quinta-feira, julho 28, 2005

Interpretações


Parece haver algum interesse em fomentar e até mesmo criar rivalidades parvas entre o nosso treinador, Ronald Koeman, e o treinador do FC Porto (esta mania de acicatar ânimos e rivalidades até tem muito a ver com o habitual modus operandi do presidente do FC Porto). De modo que não há conferência de imprensa do Koeman em que certos jornalistas não o massacrem com perguntas acerca do Co Adriaanse (tal como não se cansam de fazer perguntas ao outro acerca do Koeman). Ontem, após o jogo com o Barreirense, voltaram à carga, e Koeman respondeu diplomaticamente, tentando pôr um fim a isto:

"A única diferença que vejo entre ele e eu, é que eu ganhei títulos, e ele não... Mas ele tem mais experiência do que eu, é treinador há mais tempo. Cada um tem de pensar apenas e só no seu clube, ele no FC Porto e eu no Benfica. Para vocês isto é mais um jogo, mas não quero falar mais disso."

Não sei se o problema será meu, mas não detecto nestas afirmações qualquer atitude de desrespeito do Koeman para com o Adriaanse, ou sequer qualquer tipo de confrontação. Claro que para o pasquim do costume, estas afirmações podem traduzir-se no Koeman a 'meter Adriaanse no seu lugar'. Enfim, são interpretações que cada um pode dar a determinadas palavras, mas se estão interessados em fomentar uma guerra entre os dois treinadores, o nosso parece não estar nada interessado nisso.

Mudando de assunto, entretanto tenho andado divertidíssimo a assistir ao regozijo dos adeptos do Lumiar pelo facto de o Benfica ontem apenas ter ganho por 1-0 ao Barreirense (é que eles, por algum motivo, ficaram incomodados com o facto de terem ganho por 3-1 à mesma equipa que levou cinco de nós, como o Anti-Anti-Benfica oportunamente lembra - desta vez o subterfúgio da 'qualidade do futebol' apareceu mais cedo, é logo na pré-temporada... aconselho-os a visitarem o site oficial dos Baggies e a lerem o que eles escreveram sobre a qualidade do nosso jogo). O facto de eles andarem esquecidos que ganharam por 2-1 ao mesmo Barreirense há menos de duas semanas, tendo o golo da vitória sido marcado por um adversário na própria baliza, já torna esta atitude suficientemente divertida. Mas divertido mesmo é ver que, à falta de derrotas do Benfica, o espírito deles é tão pequenino que agora têm que se alegrar quando o Benfica ganha por poucos. Pela minha parte, agradeço a atitude. Não é senão um reconhecer do nosso valor quando os nossos adversários mostram que até para eles, o Benfica devia ganhar sempre por goleadas.

15 Comments:

At 7/28/2005 12:20 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Há dois grandes clubes em Portugal com carácter nacional: o Glorioso e os lagartos. Não percebo por que é que os adeptos lagartos não fazem jus a isso e pensam mais no seu clube. A única coisa que os preocupa é o Benfica. É de facto algo que deveria ser investigado em termos científicos. Haverá aí bastantes recalcamentos.

Deixo aqui um apelo aos adeptos lagartos: eu sei que é complicado não se pensar no maior clube português e que o sentimento de inveja por sermos o clube com mais títulos em Portugal é algo perfeitamente natural. Mas tentem pensar um bocadinho mais no vosso clube e menos no nosso. Ele, apesar de tudo, merece.

 
At 7/29/2005 9:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mail enviado ao Maisfutebol e ao Sr. Paulo Pedrosa, intitulado "MF: má fé ou Maisfutebol?"
Exmo. Director,
O Maisfutebol começou por ser, há alguns anos, uma "lufada de ar fresco".
Agora tornou-se num espaço de ataque ao Benfica, repleto de péssimas peças jornalísticas. A perseguição ao Benfica feita pelo Sr. Luís Sobral e, especialmente, pelo péssimo jornalista Sr. Paulo Pedrosa, é de uma indigência jornalística sem limites.
Sei que, para adeptos de outros clubes deverá ser difícil escrever sobre o Benfica (em especial na época em que regressaram às vitórias), mesmo os que são jornalistas. No entanto, o mínimo que se pede é que tentem ser profissionais - já que parece ser pedir demais que sejam bons ou que tenham um comportamento imparcial, ético e de cumprimento deontológico da vossa profissão ). Falar do Benfica, fazer comparações, referir o Arb. Paulo Costa (insinuando conluios) e falando de um tal "golaço" de um golo normalíssimo de um jogador do Sporting torna o "pequeno texto" do Sr. PP uma indizível resenha jornalística.
Por mim, e por muitos outros, não nos apanharão a ler o MF.
PS: Sr. PP, tem carteira de jornalista ou escreve por carolice?

 
At 7/29/2005 10:06 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`arcy,

Parece-me que este blog está a entrar na "silly season"... Este tipo de noticias não tem interesse nenhum.

Escreve sobre futebol, sobre Benfica, sobre jogos, jogadores, contratações, tácticas e arbitragens (mesmo de um ponto de vista irremediavelmente lampião como o teu!). Agora escrever sobre isto? Não vale a pena!

Meu, estas a gastar mal o teu latim!

E eu não estou a tomar partido apesar de desconfiar que o Koeman é melhor do que o Adrianse... Pelo menos se pudesse escolher entre um e outro para treinador do sporting nem hesitava na escolha!

Mas não me interpretem mal! Espero e continuo a esperar que o Koeman se dê mal no Benfica. :))))))))))

PS. Quantas vezes é que é necessário dizer à lampionagem que a lagartagem não tem inveja de voces? Nós, pura e simplesmente, não gostamos do Benfica! Pá, é dificil compreender isso? Esta conversa da "inveja" é mesmo uma conversa "portuguesinha" que diz muito mais acerca dos benfiquistas do que dos "invejosos".

 
At 7/29/2005 11:20 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Harry Lime: não há coisa que eu mais odeie no mundo do que o clube regional, por razões que já explanei num dos meus comentários aqui no blog do D'Arcy (que outro clube no mundo teria um direcção que fosse conivente com o triste espectáculo que a sua claque deu na Av. dos Aliados em Maio passado?). Todavia, não passo a vida a falar nele, nem a gritar por um clube adversário dele no dia da final de uma competição europeia em que o meu clube estivesse presente (como vi um adepto do teu clube a gritar pelo Boavista no dia da final da Taça Uefa).

Eu percebo que vocês não gostem do Benfica, afinal a rivalidade é isso mesmo, não percebo é a vossa obsessão pelo Glorioso, ao ponto de passarem a vida a falar nele. Para mim, isto é um sintoma de inveja por quem é maior que vocês. E digo inveja no sentido que eu tenho inveja do Real Madrid. Bem gostaria que fosse o Benfica a ter 9 Taças dos Campeões. Só gostaria que vocês admitissem isso...

 
At 7/29/2005 3:36 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Se me perguntares se eu preferia ter 2 Taças dos Campeões a ter uma Taça das Taçs eu digo-te: claro que preferia. Digo-te ainda mais: melhor do que ter 2 Taças dos Campeões, só ter 9 como o Real Madrid! Mas isto não é inveja. Isto é querer vencer sempre mais e melhores titulos.

Quando voces falam em "inveja" da forma como costumam falar querem dizer coisas muito diferentes: falam da mistica, da massa associativa, do "clube do pobrezinhos mas honrados" e dessas parvoices de que voces falaram durante anos para desculpar a consistente incomptencia do vossos dirigentes e dos vossos técnicos.

 
At 7/29/2005 4:22 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Quando eu falo de "inveja", refiro-me principalmente à quantidade de títulos que nós temos em comparação com vocês. Daí que tenha utilizado este termo em relação ao Real Madrid. Quanto aos outros motivos da "inveja" que referes, acredito que ela também se deva à maior quantidade de adeptos que nós temos, o que faz com que tenhamos sempre mais tempo de antena na comunicação social. E isso deixa-vos fulos, porque vocês são de um grande clube, mas não tão grande como nós...

Essa do "pobrezinhos mas honrados" é uma ideia feita que vem da altura da fundação do Benfica. É a mesma coisa que dizer que o teu clube é um clube de "ricos e distintos", mas que a primeira coisa que fez quando nasceu foi vir roubar os jogadores do Benfica...

 
At 7/30/2005 5:19 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Nós não roubamos nada a ninguém! Nós oferecemos mais dinheiro aos jogadores para virem para o sporting.

Nesse episódio não houve nenhuma falta de caracter do sporting... se calhar os jogadores é que tiveram falta de caracter. Aliás, a forma como voces falam desse episódio diz muito acerca do "portuguesismo" do SLB.

Para mim não gostar do Benfica é como não gostar do Marco Paulo. Eu, por exemplo, gostava que os Madrid De Los Austrias ganhassem tantos discos de platina como o Marco Paulo... Mas isso não faz com que eu (nem os musicos dos Madrid) tenham inveja do Marco Paulo nem dos seus fãs.

É dificil para as cabecinhas simplistas e megalomanas dos benfiquistas entender uma coisa simples como esta? É dificil para voces compreenderem que se pode não gostar de alguma coisa sem se ter inveja dessa coisa? É nestas pequeninas manias que se nota a mais profunda portugalidade da mentalidade benfiquistas.

 
At 7/30/2005 5:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Já agora espero que tenham gostado dos 4 secos que o SCP enfiou ontem ao Boro...

Eu sei que voces não ligam aos outros clubes mas deveriam tomar atenção aestes pequeninos pormenosre.

Voces até ligam aos outros clubes quando descobrem no fim da epoca que alguem ganhou Campeonatos em vez de voces e decidem nessa altura fazer birrinha e falar da misitica benfiquista

 
At 7/30/2005 5:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho muito bem que estejam satisfeitos com o resultado de ontem. Mas mais uma vez, vejo-me forçado a perguntar: e o que é que nós temos a ver com isso? Porque é que tens que vir falar do assunto para um blog benfiquista? Mas não, não é obsessão. Nós é que andamos obcecados convosco.

 
At 7/30/2005 6:40 da tarde, Blogger Pedro said...

Mas não gostas do SLB pq? Pq é q o teu não gostar do SLB faz com q apenas fales do SLB e cada vez q o teu clube marque um golo tu cantes contra o SLB e não pró scp?
Pq é q qd o teu clube perde uma final europeia o teu primeiro pensamento seja insultar o SLB?
Isto é muito mais q não gostar...e é inveja. Sabes pq é q é inveja? Pq vocês não suportam o facto de os benfiquistas não terem a mesma posição em relação ao scp.
O q mais incomoda os sportinguistas é o facto dos benfiquistas estarem-s epura e simplesmente a borrifar para o scp.

 
At 7/31/2005 6:44 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Arcy,

Eu venho aqui e escrewvo sobre o que me apetecer. Não sou mal educado, não insulto ninguem (a não ser a instituição Sport Lisboa e Benfica. o LVF eo Veiga). Por isso, não há nenhuma razão para esse paleio fascistoide do estilo "isto é nlog benfiquista para benfiquistas".

Curiosamente, os leitores benfiquistas que aqui vem costumam ligar bastante aos meus comentários... Deverias ter isso em conta em vez de vires para aqui armado em "Lapis Azul" a dizer o que é um gajo deve ou não deve escrever. É que eu tenho um bocado de falata de paciencia para putos.

pedro,

alguns comentários ao teu interessante comentário:

1-eu não preciso que o Sporting marque um goglo para eu cantar contra o SLB .Eu canto contra o SLB de qualquer maneira.

2-As razões pelas quais eu não gosto do Benfica? São simples: o seu "sentimentalismo", a sua mania de que só porque ganharam umas taças há 40 anos têm direito a ganha-las todos os anos, a sua mania de que são o "clube dos pobreszinhos" (quando hoje em dia NENHUM clube é dos pobrezinhos nem muito manos é pobrezinho) por fim a vossa paranoia: voces no fundo pensam que são perseguidos e acossados e que toda a gente trem oinveja vossa. Ora da forma como eu vejp as coisas um clube com 14 milhoes de adeptos (?????) não é acossado por coisa nenhuma.

Ou então se é acossado é porque os seus dirigentes são uns parvalhões sem remissão (o que me parece bastante realista).

Por fim, eu gosto de escrever em blogs lampiões porque ganho muito mais em conhecer o que é que a oposição pensa do que em conhecer o que os sportinguistas pensam. É dificil entender isto?

 
At 7/31/2005 10:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não sei se já pensaste que se eu na verdade usasse um lápis azul, os teus comentários não estariam aqui.

E eu aponto o teu comportamento simplesmente porque tu te recusas a admitir que és, tal como a grande maioria dos adeptos do teu clube, obcecado pelo Benfica. E quando nós não ligamos nenhuma ao teu clube, tu tens que te pôr a falar dele num blog que discute assuntos do Benfica para ver se a gente lhe dá alguma atenção. Isso sim, é uma atitude de puto mimado. Até porque eu não disse que tu não o podias escrever. Apenas perguntei porque é que o fazias. Pergunta essa a que tu, convenientemente, não respondeste. Não é a questão de escreveres em blogs benfiquistas; é a questão de trazeres à conversa assuntos (resultados do clube do avozinho, ainda por cima em encontros amigáveis) que não estão a ser discutidos e que, regra geral, não interessam.

 
At 7/31/2005 11:04 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu atiro tópicos para fogueira. Se as pessoas quiserem agarrar neles agarram se não quiserem, não agarram.

Tu é que vais decidir isso? O teu papel é o de moderador das discussões ie, o de garantir que as discussões QUAISQUER QUE ELAS SEJAM correem com correcção e em condições. O que as pessoas discutem é problema delas.

Eu não sou obcecado pelo Benfica. Aliás no meu blog, que representa com fidelidade as minhas preocupações politicas, sociais, estéticas e futebolisitcas encontras lá muito poucas entradas acerca do Benfica. A razão pela qual eu gosto de aqui vir é que gosto de te ler, gosto do teu portugues e da forma como falas de bola. O facto de isto ser benfiquista tambem é divertido para gozar convosco e mandar umas piadas à vossa custa, algo que voces do alto da vossa seriedade mistica benfiquist não conseguem fazer.

PPS. a minha obsessão pelo Benfica é pelo facto de voces serem ridiculos e pelo facto de quando eu estou em casa ao sabado à noite gostar de ver futebol na TV. Ontem estava a ver o sporting eo Benfica ao mesmo tempo. Quando o jogo do sporting estava chato virava para o Benfica e vice versa. É tão simples quanto isso.

PPPS. De resto, há varios comentários e postes teus em que fazes referencia ao Sporting, porque é que eu não hei-de fazer o mesmo?

 
At 7/31/2005 11:50 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Quando falo sobre o clube do avozinho é quando o assunto em questão tem relação com o Benfica. Não vejo que relação pode ter com o Benfica o jogo deles contra o Setúbal.

Podes mandar as bocas que quiseres sobre o Benfica, e discuti-las aqui. O que eu não consigo perceber mesmo é quando estamos a discutir 'O Benfica empatou com o Guimarães' e tu de repente mandas um comentário 'Nós ganhámos ao Setúbal'.

E eu já escrevi que não estou a dizer que não podes anunciar os resultados do teu clube nas discussões de benfiquistas. O que eu quero mesmo saber é PORQUÊ. Qual é a motivação que leva um adepto do clube do avozinho a fazer algo tão nonsense. E tu ainda não conseguiste esclarecer isto. Porque eu, desprezando o teu clube como desprezo, nunca pensaria sequer em ir para o meio de uma discussão da lagartagem sobre a final da Taça UEFA dizer que o Benfica tinha ganho o campeonato. Eu tento ignorar aquilo que me chateia, enquanto que tu, com a tua atitude, demonstras que o Benfica é para ti um pet hate. E um pet hate é uma obsessão, quer queiras admiti-lo, quer não.

 
At 8/02/2005 10:14 da manhã, Blogger Sarrafeiro said...

Parabéns, Harry Lime!
"Nós, pura e simplesmente, não gostamos do Benfica! Pá, é dificil compreender isso?"

Quem não entende isto....

 

Enviar um comentário

<< Home