quinta-feira, agosto 25, 2005

Champions

O sorteio acabou por nem ser mau de todo, e ditou como adversários de grupo o Manchester United, o Lille, e o Villarreal. Enquanto o sorteio decorria, estava com muito mais receio de que acabássemos no grupo do Bayern e da Juventus, por exemplo. Para mim foi importante evitarmos equipas italianas, porque joguemos muito bem ou muito mal, eles eliminam-nos sempre.

Com este grupo, temos perspectivas para tudo. Tanto para nos apurarmos para os oitavos-de-final (embora não seja uma tarefa fácil), como de irmos parar à Taça UEFA, ou até mesmo de ficarmos em último e não irmos a lado nenhum. O nosso desempenho vai depender muito dos eventuais reforços que poderão ou não vir para o ataque. Se não vier ninguém, pelo menos na minha opinião acho que teremos dificuldades em apurarmo-nos para a UEFA.

53 Comments:

At 8/25/2005 4:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É isso mesmo: como estamos agora não passamos de 4º. Mas é agradável ver que podemos fazer pontos, o que noutros grupos (Chelsea ou Milan, por exemplo) não era líquido. Caso venham os tais reforços (começo a duvidar que sejam alguma coisa de jeito), ´podemos ir à UEFA e até quem sabe fazer o milagre de chegar aos oitavos.

 
At 8/25/2005 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois! axo k temos ekipa no presente pra ir à uefa pelo 3º ligar... dependendo dos reforços k venham... ou não (mas o k o veigas estava a fazer no sorteio caraças???? n tem jogadores pra contratar? ou o dossier miccoli esta fechado???) talvez cheguemos ao 2º... nca se sabe!
Abraços e força slb

 
At 8/25/2005 6:27 da tarde, Blogger MB said...

D'Arcy

Eu normalmente quando passo por aqui o resultado é que deixo de postar no meu blog alguma coisa que pensava escrever, porque leio um post que diz o essencial do que queria dizer.
Hoje não caí no mesmo erro !

BP

É simples o que o Veiga está a fazer no sorteio: Pedir de joelhos a todos os clubes representados que lhe arranjem um reforço com mais prestigio e valor do que o Tomasson :)

 
At 8/25/2005 6:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que não vale a pena deixares de fazer um post apenas porque concordamos numa coisa ;)

Em relação ao teu post, e no que dizes sobre o Man Utd, já vi que também concordamos no jogador que mais admiramos naquela equipa: Ryan Giggs. Sou fã dele desde que ele se estreou como titular aos 17 anos, e acho que é um dos melhores extremos que vi jogar. se tivesse arriscado sair para Itália ou Espanha, de certeza que teria sido muito mais falado durante a sua carreira (ser internacional pelo País de Gales também não ajuda nada...)

 
At 8/25/2005 6:54 da tarde, Blogger tma said...

D'Arcy, como de costume, estou de acordo contigo.
De facto, este grupo dá para tudo (embora ficar em 1º lugar me pareça extremamente complicado - no entanto, não se pode pensar que o 1º lugar é inantigível, já que sem ambição é que não vamos mesmo a lado nenhum).
Infelizmente, dou por mim a pensar que o 3º lugar já não seria nada mau.
E por outro lado, estou receoso do impacto que o empenho na CL possa ter na superliga. Definitivamente, a vinda (ou não) e a qualidade (ou não...) dos tão prometidos reforços será determinante.

 
At 8/25/2005 7:03 da tarde, Blogger tma said...

já agora, uma verdade "à Gabriel Alves": é fundamental ao Benfica ganhar o primeiro jogo, em casa com o Lille.

 
At 8/25/2005 7:05 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Até tiveram sorte... vamos ver o que fazem com ela.

Têm tudo para ir mais além. Apesar de eu achar que o Villarreal não é fácil. O Lille está perfeitamante ao vosso alcance.

No entanto, penso que se apanharem o Man Utd. em dia "não" podem conseguir bons resultados contra eles

De qualquer forma, benfiquistas, boa sorte (não estou a gozar!).

 
At 8/25/2005 8:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Para termos hipóteses de fazer alguma coisa, é fundamental ganhar os jogos em casa contra o Lille e o Villarreal. De qualquer forma, parece-me que em geral as pessoas estão muito confiantes em relação ao Lille, mas do que eu conheço deles, eles jogam bastante bem. Quanto ao Villarreal, é uma equipa muito forte. Mesmo com eventuais contratações do Benfica, o Villarreal continuará sempre a ter uma equipa mais forte que a nossa.

 
At 8/25/2005 10:37 da tarde, Blogger MB said...

Eu só deixo de escrever coisas que já li noutros blogs porque gosto de pensar que sou um iluminado, que vê o que mais ninguém consegue. É isso e a preguiça...mais esta:)

Em relação ao Giggs, foi provavelmente o melhor extremo esquerdo da europa da década de 90. Lembro-me que quando o MU veio à Luz para festejar o 50º aniversário do Eusébio (em 92), já ele era a estrela da equipa (com 19 anos).

 
At 8/25/2005 11:11 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/25/2005 11:11 da tarde, Blogger tma said...

Já que eu tenho esta "pancada" do futebol dos anos 80, e a propósito do grande jogador que é (ainda) o Giggs mas que pelo facto de ser natural de um país com pouca dimensão futebolística (Gales), lembrei-me de outro jogador do ManUtd, também esquerdino e natural da Irlanda do Norte: o Norman Whiteside (que se notabilizou no mundial de 82, pois na altura tinha apenas 17 anos). Até certa altura, o Liverpool era a minha equipa inglesa preferida, mas quando vi jogar o Whiteside numa final de taça de Inglaterra (e a marcar o único golo do jogo, creio), "converti-me" ao ManUtd, como equipa inglesa preferida. O Whiteside, nesse jogo, parecia que estava em todo lado.
Como resultado deste sorteio, pela primeira vez, em muitos anos, vou querer que ManUtd perca (por duas vezes, de preferência...).

 
At 8/25/2005 11:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Whiteside andava muito na berra por essa altura do Mundial de Espanha. Mas um par de anos depois depois eclipsou-se, e pouco mais ouvi falar dele. Lembro-me que saiu do Utd com 24 anos, e foi jogar para uma das minhas duas equipas inglesas preferidas, o Everton, onde nada fez, e acabou por abandonar o futebol aos 27 anos.

O único motivo pelo qual sempre tive uma ligeira simpatia pelo Man Utd é mesmo o Giggs. Mas as equipas inglesas de quem eu mais gosto são o referido Everton (depois daquela super equipa que foi campeã e ganhou a Taça das Taças em 1985), e o Nottingham Forest, por causa do grande Brian Clough, e de uma grande equipa que tinha jogadores como o Des Walker e o Stuart Pearce.

 
At 8/25/2005 11:53 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Mais um adepto do Man Utd que se acusa. :)
Acho que a minha primeira referência foram o Jimmy Leighton e o Pallister. Não sei porquê... Numa equipa que tinha o Neil Webb, o Bryan Robson e o Mark Hughes. Também venero o Ryan Giggs mas antes dele tinha um fetiche pelo camisola 5: Lee Sharpe.

 
At 8/25/2005 11:54 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Leighton deve ser o guarda-redes mais feio da história do futebol... os avançados deviam assustar-se quando viam a cara dele ;)

 
At 8/26/2005 12:22 da manhã, Blogger tma said...

Outros jogadores que para mim foram referência no ManUtd (anteriores ao Giggs - essencialmente por causa das recordações que tenho de finais da taça de Inglaterra), para além dos já mencionados Bryan Robson e Mark Hughes, são o Jesper Olsen (mais um esquerdino...), cuja dentadura cavalar era inconfundível e o Paul Ince.
Já agora, por causa do Lee Sharpe, o Ryan Giggs chegou a jogar como extremo direito.

 
At 8/26/2005 1:14 da manhã, Blogger tma said...

Já agora, com a ajuda da amiga "internésse", recordei que a tal final da taça em que o Whiteside marcou o golo da vitória foi precisamente contra o Everton na sua grande época: 1985 ;-)
Por sinal, um grande golo (cuja descrição corresponde à memória que tenho dele: remate em arco, à entrada da grande área, junto à linha lateral direita da mesma).
Curiosamente, dessa equipa do Everton de 85, de quem me lembro melhor é do GR, o Southall.

 
At 8/26/2005 2:41 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Lembro-me de ter visto essa final. Julgo que até ficou para a história por ter sido a primeira vez que um jogador foi expulso numa final da FA Cup (se a memória não me atraiçoa foi o Kevin Moran do Utd quem foi para a rua).

Eu dessa equipa do Everton lembro-me de quase toda, até porque tinha bastantes internacionais ingleses. Para além do referido Southall (esse era galês) lembro-me bem do Gary Stevens, Trevor Steven, Kevin Sheedy, Kevin Ratcliffe, Paul Bracewell, Graeme Sharp, Peter Reid, etc. no ano seguinte (1986) foi para lá o Lineker. Essa equipa era tão boa que tem sete elementos incluidos no melhor onze de todos os tempos do clube (como dá para ver, eu gosto mesmo muito do Everton...)

Mais ou menos por essa altura havia um jogo de futebol no ZX Spectrum chamado 'The Double Football', que é o primeiro de que eu me recordo de ter os jogadores verdadeiros na base de dados. Era completamente viciado nesse jogo, e estava sempre a rezar para que me oferecessem o lugar de treinador do Everton ;)

 
At 8/26/2005 9:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

MU e Everton? Vocês até podem ter bom gosto em algumas coisas (no Benfica, claro!), mas em Inglaterra...bah! Não se recordam do grande Liverpool que veio meter 4 ao Bento? Rush, Nicol, Grobelaar, Dalglish, Aldridge, McMahon, Molby...

 
At 8/26/2005 10:09 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Lembro-me, lembro-me... desde muito cedo que sou admirador do futebol inglês, por isso seria impossível não me lembrar dessa equipa (e vi ao vivo o jogo em que eles nos deram 4). Mas sendo admirador do Everton, gostar do Liverpool não é muito compatível, pois não? ;)

Aliás, fui aos meus 'arquivos' e encontrei isto.
A qualidade da imagem não é muito boa, porque foi tirada com uma webcam, mas a data no bilhete é 21 de Março de 1984. é precisamente o bilhete do jogo em que levámos 1-4. Mais um motivo para não ser grande fã do Liverpool ;)

 
At 8/26/2005 10:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, eu fiquei a admirar as equipas que nos ganhavam (e estes ganharam-nos pelo menos duas vezes quando comecei a ver futebol "a sério"). É que se o benfica era o maior, quem nos ganhava devia ser fora-de-série ;). Também estive lá nesse dia e fartei-me de chorar...salvo erro tinhamos perdido "só" 1-0 em Anfield...

 
At 8/26/2005 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

OK! Já percebi que sou mais novo que qualquer um de vocês!! ;) Mas também me confesso como fã do Man U! Embora a minha primeira razão que me levoua gostar de les se chamasse... PETER SCHMEICHEL (fui GR durante algs anos e ele era... fenomenal... perceber as suas movimentaçoes na baliza era um... orgasmo!parecido mas com MUITO mais elegância só o... PREUD'HOMME!). Contudo o meu jogador preferido de todos os tempo (e n meperguntem pkê, pois admito que há melhores que ke ele...) é o Dennis Bergkamp! Mas é impressão minha ou ainda n se falou aqui desse g´nio: ERIC CANTONA!! era prodigioso! e ja vi algs gravações de george best e digo-vos... tinha tudo pra ser tão grande qt o maradona! mas o alcool...

 
At 8/26/2005 10:42 da manhã, Blogger D'Arcy said...

João: Exacto, só tínhamos perdido por 1-0 lá. E no ano seguinte foi ainda pior: perdemos por 3-1 em Anfield, e depois em casa ganhámos por 1-0 (golo do Manniche de penalty).

BP: O George Best era um jogador mais semelhante ao Ryan Giggs nos seus dias bons, porque era um extremo puro. Pena na verdade ser um bêbado. O Cantona era muito bom, na verdade, mas também tinha os seus dias, e por vezes passava completamente ao lado dos jogos. Além de que só brilhava no Utd; nunca conseguiu fazer nada nos outros clubes por onde passou (era suplente no Leeds quando o Ferguson o foi lá comprar) nem na selecção francesa.

 
At 8/26/2005 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sobre esse jogo, lembro-me que foi muito mau, até marcámos cedo, mas depois foi despejar bolas para a área e eles a rebaterem...

 
At 8/26/2005 11:52 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pá, eu sei que voces estão a curtir muito a vossa "journey down the memory lane"...

Mas tenho de vos lembrar um facto: na segunda-feira esse grande e honrado orgão de comunicação chamado "A Bola" anunciou que na 5ºfeira (ontem...) os dois famosos reforços para o ataque e meio campo do SLB iam chegar.

Afinal de contas, onde é que eles estão?

Será que a "bola" inventou noticias acerca do Benfica só para vender papel?

Pá isso não se faz! Sempre pensei que só nojentas folhas de couve lagartas é que recorriam a esses esquemas rasteiros...

Porque os blogs lampiões não estão a postar furiosamente contra esta afronta à grande e humilde (os pobrezinhos...) familia benfiquista?

 
At 8/26/2005 12:13 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Lá vem ele...
A Bola não inventou nomes, ao contrário do que outros jornais fazem. A Bola disse que era intenção do Benfica apresentar os jogadores até quinta. Não aconteceu, paciência. Não foi possível fechar negócios tão rapidamente. Pelos vistos está difícil convencer a Juventus. Se não consegues ver a doferença entre escrever 'A irmã de Maradona diz que ele já assinou pelo Benfica!' e escrever 'Benfica quer apresentar um reforço até 5ªFeira', azar.

Acho que somos nós benfiquistas quem sente se uma determinada notícia nos afecta ou não. Não são os adeptos de outros clubes que nos têm que dizer com que é que nos devemos indignar.

 
At 8/26/2005 12:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Tanga é tanga. A Bola disse que o "O SLB queria ter os jogadores até quinta" é o mesmo que eu escrever que gostava que me saisse o ttomilhoes hoje à noite.

O problema é que quando a bola escreve tanga voces ficam todos contentes.

Quando é o Record e o jogo são logo uns coitadinhos e uns pobrezinhos perseguidos pelos jornais...

 
At 8/26/2005 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Tanga é tanga. A Bola disse que o "O SLB queria ter os jogadores até quinta"".
Mas isto é mentira? Não tem nada a ver com: "van der Meyde no Benfica!" OU tem?
O Record no dia seguinte à eliminação do Sporting da mais importante prova de clubes deu a capa ao Miguel. Para a bombástica declaração: "Há mais na minha situação no Benfica"!! Olha que novidade! Há mais jogadores que gostavam de ganhar mais dinheiro!

 
At 8/26/2005 1:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sabes qual é a diferença entre 'especular' e 'mentir'?

As notícias erradas d'A Bola normalmente não são muito incómodas, é fácil nem ligar muito. As do Record são mentiras descaradas apresentadas como certezas absolutas. Depois quando (naturalmente) não se verificam, pessoas como tu andam por aí aos pinotes todos contentes a dizer que o Benfica falhou mais uma contratação.

 
At 8/26/2005 2:29 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Dizer "o acordo entre o Kalou e o SLB está quase concluido" não é muito diferente de dizer "Na 5ª feira vêm os novos reforços do Benfica" (que era a firmação da Bola).

O problema conosco, benfiquistas, é que há jornais da "cor" e jornais que não são da "cor". Para mim as coisas são igualmente simples: os jornais ( e os jornais desportivos em particular) são muito pouco de fiar... Sem distinções clubisticas. Voces, benfiquistas, é que fazem distinções clubisticas, não sou eu.

Afinal de contas, durante muitos anos "A Bola" noticiava sempre a meados de Agosto a saida do Beto para o Real Madrid... O rigor e a isenção é só para alguns.

 
At 8/26/2005 3:02 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu só me calo no dia em que voces acertarem nalguma contratação. Phonix, contratar dois jogadores é assim tão dificil?

Mas algo me diz que voces não vão conseguir acertar... porque os vosso dirigentes são como sói dizer-se uns nabos

 
At 8/26/2005 3:39 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não, A Bola não disse que na 5ªFeira os reforços vinham, disse que o Benfica os queria apresentar até 5ªFeira. É um bocado diferente.

A Bola é um jornal desportivo. Como tal, especula e inventa, tal como os outros. A diferença do Record é que inventa mais e mente mais. Como faz um jornalismo mais sensacionalista, e é marcadamente antibenfiquista, não tenta sequer especular: apresenta os 'factos' como consumados. O estilo do Record não é dizer que o acordo pelo Kalou está quase comncluido, e sim dizer imediatamente que o Kalou vai jogar no Benfica. Um exemplo das mentiras do Record: quantas vezes é que o Record pôs o Ricardo Rocha fora do Benfica? Quantas vezes deu como certa a sua saída devido a incompatibilidades com o clube? Esta semana ele renovou até 2010.

É normal que os nossos vizinhos disputem uma pré-eliminatória da Champions, e só porque o resultado foi desfavorável, a primeira página no dia seguinte seja o Miguel a toda a largura, e uma especulação sobre mau ambiente no balneário da Luz, enquanto que o jogo da Champions aparece num cantinho? Por causa destas coisas os benfiquistas, regra geral, já não gostam do Record, pelo que a nossa tolerância para com eles é muito menor. E com estas invenções, ainda menos paciência temos para eles.

Podes dizer que A Bola é um jornal com tendência benfiquista. É verdade. Mas A Bola, mesmo sendo benfiquista, respeita os outros clubes. O Record não: publica mentiras e autênticas calúnias contra o Benfica sempre que pode. Esta é a maior diferença entre os dois jornais.

 
At 8/26/2005 3:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Eu só me calo no dia em que voces acertarem nalguma contratação. Phonix, contratar dois jogadores é assim tão dificil?"
Tens razão, é fácil. Manoeis para emprestar, Loureiros por troca com o melhor central, etc. é mesmo muito fácil. Jogadores que sejam titulares no Campeão Nacional e que possam fazer a diferença na Champions League custa mais um bocadinho...
Quanto aos nossos dirigentes serem nabos, em um ano ganharam campeonato, Taça e Supertaça. Nada mau...se fossem bons eramos campeões europeus!

 
At 8/26/2005 3:43 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E já te disse: se fosse para contratar Manoeis ou Edsons, isso já teria sido feito há muito tempo. Depois jogadores desses é que eram capazes de não dar para uma presença digna na Champions, como ficou provado esta semana.

Se conseguirem contratar jogadores de nível até dia 31, óptimo. Se não o conseguirem, então é um falhanço estrondoso do Veiga, que deverá ser criticado por isso.

 
At 8/26/2005 3:44 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Parece que andamos sintonizados João ;)

 
At 8/26/2005 3:57 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A Bola é como os outros jornais desportivos (mais uma vez lembro o caso do Beto no Real Madrid...).

Eventualmente será mais discreto na expressão das suas preferências (mas também por isso muito menos engraçado!). Tudo resto são sofismas de levar por casa.

Nenhum jornal desportivo é para levar a sério por isso quanto mais alucinado e lunático ele fôr melhor.

"A Bola" tal como a grande e humilde (os pobrezinhos...) familia benfiquista tem o problema fundamental de se levar demasiado a sério.

 
At 8/26/2005 4:52 da tarde, Blogger tma said...

«Até ao lavar dos cestos é vindima».
A única solução é esperar até dia 31 de Agosto (falta pouco, daí a crescente natural preocupação...).
Até lá, os jornais digam o que disserem, já sabemos que as notícias hipotéticas (algumas mais verosímeis que outras) têm a finalidade única de vender mais exemplares e que o papel onde as mesmas estão impressas poderão ter aplicações bem mais úteis que a sua leitura.

 
At 8/26/2005 5:03 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá, voces não têm estatura (leia-se $$$$$$$$) para comprar jogadores que façam a diferença na CL.

Mas, como o Mourinho (estou-me a repetir mas pronto) provou há 2 anos, há uma forma alternativa e muito mais barata para ter uma presença digna na CL: construir uma grande equipa.

Para a qual só são necessários marginalmente jogadores caros... lembremo-nos que o Deco veio do Alverca, que o Paulo Ferreira veio do Estoril, o Ninja do Leiria e o Ricardo Carvalho das escolas do FCP.

No inicio dessa época alguem olhava para eles como "jogadores capazes de proporcionar uma presença digna na CL"?

Aliás, qual foi a melhor contratação do SLB neste Verão? Para mim foi o Beto... (um "Edson" ou um "Manoel" que voces tanto desprezam...)

E acho que esse é o grande problema da dupla VV querem trazer "figuras" mas não querem fazer uma grande equipa.

Acontece que as figuras custam muito dinheiro. Para construir uma boa equipa pelo contrário não é preciso muito dinheiro mas é preciso algo que a dupla VV não possui: inteligencia!

PS. O Manoel é mau. Mas o Edson pelo que eu já vi é um bom lateral esquerdo com um óptimo remate boom para remates de longe e livres. Não há nada de indigno em comprar um jogador desses...

 
At 8/26/2005 5:13 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Deco veio do Benfica (via Salgueiros). O Paulo Ferreira foi do V.Setúbal lá para cima. Só para corrigir os factos.

Ninguém está à espera que se compre um Zidane. Acho que o Veiga (e pára de incluir o LFV nisto, porque o processo de contratações passa todo pelo Veiga, o LFV não está envolvido) não é tão estúpido que esteja à espera disto. Acho que o objectivo dele é arranjar jogadores com alguma experiência internacional, porque se se quer uma presença decente na CL é um risco grande apostar apenas em jogadores inexperientes.

E quaisquer comparações com o Mourinho são inúteis. O Mourinho é único, e mesmo que toda a gente andasse a imitá-lo, não conseguiria os mesmos resultados. Porque a mesma equipa, com os mesmos jogadores, com o Mourinho a treinador alcança resultados que não seriam alcançados por outro treinador.

 
At 8/26/2005 5:32 da tarde, Blogger D'Arcy said...

P.S.- E o Deco já estava há duas épocas no FCP antes do Mourinho lá chegar, e era um jogador muito pouco apreciado pela generalidade dos adeptos.

 
At 8/26/2005 5:35 da tarde, Blogger tma said...

Por acaso, ocorre-me comparar o Luís Campos ao Mourinho :-P.
O Luís Campos acha-se tão bom como o Mourinho, e também é verdade que:
"a mesma equipa, com os mesmos jogadores, com o" Luís Campos "a treinador alcança resultados que não seriam alcançados por outro treinador." ;-)

 
At 8/26/2005 5:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não estou com muito optimismo para a Liga dos Campeões. Acho que vai ser sobretudo uma oportunidade para evoluirmos competitivamente com equipas mais fortes e para enchermos os cofres aqui e ali quando possível.

Temos que ver que os nossos jogadores actualmente - ao contrário do que sucedia nos tempos do Paneira, Valdo, Mozer & cia (já para nem falar dos que os antecederam no cargo) - não têm grande experiência europeia e por outro lado que a equipa tem alguns problemas estruturais (ausência de um ponta de lança matador, laterais muito discutíveis e sobretudo uma equipa com uma média de alturas baixa e de pouca força física, aspectos essenciais na Champions e mesmo na UEFA...basta pensar no CSKA).

Na minha opinião uma equipa tem que se habituar primeiro a conviver regularmente nas provas europeias, e ir contratando cada vez os melhores atletas, e só ao fim de alguns anos é que se vêm resultados europeus palpáveis. Foi com essa lógica que conseguimos os sucessos na Europa que conseguimos e é com essa lógica que os outros também conseguem.

Dito isto - e desculpem-me a franqueza mas acho que quanto mais depressa partilharmos este ponto de vista mais fácil vai ser concentrarmo-nos no campeonato Português que deve ser a nossa verdadeira prioridade...e mais fácil será não cobrar este mundo e o outro à equipa se porventura saírem da Champions prematuramente - aqui estarei para defender as nossas cores e lá estarei (em Old Trafford) para testemunhar o novo encontro de velhos gigantes...

SAUDAÇÕES DE GLÓRIA!!!

 
At 8/26/2005 5:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O problema é que só um Zidane é que consegue transformar uma equipa mediana numa equipa excelente...

Tudo o que seja abaixo disso é dinheiro deitado à rua. Se calhar voces conseguiam arranjar jogadores novos e bons como o Miccoli no mercado portugues ou nas vossas escolas(se voces o soubessem explorar...) a metade do preço e com o mesmo efeito sobre a qualidade do jogo.

A impressão que me dá é que a dupla VV (desculpa lá mas eu continuo o meter o LFV ao barulho porque em última análise é ele o responsavel) quer acima de tudo impressionar os benfiquistas com "super-contratações" com impacto mediatico quando o que o SLB precisa é de jogadores bons e baratos.

Eu não creio que o Mourinho seja único nem inimitavel. Ele não é um génio nem um santo. Eu não penso que ele seja "the special one".

O problema é que as pessoas só perdem tempo a imitar os aspectos superficiais: as bocas foleiras, o (falso) mau feitio, a "arrogancia".

A abordagem dele é integrada e não podes ter as "bocas foleiras" sem teres o resto: a politica de contratações, as tecnicas de motivação da equipa , a metodologia de treino, as tácticas usadas. Tudo isto definido em função do modelo de jogo que por sua vez tem de ser adequado aos jogadores disponiveis e aos objectivos desportivos definidos para a equipa.

É uma abordagem à "Todo-Bom" (o tma sabe do que estou a falar).

De qualquer forma acho que tens razão, a abordagem dele é inovadora e na minha opinião ele só vai poder ser imitado pela próxima geração de treinadores putos que compreendam a forma de pensar do homem.

 
At 8/26/2005 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi realmente um bom sorteio.

Boa sorte a todos os clubes Portugueses!

 
At 8/26/2005 6:01 da tarde, Blogger tma said...

Anónimo, antes de mais, permite-me sugir que te identifiques, não por pretenciosismo meu (embora o esteja a ser... nem sequer sou o autor do blog...), mas para assim ser mais fácil conotar os teus comentários com um nome ou um nick.
De resto, tenho de concordar com a tua análise. Claro que todos sonhamos com um bom desempenho a CL, mas se quisermos ser realistas (mesmo com a vinda de reforços), a nossa aposta deverá continuar a ser o campeonato, pois para além de querermos ser novamente campeões nacionais(o que está ao nosso alcance), para o ano queremos estar novamente na CL, e as probabilidades de a alcançarmos por sermos campeões europeus são quase nulas).

Harry Lime: já agora, numa abordagem "à Todo-Bom", não referiste os factores de não-mercado, que o Mourinho também domina, como a relação com os adeptos (inclusivamente de outros clubes) e com a imprensa - eu diria mesmo, com o público em geral. Para não falar das relações com a concorrência: aparentemente, ele e o Alex Fergusson dão-se bastante bem (e com o Arsène Wenger, bastante mal, mas acho que o Mourinho também fica a ganhar com isso...)

 
At 8/26/2005 6:17 da tarde, Blogger Harry Lime said...

tma,

O problema com os imitadores do Mourinho é que lhe imitam a forma como ele lida com os factores de não-mercado e com a concorrencia. Obviamente que como o fazem desligados de tudo o resto (nomeadamente perceber de bola e saber treinar uma equipa de futebol) a coisa só pode correr mal...

O problema é que o futebol é uma industria diferente das outras: numa industria normal as pessoas percebem do seu oficio mas não percebem os factores de não-mercado.

No futebol, pelo contrário, toda a gente é doutorada em "não-mercado" mas ninguém percebe a ponta do corno do seu oficio :))))

 
At 8/26/2005 6:25 da tarde, Blogger tma said...

É verdade, Harry Lime.
E o expoente máximo dos gajos que só se preocupam com o "não-mercado" é definitavamente o Luís Campos!

 
At 8/26/2005 6:45 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Por acaso estou a ficar preocupado. É que o Luís Campos ainda não conseguiu enganar nenhuma equipa este ano. Também é compreensível, porque este ano há mais equipas a descerem, e o risco é ainda maior. Mas tenho fé que quando as coisas começarem a ficar feias, e o chicote a estalar, algum presidente de clube vai ter a brilhante ideia de contratar o Luís Campos para salvar o clube da descida (juro que já dei voltas e voltas à cabeça para tentar compreender qual é o processo mental que se desenvolve na cabeça de um presidente de clube para chegar a esta decisão).

 
At 8/26/2005 7:03 da tarde, Blogger tma said...

Sim, é pena que o LC não seja inicialmente o treinador de nenhuma das equipas, pois com mais equipas a descer este ano, podia ser que ele conseguisse fazer descer 3 equipas...

 
At 8/26/2005 7:52 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Estou a ver que, tal como eu, queres que o LC entre no Guiness... ;)

 
At 8/26/2005 10:47 da tarde, Blogger tma said...

Sim, seria extraodirnário que tal acontecesse, e depois, verificar se ainda assim continava a ser uma das principais opções dos clubes aflitos quando, desesperados, recorrem à "chicotada psicológica".
Aliás, o LC é a "chicotada psicológica" personificada: que maior choque psicológico pode ter um jogador, num clube em vias de descer de divisão, ao ser treinado pelo LC?

 
At 8/27/2005 1:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já estamos na próxima fase. E ninnguem pára o Benfica....

 
At 8/27/2005 3:16 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu tremo de medo de pensar que o Luis Campos está desempregado. Alguem que dêm emprego ao homem: um daqueles clubes lá de cima. Eu estou-me nas tintas porque a Norte do Douro o único clube decente é mesmo o Porto. todos os outros podem ir para o lixo. Curiosamente, dentre os clubes do Sul só não gosto do Belenenses (que era o clube do Americo Tomaz) e, claro, do Benfica.

É que as mesmas pessoas que se lembraram de trazer o Peseiro para o sporting também se podem lembrar do Luis Campos....

 
At 8/27/2005 6:38 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Oh Harry Lime, essa agora não percebi... Não gostas do Belenenses por causa do almirante mas és adepto de um clube que foi presidido por Cazal Ribeiro e Gois Mota!

 

Enviar um comentário

<< Home