sábado, julho 16, 2005

Tomasson



Afinal o Jon Dahl Tomasson não vem para o Benfica, e vai em vez disso para o Stuttgart. Surpresa? Para mim não. Conforme já escrevi aqui várias vezes, contratação do Benfica só admito quando vejo o jogador em questão ao lado do presidente na sala de imprensa, e o facto anunciado no nosso site oficial. Tudo para além disso não passam de novelas jornalísticas para manter os números das vendas durante a silly season. Se eu acreditasse em todos os 'factos' que os jornais me transmitem, neste momento o Robinho, o Maxi Lopez, e o Dedé já eram nossos.

Claro que assim que foi conhecida esta notícia, a canzoada do costume desatou a abanar a cauda e a latir alegremente (isto não são cães quaisquer, são daqueles bem rafeiros, que reviram os caixotes do lixo à procura de coisas podres que possam satisfazer o seu palato). Fiquei inclusivamente a saber disto porque um antibenfiquista fez o favor de me enviar um SMS para expressar a sua alegria.
Eles festejam estas coisas como se uma vitória do seu clube se tratasse, ou como se fosse algum tipo de vergonha o facto de o Benfica não ter conseguido contratar um jogador porque outro clube lhe ofereceu melhores condições. Vergonha seria entrarmos em loucuras e contratarmos jogadores acima das nossas posses, hipotecando o futuro do clube. Mas apraz-me verificar que eles andam mesmo preocupados connosco, e seguem com atenção as novelas das nossas contratações. Se calhar os jornais andam atarefados a elaborar estas novelas na esperança que os benfiquistas as consumam, e no fim é a canzoada que as devora vorazmente (o cheiro a lixo deve-lhes ser irresistível).

No entanto isto é sempre frustrante, porque quer queiramos quer não, somos adeptos de futebol, e quando nos falam muito de certos jogadores vestirem a nossa camisola, é fácil sonhar. E custa sempre que um sonho fica desfeito. A tendência natural do adepto é ficar aborrecido com os dirigentes por 'deixarem escapar' o jogador. Sinceramente, não vejo as coisas assim. Se o Benfica estava de facto interessado no jogador, tenho a certeza que os nossos dirigentes tudo fizeram para o contratar. Se outro clube conseguiu oferecer-lhe melhores condições, azar, é a lei da vida. Não vou ficar zangado com os dirigentes por terem falhado a contratação. Fico contente por, pelo menos, eles estarem a tentar contratar jogadores de nível elevado para o nosso clube. É por eles serem bons que as hipóteses de falhar a contratação são maiores. Se eles andassem a tentar contratar os Jaquins ou os Manoeis que jogam em pequenos clubes, em vez de tentarem contratar jogadores ao Milan, conseguiam-no de certeza.

De qualquer forma, objectivamente, o Benfica precisa de reforçar-se urgentemente. Para mim, neste momento, a nossa equipa é mais fraca do que a do ano passado. Perdemos o Miguel, e os reforços que entraram não compensam essa perda. O Beto é um jogador banal (não acredito que se vá transcender no Benfica, e transformar-se num jogador diferente daquele que vi nos últimos anos no Paços de Ferreira e Beira Mar), o Anderson vem para uma posição para a qual não estamos necessitados, e o Karyaka é o único que se apresenta como alternativa válida para o onze titular (só consigo imaginá-lo a entrar para o lugar do Nuno Assis). Este ano temos responsabilidades acrescidas, devido à participação na Champions League. Se não é possível contratar estrelas, é necessário pelo menos contratar jogadores que possam colmatar as eventuais ausências de jogadores titulares sem que a equipa se ressinta demasiado. E não me vão convencer que o Beto faz o lugar do Manuel Fernandes sem que se note a diferença.

P.S.- Entretanto fiquei a saber que o Léo já foi apresentado, portanto este é mesmo reforço. E é um que é uma alternativa válida para o onze. Aliás, pelo que conheço dele, acho mesmo que vai relegar o Dos Santos para o banco sem muita dificuldade.

40 Comments:

At 7/17/2005 2:20 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Quando o Veiga chegou de mãos a abanar e sem o latagão ao lado, disse logo que o gajo já não vinha. Em substituição deste pode vir um brasileiro que tem como primeiro nome o de um famoso compositor de música erudita e um segundo nome em inglês. Já está habituado a jogar de vermelho.

 
At 7/17/2005 7:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

LFV disse que hoje seriam apresentados 2 jogadores. Espero para ver.
Aqui a questão já nem é o Tomasson ou
outro qualquer, é a habitual "fanfarronice" e criação de expectativas junto dos sócios,que depois não se cumprem. Foi assim com Camacho,foi assim com Trappatoni,será assim com Koeman?
Será que uma direcção que esta no clube há tanto tempo não consegue "identificar" um ponta de lança e
um distribuidor de jogo e só contrate defesas?
Há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Esta não pode ser a postura do Benfica,pois arrisca-se a perder ajá debilitada credibilidade que tem.
Começo a pensar que a saida do trap não teve nada a ver com a mulher mas com a falta de credibilidade do projecto.
E isto é grave,pois oBenfica começa
a ser mal visto no meio dos profissionais de futebol europeu.
Vamos a ver o que se passa comKoeman.
Wagner Love?

 
At 7/17/2005 3:05 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pois..pois...

Eu começo-me a interrogar acerca da legitimidade da lampionagem para falar da forma como os rivais gerem o seu plantel...

é que eu já li aqui tantas coisas acerca do plantel do sporting e do Dias da cunha que só diz baboseiras (o que é verdade!) e da indefinição do plantel do sporting... mas final os lampiões funcionam da mesma maneira.

Diz a lampioangem que o SLB é um clube modelo mas a verdade é que há jogadores que se baldam aos treinos durtante semanas a fio, há jogadores que vêm para o clube e que depois não vêm. Este fenomeno começa a ser critico... só com os "reforços" que o benfica já "teve" esta época dava para fazer uma equipa candidata à Liga dos Campeões!

Afinal a incompetencia dos dirigentes é a mesma...

PS. Então e o Dede? Não estava para vir? Afinal veio um lateral esquerdo brasileiro de 30 anos. Não ponho em duvida as qualidades do Leo. Mas um jogador brasileiro (apesar de internacional) que chega aos 30 anos sem jogar na Europa é de desconfiar.

PPS. Voces acreditam que o Vagner Love vem para o Benfica? Porque é que ele havia de o fazer? Acham que estão em condições de lhe pagar mais do que os mafiosos russos? Voces, benfiquistas, vivem no Mundo da fantasia... O Vagner Love é mais uma das vossas promessas: Robinho, Maxi Lopez, Zenden, Dede, Tomasson e muitos e muitos outros...

 
At 7/17/2005 3:11 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Entretanto dei uma vista de olhos pelos urros de contentamento da lampionagem nos comentários da posta anterior do D`arcy quando souberam que o Liedson ia para o Estugarda... parece que afinal de contas quem se lixou foram voces com a história do Tomasson ::)))))))))


PS. O Julio Iglesias foi um cantor pimba avant la lettre

 
At 7/17/2005 6:17 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Quem trouxe a história do Liedson não fomos nós, foi um dos membros da canzoada. Eu limitei-me a dizer que a saída do Liedson não me incomodaria nada, antes pelo contrário.

E não vejo 'incompetência' nenhuma numa contratação falhada da forma que a do Tomasson falhou. Ofereceram-lhe melhores condições noutro sítio, e pronto. Incompetência seria o Benfica oferecer-lhe condições acima das que pode.

Acho giro que agora também já vejas 'jogadores' (no plural) no Miguel. Parece que tens mais problemas de visão do que o daltonismo. E já que és tão entendido, explica lá o que é que o Benfica deve fazer. Mandar um bando de capangas apanhar o Miguel e arrastá-lo para os treinos? Hostilizar o Miguel seria entrar no jogo que o Barbosa e o Ferreira querem, para poderem ter um motivo para pedirem a rescisão do contrato.

Não te preocupes tanto com o Léo. Vocês têm o Paíto, que é muita bom. É verdade que é um furo a defender, mas o gajo uma vez deu uma rata ao Luisão, e é isso que identifica a massa com que são feitos os jogadores que ganham títulos.

 
At 7/17/2005 10:36 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A contratação falhada do Tomasson não seria grave se fosse a única... o problema é que já há uma longa lista de "falhaços":

Podemos fazer as contas:
-Robinho
-Maxi Lopez
-Zenden
-Dede,
-Tomasson

E mais alguns de que não me lembro... É que, depois de tantos falhanços, voces já deveriam começar a desconfiar de que isto é cpaz de ser um bocado mais do que má sorte.

E depois eu volto à minha: que legitimidade é que voces têm para falar do Dias da Cunha?

Os vossos dirigentes são igualmente broncos e incompetentes. Porque é que não falam deles? Porque é que, apesar de tudo, os benfiquistas nunca se cansam de inventar desculpas para a incompetencia dos seus dirigentes?

 
At 7/17/2005 10:39 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Vá lá... hoje não jogaram de verde.

Mas perder contra a segunda equipa do Chelsea é sempre um bom resultado. Especialmente quando se perde por poucos.

Isto num jogo que, segundo o LFV, não passou de um amigavel jogo-treino

 
At 7/17/2005 10:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Olha, estou agora a ver a repetição do golo. E descobri que aquilo voi um autogolo... do RICARDO ROCHA (o melhor central a jogar em Portugal)

 
At 7/17/2005 10:55 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`arcy, alguma vez me ouviste dizer que o Paito era um bom jogador de futebol? Alguma vez ma ouviste dizer que o Leo era pior do que ele?

Em relação à rata ao Luisão... pá, foste tu que falaste nisso, não fui eu :)))))))

Eu apenas digo e repito: contratar um jogador de 30 anos não me parece ser uma aposta com muito futuro. Nem em termos financeiros nem em termos desportivos. Pões isto em causa? Ou mais uma vez vais inventar uma desculpa para a desorientação da vossa direcção?

É que temos de nos lembrar que o lateral-esquerdo de que toda a gente falava era o Dede (que tem 27 anos e joga na alemanha há 6 épocas)... mas pronto, foi apenas um falhanço nas contratações do LFV/Veiga. Mais um...

Pergunto-me o que é que os lampiões diriam se esta brilhante sequência de falhanços acontecesse no "Clube do Lumiar".

 
At 7/17/2005 11:31 da tarde, Blogger MB said...

Eu sou menos optimista que tu, D'Arcy. Eu só acredito numa contratação, quando vejo o futebolista em causa a jogar. Por exemplo o Paulo Alves e o Rushfelt posaram para as fotografias junto dos Dirigentes, na sala de imprensa, e nem por isso foram contratados!



Harry Lime:

Existem dois conceitos que tens de distinguir (para além do conceito de verde):

-Incompetência
-Dinheiro (neste caso, a falta dele).

Se o Presidente do Benfica fosse o Abrahmovic ou o ricaço do Dinamo de Moscovo, de certeza que já teria "competência" para fazer essas contratações.

 
At 7/17/2005 11:41 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não sei se sabes, mas de cada vez que os jornais mandam com um nome cá para fora como potencial reforço, isso não quer dizer exactamente que estejamos a tentar contratá-lo... é o que eu digo, pelos vistos a canzoada consome essas novelas mais vorazmente do que os benfiquistas, e leva-as mesmo a sério, e tu és a prova viva disso mesmo. E já disse, para mim não é vergonha nenhuma tentar contratar um grande jogador e não o conseguir. Tu é que pareces ficar especialmente incomodado com isso.

De facto, uma equipa onde jogam Cech, Paulo Ferreira, Gallas, Terry, Lampard, Makelele, Tiago, Robben, Cole, Crespo, Gudjohnsen, Del Horno, ou Duff só pode mesmo ser a segunda equipa do Chelsea (pergunto-me quem serão os titulares...). Ah, faltavam o Ricardo Carvalho e o Drogba, deve ser por isso que era a segunda equipa deles. O que me pergunto mesmo a sério depois do que escreveste é se tu alguma vez terás visto o Chelsea jogar...

O Léo veio praticamente de graça (custou-nos 200.000€). Onde é que está o erro em termos financeiros? Contratámos um jogador internacional brasileiro, com qualidades muito acima da média do campeonato português. Onde é que está o erro desportivo? Um jogador com 30 anos acabados de completar é um jogador acabado? A tua equipa não foi buscar o ciático do Acosta com 32 anos? Não ganharam um campeonato praticamente à custa dele? Vais dizer que isso foi um erro desportivo?

De cada vez que abres a boca para falar do Benfica, levo-te ainda menos a sério. Fico com a sensação que não reflectes sequer um bocadinho antes de escrever. Ou que, pior ainda, o facto é que não sabes mesmo nada sobre futebol...

 
At 7/18/2005 12:01 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Desculpem lá, benfiquistas.

Eu posso não perceber nada disto mas não vejo mais nenhum clube anunciar jogadores atrás de jogadores cuja contratação depois não se pode concretizar.

Eu atribuo isto a 2 factores possiveis:

-o facto dos dirigentes do Benfica terem mais olhos do que barriga (o que na minha terra é um sinal de incompetencia)

-o facto dos rigentes do Benfica não saberem gerir as relações com a imprensa (que na minha terra tambem é sinal de incompetencia)

o problema aqui não é a falta pou excesso de dinheiro. O problema aqui é o facto de jogadores serem anunciados sem depois aparecerem. O problema é um problema de gestão da comunicação, entendido?

Se fazem mal este trabalho (e parece-me óbvio que isto acontece...) então parece-me que são incompetentes. E atenção eu n~ºao estou a dizer que o Sporting é exemplar neste aspecto. Em Portugal, só o Pinto da Costa é que consegue controlar os jornais. não sei como o consegue nem sei se o faz da forma mais "limpa". Mas sei que, com muito raras exepções, os jogadores do Porto só aparecem nos jornais depois de serem contratados.

Porque, e aqui repito-me mais uma vez, não há nenhum outro clube portugues onde aconteçam fracassos destes a esta velocidade.

Em relação ao Leo, volto a repetir os factos que me parecem transparentes: os dirigentes prometeram o Dede (27 anos e extensa experiencia no futebol europeu) e acabaram por trazer o Leo (30 anos, e 0 épocas de experiencia no futebol europeu).

Nestas condições não admira que o Leo tenha saido muito mais barato... Quem quer qualidade e experiência tem de a pagar, não é?

Eu não digo que o homem é mau jogador. Eu apenas digo que o homem não é aquilo que os dirigentes prometeram ao clube e aos adeptos. Mais uma vez tiveram mais olhos do que barriga.

 
At 7/18/2005 12:41 da manhã, Blogger MB said...

Dos mais de 30 nomes falados pela imprensa, nesta pré-época, os dirigentes do Benfica só assumiram o Dédé e o Tomasson. E não foi por ter surgido o nome deles na imprensa que o Benfica não os contratou. O Tomasson é um jogador com mercado e não é porque sairam noticias nos jornais que ele conseguiu um ordenado melhor no Estugarda. Também não foram essas noticias que deram mais prestigio ao futebol alemão.

O Dédé não veio para o Benfica porque o Borussia não quis vender. Pelo menos não pelo preço que o Benfica queria pagar. Se não tivessem saído noticias sobre ele o resultado teria sido o mesmo.

O Pinto da Costa controla a imprensa porque os jornalistas do Porto (cidade) são todos subservientes ao PC (talvez tenham direito a rebuçados, não sei).


Já agora, quando é que soubeste da contratação do Beto?

 
At 7/18/2005 1:32 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Deixa-me colocar isto de uma forma simples: Tu estás a basear as tuas afirmações numa premissa errada: a de que o Benfica anunciou as contratações. O Benfica não anunciou nenhum dos 'fracassos' que enumeras, por isso a tua afirmação de que o Benfica 'anuncia' jogadores atrás de jogadores não está apenas errada: é uma mentira descarada que saiu directamente da tua imaginação.

O Benfica apenas assumiu que estava interessado (e tentou contratar) o Dedé e o Tomasson. Não conseguiu, azar. Uma coisa é dizer que se está interessado num jogador, outra é prometer o jogador. Peço-te que documentes as tuas afirmações com algo que me mostre onde é que o Benfica 'prometeu' o Dedé aos sócios.

 
At 7/18/2005 8:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O problema não é falhar contratações.
Eu falho todos os dias. O problema é não haver ainda uma politica de contratações com objectivos.
Ao ler as declarações do Tomasson facilmente se depreende que o Benfica era apenas mais um clube com quem ele estava a negociar e aqui o Benfica deveria ter dito que ele era uma entre varias hipoteses para baixar as expectativas e o ambiente mediatico que de um fracasso negocial poderia ter.
Aqui a questão é que o ataque do benfica precisa de ser reforçado de
há anos a esta parte e não existe
uma observação de jogadores eficaz.Como é possivel só contratarem defesas? Como é possivel? Não seria melhor juntar esse dinheiro e fazer uma ou duas contratações lá para a frente?
Ao contrario do que disse LFV,o tempo não joga a favor do Benfica,
pois agora toda a gente sabe que andamos numa "lufa lufa" por contratar um avançado.
Mas acima de tudo é preciso ser realista, o Benfica não tem dinheiro
para contratar "trutas" no futebol europeu.Basta ver quanto é que o Chelsea esta disposto a dar por um jogador (30 milhoesdeeuros)para ver como o mercado esta muito inflaccionado.
Agora é capaz de vir aí oWagner Love,mas sera o avançado que o Benfica precisa? Duvido
muito.
É todos os anos a mesma coisa,as pessoas começam a ver que há aqui
muita incompetencia.

 
At 7/18/2005 9:16 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/18/2005 9:36 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Os sócios estavam bastante convencidos de que o Dede vinha (basta ler os comentários noutros posts deste blog)... agora há várias hipoteses:

-ou os adeptos do Benfica são uns estupidos iludidos (e a avaliar pelos benfiquistas que conheço isso não é verdade)

-ou então os dirigentes não sabem gerir as expectativas dos adeptos (e são incompetentes)

-ou os dirigentes do SLB são estupidos (ergo também são incompetentes)

Espero que percebas onde eu quero chegar. O Anonimo do comentário anterior (que não sei se é benfiquista ou não) já percebeu o que está a correr mal no SLB. E isso é responsabilidade dos dirigentes e de mais ninguém.

Ora as vossas confusões não me incomodariam nada se voces não passassem o tempo a falar das anormalidades do Dias da cunha e da instablidade no plantel de clubes que voces, por acaso, até desprezam. Capice?

PS. mb, O Beto não foi nenhuma contratação mediática. É que para os jornais (e para o ego dos dirigentes e adeptos) é bem diferente ir buscar o Beto ao Beira Mar ou ir buscar o tomasson ao AC Milan... Apesar do Beto não ser mau jogador, atenção!

PPS. O CD dos Madrid De Los Austrias é mesmo bom! Foi uma óptima ideia o D`Arcy por o "Mas Amor!" a girar aqui no blog. Porque a vida não é só bola.

 
At 7/18/2005 9:49 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Só mais um pequenino comentário. Alguem no Benfica devia falar com o Beto acerca do cabelo dele.

A semana passada tinha rebentos de soja no cabelo. Ontem parecia o irmão loiro do Michael Jackson.

Para a seman como é vai ser? Vai aparecer em campo vestido à Dennis Rodman?

 
At 7/18/2005 9:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Harry Lime, prefiro falhar Tomasson e Robinho que conseguir Manoel. Mas isso sou eu. Quanto ao cabelo do Beto, deves ter uma grande coisa a ver com isso...ele nunca te chateou a dizer que devias parar de escrever baboseiras na Net, pois não?

 
At 7/18/2005 10:32 da manhã, Blogger Harry Lime said...

João,

O Beto se quiser pode vir a este blog protestar contra as baboseiras que eu escrevo. Ninguém o impede de fazer isso.

E estás errado num ponto: é melhor conseguir o Manoel do que falhar o Tomasson e o Dede. O Manoel por pior que seja (e eu disse que ele era bom) está no nosso plantel de pedra e cal pronto para, bem ou mal, entrar em acção. É real não é uma fantasia.

O Tomasson e o Dede pelo contrário nunca passaram de fantasias na cabeça dos benfiquistas.

Entre ter um mau jogador na realidade e ter melhor equipa do Mundo em sonhos eu prefiro ter um mau jogador.

 
At 7/18/2005 10:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou triste!!
Porque mais um vez pensei em ver com a camisola do benfica uma vedeta a sério.
Estou triste!
Porque estamos a ser gozados em hasta puplica pelos lagartos e tripeiros (e com toda a razão... eu tb o faria) em bora saiba que os dirigentes não têm culpa.
Estou triste!
Porque os media alagartados e subservientes do Pintinho estão a largar bombas atras de bombas e nós continuamos a acreditar!
Estou triste!
Porque perdia fé de ver mais algum reforço no GLORIOSO que não seja um Everson de última hora (e não digo que o calhau não seja bom, mas mostrou...nada!!!)
Enfim... estou triste! porque acredito que temos uma boa equipa, mas pelo que vi ontem vamos ser o sporting cá do burgo... i.e. bom futebol sem vitorias é o mesmo que nada!
Abraços

 
At 7/18/2005 11:30 da manhã, Blogger Harry Lime said...

bp,

Life is hard and then you die.

Um clube como o benfica tem de ter um controle sobre os media tão forte como o Sporting ou o Porto.

Se não o tem então é porque os dirigentes do SLB não estão a fazer bem o seu trabalho. Não culpem o Sporting ou o Porto por fazerem bem o seu trabalho e manipularem os media a seu favor.

Em vez disso, culpem os vossos chefes por não saberem com que linhas é que se cosew este negócio.

 
At 7/18/2005 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não disse o contrario harry... o que acho é que os media dão mais importancia ao benfica que ao resto dos clubes... não vi primeiras paginas reluzentes aquando da contratação de um dos futebolistas mais brilhantes da actual argentina pelo fcporto! mas não, a culpa não é dos outros clubes... não ha dinheiro... não se dá mais! isso sim, seria irresposabilidade...

 
At 7/18/2005 12:06 da tarde, Blogger tma said...

Realisticamente, continuo a achar que o Benfica poderia ter pensado na contratação do João Tomás. O que naturalmente não dispensaria a contratação de um ponta-de-lança de categoria internacional.
Embora também só acredite numa contratação quando a direcção o anuncia oficialmente, a expectativa criada à volta do Tomasson fez-me realmente acreditar que ele iria vestir a camisola do Glorioso, e fiquei bastante desiludido ao saber da sua ida para o Estugarda.
Mas se o Estugarda lhe oferece melhores condições, não há muito a fazer.
Agora o problema é que não há muito tempo para contemplações... O Benfica tem de rapidamente arranjar um avançado de categoria, e isto pode fazer baixar o poder negocial do Benfica...

Qto ao Beto, não sendo fora-de-série e de o Manuel Fernandes ser claramente melhor (e cabelo ridículo à parte), mostrou algo de muito positivo, que foi a combatividade. No entanto, combatividade não basta: fica por resolver o problema de falta de soluções de ataque. No fundo, o Beto poderá ser útil para dar descanso ao Petit e ao Manuel Fernandes, mas não muito mais que isso.

 
At 7/18/2005 12:33 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá claro que os media ligam mais ao Benfica do que aos outros clubes: o Benfica é maior e tem mais adeptos!

A solução para os vosso problemas não passa por começarem a queixar-se e a choramingar que os jornais são maus e desonestos e só dizem mal do SLB!

A solução é arranjar lideres no clube que saibam lidar com esses "factores de não-mercado" para citar as palavras de um "todo-bom" muito bem conhecido de mim a do meu amigo tma :)))).

Os dirigentes do Benfica tem revelado uma incapacidade atroz para lidar com os media. Em suma, são incompetentes

 
At 7/18/2005 12:43 da tarde, Blogger Harry Lime said...

E mais uma vez: voces enganam-se quando pensam que para vencer precisam de vedetas de "nivel mundial".

Mão precisam disso: olhem para os exemplos do FC. Porto do tempo do Mourinho e da vossa equipa no ano passado. São necessários bons jogadores (o que é diferente de "estrelas") com uma boa atitude (e voces até têm alguns), técnicos competitivos e ambiciosos (e o Koeman parece-me ser assim) e dirigentes fortes e competentes.

E é neste último ponto que o Benfica falha completamente, a uma escala que só tem paralelo no Sporting!

 
At 7/18/2005 1:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não me parece que o SLB falhe nesse ultimo ponto dos "dirigentes fortes e competentes". E a prova disso é o trabalho desenvolvido nos ultimos e que levou à conquista do titulo ao fim de 11 épocas.
É verdade que a dupla VV comete erros, e não são longe disso, perfeitos, mas tb é verdade que trouxeram algumas coisas ao SLB que já não se via à muito tempo:
- Balneário forte, unido e fechado à comunicação social
- Apoio total e incondicional ao treinador durante toda a época
- Interposto de jogadores durante a pré-época
Estes pontos surgiram com LFV e foram na minha opinião a principal razão para o SLB ter chegado ao titulo.

O SLB tem q comprar rapidamente um ponta-de-lança. Cada vez me irrito mais com o N. Gomes. Já não gosto muito de ver o SLB jogar só com q fixo lá na frente. Agora, quando esse 1 é o N. Gomes... O homem só joga de costas para a baliza....

 
At 7/18/2005 3:07 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O balneario forte e unido teve mais a ver com a qualidade dos treinadores (Camacho, Trappa e Koeman) do que propriamente com a dupla VV.

De qualquer forma, a opção por uma equipa formada a partir de "prata da casa" parece-me ter sido mais uma questão de necessidade (falta de $$$) do que uma opção estratégica.

A prova disso é que agora que as coisas estão um bocadinho melhores, a primeira coisa que a dupla VV fez foi ir procurar "estrelas" ao estrangeiro.

 
At 7/18/2005 3:10 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O que mais me irrita no Nuno Gomes é a total ausência de killer instinct. Um ponta-de-lança não pode ter receio de rematar à baliza! Apesar de ser apenas um jogo a feijões, quando o vi desperdiçar duas ou três oportunidades isolado contra o Carouge dei comigo a chamar nomes à TV....

 
At 7/18/2005 3:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Harry, já que és tão bom a criticar os nossos dirigentes por irem buscar estrelas ao estrangeiro, diz-me lá que 'estrelas' é que eles poderiam ir buscar à Superliga...

 
At 7/18/2005 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"E estás errado num ponto"? HL, eu disse que era uma opinião, e portanto não estava aberta a discussão. É a minha opinião. Prefiro não contratar ninguém e apostar num miúdo dos juniores que manoeis. E mantenho.
Desculpa lá a cena do Beto, mas parece que para ti todas as razões são válidas para falar mal do Benfica. Aliás, arrisco que escreves mais sobre o slb que sobre o scp. Estou errado?

 
At 7/18/2005 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos o miguel rescindiu o contrato... E pasme-se alegando que o contrato 2005/8 estava em periodo experimental!!!! E eu a pensar q era impossivel descer mais baixo...

O q tem piada (não para o SLB) é q parece, q agora o miguel pode assinar por outro clube e começar a jogar, pq mesmo q o SLB faça queixa à fifa esta só vai decidir se o SLB tem ou não direito a indeminização! Ou seja, o miguel vai conseguir o objectivo de deixar o SLB e jogar por outro clube!!!!! Será q a fifa não o pode proibir de jogar? Pq se não agora qq jogador q queira deixar um clube inventa uma treta qq para rescindir o contrato, deixa o clube, assina por outro, e o clube de origem q se amanhe!!! Com sorte recebe, no máximo, uma indemenizaçãozeca enquanto o jogador lá vai dando uns toques na bola alegremente...
Incrivel!....

 
At 7/18/2005 4:24 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não sei se a indemnização será assim tão pequena quanto isso. E ainda resta saber qual é o clube que vai arriscar contratá-lo. Depois do que aconteceu à Roma com o Mexès, agora anda tudo um bocado escaldado.

 
At 7/18/2005 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Achas mesmo que foi exemplar, o caso do Mexes? A Roma pagou uma ninharia, tendo em conta o valor e o mercado que o jogador tinha. Quanto ao próprio...6 semanas sem jogar? Ridículo!

 
At 7/18/2005 5:02 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Só se ouvi mal, mas parece-me que a indemnização foi de 8 milhões. E a Roma ficou impedida de inscrever jogadores.

 
At 7/18/2005 5:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

8 milhões de euros pelo Mexés, que até era pretendido pelo MU? Pelo Miguel duvido que passe de metade. Para mim o jogador ficava encostado, ponto final.

 
At 7/18/2005 5:56 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Em casos como este, os clubes que estão interessados no jogador não têm grande influência no valor da indemnização. A duração do contrato e o ordenado do jogador é que terão influência no valor.

Entretanto já verifiquei, e a FIFA na verdade condenou mesmo a Roma a pagar 8 milhões, tendo-a ainda proibido de inscrever jogadores por um ano (o que lhes lixou as contratações do Kuffour e do Nonda, por exemplo). Não me parece que haja muitos clubes dispostos a correr o risco de punições semelhantes.

 
At 7/18/2005 6:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Veremos...espero que tenhas razão...

 
At 7/18/2005 6:21 da tarde, Blogger tma said...

A vantagem disto tudo é que a "novela Miguel" acabou.
O que ele faz ou deixa de fazer, já não me interessa muito. Desde que, obviamente, o Benfica seja devidamente indemnizado, e aí, espero que a direcção seja intransigente.
Outra vantagem: acabaram-se os jogadores do Paulo Barbosa no Benfica.

 
At 7/18/2005 7:10 da tarde, Blogger Harry Lime said...

João,

A minha postura em relação à blogação futebolisitca já foi exposta num comentário a uma posta passada do D`Arcy, por isso não a vou repetir. Basicamente é mais giro andar à pera nos blogs do adversário. É tão simples quanto isso.

E sim, eu sou um apostolo da critica destrutiva (para falar verdade, quem não é?)

Em relação ao Miguel... bem, acho que o LFV fez o que tinha a fazer. Acho que ele não ia ter coragem de encostar o jogador à boxe se ele voltasse. Mas como ele não voltou...

Agora vaos ver como é que vai ser a idemnização. O SLB ainda é capaz de ganhar uma maquia razoavel com esta historia.

D`Arcy, se voces tivessem uma escola tão bola como dizem não precisavam de ir à procura lá fora... Os clubes que apostam verdadeiramente na formação (e o SCP não é um deles) fazem isso: Ajax, FC Porto (nos bons velhos tempos).

Aliás pelo dinheiro que o SLB ou o Sporting estão dispostos a gastar, os jogadores que podem trazer lá de fora não são muito melhores do que o que se arranjaria cá dentro por metade do dinheiro.

 

Enviar um comentário

<< Home