domingo, fevereiro 03, 2008

...

Caros jogadores e equipa técnica do futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, com todo o devido (muito) respeito que me merecem, dado representarem o meu clube, queria apenas dizer-vos uma coisinha após o jogo desta noite: Vão-se todos lixar! Se não são maus profissionais, e não andam a fazer estas coisas de propósito, então deixem que vos diga que imitam muito bem. De resto, não tenho palavras para classificar o que vi esta noite, e daí o título deste post.

É certinho como um relógio: sempre que conseguem uma boa exibição ou resultado, logo a seguir estragam tudo. Sempre que o líder do campeonato escorrega e nós aproveitamos para nos aproximarmos, passamos uma semana a ouvir as vossas declarações que o título ainda é possível, e que é preciso acreditar, e depois, no jogo seguinte, são vocês os primeiros a mostrar que parecem não acreditar, e a borrar a pintura toda. É que isto é ainda mais doloroso para os adeptos. Esta montanha russa emocional custa muito mais a aguentar. Nós somos benfiquistas, e como tal queremos sempre acreditar. Vemos a nossa esperança esmorecer semana após semana, e quando atingimos o ponto mais baixo (aquele em que somos capazes de ponderar a possibilidade de não irmos golear no próximo jogo) vocês surpreendem-nos (ex: Shakhtar ou Guimarães) e nós, uma vez mais, perdoamos e esquecemos todas as mágoas anteriores que nos deram, pensando que finalmente estamos no caminho certo. E sadicamente, logo a seguir, vocês voltam ao mesmo e esmagam o nosso optimismo à nascença. Se vocês fossem todos um bando de cepos e coxos, então paciência. Mas não são. O problema é que nós sabemos muito bem (porque já o vimos) que vocês sabem fazer muito mais e muito melhor. E é por isso que jogos como o desta noite são tão difíceis de digerir.

O que eu vi esta noite foi uma vergonha de jogo. Uma primeira parte hedionda, e uma segunda parte um bocadinho melhor, que foi, vá lá, apenas horrível. E isto frente a um adversário como o Nacional que, sem menosprezo, não é propriamente um colosso, e que nem sequer se apresentou na Luz com uma disposição exageradamente defensiva. Aliás, a coisa foi tão má da nossa parte que até deu para o Nacional jogar o jogo abertamente. A jogar em 4-4-2, desde o início do jogo que foi evidente o quão orfã a equipa estava do Rui Costa. E se não havia Rui Costa, o mais natural seria que estivesse alguém em campo capaz de segurar a bola no meio campo e progredir com ela. O Katsouranis e o Petit definitivamente não são esse tipo de jogador, e passaram a maior parte do tempo a atrapalharem-se um ao outro e aos demais colegas, e a complicar o nosso jogo. Com um Maxi Pereira que não defendia nem atacava, a equipa do Benfica ficou quase exclusivamente dependente do Di María para causar alguma aceleração ou desequilíbrio no jogo. O Nuno Gomes, até se lesionar, passou completamente ao lado do jogo (ou até poderia dizer que foi verdadeiramente atropelado pelo jogo), e o Cardozo até fez pena. Pouquíssimos remates e apenas uma oportunidade real de golo, através do inevitável Di María, foi a produção do Benfica na primeira parte. De resto foi muito pontapé para o ar e para onde quer que estivessem virados, raramente mais de três passes seguidos em progressão, e um desfilar de cantos e livres pessimamente marcados pelo 'especialista' Petit.

Na segunda parte, já com o Rodríguez em campo, as coisas foram um bocadinho menos más, mas produção ofensiva e fio de jogo nem vê-los. A equipa mudou, passando o Di María para a direita e o inenarrável Pereira para o centro, e apenas por isso conseguimos passar a criar mais algum perigo pela direita. Mas o Don Camacho resolveu ser excêntrico, e apesar da evidente falta de organização no meio campo optou por manter os dois trincos em campo durante os noventa minutos. Mais os brilhantes Luís Filipe e Maxi Pereira. Na altura das substituições, o inevitável Nélson lá saiu, e depois, inexplicavelmente, saiu o único jogador em quem eu ainda depositava alguma esperança para inventar alguma coisa, que era o Di María. Para o seu lugar entrou mais um para contribuir para a confusão que era o jogo do Benfica. Duas oportunidades flagrantes de golo foi o que o Benfica conseguiu criar, pelo menos que eu me lembre: um remate de ressaca do Pereira, bem defendido pelo guarda-redes adversário, e um centro perfeito do Di María para o Cardozo, que em posição frontal conseguiu cabecear na direcção da bandeirola de canto. O nulo final não é apenas justo, é o único resultado que poderia sair de uma exibição tão desastrada como a desta noite.

O melhor jogador do Benfica foi, para mim, o Di María, e continuo sem perceber porque razão é que ele saiu. Ou melhor, porque razão é que o Maxi Pereira tem lugar cativo. Se calhar foi para não colocar em causa esse lugar cativo que o Benfica na reabertura de mercado optou por não ir buscar nenhum jogador para a posição de médio direito, aquela em que é evidente estar mais necessitado. Quanto ao pior, foram todos os outros. Ou melhor, corrijo: o pior de todos foi o Camacho. Foi visível desde o início o que estava mal, e ele optou por fazer duas substituições disparatadas que em nada nos ajudaram. E sentadinhos no banco, ao lado dele, ficaram o Nuno Assis e o Adu, que na opinião deste ignorante blogger seriam as escolhas óbvias para o tipo de jogo a que estávamos a assistir. Só que eu não percebo nada disto.

Depois de mais uma marretada no optimismo dos benfiquistas, estou para ver quanta gente vai aparecer no próximo jogo contra o Paços. Eu por acaso até já tenho bilhete, por isso o melhor é ir-me preparando para mais hora e meia de irritação.

64 Comments:

At 2/03/2008 4:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, deixem-me fazer esta pergunta pois devo ser eu que sou estúpido ...o comentador da TVI a certa altura mais para o fim do jogo diz ... " CARDOZO NÃO FOI BEM SERVIDO DURANTE O JOGO, MAS NÃO RESTAM DÚVIDAS QUE É UM EXCELENTE JOGADOR!". Vcs, enquanto benfiquistas, acham mesmo isso !? é que já se viu tudo, menos que o 7 é bom ( com excepção da força de remate ... )

 
At 2/03/2008 4:56 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu por acaso até acredito bastante no Cardozo, e acho-o bom jogador. Mas também acho que o Benfica ainda não sabe jogar com ele (ele não é um avançado para jogar sozinho e ficar preso aos centrais).

 
At 2/03/2008 9:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É esquizofrénico.
A equipa não tem identidade nenhuma é "tudo ao molho e fé em Deus", qualquer treinadorzeco mais sagaz anula-nos por completo.Os jogadores do Nacional faziam passes dentro da sua própria a defender e só no fim tiveram algum desespero.A propósito gostei da asa esquerda do Nacional com o Coentrão muito bem. Ali ao menos vê-se trabalho feito, coordenação, intenção, com o Benfica é tudo um imenso acaso, uma grande confusão, tudo à espera que uma bola acabe por entrar.
Mas isto já se anunciava há muito tempo, os sinais estavam todos lá, tudo começa com um Presidente irresponsável...

É preciso que alguem segure a equipa!!

 
At 2/03/2008 10:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estão a gostar do novo ciclo que o cabrão do vendedor de pneus e de banha da cobra nos está a oferecer?

-Os jogadores mudam (cerca de 12 jogadores novos por ano)
-Os treinadores mudam
-Mas há um merdas que continua a ser o mesmo.

A LUTA CONTINUA, cabrão do vendedor de pneus e de banha da cobra para a rua!! BENFICA AOS VERDADEIROS BENFIQUISTAS ! NÃO QUEREMOS "BENFIQUISTAS" VERMELHOS POR FORA MAS AZUIS POR DENTRO !!

 
At 2/03/2008 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O CAmacho é um anormal...um perfeito idiota! Já não tenho palavras nem paciência para descrever a sua burrice!

Lenços branco e assobios.
Não dá mais para apoiar! Temos que fazer algo, mostrar o nosso descontentamento. Não dá mais!

 
At 2/03/2008 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não concordo com lenços brancos nem assobios. O que interessa é segurar e agarrar a equipa para que não venha por aí abaixo.O que é preciso neste momento é cabeça fria.Agora, no Benfica temos que ser é proactivos e não reactivos, para isso já nos basta o Presidente que temos.

 
At 2/03/2008 11:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pela Primeira vez estou em desacordo com algo que disseste D'Arcy. Continuo a discordar de assobios e lenços brancos. Isto nao é o clube do Lumiar!
Sem ovos nao se fazem omeletes, como se costuma dizer. E a verdade é que esta equipa nao foi feita nem pedida pelo Camacho e nem agora em Janeiro conseguiram trazer os jogadores que ele pediu!
Que querem que ele faça?!Ele nao tem jogadores que permitam apenas tirar um e meter outro sem aquilo balançar! Para mim a culpa nem é dos jogadores,pois muitos nao fazem mais pq nao sabem. E os outros apesar de saber mais nao sao os melhores do mundo e por isso têm dias menos bons. Tambem acho que maior parte nao aguenta a pressao de jogar na Luz sob permanente crítica dos adeptos.
Sao poucos os que gosto e admiro naquela equipa (Rui,Petit,Cebola,Leo,David).O resto para mim sao numeros.
Enraivece-me nao haver quem marque os livres e desperdice oportunidades como o livre de ontem e tantos cantos que tivemos iam todos para o 2a poste qd os jogadores tavam todos sempre no 1º poste!!!
Nao consigo gostar do DiMaria.Joga de cabeça no chao,é raro conseguir fintar e sempre que utiliza a velocidade e fica em boa posição na area...atrapalha-se por nao ter pe direito!
D'Arcy,nao sei se na TV foi perceptivel,mas no estadio eu vi claramente o DiMAria a pedir para ser substituido após termos um contra-ataque que ele nao conseguiu começar a correr e ficou agarrado às pernas e fez sinal ao banco.2 minutos depois foi substituido. Este é outro ponto que quero salientar:a preparação fisica. Varias foram as vezes que os nossos players se agarraram às pernas a queixar de que ja nao aguentavam correr mais (DiMaria,Katso,Cardozo,Maxi). É caso para dizer que assim nao ha pernas para andar...nao compreendo é como é que gastaram 31 milhoes em reforços e temos esta equipa...

 
At 2/03/2008 12:36 da tarde, Blogger Pedro said...

Claro claro claro.
Estamos empatados em casa com o Nacional e acabamos o jogo com 3 trincos mas o Camacho não tem culpa nenhuma nisso.

Nem tem culpa de ter tirado o Nélson q a par do Di Maria era o unico q dava velocidade e profundidade à equipa. Qual culpa de Camacho qual q...a culpa são os ovos...é sempre assim.

Aposto q os ovos dos outros é q são bons...é sempre assim. De facto ver ovos como Adu, Assis, Mantorras, Rodriguez, Léo no banco assusta qqr cozinheiro de omoletes. Imagino se fossem ovos da estirpe de Pereirinhas, Farneruds, Tiuis, Purovics....ou esses é q são bons ovos?!!?!?

Tenham vergonha na cara pá...

Camacho é do mais burro q já se viu naquele banco. Ao é dele Santos e Koeman parecem Mourinhos...porra nunca pensei dizer uma coisa destas.

Senti-me tentado a assobiar no final do jogo. Mas por respeito ao manto sagrado não o fiz. mas Camacho merecia e mereceu todos o assobios. É um ultraje q ele ganhe 30 mil cts para fazer uma coisa destas...

Seis meses depois e o Benfica não tem nada. Q ovos tem o Nacional para jogar melhor q o Benfica? Q ovos tem o Leixões para ter mais automatismos q o Benfica?

Foda-se pá...deixem lá essa conversa dos ovos de uma vez por todas!!!!

 
At 2/03/2008 12:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O atrasado mental do Camacho, está desde o primeiro momento na luz, a adaptar uma equipa aos seus requisitos tacticos.

Até um velho de tasca sabe que são os treinadores que têm de se adaptar aos jogadores que têm!

Ele não tem equipa para jogar em 4-2-3-1 e insiste naquela merda!

Não sabe tirar proveito do Cardozo, n sabe tirar proveito do Rui Costa. Põe Adus a extremo, põe Di Marias à direita. Põe Maxi a Extremo, a trinco a guarda redes se preciso for. Põe Luís Filipe em campo!! É mau de mais. Estou completamente FARTO!FARTO!

Palavra de honra, juro aqui que sou completamente contra assobios. Mas isto não se trata só de uma simples má exibição. Isto é o arrastar de situações que há muito se prolongam!

Se alguém se lembrar de outra forma de protesto, faça o favor de dizer...a mim não me ocorre mais nenhuma!!!

 
At 2/03/2008 1:01 da tarde, Blogger Radagast said...

Já não há paciência para as teimosia e a apatia camachianas, sinceramente. O tipo de tácticas percebe pouco e nem sequer sabe incutir «ganas». É como este tipo se questiona aqui: http://obrigadosapinto.blogspot.com/2008/02/o-triste-regresso-do-oqeqoajfns.html
Acho que ele quer ir-se embora. Ainda que esteja, obviamente, contra assobios à própria coisa, que é algo que irrita solenemente

 
At 2/03/2008 1:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma vergonha total, já nem tenho palavras.
O ano passado cheguei a ser atacado porque quando defendi o FS dizia que uma das coisas que eu mais gostava no trabalho dele é que eu sabia que ia à Luz e ia ver o Benfica a mandar no jogo e quase sempre a ganhar. Este ano a contrário ir à Luz entusiasma-me quase tanto como ir ao dentista. Tenho o cativo para ver o Rui Costa e o Adu, ou melhor o Rui Costa e os alongamentos do Adu, já que este brilhante técnico está a preparar o minino para estar em grande nas últimas jornadas, talvez para disputar o 4º lugar com o Braga ou o Setúbal.
Felizmente que eu não tenho bilhetes para o jogo da taça, e algum dia até o cativo deixo de usar, aquela merda dá-me voltas ao estomago!

 
At 2/03/2008 2:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

djeiti, eu não falei em nenhuns lenços brancos ou assobios. Eu não faço isso, nunca fiz isso, nem sequer ao Nandinho.

E se se nota que o Di María se atrapalha por não ter pé direito, é porque o metem a jogar do lado direito. Muito bem se safa ele. Não sei qual é o problema dos canhotos do Benfica só terem pé esquerdo. Quantos jogadores dextros têm pé esquerdo?

 
At 2/03/2008 3:28 da tarde, Blogger Rod McLeven said...

D'Arcy,

Há já algum que me queixo dessa esquizofrenia da nossa equipa, e acho que até já o escrevi aqui, que o saber de um treinador de futebol é conseguir encontrar formas de rentabilizar o plantel.

Aqui entre nós, acho que o Trapp fez isso e deu no que deu...

Não consigo entender a malapata que o Adu tem com o Camacho. Será mesmo de não saber hablar castellano?

Tenho de ver se encontro forças e vontade para ir assistir a um treino da equipa no Seixal.

Só para ver se percebo alguma coisa disto.

Que diabo. Que passará pela cabeça daqueles tipos todos?

Omoletes sem ovos?! Leiam o que escrevo: São desculpas de mau pagador. Se não há asa direita, canalize-se o jogo pela esquerda e ponham mais gente para receber em zona de finalização à direita. É alguma ciência astronómica que estamos a falar? Será preciso chamar alguém da NASA para resolver aquilo?

Tiveram "atitude" mas faltaram os golos?!?!?!?

Mas, está tudo louco???

Com actuações assim, o PdC não precisa de queimar arbitros como fez ontem com o Leiria...

Ele só precisa de salvaguardar os primeiros pontos de avanço que logo logo a nossa equipa se encarrega de fazer o resto.

Raios, não entendem?

 
At 2/03/2008 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se não assobiamos nem mostramos lenços brancos, como podemos nós (adeptos comuns), mostrar descontentamento?

 
At 2/03/2008 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

CAMACHO FORA!!!!

Como eu disse no início, nenhuma equipa espanhola da 1ª ou 2ª liga o quer...Camacho não treinou ninguém a sério desde que passou pelo SLB...

Onde é que assino para mandar este cromo embora?

É assim a lei universal do futebol...não se mandam 11 jogadores embora? sai o treinador...
Por este andar terminamos a mais de 20 pontos do clube regional...

È uma vergonha e humilhação que me recuso a aceitar passivamente...

Saudações benfiquistas

 
At 2/03/2008 4:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Felipe, já o estás a fazer!!
Ou julgas que os principais blogs benfiquistas não são lidos!!??São!!
Julgas que a escolha de Camacho pelo presidente foi feita como ?!! Puro populismo!
E aqui meus caros, vamos lá a ver uma coisa, alguns de nós tambem não nos portámos bem, eu contra mim falo porque quis que o FS se fosse a toda "prisa" e ansiei pelo Camacho, embora não desta forma. Na verdade de todos os comentadores que costumo ler por aqui só o Americano teve alguma sensatez nas suas análises na época passada. É preciso tambem ver que o Benfica somos nós e isso tambem é espelhado sempre que a equipa sobe ao terreno.Por ínfima que seja a culpa tambem é minha. Eu não tenho o ego nisto, dou um braço por um título, e adoraria ver um treinador que eu não gosto triunfar porque o triunfo dele era o triunfo do Benfica.
O Benfica reflecte neste momento não só o percurso populista e errático de quem o comanda, nem a inadequação do Camacho ao papel de treinador, ele tambem nos reflecte.Talvez não a cada um de nós individualmente, mas a todos colectivamente.
Sinceramente, acho que os lenços brancos e os assobios não vão ajudar.Não digo isto pelo imbecil do Presidente de quem eu não gosto, nem do treinador (de quem eu não desgosto pessoalmente, mas que está totalmente "noutra"), digo isto pelo Benfica.

 
At 2/03/2008 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Indio Nelson,

Espero que sim, espero que leiam isto. :D

Qt ao FS, não foi só o Americano a pôr alguma "água na fervura" em relação as críticas exageradas ao FS. Também eu o defendi, porque sabia que o plantel era curto e achava que esses craques estilo Fonseca, Paulo Jorge, Manu e Karyakas que muitos queriam à força toda que jogassem, não tinham lugar no plantel do Benfica.
Hoje custa-me muito ver a carrada de minutos que têm outros grandes craques como Luís Filipe e Maxi Pereira e saber que com FS estes gajos não fariam um minuto.

Enfim...espero que tenhas razão e que alguém leia estes blogs ao LFV, visto que tenho algumas dúvidas que aquele homem saiba ler...

 
At 2/03/2008 5:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Felipe, não digo o Orelhas, mas alguem por ele não duvido, e até os jogadores.
Se defendeste o FS então tambem te credito (como se fosse preciso) alguma sensatez.Mas atenção eu tamnbem penso que ele não era o treinador ideal para o Benfica, mas acho que deveria ter treinado a equipa mais um ano, já que foi ele que a pensou.Não concordei com o autêntico crime perpetrado pelo Orelhas.

Quanto à susbstituição do Camacho acho que é inevitável, porque o Benfica precisa de outro tipo de treinador nesta fase, já o digo há meses e volto a dizer, mas os sinais já existiam há muito tempo e esta reacção parece-me tardia em relação ao que se prenunciava.
Não podemos permitir a ninguem que no inicio de época diga que o objectivo é o 2º lugar e para o ano é que é, não podemos permitir a ninguem que num jogo de Taça da Liga uma equipa do Benfica entre em campo como entrou na Amadora e em Setúbal, não podemos permitir a ninguem que se desculpe com os jogadores do plantel que tem às suas ordens publicamente porque esses jogadores são activos do Benfica e o próprio treinador não os pode desvalorizar em publico, etc...a tudo isto se assistiu com alguma apatia e nalguns casos bonomia. Eu sou duma altura em que eu nem me preocupava com o Benfica, só perguntava "Quantos foram?" as vitorias eram para mim tão naturais como beber um copo de água (bem...água de fogo, compreendes :)), quando o presidente do Benfica (lembro-me especialmente do pedreiro)ia à televisão a malta no café fartava-se de rir com o baile que ele dava aos (já) imbecis jornalistas, gozar com os lagartos e o seu proverbial mau feitio era um must,enfim a "wonderful world".
Mas eu sabia que tudo isto era fruto de muita exigência e disciplina, um treinador ou jogador que fosse para o Benfica tinha que se adaptar aquele clube e cumprir escrupulosamente com a sua história, vencer.
Por isso digo que tambem nos compete a nós tudo o que de bom ou mau acontece naquele clube, deixamo-nos adormecer pelo populismo e cantos de sereia e a exigência anda ao sabor da capacidade dos treinadores.É um grande pesadelo.
Atencão eu não digo que acho que o pessoal não deve protestar, ui então eu!!
O que eu acho é que assobios e lenços brancos no estádio só pioram as coisas porque a equipa começa a derrapar e vem por aí abaixo e isso não pode acontecer.

 
At 2/03/2008 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Indio Nelson,

Acho que no fundo o Camacho enganou a maioria de nós porque na primeira passagem dele, o Benfica jogava em 4-2-3-1. O Benfica tinha os jogadores para ele pôr essa táctica, o simão, o giovanni, Tiago...Na altura não imaginei que se lhe dessem outro tipo de jogadores ele iria insistir sempre na mesma táctica.

Qd Camacho entrou no Benfica, fiquei logo de pé atrás qd a sua primeira preocupação foi pedir extremos ao invés de pedir um substituto do Simão e outro do Manuel Fernandes. A equipa já estava montada e foi montada para jogar com dois avançados e um losango de meio campo. Ele cagou pa isso tudo e quis e insiste em fazer as coisas à sua maneira, nem q tenha que obrigar o Rui Costa a encher o campo todo, nem q tenha que pôr um ponta de lança sozinho, nem q tenha q pôr um Maxi à direita..
Ele pura e simplesmente se recusa a adaptar-se aquilo que tem e é péssimo a avaliar jogadores.

Quando perdemos é porque as bolas não entraram, se ganhamos é porque entraram...é a visão simplista dele!

Por isso concordo contigo quando dizes que a substituição do Camacho é inevitável. Aliás...é mais que isso, é fundamental para podermos fazer boas provas na uefa e na taça de Portugal.

 
At 2/03/2008 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ontem, logo depois do jogo, deixei no espaço de comentários da notícia anterior, a seguinte mensagem:

"Meus caros,

Deixemo-nos de rodeios e tratemos do que mais interessa...

De que me interessa o que escreve um qualquer fulano se a equipa afinal só joga o que se tem visto, ou seja, NADA?...

De facto, acabei de ver mais um miserável jogo de futebol, onde uns tipos vestidos de vermelho andaram a passear durante quase todo o tempo (embora uns se tenham esforçado para, mesmo assim, não se cansarem muito...), numa autêntica chulisse, ao clube e aos seus sócios e adeptos, sendo orientados (será?) por um fulano que foi de uma passividade absolutamente patética e de uma incompetência uma vez mais comprovada. Nem lhe faltou um discurso bacoco e totalmente irreal, a defender um grupo onde NINGUÉM, repito, NINGUÉM, fez por merecer o vencimento que recebe.
Só falta agora o LFV vir dizer mais uma série de asneiras para ficarmos com o ramalhete composto...

Estou farto! Mesmo farto!!!
Vão p´ro raio que vos parta!!!

Fosse eu a decidir e vocês passavam todos o Carnaval a desfilar, até fazer sangue, no Seixal..."


Hoje, um pouco mais calmo, mas muito mais lixado (porque, entretanto, interiorizei melhor o tamanho da tragédia, tenho que fazer uma rectificação: chulice escreve-se com um c e não com dois ss...

De resto, apesar de respeitar as opiniões que aqui têm sido deixadas, gostava de vos dizer que:
a) o nosso cesto de ovos é, de longe, melhor que o de qualquer outro clube do nosso campeonato, talvez com excepção do clube da fruta, onde reconheço que existem alguns jogadores de valor (mas que, se calhar, se estivessem connosco, em pouco tempo desaprendiam...)
b) o nosso cesto de ovos é, sem qualquer dúvida, muito melhor que os do Leixões e do Nacional... e, já agora, que o do Feirense...
c) temos um cozinheiro do mais incompetente e do mais burro que por aqui tem passado, mas que, incompreensivelmente, vinha mantendo encantados os sócios, adeptos e simpatizantes...
d) mantendo-se o cozinheiro por muito mais tempo, corremos o risco de morrermos intoxicados com a qualidade das iguarias!!!

Meus caros, o treinador é a parte mais importante da engrenagem, justamente porque é quem tem de compor e afinar a máquina. Treinador, não é quem quer, mas quem sabe. Treinador é Trapattoni. Camacho é sapateiro...
Trapattoni, com um grupo de jogadores muito desequilibrado, fez uma equipa. Camacho, com um grupo muito mais homogéneo e extenso, tem feito... merda!

Uma última nota, apenas, a propósito dos lenços brancos e dos assobios. Eu também não concordo com eles.
Porém, nesta fase do campeonato, quando já se percebeu que não se faz mais porque, mau grado a (des)orientação técnica, não há empenho individual e colectivo, sou de opinião que não devemos levar lenços brancos e assobios para a Luz, mas antes lençóis brancos e sirenes de bombeiros.
E, obviamente, agitar muito bem e fazer muito barulho!!!
Pena tenho eu de não poder estar lá...

PS - Com isto tudo, já me estragaram o Carnaval...

 
At 2/03/2008 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Continuo a não achar uma boa ideia isso dos lenços. Compreendo no entanto a necessidade de exteriorizar
a frustração e descontentamento face à situação. No entanto não podemos confundir o Benfica, com o LFV e/ou o Camacho. Para mim o Benfica é representado pela equipa, o LFV e o Camacho são transitórios e representam-se a eles próprios.

 
At 2/03/2008 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Indio Nelson,

Os lenços não são para o Benfica. São apenas para exteriorizar o sentimento de revolta que nos deve provocar a pobreza e a mediocridade que o actual futebol do clube apresenta, sejam as culpas da equipa técnica, dos jogadores ou dos dirigentes.

Ou devem os benfiquistas ficar calados, impávidos e serenos, a assistir a tudo isto, sem expressar o seu sentir?

Camacho disse ontem, no final do jogo, que a equipa em casa joga pressionada, "quase derrotada" (sic). Qual é a equipa que, em casa ou fora dela, não joga pressionada pela necessidade de pontos, seja para ser campeão, seja para não descer?

Será que Camacho quer que os jogos se façam sem espectadores? Ou será que já se estava a prevenir contra as naturais manifestações de desagrado que aí virão, por conta do que tem sido, nos últimos 5 anos, a pior fase do futebol do Benfica?

Quer os sócios, adeptos e simpatizantes, acríticos, acéfalos e amorfos? Será isso?

Comigo não contem.
O passado do SLB, a sua história, a sua tradição, tal como o respeito que devo a mim mesmo, e ao SLB, não mo permitem...

 
At 2/03/2008 9:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou com o Dias Pereira. Já não dá mais...

Uma coisa é assobiar um jogador numa má exibição, outra coisa é estarmos já a dez pontos do primeiro e ver o treinador a ter decisões das mais rídiculas que tenho visto!

Já perdemos o campeonato, mas ainda temos duas competições...há que fazer algo para a desgraça não ser total!Há que pressionar os dirigentes a tomar decisões radicais!Há que mostrar o nosso descontentamento. Nesta fase já não há lugar a paninhos quentes!

 
At 2/03/2008 10:57 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`arcy,

Tens a certeza de que não és do Estrela da Amadora desde pequenino?

Eu sei que sou.

:):):):)

 
At 2/03/2008 10:59 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O problema com o Camacho é o problema com todos os Messias.

A aágua nunca passa duas vezes por baixo da mesma ponte.

 
At 2/03/2008 11:00 da tarde, Blogger Pedro said...

Não misturemos as coisas...e infelizmente os benfiquistas têm essa mania.

Camacho está a ser um tremendo flop mas isso não transforma os erros de Santos em virtudes...vamos lá ver.

Eu fui dos q quis q Santos saísse a meio da época e só um dos q quer q Camacho saía. Eu sou daqueles q acredita q o pior q se pode fazer é persistir num erro. Santos foi um erro e Camacho está a ser outro, para nosso azar, ainda pior.

Agora é hora de a culpa não morrer no treinador nem no Veiga. Altas cabeças têm q rolar e o principal culpado disto tudo é LFV.
É hora de devolver o Benfica aos benfiquistas!!!

Humberto, Daúto e Mozer!!!!! Humberto, Daúto e Mozer!!!!! Humberto, Daúto e Mozer!!!!! Humberto, Daúto e Mozer!!!!! Humberto, Daúto e Mozer!!!!! Humberto, Daúto e Mozer!!!!! Humberto, Daúto e Mozer!!!!!

 
At 2/04/2008 4:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vocês em Lisboa não merecem o Benfica. Foi vergonhoso assobiarem a equipa durante a maior parte do jogo. Não me admira que nem se tenha ganho metade dos jogos em casa. Contra equipas que metem tudo à defesa, em que é preciso paciência e calma, os assobios ajudam muito.

Eu fiz a viagem Gaia-Lisboa-Gaia para apoiar a equipa e revoltou-me imenso a meia dúzia de camelos que moram logo ali ao lado passaram o jogo todo a mandar os jogadores abaixo. Nos próximos jogos fico em casa, ou ainda corro o risco de entrar em vias de facto com os "benfiquistas" que andam lá pelo estádio.

Fora somos tão fortes como o Porto, é em casa que este ano vamos perder o campeonato e a culpa é da malta de Lisboa. Adeptos da treta, se não é para apoiar a equipa fiquem em casa, ou então deixem a equipa jogar noutro sítio.

 
At 2/04/2008 9:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

JFilipe, eu e muitos outros que comentam aqui fazemos parte da "malta de Lisboa", e até somos contra os assobios, mas é algo desagradável, para dizer o mínimo, culpares os adeptos pelo futebol ridículo que apresentam. Até a mim me apeteceu assobiar, porque uma coisa é um jogo correr mal, outra coisa é envergonharem o manto sagrado, e foi isso que aconteceu. Desde treinador à maior parte dos jogadores não têm feito nada para ganhar os jogos, e por isso merecem ser repreendidos por isso. Mas não te preocupes, eu e muita da "malta de Lisboa" não iremos pôr os pés na Luz no jogo da Taça, pode ser que os 10/15 mil adeptos que estejam lá compreendam melhor a equipa.

 
At 2/04/2008 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Ou melhor, porque razão é que o Maxi Pereira tem lugar cativo."

Caro D'Arcy, lembras-te das críticas que me fizeste por eu atacar o Maxi? Como vês não tem nada a ver com o Adu, infelizmente o Adu é suplente de todos os do plantel, até para a sua posição Camacho prefere experimentar Di Maria e até o Katsouranis (!!!) como se viu neste último jogo, em vez de lhe dar uma oportunidade. Por um lado ainda bem, o puto em campo iria desaprender, aliás acho que é o que lhe tem acontecido com esta passagem pela Luz.

 
At 2/04/2008 1:00 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

"c) temos um cozinheiro do mais incompetente e do mais burro que por aqui tem passado, mas que, incompreensivelmente, vinha mantendo encantados os sócios, adeptos e simpatizantes..."

Pois é Dias Pereira, mas lembra-se do que escrevia quanto ao Santos?
No Benfica, nenhum jogador, nenhum treinador, nenhum presidente é suficientemente bom. Ao primeiro passe errado chovem assobios. Eu faço parte da "malta de Lisboa" (embora não assobie, nunca) mas concordo com o JFilipe: os nossos adeptos são simultaneamente quem nos faz tão grandes e quem mais nos dificulta a vida. Os mesmos adeptos que enchem estádios de Norte a Sul e que elegem Vales e Azevedos e queimam com assobios qualquer jogador ou treinador.

 
At 2/04/2008 2:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao que está mal estamos de acordo, quanto à forma de o corrigir não posso concordar que alguma coisa que possa desestabilizar a equipa possa ser útil ao Benfica.
Quem quer protestar e legitimamente querer fazer ouvir a sua "revolta" pode bem fazê-lo até no estádio desde que não se confunda com o desapoio à equipa, isso, por formação e principio, acho errado. É confundir a árvore com a floresta.

Outra coisa, eu nunca acreditei muito nesta época (existem comentarios meus algures que o provam)nunca acreditei muito (a partir de Setembro)no que esta volta de Camacho ia dar, porque era notório para quem já viu algum futebol, que alguma coisa estava errada, e não foi por derrotas, é porque o futebol já não funciona assim. Tanto o Veiga como o LFV, como o FS,como o Camacho estão totalmente desactualizados com a linha da frente do futebol europeu, tanto em metodologia de treino, como em definições estratégicas, como saber aproveitar a enorme força deste clube.
O Benfica precisa de se reencontrar com o futuro, mas atenção com a forma como esse passo possa ser dado. A verdade é que os Bancos são os parceiros estratégicos da direcção do Benfica e como tal não existirá mudança de comando sem o seu consentimento.

O Camacho não pode ser o treinador na próxima época, mas apesar de gostar muito do Daúto e do Mozer, acho que ainda não possuem os atributos suficientes para treinarem a equipa. Aquilo é um cavalo muito fogoso e para o domesticar tem que ser um guerreiro que saiba montar em pelo. Confio nas pessoas que o Benfica tem para saberem escolher o caminho, Águas,Alves,Néné, Chalana, R.Costa etc...benificiam de uma visão privilegiada tanto interna como externa para escolher
a melhor solução, que até poderá passar pelo Chalana, quem sabe. Por mim digo o que sempre disse, prefiro um treinador do norte europeu de preferencia eslavo (boas recordações)um jovem lobo, com muita fome de vencer, que saiba trabalhar com jovens.

 
At 2/04/2008 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desde o medo todo que o Camacho demonstrou no jogo fora com o Braga, que podiamos perfeitamente ter ganho e onde ele esteve um desastre nas substituicoes, que perdi quase toda a esperanca no Camacho. A serie de jogos onde teimosamente insistiu em jogar na porcaria do 4-2-3-1, sem jogadores talhados para esta tactica, tiraram-me as duvidas de vez. Ultimamente tem sido espectaculos vergonhosos, uns atras dos outros, com opcoes e substituicoes verdadeiramente incompreensiveis.
Esta epoca ja foi e manter o Camacho por mais um jogo que seja so ira prolongar a agonia.
Agora, que ninguem se esqueca que o maior responsavel por esta miseria toda e' o LFV, que ninguem tenha a minima duvida que ele tem sido um autentico desastre na gestao desportiva do Benfica.
Nao despediu o FS a tempo e horas como devia, compromete toda uma pre-epoca, destroi um plantel que precisava de manter os melhores jogadores e de ser reforcado com 3-4 jogadores de qualidade, despede o FS ao fim da primeira jornada, tudo isto devidamente sustentado por um discurso bacoco, demagogico e mentiroso, que devia envergonhar qualquer Benfiquista.
Percebo, e concordo, com a ideia de ter estabilidade no treinador, desde que seja uma estabilidade de vitorias, ambicao, bom futebol e titulos!! Estabilidade alicercada na mediocridade, nao obrigado.
Por muitas voltas que se de ao assunto, por muito que se escreva nos blogs, por muito que um gajo berre no estadio ou para a televisao, o maior culpado da miseria a que agora assistimos e' o LFV. A limpeza tem que comecar por ele. RUA LFV!!!

 
At 2/04/2008 5:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Jfilipe, como um dos da 'malta de Lisboa' tenho a dizer-te que não me revejo no teu comentário. Aliás, um dos motivos pelos quais escrevi um post como este é precisamente por não ter assobiado a equipa durante o jogo, apesar de me parecer que era mesmo o que mereciam.

Embora me desgostem os assobios, em particular quando acho que são injustos ou exagerados, culpá-los pelos maus resultados do Benfica não faz sentido. O ano passado a equipa era muito mais assobiada em casa, e não foi por isso que deixou de ganhar os jogos quase todos na Luz. Em compensação fazia maus resultados fora. Contra o Feirense, para a Taça, se calhar metade dos adeptos presentes vieram de Vila da Feira, e a enormíssima parte dos benfiquistas que estavam no estádio não eram 'malta de Lisboa' (eu estive lá e era evidente que muitos deles poucas ou nenhumas vezes tinham estado na Luz). E não foi por isso que o Benfica deixou de jogar mal mais uma vez.

No próximo fim-de-semana lá estarei mais uma vez. Se vieres daí de cima podes vir ver o jogo para o pé de mim, e verás que ali quase ninguém assobia. Quando muito é capaz de sair muito protesto ou palavrão de cada vez que um dos nossos faz uma asneirada.

 
At 2/04/2008 9:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, fora a equipa tem fio de jogo. Em casa é pontapé prá frente e fé em Deus. Quer queiras, quer não, há dois Benficas esta época. O facto de que cada vez que falham uma finta ou um passe mais curto levem um coro de assobios talvez explique a diferença.

Olha que onde eu estava os assobios ouviam-se bem, e na segunda parte foi o tempo todo. Houve uma jogada caricata em que o Luís Filipe, recebe a bola, é logo assobiado, tem um toque muito bom, dobrando o adversário, e mesmo quando algumas pessoas bateram palmas à jogada, outros continuaram a assobiar. Quando refilei com eles a resposta foi "não interessa, não tem categoria para vestir a camisola, não devia estar em campo."

Fora nós temos uma média de 2 pontos por jogo, que devia ser suficiente para ganhar o campeonato, pois não é normal uma equipa não sentir o factor casa. O Benfica não sente. Os verde-ranho, que só ganham um ponto por jogo fora, ganham 2.5 pontos por jogo em casa!

Se os nossos jogadores não sabem marcar um livre ou canto em condições a culpa não é do Camacho. Da anterior passagem dele pelo Benfica sabemos que ele treina isso, e treina bem, eu até me lembro do Mourinho copiar jogadas dele.

 
At 2/04/2008 9:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, o ano passado tínhamos o Simão que sabia marcar golos de livre e metia bem as bolas nos cantos. Num jogo como o de sábado teria feito uma diferença enorme.

 
At 2/04/2008 10:47 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Em casa os jogos tornam-se mais complicados não por causa dos adeptos, mas sim porque o Benfica é obrigado a assumir as despesas do jogo. Fora o Benfica pode ficar mais na expectativa, e apostar em contra-ataques rápidos. Esta equipa sente-se muito desconfortável quando é obrigada a pegar no jogo, e isso nota-se ainda mais quando não está o Rui Costa em campo, que é o jogador com mais perfil para fazer isso. Por isso é que nos jogos em casa, se estiveres com atenção, vês toda a gente à procura dele para lhe meter a bola e deixar que seja ele a assumir as responsabilidades de decisão das jogadas.

Quanto aos livres e cantos, a culpa é mesmo de termos o Petit a marcá-los. Ele não é especialista nenhum, nunca o foi, e irrita-me que no Benfica ande sempre a marcá-los.

 
At 2/04/2008 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy as equipas contra o Benfica fecham-se tanto em casa como fora. Na Luz fazem talvez mais faltas e cedem mais cantos, mas arriscam o mesmo.

"Quanto aos livres e cantos, a culpa é mesmo de termos o Petit a marcá-los. "

Sem o Rui não temos mais ninguém. O Di Maria é pior, a bola é metida directamente para fora ou então para onde não está ninguém. Num jogo como o de sábado onde tivémos 13 (!) cantos é onde se vê mais a falta do Simão. Olhando assim de repente para a equipa, o único jogador bom a colocar a bola é o Rui (e o Nelson de há dois anos).

Quanto aos assobios do ano passado, existiam mas os jogadores sentiam que não eram para eles. Miccoli e Simão eram sempre apoiados, e estavam à vontade para criar jogo. Acho que Maxi, Luís Filipe, e mesmo o Di Maria e Cardozo ainda não sentiram diferença nenhuma em jogar na Luz ou fora.

Não me digam que o apoio do público não faz uma grande diferença pois vimos o Celtic nos dois últimos anos na CL. Não percebo que os adeptos não criem um ambiente desses na Luz.

 
At 2/05/2008 12:53 da manhã, Blogger Rod McLeven said...

Apenas queria deixar umas sugestões para comportamentos no estádio... e aliás, se alguém conhecer, e conseguir convencer os tipos que habitam a zona dos cantos coca-cola/sapo e sagres/sapo no piso 1, podiam lhes incutir esta ideia. Podia ser que resultasse... se os ouvisse cantar assim, até alinhava.

Quando a equipa adversária estivesse na posse da bola, a reacção seria "DEFESA! DEFESA! DEFESA! DEFESA!"

Quando a nossa equipa tivesse a bola, na zona defensiva, o grito deveria ser algo como "CORRE! BENFICA! CORRE! BENFICA" só para ver se alguém se desmarca...

Em bolas paradas, nossas, algo do tipo "FORÇA! FORÇA!BENFICA!"

Caso a coisa não resultasse, umas folhas A4 com a seguinte inscrição:
"CAMACHO? Donde están las ganas?" mas com este último ponto de interrogação ao contrário, como os nossos vizinhos espanhóis usam...

 
At 2/05/2008 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O mais estranho é que até ganhámos avanço sobre a lagartagem, e nos confrontos com o Nacional vamos ficar melhor que o fequepe.

A defesa do Nacional praticamente não teve falhas de marcação, em mais de 20 bolas paradas. Começo a ficar farto desta eficácia das equipas que vêm à luz, ou como diz esta francesa:
J'en ai marre

 
At 2/05/2008 8:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tens razão D'Arcy a equipa é mais reactiva que construtiva, joga em função do jogo do adversário, não sabe jogar em ataque planeado, o que é incrivel depois de tantos meses.

 
At 2/05/2008 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Petit, Katsouranis, Maxi, Nuno Assis, Di Maria...

Nenhum deles é conhecido por construir jogo.

A equipa nunca mais foi a mesma desde que o Rodriguez começou com problemas físicos. As coisas vão ser diferentes quando voltarmos a ter Rui+Rodriguez.

O Binya nas meias-finais também é de certa forma uma má notícia, os lançamentos dele eram as únicas bolas paradas que davam golo nesta equipa.

 
At 2/05/2008 3:02 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Rod, queres fazer dos nossos jogos em casa uma emulação de um pavilhão da NBA ou quê? Já agora, também podíamos meter um gajo a tocar órgão pelos altifalantes, a acompanha as nossas jogadas de ataque, não? ;)

JFilipe, essa menina francesa só podia mesmo ser discípula da Mylène Farmer :)

 
At 2/05/2008 11:24 da tarde, Blogger @martasta said...

Querem ver que a culpa desta miséria é dos adeptos?!
Tenham paciência... ninguém assubia a equipa que ama do coração se não te razão para isso! E reparem que não se trata de um ou outro adepto na bancada, mas sim de todo um estádio descontente... Os jogadores não correm para a bola, ficam parados a espera que ela lhes chegue aos pés! E o melhor que conseguem fazer é chutar para a bancada?!
Desta vez também fui ao estádio e custou-me ver que o treinador tirou de jogo quem estava a tentar! Assim não vamos longe, aliás, não vamos a lado nenhum...
(Seria o jogo uma partida de Carnaval e eles vão repetir tudo outra vez?!)

 
At 2/06/2008 1:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que um jogador que ouve uns assobios num jogo é mau para ele.Mas se os ouve constantemente e se deixa ir abaixo, não tem perfil psicológico para sequer vestir a camisola do Benfica. Não quero cá meninas...

Olhem o Quaresma!! Respondeu aos assobios que nem um homem!

Os assobios não jogam, deixem-se de tretas. Andamos a perder porque o plantel foi mal feito, porque o treinador é incompetente e alguns jogadores não deixam tudo em campo.

 
At 2/06/2008 4:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mr. Shankly,

A propósito de um anterior comentário que aqui deixei, e lhe que mereceu um crítico reparo de que

..."No Benfica, nenhum jogador, nenhum treinador, nenhum presidente é suficientemente bom. Ao primeiro passe errado chovem assobios....

julgo que devo esclarecer o meu ponto de vista.
De facto, o conceito de bom jogador é bastante subjectivo mas, na minha modesta opinião, julgo que será de alguma justiça reconhecer algum mérito a quem, em campo, pelo menos mostre respeito pela instituição que representa e pelos sócios, adeptos, simpatizantes ou público em geral ,quer tenham ido presenciar o jogo ao estádio, quer o acompanhem à distância. Se um jogador correr, for abnegado, tiver entrega e espírito de conquista, sentir-me-ei muito mal a colar-lhe o rótulo de mau jogador. Contudo, se, ao contrário, mesmo estando em presença de um jogador de eleição, ele não tiver uma postura séria, empenhada, trabalhadora e congruente com a instituição e os seus objectivos, então sentir-me-ei absolutamente legitimado para o criticar.
É preciso reparar que eu não critico um jogador por não ter classe, ou por ser táctica ou tecnicamente incapaz. Nesses casos, os únicos culpados são quem o contratou, e quem o orienta e coloca a jogar, os quais eu não me privo de contestar.

Está, agora, claro porque é que eu sou muito crítico quanto ao que a equipa (não) joga?
O que eu critico, essencialmente, é a falta de atitude, de entrega, de espírito e de respeito pela instituição e, em última instância, por todos nós. E esse é o retrato da nossa equipa, desde há muito tempo...

Quanto à (des)orientação técnica que temos tido nos últimos tempos (temos, de facto, tido?...), as evidências falam por si. E, embora no Benfica não haja tempo, a verdade é que os últimos erros de casting tiveram tempo para mostrar trabalho: Fernando Santos esteve mais de um ano à frente da equipa, e Camacho já vai com mais 6 meses, ambos com resultados miseráveis. (Até me custa dizer isto, mas, apesar de tudo, Camacho tem feito ainda pior que FS...).
FS mereceu, da minha parte como da de inúmeros outros, sérias reservas quanto aos proveitos que traria ao nosso futebol. E nada disso era novidade, atendendo ao seu passado, em Portugal e no estrangeiro. Aliás, as sua competências continuam a ser comprovadas ainda hoje, bastando, para tal, dar uma espreitadela à fantástica carreira que está a fazer no campeonato grego...
Relativamente a Camacho o erro foi maior, porque já tinhamos a experiência da sua passagem pelo clube (da qual resultou um troféu, numa disputa justa mas em que fomos felizes, mas também um ror de exibições pobres e equívocos tácticos que, muito por demérito dos nossos adversários, não tiveram consequências de maior...) e, consequentemente, porque estavamos avisados daquilo com que poderíamos contar. Aliás, depois de Camacho ter saído do clube como saíu, traíndo-nos e trocando-nos por um amor antigo, não reunia, do meu ponto de vista, condições para cá voltar...

E isso leva-nos, a propósito, a uma outra consideração, que é a de muitos daqueles que o Benfica acolheu, nos últimos anos, não terem tratado a instituição com a dignidade que seria devida, trocando-nos por dez réis de mel coado, como soi dizer-se.
Alguma vez se poderia aceitar que aqueles que o Benfica fez, como foi o caso de Miguel, Tiago, Rocha ou M. Fernandes, tivessem os comportamentos que tiveram?!?...
Aqueles que vierem para o Benfica tem que ter estatura moral e psicológica para vestirem o manto sagrado. Se não reunirem essas condições, não o merecem vestir.
Num àparte, poderíamos avaliar a postura recente de Katsouranis (sem dúvida um jogador de qualidade...), que faltou aos seus compromissos atrasando-se no regresso do período de Natal, que se envolveu publicamente (não o fez sózinho, é certo...) em problemas disciplinares, e que se tem arrastado em campo, onde (em minha opinião, obviamente) tem sido negligente, pouco empenhado e permissivo...

O Benfica não contou sempre com craques nas suas equipas. É certo que teve Eusébio, José Águas, Coluna, Humberto, Mozer, Nené, Chalana, Paneira, Preud'homme, entre tantos outros. Mas também teve Maniche, Álvaro, Veloso, Nunes, Stromberg...
Todos eles, porém, foram sempre de uma entrega total ao clube, que sempre trataram com correcção e dedicação. Em contrapartida, do clube, dos sócios, dos adeptos e do público em geral sempre receberam o respeito que lhes era devido.

Infrlizmente, hoje, os nossos atletas não têm a mesma postura. Consequentemente, não são respeitados como os acima referidos...

Quanto aos assobios, embora não sejam bonitos nem encorajadores, são legítimos. E justificados, face ao tem acontecido...
É tempo dos sócios, adeptos e simpatizantes acordarem do encantamento e exigirem uma equipa à altura dos pergaminhos do clube. Que joguem futebol, como jogam muitas outras equipas, com plantéis e condições muito piores, mas com uma entrega e dedicação indubitavelmente maiores.
Não são precisos exemplos, pois não?...

PS - Desculpem-me a extensão do comentário... que fiz apenas em prol do nosso Benfica

 
At 2/06/2008 8:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só para lembrar que é conveniente que
se prepare a próxima época já, treinador, jogadores etc...É que LFV é useiro e vezeiro em fazer porcaria no defeso, aliás ele deveria ser amarrado a uma árvore (como o bardo do Astérix) no centro de estágio, ou a uma quilha de um catamarã da Transtejo.
Agora anda fugido, aliás ele só fala em ambientes descontraídos, almoços, jantares,etc...parece o presidente de um grupo excursionista.Qualquer dia a águia no emblema, será um frango no espeto em cima de um pneu radial.
Se a próxima época não estiver planeada até Junho (ou antes),com tudo definido, podemos dizer adeus a mais uma época.


Dias Pereira, claro que são ligitimos os assobios e os protestos, basta a lei fundamental deste país para o justificar.
Concordo plenamente com todo e qualquer tipo de protesto, desde que não prejudique a equipe e ela não venha em roda livre por aí abaixo.Até porque como diz acima o Rod, existem outras formas de destrinçar o apoio à equipa com os protestos à direcção e/ou treinador, sei lá tarjas, cânticos
dirigidos e por oposição o forte apoio à equipa. Quanto a mim o maior protesto que pode haver é jogarem de estádio vazio.

 
At 2/06/2008 9:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A equipa que tivémos nos anos 60 (cinco finais dos campeões em 7 anos) custaria dezenas de vezes aquilo que podemos pagar neste momento. Nem mesmo o Chelsea teria dinheiro para isso. Devemos ser realistas e mantê-la fora das conversas sobre o nosso futebol do momento.

Não menosprezem o Manniche (o verdadeiro), que era um dos meus ídolos. O Manniche foi provavelmente o avançado mais eficiente que passou pelo Benfica nos últimos trinta anos (75 golos em 132 jogos).

Não devemos ter ilusões quanto à qualidade dos jogadores que podemos adquirir. O Manchester gastou mais de 50 milhões de euros em dois putos, um deles que tem feito pouco mais que aquecer o banco. Isso é mais que o nosso orçamento da época.

Os jogadores habituarem-se aos assobios significa que perderam o factor casa. Há estudos que mostram que não há diferença nos níveis hormonais dos jogadores entre jogar em terreno neutro ou em casa do adversário (não há medo do terreno adversário). Mas quando se joga no próprio estádio há diferenças significativas. Não é um mito, é um dado fisiológico. Nós devemos ser uma das poucas equipas no mundo que tem pior rendimento em casa que fora (excluindo aquelas que nunca têm mais que umas poucas centenas de adeptos no estádio).

Na CL, o Celtic, com equipa pior que a nossa, em dois anos ganhou todos os pontos em casa. Nós, este ano, no mesmo grupo, perdemos cinco pontos em casa.

 
At 2/06/2008 9:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

johnny, teremos que ser eu e tu a tomar conta do Benfica, que os putos ainda andam na ilusão que os andrades infiltrados no nosso clube ainda conseguem corrigir os erros que andam a cometer desde há 7 anos a esta parte.

Assobios da bancada? Vocês sabem lá o que é isso. Se vissem, como eu ví ao vivo, a equipa a ganhar por 3-0 e ser assobiada porque não estava a jogar bem, compreenderiam o que é o Benfica.

 
At 2/06/2008 9:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

johnny, teremos que ser eu e tu a tomar conta do Benfica, que os putos ainda andam na ilusão que os andrades infiltrados no nosso clube ainda conseguem corrigir os erros que andam a cometer desde há 7 anos a esta parte.

Assobios da bancada? Vocês sabem lá o que é isso. Se vissem, como eu ví ao vivo, a equipa a ganhar por 3-0 e ser assobiada porque não estava a jogar bem, compreenderiam o que é o Benfica.

 
At 2/06/2008 10:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tambem eu vi grandes equipas a serem assobiadas, o problema é que nessa altura havia lideranças fortes, hoje a equipa corre o risco de descalabro porque o clube não tem liderança nem de treinador, nem na direcção.
talvez esteja a ver mal, mas é o que me parece...

 
At 2/06/2008 10:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eh pá este José Rui tirou-me as palavras da boca!!:))

 
At 2/06/2008 10:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Entretanto num país longínquo e distante onde o longo braço da lei ainda não ousou chegar:

O presidente do Panatinaikos da Grécia deu hoje uma conferência de imprensa, na qual disse que o seu clube tinha a intenção de criar uma empresa de fundos de investimento de jogadores. Como é ilegal qualquer clube de futebol europeu ter empresas de fundos de investimento em jogadores, os jornalistas presentes nessa conferência de imprensa alertaram o presidente do Panatinaikos para esse facto e qual não foi a surpresa, quando este respondeu de pronto que deveriam estar enganados porque já existia um clube europeu com uma empresa do género e referiu tratar-se do FC Porto em Portugal e até o nome da empresa: First Portuguesse Football Player Fund.
Sendo assim, melhor se compreende o facto do FC Porto, no dia 23 de Janeiro ter vindo à pressa comprar a totalidade dos passes de quatro dos seus jogadores para evitar ter problemas a nível da FIFA .
O que se sabe ao certo é que esta empresa detinha até à semana passada uma parte dos passes dos jogadores do FC Porto, Ivanildo, Paulo Machado, Ricardo Quaresma e Vieirinha, altura em que os “dragões” anunciaram a compra na totalidade desses passes.


O Sporting também recomprou por 2,474 milhões a percetagem de passes de jogadores seus à First Portugueses.


A revogação do contrato assinado pela Sporting SAD e pelo First Portuguese foi anunciado há quatro meses. A SAD leonina readquiriu as percentagens dos passes de João Moutinho (10 por cento), Djaló (28 por cento), Saleiro (26,5) e Labarthe (20) por 2,747 milhões que somava a uma dívida de 765 mil euros. O total (3,24 milhões) foi pago em acções da SAD, numa percentagem total de 7,36 por cento do seu capital.


O que não se sabia e que o presidente do Panatinaikos assegurou é que a empresa de fundos pertence ao FC Porto. Talvez se entenda melhor agora a execelente amizade que existe entre estes dois clubes do Porto e Lisboa.


Helder Postiga foi cedido ao Panatinaikos e o presidente do clube Grego lá saberá do que fala.
Esta denúncia pública poderá desencadear uma investigação para se ver a quem pertence de facto a First Portuguesse Football Player Fund.(Fonte: Bloga da Bola)

Isto claro é proibido pela FIFA.
No entanto na semana passada não havia comentador e jornalista desportivo que não elogiasse e dobrasse a espinha a mais um grande acto de gestão e inteligência da parte do FCPOrto. Agora espera-se que os mesmos comentadores e jornalistas e entidades judiciais digam alguma coisa a mais esta flagrante ilegalidade. Podemos esperar sentados.
Obviamente o Sporting está metido no esquema por isso a sua mansidão toda no actual panorama desportivo,
vendeu o silêncio por uma falcatrua, ou como se costuma dizer e é bem apropriado "vendeu-se por um copo de vinho".

O Benfica podia e devia falar, mas dali tambem não acredito que venha alguma coisa de jeito.É a impunidade total.

 
At 2/06/2008 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Espero que esclareçam essa história, porque o mais curioso é que uma empresa, que possivelmente pertence à SAD dos andrades, é detentora de pelo menos 7% da SAD do zbordem.

 
At 2/06/2008 8:50 da tarde, Blogger Rod McLeven said...

D'Arcy,

Não me digas que o ambiente à NBA não era um bom substituto para o speaker da Luz??

Eu acho... até porque nos intervalos tinham que encher o relvado de "Axe Girls" de maneira que todos nós poderíamos lavar a vista e sentir-nos muito mais motivados para as segundas partes do jogo...

outra nota, depois do comentário do Pacheco Pereira, aqui referenciado há umas semanas e essa notícia do Fundo de Jogadores em Portugal anunciado por um grego, eu começo a acreditar que tudo é possível.

Só posso dizer... porra, também quero ganhar dinheiro assim.

Já agora, onde é que posso apanhar o link com esse notícia?

 
At 2/07/2008 12:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa noite, meus caros.

Atendendo ao que se tem escrito (e lido) ultimamente neste blog, que tal constiruirem-se piquetes de greve à porta do Estádio da Luz para impedir a entrada de público e, assim, garantir que a equipa joga sem assistência e não é pressionada?...

Tudo valerá a pena, se contribuir para inverter a miserável prestação da equipa em casa.

Bem, só que, se calhar, dessa forma teríamos os técnicos e os jogadores acampados no círculo central, a fazerem um qualquer agradável piquenique, à espera do ordenado, no fim do mês...

E que tal acordarmos?....

 
At 2/07/2008 12:36 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Rod, até um realejo seria um bom substituto para o speaker da Luz.

 
At 2/07/2008 9:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dias pereira, entre os piquetes de greve e os do assobio e lenço venha o diabo e escolha.
Cada um é livre de se manifestar ou não como entender e eu só manifesto a minha opinião. Não vale a pena agitar fantasmas embora goste da criatividade inerente.

Do que eu desconfio é de reacções ou indignações tardias, quando o que está a acontecer estava mais que anunciado há muito tempo.Se então se exercesse mais espirito critico talvez as coisas não estivessem como estão.Agora vêm os discursos e as reacções inflamadas, o circo,etc...confesso que já não me cativa muito.O que falta ao clube é reflexão.Eu sou um Índio manadas só de búfalos e só me represento a mim, o que é um peso insustentável.

 
At 2/07/2008 7:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas o que mais me custa é que a próxima época já está a começar mal! Não é que vão dar os nossos dois melhores jogadores ao FCP! Como é possível? Podem ser caros, mas estes temos a certeza que são muito bons. Falo de Léo e do Cebola! já estou farto. De que nos serve pagar baratinho aos Luises Filipes? Que não são assim tão baratinhos!
Depois não admira que o FCP ganhe sempre; começo a pensar que burros somos nós!
Ainda temos as taças de Portugal e a Taça Uefa e manter o 2ºLugar na Liga.
Castela

 
At 2/08/2008 1:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Índio Nelson,

Por Manitou!!!...
A propósito dos piquetes de greve, é óbvio que eu estava a brincar!!!
Também, era só o que nos faltava, não?... :)))

Uns laivos de humor (negro?...), para contrariar o desalento, não pode fazer mal a ninguém, pois não?...

 
At 2/08/2008 9:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dias Pereira, confesso que o meu humor já teve melhores dias, mas ele é vermelho só que ultimamente anda um pouco carregado, fortemente influenciado pelas oscilações da equipa.:))

Para carpir mágoas ando a ver os jogos da Can e torço pelos Camarões, pode ser que seja a única opoprtunidade de ver um jogador do Benfica a ganhar alguma coisa esta época. O Binya apesar de não ser opção inicial, tem sempre entrado e tem feito bons jogos. O Zoro até já marcou um golo
ó caraças!!! O Katsouranis tambem marcou um golo pela Grécia!
Há aqui algo de errado.

O Egipto tem uma boa equipa, parecem os italianos de África, frios, o Zaki do Zamalek é muito bom jogador, grande avançado e o Keita o marfinense do Lyon é um portento.O principal problema das selecções africanas, fora o Egipto e Camarões, é sem duvida a defesa, são muito pouco agressivos e lentos.
Outro jogador que eu gostei de ver foi o Alexander Song dos Camarões (Arsenal)grande médio.

Espero que no domingo a dupla Cardozo/Makukula parta a mobília toda.

 
At 2/08/2008 10:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No More heroes anymore

"Whatever happened to Luis Filipe Vieira?
He got an ice pick
That made his ears burn

Whatever happened to dear old Benfica?
The great Eusebio, and Coluna?
Whatever happened to the heroes?
Whatever happened to the heroes?

Whatever happened to all the heroes?
All the Redheroes?
They watched their stadium of Light burn
Whatever happened to the heroes?
Whatever happened to the heroes?

No more heroes any more
No more heroes any more

Whatever happened to all the heroes?
All the Redheroes?
They watched their Stadium of light burn
Whatever happened to the heroes?
Whatever happened to the heroes?

No more heroes any more
No more heroes any more " (more) (

http://www.youtube.com/watch?v=W4pkNcE8nsM

 
At 2/08/2008 2:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então e os comentáriuos do cebola? Gostaram? estão prontos para aplaudi-lo quando ele entrar em campo?

 
At 2/08/2008 7:42 da tarde, Blogger @martasta said...

e a campanha "vamos encher o estádio?! " com o Ricardo Araujo Pereira e PacMan
Deixar a namorada num belo clima romantico a beira mar para ir ver o slb ... já lá vai o tempo em que era fácil convencer a namorada a ir ao estadio! Agora?! Nem tentem (conselho de gaja!)... com certeza estragam o dia!!!

(será que eles leram a ideia de fazer um boicote na assitencia do estádio?)

vão ao site ver os videos, áo menos rimos um pouco (apesar de esta situação não ter piadinha nenhuma!)

 
At 2/09/2008 3:15 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eles têm andado a enviar-me uns e-mails a chaterem-me para ir ver os vídeos, mas ainda não me dei ao trabalho. Tenho que ver se vou espreitar essas obras de arte.

 

Enviar um comentário

<< Home