sábado, maio 14, 2005

Danoninho

Pois é... agora falta-nos só um bocadinho 'assim' para festejarmos o título. Mas hoje demos um passo de gigante na direcção certa.


Desde o início do jogo que fiquei com a impressão que os nossos adversários se apresentaram em campo com o intuito de controlar o jogo, e se possível preservar o empate. Não censuro esta atitude, porque eles têm um jogo importante na quarta-feira, e o empate servir-lhes-ia perfeitamente. Além de que, tendo a defesa do Benfica uma estranha apetência pela auto-flagelação, poderia sempre surgir uma oportunidade de matar o jogo (e o campeonato). O Benfica acabou por ter um ligeiro domínio durante a primeira parte, mas nunca foi avassalador, e as oportunidades de golo foram poucas. Tudo parecia, portanto, estar a correr de acordo com o que eram os planos aparentes do pessoal do Lumiar, até porque o ritmo de jogo não estava a ser muito elevado, e isto permitia-lhes preservar os jogadores para a final da UEFA.

Na segunda parte o Benfica entrou mais decidido, e logo a abrir um passe do Manuel Fernandes colocou o Simão na cara do Ricardo, mas ele atrapalhou-se e acabou por não conseguir marcar. Agora o nosso domínio era mais evidente, mas era importante conseguirmos marcar, o que estava a parecer difícil. Quando o Simão, desta vez após passe do Nuno Assis, voltou a falhar uma oportunidade flagrante confesso que comecei a perder a esperança. Até porque os nossos adversários pareciam agora estar determinados em passar a pressão para o nosso lado, e dispuseram de dois bons remates (Rochenback de livre, e logo a seguir do recém entrado Hugo Viana). O Miguel entretanto já tinha dado um estoiro enorme, e era o Geovanni (grande jogo!) que fazia quase exclusivamente as despesas todas do corredor direito.


Foi já depois de o Trapattoni ter finalmente decidido arriscar mais, com a entrada do Mantorras para o lugar do Miguel e o recuo do Geovanni para lateral direito(!), que o Benfica marcou: livre do Petit para a entrada da pequena área, e o Luisão a chegar com a cabeça onde o Ricardo não chegou com os braços. Pareceu-me um frango do Ricardo, mas ele resolveu reclamar não sei o quê com o árbitro. O que interessa é que o golo valeu, e agora estávamos em vantagem a cinco minutos do fim. O jogo acabou aí, porque o Benfica, da forma mais italiana possível, conseguiu gastar cerca de dez minutos (contando com os descontos) sem que houvesse praticamente um lance de bola corrida que durasse mais de 10 segundos. Para ajudar à festa, o cretino do Beto (quem me conhece sabe bem a opinião que eu tenho sobre este facínora que assombra os campos portugueses - o maior bluff das duas últimas décadas (pelo menos) do futebol português) conseguiu ser expulso. Aliás, ele já tinha tido uma entrada típica das dele sobre o Nuno Assis que me tinha deixado furioso. É nestas alturas que eu sinto umas saudades danadas do Mozer...

Não fizemos uma exibição brilhante, mas julgo que fomos a melhor equipa em campo, e a vitória fica-nos bem, até porque fomos quem mais quis ganhar. Conforme referido, gostei muito da exibição do Geovanni. Ele não é um dos jogadores mais amados na Luz, mas eu nunca consegui criticá-lo, porque sou um admirador dele e acho que é dos jogadores que, quando inspirado, tem mais capacidade para resolver um jogo. Acho que todos os jogadores estiveram bem, incluindo o Quim, que resolveu os lances mais difíceis que teve. O Nuno Assis merece uma referência pela boa segunda parte que fez, e o Simão também esteve bem (pena a má finalização).


Apesar de ainda não podermos festejar o título, pelo menos o jogo de hoje dá-me dois motivos de satisfação: afastámos definitivamente o clube (e adeptos) mais pedante da discussão do título, e garantimos já a entrada directa na Champions League da próxima época. Mas não consigo juntar-me à euforia que vejo pelas ruas de Lisboa. Nestas coisas sou muito desconfiado. Entretanto, vou fazer a minha boa acção de caridade anual para com o pessoal do Lumiar, e vou ceder o meu bilhete da final da Taça UEFA a um amigo meu que sofre por eles. Sempre é mais uma voz a gritar pelo clube do avozinho, e menos uma a torcer pelo CSKA. Assim não preciso de ver o jogo, e já não me incomodo a sofrer por uma equipa russa.

Como habitualmente, escrevo isto sem ter ainda visto qualquer resumo do jogo, ou repetição de lances polémicos na TV. Mas vai uma apostinha que para o pessoal do Lumiar, o culpado da derrota é o Paraty?

P.S.- Já consegui apanhar um resumo do jogo. Afinal o lance do nosso golo é ainda mais ridículo do que pensava. É que o frango do Ricardo é ainda mais flagrante: ele chegou mesmo lá com as mãos, mas depois deixou escorregar a bola e ela caiu em cima da cabeça do Luisão. Mas o mais engraçado mesmo é ver a repetição em câmara lenta dos protestos do Ricardo. Ainda conseguiria compreender se ele se queixasse de ter sido carregado (não foi, mas neste tipo de lances é fácil os árbitros ficarem com dúvidas). Mas não, reparem na boca dele na repetição. O que ele berra a plenos pulmões para o árbitro é: 'Mão! Foi com a mão!'. Pois é... é o que dá fazer-se a cruzamentos de olhos fechados ;)

18 Comments:

At 5/15/2005 1:37 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

D'Arcy, meu amigo, estamos muito, mas mesmo muito perto. Agora há que estar concentrados, isolar a equipa, blindar o balneário, não responder a provocações (elas vão aparecer), deixar os pintos e os reinaldos a falar sozinhos,e ganhar o campeonato. O resto, tudo o resto, é secundário.
Um grande abraço e que tenhamos motivos para festejar no próximo fim-de-semana.

 
At 5/15/2005 1:45 da manhã, Blogger JoaoLynch said...

Ganhámos pq enquanto outros passaram a semana toda a falar, nós tal como monges em isolamento não abrimos a boca, e depois fizemos o que tinha de ser feito.

 
At 5/15/2005 2:52 da manhã, Blogger João Pedro said...

Ganhamos bem, calando muitas bocas que já davam o sporting como vencedor do campeonato, mas ainda falta o pricipal. Concordo absolutamente quando dizes que não se deve festejar antecipadamente; festejos só se as coisas nos correrem bem no Bessa Até lá, muita calma.

 
At 5/15/2005 5:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ganhámos porque fomos melhores, e os sapos podem falar do que quiserem, porque o Frangueiro queria que o árbitro assinalasse mão do Luisão. Só nós mostrámos vontade de vencer e a sorte proteje os audazes. Para a semana lá estarei + 1 vez no Bessa, até para a semana "IR,ÃOS BENFIQUISTAS"

 
At 5/15/2005 5:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

viva!

a proposito da entrevista à tv do nosso "amigo" jacinto-rebuçadinhos&frutinha-paixão, esqueci-me ontem de escrever sobre (mais) um facto, no mínimo, curioso..
entao não é q o homem não se deu sequer ao trabalho de retirar o ridículo cachecol do fcp q tinha pendurado numa das paredes de sua casa (o local da entrevista, de resto)?
é claro q o fulano q operava a camara nao deixou de filmar isso vezes sem conta... :D

só a rir mesmo...

p.s.: porque é que tenho a sensação que, durante esta semana, para alguns já não vai ser "bastante hipócrita apontar a carga bélica toda contra os árbitros"?...

 
At 5/15/2005 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Temos que dar o merito ao LFV, porque o projecto dele vingou.
O Projecto mais vale "comprar" lugares na Liga do que jogadores, so me doi porque foi o meu presidente que deu cobertura quando com um abraco o autorizou.
Tudo isto estava previsto no projecto porque muito antes LFV tinha dito que tinha a certeza de que iriam ganhar a Superliga e iria ser no Estadio do Bessa, o homem sabe faze-las, teve um grande mestre o PC, pelos vistos vai mesmo supera-lo se entretanto nao for parar a prisao, que isto tambem tem os sue riscos.
Mas entretanto o homem la vai pondo em jogoos seus peoes e neste sabado mandou nomear a sua melhor unidade a jogar por fora (Pedro Proenca)para arrumar com o que resta da equipa do Boavista nao va o Diabo (Azul) tece-las.
Parabens o homem e mesmo Bom!

 
At 5/15/2005 12:28 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Pedro Proença é um peão do SLB? Epá, quantas mais asneiras o homem tem que fazer em jogos do SLB para as pessoas pararem de repetir este mantra ridículo?

E querem ver que os adeptos do Lumiar estão convencidos que perderam ontem por causa do árbitro? Ao menos honra seja feita a alguns dirigentes do clube, como o Filipe Soares Franco, que tiveram a hombridade de dizer publicamente aquilo que qualquer um viu: o lance do golo é limpo e não há mais nada a dizer.

Quando o LFV, a 6 ou 7 jogos do fim, diz que vai ser campeão na última jornada, é sinal de corrupção. Quando o Mourinho, com uma época de antecedência, diz que vai ser campeão de certeza absoluta na próxima época, isto já é ambição, e faz do homem um visionário.

 
At 5/15/2005 3:06 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Tinhamos de ganhar com um golo do Luisão! Voluntariamente ou não, tinha de ser o Luisão a marcá-lo! Porque o merece! Dói-me mesmo pensar que este senhor pode sair... E não é pela qualidade como futebolista (que a tem. mas o André Luis parece ser igualmente um excelente central)
Ao longo da época o Luisão revelou-se sempre o jogador mais convicto, mais esclarecido e com maior capacidade de liderança. Quantas vezes não o vimos a gritar e incentivar os colegas, ou a exigir ao terceiro anel que desse uma forcinha à equipa... E depois tem aquele pormenor fabuloso de nunca tremer! Ele erra como os outros mas erra sempre por azar ou por uma paragem cerebral momentânea. Mas nunca o vimos errar por nervosismo (como por vezes acontece ao Miguel ou ao Rocha). É um jogador com uma personalidade tremenda!
D'Arcy, também eu optei por "doar" o meu ingresso da final, no caso à minha namorada lagarta que há-de fazer melhor proveito dele do que eu... E como o objectivo pelo qual adquiri o ingresso não se verificou: ter a oportunidade de ver ao vivo jogadores como Aimar, Fiore, Riquelme, Rivaldo, Van der Vaart, Julio Batista ou Kieron Dyer...

ps- Os lagartos e os tripeiros continuam com a lenga-lenga da suposta declaração do Vieira (na realidade a declaração pertence ao Papa) em torno dos lugares da Liga. Brevemente, e graças aos arquivos de um dos principais jornais portugueses, elaborarei um post com a transcrição das verdadeiras declarações. Como elas foram feitas e sem intrepretações "subjectivas".

 
At 5/15/2005 3:39 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Luisão é para mim, neste momento, o verdadeiro líder e capitão da equipa em campo. Sem desrespeito pelo Simão, mas a verdadeira voz de comando dentro do campo é o Luisão. Pode não ser um fora de série, mas tem evoluido a olhos vistos desde que chegou, já é um jogador quase imprescidível. Vai ser uma perda de vulto caso saia no final da época.

 
At 5/15/2005 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

DÁrcy

Esqueces que ainda não tens o lugar na liga dos campeões garantido ?
Basta o SLB perder, O porto e Sporting ganhar e... lá fica o SLB em número 3 do campeonato...

 
At 5/15/2005 5:39 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E o 3º não dá acesso à Liga dos Campeões? A diferença é ter de jogar a pré-eliminatória, mas julgo que este ano como cabeça de série.

 
At 5/15/2005 8:36 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Tens razão D`arcy foi um frango monumental do Ricardo.

Com os pontos que perdemos esta epoca por causa dos nossos defesas edo nosso GR já podiamos ser campeões há 3 semanas.

Agora, perdemos hipoteses de ganhar um titulo da mesma forma que perdemos tantos pontos ao longo desta epoca: por nabice dos nossos jogadores.

Bem, parabens! Só vos falta um danoninho mas eu prefeia mil vezes que o Porto fosse campeão. Peço-vos desculpa mas um gajo não pode fugir à sua natureza. :))

 
At 5/15/2005 8:44 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Só uma pergunta: o LFV tem um projecto?

Isso é novidade para mim. Para mim, o homem passa o tempo a tentar o fintar os adeptos com demagogia e conversa da treta.

Não tenhamos ilusões: o Benfica
tem os seus méritos mas com um Porto em condições e com um sporting treinado por outro gajo que não o Peseiro (o Fernando Santos no SCP teria ganho este campeonato nas calmas!) voces não teriam ido a lado nenhum.

Porque a verdade é que o SLB continua sem rumo presidido por aldrabões. Quem safa aquilo é o realismo sem ilusões do Trapp e os poucos bons jogadores que (ainda!) jogam no vosso clube.

Mas pronto isto sou eu a falar que não percebo nada da alma profunda do Benfiquismo. E ainda bem!!!

 
At 5/15/2005 9:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois não pá! Não percebes mesmo...

 
At 5/15/2005 9:29 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pois não percebo.

Voces percebm e por isso é que têm um agente à frente do De. de Futebol... Brilhante!

 
At 5/15/2005 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é tão engraçado ouvi-los a mandar piçadas sobre o benfica, sobre o plantel do benfica e sobre o futebol do benfica...

q pequeninos q eles são...

ouvi-los falar sobre quem dirige os destinos do benfica.. é tão giro. estão eles mais preocupados com isso do q nós... é bom sinal.
isto apesar de continuar a achar q roça o ridiculo aquele q fala sobre os dirigentes de outrém, quando tem na presidencia do seu clube um artolas como o dias da cunha.
mas isto sou só eu q acho...

e quem os ouve falar do plantel do benfica.. até dá para pensar q o sporting tem um plantel de luxo.
a começar no guarda-redes...

ouvi-los falar do futebol do benfica... é tão giro também!! um gajo até se esquece q eles são adeptos da equipa q perdeu por 2-0 em casa com o penafiel, ou 3-0 na madeira, ou 2-0 em setubal.
ou, pior!, até nos esquecemos q eles são adeptos da equipa q levou 3 secos da equipa das antas q este ano está, como se sabe, a mostrar um futebol de qualidade imensa!!
ah! e q com essa mesma equipa das antas a jogar com 9 em alvalade (!) não conseguiram mais que... 2-0 ja nos descontos....

mas a sério, a pérola no discurso destes fulanos é, sem duvida nenhuma, aquela história de q com o porto em condições e com um sporting treinado por outro gajo que não o peseiro (o fernando santos no scp teria ganho este campeonato nas calmas!) o benfica nao teria ido a lado nenhum!!
é fantástico!
é de génio isto...
faltava dizer tambem se calhar é q com o benfica em condiçoes isto ja estava ganho ha muito tempo...
isto para nao falar na hipotese de "se estivesse cá o camacho"...
sim, pq o camacho (se não me engano...) no ano passado ganhou a taça e deixou o benfica em 2º lugar. à frente desse "visionário" q dá pelo nome de fernando santos.
q (se não me engano tambem...) nao ganhou nada pelo sporting.

são muitos se's.....

ah!
mais um!!
se o benfica estivesse em condiçoes nestes anos todos q passaram desde '94...

 
At 5/16/2005 11:34 da manhã, Blogger tma said...

Começo por manifestar o meu acordo com a opinião do D'Arcy: o Luisão é o grande líder da equipa em campo e que a evolução dele, do ponto de vista técnico, é notória desde que chegou ao Benfica.
Qto ao jogo, a sorte esteve definitivamente do nosso lado. Mas o azar tb já teve do nosso lado noutras ocasiões.
Acima de tudo, e se o Benfica for campeão, será uma vitória da humildade. Com um plantel limitado, com muito poucas opções válidas para substituir os habituais titulares, a vitória seria um prémio para os jogadores que, mesmo considerando todas as más exibições, sempre lutaram e deram o seu melhor.
Acho que, se por vezes não deram mais, foi porque não foi possível. É precisamente o facto de a equipa ter sido capaz de ultrapassar essas limitações, não havendo lugar a vedetismos nem a "primas-donnas", que torna meritória a eventual vitória no campeonato.
Portanto, sejamos honestos: o Benfica está longe de ter a categoria (mais uma vez, refiro-me à ausência de "banco") a que nos habituou (pelo menos, até ter sido campeão pela última vez). Espero que o LFV não pense que, sendo campeões (ainda não somos, mas estou pleanamente convencido que, se jogarem todos os titulares, o vamos ser), os problemas estão resolvidos.
Há ainda muito trabalho para fazer, e não se pense que o acesso directo À liga dos campeões os vai resolver por si só.

 
At 5/16/2005 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que me deu mais gozo , foi o discurso dos lagartos durante a semana passada. Para eles nunca, mas NUNCA, esteve em causa a derrota da lagartada.
Era vitória por 2 ou 3, os mais pessimistas diziam que era por 1-0, e meia duzia deles, ficavam pelo empate.

Vamos acreditar!!!

JAT

http://conversasdatanga.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home