quarta-feira, dezembro 10, 2014

Reservas

Um jogo que já nada decidia para o Benfica e que valia apenas pelo prestígio e o prémio monetário, uma noite fria, transmissão em canal aberto, um Benfica de reservas e o resultado disto foi uma das piores assistências que tenho memória de ver na Luz.


Um dos principais motivos de interesse para ter ido à Luz esta noite era mesmo a oportunidade para ver em acção alguns dos jogadores menos utilizados esta época, e oportunidade para isso não faltou: apenas um único dos onze jogadores que têm sido titulares ultimamente entrou de início, e foi ele o André Almeida. Artur na baliza, Benito, César e Lisandro a completarem a defesa, Cristante e Pizzi no meio campo, Ola John e 'Tiago' nas alas e uma dupla de avançados constituída pelo Lima e o Derley. Foi bastante evidente que o jogo foi disputado sem grandes preocupações de parte a parte, uma vez que o Leverkusen já estava apurado e apenas poderia eventualmente estar interessado na vitória para garantir o primeiro lugar. Mas isso não impediu que deixasse de fora jogadores importantes como o Son e, principalmente, o Kiessling. Durante a primeira parte foi o Benfica quem esteve melhor no jogo. Após uns primeiros minutos um pouco incertos, a equipa estabilizou e ganhou alguma superioridade, tentando aproveitar os extremos para sair rapidamente para o ataque. Infelizmente parece que o golo marcado ao Belenenses não foi suficiente para acabar com a desinspiração do Lima, que aos dez minutos desperdiçou de forma inacreditável um lance em que tinha tudo para marcar. Solto de marcação, perto da baliza e com esta escancarada (o guarda-redes estava no chão depois de ter desviado o cruzamento/remate do Ola John) conseguiu rematar por cima - a bola ainda tocou na barra. Apesar das diversas ausências, achei que a equipa até conseguiu, a espaços, produzir um futebol agradável, mas houve demasiada atrapalhação por parte de alguns jogadores, em especial no ataque. O Ola John começou bem mas foi-se tornando cada vez mais complicativo, o 'Tiago' teve algumas boas arrancadas mas perdeu-se demasiado em iniciativas individuais desnecessárias, e os dois avançados tiveram uma noite pouco inspirada. Nulo ao intervalo sem surpresa - se aquela ocasião do Lima não entrou, então seria difícil que alguma coisa entrasse.


O Leverkusen veio para a segunda parte a tentar pressionar mais alto e de forma mais agressiva, e com isso conseguiu equilibrar a posse de bola e ser mais perigoso do que tinha sido nos primeiros quarenta e cinco minutos. Mas a tónica geral do jogo continuou a ser mais ou menos a mesma, sem muitas preocupações defensivas por parte de nenhuma das equipas, com muita luta a meio campo e com cada equipa a ser incapaz de manter a bola em seu poder por muito tempo. Ao contrário da primeira parte, durante a qual não teve quase trabalho algum, o Artur foi obrigado a um par de intervenções mais complicadas, e no ataque continuou a haver demasiada atrapalhação dos nossos jogadores, algo que a troca do Lima pelo Talisca pouco ou nada alterou. No período final do jogo o Benfica teve um assomo de brio e procurou marcar um golo que lhe permitisse chegar à vitória, tendo construído algumas jogadas de relativo perigo - a mais flagrante delas uma em que o 'Tiago' surgiu desmarcado sobre a direita e depois acabou por demorar demasiado tempo a decidir, vendo a sua tentativa de remate ser interceptada por um defesa quando tinha o Talisca completamente sozinho no meio a pedir-lhe a bola. Mas houve outras situações em que conseguimos apanhar a defesa do Leverkusen desguarnecida em contra-ataque, e que não soubemos aproveitar ou por asneira do jogador que conduzia a bola, ou mesmo por falta de inteligência da parte de colegas que se colocavam em fora de jogo, impedindo assim que o passe fosse feito. Para variar, desta vez não fomos nós quem acabou um jogo da Champions em inferioridade numérica mas sim o nosso adversário, que à entrada para o período de compensação ficou reduzido a dez depois de uma falta sobre o estreante João Teixeira.


Gostei particularmente da exibição da dupla de centrais hoje. Estiveram sempre seguros e o adversário não criou perigo pelo centro ou pelo ar. O Artur também esteve bem. O Pizzi e o Cristante mostraram que podem ser opções válidas. O Ola John começou bem mas foi-se afundando ao longo do jogo. O 'Tiago' não aproveitou a oportunidade - teve algumas arrancadas interessantes durante a primeira parte, mas na maioria das vezes complicou sempre as jogadas e agarrou-se demasiado à bola. Além disso não compreendo o motivo pelo qual, tendo a compleição física que tem, foge quase sempre ao choque e às bolas divididas. A dupla de avançados esteve bastante apagada, e o Lima em particular teve uma noite para esquecer.

A péssima campanha europeia acabou de uma forma pouco digna de registo, sem golos numa noite gelada. Fica o empenho das segundas escolhas que jogaram. Agora espero que aqueles que foram poupados possam tirar o melhor partido do descanso para vencer o jogo do próximo domingo.

1 Comments:

At 12/10/2014 7:51 da tarde, Blogger joão carlos said...

A crónica mais uma vez esta com a qualidade que nos tens habituado.


Claramente que este ano o plantel é inferior ao do ano passado mas ainda assim ficou demonstrado neste jogo que existem alguns jogadores com capacidades para jogar mais vezes não tanto a titulares mas pelo menos para poderem entrar nos finais de partidas não se percebendo a razão porque em alguns jogos nem sequer foram esgotadas todas as substituições é verdade que a qualidade ainda é inferior e muito aos titulares mas se os jogadores entrarem com vontade e garra como demonstraram neste jogo, que compensou a falta de rotina e em alguns momentos alguma desorganização, podem agitar um jogo e fazer a diferença e contagiar o resto dos jogadores.
O grande problema do nosso avançado não é uma questão de confiança ou de inspiração se fosse isso depois de tanto tempo sem marcar ela teria voltado com aqueles dois golos seguidos, e não voltou, ou depois de mais um jejum com o golo no jogo anterior ela tinha voltado, e pelo que se viu a inspiração não voltou, isto é uma questão de responsabilidade de ser ele quem tem de marcar é o peso de ter de ser ele o marcador e existem jogadores que suportam este pese e existem outros para quem essa responsabilidade pesa toneladas e para este o peso é tão enorme que o impede de marcar enquanto ele esteve protegido pelo cardozo que centrava sobre toda a responsabilidade de ser ele a resolver os jogos e de marcar sempre ele teve duas épocas em que marcou muito bastou ser ele a assumir essa responsabilidade e tem sido uma quase nulidade.
Se existiram jogadores que aproveitaram claramente a oportunidade noutros ficou mais que evidente o erro de casting e o mesmo se passa nas adaptações se algumas estão a resultar e vemos melhorias muito significativas e algumas até inesperadas a insistência no extremo direito neste jogo começa a não fazer muito sentido um jogador que tem como melhor armar correr com a bola mas muito limitado tecnicamente e sobretudo não sabe fazer sequer um cruzamento não é o mais indicado para jogar nas faixas e ai nunca ira resultar e insistir nele é perda de tempo, alem de que aqui sim esta a tirar o lugar em quem dele poderia tirar partido, talvez a segundo avançado e numa táctica de contra ataque mas são tão poucas as vezes que utilizamos esse tipo de jogo que não sei se faz sentido ele cá continuar.

 

Enviar um comentário

<< Home