terça-feira, agosto 16, 2005

Supertaça

Não gostei. Ganhámos a Supertaça, e a vitória nem sequer oferece grande discussão, porque o Setúbal praticamente passou 85 minutos sem sequer tentar ganhar o jogo, mas não gostei mesmo nada da qualidade do nosso jogo. Tanto que nem sequer tenho grande vontade de escrever sobre o assunto.

Voltámos a apresentar o 4-3-3 com o triângulo do meio-campo constituido pelos três médios defensivos, que conforme já disse, me parece que deixam os avançados ainda mais isolados, embora desta vez o Petit fosse o vértice mais recuado, com a intenção do Beto e o Manuel Fernandes actuarem um pouco mais avançados. Na defesa houve a novidade do Ricardo Rocha se ter voltado a encostar à esquerda. Continuo a achar que é um desperdício, embora o Ricardo tenha jogado bem. Mas não percebo muito bem este atestado de incompetência passado ao Dos Santos. Na baliza, sem surpresas, jogou o Moreira. Se já estava convencido que ele ia ser o titular, depois do jogo com a Juventus fiquei praticamente sem dúvidas. A surpresa para mim foi o bom jogo do Nuno Gomes, que terá sido porventura o melhor jogador do Benfica em campo. Só não percebo como é que noutros jogos ele consegue passar completamente despercebido.

Mas preocupa-me a pouca inspiração ofensiva da equipa. É que não vejo um fio de jogo consistente. A nossa equipa tem um problema sério nas saídas para o ataque. Não é de agora, mas neste início de época parece ser gritante: é que praticamente todas as jogadas de ataque têm que passar pelos pés do Petit, que depois distribui o jogo, muitas vezes com passes compridos que deixam algo a desejar. A função do Petit é recuperar a bola e deixá-la jogável nos pés de um colega. É nisto que ele é muito bom. Se o obrigam a recuperar bolas e ainda a dar início a quase todas as jogadas de ataque, algo vai sair mal. Até porque o Petit não é propriamente um virtuoso, com grande visão de jogo. Eu gosto muito do Petit, mas irrita-me quando vejo a equipa à procura dele para iniciar um ataque, e dou comigo a barafustar com a TV mal o vejo com intenções de fazer mais um passe comprido. Faz-me logo lembrar a mania que o Argel tinha de fazer o mesmo.

O resultado foi feito num lance de contra-ataque, em que no início da jogada há um lance de falta do Geovanni (jogo perigoso activo). Não é, a meu ver, uma falta gritante ou descarada, mas é de facto falta. Claro que daí até se desatar a dizer que o árbitro teve influência directa no resultado, como se ele tivesse rematado a bola para a baliza, é apenas um pequeníssimo passo. É um facto interessante que eu vejo em relação à forma como os antibenfiquistas analisam os jogos do Benfica. Primeiro o Benfica só ganhava jogos à custa dos penalties sobre o Simão. Depois, como os números contrariavam essa teoria (5 penalties a época passada, tantos quantos, por exemplo, o clube mártir do sistema teve) passou-se a dizer que os árbitros ajudavam o Benfica ao marcar faltas perto da área. Quando essa hipótese também falha, começou-se a andar mais para trás, e a causa já vai em faltas assinaladas ou não ainda no nosso meio-campo. Tivémos ontem aliás exemplos perfeitos desta parvoíce no regresso do 'Dia Seguinte', em que quer o Guilherme Aguiar, quer o Dias Facínora Ferreira admitiram não terem visto o jogo, mas o último não teve pejo em afirmar que o árbitro tinha oferecido a Supertaça ao Benfica. Se esta época o Benfica voltar a ganhar, vai uma aposta que se vão começar a mencionar lançamentos de linha lateral mal assinalados como uma prova provada que os árbitros nos andam a ajudar?

Ainda na questão da análise ao jogo do Benfica, uma palavra para o trabalho dos comentadores Paulo Catarro e Gabriel Alves: uma vergonha! Eu não estou à espera de atenção especial em relação ao Benfica, mas caramba, a RTP é serviço público, e no mínimo espero que eles sejam suficientemente profissionais para esconderem o seu gritante antibenfiquismo. Eu normalmente tiro o som à TV quando vejo jogos do Benfica, mas no Sábado, talvez por ser o primeiro jogo da época, resolvi não fazer isto. E em má hora o fiz, porque como se já não bastasse estar irritado com a má qualidade do jogo da minha equipa, ainda me irritei mais a ouvir as barbaridades que os dois artistas debitavam incessantemente.

Entre outras coisas (como o evidente mal-estar quando o Benfica marcou), tive que aturar exemplos de mau profissionalismo. Eu, por exemplo, admito que se critique a exibição de um jogador. O que eu não admito é que se diga, com todas as letras, que um jogador não tem categoria nenhuma. O que é isto? Pois eu, na mesma onda, digo: o Gabriel Alves NÃO tem categoria nenhuma para ser comentador de futebol. Não sabe ser imparcial, não sabe analisar um jogo, e pior de tudo, diz sempre as mesmas coisas em todos os jogos. Há anos que o ando a aturar, e no passado Sábado ouvi-o dizer exactamente o mesmo tipo de banalidades que o ouvi dizer, por exemplo, durante o Mundial Itália'90, que lhe valeu o prémio Açaimo de Ouro atribuído pel'O Independente. Há mais de quinze anos que temos que o aturar a falar das mesmas superioridades tecnico-tácticas, das tentativas de criar superioridade na área adversária de cada vez que um defesa se lembra de subir no terreno, da insistência em afunilar o jogo sempre que uma equipa joga pelo meio, e em contraponto, com a excessiva lateralização sempre que uma equipa não joga pelo meio. Ele diz sempre o mesmo, quer se trate de um jogo entre o Real Massamá e o Fófó, ou um Milan x Chelsea: se atentássemos apenas no que ele diz, os jogos seriam exactamente iguais. A única evolução que lhe notei foi ter deixado de dizer os pesos e as alturas dos jogadores. Mal por mal, tragam o Acácio Pestana de volta. Pelo menos, mal ele começava o comentário de um jogo com o célebre 'Tarde de intensa canícula...' já me deixava bem disposto para o resto do tempo.

29 Comments:

At 8/17/2005 10:12 da manhã, Blogger tma said...

De quem foste falar: o Acácio Pestana!
"Aos x minutos, o 'Merítimo' logrou marcar o seu primeiro golo... Mas, antes, porém, ..."
Ainda assim, o meu comentador 'preferido' de todos os tempos é o José Nicolau de Melo, que relatava os golos do Benfica como se fossem lançamentos de linha lateral, e famoso pela maneira como pronunciava o nome de certos jogadores (o Vlk era o 'Vílque', o Zahovic era o 'Zarróvitche', o Kralj era o 'Crálhi').
Do Gabriel Alves, e para além da "vantagem" do Juskowiak "ter duas pernas", não me esqueço do "o jogo não está nem bom nem mau, antes pelo contrário".
Se for para adormecer, nada melhor que o Rui Tovar.

 
At 8/17/2005 11:00 da manhã, Blogger tma said...

Quanto ao jogo, e para não fugir a azar à regra de praticamente ainda não ter conseguido ver nenhum jogo completo do Benfica neste início de época.
Deste o jogo com o Estoril que o Benfica tem revelado uma preocupante inépcia ofensiva. Contra a Juve, ainda se desculpa com o facto de ser o campeão italiano e uma das melhores equipas da Europa. Mas contra o Estoril e o V. Setúbal, não há desculpa.
E nem a ausência de um nº10 (e não tanto o nº9, já que é unânime que o Nuno Gomes fez um bom jogo - mesmo assim, o nº9 continua a fazer falta) deverá servir de justificação a tão fraco desempenho ofensivo. A menos que o Koeman esteja a fazer "de propósito", para tornar evidente à direcção a falta que fazem os 2 jogadores com aquelas características...
Por fim, também fico contente por ver o Moreira como titular e gostei da justificação do Koeman para esta opção.
E se é verdade que o V. Setúbal está mais fraco e foi praticamente inofensivo (excepto no fim do jogo), também é verdade que a defesa do Benfica está bastante coesa (só a Juventus conseguiu verdadeiramente destabilizar a defesa). Mas o imbecil do Gabriel Alves e o vendido do Paulo Catarro estavam mais apostados em falar do demérito do "Vitorra" do que do mérito defensivo do Benfica. Costuma dizer-se que a "antiguidade é um posto", mas no caso destes dois indivíduos, esta expressão também se aplica à incompetência. E também é verdade que quanto mais antigos, mais incompetentes.

 
At 8/17/2005 4:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Concordo com a análise quer do D`Arcy quer do tma.

Se lá na frente o Benfica está um bocado incipiente, cá atrás voces são muito fortes. Vai ser muito dificil marcar-vos golos esta época.

O vosso golo de facto tem inicio numa jogada de falata mas isto é daqueles erros que o arbitro comete e que são perfeitamante arbitrários. Aliás, a arbitragem não me pareceu má de todo.

As queixas em relação aos comentadores da RTP também fazem sentido. Até eu que não morro de amores pelo SLB estava farto daquela conversa facciosa do Gabriel Alves e companhia. E a verdade é que, tirando o ataque, o SLB nem jogou muito mal. A vossa defesa é muito sólida.

No vosso jogo gostei muito do Karyaka. Teve pormenores muito interessantes! Acho que ele poderia ser o vosso nº10 sem chatices. Agora voces não podem jogar em 4-3-3 porque a Menina (que fez um bom jogo) não consegue jogar sozinha no centro do ataque e sem um médio atacante (ou um nº9) que a apoie a coisa fica ainda mais dificil.

PS. Por falar em meninas, alguem que diga ao João Pereira para arranjar um penteado à homem. Aquele cabelinho do gajo está a meio caminho ente o da Cicciolina e o do Atila, o huno. É uma coisa repugnante!

 
At 8/17/2005 4:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Em relação aos comentadores desportivos devo dizer que o meu preferido ainda é o Rui Tovar. Não diz nada de jeito mas pelo menos não inventa e é razoavelmente objectivo em relação ao que está a acontecer em campo.

O Acacio Pestana era bom mas era um bocado barroco demais para o meu gosto. Mas era divertido.

Há um clássico sempre esquecido nestas discussóes que é o nuno Bras. Lembro-me que o homem no Mundial de 82 trocava o nome dos jogadores todos tanto mais que tornou motivo de gozo de todos os putos da minha rua (com uma idade média de 10 anos na altura!!!!). Ele conseguia-se enganar nos nomes dos jogadores mais conhecidos de equipas como o Brasil, a Argentina ou a Alemanha!!! Assim é fácil de adivinhar as barbaridades que ele dizia acerca das selecções menos conhecidas.

Se eu pudesse escolher alguem para comentar jogos da bola escolhia sem duvida o Mourinho. Durante o comentário que ele fez no Portugal-Espanha do euro 2004 aprendi mais sobre futebol em 90 minutos do que em 20 anos a ouvir os imbecis do costume da RTP, SIC e TVI. Ouvir o mourinho a falar de bola é como ver o futebol do outro lado do espelho. De repente, descobrimos coisas acerca do jogo que nunca suspeitamos que existissem! É alucinante.

O meu lema é: Alá é Grande e o Mourinho é o seu Profeta.

 
At 8/17/2005 4:17 da tarde, Blogger tma said...

Ao Karyaka falta (acho eu) uma coisa importante para ser um nº10, que é a capacidade para ocupar o espaço deixado pelo avançado qdo este se desloca. E considerando as características dos 2 únicos PLs que o Benfica tem (pois não são capazes de jogar fixos), essa característica é mesmo fundamental.

 
At 8/17/2005 4:27 da tarde, Blogger tma said...

Voltando aos comentadores, lembrei-me, novamente a propósido do JNM, da sua também hilariante incursão pelo hóquei: eu e um amigo meu diziamos que ele tinha uns papelinhos com "GR", "Tabela de fundo", "poste" e "barra", e sempre que havia um remate violento em que era impossível saber onde a bola bateu, ele tirava um desse papelinhos para dizer qq coisa.
Mas se bem me lembro, o GA também teve uma incursão pelo hóquei, e creio que foi mesmo o introdutor do termo "meia distância", conceito que ele próprio alargou a qq remate que não fosse à boca da baliza... Já estou a imaginá-lo a dizer "meia distâââância..." e a não acabar a frase, ou a concluí-la com um "ooooh...".
Enfim, com estes dois espécimes do comentário desportivo, dava para abrir um blog... (mais um...)

 
At 8/17/2005 5:30 da tarde, Blogger D'Arcy said...

De facto, alguém responsável devia dizer ao João Pereira que um jogador do Benfica não devia apresentar-se naquelas figuras. O corte de cabelo dele é, neste momento, o único que faz concorrência ao do Beto para o posto do corte de cabelo mais ridículo do futebol português.

Não me recordo do Nuno Brás. Mas de qualquer maneira, devia estar na onda de todos os comentadores de bola que a RTP arranjava, ou seja, maus. O Rui Tovar tem a grande vantagem de não inventar, e ser muito sucinto. Mas ao fim de algum tempo o estilo torna-se monótono.

Os piores de sempre para mim são mesmo o grande José Nicolau de Melo (se não se tivesse eclipsado, e continuasse a ter tempo de antena, de certeza que atingiria o estatuto galáctico do arcanjo Gabriel) e o Gabriel Alves. O JNM merecia um blog exclusivamente dedicado. Até porque ele era muito versátil: qualquer modalidade em que o FCP estivesse envolvido, ele estava lá, a dar-nos as suas lições sobre como pronunciar os nomes dos jogadores estrangeiros. O já citado 'králhi', ou por vezes 'karalhi' é um dos clássicos.

O pior dos comentadores televisivos é a sua teimosia, e incapacidade de reconhecer que se enganaram. Por exemplo, quando afirmam peremptoriamente que um determinado jogador está em fora-de-jogo, e a repetição os desmente, então continuam, mesmo perante a evidência das imagens, a afirmar que ele estava mesmo deslocado. Ou então, num assomo de humildade, lá admitem que a posição é 'duvidosa', mas que se aceita o critério do árbitro.

Um exemplo disto no jogo da Supertaça foi aquela cavalgada espectacular do Ricardo Rocha, que só acabou quando ele foi literalmente abalroado pelo defesa do Vitória à entrada da área, e em que os dois estarolas durante a repetição diziam que tinha sido carga de ombro, e que o Rocha não tinha tido força para se aguentar e perdeu o equilíbrio...

 
At 8/17/2005 5:51 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/17/2005 5:56 da tarde, Blogger tma said...

Por acaso, na arrancada do Ricardo Rocha, fiquei mesmo com a ideia de que ele já não tinha forças e que foi efectivamente carga de ombro.
Mas de facto, a incapacidade dos comentadores para avaliar situações de off-side é sistemática...

Já agora, outra "pérola" do JNM era o facto de, por vezes, chamar Nuno Ribeiro ao Nuno "Gomes", porque Ribeiro é que é o nome dele, e Gomes era o outro, o famoso avançado do FCP (na altura já retirado).
Eu na verdade, acho que FCP, José Nicolau de Melo e aquele gajo irritante da corneta que estava em todos os jogos em que FCP participava (e que era ainda mais irritante nas modalidades de pavilhão) são várias facetas de uma só realidade...

 
At 8/17/2005 6:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é por nada.

Mas há comentadores bem piores que o gabriel alves. Este ao menos no Domingo desportivo ainda fazia boas análises tácticas e criticas decentes.

Também resumia(e) bem os jogos.

Como comentador adjunto(acho que é assim que se diz :P ) é que não tem muita fama, mas que há bem piores lá isso há.

O José marinho da sporttv que é um autêntico papagaio. Não se cala um minuto. E depois é capaz de inventar palavras ou frases realmente mirabolantes. "Que jogo electrizante!!!"; " Que chuva torrencial de golos!!!"

Tens ainda aquele triângulo mágico da rtp: Rui Loura(esse ainda tem desculpa, é loura); Rui Cerqueira(que se vem cada vez que o porto cria uma jogada de perigo ou marca um golo), e o mariconço do António Fidalgo.

Paulo sérgio e aquele da sic já com uma certa idade(não me lembro do nome)

Enfim, são quase todos uma bosta.

Safam-se uns poucos. Rui Tovar, João Rosado, Joaquim Rita, Rui Pedro Rocha(sporttv) e pouco mais.

 
At 8/17/2005 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bloggers bristle at government browser ban
And for those of you hoping to weigh in, note that email won't get your voice heard.
Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a Directv Florida site. It pretty much covers Directv Florida related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

 
At 8/17/2005 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Your Blog site is fantastic. Thanks and keep up.
Complete Guides To Save Time Looking For Buying Car Fact and Information
Check out this site Buying Car

 
At 8/17/2005 7:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ponto 1. ADOREI O BLOG! Como benfiquista de todas as horas que sempre fui, acho o BlOG Diario de um adepto benfiquista muito digno e de uma nobreza à altura do nosso glorioso. Voltarei mais vezes.

Ponto 2. Estou de acordo com praticamente tudo o que nesta crónica da Supertaça foi escrito e partilho inteiramente as preocupações sobretudo no que diz respeito à falta de consistência do futebol praticado, à falta de ligação do nosso jogo.

Ponto 3. Acrescento a falta de concentração que senti na equipa (e que apesar das críticas que se podiam apontar ao Trap, eram um dos seus cartões de visita como o demonstram entre vários exemplos os golos tardios na época passada no empate do Geovanni nas Antas e no empate do Simão contra o Sporting no jogo dos 3-3...) e sobretudo aquilo que eu considero as falhas base da equipa do Benfica nos últimos anos :FALTAM CENTÍMETROS (para o Jogo aéreo importantíssimo em alta competição) e FALTAM KGS/POTÊNCIA FÍSICA (essenciais para garantir competitividade nos jogos difíceis). Aliás se pensarmos na forma como quase sempre perdemos os jogos de nível difícil nos últimos anos (Anderlecht, Cska, Chelsea, Juventus) a falta de força física e a falta de jogo aéreo explica muita coisa.

Ponto 4. Os comentários aos comentadores de futebol - com destaque para o maior de todos os cretinos da televisão no pós-25 de Abril Gabriel, o pensador (como esquecer por exemplo o relato do Gabriel a um jogo da Selecção nacional de hóquei em patins quando se prepararavam substituição e o sumo cretino atirou: "e agora, substituições na equipa Portuguesa: entram dois jogadores e saiem dois jogadores..."- estão também absolutamente correctos assim como a referência ao "clube mártir do sistema", liderado por um homem que sozinho conseguiu sensibilizar a opinião pública para o perigo do alzheimer mais do que mil campanhas juntas.

Ponto 5. Apesar de tudo o que disse acima e apesar de perspectivar uma Liga dos Campeões vergonhosa, acredito no Koeman sobretudo se esta Direcção e esta SAD lhe conseguirem dar um ponta de Lança matador e um 10 que seja um poço de força e de altura...

Saudações de Glória a todos

PS- Aconteça o que acontecer ninguém me tira sair do Bessa campeão e vir a gritar até Lisboa...

 
At 8/17/2005 8:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Obrigado pelos elogios e pelo comentário :) Novos visitantes são sempre bem-vindos.

 
At 8/18/2005 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por falar em Gabriel... Alguém viu ontem o jogo da selecção! O homeme está outra x em todas!! E a quantidade de vezes que ele encheu a boca pra dizer que vem da "ESCOLA DO SPORTING C. DE PORTUGAL"!!! já pra não falar das vezes em que disse jogar sem bola e quando teve um orgasmo a dizer futebol directo de Boa Morte... enfim... palhaçada. Quanto ao mais... não ha nada a acrescentar ao jogo... o jô não resolve a falta de força que há no meio do ataque (e que tinhamos, ao menos no banco, com o Karadas! apenas o problem de altura fica MAIS OU MENOS resolvido! como disse antes... cada x acredito menos em jogadores que venham fazer realmente a diferença... embora ache honestamente o jô uma belissima aposta. é muito ao estilo do liedsno, mas por favor não queiram já fazer comparações que podem arruinar com um jogador, bem à maneira do G. Alves. de resto... nada a acrescentar mesmo... esperemos
Abraços
Ps. Por favor alguem tenha os tomates de rapar o cabelo ao j pereira... aquela merda é pior k o penteado do beto do sporting... e assim n tenho lata pra gozar com ele!

 
At 8/18/2005 11:44 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Jô não pode mesmo ser comparado ao Liedson... o Liedson marcou muitos golos por todos os clubes por onde passou, enquanto que o Jô tem 17 golos marcados em 100 jogos, o que é manifestamente pouco. Tem o mérito de já ter feito 100 jogos tendo apenas 18 anos, mas sinceramente não é um jogador cuja contratação me deixe particularmente entusiasmado.

Mas para todos os efeitos, o Jô por enquanto é apenas mais um nome avançado pelo Record, e esses têm a credibilidade que sabemos em relação às contratações do Benfica. Esta época já chegaram até ao ponto de avançar um nome (Ricardo Oliveira) como 'o próximo alvo do Benfica', só para meio dia depois dizerem que afinal já não dava.

Ontem esqueci-me que a selecção jogava, por isso não vi o jogo nem aturei as diatribes do Arcanjo. Mas por outro lado, vi que a Rússia e a Eslováquia empataram (a última com o Liechtenstein), o que significa que já estamos praticamente apurados para o Mundial. Até podemos dar-nos ao luxo de perder na Rússia sem que isso comprometa o nosso apuramento.

 
At 8/18/2005 2:17 da tarde, Blogger tma said...

Ainda sobre a incompetência dos comentadores: o gajo que ontem estava a "narrar" o jogo (considerando que o GA é que é o "comentador", ou seja, o gajo com capacidade para discorrer sobre a técnico-táctica da força do futebol directo sem bola), numa jogada em que a bola foi à mão do Ricardo Carvalho, que tinha os braços afastados do corpo, e logo, de acordo com as regras, deveria ter sido marcado um penalty (mas não foi).
Por acaso, o GA disse que era claramente penalty.
O "narrador" (que não percebi quem era), disse que o RC não tinha intenção de jogar a bola com a mão, "e tal", e por isso, percebia que não fosse marcado penalty...
Mas desde quando é que os árbitros têm de julgar as intenções dos jogadores? Quem é que explica aos "comentadores" e "jornalistas" desportivos isso? As regras não permitem que se jogue a bola com a mão e não prevêem árbitros com capacidades telepáticas para ler no pensamento dos jogadores se é sua intenção ou não jogar a bola com a mão...

 
At 8/18/2005 2:20 da tarde, Blogger tma said...

Já agora, quem é esse Jô? Como me recuso a ler o Record durante a silly season (e que infelizmente, para o Benfica ainda está longe de acabar...), estou a saber agora por aqui...
Mantenho a postura de quase todos: só acredito quando, pelo menos, o vir em conferência de impressa (apesar de tudo, o VA já não é o "perlesidente")

 
At 8/18/2005 2:52 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Jô é um avançado de 18 anos do Corinthians. Estreou-se na equipa principal aos 16 anos, e acabou de completar 100 jogos pelo clube, com 17 golos marcado. O que, pelo menos àpartida, mostra que a finalização não é o seu forte.

De qualquer maneira, acho que é apenas mais uma especulação do Record, até porque o Corinthians já afirmou não ter interesse em vender o jogador.

 
At 8/18/2005 3:40 da tarde, Blogger tma said...

Obrigado pela info, D'Arcy.

Independentemente de o Jô ser bom ou não, só o facto de ser mencionado pelo Record como possível reforço do Benfica quer dizer que não será.

 
At 8/18/2005 4:41 da tarde, Blogger tma said...

Agora na Bola fala-se do Miccoli...
Mantenho as minhas reservas, mas a ser verdade, corresponde, a meu ver, a um dos perfis de jogador de que o Benfica precisa (terá características semelhantes às do Saviola).
Espero que a participação do Benfica na CL seja um factor de peso...

 
At 8/18/2005 4:46 da tarde, Blogger MB said...

Estive uma semana fora de Portugal e por isso off-line. Fiquei satisfeito quando li na Marca que o Benfica tinha ganho a Supertaça, ainda para mais com o golo do Nuno Gomes (pode ser que lhe dê confiança).

Quando cheguei ainda tinha alguma esperança que já houvesse alguma nova contratação para o Glorioso, mas afinal parece que não!

O Gabriel Alves até a dar as medidas dos jogadores errava. Lembro-me de o ouvir dizer que "Romário com o seu 1,78 marcou de cabeça". Mas melhor mesmo é a do "Radicioiu...já perdeu tempo de remate, golo"

Há um comentador de quem eu gosto, por ser incrivelmente superior a todos os outros, é o Jorge Baptista.

 
At 8/18/2005 5:18 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Para mim, o melhor que eu me lembro de ouvir a comentar um jogo na TV (embora não comente há imenso tempo) é o António Tadeia.

O Jorge Baptista perdeu credibilidade comigo porque ele andava no mesmo ginásio que eu, e o ouvi dizer à boca cheia no início de uma época, em que o FCP era ainda treinado pelo Mourinho, que o campeonato seriam favas contadas para o pessoal do Lumiar.

O Miccoli é bom demais para que eu acredite que possa vir para cá. Ainda por cima já se fala que há mais clubes interessados, e nesses casos é sempre o Benfica que se lixa.

 
At 8/18/2005 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando comecei a ver futebol internacional o meu ídolo era o Vialli. Por isso recordo com saudade uma trsnmissão de um Suécia-Itália em que o Gaby passou o jogo todo a malhar no homem...que na segunda parte fez dois golões! Gostava de ter visto a cara dele em vez de ouvir a voz, dessa vez. E quem não se recorda daquele jogo em que um avançado faz golo (não me recordo quem jogava) e o "professor" diz imediatamente "magnífico remate cruzado!". Na repetição vê-se que o remate foi tudo menos cruzado (entrou entre o poste e o gr). Conclusão do Arcanjo: "bom, há remates cruzados longos e remates cruzados curtos. Digamos que este foi um remate cruzado curto". Até me doeu a barriga de tanto rir!

 
At 8/18/2005 5:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

É aquilo que discutíamos antes: os comentadores têm muita dificuldade em admitir um engano.

 
At 8/18/2005 5:36 da tarde, Blogger tma said...

Já estou a ver o Harry Lime a gozar, mas como diria o José Torres, deixem-nos sonhar. Mas de facto, também não acredito muito que o Miccoli venha. Mesmo que o Aston Villa não seja uma equipa de topo, a premier league é de longe mais atractiva que a "super" liga.

Qto ao Jorge Baptista, gostei quando num programa qq da RTP (sei do que me contaram, pq não assisti), em que tb participavam a deslavada da Cecília Carmo e o vendido do Paulo Catarro, ele se pôs a criticar o Vítor Baía, desde dizer que ele é um produto da imprensa até dizer que em Espanha, e sobretudo em Barcelona, era gozado pelos "frangos" e "chapeladas" que o caracteriza(va)m.
Como se estava a tornar inconveniente a CC e o PC começaram a falar alto para abafar o JB, que insistia nas suas críticas ao Baía.

 
At 8/18/2005 5:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E isso do Baía ser gozado em Barcelona é verdade. Eu sei porque já lá estive a trabalhar diversas vezes, e os meus colegas falavam-me do Baía.

 
At 8/18/2005 5:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Parece que a história do Miccoli nem o chegou a ser. O problema é o do costume: Não há dinheiro.

 
At 8/19/2005 12:49 da manhã, Blogger MB said...

É verdade, nem me lembrei do António Tadeia! Também é muito bom.

Quanto ao Jorge Baptista, se ele em "conversa de café" diz que está confiante que o seu clube ganhe o campeonato (e falhe a previsão), não vejo nenhum mal, desde que quando comente os jogos na TV, o faça de forma profissional e isenta.
O Mourinho também só tinha três candidatos para vencer o campeonato passado "Porto, Porto e Porto". Falhou, mas não deixa de perceber de futebol por causa disso.

Agora o que eu queria saber é porque é que mal fizeste tu para estares a receber posts como o do Reyna240carly

Também gostava de saber quem é que concorre com o João Pereira para o lugar de defesa direito (se é verdade que o Alex vai para a Alemanha). A minha sugestão é o Carlitos, já que a extremo já se viu que nunca há-de ser nada no futebol (perdi a paciência com o puto).

 

Enviar um comentário

<< Home