quinta-feira, maio 26, 2005

Festa

Bem, se calhar já é um pouco tarde para isto, mas não queria deixar de escrever sobre o jogo que marcou o fim de um triste período de dez anos sem ganharmos o campeonato. Até porque este post já estava preparado desde Domingo à noite.


O Benfica entrou em campo mais uma vez nos braços da incrível onda vermelha que durante as últimas jornadas da Superliga nunca deixou de empurrar a nossa equipa para o título. Apresentando aquele que se pode considerar o nosso onze base, o Benfica começou o jogo com uma grande calma, e para minha grande satisfação, parecendo querer ir à procura da vitória, em vez de jogar para o empate que serviria perfeitamente as nossas aspirações. Fiquei muito confiante com esta entrada no jogo, porque a equipa parecia muito segura e controlada, empurrando o Boavista para a defesa sem no entanto jogar em ataque desenfreado. Todos esperavamos o golo que nos sossegasse um pouco, mas não parecia estar fácil, até porque o Khadim estava inspirado.

O golo surgiu finalmente a apenas sete minutos do intervalo, na transformação de um penalti pelo Simão, a punir um corte com a mão do Cadu. Claro que, fiel ao meu fatalismo, desde o momento em que o Pedro Henriques (que é sem dúvida o meu árbitro português preferido) apitou, até a bola beijar as redes que passei o tempo todo a pensar 'O Simão vai falhar isto'. Mas ele não falhou, teve os nervos de um campeão e atirou o guarda-redes para um lado, e a bola para o outro. A partir daqui o meu pensamento passou a ser 'Não se deixem empatar antes do intervalo!'. Só que estamos mesmo destinados a sofrer, e na sequência de um canto, num dos raríssimos remates que o Boavista conseguiu fazer, uma desatenção da nossa defesa resultou num golo sofrido de forma infantil. Este golo foi um rude golpe na minha confiança, porque estava convencido que chegando ao intervalo a ganhar, tudo seria mais fácil.


Logo no início da segunda parte, o Simão quase marcava, mas o Khadim fez uma defesa incrível, que me fez pensar logo 'Pronto! Agora é que não marcamos de certeza!'. Este lance deu início à parte pior da tarde, em que eu só andava de um lado para o outro à frente da televisão, sem me conseguir sentar, e quase sem coragem para ver o jogo. No Dragão o FC Porto marcava, e na minha óptica o Benfica estava a ceder a iniciativa de jogo ao Boavista. Quando o Trapattoni tirou o Geovanni para meter o João Pereira desesperei, porque me parecia que estávamos a abdicar de lutar pela vitória cedo demais. Em retrospectiva, e agora que tudo está resolvido, parece-me que a minha preocupação era disparatada demais, e fruto sobretudo do nervosismo. A verdade é que não me consigo recordar de uma única oportunidade de golo do Boavista durante a segunda parte, nem sequer de uma defesa mais apertada do Quim.

A partir dos setenta minutos de jogo, o Benfica pareceu querer resolver o assunto de vez. Voltámos a crescer, o apoio da nossa fantástica massa associativa motivava a equipa, e o título estava ali tão perto. Passou-se a jogar mais no meio-campo boavisteiro, mas os minutos pareciam passar tão, tão devagar. Até que, cerca dos 88 minutos de jogo, e durante a eternidade que aqueles últimos cinco minutos demoravam, ouve-se uma explosão de alegria no Bessa. A minha querida Briosa tinha dado uma ajuda, e marcou no Dragão. O Álvaro Magalhães, como sempre com o coração muito perto da boca, começou a festejar, e as lágrimas começaram a aparecer-me nos olhos. Senti que já estava, já ninguém nos tirava este título. O jogo acabou logo a seguir, e comecei imediatamente a ouvir a euforia benfiquista lá fora.


Depois, ao longo da noite, fui vendo a nossa festa deflagrar um pouco por todo o país, e por esse mundo fora onde existem benfiquistas. Ver esta festa foi uma alegria quase comparável à do próprio título. Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Covilhã, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Évora, Faro, Funchal, Açores... por toda a parte a mancha vermelha invadia as ruas, e dava largas à sua alegria. E depois por esse mundo fora: Genève, Paris, Bruxelas, Newark, Maputo, Luanda, Bissau... soube tão bem ver toda esta festa, que foi apenas manchada pela atitude de um punhado de energúmenos (que eu seguramente não confundo com os adeptos portistas em geral) que na escala evolucional do homem estagnou algures na época do Cro Magnon e do Neanderthal (até vinham armados com as tradicionais clavas). Mas as imagens que vi do trajecto do autocarro da nossa equipa, e da chegada ao Aeroporto Sá Carneiro foram por demais evidentes da realidade que estes animais tentavam à força esconder. É que há mesmo muito vermelho no Porto!


E a festa terminou já depois das quatro da manhã, num Estádio da Luz quase cheio (onde eu me incluo), numa demonstração de fervor clubístico como há muito não via. Naqueles momentos, só me vinha à cabeça a frase inicial do nosso hino: "Sou do Benfica, e isso me envaidece!".

15 Comments:

At 5/26/2005 5:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

essa festa toda q vimos em tantas cidades do país e em tantas cidades do mundo, demonstra de forma inequívoca quem é grande e quem pensa que é.

e o Benfica é grande.
o Benfica é que é grande.
por muito q isso custe aos outros.
ponto final parágrafo.

em relação aos poios de merda q bateram com paus, bastões e tacos de basebol em portuenses q vivem na mesma cidade q eles, não te iludas d'arcy, aquilo é o típico adepto portista.
aquilo não são excepçoes, aquilo é a regra.

excepçoes podem ser alguns adeptos q tu conheces, como eu tb conheço alguns.

mas aqueles são o protótipo do adepto portista.
e não vimos apenas grunhos dos SD's, vimos velhos, vimos mulheres, vimos crianças e mais nao sei quê a enxovalhar pessoas da mesma cidade, o q torna as coisas mais graves.
é q nao eram meia duzia de no names ou diabos vermelhos, eram familias q simpatizam e sao adeptas do benfica q festejavam na sua cidade.

e o tipico adepto portista, basico ignorante e analfabeto como é, acha-se acima da lei e de todos os direitos civicos e pensa q pode fazer o q quer e o q lhe dá na real gana..

antigamente dizia-se q só ia para polícia quem era ignorante.
como os polícias q lá estavam eram do antigamente, é só somar 2+2 e perceber como é q isto foi permitido.

 
At 5/26/2005 11:15 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Ser do Benfica é ter o prazer, mas também a responsabilidade, de ser imensamente grande. Os outros não têm esse prazer, nem essa responsabilidade. Por isso, muitos, são uns irresponsáveis tristes.

Sobre a jantarada, enviar-te-ei um mail em breve. Saudações benfiquistas.

 
At 5/26/2005 9:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Então e o Trapp, fica ou vai?

Esta é a questão que vai tirar a limpo o que é os benfiquistas pensam na realidade acerca do que aconteceu esta época.

Se quiserem que ele fique é porque acham que ele teve mérito e que a vossa vitória não foi por acaso.

Se quiserem que ele vá embora é porque no fundo, para lá de toda a retórica e da mistica benfiquista, voces acham que ganharam este campeonato por pura sorte e por falta de mérito dos adversários. Que, atenção!, é uma forma tão válida de vencer um campeonato como qualquer outra!

D´Arcy, em face de todos os posts "anti-Trapp" que aqui escreveste o que achas que deve acontecer?

 
At 5/26/2005 10:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Quando a época acabar, escrevo sobre o assunto.

 
At 5/27/2005 1:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Couceiro tinha razão. Ele disse antes da jornada começar que o campeonato se ia decidir nos últimos 10 minutos, e teve toda a razão.
Espero que aprendam uma lição. Só se devem lançar os foguetes no fim da festa e não antes.
Eu sou do Benfica e tenho todo o orgulho de o ser, e esta época sempre disse que no fim é que se iam fazer as contas, nunca andei a dizer, como disse noutros anos "que este ano é que é".
O titulo foi dificil de conquistar, mas com um pouco de sorte(a sorte faz parte do jogo) à mistura, lá se conseguiu quebrar um jejum de onze anos.
Eu sei que não temos a melhor equipa, o plantel mais equilibrado da superliga, como as equipas dos nossos rivais, mas esta equipa foi a mais regular, e se calhar também a mais estável e únida do campeonato.
Não interessa falar se o conseguimos com ajuda deste ou daquele(à quem diga até que o Feher lá em cima nos ajudou nalguns golos).
Todos os grandes foram ajudados e prejudicados mas quem somou mais pontos fomos nós, O Glorioso.
Agora é só andar para a frente, porque o que passou passou, e o que interessa são os novos titulos que ai veêm, porque se tudo correr bem, com ou sem Trapalhone, com ou sem Camacho o futuro há-de ser vitorioso como sempre foi e sempre será.
Viva o Benfica e domingo seja o que Deus quiser.

 
At 5/27/2005 1:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o trapp ganhou um campeonato na sua 1ª epoca em portugal.
ainda pode ganhar uma taça de portugal, mas mesmo q nao ganhe isso ja nao lhe vai tirar o lugar especial q terá reservado para sempre na historia do benfica.

o peseiro, na sua 2ª epoca em portugal, perdeu numa semana o campeonato, uma final da uefa e o acesso directo à liga dos campeoes.

acho q nao sao os benfiquistas q têm de estar preocupados se o seu treinador fica ou nao fica..

 
At 5/27/2005 2:05 da manhã, Blogger João Pedro said...

Outro excelente post que mostra toda a emoção na hora da vitória.
Estive no Bessa (moro a quatrocentos metros), a trâs filas do relvado com o banco do Benfica virado para mim. O golo do boavista custou muito, as pessoas enervaram-se, os poucos adeptos de xadrez gozavam conosco, eu já via o caso malparado. Mas a entrada de Mantorras, como sempre, deu novo ânimo à equipa, que tomou de aaslto a baliza de Khadim. E de repente, o grande momento: golo da Briosa. Incêndio no estádio, tido aos saltos, até ao momento inesquecível da apito final. Gente a gritar, gente a chorar, pessoas que não se conheciam de parte nenhuma aos abraços, os jogadores a agradecer...E depois, toda a noite a Avenida da Boavista, indiferente a portistas trombudos (um ou outro, apelidados de "cabeçudos")pintada de vermelho, e as milhares de pessoas que seguiram a camioneta e a brindaram (sobretudo de Matosinhos, terra do lencarnado Leixões), e depois a apoteose em Pedras Rubras, como nem o Porto tinha conseguido...enfim, uma noite que não esquecerei nunca, uma noite em que o Porto se coloriu de vermelho.

 
At 5/27/2005 8:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aquilo que os SD fizerem na avenida dos aliados, comparado com o que os "NN bois" fizeram na final da taça o ano passado, foi uma bincadeira.
Os benfiquistas nem podem falar em "fair play" pois é o clube que mais casos tem, basta recordar o very light e as barbaras agressões á equipa de Hoquei do FCP, que passaram sempre impunes. Por isso não admira ver o Capitão e a equipa a ter canticos vergonhosos e condenáveis sem ninguém os referir nem condenar. Por muito menos o ETO veio publicamente pedir desculpas e foi multado pesadamente, mas aos benfiquistas tudo é permitido, os outros é que são sempre condenados, basta ter uma CD da liga "comprada".
Essas atitudes jogarão sempre contra quem os pratica, cada vez os benfiquistas, apesar de serem muitos, estão cada vez mais sós, cresce a onda anti-benfiquista, não a anti-benfica.

 
At 5/27/2005 9:39 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Pelo que me recordo, os NN não foram os únicos culpados do que se passou o ano passado. Os inefáveis SD também estiveram (para variar) metidos ao barulho.

De qualquer forma, não estou a defender os NN. O que eu gostava de saber é se este último comentário é por acaso uma tentativa de desculpabilização da atitude dos SD. As atitudes idiotas continuam a ser idiotas, venham elas de onde vierem, sejam da minha claque ou da dos outros. Estar a dizer 'Ah, e tal, os nossos foram bárbaros, mas só o foram porque os outros também foram' não faz sentido nenhum.

Já que mencionas as bárbaras agressões à equipa de hóquei do FCP, vamos falar sobre o assunto. Isso passou-se há cerca de oito anos, e eu por acaso até estive no pavilhão da Luz nesse dia. O jogo terminou, se a memória não me falha, 5-5. Durante o mesmo, os jogadores do FCP, com especial realce para o Tó Neves (que era o capitão de equipa), passaram o tempo todo a provocar a claque do SLB. Tendo em conta que era um jogo decisivo para o título, tendo em conta que a rivalidade é grande, e tendo em conta que num jogo de hóquei o público está muito perto dos jogadores, este tipo de atitude não me parece de forma alguma sensato. Quando, após o fim do jogo, os jogadores do FCP abandonaram o estádio, e mesmo sabendo que havia membros das claques que estavam ainda lá fora, sairam de sticks em punho, e voltaram a insultar as pessoas que lá estavam. Mais uma vez, isto não me parece uma atitude sensata.

A minha opinião sobre o assunto? Foi uma atitude vergonhosa e lamentável por parte dos membros das claques que agrediram os jogadores do FCP. Deveriam ter sido punidos severamente. Sou um adepto confesso do hóquei, e detestei ver a tribo do futebol ir para o hóquei e levar com ela aquilo que de pior o futebol tem. Mesmo as atitudes lamentáveis do Tó Neves não justificam de forma alguma o que se passou. Percebes o que eu estou a querer dizer? Pelos vistos tu achas que a atitude dos SD é justificável, porque antes já houve pessoas do SLB que tiveram atitudes condenáveis, e porque o nosso capitão, entre benfiquistas, e para benfiquistas, terá dito algo que não te agradou.

O que os SD fizeram é vergonhoso. E quando digo que acho vergonhoso, não quer dizer que não ache outras atitudes do género levadas a cabo pelos benfiquistas não sejam igualmente vergonhosas. Mas neste caso específico dos SD, a vergonha é ainda maior porque o que eles fizeram foi PREMEDITADO. Eles planearam e até se deram ao luxo de ameaçar veladamente o que iriam fazer com dias de antecedência. O que desde já impede que isto caa exactamente no mesmo saco que os exemplos que referiste, que foram situações 'instantâneas'. Ou achas que o Hugo Inácio andou a semana toda a pensar 'Vou levar uns very-lights para o Jamor e matar um sportinguista'? Na minha opinião o gajo devia ser tão ignorante que nem sequer fazia ideia que podia matar alguém com aquilo.

O Eto'o foi multado pelo clube, não pela justiça federativa. E o que ele disse não foi 'muito menos'. E quanto ao CD da Liga comprado, já nem sequer me vou dignar a responder. Já dei para esse peditório. Quando vejo adeptos do FCP a queixarem-se de 'compras', e de corrupção, a ironia da situação é tanta que me retira um bom bocado da minha capacidade de argumentação.

 
At 5/27/2005 11:59 da manhã, Blogger tma said...

E já agora, relativamente ao episódio das agressões à equipa de hóquei do FCP, deve-se acrescentar que a semana que precedeu o jogo foi caracterizada pelos habituais discursos incendiários do PdaC.
Mas tamém acho que de forma alguma isso é justificação para o que se sucedeu na altura. Atitudes dessas não só me repugnam enquanto adepto do desporto mas também como cidadão português.

 
At 5/27/2005 1:50 da tarde, Blogger Harry Lime said...

É bom que os benfiquistas se pronuniciem depressa acerca do que pensam do futuro do Trapp porque o LFV (esse santo do Benfiquismo) já veio dizer que o Trapp fica e que o Veiga também fica...

Acho que os benfiquistas vão acreditar mais uma vez que as decisões do LFV foram iluminadas pelo espirito santo da mistica benfiquista.

Acho que esse é um dos dogmas da fé benfiquista: a crença na infalibilidade do Sr. Presidente... pelo que as suas decisões não podem nunca ser questionadas nem postas em causa.

Assim, de novo, pergunto ao D`Arcy o que é que ele vai aqui escrever acerca do assunto. Porque o que está aqui em causa é: acreditam que este é o melhor rumo para o clube e que o titulo surgiu na sequencia duma estratégia segura e estruturada(AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH!) ou que o titulo foi fruto do acaso e que no fundo o Benfica precisa de mudar para funcionar melhor.

Esta é a questão que se vai pôr aos benfiquistas nos próximos tempos e é o que vai distinguir os benfiquistas inteligentes dos benfiquistas fanáticos e seguidores acefalos de todas as patranhas que lhes são vendidas pelos seus dirigentes.

 
At 5/27/2005 8:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

uma vez mais, volto a dizer, o trapp ganhou um campeonato na sua 1ª epoca em portugal e, pode ainda vir a ganhar a taça de portugal.

o peseiro, perdeu o campeonato, uma final da taça uefa e o 2º lugar q dava acesso directo à champions. tudo isto em apenas uma semana e depois de já ter sido arrumado da taça.. pelo trapp.

continuo a achar q nao sao os benfiquistas q devem estar preocupados se o trapp continua ou nao...

e ja agora, o q dizem os sportinguistas acerca das tentativas de agressao ao joao moutinho?
por acaso tem piada andaram mais preocupados com o 'trappatoni fica nao fica'...

em relaçao ao hoquei, a triparia ja esqueceu a stickada do paulo alves numa criança (sim, era um puto..) aquando dum benfica - fcp há meia duzia de anos?
é q nao lhes reconheço moral nenhum para falarem em 'agressões bárbaras'...

 
At 5/28/2005 12:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se calhar porque A Bola tem uma maior tiragem... normalmente se deixo a compra do jornal para mais tarde depois de uma vitória importante do Benfica, o Record consegue-se sempre encontrar, A Bola é que não.

Um comentário tão extenso provocado pelo texto da Leonor Pinhão não é senão uma prova que o seu propalado desportivismo não passa de uma palavra oca. Porque começa por falar nele, e logo a seguir cai nos comentários nada originais e carregados de azia que têm sido habituais em todos os anti-benfiquistas. O que só mostra que a nossa vitória e respectivos festejos o devem mesmo ter incomodado.

A Leonor Pinhão incomoda muita gente. Porquê? Porque responde à letra ao autêntico exército de cobras cuspidoras que, motivados pelo jejum de dez anos, têm andado a vilipendiar o Benfica nessa imprensa desportiva, com o recurso às acusações mais baixas que se possam imaginar. E é por isso que nós benfiquistas gostamos dela, porque ela diz o que os nossos inimigos (sim, no caso de muitas das pessoas que escrevem barbaridades nos jornais, eles já deixaram de ser adversários, e passaram a ser autênticos inimigos) não gostam de ouvir. A sua reacção não é senão uma demonstração cabal disso mesmo.

Uma crónica da Leonor Pinhão fê-lo deixar de ler A Bola. Mas calculo que crónicas escritas por Miguel Sousa Tavares, José António Lima, Bernardo Ribeiro, ou Daniel Reis já não o incomodem tanto, pois não? (embora deva referir que no último caso, ele escreveu um crónica bem objectiva e com grande desportivismo sobre a vitória do Benfica no campeonato).

 
At 5/28/2005 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ainda bem q a resposta (?) à leonor pinhão veio aqui parar porque, por momentos, pensei q ela escrevesse as suas crónicas num jornal desportivo...

o spiny-norman é grande!!! :DD

e ainda bem porque assim temos oportunidade de testemunhar 'in loco' toda a urticaria deles ;D

ahhh dez anos a "felicitarem-nos" por ganharmos taças amizade e torneios de pré-epoca e agora estão eles a pensar q nós vamos ser rasteiros também...

 
At 5/28/2005 3:38 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Por acaso isso foi a primeira coisa em que pensei... porque é que uma resposta à Leonor Pinhão é posta aqui?!? Será que o autor pensa que a Leonor é visitante deste blog? ;)

 

Enviar um comentário

<< Home