suas vidas de adepto. E se calhar, para muitos, a vitória do Benfica até é capaz de ser aquilo que das três desgraças lhes vai custar mais.

 
At 5/20/2005 5:45 da tarde, Blogger Harry Lime said...

CLARO QUE QUERO QUE O FC PORTO GANHE!

Os gajos do Porto podem ter muitos defeitos mas pelo menos não passam o tempo com discursos lacrimosos acerca do "mistica".

Ele em vez de proferirem discursos lamechas estilo telenovela venezuelana compram "rebuçadinhos" ao árbitro. Não é bonito de ver mas sempre tem mais graça dos que as vossas diatribes acerca da História, da Inveja e dos Pobrezinhos.

Só por isso, prefiro mil vezes a vitória do Porto do que a de 14 milhões (dizem eles!) de Kalimeros choramingas.

 
At 5/20/2005 8:19 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Para já, o pessoal do Porto já bastas vezes tentou usurpar a 'mística'. Mística há só uma, e é a nossa. Ela existe, e se os outros não a compreendem, paciência. E se eles não usam o discurso da mística, usam um discurso ainda pior, que é o da bandeira do Norte contra Lisboa capitalista e exploradora. O que não só desrespeita o pessoal do Sul, mas também toda a gente do Norte que não se identifica com aquele gang de mafiosos.

 
At 5/20/2005 10:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sim, como me desrespeita a mim, por exemplo.
eles gostam de propagandear o norte contra o sul e é por isso mesmo q a maioria do pessoal aqui não os suporta, pq não nos revemos nas atitudes e pensamentos de merda daquelas gentes.

como costumamos dizer por aqui em tom de brincadeira, se o porto é o norte então nós somos do sul da galiza...

por outro lado, não deixa de ser engraçado o nosso "amigo" sublinhar q prefere ver o porto (q compra putas, árbitros, rebuçados, fruta, ratos amestrados e chefes de claque leoninos) a vençer do q ver o benfica (q nao compra nada disso, mas q tem adeptos q gostam muito do seu clube - e isso está mal).

assim se vê a (falta) de nível de certas pessoas.

e assim o sporting vai ficando para trás, com o título definitivo de 3º clube portugues...

cada um tem aquilo q merece, e eles parecem querer fazer por merecere-lo à força toda mesmo.
como na 4a feira passada, de resto..

 
At 5/20/2005 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Atenção, que essa crónica do jornal está muito incompleta... eu estive no "WC" e até troquei um cachecol dos "DV" com um "ULTRA" do CSKA no intervalo do jogo... e depois do 3º golo do CSKA no "WC XXI", não foi o nome do "CSKA" que se gritou, foi "BENFICA, BENFICA, BENFICA..." com o meu ex-cachecol empunhado bem alto.

 
At 5/21/2005 12:01 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Estes russos são uns porreiros ;)

 

Enviar um comentário

<< Home