terça-feira, maio 17, 2005

Curtas

- Este fim-de-semana o nosso futsal voltou a dar uma alegria aos benfiquistas, ao conquistar a Taça de Portugal. Começa agora o playoff do campeonato, em que o Benfica parte como principal favorito, após ter vencido a fase regular. Pode ser que, a exemplo do voleibol, consigamos mais uma dobradinha numa das modalidades, o que é um feito de realce se nos recordarmos do estado em que as nossas modalidades se encontravam ainda há bem pouco tempo. Entretanto a direcção do SLB anunciou que na próxima temporada contribuirá com 200.000 euros para o futsal, o que me agrada bastante, dado que desde que foi fundada (graças à dedicação de Luís Moreira), esta modalidade só tem dado alegrias aos benfiquistas.



- Também este fim-de-semana, a nossa equipa B sagrou-se campeã da Série E da 3ª Divisão. Após um péssimo primeiro ano, em que foi despromovida da 2ª Divisão B, a equipa B parece agora ser um projecto bem organizado, que permite uma melhor transição dos jogadores das nossas escolas para o futebol sénior, em vez de ser uma espécie de refugo para os jogadores sem lugar no plantel principal como o era na época de estreia. Julgo que todos os benfiquistas sentem especial prazer em ver jogadores formados nas nossas escolas jogarem na equipa principal (não é por acaso que jogadores como o Moreira ou o Manuel Fernandes são dos mais acarinhados pelos benfiquistas). Julgo que, a manter-se o projecto para os escalões de formação, poderemos passar a ter no plantel principal muitos mais jogadores formados no Benfica. E já há alguns nomes que podemos começar a fixar, como Hélio Roque, João Vilela, Manuel Curto, Vasco Firmino, João Coimbra, ou Tiago Gomes, por exemplo.

- O Labreca resolveu agora lembrar-se que afinal sofreu falta do Luisão no lance do golo do passado Sábado. Foi tão evidente, tão evidente que o desgraçado do rapaz até caiu de costas. Estranhamente, o que ele se lembrou de protestar na altura foi que o Luisão tinha marcado o golo com a mão. Deve ter levado uma pancada tão forte do Luisão que na altura ficou amnésico. Claro que para a grandíssima maioria dos adeptos do Lumiar, foi mesmo falta. Honra seja feita a dirigentes lúcidos como o Filipe Soares Franco, ou o Manolo Vidal, que disseram aquilo que toda a gente viu: o lance é limpo. E o mais giro é que para os adeptos que insistem que foi falta, isto só contribui para os irritar mais. Mas verdade seja dita que pelo menos os adeptos que eu conheço pessoalmente acham todos que o lance foi um enormíssimo frango do Labreca.



Ainda em relação ao jogo, tenho andado a reflectir sobre o facto das claques do Lumiar terem já uma faixa preparada a dizer 'Paraty resolve'. Eu acho que isto diz tudo sobre a mentalidade daquela gente. Mesmo antes do jogo começar, já tinham arranjado uma desculpa para uma eventual derrota da sua equipa. A desculpa nem sequer é original, porque é sempre a mesma: eles nunca perdem por razões normais, é sempre por influência do sistema/árbitro/clima/Deus/Diabo/estado da relva/etc. Esta observação é especialmente dirigida ao meu amigo Harry Lime, que gosta muito de acusar-nos de nos estarmos sempre a desculpar com os árbitros. Sinceramente, nunca na minha vida vi desculpa mais montypythoniana do que acusar o Paulo Paraty de benfiquismo(!).

- Uma dúvida me assalta: amanhã não se joga uma final de uma competição europeia em Portugal? Na qual até participa uma equipa portuguesa? (eu sei que, dada a euforia com que eles costumam festejar as nossas derrotas na Europa*, às vezes até parece que não somos do mesmo país, mas pronto). É que hoje fui comprar o jornal, e a na maioria das capas dos desportivos a notícia de maior destaque é que o Trapattoni vai sair do Benfica no final da temporada, e que existe um grande mal-estar no interior do Benfica por este facto... vá-se lá perceber certos critérios jornalísticos.

- Confesso-me francamente incomodado com os excessos de euforia dos nossos adeptos no passado Sábado, especialmente com os festejos no Marquês. Bem sei que estamos há dez anos à espera, e a vontade de festejar é muita, mas como sou um tipo pessimista, detesto euforias antecipadas. Isto assim começa a assumir contornos de uma tragédia grega, e se alguma hecatombe acontecer no próximo fim-de-semana (knock on wood...), vai doer muito, muito mais.

*Tenho, por exemplo, um vizinho que é adepto do clube do Lumiar, mas que assiste a todos os jogos do Benfica, e que quando sofremos um golo nas competições europeias chega a ir para a janela dar urros de satisfação e celebração. Isto é muito mais do que um pet hate. Isto é dedicação pura (OK, isto é apenas um eufemismo para 'loucura').

17 Comments:

At 5/18/2005 11:31 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

D'Arcy, dizes bem: "bate na madeira". Também lá estarei, no Bessa, a gritar bem alto pelo nosso Benfica, mas é preciso calma, cautelas e muita sensatez. Nada está ganho e o Bessa é um campo tradicionalmente difícil. Portanto, muita fé e muita ponderação. Um abraço.

 
At 5/18/2005 1:24 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Voces estão a sempre a tentar arranjar desculpas na arbitragem, o Pinto da Costa, no Valentim Loureiro, no facto de estar lua cheia e no facto de Jupiter, Marte e Plutão não estarem alinhados e tudo isso... Não há clube em que a chioraminguice esteja tão enraizada como no SLB.

Como em todos os clubes, no sporting há meia dúzia de mentecaptos (entre eles o nosso presidente) que têm ideias dessas mas muito pouca gente os leva o sério. Acho que a maior parte dos sportinguistas assume que o golo foi limpo e que foi uma frangada monumental do ricardo.

No Benfica essa cultura está enraizada desde o LFV até ao mais anónimo dos adeptos. Basta ler este blog para perceber isso. aliás, eu pergunto-me o que tu, D`Arcy terias dito se o frangueiro tivesse sido o Quim... ou, pior ainda, o Moreira!!!

 
At 5/18/2005 1:29 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Espero que doa muito mas mesmo muito... Adorava ver o Boavista acabar convosco em tempo de desconto. Era lindo!

Subitamente, em todo o mundo haveria mais 14 milhões de cabeçudos. Seria aliás, uma forma simples de determinar o nº de benfiquistas em Portugal e no mundo. Bastava contar os cabeçudos!

 
At 5/18/2005 1:58 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Definitivamente, não consegues mesmo olhar para dentro da tua própria casa. O campeão mundial da choraminguice é o teu clube, e respectivos adeptos. No nosso estádio nunca se andou a passear um caixão com cortejo fúnebre atrás, e se declarou luto pelo estado do futebol português, enquanto todos os adeptos aplaudiam entusiasticamente.

 
At 5/18/2005 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

espero sinceramente q estes potter lame de todo o país* amanhã estejam com uma cabeça do tamanho do mundo..
semelhante aquela com q ficaram no sábado por volta das 21h30...
quem os ouviu na semana passada.. andavam todos inchados, pareciam pavões, já eram campeões, a taça uefa já era deles, enfim eram os maiores...

agora reduzem-se à sua condiçao básica, reles e habitual, desejar o mal dos outros...
tenho quase a certeza q amanhã vao estar ainda mais inchados.. mas só na cabeça.
e se no domingo não houver falcatruas, então ficarão perto de rebentar...

* sim, pq eles fora do país ninguem os conhece..

 
At 5/19/2005 2:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

quinta-feira, 05 de maio de 2005:

"Os benfiquistas estão todos contentes.
Afinal de contas o CSKA (do imortal Wagner Love) está na final da Taça UEFA..."
(Harry Lime, 20:50)

"Bem... o sporting só precisa de empatar contra o Glorioso e depois vencer o Nacional em casa.
Parece-me que há um clube que está com problemas e esse clube é o SLB.
Mas nós vamos ser uns gajos porreiros. Nós acabamos com as vossas angustias... Na Luz!"
(Harry Lime, 23:14)

e ainda houve um fulanito anónimo armado em engraçadito de stand-up pop chunga..

"Já agora o Sporting vai apagar a má imagem que o benfica deixou quando jogou contra o CSKA"
(Anonymous, 4:01)

hoje tivemos mais do mesmo,
quarta-feira, 18 de maio de 2005:

"Espero que doa muito mas mesmo muito... Adorava ver o Boavista acabar convosco em tempo de desconto. Era lindo!
Subitamente, em todo o mundo haveria mais 14 milhões de cabeçudos. Seria aliás, uma forma simples de determinar o nº de benfiquistas em Portugal e no mundo. Bastava contar os cabeçudos!"
(Harry Lime, 13:24)

a todos estes potter lame's de todo o país... um abraço.....

p.s.: tenho pena sinceramente é de pessoas normais, como o meu irmão, ou a pessoa q viu o jogo comigo (aquela lágrima no canto do olho..). desses tenho pena, e por esses, por querer vê-los a ter uma alegria, eles sabem q sim, por essas pessoas normais eu estava a torcer pelo sporting hoje.

em relaçao aos outros, a escumalha q nem numa final europeia do (pretenso) clube deles se esquece de dizer mal do benfica (!), q aprendam o ditado.. a pequenez de uns faz a grandeza dos outros.

 
At 5/19/2005 2:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cheguei a pensar em assinar o comentario anterior como "imortal wagner love".
mas como o pretinho das tranças azuis não jogou nadinha...

(e eles nem assim...)

 
At 5/19/2005 10:01 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sim, foi lindo como logo a seguir ao jogo, enquanto a RTP fazia a reportagem no exterior do estádio, a primeira coisa que se ouviu vinda de um adepto do Lumiar frustrado foi 'Benfica é m...'. Não conseguem tirar-nos da cabeça.

O Beto é o melhor defesa central do mundo. Aquela raça, força e querer que ficaram tão bem expressas no lance do golo do Vagner Love, em que ele arranca quase do meio campo e o Beto, vendo que ficava apenas o Enakharire contra o Daniel Carvalho e o Love, limitou-se a vir a passo para trás (ele estava praticamente ao lado do Love no início do lance). Que o homem fique muitos e longos anos naquele clube.

Mas acho que a generalidade dos adeptos do clube do Lumiar não devem estar muito chateados. Afinal de contas, há uma série deles que torcem pelo CSKA. Só assim se compreendem as diversas manifestações de júbilo vindas daqueles lados quando o CSKA nos eliminou.

 
At 5/19/2005 10:42 da manhã, Blogger tma said...

E agora que está tudo dito sobre o rival da 2º circular, retomo o tema inicial do D'Arcy:
O ressurgimento das modalidades no SLB, que é quase tão importante como voltarmos a ser campeões após 11 anos (como espero que venha a acontecer), em nome do ecletismo que faz parte da identidade do Glorioso.
Aquela transição em que as modalidades passaram a ter uma gestão autónoma não correu mto bem, talvez pq o modelo de gestão que se exigia era algo contrário ao que era habitual no Benfica: demorou tempo a perceber que, com a profissionalização das modalidades, o sucesso nas mesmas já não dependia tanto da tradição mas sim dos apoios, sobretudo de patrocionadores, e a prova mais evidente disso foi a equipa de basketball da PT (que tradições tinha qdo ganhou o campeonato?).
Agora que o Benfica conseguiu acertar o passo com a evolução das modalidades, tem todas as condições para estar na linha da frente em todas as modalidades em que apostar: se o sucesso depende dos patrocínios, quem melhor que o Benfica (que é, por si só, uma marca de sucesso!) para dar visibilidade a esses mesmos patrocionadores?
Deste modo, julgo que em breve também no basket e no hóquei (tradicionalmente as duas modalidades mais importantes do Benfica) voltaremos a estar na linha da frente e novamente a ganhar campeonatos.

 
At 5/19/2005 11:03 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pois... pois... eu sempre julguei que voces ignorassem de forma olimpica o que se passa nos clubes rivais. Sempre pensei que voces estivessem acima destas miséria humanas tão embebidos que estão na "mistica benfiquista"

É bom ver que no fundo os idoneos e inocentes adeptos benfiquistas são tão ressabiados como o resto da humanidade. Bravo!

O Beto tem responsabilidades no 2-1 e no 3-1... Em ambos os golos ele confia no enakharire e não marca o seu homem.

voces não são muito melhores que nós. Só não levaram 3-1 em casa do CSKA porque o árbitro anulou 2 golos limpos ao Vagner Love, lembram-se?

 
At 5/19/2005 2:24 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ao HugBubble,

Meu, não sei porque me citas acerca do Boavista, afinal de contas ontem à noite foi o Sporting - CSKA e não o Boavista-Benfica.
Mantenho o que disse há pouco, voces têm a mania que são melhores do que os outros mas são tão maus ou piores. Porque nós ao menos assumimos os nossos ódios, eu detesto o Benfica como instituição e especialmente porque representa os piores vicios da "portugalidade": a desculpa para os proprios vicios, o choradinho, o sentimentalismo, a mania das vitórias morais (que agora se transferiu para alguns dos nossos dirigentes e técnicos com a história do "sporting joga o melhor futebol"), a falta de rigor e a hipocrisia dos vossos dirigentes que se escondem por trás da mistica bgenfiquista para sacar o deles à custa do fanatismo de milhões de adeptos.

Isto não tem nada a ver com resultados desportivos.

Enquanto que os Benfiquistas escondem-se por trás duma "superioridade", duma "moral" e duma "ética" que depois não passa de uma mascara hipocrita.

Os benfiquistas no fundo, são como aquelas velhinhas beatas das aldeias que vão todos os dias à missa e que têm uma aparencia inocente e benevola mas depois são tão safadas e maledicentes como as outras.

Voces são um bando de beatos.

PS. Desculpem lá, mas eu hoje estou um bocado chateado com o Mundo. Estou chateado com os dirigentes do meu clube e com a sua burrice, estou chateado com o Peseiro que é um imbecil (no fim ainda veio dizer que o resultado é injusto. Parece mesmo benfiquista, o anormal!), estou chateado com alguns dos meus jogadores (o Beto, por exemplo!) que não se esforçaram o suficiente!!! Por isso venho para aqui largar o meu fel. Hoje tens razão, D`Arcy!

PPS. Não gostam? Azar! não tivessem nascido benfiquistas, ó caraças!

PPPS. D`Arcy, se quiseres amanha à noite pago-te um copo.

 
At 5/19/2005 2:29 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não vi o jogo ontem, nem sequer me deu especial satisfação a vossa derrota. Mas no final estava curioso em saber o resultado, e quando liguei a TV apanhei o tal comentário do 'Benfica é m...'. Depois vi os golos, e no terceiro só pensava 'Porque é que o Love está a ir por ali fora sozinho, e ninguém o acompanha?'. Quando vi a imagem de outro ângulo, foi quando vi toda a raça do Beto em acção.

A verdade é que o que aconteceu ontem não me surpreendeu. Já à hora de almoço tinha dito ao Xandre que se vocês se atirassem à parva para cima dos russos, iam ter um dissabor. É que eu vi-os jogar contra o Benfica, e nessa altura eles nem estavam ainda na melhor forma. Eles atacam pouco, mas praticamente conseguem criar uma oportunidade de golo flagrante de cada vez que se aproximam da área. Os dois brasileiros são muito bons, e têm ainda outros jogadores bons como o Ignashevitch, Aldonin, ou Gusev.

Claro que o Xandre, na sua atitude típica de adepto, disse logo 'Eu espero que a gente se atire mesmo para cima deles e não os deixe respirar'. O resultado está à vista.

E não se trata de dizeres que nós não somos muito melhores que vocês. A verdade é que quando fomos eliminados por eles, a lagartagem fartou-se de gozar por termos sido eliminados por uma equipa da '3ª divisão europeia', e de termos sido papados por um gajo chamado Vagner Love (e tu fartaste-te de me chatear a cabeça com isto). Agora foi a vossa vez de provarem o mesmo remédio. Tudo o que vos resta esta época é desejarem o mal dos outros, para ver se conseguem alguma algriazita nisso. Ou seja, desejar a nossa derrota no campeonato e na taça.

 
At 5/19/2005 3:15 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Hei, eu nunca tive ilusões acerca dos sovieticos (eu gosto mais da nomenclatura antiga). Se o Xandre as teve, problema dele!

O problema é que o Peseiro (o único gajo neste mundo que tinha obrigações de não ter ilusões) as teve e pôs em campo um meio campo mole com um gordo (Rochemback), um viciado em croissants mistos (P.Barbosa), com o Rogério (que não é brilhante e tambem corre pouco apesar de ter aparecido a proposito lá na frente) e com o puto Moutinho que era o único gajo que corria e se esforçava naquele meio-campo.

Depois na defesa dou-te razão (nunca deixei de ta dar) acerca do Beto. Espero que este ano, finalmente, o Real Madrid o venha buscar!

Eu ainda tive alguma esperança depois do golo do sporting (apesar de um calafrio provocado por um falhanço incrivel do Vagner Love mesmo no final da primeira parte).

Eu sempre pensei que o Peseiro mexesse na equipa ao intervalo para refrescar o meio-campo. Não o fez, e assim abriu super-auto estradas para os do CSKA devido ao colapso fisico do meio campo do sporting. O 1-1 surpreendeu-me mas o 2-1 e 3-1 foram o tipo de golos que os gajos do CSKA são famosos por marcar: contra ataques simples e objectivos a tirar partido da lentidão da defesa adversária.O Pesesiro deveria estar preparado para isto!!!!

E sim, continuo a achar ridiculo perder contra um gajo chamado Vagner Love. É uma das razões pelas quais eu hoje estou MUITO chateado. :))

 
At 5/19/2005 4:17 da tarde, Blogger tma said...

Para mim, o 3º golo do CSKA é revelador das mentalidades do pior que tem o futebol português.
Assim que a bola foi ao poste, os jogadores do Sporting ficaram todos de mão na cabeça, a lamentar o facto de a bola não ter entrado.
Se o CSKA fosse uma equipa portuguesa, tb tinha ficado a suspirar pela sorte incrivel que teve em não sofrer golo. Provavelmente, ao jogadores do SCP nem lhes passou pela cabeça a possibilidade de que os russos iriam ter a "lata" de contra-atacar enquanto eles ainda estavam de mãos na cabeça (o Beto estava mais numa postura tipo "mãos nos bolsos"), a lamentar-se da falta de pontaria.
"Ma' não", muito friamente, aproveitaram a desconcentração do SCP para marcar. E é isto que faz toda a diferença.
O CSKA nem sequer fez um grande jogo. Bastou aproveitar as habituais faltas de concentração da equipa que "melhor futebol pratica em Portugal" (tal como o Benfica aproveitou no sábado no enorme erro do Ricardo).
O Sporting faz-me lembrar a selecção nos tempos do Artur Jorge: "fizemos coisas bonitas. Infelizmente, tivemos azar..."

 
At 5/19/2005 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

harry lime, pá, deixa-me q te diga, tu és o espelho fiel de todos os frustrados invejosos q pululam pelo país.

tudo aquilo q tu acusas no benfica é exactamente o oposto da realidade, não sei se dizes o q dizes apenas para provocar, ou se tens mesmo algum problema q te leva a viver numa realidade paralela tipo 5ª dimensão ou qualquer coisa assim.

dizes q vocês assumem os vossos ódios, e q detestas o benfica.
não era necessário que o dissesses, isso é tão evidente.
mas és incompleto no q dizes, para além de odiares e detestares o benfica tens inveja do benfica, tu e os teus amigos q se lembram sempre do benfica quando marcam um golo.

vocês têm inveja dos títulos do benfica, vocês têm inveja dos adeptos do benfica, vocês têm inveja da quantidade de adeptos do benfica, vocês têm inveja da mística do benfica e da forma como os adeptos sentem o clube.

basicamente, vocês têm inveja da grandeza do benfica.

dessa quantidade de barbaridades com q descreves os benfiquistas ("a desculpa para os proprios vicios, o choradinho, o sentimentalismo, a mania das vitórias morais") a única verdade q escreves é mesmo o sentimentalismo, sim, pq sentimos mesmo o clube, adoramos o clube, veneramos o emblema do clube e não nos esquecemos daqueles q fizeram a história do benfica.
não sei pq é q vês algum mal em ser sentimental.

o resto, a desculpa para os proprios vicios, o choradinho, a mania das vitórias morais, é tudo típico do clube q és adepto.
não tentes atirar areia para os olhos das pessoas.
não consigo perceber, como o disse já, se o fazes apenas para provocar ou se tens mesmo algum problema de saúde mental.
seja qual fôr o caso, só tenho é pena de ti e de fulanos como tu.

e já que falas em ódios, deixa-me q te diga, eu odiar, só odeio mesmo o fcp, por tudo aquilo q eles representam, o mau carácter, a trafulhice, o habitual discurso de guerra, o facto dos adeptos preferirem acreditar naquilo q o presidente deles diz em vez de acreditar no q vêem, as putas e os rebuçadinhos q toda a gente sabe q estão ligados às vitorias deles nos ultimos 20 anos e só agora se fala nisso, o facto de pedirem sempre o apoio dos portugueses quando vão jogar fora do país e depois quando ganham é sempre contra o país.

esses eu odeio.

e quem me conhece sabe q eu não sou hipócrita, sempre q eles jogam, até pode ser com um clube da indonésia, eu vibro não com as suas derrotas mas com o facto de eles não vencerem.

quem me conhece sabe q todas as equipas portuguesas, seja o sporting, seja o boavista, seja até o guimarães (q é o grande rival aqui do braga), todos sabem q da minha parte, sempre tiveram o meu apoio. e sempre vibrei com as suas vitórias em jogos internacionais.

este ano, por tudo o q se disse e (ainda se diz...) acerca do benfica, por todos os fulanos como tu, por todos esses dias ferreira e esses ruis santos do país.. os meus parabéns, conseguiram-me pôr a desejar também q não ganhassem nada.

ao contrário daqueles q enumerei ontem, pq esses mereciam, e mereciam ter a alegria q alguns adeptos do fcp (muito poucos) tambem mereceram ter no ano passado e há dois anos atrás.

por esses, também eu fiquei triste e por esses, eu me esqueci ontem de todos vós e torcia pelo sporting e queria q o sporting tivesse vencido.

 
At 5/19/2005 5:31 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A citação está correcta. Mas na verdade a grande maioria dos sites atribui-a ao Mr.White, o que é na realidade uma heresia. Até porque o Mr.Pink é o gajo mais cool do filme.

Mas tenho resposta para ti: You kids shouldn't play so rough. Somebody's going to start crying.

Aliás, já começaste ;)

 
At 5/19/2005 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

zxxz,

imagino q sejas novamente o harry lime trocado na identidade.

imagino q o filme a q te referes seja o cães danados, tb eu gosto muito, quase tanto como gosto do pulp fiction, mas nao me recordo dessa citaçao (ja lá vao tantos anos..) e nao sei sinceramente o q queres dizer com ela.

do filme lembro-me da cena mais hilariante (minha opiniao, claro), quando o cop disfarçado está a contar aquela historia imaginaria aos novos "amigos" do gang.
aquela q mostra ele a contá-la a esses tais amigos num bar e depois confunde-se, propositadamente, no pretenso sítio onde ela ocorreu (no wc), com os policias e o pastor alemao à sua frente, e à contá-la aqui já aos polícias :D

com o kill bill (e apesar de nao ser mau filme, longe disso, mas é muito "fantasia" para meu gosto) acho q o tarantino perdeu um pouco a piada.

 

Enviar um comentário

<< Home