domingo, julho 19, 2009

Olhanense

Já será um lugar comum dizer isto, tantas foram as vezes que o ouvi nos comentários durante a transmissão televisiva, mas este foi um jogo já muito próximo daquilo que nos esperará na Liga, incluindo a má qualidade da arbitragem.

Houve um relativo equilíbrio durante grande parte do tempo, e para mim a maior satisfação foi mesmo a forma como a equipa reagiu à adversidade daquele penálti, quando já só faltava meia hora para o final. Não é algo a que eu esteja muito habituado em tempos recentes, já que o mais habitual seria a equipa desconcentrar-se e perder o jogo. O Cardozo redimiu-se do primeiro penálti que eu o vi falhar, e marcou um golaço, e depois, mesmo sendo um jogo quase a feijões, a equipa continuou a lutar até ao último minuto pela vitória, vindo a consegui-la precisamente nesse último minuto, com uma cabeçada do Miguel Vítor, a dar mais um exemplo (se mais fossem precisos) de que é um jogador à Benfica.

O Patric voltou a deixar-me uma má impressão, Rúben Amorim discreto como interior direito, Shaffer com altos e baixos (normalmente os melhores pormenores são a apoiar o ataque, e os piores são distracções defensivas). O Yebda voltou a ter algumas perdas de bola incompreensiveis. Dos dois 'putos' centrais, o habitual, mas o Roderick nesta pré-época deve ter estranhado a facilidade com que se assinalam penáltis contra nós, porque ele esteve envolvido em dois. O Di María foi caindo com o tempo, enquanto que o Aimar entrou mal mas foi melhorando. Quem entrou bem no jogo foi o Carlos Martins e, mais uma vez, o Coentrão, que com estes jogos deve estar a garantir um lugar no plantel. O Saviola fez aquele que terá sido o jogo mais discreto até agora, e o Cardozo apareceu na altura certa (ainda não percebo a forma como marcou aquele penálti, porque ele costuma marcá-los quase sempre em força). Quanto aos guarda-redes, nada de particular a apontar, mas parece-me que o Moreira está neste momento em vantagem.

Agora é esperar por terça-feira, para poder ver o Benfica 2009/10 ao vivo. E guardar ainda uns aplausos para o Simão, e até para o Reyes, se ele aparecer.

20 Comments:

At 7/19/2009 9:18 da manhã, Blogger Joe Strummer said...

Quando a crónica de um jogo em que o treinador é o mestre da táctica se resume a criticar o treinador anterior, é porque não se passou nada. Mas passou-se só que a conjuntura narrativa é de hossanas.
O benfica, como em jogos anteriores ganhou por detalhes individuais, não pelo colectivo. O Olhanense foi durante muito tempo a equipa que mandou no jogo e teve uma grande atitude.
nenhum dos penalties o é. O golo do Inca Cardozo é à van Basten.O Roderick é um valor seguro.
O Coentrão é um jogador com caracter.
O jesus é um merdas que só treina o benfica por ser vizinho do vieira. Anda sempre a pedir jogadores em vez de rentabilizar os que lá estão.
Com as não sei quantas aquisições esta época é mais uma em que um minibus de jogadores aporta ao seixal.
Temos a melhor equipa dos ultimos anos, temos o mestre da tactica por isso só podemos ser campiões 2 ou 3 vezes seguidas.
Há que "entregar a carta a garcia", por isso o analfabeto do nosso treinador já recomendou o Javi Garcia.

 
At 7/19/2009 9:19 da manhã, Blogger Joe Strummer said...

errata: em vez de "nosso treinador" leiam por favor "vosso treinador".

 
At 7/19/2009 12:33 da tarde, Blogger dezazucr said...

De realçar o facto de em 4 jogos os miúdos (MVitor e Roderick) terem jogado a totalidade dos 360m. E por 2 vezes terem tentado deitar a confiança do miúdo Roderick abaixo assinalando penálti inexistentes. A lesão dos outros tem servido pelo menos para mostrar ao JJesus e principalmente ao Rui Costa que existem portugueses com qualidade e mesmo dentro de casa.
Já havia comentado, muito bom o facto de nos ter calhado o olhanense na final, proporcionou-nos um bom teste para o campeonato, com uma equipa carregada de emprestados portistas e treinada por um treinador portista (a azia ao pontapear a bola diz tudo), bem rijinho por sinal. Assim deu para os jogadores verem as dificuldades que os esperam. Até o penálti acho benéfico. Pré-épocas macias com árbitros bons e sem erros não espelham a realidade do que vamos encontrar pela frente em ano de penta. Os jogadores têm que pôr na cabeça que vamos apanhar muitos olhanenses no campeonato.
Ah... o Quique apenas fez uma reviravolta, curiosamente contra este olhanense, a perder 1-0 ganhamos 1-4.
Eu que até estava a gostar do Di Maria desta pré-época agora fiquei confundido com o Coentrão.
Continuamos a precisar gritantemente de mais um avançado. Quando o Cardozo e o Saviola se lesionarem, como vai ser?
Yebda, por muito que tentem deitar o rapaz abaixo está a ser treinado pelo Jesus para aquele posto e julgo que conseguirá fazer o lugar bem quando estiver mais habituado. O Carlos Martins toma quase sempre a pior opção, passa muito tempo com a bola nos pés e quer estupidamente marcar os livres todos. Espero que o Jesus lhe mostre os vídeos com as más opções que toma.

Destaque para o Moreira. A minha crítica mais habitual a ele tem a ver com o facto de ficar sempre preso na linha de golo, à espera, passivo. 2 ou 3 grandes saídas decididas aos pés dos avançados, foi muito bom. Pode ser que eu mude de opinião.

Os laterais são a pior preocupação dos benfiquistas. É onde os adversários criam mais perigo :(

 
At 7/19/2009 12:46 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Parece-me que foi um jogo já rasgadinho e relativamente bem jogado, com nenhuma das equipas muito preocupadas em defender, mas jogando por jogar. Apesar disso o Benfica não criou assim tantas oportunidades. Não concordo contigo sobre Carlos Martins: parece-me que foi o de sempre, nada de especial. Quanto a Schaffer, ainda não me convenceu, é que se é para atacar o David Luiz também fazia isso relativamente bem. A continuar assim ainda vamos dizer que se calhar não seria assim tão má a ideia de Quique (até porque para central ninguém duvida que ele não é assim tão preciso). Yebda está claramente com uma crise de confiança, porquê não sei, mas apesar disso vai fazendo relativamente bem o trabalho dele que é destruir o jogo adversário, é verdade que vai falhando alguns passes, mas isso não é o seu trabalho. É que pior são os passes falhados por quem começa a construir, que também são alguns (Carlos Martins ou Rúben Amorim). Pelo contrário Contrão parece-me de facto bastante motivado e por isso as coisas têm-lhe corrido relativamente bem, aliás como a Dimaria (que também me pareceu ter perdido objectividade há medida que o tempo passava, talvez devido ao cansaço e de ter estado parado alguns dias). Quanto ao árbitro, se é verdade que não houve penalti contra nós, o a nosso favor também me pareceu relativamente forçado. Ou seja sim não foi uma grande arbitragem, mas foi má para os dois lados. Uma arbitragem um pouco à "Bruno Paixão", não tanto à "Olegário Benquerença".

 
At 7/19/2009 12:55 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Outra coisa concordo com o Indio principalmente numa coisa: como é possível não tentar aproveitar nada da prata da casa. Na realidade dos jovens da formação quantos é que têm hipóteses, é que Roderick vai jogar toda a época nos juniores ... É que me parece que vai continuar a ser a mesma estória com toda a gente a ser emprestada, mas mesmo fazendo boas épocas nunca terá hipóteses: veja-se só este ano o caso dos que estiveram em Aves, e do Miguel Rosa, tal como acontecera aliás o ano passado com Pedro Correia (que por acaso até poderia ter feito falta para fazer descansar um pouco Maxi Pereira). O único treinador nos últimos anos que teve alguma preocupação com a formação quer se queira quer não foi Camacho, e foi aliás ele que quis que os três miúdos (Miguel Vitór, Ruben Lima e Romeu Ribeiro) tivessem ido emprestados para uma equipa mais fraca. Quem sabe se ele não tem ficado quantos é que não teriam tido já uma hipótese.

 
At 7/20/2009 2:24 da manhã, Blogger Gloriosasfera said...

A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
EU SOU BENFICA
www.gloriosasfera.com

 
At 7/20/2009 10:54 da manhã, Anonymous djeiti said...

Jogo agradável em alguns momentos e emotividade quase com “cheirinho a campeonato”, com um jogo disputado até ao último minuto!
Gostei de ver finalmente o miúdo Miguel Vítor a marcar merecido golo pela equipa principal!
Grande golo do Cardozo com gesto técnico perfeito em remate de pé esquerdo sem preparação à meia-volta!!! De fora da área! Excelente reacção que não podia ser melhor apenas alguns segundos após termos sofrido o 1º golo.
Os melhores em campo quanto a mim foram Saviola (gostei de o ver a movimentar-se mto a buscar bola e tentar abrir espaços) e Shaffer (gostei de ver a velocidade, cruzamentos e cortes de carrinho no tempo certo).
O Carlos Martins veio dar uma maior dinâmica ao jogo do Benfica na 2ª parte, pois o Ruben ainda está muito fora de forma e nao esteve muito bem.
Também o Coentrão voltou a tentar desequilibrios e entrar bem no jogo.
Pela negativa destaco inevitavelmente o Yebda!!!
Arbitragem muito difícil neste jogo. Houve algumas picardias como não podia deixar de ser, uma vez que a equipa adversária constitui-se praticamente como sendo um clube satélite do CRAC do Norte… E houve 3 casos de dificil análise: num bem anulado lance ao Di Maria a querer imitar a mão de Maradona; e nos outros 2 quanto a mim não há penalty nenhum.

 
At 7/20/2009 10:58 da manhã, Blogger D'Arcy said...

*suspiro*

 
At 7/20/2009 11:00 da manhã, Blogger D'Arcy said...

E não, não é para ti, djeiti ;)

 
At 7/20/2009 11:33 da manhã, Anonymous Johnny Rook said...

Este jogo valeu para ver o que nos vai acontecer mais uma vez este ano: Equipas extremamente aguerridas, carregadas de CRACezinhos cheios de ódio e outras coisas no sangue.
Mas o Olhanense pôs a nu as habituais debelidades do SLB; passividade e incapacidade de o nosso meio campo jogar sob pressão.Não há defesa que resista a um meio campo destes.

Onde ficou a pressão alta dos 2 primeiros jogos? Porque carga de água é que contra Olhanenses, Trofenses, Leixões, Paços, etc, não jogamos sempre a sofucá-los desde o primeiro minuto e só abrandando depois do 3ºgolo?

Espero que o meio campo com Javi e Ramires, de uma vez por todas saiba jogar e sair da pressão do adversário (a qual também só acontece porque não nos atiramos nós a eles como gato a bofe!).

Os jogadores do Benfica têm de ser mentalizados que cada jogo é uma guerra e que do outro lado só há inimigos. Têm de ser30 jogos assim. De outra forma não vamos lá.

Bem outra vez o Coentro, os dois centrais, o Moreira, o Shafer, raçudo como gosto(acho que o Patric será um bom extremo direito). O quarteto do meio campo da 1ª parte, muito mal.
Martins não jogou mal.O ataque foi vítima no 1º tempo daquele meio campo que não conseguia transportar a bola (voltamos a ver os balões da defesa para o ataque porque os meninos do meio escondiam-se atrás dos adversários).
Yebda ou melhora já amanhã ou é dspachá-lo para o Everton.
Porque não joga Fillipe Bastos?
Para mim se não vier mais jogador algum o 11 principal será: Moreira, Maxi, Luisão, D. Luiz, Shafer, Javi, Ramires, Aimar e Coentrão, Saviola e Cardozo.

 
At 7/20/2009 12:17 da tarde, Blogger zorg said...

>Com as não sei quantas aquisições esta época é mais uma em que um minibus de jogadores aporta ao seixal.
-

Hmmm?
Estamos a falar do mesmo Benfica? Até agora contei 4 contratações - Saviola, Ramires, Patric e Schaffer.

Parece-me um bocadinho má vontade falar em "minibus de jogadores"...

 
At 7/20/2009 5:06 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Pois é, zorg. E o porto leva 10. E vendeu os melhores. Mas eles é que fazem bem

 
At 7/20/2009 5:47 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

Um bocadinho de má vontade? só um bocadinho?!...fónix ando a passar mal a mensagem.

"A minibus or minicoach is a passenger carrying motor vehicle that is designed to carry more people than a minivan, but fewer people than a full-size bus. Minibuses have a seating capacity of between 8 and 30 seats."

...e já agora são 5, com o tipo que já viu o garcia. E acho que não nos ficamos por aqui.

Mr. Shankly, e quantos é que sairam do porto? só assim de cabeça, lucho, Lizandro, cissoko, sektioui, pedro emanuel, andres madrid, etc...e depois com o mal dos outros posso eu bem.

 
At 7/20/2009 6:13 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

Só mais uma coisa, eu sou um gajo que detesta os usurarios e a agiotagem sem rosto.Tipo Cofidis e GeMoney. Mas tenho a maior admiração pelo tipo que engrupiu o jesus, mas só o jesus. Acho que alargar o acto aos outros foi deploravel. mas no melhor pano cai a nódoa.

 
At 7/20/2009 6:14 da tarde, Blogger zorg said...

Perdoa-me a ignorância, mas quem é "o tipo que já viu o garcia"?

 
At 7/20/2009 6:24 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

"Mr. Shankly, e quantos é que sairam do porto?"
Qual é a crítica? Que se contrata muito ou que temos muitos no plantel? É que por aí também a comparação é-nos vastamente favorável...
A minha crítica não é para ti. É para quem nos quer fazer crer que gastamos ao desbarato, comprando jogadores para encher os bolsos dos empresários. E depois clubes que recebem 50 milhões todos os anos estão falidos tecnicamente e ainda são o paradigma da boa gestão. Vide o que escreveu o palerma do Eugénio Queirós no blog dele. Só apetece vomitar.

 
At 7/20/2009 7:20 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

Zorg, o Javi Garcia ;)

Mr.Shankly, tu ainda te "chateias" com esse gajo? não merece nem o teu vómito.

A questão é o constante carrossel tanto de jogadores como de treinadores. O porto tem uma estrutura consolidada e nós consolidaddo só se for o passivo.

E aqui não há situações mais ou menos favoraveis porque a meu ver não são comparaveis.

Outra questão será o relatorio e contas de outubro. esperar para ver.

 
At 7/21/2009 10:49 da manhã, Blogger Hattori Hanzo said...

7 milhões pelo tipo que já viu garcia??? Mas está tudo louco? O Real deve-nos adorar ... Afinal de contas quem o Benfica ainda vai vender?

 
At 7/21/2009 10:55 da manhã, Blogger Rui Pinho said...

7 milhões pelo Garcia que ninguém conhece, não haver dinheiro para Reyes, para avançados...

Não sei, anda tudo muito estranho.
Não percebo nada disto e temo o pior.
Dentro do que Vieira nos tem habituado, aliás.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

 
At 7/21/2009 5:50 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

Realmente (e este realmente não é por acaso)7 milhões é muito por um jogador que não jogava, ele até pode ser "muita bom" e vir a revelar-se um optimo jogador, mas o valor de mercado dele neste momento não são 7 milhões, já que custou ao Real 4 milhões o ano passado e esteve um ano praticamente sem jogar.Ainda por cima o pellegrini nem contava com ele.
Mas já estou a ver o que aconteceu...
pergunta o Costa " Hei florentino me gusta Javi Garcia, quanto es?"
" Chico para ti son 4 milliones pero como tu tienes um nuevo adestrador que dice que saca el doble de los jugadores, te hago 8 milliones...mas una rebajazita de diez por cien... 7 kilos exactos!!."

 

Enviar um comentário

<< Home