quinta-feira, julho 13, 2006

Gregos

Bem, gostava de poder escrever algo sobre o jogo de preparação ontem contra os ucranianos, mas infelizmente só consegui ver a segunda parte, que foi bastante apagada por parte do Benfica. Os golos foram marcados na primeira parte, pelos dois gregos, e parece que foi nesse período que o Benfica apresentou mais algum futebol. Na segunda parte pouco se viu, para além do Benfica a segurar a vantagem, e um espectáculo risível por parte do treinador romeno dos nossos adversários. Acho que ele teria o feitio ideal para fazer carreira no futebol português, principalmente ali no clube que mora para os lados do Lumiar. Um treinador que praticamente ameaça retirar a equipa de campo por discordar da marcação de um lançamento de linha lateral é um achado que não deveria ser desperdiçado :)

Entretanto hoje a notícia é uma possível venda do Manuel Fernandes ao Portsmouth. Para mim é um negócio estranho. Primeiro porque os valores envolvidos parecem-me excessivos para um clube como o Portsmouth (apesar do novo dono do clube ser rico). Depois porque seria um pouco estranho o Manuel Fernandes sair do Benfica para o Portsmouth, que nem sequer está envolvido nas competições europeias, e que é um tradicional candidato à descida na Premiership. Além disso, apesar de 15 milhões ser bastante dinheiro, acho que seria um mau negócio para o Benfica, dada a idade e potencial do Manuel Fernandes. Por outro lado, e tendo em conta que o nosso presidente tem mantido sempre a regra de que só sai um jogador importante por época, caso o Manuel Fernandes seja vendido provavelmente o Simão ficará.

De qualquer maneira se o Manuel Fernandes sair isto virá confirmar uma tendência extremamente irritante para mim. Por norma há sempre um jogador no Benfica que eu tenho tendência a admirar mais do que os outros. Não sei bem explicar, mas é como se um golo ou uma boa jogada desse jogador me dessem ainda mais satisfação do que quando tal é feito por outro jogador. Há dois anos, durante o período Camacho, para mim o Tiago era este jogador. Chegou ao final da época e ficámos sem ele. Após isso, na época seguinte a minha preferência passou a ser pelo Miguel. Todos sabemos o que aconteceu no final dessa época. Assim sendo, nesta última época outro jogador passou a ocupar o topo da minha lista de preferências, e esse jogador é o Manuel Fernandes. Se ele sair, acho que o melhor é não escolher mais nenhum jogador para admirar... nem sequer o Rui Costa, porque apesar da hipótese dele ser contratado por outro clube ser nula, na volta chega o fim da época e ele retira-se...

29 Comments:

At 7/13/2006 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy este ano tens que começar a admirar o talento do N. Gomes :)
Penso que esta noticia não é verdadeira, poderá ter havido sondagensmas não acredito que o Vieira
"scrooge" deixe sair aquele diamante por essa verba, era um autentico escândalo, e tenho a impressão que haveria logo um telefonema de Stanford Bridge a cobrir toda e qualquer oferta (se é que isto já não aconteceu, o Makelele não é eterno).
Por mim saída por saída, prefiro que marche o Simão, o M.Fernandes é "made in Benfica", purinho.

 
At 7/13/2006 12:14 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

O M. Fernandes "purinho" é lagarto. Só para que conste, ó detractor nº 1 do Nuno Gomes :)
D'Arcy, que tal começares a admirar o Beto? Ainda bem que nunca escolheste o Simão!

 
At 7/13/2006 12:39 da tarde, Blogger Pedro said...

A unica questão é q o SLB só detêm 50% do passe. Será que depende do SLB a decisão final? Não sei.
Tb houve em tempos zunzuns do interesse do MF em sair do SLB. E os russos andam doidos portanto pode ser bem verdade.
Eu devo ser dos poucos benfiquistas q acha q o MF não vale aquilo q a maioria dos benfiquistas acha q ele vale.
É bom jogador sem sombra de dúvida mas acho q já devia ter evoluido mais, já devia estar num outro patamar para merecer tantos elogios da massa benfiquista.
Gostava q ele ficasse mas não sei se ele quer ficar. Tal como no caso Simão esta questão é importante demais para ser descurada. E se a sutuação ficar rsolvida com um brutal encaixe financeiro melhor.

 
At 7/13/2006 12:43 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A evolução do Manuel Fernandes de certa forma estagnou a época passada, quase de certeza devido ao facto de ele andar a arrastar a pubalgia durante quase toda a época. E parece que ainda não é este ano que resolvem o assunto de vez.

Quanto ao M.Fernandes ser lagarto, isso não é verdade. O homem esteve lá umas semanas quando era miúdo, e nunca chegou a ser inscrito. E toda a gente que o conhece desde pequeno sabe que ele é benfiquista.

 
At 7/13/2006 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

podias era começar a admirar o Beto e o Marco Ferreira....pode ser que dê resultado

 
At 7/13/2006 2:30 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se o Rui Costa não pode ser o 10, sinceramente não estou a ver quem poderia ser ;)

Se ele vem muito atrás buscar jogo, então o 'fosso' que eventualmente existe é entre o meio-campo ofensivo e o meio-campo defensivo, pelo que a solução não pode ser recuar o Miccoli (perdendo assim um bom avançado de área) e recuar ainda mais o Rui Costa, afastando-o dos avançados, que ele é suposto servir, e desperdiçando as qualidades óbvias que ele tem para um função que exerceu durante toda a carreira.

Aliás não vejo grande problema em que ele venha buscar jogo muito atrás: hoje em dia é isso que se exige de um número 10. Uma equipa não se pode dar ao luxo de ter os avançados e ainda o organizador de jogo limitados ao último terço do campo. A táctica dos dois avançados permite exactamente que um deles (ou mesmo os dois) seja bastante móvel, e que possa assim vir também recolher a bola mais atrás.

 
At 7/13/2006 2:46 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy,

Pena não teres visto a primeira parte, embora o adversário estivesse numa fase mais avançada e o Benfica ter tido um arbitro amigo (foi essa a razão da revolta do treinador, era o acumular de muitos erros, não contabilizei mas desconfio que o Benfica na primeira parte só foi sancionado com uma falta!?).

Gostei muito do Katsouranis boa ocupação de espaços e muito inteligente a dobrar os defesas.
Quanto ao Rui Costa, é impressionante dá gosto vê-lo jogar, continua um maestro e ainda não está na forma ideal. (segunda parte desapareceu, normal)
Em relação ao comentário do Filipe Nuno acho que nunca discordei tanto de um benfiquista (desculpa Filipe) mas aquilo é um verdadeiro Nº 10 e não notei o tal fosso que falas.
Também gostei do Diego (encosta Beto) e do Manu (lutador incansável)

Em relação ao Manuel Fernandes concordo em parte com o Pedro e acho que a evolução deveria ter sido bem maior mas talvez a lesão seja culpada.
Acho que é mentira mas não creio que fosse assim tão mau negócio embora seja um jogador que admiro acho que para a posição dele temos gente (não estou a falar do Beto, claro!)

Abraços

;)

 
At 7/13/2006 3:03 da tarde, Blogger último! said...

Filipe,

Não achas cedo demais que aoi segundo jogo já possas afirmar que o Rui não ocupa o meio campo todo?

Não enterrem o homem sem ao menos vê-lo em acção e não estou a falar do segundo jogo da pré época.

obs: Filipe, viste mesmo a primeira parte?

 
At 7/13/2006 3:28 da tarde, Blogger último! said...

Sim, entendo Filipe simplemente não concordo. (mas na boa)
Em relação ao avançado, eu avisei que estava dependente da algumas questões, agora não me culpem a mim se não vier ou se vier um fraquito (tipo Tristan ihihihih)

Vai correr tudo bem

;)

 
At 7/13/2006 3:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

1- A táctica que estamos a apresentar não deve ser interpretada como um 4-4-2 típico. É sim o que os ingleses chamam de diamond, e é mais correcto descrevê-la como um 4-1-2-1-2.

2- O Miccoli é um avançado de área. Não é avançado para apanhar a bola a 30 metros da baliza e embalar com ela em direcção do golo. A grande qualidade do Miccoli é a rapidez e facilidade de remate; a forma como ele num curto espaço de terreno consegue controlar a bola e rematar, ou mesmo rematar de primeira. Estas características não servem de nada se o pusermos a jogar longe da zona de finalização. Por isso não me agrada nada a ideia de o ver a jogar atrás dos avançados.

Mais, colocando o Miccoli e ainda dois outros avançados em campo, incluindo depois o Rui Costa numa posição mais recuada estaríamos na prática a ter menos 4(!) homens a lutar pela recuperação da bola (porque o Miccoli e o Rui Costa, apesar de jogarem mais recuados, nunca serão jogadores com características para fazer isso).

 
At 7/13/2006 3:44 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já agora, não considero o Tristán um avançado nada fraquito, e espero bem que ele não vá jogar para a lagartagem... ;)

 
At 7/13/2006 3:56 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

D'Arcy, disseste tudo. Ficava bonito com 2 avançados, Rui Costa e Miccoli.
O miccoli não é um avançado, é um striker. Tem um pique impressionante em 10 metros, e remata muito bem. Não faz sentido obrigá-lo a correr 30 metros para rematar, ou colocá-lo longe da baliza.

 
At 7/13/2006 4:22 da tarde, Blogger Pedro said...

Colocando Miccoli a 10 (acho q não tem o perfil para essa missão) e o Rui Costa mais atráz perdemos , sem a menor dúvida, capacidade deluta a meio campo, e é aí que se ganham os jogos.
O Rui Costa tem q ser sempre o homem atráz dos dois avançados. Sempre.Só de imaginar aqueles passes para um Miccoli ou para um NG..ui ui.
E com o Karagounis ao lado para ajudar na magia. Isto promete.
Saiba FS compactar a equipa na luta a meio campo.

Rato...tu aguças o apetite à malta...diz-me só uma coisa: o gajo joga num clube com equipamento às riscas?
:)

 
At 7/13/2006 4:54 da tarde, Blogger último! said...

Pedro,

É melhor pensares que o Marcel este ano vai render bué!
Assim nunca ficas desiludido.

D'Arcy,

O Tristan já foi muito bom e ao mudar de clube pode voltar a renascer como acontece a muitos mas nos ultimos anos tem um registo bem pior que o Nuno

lol

;)

 
At 7/13/2006 4:58 da tarde, Blogger Harry Lime said...

eu acho que está na hora do Manuel Fernandes sair para não ficar viciado na atmosfera estupida do futebol portugues e na necessidade de ser mais um Messias benfiquista.

Outros jogadores putos sairam mais novos do que ele e para clubes maiores (C.ronaldo, Hugo viana ou Quaresma) mas aparentemente não aprenderam muito num campeonato maior e mais competitivo.

Agora, penso que sair para o Portsmouth não o vai ajudar a progredir muito. E 18 milhões de euros não é grande coisa por ele...

 
At 7/13/2006 5:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

o ratogoleador é um ratão manhoso :))

Anda para aqui a exaltar a lampionagem e depois ainda vos sai na rifa um João Tomás (que até era uma boa compra, sim senhor). Na pior da hipoteses metem o Marcel a jogar ao lado do Nuno Gomes. uma dupla de avançados de peso (pluma!).

 
At 7/13/2006 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

João, infelizmente não sou o maior detractor do N. Gomes, o maior detractor do N.Gomes é...ele próprio!!;)
Mas agora vou-lhe dar umas treguas até porque acho que o rapaz está de lua de mel.

Ontem vi o jogo e gostei do katsouranis, é jarda, muito bom jogador, e tambem gostei de ver o Tiago Gomes a defesa esquerdo, o Manu, o Diego tambem tem pinta, o Moreira fez uma grande defesa.Ainda só dá para ver alguns apontamentos.
O golo do Karagounis, espectáculo.
O R. Costa ainda está a habituar-se á equipa e vice-versa, o entendimento com os dois avançados ainda não é o melhor, mas dá para ver que não perdeu o "feeling".

Agora quanto a tacticas, eh pá, alto aí, isso já é muita areia para a furgoneta.

Ratogoleador, com que então o Tristan anda a marcar menos do que o... (berm não vou dizer o nome dele, prometi) hem? Deve ser porque o campeonato onde ele joga é mais fraquito, não é? Só equipas como Barcelonas, R.Madrid, Valência e tal...em compensação o....fartou-se de marcar golos em Itália, na despedida até parecia o Papa, tal eram as multidões a acenarem com lenços brancos (percebes, não percebes?) no aeroporto de Florença, pá.

 
At 7/14/2006 12:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Relativamente à possível saída do Manuel Fernandes:
1) parece-me mais que certo que a vontade do jogador não seja sair do Benfica para um clubezeco como o Portsmouth;
2) Não me parece que seja assim tão linear que se venda apenas um jogador, os números contarão de certeza mais do que essa regra;
3) A saída do Manuel Fernandes é com certeza má para o futebol do Benfica mas não me parece que o seja para os cofres do clube. Hoje em dia o valor dos jogadores já não está tão alto como há uns tempos atrás, não sendo muitas as contratações pelos valores de que se fala, mesmo tendo em conta o valor do jogador e a sua margem de progressão. Custa-me até a acreditar que esta história seja verdadeira, mas...
4) Esperemos que Manuel Fernandes se mantenha por aqui mais algum tempo, sendo certo que essa tarefa não irá ser fácil. É nestas alturas que tenho alguma pena de ver o Benfica a precisar de vender bons jogadores e enquanto assim for, nunca estaremos ao nível que com certeza todos desejaríamos.

 
At 7/14/2006 10:02 da manhã, Blogger Pedro said...

"Na forma que digo tb tinhas dois, para jogar na luz contra equipas mais fracas, chega bem!"

O problema é q como se viu na época passada, dois não chegam para as necessidade defensivas contra equipas mais fracas na Luz.
As equipas mais fracas povoam o meio campo e várias vezes nos vimos em inferioridade numérica na luta do meio campo que nos obrigava a lançamentos longos para os avançados ou para as alas que muitas vezes se perdiam nos cortes da defesa contrária.

 
At 7/14/2006 11:28 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/14/2006 12:05 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Um dos comportamentos mais bizarros nos benfiquistas é a sua fixação no Chelsea. Para eles, todo e qualquer jogador lampião é objecto de cobiça por parte do Special One, José Mourinho himself!

Aliás, esta ideia fixa dos benfiquistas foi amplamente confirmada pela lista de contratações do Chelsea esta época. De facto, é público que o Ballack e o Schevchenko aprenderam tudo o que sabem enquanto jogaram de águia ao peito.

 
At 7/14/2006 12:38 da tarde, Blogger antitripa said...

Eh pá....encarecidamente te peço: Admira o Manduca por favor....

 
At 7/14/2006 12:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Guy: Desculpa?! Onde é que foste buscar essa? Não há um único comentário neste post que mencione o Chelsea... a não ser, claro, o teu comentário. Aliás, se há alguém que parece na realidade ter um fixação no Chelsea e no Mourinho, és tu, porque pareces aproveitar toda e qualquer oportunidade para os meteres na conversa. Relê lá algumas caixas de comentários de posts anteriores e vais ver se não é assim.

Quanto ao interesse ou não do Chelsea em jogadores nossos, nõa temos culpa que os jornais portugueses gostem muito de 'vender' os nossos jogadores ao Chelsea, nem dos elogios que o Mourinho faz ao Simão e ao Manel.

antitripa: eu bem tento, mas o gajo ao fim de cinco minutos já me deu cabo da paciência ;)

 
At 7/14/2006 10:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deixem o Nuno Gomes em paz. É um dos poucos avançados com algum talento a actuar em Portugal. Comparem com os cepos do fequepe. O Liedson é o outro avançado em Portugal minimamente bom de bola mas perdeu muito gás na última época em relação à anterior. O Miccoli, que desperta tanto "amor" entre os adeptos, está sempre lesionado e quase não marca golos. Preferia o João Tomás.

Quanto ao Manuel Fernandes, eu acho que devia sair. É muito dinheiro. O jogador prometeu de facto muito no início mas depois estagnou. O peso do jogador no Benfica na última época foi quase nulo, muito diferente do Tiago. Depois dos exemplos de um Viana ou Hugo Leal é melhor deixá-lo ir enquanto vale alguma coisa.

O surpreendente mesmo é a revolução em Itália. A Juve apresta-se a passar dois anos na série B (vai começar com 30 pontos de atraso). O Milão perdeu o acesso à liga dos campeões e vai começar a série A com um atraso que talvez o arrume por mais um ano.

 
At 7/14/2006 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A noticia da saida do Manuel Fernandes foi dada pelo mesmo jornalinho que noticiou a saida do Scolari...

 
At 7/15/2006 12:10 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Mas A Bola também já a noticiou.

Continuo a dizer que o Manuel Fernandes anda a arrastar uma pubalgia desde o final da época com o Trapattoni, altura em que o rendimento dele começou a cair. Infelizmente o Benfica opta sempre por ir remediando a coisa, em vez de partir para a operação que resolveria aquilo de uma vez por todas.

 
At 7/16/2006 11:27 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/16/2006 11:28 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

se os benfiquistas não têm fixação no Chelsea e no Mourinho explica-me este comentários do indio:

http://spiny-norman.blogspot.com/2006/07/gregos.html#c115278819399498439

E não é a primeira vez que por aí aparecem. e é verdade que o mourinho já disse bem do Simão e do Manuel Fernandes... mas curiosamente vai sempre buscar jogadores como o Shevchenko ou o Ballack... o ano passado preferiu ir buscar o Essien a França a vir ao SLB buscar o Manuel Fernandes.

Mas o vosso lunatismo com o Mourinho tem origem noutro facto que voces têm dificuldade em engolir. É que toda a gente aplaudiu a substituição dele pelo Messias Toni. Verdade ou não?

E depois passaram o tempo a dizer que a grande ambição do Mourinho era voltar ao Benfica... até ele vos destruir as "esperanças" numa entrevista à SIC.

 
At 7/18/2006 5:50 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Mentira. É mentira, e tu ou não sabes que é mentira, ou então estás intencionalmente a tentar perpetuar uma mentira. Quando o Mourinho saiu houve até manifestações de sócios à noite na porta do estádio contra essa decisão. E eu fui um dos que não ficaram nada satisfeitos com essa decisão.

Quanto à obsessão com o Mourinho, repito: mesmo que alguns benfiquistas falem do homem, NINGUÉM neste blog é mais obcecado com o Mourinho do que tu. Estás sempre a trazê-lo à conversa, mesmo quando não tem nada a ver com o assunto em questão.

 

Enviar um comentário

<< Home