sexta-feira, novembro 07, 2008

Acontece

Este é, obviamente, um daqueles jogos sobre o qual não me apetece nada escrever. Perdemos, acontece. Perdemos por culpa própria, também porque nos terá faltado uma pontinha de sorte (e de acerto) na primeira parte, e se calhar também porque o Quique esta noite não terá estado muito feliz nas substituições, que na minha opinião tiveram efeitos mais negativos que positivos na equipa. A derrota foi injusta para o Benfica da primeira parte, mas foi bastante merecida para o apático Benfica da segunda. Foi pena que a derrota tenha fechado da pior forma uma noite que, no que à Tertúlia diz respeito, até aí tinha sido extremamente agradável.

Mais uma vez num jogo europeu o Quique optou por ter o Di María e o Reyes simultaneamente no onze inicial. Normalmente isto não costuma resultar muito bem, porque acaba por ficar um vazio demasiado grande no centro do campo, e o Yebda não dá para tudo. Mas hoje, durante a primeira parte, o Reyes esteve sempre bastante activo no meio, e ajudou nas tarefas de recuperação, pelo que isso não se notou tanto. A nossa primeira parte, apesar de no início parecermos demorar um pouco a entrar no jogo, foi agradável. Conseguimos jogar um futebol relativamente rápido, e criar boas oportunidades de golo. Mas a falta de pontaria umas vezes, falta de sorte noutras, e ainda as intervenções do guarda-redes adversário acabaram por negar-nos um golo que poderia ter mudado o jogo. Isto porque o Galatasaray apresentou-se de início a jogar de uma forma muito cautelosa e pausada, sendo óbvio que o empate seria sempre um resultado que lhes seria satisfatório. Um golo nosso certamente obrigaria a que os turcos tivessem que alterar esta forma de jogar, mas apesar de termos andado lá perto, sobretudo pelos pés do Suazo, infelizmente esse golo não surgiu. Assim sendo, ao intervalo os turcos já tinham metade do trabalho feito.

A segunda parte acabou por mostrar-nos um jogo muito diferente. Cedo o Galatasaray falhou (ou melhor, viu o Quim negar ao Baros) uma oportunidade flagrante de golo. E na sequência do canto daí resultante, a bola sobrou para um adversário completamente solto na área, e estava feito o primeiro golo. É certo que o golo madrugador do Galatasaray teve muita influência no desenrolar do resto do jogo, mas o Benfica não soube reagir a esta adversidade. Para mim foi visível a forma como a equipa foi abaixo com este golo, e depois, conforme disse, não me pareceu que as substituições feitas pelo Quique tenham ajudado muito. Não percebi, por exemplo, a saída do Reyes. Teria sido mais lógico que fosse o Di María a sair. Em termos tácticos seria mais ou menos o mesmo, mas comparando a produção dos dois jogadores, o argentino pedia muito mais a substituição. Depois veio a troca do Yebda pelo Carlos Martins, e aí as coisas ficaram muito piores. Não digo que o Yebda estivesse a fazer um bom jogo - pelo contrário, até foi um dos mais fracos que o vi fazer, particularmente ao nível do passe - mas ele é o principal jogador que no centro do campo faz pressão constante sobre o jogador adversário que tem a bola. O Katsouranis não tem velocidade ou mesmo disponibilidade física para isso, já que joga muito mais encostado aos centrais. E quanto ao Carlos Martins, nesse aspecto o melhor é esquecer. A partir da saída do Yebda o Galatasaray gozou da maior liberdade possível para andar a trocar a bola naquela zona, esperando pela melhor ocasião para lançar um ataque. Pouco depois sofremos o segundo golo, e o jogo para nós acabou ali, já que até parecia mais provável sofrermos o terceiro golo do que reduzirmos a desvantagem.

É difícil escolher melhores e piores. O Suazo e o Reyes fizeram uma boa primeira parte, mas o hondurenho eclipsou-se na segunda, enquanto que o espanhol, apesar de ter saído cedo, já tinha mostrado não ter voltado para o campo com a mesma inspiração. Voltei a não gostar dos laterais, o Cardozo não fez nada desde que entrou, e o Di María, salvo um ou outro pormenor excelente, em termos de jogo de equipa foi quase desastroso. A verdade é que a apreciação aos jogadores fica marcada pela fraquíssima segunda parte, porque é esta a imagem com que voltamos para casa, apagando aquilo que de positivo poderão ter feito durante o primeiro tempo.

Para mim, o mais importante esta noite acabou por ser o que se passou no final do jogo. Não se ouviram assobios à equipa. Houve muita gente a sair antes do final, em silêncio. E houve também muita gente que lá ficou, e que no final despediu a equipa com palmas e gritos de 'Benfica' (bravo aos NN por terem tido a iniciativa). Apesar da má noite, continuamos a acreditar nestes jogadores, nestes técnicos, neste Benfica. As coisas nem sempre podem correr bem. Agora é irmos ganhar a Atenas.

24 Comments:

At 11/07/2008 8:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não vi o jogo todo, vi a espaços e só a 1ª parte, onde podiamos pelo menos ter marcado 1 golo.
No entanto e apesar das cautelas iniciais esta equipa turca é uma equipa madura, que já tem um modelo de jogo consolidado e jogadores muito experientes.Em suma é uma boa equipa.Os golos, nomeadamente o 1º pareceu-me que foi muito fortuito e apesar do mau alívio, o erro (a existir) está na falta de marcação de quem remata, os que marcavam aquele(s) jogadores que ao 1ºposte e naquela zona, saíram da marcação demasiado cedo julgando que a bola seria aliviada da área.Não se pode deixar de marcar um adversário dentro da área sem que o lance esteja resolvido, ficaram 3 turcos sozinhos, um deles marcou sem oposição. No 2º golo pareceu-me que o tipo que marca o golo beneficia de um fora de jogo inicial...não sei...nem isso importa, ganharam e bem.

Agora o que é importante é a noção que a maior parte dos benfiquistas têm de que as coisas apesar de tudo estão a ir no caminho certo e que não obstante os escolhos e contrariedades continuam a apoiar a equipa. Isso é bom e não significa que este apoio seja acrítico e até incondicional, significa sim uma certa maturidade e confiança que o benfica ainda irá crescer mas crescer dói.. Yes we can.

 
At 11/07/2008 8:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo contigo em parte. É um facto que na 1ª parte podíamos ter resolvido o jogo. A 2ª foi má de mais: pareceu-me que a equipe ficou abatida, mas também me pareceu que desta vez faltou atitude a quase todos os jogadores. Quanto aos jogadores a nível individual só Suazo me pareceu bem na 1ª (na 2ª desapareceu). Concordo também que a última substituição foi péssima (nunca seria yebda que também não estava nas suas noites, preferiria dimaria talvez para reforçar o meio-campo). De qualquer maneira este resultado coloca-nos em alerta para seguir em frente e transforma o jogo da Grécia em algo muito importante para seguirmos em frente.

 
At 11/07/2008 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, então estiveste no Canal Rojo, coño?
Nasceu uma estrela :))

Tu vais longe, fónix!!
Ouve lá não te esqueças que eu sou o empresário da Tribo, ouviste?!
Tambem posso dar uma ajudinha na área dos créditos e emprestimos a particulares:))

 
At 11/07/2008 12:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Foi uma experiência divertida estarmos lá. Aquilo tem muito bom ambiente, e está cheio de gente simpática. E até temos uma apresentadora muito gira ;))

 
At 11/07/2008 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Índio, o Mártir de Gaia não esteve na Luz, pois não? Notou-se a falta da sua poderosa medicina. É claro queao Di Maria não há medicina que valha, mas o resto da tribo ressentiu-se da falta do Mártir.

 
At 11/07/2008 3:44 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Apareceste na televisão, D`Arcy????


Lampião maluko :):):):):)

 
At 11/07/2008 4:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Algarviu, é obvio que a medicina do Mártir de Gaia está cada vez mais fraca pois ela tem que ser exercida in loco para que as ondas espirituais tenham um efeito mais potente sobre a psique dos jogadores, técnicos , administrativos
e pessoal auxiliar.O seu afastamento prematuro dos relvados foi mais um golpe sujo que o sistema nos deu.

Entretanto, o grande vate tem tentado resolver o problema e prometeu que dá mais uma "mãozinha"
no jogo contra o Aves, já que o campo do adversário não fica longe da sua casa, ele deu lá um saltinho durante a semana para "tratar" do assunto.
É mais um entre muitos dos herois anonimos da nossa tribo cujo reconhecimento e gratidão tarda a chegar, mas que os verdadeiramente grandes e altruistas como tu Algarviu sabem reconhecer.

 
At 11/07/2008 4:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu só soube hoje que tinhas ido à TV Benfica. Para a próxima avisa...
e diz lá aos tipos que bem podiam fazer uns programazinhos muito mais espirituais de raiz, mais new age e até sei lá...mais hardcore.. a partir das 2h da manhã..pelos vistos material não falta.Até parece que os benfiquistas são uns alienados que só vêm futebol e o catano... não..tem que se ver o desporto nas suas diversas perspectivas.

 
At 11/07/2008 5:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É um facto que a equipa tal como entrou em campo só com 2 médios tem dificuldades em pegar no jogo.
Mas para mim, o problema maior é a inclusão do Nuno Gomes que nem é avançado nem médio, como o foi, por exemplo o Aimar em Guimarães. Jogar com Nuno Gomes é jogar com 10e isso é dificil como se viu também em Guimarães. Par alem de falhar golos flagrantes nada mais consegue já fazer...
Leva-lo a director-adjundo do Rui Costa será o melhor e já...
jraugusto

 
At 11/07/2008 8:38 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Calou, grunhito.

 
At 11/07/2008 9:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Impressionante como eu continuo a ter razões para lamentar não terem vendido o Tia Maria ao Real Madrid (se é que era verdade alguma das noticias que na altura sairam nos jornais...). Tê-lo na equipa é pior do que jogar com 10!!!
De resto tiveram uma noite infeliz que se espera que seja rapidamente esquecida e recompensados os fortes aplausos (bravos NN que estiveram a um alto nível e que assim continuem) e canticos no final de um jogo perdido.
2a feira lá estaremos de novo para virar a página!

 
At 11/07/2008 10:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Darcy preciso de falar consigo urgentemente. Adicione-me no seu MSN com

futebolartte@hotmail.com

 
At 11/07/2008 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Darcy preciso de falar consigo urgentemente. Adicione-me no seu MSN com

futebolartte@hotmail.com

 
At 11/08/2008 1:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não sou um utilizador frequente do MSN. Pode sempre contactar-me para o endereço electrónico que está no meu perfil, se assim o desejar.

 
At 11/09/2008 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então D'Arcy foste ao jantar dos arrivistas? Não te juntes a semelhante corte...tu tens a protecção do grande Manitu não precisas de últimas ceias, coño!!

 
At 11/09/2008 11:47 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não, por uma questão de princípio não fui. Mas a Tertúlia esteve representada condignamente.

 
At 11/10/2008 1:11 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Já agora, eu tenho bastante respeito por toda a gente que escreve naquele espaço, com excepção de uma pessoa. Esse, não sei o que anda por ali a fazer (mas quem o ler percebe que pensa que tem o rei na barriga), e foi precisamente por causa dele que não quis ir ao jantar.

 
At 11/10/2008 1:14 da manhã, Blogger Avô Maltine said...

"Alguém entrou em pânico com o Apito Dourado"

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=9B65E676-B638-4AA1-A69B-7ECCCDFA31C9&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019

Teófilo Santiago, 52 anos de idade, 25 de carreira. Destemido, teimoso e emotivo. Uma figura incontornável da Polícia Judiciária, um dos quadros com mais provas dadas na investigação. Conta a experiência de ser demitido após fazer parte da direcção que desencadeou o Apito Dourado e defende que só a Judiciária deve fazer investigação criminal.

1- " Não houve confusão, foi tudo muito claro. Em Junho de 2004, quando fomos demitidos [http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1296&id=1195405], foi a primeira vez que, de forma explícita, houve um ataque brutal à integridade da investigação. Feito de forma soez, feia e cobarde. "

2 -" alguém terá entrado em pânico ao não saber o que lá estava. E essa necessidade tornou-se uma necessidade imensa. Nunca me tinha acontecido, que alguém quisesse saber o que estava no processo. Foi a primeira vez e estive envolvido em investigações de melindre. Nunca, por nunca, tinha havido essa quebra de respeito pela integridade da investigação.
"

 
At 11/10/2008 10:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não me percebas mal, a minha pergunta foi intencionalmente provocatória (no bom sentido)pois não me custava muito adivinhar a tua posição.Se o personagem a quem te referes é quem eu penso, é mais que justificado.

Mas para alem disso nada daquilo me diz respeito nem gosto de julgar pessoas que não conheço, mas que me mete um pouco de confusão este tipo de iniciativas lá isso mete.
O que me parece é que anda tudo atrás do "poder" como as moscas, os blogues são só um meio de lá chegar. Por outro lado o Orelhas é esperto e vê que tambem precisa dos blogues para a sua próxima campanha...
Nãaa ...too greasy!!

Mas como digo não julgo pessoas que não conheço, neste caso julgo a iniciativa.

Como curiosidade só gostava de saber se o Orelhas consegue comer de faca e garfo:))

 
At 11/10/2008 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Galatasaray levou 4 do Fenerbahçe neste fim de semana...



"Como curiosidade só gostava de saber se o Orelhas consegue comer de faca e garfo:))"

Se os "manitus" e os "mártires de gaia" já me mexiam com os nervos, isto então...

 
At 11/10/2008 8:23 da tarde, Blogger jose said...

O L'Arse, desde que "sodomisou" a equipa com equipamento de cadastrados, perdeu com o Mighty Hull e o Stoke City
Nem vale a pena falar que o Gala perdeu o derby la do sitio
Mas isso para o Sr Hugo ja e areia de mais para a sua camioneta

 
At 11/10/2008 10:50 da tarde, Blogger jose said...

Meu amigo, a analogia aplica-se na mesma.
Recomendo o seu conselho para si próprio
Falar do que não sabe, apenas o faz parecer mais idiota
Já agora, e minimamente, não minímamente

 
At 11/12/2008 9:20 da manhã, Blogger jose said...

Sim, realmente há cromos daqueles com C grande.
Infelizmente no teu caso nem és dos mais difíceis de encontrar. Pese o multinicks e tudo

 
At 11/16/2008 1:19 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não vale a pena cansares-te a responder-lhe, jose. Diz-se que vozes de burro não chegam ao céu. E para mim, grunhidos de porco não chegam a lado nenhum.

 

Enviar um comentário

<< Home