segunda-feira, abril 24, 2006

Pena

Porque é que as primeiras partes do Benfica são tantas vezes tão piores do que as segundas? Hoje voltámos a apresentar um futebol muito mauzito na primeira parte, e uma melhoria significativa na segunda parte. Foi pena que não conseguíssemos matar o jogo, e que tão perto do fim acabássemos por deixar fugir a vitória.

Na defesa o Ricardo Rocha regressou à posição de lateral direito. No meio-campo, devido à indisponibilidade do Petit, sem surpresa foi o Beto o escolhido para ocupar o lugar dele. Na frente o Geovanni foi o escolhido para o lado direito do ataque, com o Manduca a ocupar a posição mais próxima do ponta-de-lança Miccoli. E foi de facto uma primeira parte fraca do Benfica. Muitos passes falhados, futebol muito lento e previsível, e apenas dois jogadores a merecerem destaque: Moretto e Miccoli. O primeiro impediu que o Nacional chegasse à vantagem, e o segundo parecia jogar a uma rotação mais elevada que os restantes colegas, e aquele com mais vontade de dar velocidade ao nosso jogo. De qualquer forma, e apesar do Nacional ter estado melhor, não surpreendeu o nulo ao intervalo, dado que o jogo estava a ser bastante fraco.

Na segunda parte o Benfica foi uma equipa diferente. Passou a pressionar muito mais o adversário (muito por culpa da subida de rendimento do Beto e do Manuel Fernandes), e chegou ao golo muito cedo, pelo jogador que mais merecia esse mesmo golo. Foi um bonito remate do Miccoli, que deixou sem reacção o guarda-redes do Nacional. E eu continuo na esperança que o Benfica decida abrir os cordões à bolsa, e gaste algum do dinheiro ganho na Champions este ano para garantir o concurso definitivo do nosso pequeno italiano. Jogadores com esta qualidade há muito poucos no nosso campeonato. Depois o Benfica continuou a controlar a partida, e desperdiçou oportunidades para sentenciá-la (a perdida do Manduca a menos de dois metros da linha de golo é imperdoável). O Nacional só voltou a aproximar-se mais da nossa baliza nos últimos cinco minutos, depois do Miccoli ser substituido, e acabou por chegar ao golo a partir de um canto, num lance em que me pareceu infantil a forma como a nossa defesa foi batida.

Para mim os melhores no Benfica foram o Moretto (hoje muito seguro a jogar com os pés) e o Miccoli. O Manuel Fernandes fez uma óptima segunda parte, e o próprio Beto também esteve em bom nível neste período. O Manduca é um retardado mental (ainda estou furioso com o falhanço dele, e também com a forma displicente como ele mete a cabeça à bola no último minuto, quando após um centro da esquerda ele apareceu sozinho ao segundo poste. Hoje gostei também de ver aquele que me parece ser o verdadeiro líder da equipa em campo envergar pela primeira vez a braçadeira de capitão. Pena que tenha borrado a pintura ao deixar-se antecipar no lance do golo adversário.

Espero que a lesão do Simão não seja grave. É que eu gostava que ele pudesse jogar na próxima jornada, em casa contra o Setúbal. Porque há grandes probabilidades que esse possa ser o último jogo do Simão na Luz com a nossa camisola (agora já começo a parecer aqueles jornalistas das televisões, que em Janeiro deste ano andaram o mês inteiro a apresentar resumos dos nossos jogos começando sempre com a frase de que aquele deveria ter sido o último jogo do Simão pelo Benfica...).

P.S.- Este foi um dos jogos que mais me custou ver nos últimos tempos. Para além do mau futebol da primeira parte, o sol baixo proporcionava uma péssima visão do jogo na televisão, dado que as câmaras naquele estádio também estão pouco acima do nível do relvado. Para piorar, em qualquer jogo no campo do Nacional é preciso gramar com a claque de megeras ululantes que eles têm, que faz uma chinfrineira infernal durante todo o jogo, e mais o gajo da sirene, que volta e meia se põe a apitar a torto e a direito (este gajo da sirene do Nacional está quase a atingir o patamar de irritação que me era proporcionado pelo corneteiro da Antas). Claro que a solução acabou por ser carregar no botão de mute.

16 Comments:

At 4/24/2006 4:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que estás a ser um bocado injusto, afinal o Manduca está também na jogada do golo. Mas o futebol tem disto, o Nacional que até merecia ter marcado na primeira parte, acabou por marcar quando nada o fazia prever e toda a gente esperava era o segundo do Benfica.

Mas nem tudo foi mau, tinha amigos lagartos para jantar e levei umas bocas ao início, mas calaram-se assim que viram que o seportem não conseguia ganhar à segunda equipa da Naval sem autogolo ou penalti (e a lagartagem bem se fartou de cair).

Adorei o Paulo Bento. Quando foi roubado pelo fequepe à força toda em dois jogos quase seguidos, deu os parabéns ao adversário. Hoje, que não conseguiu ganhar a uma equipa, já de si fraca, desfalcada de meia dúzia de titulares, lá veio insultar o Benfica. Somos tão mafiosos que primeiro deixamos o essecepe recuperar de 6 pontos de atraso para cinco de avanço e só depois mandamos os árbitros prejudicarem os gajos.

Vai ser lindo se os verde-ranho forem à liga dos campeões, esta equipa é a coisa mais alérgica ao golo que já vi. A questão é saber se conseguem marcar algum golo daqui até final do campeonato.

 
At 4/24/2006 10:14 da manhã, Blogger dezazucr said...

Nota: Lembras-te qual foi o último jogo que o Benfica fez em que gostaste de ver o Benfica jogar?
O último jogo que me lembro da equipa toda ter proporcionado um óptimo espectáculo foi na primeira volta contra o Boavista. Ora isto diz bem da minha opinião sobre a continuidade do treinador. Com estes jogadores tinha obrigação de fazer melhor, liga dos campeões à parte.

 
At 4/24/2006 10:15 da manhã, Blogger dezazucr said...

Outra nota, apesar do falhanço, até achei que o Manduca jogou bem. E a segunda oportunidade que falas é uma bola difícil, pois ela vem a morrer...

 
At 4/24/2006 12:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A única coisa que me deixa verdfadeiramente frustrado neste campeonato é o facto do Porto ter sido campeão com um treinador que é uma espécie de Quinito (ou Luis Campos?) holandês. É que o Co Adriaanse é dos treinadores mais totos que alguma vez passaram pelo futebol portugues. Por alguma razão o Rui Santos gosta tanto dele. No entanto, isto diz tudo acerca da qualidade dos principais comcorrentes.

Mas poderia ter sido bem pior: o SLB poderia ter sido campeão...

 
At 4/24/2006 12:50 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu não vi o vosso jogo mas parece-me que a coisa não variou muito do habitual...

 
At 4/24/2006 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma equipa quando é melhor que o adversário tem que se esforçar para ganhar um avanço decente, pelo menos dois golos. O Koeman dá-me a impressão que já fica feliz com 0-0 ao intervalo e assim que a equipa marca no segundo tempo encolhe-se. O Adriense apesar de tudo tem uma mentalidade um pouco mais saudável: se o fequepe é melhor então não tem nada que se encolher.

Mas a impressão que me fica é que qualquer outro treinador no Benfica tinha ganho o campeonato nas calmas. Mesmo com todas as lesões temos o plantel mais equilibrado. Para o ano vai ser mais complicado, o fequepe vai de certeza mexer naquela defesa e o Benfica quase seguramente vai perder Simão e Miccoli.

Guy não perdeste nada, o jogo foi mau, embora não tão confrangedor como o do essecepe. Acho que o clude do avôzinho já está a ensaiar o futebol que vai usar quando descer de divisão por estar falido.

 
At 4/24/2006 7:39 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Manduca não jogou mal, mas falhou em ocasiões decisivas. O golo é falhado por pura displicência. Ele não teve a mínima convicção quando cabeceou. Houve também outra ocasião em que ele entrou pela direita e resolveu rematar cruzado quando tinha o Robert completamente sozinho no meio. Há uma coisa que me irrita sempre num jogador, que é quando ele demonstra falta de inteligência a jogar.

Não sei se o Benfica vai perder o Miccoli. Se o fizer, será um erro enorme, porque só dependemos de nós próprios para o manter. O acordo com a Juventus está feito, e com o jogador também.

 
At 4/24/2006 9:00 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu também não vi o jogo do Sporting.

Em relação ao co Adriaanse mantenho que o homem é um estupido. ele veio para aqui armado em bom a pensar que ia ensinar toda a gente a jogar à bola. E isso é anedótico. O homem é estupido e tem a mania que é bom. Ganhou um campeonato e vai ganhar uma Taça. Com aquela equipa o Mourinho ganharia tudo isso e ainda mais a Taça UEFA ou a liga dos Campeões.

 
At 4/24/2006 9:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não mistifiques demasiado o Mourinho. A equipa do Chelsea é bem superior à do Porto e já por dois anos que o Mourinho não consegue ser campeão europeu.

 
At 4/24/2006 9:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelo menos não jogamos mais com equipas da Madeira: levaram-nos 4 pontos neste final de campeonato. O Manduca é um jogador "novo" no Benfica e revela algumas qualidades. Para já aparece no local certo e esforça-se. Tem coisas que fazem lembrar o Isaías.

Quanto ao segundo lugar, é giro ver o essecepe a ir-se abaixo com a pressão. O Ricardo então teve falhas que só não deram golo por pura sorte ou burrice dos adversários. Talvez depois disto a comunicação social deixe de nos chatear com a cruzada anti Moretto.

 
At 4/24/2006 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Guy suponho que também não viste o banho de bola que o Chelsea levou em casa do "pior Liverpool dos últimos 20 anos"?

O Mourinho contra equipas boas em jogos a eliminar perde mais vezes do que ganha. No que ele é bom é a jogar contra equipas médias e fracas. Aí raramente desperdiça pontos, ganhar campeonatos é com ele. Aliás foi assim que ganhou a Taça dos Campeões - dos oitavos de final para a frente só lhe calharam equipas de segundo plano.

 
At 4/25/2006 1:33 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

Depois do choque que foi o arquivamento das acusações ao Pinto da Costa no âmbito do Apito Dourado, nada mais faz sentido no futebol português!

 
At 4/25/2006 2:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cumprimentos... aos vermelhos, e não só. É que por aqui continuam a aparecer muitos anti-Glorioso, o que, na verdade, só prova a nossa real grandeza.
O jogo com o Nacional veio provar o que desde há muito penso: o Benfica, infelizmente, é uma equipa sem consistência, sem fio de jogo, sem mecanismos nem rotinas (de ataque ou de defesa), sem capaz orientação técnico-táctica (leia-se, sem treinador...) e, muito grave, sem motivação.
Os resultados (e não as exibições...) na Champions League foram contribuindo para iludir a realidade (embora eu pessoalmente, nunca me tenha deixado iludir...), mas a realidade era irrecusável. E enquanto não aceitarmos esse facto, não contestarmos este estado de coisas, chamando "os bois pelo nome", nunca iremos a lado nenhum!
Ao contrário de outras equipas (e não só as do norte...), o Benfica dos últimos anos sempre "cultivou" (é quase "endémico"...) um certo endeusamento das suas individualidades (muito caprichosas, diga-se...) em detrimento da equipa como um todo. E o futebol, não nos esqueçamos, é um desporto colectivo, no qual só tem sucesso quem actua em equipa.
Não será do tempo de muitos de vós (eu sou um "pouquinho" mais velho...), mas mesmo no melhor período do Benfica, apesar dos valores individuais inquestionáveis que existiam, o Benfica só foi longe (muito longe...) porque existia como um todo, como equipa.
Agora, hoje em dia, as coisas não se passam assim.
Tomemos como exemplo o jogo do Nacional. Os únicos jogadores que, em meu entender, jogaram em equipa, com garra, com vontade, com espírito de entreajuda, foram Micolli, Leo, Manduca e Manuel Fernandes. Curiosamente, todos são portadores de alguma classe no trato com a bola e com o jogo. Os outros, mais ou menos "vedetas", limitaram-se a fazer a sua parte (muitas vezes mal!), sem se envolverem nas tarefas que competiam a outros. É isto jogar em equipa? Não! Não é.
Há neste plantel jogadores que estão claramente a "fazer um frete", a cumprir a "desobriga" pelo mínimo de esforço e de envolvimento. Como é possível jogar SEMPRE como o fazem Geovanni, Laurent Robert e outros. Ontem, Simão esteve em campo? E Ricardo Rocha? E Anderson?...
Esses jogadores (alguns deles tiveram períodos de maior entrega, embora isso fosse sempre a excepção...) já não são parte da solução; são parte do problema! É mandá-los embora já, deixá-los sair quanto antes.
Muitos deles, embora tecnicamente dotados, estão "endeusados" e convencidos da sua imprescindibilidade, de tal forma que a equipa (?) se ressente sempre que eles não estão em campo (reparem que eu escrevi "não estão em campo" e não "não estão a jogar"...), porque, fatalmente, o jogo tem que passar por eles. Isto é, não são eles que estão para a equipa, mas a equipa que está para eles. Isso não é uma equipa!!! Uma equipa é aquela onde cada um dos elementos é fundamental, e não acessório!
É evidente que esta é apenas uma parte do problema. A outra é a da imcompetência... de jogadores, dirigentes e equipa técnica.
E, não me resta qualquer dúvida que R. Koeman é, claramente, incompetente. Incompetente porque com recursos de nível muito razoável (o plantel do Benfica é, do meu ponto de vista, o mais rico da Superliga...), não conseguiu o que qualquer treinador mediano conseguiria. Imaginem que, em vez de Quim, Moretto, Moreira, Leo, Luisão, Anderson, Nelson, Simão, Micolli, Mantorras, Manduca, Petit, Manuel Fernandes, etc... tinha Helton, Baía, Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel, Paulo Assunção, Jorginho, etc... O que poderíamos esperar? Por certo estaríamos, agora, a competir com Guimarães, Rio Ave, Naval e outros, na fuga à despromoção. Imaginem treinadores como Erikson, Humberto Coelho, Mário Wilson, ou mesmo Manuel José ou Jesualdo Ferreira, com o actual plantel do Benfica. Seriam, com grande probabilidade, campeões, muito naturalmente...
Que saudade do Benfica que começava todos os jogos (nacionais e internacionais) ao ataque e acabava-os ao ataque. Que saudade do Benfica onde todos jogavam para a equipa, independentemente das capacidades individuais de cada um. Que saudade da mística que advinha de ter vestida a camisola vermelha (sim, vermelha, e não encarnada!...)...
Que revolta que eu sinto por ver uma corja de mercenários (empresários, dirigentes, jogadores, jornalistas...) num banquete constante à mesa do meu querido Benfica...
Não enxovalhem mais a memória do Glorioso...
A nós, sócios e adeptos, cabe-nos o dever de tentar inverter o rumo das coisas.
Gritando, bem alto, a nossa revolta!...
Assobiando os jogadores, se necessário for, para que percebam que não estamos a dormir!!!
Desculpem o longo "desabafo"...
SLB, sempre!
Parafraseando o poeta, e apesar de tudo, "o melhor do mundo são as crianças... e o Benfica"...

 
At 4/25/2006 3:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dias Pereira, isso é um chorrilho de disparates. Um adepto que assobia um jogador do Benfica é parte do problema. A equipa tem limitações e não é insultando os jogadores que eles jogam melhor. O Robert e o Geovanni não são Ronaldinhos ou Cristianos Ronaldos? Paciência, até arranjarmos melhor puxa-se por estes.

Antigamente o Benfica, essecepe e fequepe tinham jogadores muito bons, um ou dois extraordinários, e o resto das equipas tinham jogadores mauzinhos. Hoje as equipas mais fracas têm plantéis constituídos por jogadores médios, e Benfica e os clubes azul-podre e verde-ranho têm plantéis formados por jogadores bons, e quando muito um ou dois jogadores muito bons. Não se pode comparar. Os adeptos têm que ter paciência, temos que nos habituar a perder 5 a 6 jogos por época.

 
At 4/25/2006 4:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro JFilipe,
Para si, poderão ser disparates. Para mim, são factos.
É um facto que muitos jogadores do actual plantel não "dão o litro" dentro do campo.
É um facto que muitos jogadores têm usado o SLB apenas como montra para "darem o salto" para outras paragens.
É um facto que não "sentem" a camisola, nem respeitam o passado do clube e os seus sócios (é ver como se arrastam pelos relvados deste país...).
Meu caro, não é necessário ser-se Ronaldinho ou "putozinho madeirense" para correr atrás da bola e jogar com garra. Estivesse cá outro timoneiro e outro galo cantaria, ou não será assim? Lembra-se como Camacho (com todas as suas limitações...) punha a equipa a disputar o jogo do primeiro ao último minuto? Já reparou na falta de agressividade, de querer, da esmagadora maioria dos jogadores do actual plantel? Já se questionou, por exemplo, porque razão os adversários chegam quase invariavelmente sempre antes à bola? Quantos vezes, na marcação de cantos, os nossos jogadores ganham o lance? Quantos golos já marcámos na sequência directa de livres de canto? E quantos já sofremos?
Meu caro, falta garra, querer. E, se quisermos ser mais mordazes, poderemos, até, dizer que falta algum profissionalismo.
É verdade, como refere, que as outras equipas já têm bons jogadores, já trabalham bem e equilibram muito as disputas. Mas analise o modo como a nossa equipa aborda os jogos, e como os abordam, por exemplo, os clubes azul-podre e verde-ranho. Eles jogam para a baliza contrária o jogo inteiro, quase inavriavelmente; nós, como somos bons, tecnicamente virtuosos e inevitavelmente melhores, jogamos a passo (quase sempre...), porque havemos de, num lance individual, "de classe", resolver a situação...
Este ano, foram menos do que os dedos de uma mão os jogos em que, independentemente do resultado, fiquei satisfeito com a prestação da equipa. Custa-me muito, mesmo muito, perder. Mas aceito a derrota, se nos batermos bem. Se não fizermos o que está ao nosso alcance, não aceito. E, se achar que os jogadores merecem ser assobiados, assobio-os. Eles não são deuses, nem devem ser tratados como tal. E merecem, sim, sem dúvida, perceber o sentir dos sócios. Haja respeito, pelo clube e pelos sócios, que nós também os respeitaremos, como homens e como atletas!
E, para finalizar, deixe-me dizer-lhe que não quero (não aceito essa fatalidade...) habituar-me a perder 5 a 6 jogos por época, porque isso significará que vamos andar arredados da luta pelo título.
(A propósito, os "andrades" este ano perderam 3 jogos, dois dos quais com o Benfica. Não perderam em casa com o Gil Vicente nem com os "verde-ranho"; não perderam em Leiria nem em Guimarães; não esbanjaram pontos com equipas acessíveis, em casa. É por isso que foram campeões, a 3 jornadas do fim).
Eu desejo um Benfica campeão, na realidade e na atitude. Se se perder, que não se possa acusar a equipa de falta de entrega, de garra, de dignidade. Arrastar-se, penosa e vagarosamente pelos estádios, não!
Respeito a sua opinião.
A minha é esta. Sempre foi...

 
At 4/25/2006 8:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Dias Pereira, assino por baixo.
Não se pode ficar contente com a mediocridade e satisfeito com a inevitabilidade. Esse não é o discurso, nem o lema deste clube.E é preocupante quando alguns sócios e apoiantes se resignem a este estado de coisas, sempre com o discurso dos "coitadinhos" e inferiorizados.Bolas, o benfica nunca mas nunca foi um clube onde essa mentalidade tivesse lugar. Lutou sempre contra tudo e contra todos, os seus adeptos construiram um dos melhores estádios do mundo com as próprias mãos.Isto sim é preocupante, muito preocupante.

 

Enviar um comentário

<< Home