terça-feira, maio 10, 2005

Perspectiva

Bem, pelo que acabei de me informar, perdemos em Penafiel, e consequentemente cedemos a liderança na Superliga. Um olhar pelos jornais online mostra-me que o Benfica terá jogado francamente mal no fim-de-semana, e que ficámos a queixar-nos da arbitragem do Pedro Proença. Não tendo visto o jogo ou os lances em questão, apenas posso dizer que não me surpreenderia que o árbitro tivesse feito asneira. É que gostam tanto de fazer um escarcéu sobre o facto do Pedro Proença ser benfiquista, que o homem deve actuar condicionado sempre que nos arbitra. E independentemente de terem havido falhas do árbitro ou não, o que interessa é que uma equipa que quer ser campeã não pode perder com o Penafiel. Ainda assim, nada está perdido. Uma vitória no próximo fim-de-semana volta a colocar tudo em ordem, e se esta acontecer por dois golos de diferença tira todas as possibilidades do pessoal do Lumiar ser campeão.

De qualquer forma, preocupo-me com isso quando regressar. Agora estou a milhares de quilómetros de distância, e neste momento estou mais preocupado em aproveitar esta conferência para aprender o máximo, e em apreciar uma cidade linda, na companhia de uma mulher fantástica. Em face disto, essas preocupações parecem-me todas irrisórias. Sabe-me bem conseguir pôr as coisas em perspectiva.

21 Comments:

At 5/10/2005 7:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A vitória por 1-0 também afasta irremediavelmente os lagartos do título. Isto porque golos fora nos embates entre equipas em igualdade pontual no final do campeonato servem como factor de desempate.

Qualquer outra vitória do glorioso pela margem mínima, deixa os lagartos em superioridade, no caso do Benfica não pontuar no Bessa e os eles ganharem ao Nacional.

Esta última hipótese provavelmente daria o título aos tripeiros, já que deverão pelo menos ganhar 4 pontos nos 2 jogos que faltam.

As contas necessárias para encher o país de vermelho são fáceis. Primeiro que tudo, há que ganhar ao Spórtem, seja por que margem for. Se empatarmos ou perdermos, acho que podemos dizer adeus ao título que irá para o Alvalixo.

Se ganharmos, no Sábado à noite logo se vê se dá para festejar ou se ainda temos que ir ao Bessa arrancar 1 pontito ao major indiciado. O mais provável é que de facto isso seja necessário, dado que a rapaziada do Rio Ave já teve o seu dia de glória (e incentivos?) e terão entrado em férias antecipadas.

O jogo do Bessa pode ser até mais difícil que o da Luz. Será o grande momento de vingança dos indiciados do apito. Não vão deixar escapar a oportunidade.

 
At 5/10/2005 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Pedro Proença deixou o Penafiel fazer dezenas de faltas violentas sem mostrar um cartãozinho que fosse. Foi uma sorte não terem lesionado ninguem.
Quando logo no inicio do jogo atiraram o miguel ao ar num takle por trás e nem falta foi, tive a certeza que era impossível ganhar o jogo. Viemos de penafiel sem um único lesionado, com aquele árbitro, foi um excelente resultado.

 
At 5/11/2005 5:44 da tarde, Blogger Férenc Meszaros said...

D'Arcy, não te deixes emprenhar pelos ouvidos. Não foi pelo árbitro que o Benfica perdeu. Foi sim pela mesma falta de ambição que tem demonstrado e que até agora o tem safado á rasquinha.

Uma equipa que quer ganhar um jogo e principalmente um candidato ao título, quando está a perder por 1-0, não vai para cima do adversário, pronto para os comer? Ora, o Benfica não fez um remate de jeito á baliza depois do golo do Penafiel. E antes apenas tinham feito um. E o Penafiel nem sequer montou nenhum autocarro. Ou seja, um remate de jeito o jogo todo e ainda se vêem queixar de arbitragens em lances que seríam sempre (muito) duvidosos?

O Benfica devía olhar mais para dentro e deixar de mandar tiros para outras direcções. Estas manobras de diversão parecem já desculpas antecipadas de uma equipa sem fé, que acabou por fazer tantos castelos no ar que agora não podem correr o risco de deixá-los espatifcar no meio do chão e perder toda a cara perante os sócios.

E se o Benfica fosse humilde e não olhasse apenas para o seu passado, reconheceria que os primeiros lugares que tem ocupado não é por mérito próprio mas por demérito dos adversários. E que se este campeonato não fosse totalmente atípico, o Benfica nunca estaría por ali. Mais: Provavelmente, com a pressão dos sócios não havería nem Velho Trap nem Veigas. E talvez por isso a táctica da conspiração: Quanto custaría ao Benfica despedir estes 2 meninos? Aguentaría O LFV a pressão do descontentamento dos sócios quando as expectativas tivessem sido amplamente goradas uma vez mais, depois das promessas todas e negociatas como a do Anderson, do Ronald Garcia, do George Jardel? O que vale é que as circunstâncias têm ajudado e a propanganda parece estar a resultar. Como se vê neste pós-jogo de Penafiel para aliviar pressão da equipa, metê-la no próximo árbitro e desviar os olhos dos sócios em quanto á real capacidade da equipa. Que ainda pode ser campeã.

Agora, sejamos sinceros: Quem ganha 12 jogos por 1-0 merece ser campeão?

 
At 5/11/2005 7:23 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5/11/2005 7:24 da tarde, Blogger tma said...

É verdade que antes de o Benfica se queixar da arbitragem deste jogo, devia queixar-se de si próprio.
Ficou provado que o Benfica, sem 3 dos seus principais titulares, não tem banco para colmatar essas ausências. Este é para mim o principal defeito do Benfica, que está na origem dos muitos pontos perdidos sobretudo na 1º volta (muitos jogos sem Miguel, Petit, Nuno Gomes, Luisão ou R. Rocha, sendo que a dificuldade em ter estes 2 jogadores em simultâneo obrigou a prolongar a permanência do Argel, um dos piores jogadores que já vi, a vários níveis).
Estou convencido que, se o nível dos suplentes do Benfica fosse mais próximo do dos habituais titulares, a esta hora poderiamos estar a festejar o título...

 
At 5/11/2005 7:39 da tarde, Blogger Pedro said...

Amigo digam o q disserem com 4 penaltys por assinalar e um jogador por expulsar não há boa exibição q aguente.
O q importa jogar bem ou mal se 4 penaltys não são marcados? Se esses 4 penaltys fossem devidamente assinalados qual a probabilidade do SLB vencer o jogo mesmo jogando mal, mesmo sem ter feito um remate à baliza?
Quero lá saber se jogam bem ou mal..os arbitros têm q ser honestos e se tivesse havido honestidade em Penafiel o SLB estava a ganhar muito antes do Penafiel ter marcado e o jogo seria diferente. E se calhar já eramos campeões a esta hora....

 
At 5/11/2005 7:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

apenas mais um pequeno apontamento d'arcy.

para alem de nao te deixares "emprenhar" pelos ouvidos, nao te deixes sobretudo "emprenhar" pelas bacoradas q certos pseudos aqui escrevem...

esses pseudos q dizem q o benfica nao se pode queixar da arbitragem de penafiel, na qual ficaram três-penalties-três por marcar a favor do benfica, são os mesmos q na semana passada passaram os dias a dizer q o benfica foi beneficiado frente ao belenenses, quando o benfica venceu com um golo de penalty (no qual o defesa do belenenses deu mesmo mão na area..) e no qual o belenenses mais nao fez q defender, defender e defender.
mas aqui, nao foi o belenenses q mostrou falta de ambição, foi o arbitro q nao os deixou ganhar...

esses pseudos q dizem q o benfica apenas fez um remate de jeito (devem ter visto outro jogo...) e q assim nao merecia vencer, sao os mesmo q defendem q o penafiel merecia ganhar, quando estes fizeram um remate q deu golo e outro logo de seguida q foi ao poste...
isto em 90 minutos...

esses pseudos q dizem q se o benfica fosse humilde (devem ser eles os humildes...) reconheceria que os primeiros lugares que tem ocupado não é por mérito próprio mas por demérito dos adversários, são os mesmos q não tocariam neste assunto, se fosse o benfica a estar em 3º ou 4º.
aí já não era por demérito do benfica, aí já era merito total deles...

e esses pseudos q perguntam assim como q inocentemente se uma equipa q ganha 12 jogos por 1-0 merece ser campeã, são os mesmos q se esquecem dos resultados feitos pelo campeão sporting em 2000, depois de inacio ter chegado ao comando tecnico daquela equipa...

assim, d'arcy, nao te deixes "emprenhar" pelo q ouves, mas sobretudo nao te deixes "emprenhar" por comentarios de pseudo-analistas-de-situaçoes q escrevem aqui no teu blog... pq esses querem dar uma de intelectuais q percebem realmente da chicha mas nao passam de balofos arrogantes q ainda têm a lata de acusar os outros de não serem humildes...

 
At 5/11/2005 7:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

amigo pedro,
isso foi o q toda a gente viu, antes de o benfica jogar mal já o benfica estava a ser gamado.

poderia-se dizer q só quem é cego é nao vê, por exemplo, o penalty sobre o geovanni a meio da 1ª parte.
mas eles não são cegos, eles vêem muito bem, e viram tudo muito bem.
a arte de atirar areia para os olhos das pessoas é q os transcende e, pior q isso, pensam q nos transcende a nós...

 
At 5/11/2005 8:10 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim... definitivamente não estou mesmo com saudades da nossa bola. Conforme disse, não vi os lances em questão para os poder comentar, mas entre acreditar nos da minha cor, e os que odeiam o meu clube, prefiro acreditar nos meus (com um pinch of salt, claro). Confesso no entanto que assim que assisti ao regresso do Major, fiquei muito mais descrente nas nossas possibilidades de sucesso nesta SuperLiga. Vá-se lá saber porquê. Estou para ver a linda surpresa que nos devem estar a reservar para Sábado.


E após um filme da retrospectiva de Jim Jarmusch no Gartenbaukino, está na hora de sair para o MuseumsQuartier, e jantar no Halle. Seguramente, sem pensar mais no futebol português hoje. Que há coisas muito mais bonitas com que me preocupar.

 
At 5/11/2005 8:27 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Facto: pelo menos três grandes penalidades por assinalar.

Especulação: considerações sobre os méritos da exibição do GLORIOSO.

Facto: se o Benfica não tivesse sido roubado pelo árbítro, não teria perdido aquele jogo.

O resto é conversa.

 
At 5/11/2005 10:27 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O SLB neste momento só tem um Homem: o Mantorras. Ele é o único que está à medida do passado do Benfica. quando o homem falha não há nada que vos valha!

Na verdade, é o único que não destoaria nas grandes equipas que o Benfica teve no passado. O resto é tudo lixo.

Já agora, uma palavra para o Ferenc que diz aquilo que digo há anos. O Benfica só sai da cepa torta quando deixar de tentar encontrar desculpas na arbitragem, no Pinto da Costa e no Sr. Consul da Guine Bissau . As causas do insucesso do Benfica encontram-se dentro do Benfica. Eu digo isto há anos mas os benfiquistas (nomeadamante o D`Arcy!) não me levam a sério porque não sou do Benfica. Pior para eles, o autismo que eles têm em relação ao Mundo exterior só se vira contra eles.

Não que eu me preocupe muito. Quanto mais anos o Benfica estiver sem ganhar mais eu fico contente.

Mas o Mantorras...isso sim, é um jogador da bola!

 
At 5/12/2005 3:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ganharam um campeonato sem saber ler nem escrever em 2000 e outro com os penalties-fantasma do jardel em 2002 depois de 18 anos a chuchar o berbequim e agora é vê-los aí cheios de moral a dar palpites sobre autismos, febres hemorrágicas, lúpus e afins...

é só a rir...

pode ser q o "lixo" do geovanni os volte a fazer enterrar o melãozinho na areia outra vez...

 
At 5/12/2005 11:22 da manhã, Blogger tma said...

Um penalty tenho a certeza que ficou por marcar, numa jogada em que o jogador do Penafiel joga a bola com a mão.
Houve ainda os lances do Geovanni e do Simão (este quase no final), já mais discutíveis (até que ponto o contacto justifica a marcação de penalty? não terão sido as quedas forçadas?...)
De facto, mais uma vez acabámos por ser prejudicados, e isso não só não ajuda como desmoraliza.
Mas mesmo assim, continuo a achar que o Benfica tem obrigação de fazer muito melhor, mas para isso precisa de ter "banco" com algum nível. A exibição foi paupérrima. Espero sinceramente que o M.Fernandes e o N.Gomes recuperem para sábado:
O Bruno Aguiar é um "tenrinho", o Karadas é um tosco (aliás, chamá-lo tosco é uma ofensa para os toscos... o "Tosco" Manniche - refiro-me ao avançado dinamarquês - ao pé do Karadas era um verdadeiro "tecnicista").

 
At 5/12/2005 12:12 da tarde, Blogger Férenc Meszaros said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5/12/2005 12:25 da tarde, Blogger Férenc Meszaros said...

Caro Abraçabolha
Apenas alguns pontos:
1. É preferível ser pseudo do que estar a papagear a propaganda de um senhor de orelhas grandes, bigode farfalhudo e 4a classe.
2. Se consideras que Penafiel e Belenenses deverão ter o mesmo nível de ambição e responsabilidades que o Benfica, então colocas o Benfica ao seu nível. Gosto da honestidade. Nem eu chegaría tão longe...
3. Re-lê os comentários do Harry Lime e do Koelhone. Facciosismo, tudo bem. Cegueira nao. Não achas que os problemas do Benfica vão além das arbitragens?

 
At 5/12/2005 1:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Os problemas do SLB vão além das arbitragens. Mas usar o clube do Lumiar como exemplo nesse aspecto é ridículo. É que não há clube em Portugal que choramingue mais com árbitros e afins do que a malta do Lumiar. Depois quando as coisas correm bem armam-se em distintos.

 
At 5/12/2005 4:24 da tarde, Blogger Férenc Meszaros said...

De uma forma geral, TODOS os grandes têm sido beneficiados e prejudicados pelas arbitragens. Pontinho a mais, pontinho a menos, é inútil e infrutífero entrar em cálculos milésimais sobre quem foi mais ou menos beneficiado neste campeonato. Mas quase todos os anos existe um certo equilíbrio nesta espécie de clientelismo institucionalizado.

O problema este ano é que o campeonato tem sido tão equilibrado que as arbitragens se tornam ainda mais protagonistas que em outros anos. Repara que este campeonato é o que tem menor média de golos dos últimos anos. Isso significa que os jogos se decidem em menos lances. Ou seja, o papel dos árbitros torna-se ainda mais relevante, as suas intervenções mais decisivas e são, por isso, mais discutidos. Mas, na minha opinião, não acho que exista um benefício exagerado de um candidato ou um prejuízo claro de outro. Pelo menos, não mais do que é costume. Por isso parece-me bastante hipócrita apontar a carga bélica toda contra os árbitros quando também se é beneficiado em vários jogos.

Só para esclarecer, D'Arcy: Em nenhum momento me leste a dar o Sporting como exemplo de postura sobre as arbitragens. Nem política política desportiva ou seja lá o que for.

 
At 5/12/2005 6:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

cara furúnculo,

em relação ao ponto 1 do teu ignorante comentário dirigido a mim, estamos conversados, se alguma duvida havia q o sporting é realmente o clube das elites, tu tiraste-as por completo a quem as tinha...
e ainda bem q admites q és pseudo, é sempre preferível quando se admite, assim de um modo tão cordial, aquilo q é uma evidencia à vista de qualquer um.

em relação ao ponto 2, não há muito a dizer, preferes tal como a maioria dos antibenquistas fugir com o rabo à seringa. fala-se de uma coisa e tentas dar a ideia de outra.
assim como dizes q o benfica não merecia ganhar em penafiel, ficava-te bem admitir q o benfica merecia ter ganho ao rio ave, ao leiria, ao belenenses, ao maritimo, ao estoril, em vez de andar aí a mandar bifes para o ar e a dizer q o benfica foi beneficiado nestes jogos todos.
se calhar afinal não sou eu quem anda a papagear propagandas de alguem...

e em relação ao resto, às arbitragens, se não te lembras eu recordo-te.. nestes ultimos anos, sempre q o benfica chega ao 1º lugar da classificação o q se tem visto é papagaios (como tu, basicamente) a propangadear (esta palavra é gira..) aos sete ventos q o benfica está a ser levado ao colo (ups, tenho de pagar os direitos por esta...).
e este ano, com o benfica tão perto de ser campeão, já lhe perdi a conta às vezes q esse "dizer" foi ouvido, nas televisoes, nas radios, nos jornais, etc.
e uma mentira dita muitas vezes...
acontece q o benfica acaba por ser prejudicado, como o foi neste jogo de penafiel (só não aceita isso - não quem é cego - quem é burro..) e volta tudo à normalidade, o benfica não jogou nada, não foram assinalados três-penalties-TRÊS a seu favor mas isso nao interessa nada, pq o o "problema" do benfica vai muito alem das arbitragens...
enfim...

eu acho q sinceramente, o problema, e nem é o problema do benfica mas sim o problema do país, é existirem furúnculos na sociedade (como tu) q defendem o facciosismo e depois ainda acusam os outros de serem cegos...

olha, eu tambem acho hipócrita apontar a carga bélica toda contra os árbitros... q é isso q vocês única e exclusivamente andaram a fazer nestas últimas semanas...

 
At 5/12/2005 6:37 da tarde, Blogger Férenc Meszaros said...

Caro bolha
Estamos conversados.

 
At 5/14/2005 4:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

estamos estamos..

eu gosto das coisas assim, quando os ataques sao feitos com canhoes responde-se com canhoes tambem.
nao fiques amuado...

d'arcy,
como sei q estiveste (estás?) ausente do país, nao deves ter ficado a par de certas "pérolas" q foram acontecendo no nosso "adorado" país.
e a mais "bela" dessas pérolas foi talvez a entrevista de um dos árbitros da "frutinha" e dos "rebuçadinhos" à tv.

jacinto paixão ao seu melhor:
(é só a rir...)

Apito Dourado
Jacinto Paixão confirma «ofertas»

Jacinto Paixão abre o jogo e assume que cometeu erros dentro e fora dos campos de futebol. O árbitro, envolvido no processo «Apito Dourado», confirma que havia prostitutas no hotel à espera da equipa de arbitragem, depois do jogo FC Porto-Estrela da Amadora, da época passada.

«Estavam lá três meninas, que eu não sei quem as meteu lá. Eu corri com elas. A partir daí não sei mais o que se passou. Comigo nenhuma teve relações sexuais», afirma Jacinto Paixão.

O árbitro alentejano ficou magoado ao tomar conhecimento das escutas telefónicas entre Pinto da Costa e António Araújo. Conversas que, para o MP, são a prova de que a arbitragem de Jacinto Paixão foi comprada a troco de jantares, prostitutas e outros favores.

«Essas escutas são mais complicadas para o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa e para o Sr. António Araújo (...) Não existe uma única escuta no processo que tenha sido feita de chamadas telefónicas ou de conteúdos telefónicos feitos entre o Sr. Jacinto Paixão e o Sr. António Araújo», afirma o advogado do árbitro alentejano.

O MP invoca outro indício. No fim do FC Porto - Estrela da Amadora, Jacinto Paixão e os seus fiscais de linha foram jantar a uma marisqueira e não tiveram de pagar a conta.

Jacinto Paixão confirma que não pagou o jantar, mas também não sabe quem o fez. O árbitro confirma ainda que, no restaurante, estavam dirigentes do FC Porto.

«Quando acabou o jogo, eu dirigi-me para o meu carro, com os delegados da Liga, e perguntei aos meus colegas: "onde é que vamos jantar?". Depois, o Sr. Reinaldo Telles disse: "acompanhem-nos". Nós acompanhámo-los e deixou-nos naquele restaurante. Depois saiu comigo e foi-nos indicar o hotel».
___________________________________

\o/
mas isto só visto mesmo.
para este ignorante foi tudo normal aquilo q se passou.
no tal restaurante estavam fulanos do fcp, o ex-arbitro antonio garrido, etc, e no final quando ia para pagar ja estava pago o jantar.
tudo normal, o homem nem se interessou em saber quem o havia feito.
o andar pela cidade do porto a ser conduzido pelo reinaldo teles tb foi uma situaçao perfeitamente normal.. lol
só a rir mesmo
e depois remata a entrevista com qualquer coisa neste estilo:
"epa pq eu tenho familia, tenho mulher e filhos, e isto q me estao a fazer nao é correcto, nao me da jeito nenhum"
:D
só a rir mesmo.
lembrei-me logo daqueles meus do gato fedorento, no sketche do filme indiano.. "epa voces estao-me aqui a violar mas isto nao me dá jeito nenhum, eu tenho onde estar às 11h.."
só a rir, só a rir.....

de qualquer forma, imagino q hajam aí fulanos q vao dizer q isto é tudo lixo e q os problemas vao todos para alem das arbitragens.. enfant enfant...

 
At 5/14/2005 7:10 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Bem, estou agora no aeroporto, a poucos minutos de apanhar o avião que me vai pôr a caminho da Luz para assistir ao derby de logo à noite \o/

Essa entrevista é na verdade digna de aparecer num sketch dos Monty Python. Mas para ser sincero, eu já não acredito que o Apito Dourado resulte em alguma coisa. Na melhor das hipóteses, vai haver alguns 'pequenitos' que vão apanhar alguma coisa, mas o peixe graúdo vai fugir todo. Desde que vi o Major voltar impunemente à Liga, deixei de acreditar no Apito Dourado.

 

Enviar um comentário

<< Home