domingo, agosto 21, 2005

Estreia

Não foi uma boa estreia no campeonato. Confesso que até fiquei surpreendido com a entrada do Benfica no jogo. Durante os primeiros dez minutos o Benfica exerceu uma pressão muito alta sobre o adversário, com trocas de bola e movimentações rápidas. Nessa altura pensei que iríamos ver um Benfica diferente daquele dos últimos jogos de preparação. Mas isto só durou os referidos primeiros dez minutos. A partir daí, voltou tudo ao mesmo. O Koeman surpreendeu ao apostar do Karyaka de início, em deterimento do Manuel Fernandes, e colocando a dupla Beto/Petit de início. Eu até acho que o Beto é reforço, mas não o acho melhor que o Manuel Fernandes. Aliás, para colocar o Beto de início mais depressa optaria por tirar o Petit da equipa.

Não há muito de positivo para dizer acerca do nosso jogo. Foi tudo muito parecido ao que de mau já tínhamos visto nos jogos de preparação. Acho que a equipa esteve bastante mal no capítulo do passe, com diversos passes disparatados, a entregar a bola directamente aos adversários. E a referida dupla Beto/Petit esteve particularmente desastrada nesse aspecto. Na segunda parte fiquei com a sensação que as coisas melhoraram um pouco, pelo menos em termos de velocidade, com as entradas do Nuno Assis e do Manuel Fernandes, mas inspiração no ataque foi coisa que pouco se viu durante os 90 minutos. Em contrapartida, a defesa esteve relativamente segura, e não me recordo do Moreira ter sido posto verdadeiramente à prova.

Em resumo, eu já não estava muito confiante, e este jogo voltou a confirmar os meus receios. É que eu vejo a equipa jogar e, sinceramente, não acredito que consigam marcar golos. Eu já estou à espera que deixem a bola escapar, que demorem mais um segundo e sejam desarmados pelo defesa, que chutem torto, seja lá o que for, mas a verdade é que quando vejo um ataque do Benfica não consigo ficar minimamente entusiasmado antecipando a possibilidade de um golo.

Já agora, acho incrível que um jogo que não se pode considerar que tenha sido violento ou maldoso tenha acabado com cerca de uma dúzia de cartões amarelos. No que toca ao Benfica, pelo menos três quartos deles foram dados por faltas a meio-campo, faltas essas que estiveram longe de se poderem considerar violentas. Os árbitros em Portugal gostam muito de sacar do amarelo por tudo e por nada. É por isso que eu acho que os jogadores já nem lhes ligam muito.

7 Comments:

At 8/22/2005 12:09 da tarde, Blogger tma said...

Pois é... Agora acabaram-se os testes, e começámos a perder 2 pontos.
Tal como o D'Arcy, eu tb não estava muito confiante numa vitória.
À luz do que se passou no ano passado, e considerando os excelentes resultados que o Nelo Vingada conseguiu com a Académica rumo à manutenção (creio que a Académica chegou a ser último classificado), não me surpreende a prestação de sábado contra o Benfica. Não deverá ser fácil a qq uma das equipas ganhar à Académica (mais ainda, pq o SCP e o FCP também tiveram as suas dificuldades nas vitórias que obtiveram).
Mas isso para mim não é desculpa.
O Geovanni é um problema. Como não defende, o João Pereira está por sua conta. Se estiver em dia não, o lado direito fica anulado.
Do lado esquerdo, o Ricardo Rocha obviamente não é uma solução, é um remendo...
E continua a falhar a articulação na ligação com o núcleo do ataque, sabendo ainda para mais que o Nuno Gomes precisa de muito apoio para fazer o seu jogo, e quando se desloca, ninguém ocupa a sua posição. Enfim, isto é bater na mesma tecla...

Qto aos amarelos: pelos vistos, os árbitros têm instruções para serem mais rigorosos na avaliação das faltas. O problema é que já sabemos que isso varia muito de árbitro para árbitro, e para o mesmo árbitro, de jogo para jogo... De qq forma, o Benfica teve fases do jogo algo faltosas, e não gosto nada de jogos faltosos. Mas se realmente este critério for para manter, jogos como o Estoril-Benfica do ano passado nem deverão chegar ao fim...

 
At 8/22/2005 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caríssimos,

É verdade que o nosso jogo ofensivo neste momento não mete medo a ninguém. É verdade que os nossos laterais não convencem ninguém (mesmo o Ricardo Rocha, que apesar de defender bem não é capaz de fazer uma arrancada consequente). É verdade que os nossos reforços para o ataque já deviam ter chegado há um mês atrás e não agora em que a época a sério já começou e em que já não temos tempo de treinar a equipa para eles.

Mas...é também verdade que a Académica defendeu o tempo todo com 11 (e suspeito que não sejamos os únicos a largar pontos em Coimbra...tal como também suspeito que vai ser um campeonato muito competitivo, pelo que o resultado de Sábado até pode ter um valor relativo...), e, finalmente, é verdade que estamos em crescendo, desde logo em termos físicos...

Vamos ter fé (no ano passado durante dois terços do campeonato a descrença e as dúvidas no Trap e no onze eram mais ou menos generalizada) até porque O CAMPEÃO MORA NA LUZ!!!


saudações de glória

PS- Se tiver que fazer um prognóstico tenho impressão que o nosso amigo Geovanni vai saltar do 11 um dia destes (não sei se para entrar o Mantorras se para entrar o reforço e o Simão ser adaptado à direita, ou uma variante)...tenho pena pelo nosso amigo "caça leões" mas também me parece que ele anda a jogar muito pouco...

 
At 8/22/2005 2:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Como não vi o jogo do SLB vou ter de acreditar no que diz o D`arcy. Aliás, vai no sentido de tudo o que vimos na pré-epoca.

em relação aos rivais, o Sporting continua igual ao ano passado ou seja completamnte imprevisivel.

Só uma palavra em relação ao Porto. Acho que eles vão ganhar o campeonato. Sei que é um bocado cedo para falar nestes termos mas parece-me, pelo que vi ontem à noite, que a equipa está muito mais madura e organizada do que a do SCP e do SLB. Defendem bem (também o Benfica!) mas no ataque estão muito melhores e tiveram muitas oportunidades de golo.

Além de que o estilo "no non-sense" do Co Adrianse me parece o mais adequado ao futebol portugues e ao FC porto.

PS. Hoje a Bola (e não o Record ou o Jogo...) diz na primeira página que os dois reforços (o ponta de lança e o nº10) são europeus e chegam até quinta feira... Será que devemos acreditar na boal desta vez? Ou será que só Record é que manda boatos para o ar para vender jornais?

 
At 8/22/2005 2:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que vêm reforços é muito provável.

Abola limitou-se a destacar 2 carencias do Benfica e que precisam de ser solucionadas.

Não avançou com nomes. Ao contrário do Record que inventa um nome todos os dias e até vai fazer perguntas à família do jogador para saber se o JÔgador vem ou não vem...

Não estão a ver o rídiculo da situação

Qualquer dia aparece o Benfica interessado , digamos, num "Tomasson", ou noutro gajo qualquer, e o record vai fazer perguntas à mãezinha para ver se já arranjaram casa em Lisboa...

Tss!

 
At 8/22/2005 3:17 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Geovanni precisa de um lateral ofensivo e que saiba combinar com ele. Nessas condições, ele nem sequer se importa de ficar atrás a compensar as subidas dele. Por isso é que ele e o Miguel faziam uma asa direita muito boa. E não acredito que ele saia do onze tão cedo, porque continua a ser dos poucos jogadores que temos com a capacidade de resolver um jogo num lance de inspiração.

Os laterais são um problema, mas estamos a falar dos laterais que jogaram em Coimbra. Julgo que o Léo e o Nélson serão os titulares, e ambos me parecem ter qualidades ofensivas bem acima da média.

Mas de facto, o empate com a Académica não se pode considerar um resultado totalmente anormal. Acho que vai ser difícil ganhar à Académica este ano, especialmente se nos lembrarmos dos resultados que eles começaram a fazer desde que o Nelo Vingada lá chegou. o ano passado, depois de perderem 3-0 connosco, ficaram 12 jogos seguidos sem perder, e conseguiram empatar no Dragão e em Alvalade.

Quanto aos reforços, tal como foi dito, é previsível que venham mesmo um nº10 e um ponta-de-lança. Acho bem que venham. E tendo em conta que as inscrições terminam de quarta a uma semana, também não custa muito acreditar que, a virem, venham em breve. Ao menos A Bola, ao contrário do Record, não anda a inventar nomes.

 
At 8/22/2005 3:50 da tarde, Blogger tma said...

A ser verdade isso sobro os reforços, acho que A Bola, ao não dizer quem são (ou porque não os conhece, ou porque conhecendo, prefere mantê-los "incógnitos"), claramente está a demarcar-se da política editorial do Record. Neste momento sabem que os Benfiquistas querem tudo menos boatos, pelo que, ao verem numa capa de jornal que o Benfica "vai contratar Xpto" já nem compram o jornal porque a probabilidade de ser treta é 95%.
Assim, uma verdade genérica tipo "vai chover" talvez tenha mais efeito, sobretudo quando se espera ansiosamente que "chova" mesmo... (por acaso, e agora falando a sério, o país bem precisa de umas valentes chuvadas).

 
At 8/23/2005 3:47 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Esperemos por 5ª feira...

 

Enviar um comentário

<< Home