domingo, maio 29, 2005

Derrota

Perdemos. Infelizmente nem sequer posso dizer que estou surpreendido, porque aconteceu o que eu temia. Sem colocar em causa a justiça da vitória do Setúbal, eu culpo directamente o Benfica por ter perdido a Taça de Portugal. Porque conseguimos perder o jogo contra uma equipa manifestamente inferior, que já tinha sido facilmente derrotada este ano nas duas ocasiões em que os defrontámos para o campeonato.

Mas o Benfica hoje foi um concentrado de tudo o que de pior mostrámos esta época. Mal vi que o Luisão não jogaria, fiquei ainda mais apreensivo, porque sempre que ele não joga parece que a equipa perde uma boa parte da motivação. Depois, começámos o jogo praticamente com dois jogadores a menos: o Fyssas e o Nuno Gomes. O lado esquerdo da nossa defesa parecia uma auto-estrada durante a primeira parte, o que era ainda mais incompreensível quando se reparava que o Fyssas nem sequer participava muito nas acções ofensivas da equipa.

Quanto ao Nuno Gomes, eu sei que ele é dos jogadores mais queridos dos adeptos do Benfica, mas eu não sou grande admirador dele, e hoje perdi completamente a cabeça a vê-lo jogar. Como é que se pode chamar ponta-de-lança a um jogador que perde todos os lances divididos por alto, é incapaz de segurar uma bola rasteira de costas para a baliza, tem uma incapacidade atroz de prever sequer onde é que uma bola pelo ar vai cair, recebe e passa mal as bolas que lhe passam quando está à vontade e, pior que tudo isto, tem medo de rematar à baliza! Quando o deixam sozinho, em condições de rematar, em vez de o fazer fica desesperadamente à procura de alguém a quem passar. Durante o jogo, e quando já estava exasperado com ele, estive a seguir a forma como ele se movimenta quando não tem a bola. Cheguei à conclusão que não é o defesa que o marca, mas sim que é ele que faz marcação cerrada ao defesa, seguindo-o para todo o lado, e contrariando assim aquele que deveria ser o instinto natural de um avançado: fugir à marcação. Claro que quando uma bola vem para a zona do defesa, aí sim, muitas vezes ele afasta-se um pouco e evita o choque, ficando à espera que, por algum milagre, o defesa falhe e deixe a bola passar para ele.

O jogo até começou da melhor forma possível: da primeira vez que fomos à área do Setúbal, em lance de contra-ataque, o guarda-redes setubalense fez penalty sobre o Geovanni, que o Simão se encarregou de transformar em golo. Mas depois disso... nada! Nicles, népia, vazio absoluto. O jogo do Benfica limitava-se a chutar bolas para a frente, como se já nem fosse preciso jogar para ganhar. Sofremos o empate num lance pelo lado esquerdo (claro), em que os nossos jogadores revelaram uma cerimónia e incapacidade gritante para aliviar a bola dali para fora, e a reviravolta surgiu após um frango do Moreira, que deveria ter agarrado aquele remate (mas lá está, a fechar a primeira parte o Nuno Gomes teve uma situação igual, em que tinha a oportunidade de rematar, e preferiu lateralizar para o Simão). Depois do segundo golo do Setúbal, foi ainda mais exasperante ver a incapacidade da equipa para reagir, quando ainda tinha cerca de 20 minutos para jogar.

O jogo de hoje voltou também a mostrar um dos pormenores que mais me preocupa no jogo do Benfica: a incapacidade de marcar golos em futebol corrido. A sério, eu não me lembro bem do último golo do Benfica marcado na sequência de uma jogada de futebol corrido. Julgo que terá sido no princípio de Abril, no jogo contra o Marítimo na Luz.

Resumindo, não gostei da atitude dos jogadores no jogo de hoje, não gostei mesmo nada da exibição (terá sido um dos piores jogos que os vi fazer nos últimos meses), e detestei que, como consequência disso, tivessem perdido uma Taça que tiveram tudo para ganhar: um adversário mais fraco, e uma vantagem no marcador logo a começar o jogo. Não se pode pensar 'Missão cumprida' após ganharmos o campeonato. A Taça também faz parte da época futebolística, e nós gostamos de a ganhar. Em contraponto com a grande alegria que esta equipa me deu a semana passada, hoje estou muito desapontado.

16 Comments:

At 5/29/2005 11:27 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Calma, o campeonato é nosso. A rapaziada entrou de férias no dia 22 de Maio à noite. Deixa lá isso. Colocaremos a conversa em dia, no dia da jantarada. Um abraço.

 
At 5/29/2005 11:33 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Mas é precisamente por eu achar que eles entraram de férias cedo demais que eu estou chateado... acho que é uma falta de respeito com os adeptos.

 
At 5/30/2005 1:10 da manhã, Blogger Renato said...

Finalmente alguem q tb já viu q o N Gomes é o jogador mais sobrevalorizado da Superliga..o gajo para falar bom portugês é uma merd***

ps--o benfica venceu facilmente os 2 jogos??em sestubal jogou parte e meia com 10 e foi preciso um frango medonho para desatar o resultado

ps2-ng reparou que há 4 jogos q o Bnefica não marcou 1 golo de jogo corrido...

ps3-gostei de ver o regresso dos assobios ao Trap...há pessoal que devia ser proibido de ir à bola!!!

 
At 5/30/2005 1:21 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Nuno Gomes teve hoje um jogo muito mau. Conforme disse, eu não sou admirador confesso dele, mas também não vou ao ponto de o considerar um péssimo jogador. O que eu acho sobretudo é que ele não é o ponta-de-lança adequado para o estilo de jogo que o Benfica pratica.

O Benfica em Setúbal jogou cerca de uma hora em superioridade numérica, e, repito, ganhou facilmente. Com frango, sem frango do GR que já estava contratado pelo FCP, isso não interessa. Com excepção dos primeiros 10 minutos de jogo, controlou e dominou os acontecimentos com muita facilidade.

Eu menciono o facto de o Benfica não marcar golos de futebol corrido precisamente neste post. Portanto não é exactamente 'ninguém' que reparou nisso.

Não sei quem assobiou o Trap. Não reparei muito nisso porque estava concentrado no jogo. Os únicos assobios em que reparei foram na altura da substituição do Nuno Gomes, mas não percebi se eram para o Trap ou para a má exibição do Nuno Gomes. De qualquer forma eu nunca na minha vida assobiei qualquer jogador ou treinador da minha equipa. Por mais revoltado que esteja, sou incapaz de o fazer.

 
At 5/30/2005 4:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

para o ano há mais, como dizem os outros.

'só eu sei por que não fico em casa', finalmente a fazer algum sentido, era vê-los a cantar e a saltar todos contentes..
é tão giro quando eles precisam da pilinha dos outros para mijar...

viva o benfica, apesar de tudo (!) campeão nacional 2004/05.

ps: não concordo nada com essas apreciações ao nuno gomes. um jogo mau não define um jogador.
aposto que, por exemplo, quando ele fez as assistencias para os dois golos com o vit guimaraes na luz, ou quando marcou aqueles golos com o marítimo, tb na luz, ninguem disse em bom portugês (...) q ele era uma merd***...

 
At 5/30/2005 4:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Há muito tempo que não vês o Benfica marcar um golo de jogo corrido?
Também eu!
Sabes porquê, porque o árbitro não os pode marcar, se calhar até pode, basta colocar-se na àrea e fazer com que a bola bata nele para entrar.
Por isso o Benfica só treina livres e penalties.
Atè neste jogo houve vergonha, cartões amarelos para jogadores do Setúbal enquanto as faltas do jogadores do Benfica não eram assinaladas, apesar do campo estar inclinado a favor do Benfica não foi suficiente, era preciso mais, temi que o Setúbal terminasse o jogo com 9 elementos, como aconteceu noutros jogos do Benfica.

 
At 5/30/2005 5:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hà quanto tempo é que o Benfica marca golo sem ser de bola parada?
Será que para o ano os árbitros vão treinar a posição dentro da área para que a bola chutada pelos avançados do Benfica bata neles e entre, e, assim o Benfica consiga marcar golos de bola corrida?
Será que vamos voltar a ser um país envergonhado na Europa (CL)pelas tristes exibições de um clube português "nomeado" campeão?
Estas interrogações vão ser discutidas em conselho de Ministro a pedido do primeiro-ministro benfiquista e accionista do clube (55.000 acções).

 
At 5/30/2005 9:39 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Epá, a sério, cura-te. Ouvi dizer que Lítio faz maravilhas em casos desses. Já não há pachorra para o disco riscado dos maus perdedores que vocês teimam em deixar a tocar.

hugbubble: a minha apreciação ao Nuno Gomes é precisamente ao péssimo jogo que ele fez ontem. Foi praticamente o mesmo que jogar com um jogador a menos. E repito: o Nuno Gomes não é o jogador ideal para jogar como target man, como ponta-de-lança único. Para esse tipo de funções, o Sokota é muito melhor. Se calhar a culpa é de quem insiste em pô-lo a jogar assim.

 
At 5/30/2005 9:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parabens ao Setubal!!
Quanto ao Benfica,concordo com o post.
Essencialmente com a análise feita ao
Nuno Gomes. Desde que voltou ao Benfica nunca mais fez uma época de jeito.Já o ano passado com Camacho fartava-se de falhar golos.Não sabe parar uma bola,esconde-se do jogo,etc...
Agora espero que apreparação da proxima época seja feita com inteligencia.Antes do mais penso que devemos ter um treinador com metodos
de trabalho modernos e que opte por um futebol de ataque. Não penso ue o Camacho seja o treinador que o Benfica precisa.Gostava que o benfica fosse buscar um treinador jovem e ambicioso e de preferencia estrangeiro.Como fez com Eriksson e até com Mourinho. Um "jovem lobo".
Depois o Luisão é imprescindivel e um novo ponta de lança urgentissimo,
assim como um jogador que "pense" o jogo.
O benfica deve tambem promover o lançamento dos jovens que jogam na equipa B ecomeçar a "construir" a base de uma equipa para muitos anos.
Mas receio que tudo isto não seja possivel quer por falta de dinheiro
quer por falta de discernimento.
No entanto sempre Benfica!

 
At 5/30/2005 10:29 da manhã, Blogger tma said...

De facto, o resultado deste jogo é o reflexo de várias coisas:
1. Os festejos merecidos pelo campeonato cairam no exagero. Só a partir de 4ª feira o Benfica começou a preparar este jogo
2. Relacionado com o 1º factor, o desgaste dos habituais titulares, que já cansados de uma época cansativa, não recuperaram a tempo para este jogo (em relação ao Fyssas, já não compreendo a prestação dele: depois da exibição que fez no ano passado, devia ser dos jogadores mais empenhados no jogo e passou-se precisamente o contrário).
3. Espero que esta derrota chame a atenção da direcção do Benfica, pois é fundamental reforçar o plantel com opções válidas, em praticamente todas as posições, eventualmente com alguns jogadores da equipa B, como foi mencionado. Se formos a ver, a maioria dos melhores jogadores de sempre do Benfica começaram a jogar na equipa principal bem novos, muitos deles com menos de 20 anos. E espero que o Luisão fique!
4. Parabéns ao V. Setúbal, que até é uma equipa com que simpatizo. Mas mesmo assim, fiquei extremamente desiludido com esta derrota: mesmo considerando o desgaste da equipa, esperava bastante mais. Não só perdemos como fizemos uma péssima exibição.

 
At 5/30/2005 10:33 da manhã, Blogger tma said...

E já agora, VIVA O BENFICA!.
Perdemos uma final, mas isso só acontece a quem lá chega.

 
At 5/30/2005 3:50 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

D'Arcy, é só para dizer que a A "conversa" das quotas está arrumada. :) Um abraço.

 
At 5/30/2005 8:35 da tarde, Blogger Pedro said...

Com a bola no chão o Nuno Gomes é um excelente jogador (vidê exemplo da selecção nacional). Não tem estaleca para duelos aéreos com os centrais adversários portanto é natural q passe ao lado do jogo qd o SLB é pontapé para a frente e fé em Deus!!!

 
At 5/30/2005 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É isso mesmo, o campeonato já pertence ao passado, era uma oportunidade unica para nós fazermos mais uma dobradinha !

Quanto ao Nuno Gomes, é um bom avançado mas como ele está farto de dizer, precisa de jogar com outro jogador ao seu lado.
As melhores épocas do Nuno gomes foi a jogar com o Jimmy e o B.Dean. Ambas as épocas ele marcou mais ou menos 20 golos.

JAT
http://conversasdatanga.blogspot.com/

 
At 5/31/2005 12:39 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5/31/2005 12:41 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Então e o Trapp, fica ou vai embora?

E o Veiga (o gajo que foi empresário mas já não É), o que lhe vai acontecer?

Já ouvi o LVF dizer que sim, que ficam. Já o ouvi dizer que não, que vão embora... Não percebo nada disto!

Agora que a época acabou (lembras-te do teu compromisso de há 3 posts atrás, D`Arcy?), gostava de conhecer a opinião dos adeptos benfiquistas (se é que eles a têm).

 

Enviar um comentário

<< Home