segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Risco

Invencibilidade perdida na Liga, e talvez de forma previsível. O Benfica fez um mau jogo, longe daquilo a que nos habituou. O Vitória marcou na única oportunidade de golo que teve, o Benfica desperdiçou as duas que criou pelo Nolito e perdeu.

Tinha um mau pressentimento para hoje. O jogo era previsivelmente complicado e o cenário já há alguns dias que se compunha para que o Benfica não passasse em Guimarães. Confesso por isso que fiquei desagradavelmente surpreendido com o 'empurrão' que resolvemos dar ainda ao Vitória, entrando em campo com um meio campo desajustadamente macio para um jogo desta dificuldade. Alinhar com Cardozo, Rodrigo e Aimar simultaneamente neste jogo, ainda por cima sabendo-se que não contávamos com o Javi pareceu-me um risco desnecessariamente alto. O resultado foi um futebol desgarrado, com a equipa incapaz de manter uma posse de bola consistente. Muitos passes falhados, más recepções, e demasiado espaço entre os sectores da equipa. Apenas num lance de bola parada (um canto) o Benfica criou uma boa oportunidade de golo, com o Nolito a surgir completamente solto no interior da área, mas rematou contra um defesa adversário e depois fez ainda a recarga para fora. O Vitória acabou por chegar ao golo na sequência de um livre lateral, em que houve demasiada passividade da nossa equipa - havia mais do dobro de jogadores do Benfica dentro da área - com o Matic a permitir ao adversário rematar à meia volta quando estava encostado a ele. Faltava ainda muito tempo para jogar (o golo surgiu a oito minutos do intervalo), mas honestamente fiquei com a sensação de que já seria muito difícil ao Benfica ganhar o jogo.

Até porque a segunda parte pouco teve de diferente. O Vitória encolheu-se mais e o Benfica teve mais bola, mas a desinspiração foi imensa. Mais passes falhados, cruzamentos defeituosos, e até as bolas paradas saíam mal - quase todos os livres marcados para as mãos do guarda-redes, e os cantos cortados ao primeiro poste. Uma única real oportunidade de golo, novamente nos pés do Nolito, mas este rematou contra as pernas do guarda-redes. A entrada do Witsel era previsível, mas não para o lugar do Matic; não porque ele estivesse a jogar bem (pelo contrário) mas sim porque era necessário povoar mais o meio campo. Nem sempre se marcam golos por se ter muitos avançados em campo, e hoje quer o Cardozo, quer o Rodrigo estiveram particularmente apagados. A maior parte da segunda parte foi simplesmente ver o jogo a arrastar-se penosamente até final, com a desagradável sensação de sermos nós os grandes responsáveis por este mau resultado, já que o Vitória limitou-se a ser competente e a aproveitar o mau dia do Benfica.

Não consigo fazer um destaque na equipa do Benfica. Acho que a mediania imperou e foi comum a toda a equipa, que me pareceu também algo lenta e presa de movimentos - não sei se será resultado do jogo na Rússia, mas isso não pode servir de desculpa. Perdemos o Luisão para o próximo jogo, mas ao menos isso significa que estará disponível para a recepção ao Porto.

Era muito importante manter os cinco pontos de avanço no primeiro lugar, e esta derrota representa um rude golpe, até pela motivação extra que dá aos nossos adversários. Hoje o Benfica fez um dos piores jogos da época, e sofremos naturalmente as consequências disso. Agora temos que levantar a cabeça, não deixar que este tropeção nos afecte, e voltar rapidamente a fazer aquilo que melhor sabemos fazer: jogar futebol e ganhar jogos. Continuamos a ser os primeiros. E não queremos deixar que nos tirem desse lugar.

4 Comments:

At 2/21/2012 12:26 da manhã, Anonymous JFilipe said...

É o normal, o Jesus não estuda os adversários em condições. Esta época ainda não tinha feito grandes invenções, tinha logo que ser num jogo complicado.

Não vale a pena barafustar muito, o homem é assim e não muda, e só pode levar a um acesso do outro grande defeito dele, a teimosia. Só espero que para mostrar que tinha razão e que aquilo funciona não insista neste modelo de jogo nos jogos que se seguem.

 
At 2/21/2012 3:18 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Tb eu estava com um bad feeling que se agravou ao ver o 11 inicial e com o decorrer do jogo.
Risco desmesuradamente alto, Matic a trinco, Witsel no banco (wtf?!), Rodrigo a jogar com limitações óbvias, o brinca na areia Gaitán e Cardozo tb pareceu cansado.
O Nolito até estava a ser dos melhores mas quando permitiu a defesa na segunda oportunidade que teve a partir dái só fez disparates.

Espero que o JJ caia na real, que acorde e que a equipa responda á altura contra a académica. Depois é ganhar na luz ao vergonhoso rival.

Más opções todos têm, agora não as rectificar durante o jogo é que chateia, deixar duas subsituições para os últimos 5 minutos e intercaladas é incompreensível e de muito mau gosto.

JFilipe, na primeira metade da temporada até esteve mais pragmático do que o habitual e até se saiu bem, agora deu para inventar e não mostrar respeito pelos adversa´rios e são duas derrotas seguidas, é de ter medo.

 
At 2/22/2012 9:27 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Ao contrário dos andrades dou o mérito da campanha do fequepe do ano passado ao Pereira (e às alternadeiras). O Villas Boas já mostrou na Inglaterra não perceber nada de futebol.

O VP em Janeiro reforçou a equipa onde ela estava desiquilibrada, parecem mais fortes, e teria sido importante recebê-los sem pressões. Assim vou andar ansioso até esse jogo terminar.

 
At 2/23/2012 5:56 da tarde, Blogger joão carlos said...

Não podia concordar mais com este post.


Mais uma vez o nosso treinador tem um discurso, com o qual até concordo, mas depois não o coloca em pratica fazendo muitas vezes o contrario daquilo que afirma numa reedição dos erros do ano passado, onde claramente em alguns jogos se viu que só o Javi Garcia não chegava e este era um desses jogos com a agravante de que o Matic ainda esta muito longe da qualidade do titular.
Contra esta equipa este ano sofremos três golos todos de livres indirectos, na primeira todos caem na segunda cai quem quer na terceira só caem os burros.
Mas pior que isso é o índice de aproveitamento dos cantos que o ano passado já foi uma miséria e este ano ainda esta pior esta equipa, para mais com o treinador a considerar a equipa fortíssima nas bolas paradas, deveria marcar o dobro dos golos daqueles que marca, um golo a cada cinquenta cantos é um numero absolutamente vergonhoso.

 

Enviar um comentário

<< Home