domingo, agosto 07, 2005

Natural

O Benfica foi derrotado ontem pela Juventus por 2-0, no último jogo de preparação, que serviu também de apresentação aos sócios.

Para mim, o jogo e o resultado não constituiram surpresa. Estou ciente do actual valor da nossa equipa, e a Juventus é uma equipa que, em termos qualitativos, está a anos-luz do Benfica. Sempre fui um grande admirador das equipas do Fabio Capello. Admiro a forma como conseguem pressionar o adversário quase no campo inteiro, e de uma forma tão organizada que normalmente essa pressão não é feita apenas por um jogador. Gosto também do bloco sólido que formam, com os jogadores sempre muito próximos uns dos outros, o que significa que quando ganham a posse de bola, o portador da mesma tem quase sempre múltiplas opções de passe. Junte-se a isto uma eficácia tremenda, conseguindo concretizar quase todas as oportunidades flagrantes de que dispõe. Para além disso o Capello é um líder forte, que tem a capacidade de pôr as vedetas a trabalharem e a correrem tanto como os outros (um exemplo no jogo de ontem foi a forma como um artista como o Nedved corria e lutava pela bola). Como se isso não bastasse, a qualidade individual dos jogadores da Juventus ainda ajudava mais a cimentar uma superioridade incontestável.

Quanto ao Benfica, parece que tem vindo a perder qualidade ao longo da pré-época. Já vi esta equipa jogar melhor em jogos anteriores. Claro que uma equipa só joga aquilo que o adversário deixa, e as equipas do Capello são peritas em não deixar o adversário jogar, mas mesmo contra o Chelsea, que se pode considerar um adversário de nível semelhante, e orientado por um treinador que tem mais ou menos os mesmos conceitos básicos que o Capello (pressão constante, equipa compacta), o Benfica mostrou mais do que ontem. Em termos tácticos, o Simão voltou ao lado esquerdo, e no meio-campo actuou o trio Petit-Beto-Manuel Fernandes, mas para mim foi uma desilusão. Isto porque com estes três jogadores em campo me pareceu que o fosso entre o ataque e o resto da equipa ficou ainda maior do que noutras ocasiões. O Mantorras ficou completamente abandonado durante o tempo que esteve em campo, e quase não se viu. Continuo a achar que o nº10 faz tanta falta como o avançado.

A Juventus chegou rapidamente ao primeiro golo, num grande remate do Ibrahimovic, a que o Quim correspondeu com o que, no mínimo, se pode chamar de um meio-frango. O remate pode ter sido inesperado, mas o Quim estava mal colocado, e ao ver a repetição do lance hoje fiquei com a impressão que ele colocou as mãos à bola de forma displicente. Se, dada a evidente preferência que os sócios têm pelo Moreira, o Quim já não está numa situação muito confortável, a partir daqui tudo ficou pior, com muitos a assobiarem-no de cada vez que tocava na bola. Eu sou um dos que prefere o Moreira, mas caramba, às vezes até parece que o Quim não é jogador do Benfica! Tem algum cabimento assobiarem um jogador nosso num jogo amigável? E o Koeman também esteve mal neste aspecto, ao mandar o Moreira aquecer ainda sem a primeira parte acabar. Assim sujeitou o Quim a ouvir a tremenda ovação do público ao Moreira assim que ele se levantou do banco. Não poderia tê-lo mandado aquecer apenas ao intervalo?

O segundo golo da Juventus resultou de uma falha defensiva incrível, que colocou o Trézeguet e o Ibrahimovic sozinhos contra o Luisão. Não faço ideia de onde andavam os outros defesas. A partir daí, e apesar de ainda haver muito tempo por joga, o resultado ficou praticamente decidido. O Benfica continuou a exibir a quase total inoperância ofensiva, e a Juventus a jogar à italiana, à espera da próxima oportunidade para marcar. Um pormenor que me irrita um pouco neste Benfica é a insistência em remates de longe, quando os jogadores que os tentam não parecem ter grande jeito para os fazer. 95% dos remates vão para fora (e bem fora, não são daqueles que passam perto). Se bem me lembro, acho que o único remate desses que ontem acertou na baliza foi um do Geovanni. Mas também compreendo que, à falta de soluções ofensivas, os jogadores acabem por recorrer a esta opção para tentar marcar.

A época oficial começa já no próximo fim-de-semana, e até lá os benfiquistas vão continuar à espera que venham opções para a frente de ataque. O Nuno Gomes e o Mantorras merecem todo o nosso respeito, mas assim não dá. É preciso algo mais.

18 Comments:

At 8/08/2005 9:17 da manhã, Blogger tma said...

Resumindo: as limitações do Benfica já são bem conhecidas, e contra uma equipa como a Juventus, essas limitações ainda ficam mais evidentes.
Realmente, no jogo de sábado a sensação que me ficou é que o nº10 teria feito mais falta, pois sempre que o Mantorras se desloca, cria-se um vazio que tipicamente seria compensado pelo nº10. Na ausência de um jogador com estas características, fica mesmo o vazio e as jogadas de ataque tornam-se inconsequentes.

 
At 8/08/2005 9:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom dia D'arcy.
Assino por baixo de tudo o que disseste. Mas quero acrescentar ainda algumas coisas que reparei.
1º - Que me desculpem, mas temos a pior massa adepta de que tenho memória ver no estádio da luz!!! Já cheguei a pagar 9 contos por um bilhete pra luz e ver o benfica perder e NUNCA assobiei a minha equipa! O que se passou contra a juve foi vergonhoso! Assobiar a equipa é a mesma coisa que trair as nossas esposas (ressalvem-se as devidas distâncias). Porra pá! adeptos que aplaudam as vitórias há por aí muitos! No mal é que se mostra como somos grandes... Tudo bem que fomos demolidos pela Juve mas... eles são melhores. PONTO FINAL!
2º - Foi a primeira x na minha vida que ouvi um Filho de P*** de um locutor de rádio a gritar um golo de uma equipa estrangeira frente a uma portuguesa e a ter um orgasmo aquando do segundo! Autênticamente a GOZAR com o coitadinho do Benfica!! Dasse!!! Que mete nojo! Já pra não falar do papagaio do Manuel de Oliveira! Quem o ouvir falar até parece um Mourinho cá do Sítio! Depois vejo o jogo posteriormente, já que o gravei, e vejo como os locutores da Sic ficavam EM SILÊNCIO aquando dos ataques mais perigosos do Benfica (OS 2 remates do GEO). OK! não foram muitos mas existiram! Isto tudo depois de, também eles, terem um orgasmo com os golos da Juve. Vergonhoso...
Quanto ao resto... Temos equipa pra superliga taça de Portugal (já agora supertaça...) e seria tremendo ficar em 3º lugar e seguirmos na UEFA onde talvez possamos fazer um brilharete... Champions é pra já... pouco mais que um sonho com que só podemos sonhar se os jogadores se transcenderem de forma decisiva nos jogos... e com reforços (só comentarei o Kalou quando assinar... e mesmo assim... dps do Rushfeldt tudo é possivel (não, não estou a comparar o Vieira com o azevedo!!!). Depois o fds valeu pela derrota do porto (facto evidentemente desvalorizado pelos media... já que "só" perderam porque não marcaram... mas esperam... tu queres ver qe se o Benfica tivesse marcado teria perdido na mesma???)!!
Abraços campeoes e mantenham a esperança.
Ps. Oh d'arcy houve mais um remate que foi à baliza. Karyaka! Cada x gosto mais do russo. precisa só de mais consistência!!

 
At 8/08/2005 2:06 da tarde, Blogger Harry Lime said...

o slb é uma equipa coxa. E os benfiquistas são pessoas com mais olhos do que barriga. essa é que é essa!

De resto, não posso senão concordar com o que escreves. Só acho que a vossa preparação em "jogos de campeões" foi mal levada a cabo. de facto, nada pior para baixar o moral dos adeptos e dos jogadores do que andar a fazer jogos na pre-epoca com equipas como a Juve ou o chelsea.

voces poderiam ter feito como o sporting que se preparaou com equipas que estão ao seu nivel futebolistico e que em alguns casos, Sampdoria por exemplo, t~em muits parecenças com equipas a defrontar em jogos "a sério" no curot prazo.

Agora alguem me explica o que é uma equipa em formação ganha em fazer jogos de preparação contra Juventus? nada! Se o Benfica apanhar alguma destas equipas isso ó deve acontecer dentro de um a dois meses quando a equipa já estiver mais estruturada e organizada.

Mas pronto estes "jogos de campeões" são mais um sinal da megalomania dos benfiquistas e especialmente dos seus dirigentes.

 
At 8/08/2005 2:08 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu já nem falo do Kalou... eu só vejo coisas destas acontecetr em Clubes gloriosos como o SLB. os outros clubes, mais pequenos, mais modestos e com menso peneiras, não têm problemas destas.

como devem calcular o que está em causa não é a qualidade do jogador. Até parce que o gajo é bom 8e se calhar o problema é esse...

 
At 8/08/2005 2:11 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D´arcy,

O golo do Ibrahimovic não é um meio-frango do quim.

É pelo contrário, um FRANGO MONUMENTAL do Quim.

(esculpem as gralhas nos meus comentários anteriores!)

 
At 8/08/2005 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

que culpa tem o Benfica da forma como os jornalistas o tratam? da forma como os jornalistas querem fazer uma novela com cada jogador? até ao momento houve UMA contratação falhada e assumida pelos dirigentes: o tomasson. Os outros não passam de novelas... n
Não quero com isto dizer que temos um bom ou mau presidente e director geral! são apenas constatações...

 
At 8/08/2005 3:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

bp: Não vale a pena. É estilo disco riscado. Eu já estou farto de escrever o que tu escreveste, mas o Harry continua a achar que cada notícia especulativa que sai num jornal sobre um jogador é exactamente o mesmo que o Benfica e os seus dirigentes anunciarem oficialmente a sua contratação.

Harry: Quanto a jogar contra equipas muito fortes, não vejo nada de mal nisso. É suposto aprender-se com os próprios erros, e o Benfica vai encontrar equipas destas na Champions (que começa já para o mês que vem). Se calhar é a jogar contra o Carcavelinhos que se aprende alguma coisa em termos de preparação. Por mim o Benfica até podia jogar sete jogos de preparação contra equipas como a Juventus eo Chelsea, e perdê-los todos, desde que retirasse os devidos ensinamentos disso. Não tenhas tanta ânsia em criticar tudo o que o Benfica faz. O que tu acabaste de dizer sobre não se ganhar nada em fazer jogos de preparação com equipas como a Juventus é um tremendo disparate. Uma equipa evolui a defrontar adversários que lhe são superiores, pois assim pode aprender algo com eles. Jogar contra adversários mais fracos só serve nos primeiros jogos, para desentorpecer os músculos.

 
At 8/08/2005 4:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A a.s.roma já pode inscrever jogadores entre eles o nonda. O feyenord desmentiu a venda do kalou.

Pois é...

Ou muito me engano ou agora á q vamos mesmo levar com um everson... Nesta altura do campeonato já ninguém tá disposto a mexer nos planteis.

Não percebo é a estupidez do LFV e do Veiga que continuam a bater na mesma tecla do "os reforços vêem quando nós quisermos".
Andam com este discurso desde o inicio da pré-época e acho q começa a ser ridiculo. Já nem os adeptos vão na conversa. Pq é q não admitem que não há dinheiro e q é dificil contratar alguém...

 
At 8/09/2005 9:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ó Harry Lime, imagino que o Sporting já soubesse que ia jogar com a Udinese e por isso marcou antecipadamente o jogo com a Samp. Isso é que é organização.
Em relação a jogar com equipas semelhantes às que se vão encontrar a sério: o Benfica vai à Champions League. E no 4º pote. Por isso vai jogar com adversários do nível do Chelsea e da Juve. Garantidamente.
E mesmo que não fosse...interessa aprender com quem sabe mais. Ou achas que o Sporting melhorou nos jogos que fez com Barreirenses e afins?

 
At 8/10/2005 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema do benfica é que se tem vindo a "desreforçar" de pelo menos há
3/4 épocas a esta parte.Saíram bons jogadores e não houve a respectiva compensação.Que me lembre, e assim por
alto, o benfica perdeu -por boas ou mas razões-jogadores como Tiago,Roger,
Sokota,Miguel(?),Marchena,João Tomas,Caneira,Zahovic,Maniche,...
Agora basta comparar com as entradas registadas no mesmo periodo.
Sempre disse durante a epoca anterior que o "mau" futebol praticado pelo Benfica não era culpa
do treinador,era sim a unica forma de podermos ganhar um titulo. E aí Trappatoni foi mestre e muito lhe devemos.
Esta época e a manter esta equipa prevejo que nem no Campeonato nos safemos.
Tambem acho mal assobiarem a equipa,
simplesmente compreendo a frustação
do adepto benfiquista que ouve a toda a hora falar de lagosta e depois só vê carapau.
Os assobios começam sempre por ser para a equipa,depois passam para o treinador (vide epoca passada)e dificilmente (infelizmente)chegam onde deviam chegar. Á tribuna presidencial.
Alias, não é por acaso que se vão sempre buscar grandes nomes p/treinar o benfica.Esses nomes são
o "escudo" de uma direcção que sabe
que não pode concretizar 2/3 daquilo
que promete.
Enfim "the same old story".

 
At 8/11/2005 9:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ó anónimo, mas eu faria o mesmo! Se não tivesse dinheiro para contratar ia buscar um grande treinador para fazer do "carapau" (como tu dizes) lagosta. Mas dizer que entraram maus jogadores é injusto...Luisão, Quim, Beto, Simão, Geovanni, Nuno Gomes, Mantorras, M. Fernandes (eu sei que não foi contratado, mas tens dúvidas que com o JVA já tinha marchado para o Norte?). Além disso foram campeões, merecem pelo menos o benefício da dúvida. Outra coisa: prefiro não ganhar nada e não ter lagosta do que ser permanentemente achincalhado por dever dinheiro a tudo e todos. E isso está a acabar.

 
At 8/11/2005 10:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente isso de fazer do carapau lagosta não existe.Talvez o seu excesso de credulidade o leve a pensar assim mas alquimia no futebol
não é possivel.Tem que existir é uma politica desportiva realista,atraves da prospecção e observação de jogadores e não estar sempre a "arrotar postas de pescada".
Basta olhar para o passivo do benfica
para perceber que não são possiveis megalomanias.
Agora só contratar defesas não faz sentido quando esta direcção sabe desde o tempo do camacho que a equipa precisa é de reforços lá na frente. Simplesmente não bate certo.
Essa do Vale e Azevedo faz-me rir.
Nunca votei nele ao contrario de muitos,porque não gosto de populismos baratos. Sou acima de tudo benfiquista e só a aguia me preocupa.E acima de tudo preocupa-me
a degeneração da matriz deste clube,
o avanço do populismo fantasista e a falta de espirito critico.
Eu não sou injusto porque não disse que entraram maus jogadores,disse que não houve compensação ao longo dos ultimos anos e é bem verdade,nem merece discussão.

 
At 8/11/2005 12:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"não houve compensação ao longo dos ultimos anos"

Como podes querer que haja compensação se não há dinheiro? OS jogadores que têm vindo são a custo zero ou muito baratos. E assim não se pode esperar milagres... Pelo menos a curto prazo.
Na altura do vale vinham jogadores caros, mas depois foi o que se viu...
Concordo com o joão: prefiro não ter grandes nomes do que dever dinheiro a tudo e todos.

Na situação em que o SLB está, em que não há € para comprar grandes nomes, o que se pode esperar é que os jogadores que venham se consigam impôr e subam de rendimento (p.ex. beto).

Por outro lado tb não concordo com o discuro que o LFV e o Veiga têm mantido desde que se começou a falar de reforços: Que vêm grandes jogadores; Que os adeptos até vão ficar de boca aberta quando virem as contratações; Que o que vier é melhor que o tomasson; etc...
Isto é só para vender o kit. Porque não são realistas e assumem que não há € e que estão à espera que surja uma dispensa?
Mais, porque não apostam num jogador menos conhecido? Pode sair um karadas, mas tb pode sair bom. Mais vale isso que estar a começar a época e continuarmos sem soluções...

 
At 8/11/2005 12:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro que o Benfica não tem capacidade economica para jogadores de top.Por isso é necessario mais inteligencia na observação de jogadores aolongo da epoca e não quando a epoca termina.
E, caramba,desde Camacho que sabem quais as necessidades da equipa.Se em
vez do Everton, Andre Luis,Diego,P.Almeida concentrassem o investimento num avançado não era melhor? Porque a questão é qualitativa e não quantitativa.
Neste aspecto temos talvez um dos melhores "olheiros" de futebol, o Bruin Sluits (não sei se é assim que se escreve)que foi para mim a melhor contratação do Benfica esta epoca.
Agora o sr. veiga tem é que viajar muito p/Africa e America Latina durante todo o ano e não depois do campeonato acabar.
Alem de que todo o jogador que venha neste momento esta hipotecado aos fundos de investimento. Resta saber quantos mais o estao.

 
At 8/11/2005 1:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar, não és tu que decide o que merece discussão e o que não merece. Em segundo lugar, a equipa que tu dizes que se foi degenerando e que era melhor que a equipa campeã, ficou em 4º e tinha 1 internacional A (Caneira) e esta tem 6 ou 7; em terceiro lugar, é evidente que é preciso ser inteligente na prospecção. O problema é que não foi a sua mente iluminada que descobriu isso: todos os clubes o sabem e negoceiam jogadores a partir dos 15 anos! Uma esperança de 17 ou 18 anos pode custar 5 milhões! E esta?

 
At 8/11/2005 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro João,voce tem um problema com
a realidade. Eu não estou a defender equipe/direcção nenhuma, nem pode inferir isso naquilo que eu escrevi.
O que eu digo, e que é obvio, é que o
plantel do benfica tem vindo a perder qualidade.Nem pretendo ser iluminado quando digo isto,as luzes deixo-as para si quando afirma que consegue fazer do "carapau camarão" e outras atoardas.Quanto a internacionais,sinceramente,esse
tipo de analises deixo-as p/os comentadores dos jornais e afins,que
quando não tem outros argumentos debitam dados estatisticos.
Quantos internacionais tinha o Boavista quando foi campeão?
Isso dos 5 milhões não e bem assim.
Se o Tomasson ou o kalou custam 9 milhões julga que com uma prospecção bem feita(como se faz no Ajax)não se conseguem melhores reforços por esse preço?
E o que fazem os clubes ingleses que todos os anos contratam jovens jogadores.E sabe onde? Em Portugal!!!
Isto não se trata de iluminação trata-se de se ter ou não competencia.

 
At 8/11/2005 5:04 da tarde, Blogger tma said...

Apesar de toda a impaciência natural resultante de não chegarem os prometidos reforços, não resta outra solução que não ser paciente. O problema é que, neste momento, acho que já nem se pode dizer que são os jornais que a alimentam, pois sabemos que o tempo para que as contratações sejam feitas está a esgotar-se.
No entanto, só avaliarei o trabalho da direcção relativamente a esta questão no deadline para a inscrição de jogadores para a champions league.
Talvez seja credulidade, mas acho que:
- se o Karadas foi dispensado, é porque irá certamente ser substituido;
- se há coisa que não falta é avançados e médios de ataque com qualidade apreciável, desejosos por dar o salto para um clube que vai participar na CL, pelo que não vejo motivo para que a(s) necessária(s) contratação(ões) não se concretize(m).

 
At 8/11/2005 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro, anónimo. Um plantel com 7 internacionais do vice campeão da europa e um do campeão, é pior que um com um internacional que ainda por cima nem titular da selecção era. Um plantel que faz 4º lugar ou 6º lugar é melhor que o que é campeão. Sou eu que tenho problemas com a realidade.
No Ajax faz-se prospecção, mas há dinheiro para investir, há condições para desenvolver talentos (treinadores, campos de treino, etc.). No Benfica há velhas glórias que só por isso têm contrato vitalício e treina-se no sintético do SL Olivais. Mas é a mesma coisa. Eu tenho problemas com a realidade.

 

Enviar um comentário

<< Home