terça-feira, maio 31, 2005

Balanço

Começo este post por escrever que não sou fã de Trapattoni. Nunca o fui, mesmo antes de ser treinador do Benfica. Aliás, qualquer pessoa que acompanhe este blog desde o seu início sabe que o meu quase ódio ao treinador italiano foi uma das principais motivações para que começasse um blog. Nem mesmo quando ele treinou uma das minhas equipas estrangeiras preferidas (Internazionale) eu era admirador dele. Sim, ele consegue resultados, e o seu historial fala por si mesmo. Mas como eu considero que o futebol é acima de tudo um espectáculo, gosto de ver equipas que conseguem aliar os resultados às boas exibições, e isso nunca foi possível com Trapattoni. Por isso mesmo, torci logo o nariz assim que soube quem seria o nosso treinador para esta época.


Após um ano, no entanto, tenho que agradecer a Trapattoni a alegria que ele nos deu após 10 épocas sem sermos campeões. Provavelmente um treinador que não fosse tão pragmático como ele não teria sido capaz de guiar esta equipa até ao título. Para além disso, ele sempre teve razão numa coisa: perante a fúria dos adeptos benfiquistas face às paupérrimas exibições da equipa, ele sempre aconselhou calma e afirmou que, face ao que via deste campeonato, ele apenas se iria decidir a partir de Abril. O que veio mesmo a acontecer. Quanto à sua eventual saida ou não, o que eu tenho a dizer é que sou por norma avesso a mudanças. Ele não é o meu treinador preferido, mas ganhou, e eu não gosto de revoluções em equipas que ganham. Normalmente quando o Benfica comete esse erro, acaba por pagar caro as suas consequências. Trapattoni tem também a seu favor a grande união que conseguiu manter no plantel, que foi na minha opinião um dos factores mais importantes na conquista do título. Os jogadores do Benfica parecem realmente adorar o seu treinador. Basta compararmos com o que se passa com o balneário do outro lado da 2ªCircular, ou com o que se passa no Dragão, para a diferença ser evidente. Os jogadores que sairam do Benfica no decorrer da época (Argel, Amoreirinha, Yannick, Zahovic) não disseram uma palavra amarga, nem uma crítica ao Benfica ou aos seus dirigentes. Compare-se com o que tem acontecido nos nossos rivais. Até um quase histórico do FC Porto (Costinha) aproveitou a saída para se queixar. Por isso a minha opinião é que gostaria que ele ficasse.


Mas sinceramente, duvido que tal aconteça. Acho que o Trapattoni passou por momentos muito difíceis esta época, está velho, e já não tem nada a provar a ninguém. Por isso já não deve ter paciência para continuar. Se isto acontecer, vamos ver quem o virá substituir. Por coincidência, os três nomes que mais me agradam, e em quem eu tenho andado a pensar são precisamente aqueles que vêm anunciados hoje na capa do Record: Camacho, Le Guen, e Koeman. O Camacho tem a seu favor o facto de já estar identificado com o Benfica, conhecer bem os jogadores (que sabemos gostarem dele), e ser querido pelos adeptos. Na minha opinião, foi aliás Camacho o responsável por uma mudança na atitude dos jogadores do Benfica, incutindo-lhes uma mentalidade de vitória, e aquele que criou as raízes da união que hoje vemos no plantel. Se ele vier, creio que o Benfica ficará muito bem servido.


Quanto aos outros dois, são ambos técnicos jovens e agressivos. As suas equipas por norma jogam um futebol marcadamente ofensivo e atraente. Em termos de resultados, Le Guen tem mais títulos: é tri-campeão francês, e tem feito óptimas campanhas na Liga dos Campeões com o Lyon. Mas também gostava muito de ver o Ajax do Koeman jogar. Se vier qualquer um destes três treinadores, ao contrário desta época, não vou estar desconfiado ou aborrecido logo de início.

P.S.- Entretanto acabei de saber que Trapattoni já confirmou a saída do Benfica. Como benfiquista, apenas posso dizer: Grazie signor Trapattoni. Mal amado ou não, a verdade é que marcou o seu nome na história do Sport Lisboa e Benfica, e deu aos benfiquistas uma enorme alegria. Por isto mesmo não o esqueceremos.

52 Comments:

At 5/31/2005 6:58 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Estou em condições de te dizer quem é o novo treinador do Benfica. Já o apresentei lá no blogue. :)

 
At 5/31/2005 7:53 da tarde, Blogger tma said...

Gostaria muito de ver o Koeman como treinador do Benfica.
Fez um bom trabalho no Ajax, que ainda para mais é um clube onde se valoriza bastante a promoção dos jovens talentos, que é algo de que o Benfica bem precisa para crescer de forma sustentada.
Para além disso, tem experiência na CL e penso que o Benfica poderia ser um bom desafio na sua carreira de treinador.
O Camacho seria sempre bem vindo, pois foi sem dúvida ele que consegui voltar a "levantar" o Benfica.
O Le Guen, tal como o Koeman, tem a experiência da Champions League, na qual o Lyon tem feito boas prestações.
A minha preferência pelo Koeman tem a ver com estilo de futebol que a ele está associado, como jogador (era defesa, mas com veia ofensiva) e como treinador (sempre apreciei o estilo de jogo do Ajax) dos clubes por onde passou.
Mas não há dúvida que convem reter a "lição" do Trappatoni (e do Peseiro!): nem sempre é possível ambicionar, ao mesmo tempo, ganhar e jogar bom futebol...
E convem não esquecer o reforço sustentado plantel, seja com contratações, seja com promoções da equipa B.

 
At 5/31/2005 9:47 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A minha preferência pelo Koeman tem exactamente muito a ver com a forma como ele gosta de apostar nos jovens. E como eu estou convencido que temos uma boa fornada de jovens talentos na nossa equipa B, gostava de vê-los aparecerem no plantel principal para o ano. E, claro, conforme disse, gosto muito do estilo de futebol ofensivo que ele gosta de incutir nas suas equipas.

hmémnon: a uma equipa técnica daquelas ninguém pode acusar de não ter amor à camisola :)

 
At 5/31/2005 10:34 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Benfiquistas,

Voces estão com coisas mas ainda se arriscam a levar com o Alvaro que se lixam!

Isto por uma razão simples: eu não estou a ver um treinador com "cojones" como o Camacho, o Guen ou o Koeman a trabalharem sob as ordens de um director do Futebol que já não é agente...

O Camacho, pelo menos, não estou a ver a trabalhar nestas condições. Se os outros gajos que são referidos tiverem um minimo de coluna vertebral também não aceitam essas condições. Mesmo o Trapp só aceitou treinar o Benfica porque queria limpar a má imagem que tinha em Itália após os frecassos no Mundial e no Euro.

Por isso, a única saida para voces é um técnico menor à espreita duma oportunidade e cujo benfiquista não posso ser posto em causa pela seita. Por outras palavras, o Alvaro.

Ou então têm outra saida: a expulsão do Veiga do Benfica. Até lá, o SLB não passa da cepa torta.

Mas pronto, isto sou eu a falar que não percebo nada disto... nem sequer "amo" o Benfica (na prática, detesto-o!)

 
At 5/31/2005 11:08 da tarde, Blogger MB said...

Assino por baixo tudo o que disseste sobre o Trap e sobre o Camacho.

O único defeito que eu vi no Camacho (que para mim foi tão responsável pela vitória no campeonato como a "Velha Rapaosa") foi a incapacidade que revelava em mentalizar a equipa para os grandes jogos. Mas se não houver grandes modificações na estrutura base da equipa, parece-me que este problema já não vai ser tão notório, pois os jogadores já têm mais maturidade do que há 2 anos.

O Le Guen só teria a desvantagem de desconhecer o futebol português. Fora isso era o treinador ideal!

Confesso que não tenho acompanhado tão bem a carreira do Koemen, para poder emitir uma opinião.


Seja como fôr: obrigado Trap, pelo título e por ires embora de livre vontade (também não acho que mandar embora um treinador campeão seja boa politica).

 
At 6/01/2005 3:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Até ao lavar dos cestos... é vindima!
Quando eu já pensava que a época tinha acabado (tirando, é claro, os jogos daquela equipa que desconvoca os jogadores utilizando as novas tecnologias - SMS), eis que ao ouvir a Bola Branca me apercebo que foi hoje jogado um Odivelas-Benfica que marcou a despedida de Trapattoni.

O Benfica, claramente com a cabeça já nas férias, chegou ao intervalo a perder por 3 a 0! Até aqui nada de extraordinário... como também perfeitamente normal foi o que se passou na 2ª parte: O árbitro Hélio Santos assinalou 2 penaltys muito duvidosos (palavras da RR) a favor do campeão nacional!!! O resultado final foi 3-2, o que revela o carácter "a feijões" do jogo. Caso contrário teriamos certamente mais 2 penaltys...

O despaupério é tanto que até nos jogos a feijões, os árbitros benfiquistas não resistem a assinalar penalties inexistentes a favor do Benfica.
Como é possível estes (nem quero empregar a palavra, por respeito ás pessoas de bem) continuam a arbitrar jogos.

 
At 6/01/2005 3:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e tu, se nao fosses tao burro (para nao te chamar atrasado mental, por respeito às pessoas de bem...) tinhas visto o resumo do jogo e vias q os dois penalties existiram mesmo.
e se não fosses ainda mais burro, tinhas-te informado e reparavas que o 2º penalty até foi falhado, pelo bruno aguiar.
bruno aguiar, que até acabou por marcar mais tarde o 2º golo do benfica. de bola corrida... (quem é q se queixava q o benfica não marcava golos de bola corrida?...)

mas outra coisa não seria de esperar vinda de burros como tu, um arbitro que marque qualquer coisa a favor do benfica é um ladrão, um gatuno e está a favorecer o benfica.
não interessa saber se ele se limitou a aplicar as regras.
marcou um penalty a favor do benfica? é um ladrão...
expulsou um jogador da outra equipa? é um ladrão...

resumindo, um arbitro só faz uma boa arbitragem se prejudicar o benfica.
caso contrário.. é um ladrão...

agora se percebe pq é q gajos como o couceiro pediam, antes do penafel-benfica, q tudo voltasse à "normalidade", q não houvessem penalties e q o jogo acabasse com 11 para cada lado.

partir uma perna a um jogador do benfica? q se foda, siga o jogo...

usando a tua linguagem de "catedrático", o despaupério é tanto que eu não sei é o que é que gajos como tu ainda andam cá a fazer a gastar o oxigénio dos outros...

ps: harry lime, eu ainda nao consegui perceber é qual é o teu problema afinal. já deves ser um caso clínico.
"blablabla o slb não sai da cepa torta"
achas q é o slb q está na cepa torta?
é q por momentos pensei q o slb era o campeão nacional...
e o scp? ah! esses nao estão na cepa torta... até ganharam a taça amigos do lucídio...
é engraçado ver-vos a vocês mais preocupados com o futuro do benfica do que propriamente os benfiquistas...
e andavam preocupados com os festejos do veiga na casa do luxemburgo...
que têm vocês a dizer agora sobre os festejos do veiga no benfica?...

e o peseiro, já tomou no cú tudo o que tinha para tomar?...

 
At 6/01/2005 9:51 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Bem, eu já há mais de vinte anos que acompanho o futebol regularmente. Tenho esperanças que nos próximos 20 anos consiga ver um penalty assinalado a favor do Benfica que os anti-benfiquistas admitam que foi justo. Eu sei que é quase tão difícil como acertar no Euromilhões, mas ainda continuo a ter esperança.

É como a história dos três penalties contra a Oliveirense: 95% daqueles que berram a plenos pulmões que foi um escândalo não viram sequer os lances. E já estou a ser simpático quando digo 95%, porque a verdade é que no meu caso particular, TODAS as pessoas que me andavam a chatear por causa disso admitiram que não tinham visto sequer um resumo do jogo quando lhes perguntei sobre isso.

 
At 6/01/2005 9:54 da manhã, Blogger Harry Lime said...

hugbubble,

O SLB não saiu da cepa torta. O SLB venceu um campeonato fruto da sorte. E isto não é ser fanático nem sectário. Isto é olhar para os factos. O Porto por exemplo perdeu mais de 20 pontos em casa, o que mesmo sem ajudas do arbitro, não é normal.

Bastava-lhe ter perdido menos 3 e o Benfica ficava a xuxar no dedo, percebes? Eu não tiro valor à equipa do Benfica jogaram o melhor que sabiam com todos os problemas que tinham: lesões, plantel limitado, falta de dinheiro e gestão de vistas curtas.

Ora isso não mudou com esta vitória no campeonato. Pode-vos é dar margem de manobra para fazer mudanças profundas. De facto, a pressão de 10 anos sem ganhar nada desapareceu.

Os dirigentes do Benfica têm agora uma oportunidade para com tempo e com menos pressões fazerem as mudanças internas necessárias. Isto partindo do principio, claro, de que estão interessados em as fazer e que os sócios e adeptos pensam que elas são necessárias, não é?

Mas mais uma vez eu digo: eu não sou benfiquista, estou de fora. Nem estou embebebido nos extases e transportes misticos de que os benfiquistas disfrutam do alto da sua beatitude.

 
At 6/01/2005 9:58 da manhã, Blogger Sarrafeiro said...

O Hélio volta a atacar!

 
At 6/01/2005 10:00 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`arcy,

Não digas disparates! Eu detesto o Benfica e já consegui admitir penaltis legais a favor do Benfica. é verdade que não forma muitos, mas forma alguns!

O que eu nunca vi em nenhuma parte do Mundo, a não ser no SLB, foi um jogador isolar-se, fintar o guarda-redes, ficar com a baliza aberta e atirar-se para o chão a simular o penalti...

Tens de admitir que nem o Super-Mario, no seu periodo alcoolico, nem o velho Acosta conseguiram alguma vez descer tão baixo.

 
At 6/01/2005 10:23 da manhã, Blogger tma said...

Não deixa de ser curioso constatar a preocupação que alguns anti-benfiquistas continuam a ter com o Benfica e com a legalidade ou não dos penalties num jogo a feijões!!!
O mínimo que posso dizer é que é doentio. Fala-se em azia, mas acho que nalguns casos é bem pior: é Alzheimer... É dificil de lidar com as pessoas que sofrem desta doença, como se vê pelo "Anonymous" (que certamente manteve o anonimato pq, devido à doença, já nem se deve lembrar do nome), porque vivem obstinadas com coisas que normalmente são fruto da sua imaginação, o que as torna difíceis de aturar...

 
At 6/01/2005 10:26 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Então vês muito pouco futebol...

A sorte por si só não ganha campeonatos. O Benfica ganhou porque foi mais sólido. Nunca foi brilhante, mas os pontos baixos da equipa nunca foram tão baixos como os dos outros dois.

Toda essa história do campeonato mais fraco de sempre, e do Benfica não ser um justo campeão não passa de conversa fiada de mau perdedor. Se tivesse sido um dos outros a ganhar, o campeonato já não era fraco (passava a ser o mais disputado de sempre), e ninguém falaria de sorte. A verdade é que a enormíssima maioria dos antibenfiquistas não tem capacidade para admitir uma vitória do Benfica. E têm uma visão tão toldada pelo fanatismo que, para eles, quando o Benfica não é prejudicado pela arbitragem significa que foi levado ao colo.

 
At 6/01/2005 10:26 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Só mais uma palavra: estou solidário com os benfiquistas na história da desconvocação do Nuno Gomes e do Miguel por SMS.

Já não falo na desconvocação dos jogadores em que é legitima, apesar do Miguel, ao contrário do Nuno Gomes, ser um elemento muito util na selecção. (nota: eu sou sportinguista mas gosto do Miguel, só não acho que ele seja o MLDE como alegam alguns perigosos subversivos que eu conheço)

Falo do modo como ela foi feita-- por SMS.

No meu blog já lancei várias invectivas contra o Scolari (ainda mesmo durante o Europeu!). Mas isto é descer baixo demais.

Primeiro, temos a regresso de um jogador, o Figo, que acabou de ser despedido do seu clube (uma situação que deve ser inédita em qualquer selecção do Mundo-- um jogador não é convocado enquanto é titular do seu clube e passa a sê-lo no momento em que é despedido) e agora a desconvocação de jogadores por SMS. É ridiculo.

Em suma, no Mundo do futebol portugues só uma entidade que eu detesto mais do que o Benfica: o Scolari. O que não é dizer pouco!

 
At 6/01/2005 10:38 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sinceramente, não me incomoda nada o facto desses jogadores não irem à selecção. Eles já estão estoirados, e ir à selecção não ia ajudar em nada a sua recuperação. Até porque na maioria dos casos quando os jogadores chegam mal à selecção, saem de lá pior.

Mas que não se desconvocam jogadores por SMS, isso não.

 
At 6/01/2005 10:42 da manhã, Blogger tma said...

O Scolari combina duas coisas paradoxais: é talvez, dos seleccionadores de que me lembro, o que, com um grupo de trabalho bem definido (como acontece nas fases finais de europeus e mundiais) melhor consegue motivar os jogadores mas deve ser ao mesmo tempo o que menos percebe de futebol. Até compreendo que não convoque o Miguel, pq está em má forma, mas o Nuno Gomes? Ainda se fosse para convocar o João Tomás, que está em melhor forma... Mas em vez disso, vamos ter o Pauleta-chutador-de-bolas-de-queijo e a nulidade do Hélder Postiga, com o qual até tem tido sorte - talvez o Scolari ache que ele seja a personificação da Nª Srª de Caravaggio...
Mas convocar jogadores novos é complicado, pq o Scolari nem se dá ao trabalho de ver os jogos (e os treinos) dos clubes nem falar com os respectivos treinadores. Limita-se a convocar praticamente sempre os mesmos, independentemente de já precisarem de muletas para se mexer (como o Figo) ou de estarem em má forma (o Miguel foi a excepção...)

 
At 6/01/2005 10:52 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

eu não digo que o Benfica não foi um justo vencedor. eu digo é que o Benfica não foi assim tão superior que justifique toda a euforia benfiquista. E eu não minimizo o vosso mérito. Foram mais regulares, mais esforçados, o vosso treinador provou que sabia o que estava a estava a fazer e conseguiu fazer campeões a partir dum conjunto de jogadores inexperientes, jovens ou simplesmente... bem.. toscos. E há muito mérito nisso, porra!

Mas já que pões as coisa dessa maneira a diferença entre os pontos baixos do Benfica e do Sporting resumiram-se a uma saida em falso do Ricardo (entre muitas!), não concordas?

O meu ponto é que esta vitória não se deve a nenhuma alteração estrutural na forma como o Benfica funciona. Aconteceu, foi tudo.

Não estamos a falar daquelas vitórias esmagadoras à Mourinho. Em que as diferenças ao nivel futebolistico e organizativo são esmagadoras. Ele vence não porque os adversários são mais fracos mas porque ele é mais forte.

Eu não penso que o campeonato tenha sido nivelado por baixo. Pelo contrário, o que aconteceu foi que os pequenos passaram a jogar a um nivel superior. superior ao nivel de atitude competitiva (o rio Ave, por exemplo, só perdeu um jogo em casa e há cada vez menos pequenos a jogar com medo dos Grandes, o tempo do respeitinho já lá vai) e ao nível organizacional.

Os pequenos continuam a não ter dinheiro para investrir em grandes jogadores mas o que se observa é que os jogadores medianos que andam nas equipas pequnas têm uma atitude profissional ao nivel dos melhores o que não aocntecia há uns anos.

O problema foi com os grandes que não progrediram. Essa é a grande diferença em relação ao tempo do Mourinho no Porto. É que enquanto que os pequenos evoluiam o Mourinho tambem fazia o Porto evoluir. E assim a diferença entre o Porto e os pequenos (entre os quais se incluia o SLB) mantinha-se.

Com a ida do Mourinho para Inglaterra, os grandes passaram a ser iguais aos pequenos.

Aliás, a pergunta que se impõe é: se o mourinho tivesse continuado no Porto voces teriam sido campeões?

Eu sei que estamos no reino escorregadio dos "ses" mas a resposta a esta questão é, na minha opinião, a prova dos noves em relação ao vosso real sentimento acerca da vossa vitória.

Eu penso que não mas voces, do alto da vossa nuvem mistico-religiosa, devem saber mais do que eu...

 
At 6/01/2005 11:33 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não percebo o que é que a nossa euforia tem a ver com o caso... por acaso, pelo facto de a nossa vitória ter acontecido por apenas 3 pontos, deveríamos ter celebrado comn menos euforia do que se ela tivesse acontecido por 15?

Isso dos 'ses' dá para os dois lados. Eu também posso dizer que estou convencido que se o Camacho fosse o nosso treinador, teríamos ganho este campeonato com 15 pontos de avanço (o ano passado, por exemplo, acabámos com mais 9 pontos do que este ano). Eu até acho que as outras equipas não foram este ano particularmente melhores do que no ano anterior. Os três candidatos ao título é que regrediram todos por comparação. O próprio Benfica este ano foi pior do que o Benfica do ano passado. Mas em termos comparativos, nós rtegredimos menos do que os outros dois.

O facto que fica é: o Benfica foi a melhor equipa este ano no campeonato. Foi, ao contrário das outras, humilde e unida. Não teve guerrilhas internas, não andou a anunciar a toda a gente que jogava melhor que os outros, e soube recuperar bem dos momentos mais negativos. Além de que, fales tu mal do LFV e do Veiga à vontade, o projecto do LFV sempre apontou para manter uma estrutura base da equipa, sem grandes revoluções. E a verdade é que isto foi conseguido, e para mim foi uma das grandes razões para termos sido campeões.

E, ainda sem saber quem será o nosso treinador, parto para a próxima época confiante, porque tudo indica que vamos manter a grande maioria do nosso plantel. Eunquanto que do outro lado da 2ªCircular, mantém-se o Peseiro e pelos vistos sai o jogador que representa pelo menos metade do valor desportivo da equipa (Liedson). Enquanto que no FCP vai-se começar do zero outra vez: novo treinador, e uma equipa praticamente nova. Se vier o Camacho, então mais de metade do trabalho que o treinador do FCP terá que fazer já está feito do nosso lado. E isso é uma vantagem enorme.

 
At 6/01/2005 12:31 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Benfiquistas,

Leiam este artigo que saiu hoje no DN:

http://dn.sapo.pt/2005/06/01/desporto/veiga_quer_guen_para_suceder_a_trap.html

Leiam especialmente esta passagem:

"Quem parece estar arredado desta "corrida" é Camacho. E por duas razões a permanência de Veiga na Luz e o alto salário que o espanhol pede."

O slaário não foi problema quando ele veio para cá há 2 anos, pergunto-me porque o seria agora... Acho que a explicação está na permanência do Veiga.

Mas pronto, meus senhores, eu não percebo nada disto. Eu não faço a minima ideia do que seja a mistica benfiquista... e ainda bem porque isso levaria a que eu aceitasse de animao leve o facto do departamento de futebol do meu clube ser gerido por um "ex-agente".

PS. Entretanto no artigo já se fala do couceiro, despedido sem honra nem gloria do FCP.

 
At 6/01/2005 12:46 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não ligo a especulações. E tens razão: não percebes nada disto. O teu disco riscado em relação ao Veiga já começa a ser demasiado monótono. Mesmo depois de andares com ele há um ano, e o Benfica ter acabado por ser campeão com o Veiga, continuas a não te calar. Tu não me vês aqui a opinar sobre os assuntos internos do clube do avozinho, pois não? Acho que a atitude sensata quando não se sabe sobre um assunto, é não insistir em falar sobre ele.

 
At 6/01/2005 4:11 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ok... eu só ponho duas hipoteses para o proximo treinador do SLB: o Alvaro ou o couceiro. Ou um qualuqer Manuel Cajuda que ande por ai aos pulos.

Isto enquanto lá estiver o Veiga.

By the way, acreditas do fundo do coração que o Veiga tem alguma coisa a ver com este titulo? Não insultes a minha inteligencia, ok? Nem insultes a tua!



PS. Se quiseres podes opinar acerca do sporting à vontade. Eu não me chateio por isso, ó caraças! Até é provavel que concorde contigo. Porque eu tenho a presença de espirito suficiente para olhar para o meu clube e perceber o que está bem e o que está mal. E há muita coisa mal. Aos benfiquistas aparentemente falta-lhes esse discernimento.

Vivem num Mundo da fantasia onde o Benfica é Bom e Grande. O Benfica tem os Melhores Jogadores, o Benfica tem os Dirigentes Mais Bondosos, Mais Sábios e Mais Honestos (sendo o Veiga o Mais Honesto de todos!). Os outros, pelo contrário, são todos Maus, Mesquinhos e Invejosos.

 
At 6/01/2005 4:23 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Com que então o Veiga não tem nada a ver com este título... gostava muito de saber qual é o processo mental que te leva a ter esse raciocínio. Principalmente sabendo que és o primeiro a atribuir a máxima responsabilidade do PC em qualquer título ganho pelo FCP.

 
At 6/01/2005 4:25 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E o Couceiro no Benfica só pode ser uma piada de mau gosto. O homem não tem personalidade nenhuma: ao fim de uma semana no FCP já estava a fazer de papagaio do PC.

 
At 6/01/2005 5:30 da tarde, Blogger tma said...

O Couceiro, assim que chegou ao Porto, mais do que ser papagaio do PdaC, tentou logo adoptar uma postura à Mourinho, mas com evidente insucesso.
Se não serve ao Porto, muito menos server ao Benfica.

 
At 6/01/2005 5:47 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Algumas notas:

-que tu digas que a responabilidade pelo titulo é dos jogadores, do Trapp, do Camacho ou mesmo do LFV, ainda aceito. Agora que digas que é do Veiga? Não brinques comigo. ele apenas tentou golpear no sentido de fazer as suas negociatas.

-eu acredito no que vem no Diario de Noticias. Em quem é queres que eu acredite? Na Bola? No jornal do Benfica?

-O Couceiro é um gajo sem caracter. Perfeito, por isso, para ser a nova "bitch" do Veiga.

-estas noticias não saem sem motivo. São transpiradas lá de dentro. Se o Couceiro aparece na vossa "short-list" é por alguma razão... por alguma razão não aparece por lá o Fabio Cappelo ou o Mourinho (o tal cujo maior sonho era vir a treinar o SLB, lembras-te?)

-Não consigo perceber qual será a motivação para os treinadores do Ajax ou do Lyon, equipas com maior sucesso desportivo que o SLB (ambas chegaram aos 1/4 de final da CL, o ajax vence o campeonato nacional regularmente e o Lyon tambem), podem ter para vir treinar o Benfica.

Eu no lugar deles ambicionaria ficar no mesmo sitio ou procura um clube maior (que obviamente não incluirira o SLB, por razões óbvias que toda a gente entende excepto os benfiquistas)

 
At 6/01/2005 5:50 da tarde, Blogger D'Arcy said...

"-Não consigo perceber qual será a motivação para os treinadores do Ajax ou do Lyon, equipas com maior sucesso desportivo que o SLB (ambas chegaram aos 1/4 de final da CL, o ajax vence o campeonato nacional regularmente e o Lyon tambem), podem ter para vir treinar o Benfica."

http://www.record.pt/noticia.asp?id=675398&idCanal=11

Nem toda a gente tem uma visão tão cegueta e facciosa sobre o SLB como tu.

 
At 6/01/2005 6:50 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, para quem, como tu, é "fã" do Luís Delgado, até me espanta a tua crença no que vem no DN...

 
At 6/01/2005 7:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Luis Delgado é um gajo positivista. Eu gosto dele. A sério.

De qualquer forma, um mau jornal respeitavel é 1000 vezes mais viavel do que o mais cuidado jornal desportivo.

Enquanto que o teor de bazófia num jornal sério é de 70 a 80% (chagando aos 90% no DN). Num jornal desportivo está entre os 95 e os 98%.

 
At 6/01/2005 10:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

O arigo do Record consegue um prodigio: não diz absolutamente nada!

Trata-se duma massagem ao ego dos Benfiquistas. É incrivel! Daqui a bocado estão a aparecer afirmações do Fabio Capello em que le diz que é benfiquista desde pequenino!

E ainda dizem mal de mim por acreditar no DN!

 
At 6/01/2005 10:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Escusado será dizer que a minha principal aposta para novo treinador do SLB continua a ser o Couceiro ou o Alvaro. Têm mesmo o perfil perfeito para serem as "bitches" preferidas do Veiga.

 
At 6/01/2005 11:05 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim, de facto dizer 'Estou disponível para treinar o Benfica' é igual a absolutamente nada... especialmente depois de andares a dizer à boca cheia que não acreditas que algum dos treinadores falados tenha interesse em vir para o Benfica.

Aliás, o melhor é nem te estenderes muito sobre o assunto, porque só estás a mostrar estar desinformado. É que ao dizeres que no lugar do Koeman ou do Le Guen ambicionarias ficar no mesmo sítio, estás basicamente a dizer que ambicionarias ficar refastelado no sofá sem nada para fazer. Porque eles estão ambos desempregados.

Conforme disse, nem todos têm a tua visão de lagarto doente sobre o Benfica, que acha que ninguém tem interesse em treinar este clube. Pois. Aposto que também dirias o mesmo do Trapattoni, Heynckes, Camacho ou Eriksson antes de qualquer um deles ter vindo treinar o Benfica.

 
At 6/01/2005 11:39 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Eu também não fui muito apologista da vinda do Veiga para o Benfica, sempre o olhei com desconfiança, mas o que é certo é que ele tem a sua quota parte no título. Mas, ó Harry Lime, deixa-me só dar-te três exemplos:
- O SLB no ano passado treinou em dezenas de campos diferentes (Malveira, Odivelas, Jamor, etc.). Este ano fomos exclusivamente para o Jamor, para além dos estágios em Óbidos. De quem é a responsabilidade?
- Quem é que mandou o Rodolfo Moura acompanhar a ida do Mantorras à selecção de Angola? Aqui há dois ou três anos o Mantorras foi passar férias sozinho em Angola, com um plano sobre o que é que deveria fazer para se recuperar. Escusado será dizer que nunca o cumpriu...
- Não me recordo de haver nenhum jogador do plantel a queixar nos jornais de que não jogava ou que não gostava disto ou daquilo do treinador. Isto é certamente inédito na história recente do SLB.

 
At 6/02/2005 2:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

epa, depois de ler toda esta "conversa" (entre muitas aspas..) com o nosso "amigo" harry lame, só tenho mesmo um comentário a fazer.. --> (zzzzzzzzzzzzzzzzz)

já deu para perceber q ele se sente sozinho, coitado.
depois de muito me rir, segui o link do seu nick e fui dar ao seu blog. reparei q ninguem comenta os poios de merda q ele lá escreve e então ele diverte-se por aqui a tentar atazanar os benfiquistas com as suas teorias de alguem que, nota-se, tem o intestino ligado ao cérebro.

a sério harry lime, o benfica provoca-te assim tanta comichão?
sabes q a inveja é um dos sete pecados mortais...

gosto em particular da parte q falas da "nova bitch do veiga".
és muita cool tu pá.. linguagem à frente e tal...
quem te levar a sério e não estiver por dentro da realidade, ainda deve ficar a pensar q uma "nova bitch do veiga" pressupõe a existência de uma "antiga bitch do veiga"...
quem seria?
ah! pois, devia ser o trappatoni...
também deve ter perfil de "bitch" como tu dizes...

pá isto é assim, já deu para ver q este gajo é um frustrado de merda e vem para aqui descarregar essas mesmas frustraçoes (tendo ainda a lata de pedir q não insultem a sua inteligencia...) e já deu para ver q só o deixando a falar sozinho é q ele talvez deixe de escrever merda, e fique triste por não lhe darem atenção...

porque já deu para ver que noção do ridículo é uma coisa q a ele lhe passa ao lado, ainda não percebeu q é a única pessoa preocupada com o facto do veiga estar no benfica.
ou então já percebeu mas continua a mandar farpas para que o pessoal lhe responda e assim não se sentir sozinho no seu mundinho de ilusões...

viva a frustração...

 
At 6/02/2005 10:01 da manhã, Blogger D'Arcy said...

É fixação mesmo. Nem sequer fazes ideia do que é que o Veiga faz lá dentro, mas sentes-te à vontade para estares sempre a falar sobre ele. Mesmo quando as tuas 'previsões' sobre o que ele irá fazer no SLB se revelam furadas, uma após a outra. Fomos campeões com ele (apesar de teres dito que isso nunca aconteceria enquanto o Veiga lá estivesse); mantivemos o plantel praticamente todo (apesar de teres dito que o SLB se iria tornar num entreposto de jogadores, porque o Veiga só ia para lá para fazer dinheiro à custa de comissões); temos um ambiente fantástico dentro do balneário (apesar de teres dito que o ambiente seria horrível por haver descriminação entre os jogadores do Veiga e os que não são dele)... por isso podes continuar a fazer as tuas previsões, que normalmente elas estão erradas e o que acontece realmente é sempre melhor para nós.

hugbubble: gosto muito de te ter como visita regular, mas vamos lá ter um bocado mais de calma, OK? O Harry Lime é meu amigo, e eu sei que ele gosta de vir aqui porque gosta de discutir e picar os benfiquistas (mesmo se na maior parte das vezes ele parece não fazer a menor ideia daquilo que está a dizer). Mas ele não tem por hábito faltar-nos ao respeito, por isso acho que podemos todos tentar manter uma certa cordialidade, OK? :)

 
At 6/02/2005 10:04 da manhã, Blogger D'Arcy said...

P.S.- O Luís Campos é mais treinador para clubes que consideram que o ex-treinador do Nacional é o homem certo para conduzi-los ao sucesso, e que não conseguem contratar colossos do futebol como o Alan do Marítimo, o Edson do Leiria, o Jorge Luiz do Braga, ou o Ávalos do Nacional. Isso sim, seria uma equipa à imagem do Luís Campos. Até já contrataram o Manoel para substituir o Liedson e tudo.

 
At 6/02/2005 10:14 da manhã, Blogger D'Arcy said...

E já agora, a opinião do Mourinho (que esse pelo menos eu sei que respeitas) sobre o título do Benfica:

"O Benfica fez a época consoante o seu potencial, fez um grupinho forte, liderança forte por parte do treinador, grupo que me pareceu bastante unido, amigo, zero de dramas, zero de intrigas e sem daquelas entrevistas que, por vezes, arrasam uma equipa. E neste aspecto, o presidente e o Veiga tiveram grande sucesso por terem conseguido blindar o grupo. Sem terem dinheiro, foram em busca de soluções para os problemas e encontraram, por exemplo, o Nuno Assis, o qual, sem ser o Maradona, foi um jogador que equilibrou e estruturou a equipa. E depois, claro, com o inigualável povão que o Benfica tem atrás, tudo se tornou menos complicado."

 
At 6/02/2005 11:07 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Meu,

Eu não tiro mérito ao Benfica por ter conseguido fazer esse trabalho ( e se o mourinho o diz, quem sou para o por em causa!).

O que eu ponho sempre em causa é a opção muito bizarra de um ex-agente ser director de um departamento de futebol. Não lembra a ninguém. É
perfeitamante natural que levante desconfianças junto de eventuais treinadores. Acredito perfeitamante que o Camacho não tenha regressado ao SLB por causa do Veiga. Ele é uma ameaça para todos os treinadores que gostam de ser independentes e responsaveis pela sua equipa.

Em relação ao Benfica, eu digo o que que diria em relação ao SCP se estivesse nessas condições. Eu desconfiaria muito! Mas pronto pode ser que o Veiga no fundo seja uma pessoa honesta e integra (bem lá no fundo)

Essa blindagem é prática comum no Porto há muitos anos. Agora não é porque o Padrinho está senil.

Os meios pelos quais o PC sempre teve o controlo dos jornais é algo que eu não sei (nem quero saber :))) ). Mas lá que o homem sempre controlou a malta dele, isso controlou!

Tudo o que o Veiga teve de fazer foi importar para a Luz os métodos do PC (sejam eles quais forem). E acho que o facto de voces terem uma raposa velha como treinador tambem ajudou.

As minhas objecções ao Veiga são estas. Mas tambem tens razão noutro facto: a equipa venceu e isso é... bem... humm... pois.... importante....

 
At 6/02/2005 11:39 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu não sou fã do Veiga, nem gostei de o ver entrar no Benfica. Mas a verdade é que ele apresentou resultados, e quando isso acontece, há que lhe dar o devido mérito.

Quanto ao treinador pretendido, aparentemente a nossa direcção pretende que ele seja estrangeiro, o que desde já exclui as tuas sugestões (felizmente).

 
At 6/02/2005 11:53 da manhã, Blogger JoaoLynch said...

Dos nomes de que se fala prefiro o Camacho por razões evidentes.
Se o Treinador for o Álvaro não é nada que me choque.

o Luís Campos só pode ser piada mas se vier é para ser apedrejado por maus serviços ao futebol.

 
At 6/02/2005 11:54 da manhã, Blogger tma said...

Eu também nunca fui, e continuo a não ser, fã do Vieira e do Veiga.
Mas também não hesito em reconhecer os evidentes méritos na capacidade de isolar o Benfica da "sede" que os jornalistas têm por notícias do Benfica (nem que seja: "treinador tirou macaco do nariz e colou-o debaixo do banco": desde que seja o treinador do Benfica, isso é logo primeira página nos jornais), que foi, sem dúvida, um dos principais problemas do Benfica dos últimos 10 anos.
Eu acho, por isso, que este modelo de gestão também é para o treinador, pois não recai tanto sobre ele a responsabilidade política pela gestão da equipa (que é do Veiga), podendo assim concentrar-se nos aspectos técnicos.
Neste momento, as limitações que o treinador que vier para o Benfica irá encontrar estão mais relacionadas com o facto de não se poder "esticar" muito na sugestão de novas contratações, por restrições orçamentais.
E por fim, não acho que o Trappatoni, mesmo querendo "recuperar" do insucesso à frente da Itália (insucesso esse também motivado por factores externos: a roubalheira que foi o jogo contra a Coreia, em 2002, e a "coincidência" do resultado que permitiu que a Suécia e a Dinamarca fossem apuradas em detrimento da Itália, em 2004), se fosse sujeitar a ser "bitch" de um administrador de um clube. Na idade dele, deve ter mais que fazer...

 
At 6/02/2005 12:05 da tarde, Blogger tma said...

Já agora, o meu comentário sobre o Luís Campos: esse gajo é um insulto ao futebol. O Luís Campos é tão bom treinador de futebol como Rui "cabeça de sebo" Santos é um bom comentador desportivo. Todas as equipas em que o Luis Campos tocou, ou descerem, ou só não desceram pq ele foi despedido a tempo.
Desejar o Luís Campos para treinador de um clube é daquelas coisas que nem se desejam ao pior inimigo.

 
At 6/02/2005 12:26 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Luís Campos é o meu ídolo. De certa forma, tive pena que o Gil Vicente não tivesse descido esta época, porque assim ele conseguia descer duas equipas na mesma época em duas ocasiões distintas. De certeza que isso lhe valeria uma entrada no Guiness.

Mas o que eu mais gosto nele é mesmo a arrogância. Seria de esperar que um treinador com um passado destes fosse um bocado mais humilde. Mas ele não: quem o ouve falar pensa que estamos perante o melhor treinador do mundo. Há sempre factores estranhos que o impedem de triunfar: o árbitro (sobretudo), a irregularidade do terreno, o comprimento da relva, o ângulo da luz solar, a velocidade e direcção do vento, ou os jogadores que vão para dentro do campo e não conseguem assimilar as suas tácticas brilhantes. Culpa dele é que não é.

 
At 6/02/2005 2:00 da tarde, Blogger MB said...

O Luís Campos é o maior!

Já não me lembro a seguir a que jogo (se calhar até perdeu) ele disse qualquer coisa como "a minha equipa jogou como o Benfica dos anos 60, e o FC Porto de Mourinho". Foi esta época, mas também não me lembro se essa equipa era o Gil ou o Beira-Mar. Eu acho que ele foi humilde, porque faltou acrescentar o Real Madrid dos anos 50, o Brasil de 70 ou 82, a Holanda dos anos 70, ou o Barcelona de Cruyff.

 
At 6/02/2005 2:37 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ah! O Rui Santos é o animal mais asqueroso no universo. Acho que ele é um ódio comum aos adeptos de todos os clubes.

Pelo andar da carruagem, vai acabar como responsavel pelas relações publicas do Benfica.

PS. O meu último paragrafo foi REALMENTE ofensivo. Não levo a mal se o D`arcy me apagar este comentário.

 
At 6/02/2005 3:13 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, não tarda nada estás a desejar o Guilherme Aguiar para presidente do Benfica, o Dias Ferreira para o lugar do Veiga, o regresso do Argel e a titularidade do Paulo Almeida...

 
At 6/02/2005 7:03 da tarde, Blogger Harry Lime said...

tma,

Já que falas nisso... não parece uma ideia muito má...

:)))

 
At 6/02/2005 8:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu penso que tanto o Camacho como o Le Guen eram bons para o Benfica, porque ambos têm provas dadas no futebol nos paises onde treinam e treinaram.

Mas quem eu gostava que devia vir para treinador do Benfica devia ser o Cruyff, ou treinador com a mesma mentalidade dele, ir para dentro de campo para marcar omáximo de golos possivel. Não interresa sofrer golos, o que interessa mesmo é marcar mais que os outros. Esse sim é que era um treinador decente. Podia ser que o Benfica começasse a jogar ao ataque de uma vez por todas.

Tou farto de ver o benfica a jogar à defesa, de estarmos sempre a comprar defesas e mais defesas.

O nosso director desportivo tem é que arranjar jogadores de ataque como deve ser e deixar-se de comprar defesas.

Não acredito que eles não consigam ir ao Brasil buscar um atacante que chegue cá e marque golos.

Todos os outros clubes da superliga vão ao Brasil e conseguem trazer jogadores que marquam golos e o Benfica nem meio jogador consegue. Alguma coisa não está certa.

Eu só desejo, e gostava de ver pelo menos uma época o Benfica a jogar como no tempo do Eusébio. Aquilo é que era jogar. Viesse quem viesse era com cada cabaz de natal que até se passavam.

Que volte o futebol de ataque ao nosso Glorioso Benfica.

 
At 6/03/2005 3:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

epa, ó d'arcy desculpa lá, o harry lime é teu amigo ok. imagino que vistas as coisas por esse prisma não tenhas inimigos.

agora, tudo aquilo que eu disse não foi em defesa de ninguém em particular, o homem vem aqui e dirige-se aos "benfiquistas", como é habitual ele começar os seus comentários, e a mim, se já me mete nojo quando eles tentam influenciar a opinião pública em geral com mentiras e ideias falsas (ah o benfica foi levado ao colo e tal, por exemplo), mais nojo me mete quando tentam atirar areia para os nossos olhos e fazer de nós burrinhos..

apenas constatei um facto, nada mais.

em relação ao resto, podes estar descansado.

 
At 6/03/2005 2:30 da tarde, Blogger Harry Lime said...

hugbubble,

Espero sinceramante que não tenhas levado a sério a boca do Luis Campos. É um treinador mau demais mesmo para o Benfica.

Quanto ao resto:

-o alvaro: toda a gente, incluindo os benfiquistas, já aventou esta hipotese. e não me parece que fosse do desagrado da maior parte dos adeptos benfiquistas. O problema (para voces) é que tambem não seria do desagrado dos adeptos dos clubes rivais...

-O Couceiro vinha citado num artigo do Diario de Noticias (ao lado de gente como o Koeman, o Camacho e o Le Guen). Pá, que culpa é que eu tenho disso?

-a conversa das "bitches"... por amor de Deus, meu, isto é futebol e não estou propriamente a insultar a tua mãe!

Hugbubble, leva esta cena da bola menos a sério, ok? é melhor para ti e para toda a gente.

Eu não ataco ninguem pessoalmente. Eu não ataco os benfiquistas, eu ataco o Benfica e o benfiquismo. O que é diferente porque as pessoas são muito mais do que o clube a que pertencem,

Vê se percebes isto, hugbubble, ok?

PS. quem quiser insultar o Sporting está à vontade. Eu já li aqui coisas más (algumas justas e outras injustas) contra o meu clube e não fiquei melindrado, porra! Afinal de contas, isto é só futebol!

 
At 6/03/2005 3:23 da tarde, Blogger D'Arcy said...

hugbubble: eu não tenho nada contra o facto de cascares no Harry Lime. Aliás, quando esse gajo se põe a falar sobre o Benfica (tema sobre o qual, obviamente, não percebe patavina) o melhor a fazer é mesmo dar-lhe na cabeça. O que eu te peço é apenas que meças um bocadinho mais as palavras, OK? Afinal, não é preciso andarmos a insultar-nos todos uns aos outros.

Um abraço

 
At 6/04/2005 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aqueles que criticam o Pauleta esquecem-se que ele é o melhor marcador de todos os grupos de qualificação!

 
At 6/04/2005 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Depois da excelente exibição do Alex, espero que o Veiga não asneire e o ceda novamente ao Guimarães. Até porque o Miguel esta de saida.
Por outro lado provou-se novamente que o estadio da Luz tem o melhor Feng Shui.

 

Enviar um comentário

<< Home