quarta-feira, outubro 24, 2012

Merecida

Foi melhor o resultado do que a exibição. Sim, eu sei que o Benfica perdeu, mas mesmo assim continuo a pensar que foi melhor o resultado do que a exibição, porque perdemos apenas por um golo. E até poderíamos ter conseguido um resultado muitíssimo melhor, tivéssemos nós tido calma e cabeça para aproveitar o autêntico pavor com que o Spartak abordou os últimos minutos do jogo.


Surpreendeu-me ver o Benfica entrar em campo de 'peito feito', ou seja, com dois avançados de início (Lima e Rodrigo). A estratégia parecia ser que quando o Benfica não tivesse a bola, o Bruno César se deslocasse para o centro, com o Rodrigo a fechar a esquerda, mas foram poucas as vezes em que isso foi posto em prática. Até porque não foi por esse lado que as coisas aqueceram, foi sim pelo lado direito, para onde dois dos médios do Spartak (Jurado e Ananidze) caiam repetidamente sem que houvesse a cobertura devida por parte dos nossos médios (em inferioridade numérica naquela zona) aproveitando os muitos espaços que foram concedidos pelo Maxi. A entrada no jogo foi péssima, e rapidamente deixou antever o pior. Com menos de um minuto decorrido já o Artur tinha sido obrigado a uma defesa difícil. E com três minutos passados o Spartak marcou mesmo, num contra-ataque após passe disparatado do Matic, explorando a direita da nossa defesa. 

E as coisas pareciam não ir ficar por aqui: o Benfica pareceu quase perdido em campo. Não sei se o problema foi também do sintético ou não, mas os nossos jogadores falhavam passes sem conta e pareceram ter dificuldades até em controlar simplesmente a bola. Ao Spartak bastava quase esperar calmamente pela recuperação da bola para depois partir com velocidade para o ataque, explorando os espaços deixados atrás para criar perigo. Vimos o Spartak ameaçar voltar a marcar, o que foi sendo evitado pelo Artur e até pelo ferro da baliza. Pelo meio, o único sinal dado pelo Benfica foi um remate do Rodrigo. Já depois de decorrida a primeira mei hora, o Benfica lá deu algum sinal de si e ameaçou marcar num remate do Matic, para pouco depois marcar mesmo num cabeceamento do Lima (que até aí nem se tinha visto, já que a bola praticamente nunca lhe chegou), que se antecipou à defesa do Spartak para aproveitar da melhor forma um bom cruzamento do Salvio. O empate era lisonjeiro para o Benfica, mas este golpe de felicidade não foi aproveitado e o jogo voltou à mesma toada. Que acabou em novo golo do Spartak, mesmo à beira do intervalo: uma mal acompanhada subida do lateral direito russo terminou com o Jardel a enviar a bola para dentro da própria baliza.

A segunda parte foi um bocadinho melhor, pelo menos porque os russos raramente criaram perigo. A nossa equipa pareceu ficar a ganhar com a troca do Bruno César pelo Gaitán, e o Enzo Pérez também resolveu aparecer em campo, porque na primeira parte mal dei por ele. O Benfica mostrou vontade de pressionar um pouco mais, mas nunca soube atacar de forma organizada. Apenas contei uma verdadeira oportunidade de golo, e que nasceu num erro de um defesa adversário, que com um mau atraso deixou a bola para o Salvio rematar ao lado à saída do guarda-redes. Os russos foram recuando cada vez mais no terreno, procurando guardar a vantagem, e o último quarto de hora foi de ataque e pressão constante do Benfica, mas sempre com as coisas a serem mal feitas - elogio pelo menos a vontade de lutar por um resultado melhor. Os jogadores tentaram resolver tudo individualmente, sem serem capazes de levantar a cabeça para passar a bola a algum colega mais bem colocado. A substituição, aos 88 minutos, do Matic - que me parecia estar nessa altura a ser um dos principais responsáveis por empurrar a equipa para a frente, dada a pressão imediata que fazia para recuperar a bola - pelo Ola John foi no mínimo incompreensível para mim.

A qualidade do nosso futebol foi má, e não encontrei muitos motivos de destaque nas exibições individuais. O Matic mostrou boa atitude, o Salvio e o Rodrigo a espaços mostraram inconformismo, e a entrada do Gaitán foi útil. O Artur fez o que era possível. Não gostei do Jardel, e para mim o Maxi teve uma noite para esquecer.

As contas da qualificação (mesmo para a Liga Europa) ficaram agora muito mais complicadas depois desta derrota, merecida sobretudo pelo avanço dado na  paupérrima primeira parte. É imprescindível vencer os dois jogos em casa, e depois é preciso esperar que a 'normalidade' aconteça nos jogos do Barcelona - o que esteve muito perto de não acontecer hoje, mais uma vez com a 'fraquíssima' equipa do Celtic a estar perto de contrariar as probabilidades. Mesmo não considerando eu a Champions como uma prioridade, não espero outros resultados que não vitórias em casa frente ao Celtic e ao Spartak.

3 Comments:

At 10/24/2012 12:27 da manhã, Blogger José Ramalhete said...

O exemplo máximo do que se transformou o Benfica dito moderno de vieira…equipa medíocre comandada por um treinador de merda que consegue o feito de estar a caminho do 3º ano a conquistar taças de latão boas para para colocar lá dentro milho para galináceos que são os adeptos dos novos tempos que à custa de lobotomias colectivas ainda aplaudem de pé tal feito…execrável mas mais ainda estes adeptos que sentadinhos na sua cadeira não levantam o cú gordo e não correm com tal escumalha que vegeta e e faz vegetar outrora tão glorioso clube…esta gente um dia vai prestar contas e nesse dia que Deus vos perdoe que eu não vou ser capaz…
Bola7 falou

 
At 10/24/2012 2:24 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Hoje foi apenas mais uma prova de que JJ já devia ter sido posto a andar faz tempo, mas acraditem e acendam velinhas á nossas senhora que tudo muda. Se o SLB ficou refém por causa do contrato é apenas mais uma prova da incompetencia e desleixo da direcção.
Não sei se o Rangel será uma boa solução, é um tiro no escuro.
Sei sim que JJ tem de sair o quanto antes, como homem e treinador está muito abaixo do que é necessário para poder ser um treinador á altura deste grande clube.
LFV tb tem que se posto a andar, neste momento mais que fazer parte da soluçao faz parte do problema.
Enquanto esta dupla se mantiver no SLB comigo não contam , não vou ser cúmplice no na continuação do assalto e vulgarizaçao do nosso clube.

 
At 10/24/2012 7:58 da tarde, Blogger joão carlos said...

Este treinador comete sempre e repetidamente os mesmos erros ficou sem o javi e sem o Witsel e ele continua a jogar como se tivesse esses jogadores em campo, e nem esta aqui em causa se os que os substituíram servem ou não para os lugares, o que esta em causa é que ambos tem características totalmente diferentes dos anteriores logo se vamos jogar com estes jogadores temos que adaptar a equipa e a maneira como ela joga aos jogadores temos coisa que este treinador não fez, ele já tinha cometido o mesmo erro com a saída do ramirez ficou sem um jogador que dava equilíbrios mas continuou a jogar da mesma maneira como se quem o substituiu tivesse a mesma capacidade táctica do ramirez com os péssimos resultados que todos nós conhecemos.
O que os treinadores inteligentes fazem é minimizar as insuficiências da equipa e maximizar as suas virtudes este treinador pelo contrário cria uma imagem de como quer ver a equipa e mantenha-a por muito tempo mesmo que essa ideia acentue os defeitos da equipa, na prática é o que tem acontecido, e não maximize as suas virtudes.
Se nos dois anos anteriores os resultados não foram os melhores mas durante largos períodos da época as exibições eram boas este ano nem isso se virmos bem em dez jogos esta época apenas em um deles fizemos uma boa exibição, ainda que fizemos o jogo todo contra dez, e nem sequer estou a pedir o rolo compressor estou só a falar em jogar bem e com um fio de jogo coisa que manifestamente tem faltado este ano.
Eu desde o jogo do ano passado em que perdemos contra o crac, e logo ai o campeonato, que advoguei a saída imediato do treinador porque aquilo que íamos ter era mais do mesmo, acho que por medo de ele ir para outro lado ficamos com ele, e infelizmente cada vez a realidade me da mais razão mas para piorar ambas as candidaturas são da mesma opinião no fim da época logo se vê e no fim da época vai ser mais um ano perdido.

 

Enviar um comentário

<< Home