segunda-feira, agosto 06, 2007

Guadiana

E não é que ganhámos um jogo? E ainda por cima este deu direito a troféu e tudo. Sim, é apenas o Torneio Guadiana, mas é preciso ver que para quem tem o Nandinho no banco, temos que agarrar o que quer que venha à rede, e este sempre é o primeiro troféu do Nandinho no Benfica. Além de que um troféu, por menor que seja, nunca deve ser menosprezado. Já o grande Brian Clough passava a vida a dizer que a dupla vitória do Nottingham Forest na Taça dos Campeões tinha começado com a conquista da insignificante Anglo-Scottish Cup (e não, não estou a cometer a heresia suprema de comparar o Nandinho ao grande Brian Clough, nem estou num estado tão eufórico com a vitória desta noite que já ache que o Nandinho vai acabar por guiar-nos ao ceptro europeu de clubes).

O jogo desta noite já foi um bocado mais interessante de seguir, embora a qualidade do nosso jogo tenha, mais uma vez, deixado muito a desejar. Foi um jogo bem disputado (às vezes até disputado demais, e pareceu-me que houve ali alturas em que aquilo esteve a um pequeníssimo passo de resvalar para a pancadaria). Regressámos ao losango, apresentando uma dupla de ataque constituída pelo Mantorras e o Bergessio, enquanto que o Nuno Assis ocupou as funções do Rui Costa. Do outro lado apareceu-nos um Sportic com praticamente a equipa titular, que tinham poupado no jogo anterior, e a jogar num esquema idêntico ao nosso. Com tanta gente no meio campo, foi aí que se desenrolou a maior parte do jogo, com muita disputa da bola e várias picardias. Ainda assim sempre tivemos uma ligeira vantagem, já que o Derlei pelos vistos ainda não se apercebeu que se mudou para o outro lado da 2ª Circular, e foi sempre um precioso auxílio na nossa defesa. Sinceramente, passei o jogo todo convencido que aquilo iria acabar zero a zero, a não ser que houvesse algum lance extraordinário. Mas enganei-me, porque o David Luiz resolveu comer o tronco do Polga nas alturas, quase a papel químico do lance em que o Ricardo Rocha tinha feito o mesmo no Lumiar a época passada, e isso foi suficiente para vencermos, já que a lagartagem, embora atacasse, raramente conseguiu criar lances de grande perigo.

Não vale a pena falar mais sobre o jogo em si, já que foi apenas futebol de pré-época, e nem sequer se viram grandes progressos na qualidade do nosso jogo de equipa em relação aos outros jogos que já vimos recentemente. Quanto a jogadores, o Bergessio hoje lá apareceu a jogar mais no centro, e também acabou por melhorar um bocado. Esteve bastante mais em jogo, e foram dele as duas melhores oportunidades do jogo, que só não deram golo porque o Desdentadic da baliza do Sportic fez duas enormíssimas defesas. Para compensar, o Mantorras esteve completamente inexistente, e não serve para aquelas funções. O Mantorras neste momento é um jogador para o último toque, não consegue jogar de costas para a baliza e segurar a bola. No meio-campo foi o Manuel Fernandes e os outros. Sim, eu sei que sou um faccioso do caraças em relação ao Manuel Fernandes, mas estou-me nas tintas. Dá-me um gozo enorme vê-lo com a nossa camisola. Para ele não há cá jogos a feijões, aquilo é para levar a sério do princípio ao fim. Outro com a mesma atitude é o David Luiz. Está a fazer-se um senhor defesa, impõe respeito, bate quando é para bater, sai a jogar quando pode, ou dá chutão para a frente se assim for preciso. É o nosso Mozerzito. Gostava de saber que bocas é que ele no final andaria a mandar ao arrumador do supermercado, mas parecia estar bem confiante. O Luisão ainda me parece um bocado perro, e o Léo, mais uma vez, não sabe jogar mal. O Luís Filipe não me impressionou, mas tem desconto porque chegou há menos de uma semana. O Petit ainda está a ter demasiadas paragens cerebrais, em que bate em qualquer coisa que lhe passe à frente. O Katsouranis melhorou quando recuou para a defesa. Parece que ainda não está na forma ideal para jogar no meio-campo. Continuo a gostar do Coentrão, e quando ele entrou as coisas ficaram logo mais movimentadas.

Ainda não sabemos se haverá jogo de apresentação aos sócios ou não (se calhar não querem arriscar a que o Nandinho tenha logo uma recepção agreste ainda antes da época começar). Se não houver esse jogo, o próximo já é a doer, e logo um dos jogos mais importantes da época. O bilhete já está comprado, que eu ando cheio de saudades de regressar a casa.

33 Comments:

At 8/06/2007 1:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Espero que o Nuno Gomes não saia.
Poderá ser útil nesta equipa, pois concordo contigo no que respeita ao Mantorras.
O Jogo de apresentação aos sócios deve ser mesmo o da 3ª pré-eliminatória.
A equipa pareceu-me cansada.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 
At 8/06/2007 7:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O David Luiz é uma fera, grande personalidade, pela tv apercebi-me da fibra dele quando caiu desamparado
e em vez de fazer a habitual "ronha", despachou o massagista, e ainda no final do jogo quando o gordo e imberbe reporter (ainda visivelmente chateado pela sua equipa, e dos colegas comentadores, ter perdido) lhe pergunta pelo resultado ele diz que "p'ra mim isso é passado" o objectivo desde já é o próximo jogo.Este miúdo tem pelo na venta, é lider.

O jogo foi melhor do que o anterior
e já se começam a ver melhorias, pena o FS não ter dado mais uma oportunidade ao Dabao, o Mantorras andava ali a nadar.
Fiquei satisfeito, apesar do adversário ser o normal nestas equipas de Leste, futebol exibicionista para empresário de futebol ver.

 
At 8/06/2007 9:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Epa, vou a qui plagiar desavergonhadamente o comentario do Antitripa no BnRB

"Repararam no bate boca entre o etíope e o david luiz? Só terminou quando o puto lhe perguntou: "E ocê sabe quau a cor da camiseta do escrete?"

E mais nao ha a dizer....

 
At 8/06/2007 10:35 da manhã, Blogger slbcarlitos said...

Este David Luiz vai ser um caso muito sério. Ao contrário do que se pensava o patrão da defesa não irá ser o Luisão mas este menino. Veja-se como o foi com o Anderson.

 
At 8/06/2007 12:55 da tarde, Blogger stevenrolex said...

Eu tb gosto do Manuel Fernandes, mas continuo a achar que tem que crescer um pouquinho mais. Agarra-se demasiado à bola. Tal como o Nani, parece jogar sempre zangado e demasiado virado para si. Pode vir a ser um grande jogador, mas ainda não o é.
Quanto ao jogo, acho que o Benfica jogou mal e porrada, de parte a parte, não faltou.

 
At 8/06/2007 1:14 da tarde, Blogger Pedro said...

"Fiquei satisfeito, apesar do adversário ser o normal nestas equipas de Leste, futebol exibicionista para empresário de futebol ver."

LOLOLOLOLOLOLOLOLOL

 
At 8/06/2007 2:35 da tarde, Blogger O Anti Lampião said...

LOL

http://oantilampiao.blogspot.com/

 
At 8/06/2007 3:14 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Boas D'Arcy,

Também gostei mais do Bergessio e foi bom para ele pois após dois jogos de pré época já ouvia benfiquistas referirem que era uma merda de jogador e que parecia o Derlei, entre outras coisas, realmente a paciência abunda na nossa casa.

Acho que a defesa está estabilizada ou caminha para isso e o ataque ainda não, por culpa das lesões e da falta do martirizado Nuno Gomes, é nestas alturas que jogamos sem ele que se nota a falta que faz, é verdade que falha muitos golos e que nem sempre tem aquele "killer instinct" que gostamos em avançados mas que faz o ataque mexer isso não há duvida.

Continuo triste com a falta de apoio ao nosso treinador, que merece uma época de inicio com uma equipa mais recheada mas isso já discutimos, não acho é que as vitórias sejam sempre atenuadas, se lhe atribuem os méritos nas derrotas também deveriam atribuírem-lhe os méritos nas vitórias.

Gostei da defesa em geral embora os centros do Luis Filipe tenham-me irritado, será que não arranjamos ninguém que consiga centrar, espero que tenha sido um mau dia.

Gostei do Manuel Fernandes, realmente tem estado muito bem.

Repararam na diferença de tratamento dada ao Derlei pelos comentadores desde que virou lagarto, querem à força que o homem renda, aprecie imenso um remate por cima sem nenhuma oposição que foi comentado da seguinte forma:

"Um remate daqueles com a bola debaixo dos pés não é para todos"

Ehehehehheh brilhante, do melhor que tenho visto...

 
At 8/06/2007 4:33 da tarde, Blogger zorg said...

Nunca é demais lembrar que, enquanto o sporting se apresentou na máxima força, com todos os jogadores disponíveis, ao Benfica faltavam "só" 4 peças fundamentais no ataque!

E quando, nessa situação, uma equipa não só vence com justiça, como tem ainda a capacidade para lançar do banco jogadores com a qualidade do Rui Costa e do Coentrão, quer dizer que algo vai bem ali para os lados da luz.

Agora é continuar o trabalho! Recuperar os lesionados, integrar os novos e atacar a pré-eliminatória com todas as armas, para se cumprir já o primeiro grande objectivo da época.

 
At 8/06/2007 7:15 da tarde, Blogger visconde gay said...

Bem, ainda não me surgiu uma imagem para ilustrar a exibição daquele Golias chamado David, MF também esteve em alta, simplesmente poderoso, insubstituível; Bergessio já mostrou alguma coisinha, se bem que continue a achar que o alarga a gola não o está a utilizar no seu lugar de eleição...alguém sabe em que posição jogava ele no racing!? Outro menino que me agrada ver jogar é o coentrão, mas o puto tem que ir p'ró ginásio p'ra ganhar massa...é que está sempre no chão, além de ser um fiteiro do caralho! Sobre o resultado final, nada a declarar, absolutamente normal.

Quanto ás prestações lagartinas, gostei muito do darlheei, de facto está um jogador completamente diferente daquele que se arrastou uns meses pela katedral...para melhor! Só espero que não tenha o azar de se lesionar para o paulinho sebento o pôr sempre a titular...e que jogue muitos anos assim...

Dois últimos apontamentos para os merdosos dos comentadores e os encómios aos prodígios do zbórdem e a tremenda buba que o pipinho carregava, viram? :)

 
At 8/07/2007 10:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meus Caros
Estou em pânico de novo…A equipa não me convence de todo, os reforços não se mostram…(Talvez o Di Maria)..e a equipa parece globalmente mais fraca que a da época passada…Acho que a componente de qualidade que o SLB necessita só teria sido superada se tivéssemos contratado um play-maker de nível mundial…Contratámos outra vez segundas linhas desta vez argentinos e paraguaios(?) e a qualidade que necessitamos não aparece…Menos mal que o Atlético de Alvalade não está melhor e o FCP” tanpoco”…

Saudações benfiquistas

 
At 8/07/2007 2:53 da tarde, Blogger zorg said...

Contratámos segundas linhas???

Há muita coisa que se pode dizer dos reforços do Benfica, mas dificilmente que são segundas linhas!

Contratámos 4 jogadores que brilharam no mundial de sub-20 ao serviço das respectivas selecções (Di Maria, Coentrão, David Luíz e Adu). Contratámos um ponta de lança titular da selecção do Paraguai extremamente promissor...e caro! Contratámos um jogador que tem sido consistentemente um dos melhores laterais direitos da superliga, nos últimos 2 ou 3 anos. E regressou à casa mãe um dos mais promissores jovens médios-centro da sua geração... talvez até o mais promissor.

Onde é que isto são segundas linhas?

Segundas linhas são Pedro Silva, Had, Bolatti, Luis Aguiar, Stepanov, etc. Isso é que são segundas linhas! O Benfica, ao contrário dos rivais, tem procurado comprar jogadores mediante um critério desportivo, em vez de procurar poupar dinheiro com contratações baratas, ou a "custo zero"... e isso é a grande novidade deste ano!

 
At 8/07/2007 3:36 da tarde, Blogger visconde gay said...

Ó zorg, o tripa lampião estava a referir-se ao treinador...que é de segunda linha, carago! :)

 
At 8/07/2007 4:05 da tarde, Blogger zorg said...

Nisso estamos de acordo! :)

 
At 8/07/2007 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

zorg,

não partilho muito a tua opinião, apesar de acreditar que fizemos grandes contratações (eu sou dos que tem fé nos novos jovens Di Maria, Coentrão e Adu - não incluo o David Luis porque "já era nosso"), algumas das contratações dos nossos adversários também não são própriamente de 2ª linha... ainda não vi nenhum jogo deles, mas segundo alguns amigos me disseram, o Bolatti, o Stepanov, Leandro Lima e Stojkovic não me parecem assim tão maus...

No entanto acho que o benfica este ano caso as novas contratações se adaptem sem grandes percalços temos claramente plantel para fazer um grande ano, só é preciso que o Nandinho e as lesões nos deixem trilhar o nosso caminho glorioso :)

Yupie

 
At 8/07/2007 6:11 da tarde, Blogger zorg said...

>o Bolatti, o Stepanov, Leandro Lima e Stojkovic não me parecem assim tão maus...
-
Qualquer jogador que se contrate pode ser um sucesso ou um fiasco. Contudo, quando se contratam jogadores com algum cartel, o risco de fiasco é menor. Eu acredito piamente, por exemplo, que o Stojkovic seja um bom GR, porque é um jogador com cartel e que não foi nada barato. O mesmo raciocínio se pode aplicar ao Stepanov, ou ao Izmailov.

Já tenho muitas dúvidas que o Pedro Silva, o Had, o Bollati, ou o Luis Aguiar, por exemplo, prestem para alguma coisa. E isto porque são jogadores que, já não sendo jovens esperanças, nunca conseguíram até aqui demonstrar um valor que justificasse a sua contratação por um clube de topo nacional... e não há nenhuma razão para que essa situação mude.

Se quiseres, se um jogador como Cardozo, internacional, bem sucedido no seu clube anterior e, consequentemente, caro, conseguir triunfar no Benfica, isso não será uma surpresa. É uma vedeta, foi caro, a surpresa será se não se conseguir impor. Já no caso dos jogadores desconhecidos e/ou provenientes de clubes obscuros é exactamente o contrário que se passa: se forem grandes jogadores, será uma grande surpresa!

Não há milagres e há razões para uns jogadores serem mais caros que outros. É por isso que jogadores caros, á partida dão mais garantias de sucesso.

 
At 8/07/2007 8:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros

Acho que jogadores do Rosário Central ou do Newells são segundas linhas do futebol argentino e portanto do futebol mundial. Di Maria é craque e Freddy Adu tb…Mas n acredito no Coentrão e seguramente n acredito no Luis Filipe…que custou 1MEuris nem no Bergessio nem no outro cujo nome nem me lembro…Mas se for para ser campeão…até levo a bandeira do Paraguai para a Catedral…

E que mal ficou o Manelele com a camisola do Celtic no final do jogo em VRSA


Saudações benfiquistas

 
At 8/07/2007 10:45 da tarde, Blogger Rod McLeven said...

Ora então vamos ter os dinamarqueses a visitar-nos novamente.

Será que vão trazer dinamarquesas para a gente descansar a pestana enquanto esperamos que o jogo comece?

;-)

Saudações Benfiquistas!

 
At 8/08/2007 11:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

zorg,

atenção que praticamente todos os nomes que falas-te:

>Já tenho muitas dúvidas que o Pedro Silva, o Had, o Bollati, ou o Luis Aguiar, por exemplo,

tirando o Ballati são puras incógnitas ou então são mesmo 3ª ou 4ª linha do futebol mundial.

E se vires com atenção eu nesses não falei, Had e Pedro Silva (por exemplo) para mim só surgiram porque "os do lumiar" este ano também queriam apresentar novidades (tal como nós) e como quem não tem cão caça com gato, eles vão descobrir estas pérolas...

Uma coisa com a qual não consigo concordar é com a frase:

"E isto porque são jogadores que, já não sendo jovens esperanças, nunca conseguíram até aqui demonstrar um valor que justificasse a sua contratação por um clube de topo nacional... e não há nenhuma razão para que essa situação mude."

Aqui peço desculpa mas não concordo minimamente. Por essa ordem de ideias jogadores como o Leo ou Liedson (por exemplo) nunca seriam contratados porque na altura em que foram descobertos tanto um como o outro não devia ter "demonstrado qualidade para ser contratado por nenhum clube de topo" e por outro lado "não eram própriamente jovens" ... aliás segundo essa teoria nunca se descobriam novos valores em clubes como o Benfica porque nós só contratáva-mos jogadores "certezas" e infelizmente nós ainda não temos €€'s para isso.

Contudo para lá caminhamos, e ainda assim em termos económicos só temos a ganhar com a "descoberta de novos valores".

Bem fico por aqui que o post já vai longo.

Yupie

 
At 8/08/2007 11:46 da manhã, Blogger zorg said...

Yupie,

O Leo não foi uma "descoberta" do Benfica. Era já internacional brasileiro e um jogador com muito cartel no Brasil. Teve o azar de ter de disputar o lugar na selecção com o Roberto Carlos e por isso não foi titular mais vezes.

Mesmo o Liedson, foi um achado relativo, porque apesar de ter começado tarde, foi extremamente bem sucedido no campeonato brasileiro, onde se fartou de marcar golos.

Nenhum deles veio de um clube obscuro onde nem sequer jogava, como o Had, por exemplo, ou era um segunda linha num clube mediano, como o Lino, ou o Tarik.

E eu sou 100% favorável a que o Benfica nunca arrisque em jogadores assim! Prefiro que se façam menos contratações, mas de jogadores com um mínimo de provas dadas, do que se contrate o dobro em gajos relativamente desconhecidos. E quando eu digo provas dadas, não é necessário ser no estrangeiro: eu considero que o Luís Filipe, por exemplo, já demonstrou o suficiente ao longo dos últimos 2/3 anos, que que foi consistentemente uma das peças fundamentais de uma das equipas que mais tem crescido em Portugal, para justificar uma aposta por parte de um grande.

Agora, investir num Areias, ou num Bueno, mesmo que seja por empréstimo, é deitar dinheiro fora e não vale a pena! Já chegou o tempo do Damásio!

 
At 8/08/2007 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

zorg,

parece-me que estamos baralhados na conversa...

Eu só respondi porque tu incluiste o Bolatti nessa tua lista de jogadores (que por sinal acho bem fraquinhos) sob o argumento de que não só já não era novo (acho que só tem 21 ou 22 anos o que para mim ainda é novo) como também não tinha "cartel".

Posto isto eu argumentei com o Leo e com o Liedson, que para mim são casos de jogadores que ainda que não sejam novos (o Leo então até já podia ser considerado velho) também não têm cartel no estrangeiro e por isso ainda jogam e equipas medianas ou boas no seu pais.

E atenção que eu só estou a entrar nesta conversa porque acho que algumas das contratações do Porco não são assim tão más qto isso, o Bolatti ou o Leandro Lima acredito que serão bons jogadores, já em relação "aos do lumiar" grande parte das contratações são fraquinhas, aliás acho que só Stojkovic vai ter sucesso garantido. Tanto o Izmailov, o Vukcevic e o Purovic acho que tanto podem ser boas opções como podem simplesmente passar ao lado da epoca parecem-me jogadores de extremos ou vão ser os maiores ou os piores.

Alias qualquer um deles (menos o purovic) saiu do clube por causa do mau feitio ...

Enfim vamos ver.

Já agora acredito mesmo que este ano temos um grande plantel e que a eses pode ser o grande problema do Fernando Santos, isto porque se ele não souber motivar todos os jogadores que não joguem, podemos transformar um grande plantel numa grande desilusão (outra vez)...

Yupie

 
At 8/08/2007 12:17 da tarde, Blogger zorg said...

>Eu só respondi porque tu incluiste o Bolatti nessa tua lista de jogadores (que por sinal acho bem fraquinhos) sob o argumento de que não só já não era novo (acho que só tem 21 ou 22 anos o que para mim ainda é novo) como também não tinha "cartel".
-
O Bolatti tem 22 anos, nunca foi à selecção em nenhum escalão e a sua carreira futebolística resume-se a ter sido uma das figuras do Belgrano, um clube menor na Argentina. Pode ser um bom jogador - às vezes acontece - mas é uma aposta arriscada.

>Posto isto eu argumentei com o Leo e com o Liedson, que para mim são casos de jogadores que ainda que não sejam novos (o Leo então até já podia ser considerado velho) também não têm cartel no estrangeiro e por isso ainda jogam e equipas medianas ou boas no seu pais.
-
O Leo tinha imenso cartel quando veio para o Benfica. Já tinha sido várias vezes internacional pelo Brasil, foi várias vezes campeão brasileiro e jogava num clube de topo. Nunca tinha saído para o estrangeiro, mas não era, de todo, uma aposta de risco. Mesmo o Liedson, que foi uma contratação mais arriscada porque foi um jogador que apareceu tarde, jogou em clubes de topo onde teve sucesso. É diferente de dar nas vistas num clube que menor.

>E atenção que eu só estou a entrar nesta conversa porque acho que algumas das contratações do Porco não são assim tão más qto isso, o Bolatti ou o Leandro Lima acredito que serão bons jogadores,
-
O Leandro Lima é internacional, logo é bastante mais provável que seja um bom jogador.

>já em relação "aos do lumiar" grande parte das contratações são fraquinhas, aliás acho que só Stojkovic vai ter sucesso garantido. Tanto o Izmailov, o Vukcevic e o Purovic acho que tanto podem ser boas opções como podem simplesmente passar ao lado da epoca parecem-me jogadores de extremos ou vão ser os maiores ou os piores.
-
Concordo 100% contigo aqui e acho que é uma excelente observação. O Vukcevic em particular, cheira-me que não vai demorar muito até se incompatibilizar com o treinador...

>Já agora acredito mesmo que este ano temos um grande plantel e que a eses pode ser o grande problema do Fernando Santos, isto porque se ele não souber motivar todos os jogadores que não joguem, podemos transformar um grande plantel numa grande desilusão (outra vez)...
-
Também estou 100% de acordo. E temos um grande plantel porque não arriscámos em contratações de desconhecidos. Apostámos forte, pagámos bem e acredito que vamos ter o retorno desportivo que todos desejamos! :)

 
At 8/08/2007 2:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só uma nota: o Léo era um grande craque no Santos tal como Diego e Robinho...e Paulo Almeida...em quem acreditei até ao fim...mas que no Brasil está a ter enormes dificuldades de se afirmar...

Para não falar do Marcel de má memória...


Saudações benfiquistas

 
At 8/08/2007 2:33 da tarde, Blogger zorg said...

Pois, há sempre um risco associado, mesmo quando se investe em jogadores mais "seguros". A diferença é só esse risco ser menor... mas há sempre a hipótese de nos calhar outro Paulo Almeida!

 
At 8/08/2007 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já agora, eu qdo o Paulo Almeida veio para o Benfica, o que alguns brasileiros que eu conhecia me disseram na altura era que ele não era nada de especial.

Aliás alguns frisaram é que ele era muito duro (duro na vertente de distribuir porrada) :)

Mas enfim nesse eu tb tive esperanças, como alias com todos os jogadores que entram no Benfica :)

Até cheguei a acreditar que o Marco Ferreira se ia transformar num grande jogador... ao ponto a que um gajo chega ...

Yupie

 
At 8/08/2007 4:57 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Se as contratações são de primeiras ou segunda linhas?

Na minha terra só há uma maneira de verificar isso: pelos resultados da equipa. O resto é conversa da treta.

Mas pronto, a lampionagem como não ganha nada tem de inventar estas histórias para manter a ilusão de grandeza.

E até posso dizer que nesse particular o Glorioso SLB leva vantagem dado que já consquistou o prestigioso Torneio do Guadiana. :)))

 
At 8/08/2007 6:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Manuel Fernandes no Everton??!! Oh não!!

 
At 8/08/2007 9:39 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eles podem querê-lo, mas agora parece-me tarde demais. Até porque a proposta que fazem está bem abaixo daquilo que o Benfica já tinha pedido.

Se o Benfica o vendesse agora, seria um enormíssimo tiro no pé.

 
At 8/09/2007 6:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que nem o Benfica vende , nem ele se quer ir embora, que é o fundamental.Seria o Titanic.

Aqui a vontade do MF é fundamental e ainda bem que ele e o Benfica ultrapassaram os desentendimentos e, segundo consta, concordaram que esta época ficaria, até porque se fizer uma boa época não é o Everton que o vai contractar.
Continuo a pensar que o MF com mais um dois anos em cima e limando algumas deficiências (não são muitas) no seu jogo, como as voltinhas, o lateralizar em demasia, insistir mais no remate, etc... vai ser um caso muito sério no futebol europeu.

Uff! Que susto.

 
At 8/09/2007 10:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Mas pronto, a lampionagem como não ganha nada tem de inventar estas histórias para manter a ilusão de grandeza."

O que faz um lagarto (ou melhor, um anti-benfiquista primário) escrever coisas destas? O que ganhou o Sporting nos últimos anos? Este lagarto já disse que é engenheiro, pelo que suponho que tenha cerca de 25/27 anos. Pergunto-lhe então quantos campeonatos e taças já viu o seu clube ganhar? 2 campeonatos e 2 taças?
Eu serei pouco mais velho que este lagarto (talvez 4 ou 5 anos) e já assisti a 8 vitóris no campeonato e 9 na taça de Portugal. Também assisti a 3 finais europeias que, apesar de não termos ganho, nos trouxeram algum prestigío (presumo que o lagartito tenha assistido a uma final europeia do seu clube...)

Quanto a esta época, penso que temos um bom plantel e algumas contratações prometem uma época interessante (Cardozo, M. Fernandes, Adu, Coentrão, Di Maria). Se a sua integração for rápida, temos tudo para atacar o título, mesmo sabendo que o treinador dá pelo nome de Fernando Santos.

Quanto ao torneio do Guadiana, serviu para testar a equipa, para ver alguns reforços (gostei do Zoro, Coentrão e o Bergessio poderá ser interessante, mas ainda não me convenceu) e para rotinar algumas movimentações.

Na próxima 4ª feira começa a época com um jogo demasiado importante. Eu vou lá estar! E vocês?

Cumprimentos

 
At 8/09/2007 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

P.S.: Se me enganei da idade, peço desculpa. Mas, mesmo que tenha mais uns anitos em cima, o número de título deverá manter-se praticamente inalterado.

 
At 8/09/2007 10:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Nos ultimos 10 anos ganharam menos do que o sporting e o ano passado ficaram em terceiro.

Se ser Grande é viver das glorias de há 20 ou 30 anos então concordo convosco. A Grandeza de um clube não se constroi com os titulos de há 20 anos. Constroi-se todoso os anos em todas as épocas.

No tempo do eusebio, os benfiquistas não regozijam com sos feitos conseguidos nos anos 20 (poucos ou muitos). Regozijavam com os feitos daquila equipa, naquele tempo.

Mas pronto, nesse tempo, o Benfica era um clube grande com adeptos grandes, exigentes e com a cabeça virada para o presente para o futuro.

Hoje em dia é um clube com muitos adeptos em que os adeptos olham para o passado porque o presente não presta e o futuro não lhes parece muito risonho.

Não vos censuro. Se fosse benfiquista se calhar pensava na mesma. Felizmente não sou benfiquista. :))))

 
At 8/10/2007 12:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto, a grandeza de um clube constrói-se todos os dias, mas não é o facto de se ganhar algo hoje que faz com que um clube seja grande!

Só para dar alguns exemplos, nos últimos anos o Chelsea ganhou 2 campeonatos e o Inter também, no entanto nenhum desse clubes chega à grandeza de um Liverpool ou Juventus!

A grandeza de um clube é feita de toda a sua história e não apenas dos últimos 10 anos, como referiste. Sim, ganhámos menos campeonatos que o Sporting nos últimos 10 anos, mas somos muitíssimo maiores que vós.

Quer tu queiras quer não, o Benfica faz parte dos clubes míticos do mundo! Quando alguém (minimamente conhecedor de futebol e da sua história) fala de grandes clubes mundiais, terá sempre que falar do Benfica. Infelizmente não começa por falar do Benfica (fala do Real Madrid, do Manchester, do Milan), mas o nome do Benfica (ou do Ajax, ou do Liverpool) acaba por ser referido.

Apenas 7 ou 8 equipas já dominaram a Europa e, nesse lote, inclui-se o Benfica. A lista de equipas é:

- Real Madrid (de Di Stefano e companhia, que ganhou 5 TCE seguidas)

- Benfica (de Eusébio e companhia, que ganhou 2 seguidas e esteves em 5 finais em 8 anos)

- Ajax (de Cruyff que ganhou 3 TCE seguidas)

- Bayern (de Beckenbauer que ganhou 3 TCE seguidas)

- Liverpool (de Dalglish, Rush e companhia que dominou o início dos anos 80)

- Milan (do trio holandês que dominou nos finais de 80 e inícios de noventa)

- Juventus (de Marcello Lippi que dominou nos finais de 90)

Todas as outras equipas que venceram na Europa, fizeram-no de forma esporádica e sem grandes feitos nos anos seguintes.

O próprio Manchester United ou Barcelona(as 2 excepções) nunca tiveram um período de domínio na Europa (em que tenham vencido ou chegado a finais de forma contínua).

A isto se chama grandeza!

O Benfica dos últimos anos não tem sido dominante (em Portugal e muito menos na Europa), mas a sua grandeza mantém-se, assim como a do Liverpool (mesmo que os reds não tivessem vencido a CL de à 2 anos continuariam a ser um enorme clube europeu).

Quanto ao Sporting, o que tem de grandeza para mostrar? Talvez tenha no atletismo e no bilhar, mas penso que a discussão era sobre futebol...

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home