quinta-feira, abril 20, 2006

O meu onze ideal (VI)

Após um interregno algo longo, resolvi regressar à tarefa da eleição do meu onze ideal, constituido por jogadores que eu tive a oportunidade de ver jogar no Benfica. Depois da defesa escolhida (Preud'Homme; Miguel, Mozer, Ricardo e Schwarz), chegou a vez do meio-campo.

Médio defensivo

Jonas Thern


Embora não me tenha sido difícil escolher o Thern, a verdade é que durante estes anos o Benfica teve vários jogadores de qualidade para esta posição. Nomes como o Paulo Sousa, Kulkov ou Tiago são apenas alguns dos que tivemos o prazer de ver jogar. Escolhi o Thern, embora na verdade seja um pouco redutor considerá-lo um simples médio defensivo. O Thern era um verdadeiro médio box-to-box, como agora tanto se gosta de dizer (como aliás também o é o Tiago, um dos jogadores de quem eu tenho saudades de ver no Benfica). Chegou ao Benfica na época de 1989/90, pela mão do Eriksson. Lembro-me de no princípio dessa época estar em Alvalade para assistir a um jogo do Benfica, sentado na antiga bancada nova (isto soa um bocado estranho), e de, antes do jogo, ouvir os adeptos adversários gozar com os suecos do Benfica (na altura eram ele e o Magnusson), que só jogavam porque o Eriksson era sueco, etc. Pouco depois do jogo começar, o Thern manda um estoiro do meio da rua que bateu na trave com tal força que se ouviu bem o ruído na bancada. Ninguém mais gozou com o Thern (o Benfica acabou por ganhar esse jogo por 1-0, com um golo do César Brito).

O remate forte era uma das características do Thern. Mas não só, ele era um jogador que tinha uma área de influência enorme. Sentia-se tanto à vontade a recuperar bolas à frente da defesa como mais à frente a organizar jogo e a lançar colegas no ataque, dado que tinha uma capacidade de passe acima da média. Para mim, era um jogador que me fazia logo sentir mais confiante mal ouvia o seu nome na constituição da equipa. Nesses tempos o que eu esperava para ouvir no onze inicial eram sobretudo três nomes: Ricardo, Thern e Valdo. Com eles em campo a minha confiança era inabalável. O Thern era também um jogador com um sangue frio impressionante. Raramente perdia a calma, e era um líder natural dentro do campo (o que aliás é demonstrado pela idade com que atingiu o estatuto de capitão da selecção sueca). Não me teria importado nada que ele tivesse sido um dos primeiros estrangeiros a capitanear o Benfica, mas essa honra recaiu sobre o Ricardo, e a seguir no Mozer (e com toda a justiça).

Saiu para Itália ao fim de três épocas, quando o Eriksson também para lá regressou. Andou por lá vários anos, no Napoli e na Roma. Para mim deixou um vazio no Benfica, e associo o seu nome a muitos dos bons momentos de futebol que o Benfica me proporcionou. Gostava de ter hoje um médio como ele para pôr ordem no nosso meio-campo.

27 Comments:

At 4/20/2006 10:48 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Acho que te esqueceste do Paulo Sousa, mas comrpeendo porquê ;)

 
At 4/20/2006 11:55 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu não me esqueci do Paulo Sousa, até o menciono no post. Apenas acho o Thern melhor :)

 
At 4/20/2006 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com a tua escolha, D'Arcy.
O Thern foi um dos melhores médios-centro que vi jogar e deixou-nos a todos muitas saudades.
Quanto ao traidor, foi um bom jogador no Benfica mas apenas isso (como jogador atingiu o auge em Itália e como homem... estamos conversados!).
Um jogador não mencionado foi o Shéu Han. Grande serenidade e sentido posicional. Discreto mas muito eficaz.

Já agora, e para as restantes posições do meio-campo e ataque, aqui ficam as minhas sugestões (apenas jogadores que vi jogar):
MD: Vítor Paneira (um dos jogadores que mais gostei de ver com a camisola do Benfica. Um dos excluídos por Artur Jorge. Outra opção: Diamantino.

ME: Chalana. O melhor jogador que vi jogar pelo Benfica! Era um regalo ir à Luz apenas para ver o Chalana jogar. Nos dias de hoje valeria muitos milhões. Outra opção: Simão Sabrosa.

MC: Rui Costa. Esta é uma escolha muito sentimental. Provavelmente o Valdo fosse um jogador mais completo, mas o Rui é o meu ídolo no futebol. Técnica, visão, qualidade de passe e muito amor ao Benfica. Outras opções: Valdo e Carlos Manuel (mais nº8 que nº10)

Avançado: João Pinto. Não é preciso mais do que recordar os 3-6 de Alvalade. Um hino ao futebol de um grande jogador. Outra opção:

Isaías (sempre jogou mais pela esquerda, mas eu gostava de o ver como 2º ponta). Uma força da natureza que conseguia fazer jogadas inacreditáveis (vidé finta ao Sansão das Antas, aka Couto, no jogo da Taça - mais uma vez, obrigado S.L.B. por teres enviado o vídeo) É de referir também o Nuno Gomes.

Ponta de Lança: Néné. Apesar de ser avançado e não ponta de lança, tinha que homenagear o jogador que mais vezes vestiu a camisola do Glorioso. Grande Tamagnini Néné!
Outras opções: Rui Águas (que classe!), Magnusson e Filipovic.

 
At 4/20/2006 1:58 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Grandes suecos teve o Benfica - menos o Pringle - e é de estranhar que nunca mais se tenha apostado neste excelente mercado.

PS: Curiosidade, D' Arcy, fizemos posts do género sem saber que o outro o ia fazer.

 
At 4/20/2006 2:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Jogadores como o Shéu, Chalana, Néné, Humberto, Carlos Manuel, Alves, etc têm ficado fora destas escolhas porque, embora me recorde deles, na altura era demasiado novo para poder apreciar realmente aquilo que eles valiam como jogadores.

Pedro: não só isso, mas também até agora as tuas quatro escolhas coincidem com as minhas :)

 
At 4/20/2006 3:18 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

De facto: Preud'Homme, Mozer, Ricardo e Schwarz são escolhas mais ou menos unânimes.

Mais lá para a frente é que há diferenças a começar pelo trinco que escolheste.

 
At 4/20/2006 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Penso que erras com a inclusão do miguel na lateral direita. Claro que é um bom jogador, mas um péssimo exemplo de profissional, muito mais com esta camisola. Fez-se jogador neste clube, mas depressa o esqueceu(haja euros para este menino).
Neste lugar só se pode incluir um verdadeiro benfiquista, que esteve nesta casa mais de 20 anos, o grande Veloso!
Abraço

 
At 4/20/2006 6:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu escolho os jogadores apenas com base na qualidade futebolística. A verdade é que eu durante estes anos nunca vi um lateral direito com tanto peso na qualidade de jogo da equipa como o Miguel.

Para além disso na altura em que eu o escolhi ele ainda estava no Benfica, e ainda não tinha dado ouvidos ao Barbosa e ao Dias Ferreira ;)

 
At 4/21/2006 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que em oposição a estes post de jogadores lendarios tambem podias começar a fazer o Dark side do Benfica, com os Argeis, Pringles, Tahar etc...
Acho que hoje já podemos olhar para traz e rir de tudo aquilo que nos aconteceu, para alem do mais, não esquecer é o primeiro passo para não repetir os erros!!!

 
At 4/21/2006 1:29 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Por acaso até gosto dessa ideia. Só com jogadores da segunda metade da década de 90 conseguimos seleccionar um onze verdadeiramente assustador.

 
At 4/21/2006 10:37 da manhã, Blogger Pedro said...

Eu não partilho a ideia da maioria e acho q neste sultimos 10 anos passaram fantásticos jogadores pelo SLB. Acontece q o contexto do clube e a consistência da equipa muito contam para o sucesso da mesma. Olhe-se para casos como o Inter Milão q todos os anos tem equias fantásticas e nada ganham.Ou veja-se o ano passado q com um aboa equipa mas um plantel muito limitado fomos campeões.

É muito dificil escolher um 11 ideal para o SLB ...eu até pondero a utilização de 3 centrais...não consigo escolher entre Mozer, Ricardo e Gamarra.

 
At 4/21/2006 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sem duvida, se pegares no onze que jogava normalmente na epoca do jupp heynkes acho que tens o post feito sem grande trabalho, isto tirando o Poborsky e o JVP claro está

 
At 4/21/2006 12:33 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Bossio; Dudic, King, Paulão Coice-de-Mula e Rojas; Jamir, Leónidas, Luís Gustavo e Luís Carlos; Pringle e Clóvis. Isto parece um onze constituido por fantásticos jogadores? ;)

E ainda deixei de fora muitos nomes...

 
At 4/21/2006 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

desculpa d´arcy, mas essa equipa que escreveste não ia a lado nenhum sem o Tahar...o homem a recuperar bolas era um mimo ;P

 
At 4/21/2006 2:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Até já me tinha esquecido desse... mas ainda assim acho que o Jamir era ainda pior.

 
At 4/21/2006 4:18 da tarde, Blogger Radagast said...

Eu no lugar do Ricardo colocaria o Gamarra. O Gamarra é talvez o melhor defesa-central de sempre do slb. O "problema" dele era ser demasiado discreto.

 
At 4/21/2006 5:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Olha um amigo do DArcy.

Encontra-se aqui... Quem diria que o D`Arcy tinha afinidades intelectuais com tão altas instâncias. Sim, senhor! Assim vais longe, meu!

E ainda por cima partilhas ideias com a tal elite intelectual urbana pela qual os benfiquistas, sempre tão apaixonados pelo Genuino Povo Português, nutrem um tão grande desprezo.

 
At 4/21/2006 5:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Então e o Paulo Almeida? Esquecem-se do Paulo almeida. O Jamir não era mau o problema é que parecia estar pregado à marca de meio campo.

A escolha do Thern parece-me razoavel. Mas o Paulo Sousa er amelhor.

A ideia de fazerem um 11 ideal do Dark Side do Benfica é gira. A sério!

Eu depois podia tentar fazer um 11 do Dalk Side do Sporting ( com o MacDonald, o Tony Sealy, o Tinga ou o Hugo!)

 
At 4/21/2006 5:28 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O onze citado foi apenas para exemplificar, e formado apenas com jogadores da segunda metade da década de 90, pelo que o Paulo Almeida não entra nessas contas.

O Paulo Sousa não era tão influente como o Thern, porque participava pouco nas acções ofensivas.

 
At 4/21/2006 6:14 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Além de que o Thern tinha uma ENORME vantagem sobre o Paulo Sousa: marcava golos!

 
At 4/21/2006 6:24 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu nem sei se o Paulo Sousa chegou alguma vez a marcar um golo pelo Benfica para o campeonato...

 
At 4/21/2006 6:45 da tarde, Blogger Pedro said...

Clóvis??? O homem jogou 15 minutos e marcou um golo!!!!!
:)

 
At 4/21/2006 6:51 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Clovis foi jogador do Benfica?

Acho no entanto que na equipa actual do SLB também há uns quantos cromos do Dark Side... o Marcel, por exemplo...

 
At 4/21/2006 10:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpem a minha insistencia mas tenho que levar avante a minha luta: por favor, tratem sempre os adeptos do fcp por "andrades". tenham consciencia de que "dragões" são os adeptos de um pequeno mas honrado club de Sandim em Vila Nova de gaia.tratar um fcp por "andrade", é respeitar a tradição dos habitantes do Porto em primeiro logar, e por outro lado, restituir ao club de Sandim, o que lhe pertence há longos anos.

 
At 4/22/2006 11:15 da manhã, Blogger dezazucr said...

Por acaso o Thern foi dos jogadores que mais me custou ver sair do Benfica. Gosto de ver jogadores que jogam sem pressão nenhuma. E Thern jogava com uma calma de lorde. Para além da garra com que se fazia aos lances e do remate potente. É pena, pois apesar de gostar dos médios do Benfica, neste momento temos um meio-campo de carregadores de piano. Não têm muito trato a levar a bola para a frente. O único um pouco mais dotado técnicamente é o MFernandes mas, não sei se por indicação dos treinadores, joga sempre demasiado atráz e muito retraído: tem um papel muito mais recuperador do que construtor - a meu ver, mal.

 
At 4/22/2006 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sou um bocado mais velho, e ainda me lembro de outros. Talvez do (para mim e não me chamem herético) melhor jogador de todos os tempos do Benfica, um "box to box" fenomenal que aliava à enorme capacidade de recuperação de bola uma técnica muito mais que suficiente para também poder ser o nosso melhor n.º10 de sempre e uma capacidade de remate verdadeiramente única.
Esse senhor chama-se Mário Coluna.

 
At 4/22/2006 8:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é bem possivel...há bem pouco tempo deu na TV a segunda final do Benfica (contra o Real Madrid), e o Coluna impressionou-me bem mais que o Eusebio (não desfazendo)...a exibição do Coluna foi das melhores que já vi um jogador fazer

 

Enviar um comentário

<< Home