sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Assobios

Já o escrevi várias vezes aqui: não sou capaz de assobiar um jogador do Benfica, mesmo que o deteste (como eram, por exemplo, os casos do Zahovic ou do Argel). Irritam-me solenemente aqueles benfiquistas que vão ao estádio e que são capazes de desatar a assobiar um jogador no primeiro minuto de jogo caso um passe lhe saia mal, porque isto não ajuda nada, antes pelo contrário: ainda fazem com que o jogador em questão jogue pior. Para terem atitudes dessas mais vale que fiquem em casa, em frente à TV, e que continuem a dizer 'Ganhámos!' quando o Benfica ganha, e 'Aqueles chulos perderam!' quando perdemos.

Não estive lá para ver ou ouvir, mas li que o Simão foi frequentemente assobiado durante o jogo da Taça, particularmente depois de ter falhado o penalti (se calhar fez de propósito, não?). Ainda bem que não estive lá, porque ficaria furioso e nem sequer conseguiria apreciar o jogo. Quem na verdade assobiou o Simão devia ter vergonha na cara. Benfiquistas desses no estádio dispenso, obrigado. Não fazem lá falta nenhuma.

22 Comments:

At 2/10/2006 9:30 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Assobiar o Simão não me parece mais do que uma demosntração elementar de bom gosto.

O homem é um cretino e merece todas as assobiadelas e todos os insultos que lhe pudermos dispensar.

PS. Ontem à noite vi o Manhunter. É de longe o melhor filme baseado nas "aventuras" do Hanibal Lecter (ou Lecktor, se preferires). O William J. Peterssen é brilhante no papel de um profiler que se mete na pele de assassinos psicopatas. O Brian Cox faz um Lecter (ou Lecktor) muito melhor do que o do Anthony Hopkins (o que não é para todos!!!!). Visualmente é deslumbrante, a única coisa que lixa o filme é a música que é horrenda!

PPS. Peço desculpa por este intermezzo cinefilo!

 
At 2/10/2006 10:22 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eujá te tinha dito isso tudo. A música infelizmente faz lembrar o Miami vice (sem dúvida que o facto de o produtor ser o mesmo teve influência). Só tenho pena que o Brian Cox não apareça mais tempo. O homem consegue ser verdadeiramente sinistro.

 
At 2/10/2006 11:05 da manhã, Blogger tma said...

Quem assobia o Simão por ter falhado o penalty (só falha quem lá está...) é para mim comparável ao alarve do Gabriel Alves, que adora fazer comentários sobre coisas que não percebe (a última dele é dizer que os jogadores têm de fazer treino específico para remates sob pressão, sempre que um remate nessas circunstâncias sai mal). Normalmente, estas apreciações são feitas por pessoas que provavelmente seriam incapazes de marcar um golo a um metro da baliza, ou que se calhar nunca chutaram numa bola (como dever ser, muito provavelmente, o caso do Gabriel Alves).
No caso concreto das pessoas que assobiam a própria equipa, é como dizes: mais valia que nem fossem ao estádio.

 
At 2/10/2006 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De acordo. Faço minha as tuas palavras. E já agora: só faltam 5 mil novos sócios para sermos o maior clube do mundo. Vamos lá fazer esse esforço.

 
At 2/10/2006 11:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Assinando por baixo aquilo que escreves em relação aos assobios para os jogadores do Benfica a verdade é que o Simão não foi frequentemente assobiado, neste jogo como o bilhete era igual para todo o estadio, resolvi ir para o primeiro anel e vi e ouvi bem o que se passou, até porque foi a bancada onde estava que começou os protestos, e a verdade é que o Simão foi assobiado num só lance em que ele esteve quase 1 minuto sem se mexer com o Leo (que tinha a bola) rodeado de jogadores do nacional estando o simão numa atitude de "só me mexo se me passares a bola". Depois deste lance ouviram-se assobios aos quais o Simão respondeu (e eu ouvi bastante bem) "estão a assobiar caralh...!!!".
Contudo, por muito mal que o Simão tenha jogado, e de facto jogou bastante mal, assobiar um jogador do Benfica (seja ele qual for) é cuspir no prato em que se come.

 
At 2/10/2006 11:56 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Gostava de saber como é que se faz treino específico para remates sob pressão... convidam-se uns elementos das claques para irem fazer barulho para os treinos? Metem-se os colegas de equipa do jogador à volta dele durante o treino a provocá-lo e desconcentrá-lo? Ele há com cada uma...

 
At 2/10/2006 12:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A memória é fodida, especialmente quando é selectiva... Os jogadores são falíveis... São humanos. Apesar de saber e reconhecer que o Simão é lagarto, não nego toda a dedicação e profissionalismo que o rapaz já nos deu. Força Simão. FORÇA BENFICA!!!

F.U.C.K.

 
At 2/10/2006 12:46 da tarde, Blogger tma said...

Acho que o GA referia-se à pressão do(s) defesa(s) sobre o jogador que remata, retirando-lhe tempo e espaço para rematar, não à pressão do público... Mas vindo do GA, já não digo nada...
O que eu queria dizer é que é fácil falar e criticar um jogador quando se está confortavelmente sentado numa cadeira a assistir, só porque um remate (ou um penalty, ou um passe) saíu mal, e o GA é perito nisso (e por acaso, até o fez relativamente ao penalty do Simão: inclinou demasiado o corpo, fez mal a habitual "paradinha", etc, etc... queria vê-lo a marcar um penalty...)

 
At 2/10/2006 12:48 da tarde, Blogger tma said...

(só de pensar na imagem do GA a marcar um penalty até me vieram as lágrimas aos olhos de tanto rir!)

 
At 2/10/2006 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Imaginem o gabi, com ar extremamente concentrado, a correr para a marca de penalti, e fazer a paradinha... como só ele, imagino, saberá fazer...

O pessoal tem a memória curta, já se sabe como é que é... O ano passado quando o Simão levou o SLB ás costas em certos jogos, era o maior. Agora que tem estado menos preponderante, falha um passe, e todos lhe caiem em cima... Infelizmente é assim.

 
At 2/10/2006 2:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Acredito que o idiota do GA tenha falado no treino especifico para remates sob pressão sem saber do que estava a falar.

Mas a verdade é que há formas de preparar os jogadores para situações daquelas... não do ponto de vista técnico ou físico mas psicológico.

Os técnicos e os dirigentes devem conseguir isolar os jogadores das pressões exteriores, porque as maiores pressões não são feitas pelos 20 ou 30 mil dreads que vão ao estádio ver o jogo são feitas pelos jornais e pelas bocas foleiras dos adversários durante a semana... E a equipa deve ser imune a esse tipo de coisas. Um jogador não deve ter medo de falhar (o que por sí só constitui meio caminho para o falhanço)

Mais uma vez vem-me à memória a forma como o Mourinho tranquiliza as equipas onde joga. Se bem que a táctica dele é mais do estilo "dar porrada primeiro e perguntar depois".

No entanto se umas quantas bocas foleiras ajudam os seus jogadores a enfrentar melhor situações de pressão então não o podemos censurar!

PS. Mais uma vez meti o Mourinho à conversa. O problema é que o homem é um mestre não só nos aspectos hard do futebol (preparação técnica, táctica e física) como também nestas competências mais "soft" :)))

 
At 2/10/2006 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sim, o ano pasado no fim da época, já não me lembro onde (em óbidos, provavelmente), o trapattoni proibiu uma loja de vender jornais aos jogadores do benfica.

o koeman também já disse que ler jornais nem sempre é bom.

eu imagino o alcides a ler tudo o que foi escrito sobre ele a seguir ao derby...mas é o que os jornalistas fazem...eles não deviam era ler, se sabem que depois nao aguentam a pressao.

 
At 2/10/2006 4:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quem critica o GA por essa suposta gaffe ou é porque já estão tão habituados a criticá-lo que qualquer coisa que diga é uma bacorada ou é por ignorancia.

Há uns tempos deu uma reportagem na 2 sobre o ACMilan. Foi mostrado o Centro de estágio deles(que parece mais uma cidade), entrevistaram o Rui Costa e fizeram mais umas coisitas típicas. Mas se calhar voces não sabiam que os campos de treino deles, muitos deles eram desenhados especificamente para um determinado tipo de treino:posse de bola e entre outros...pressão sobre o remate (que englovava tanto a vertente defensiva como ofensiva).


Por isso quando o GA fala em pressão sobre o remate é porque supostamente sabe do que está a falar...

 
At 2/10/2006 5:30 da tarde, Blogger tma said...

Não tenho dúvidas que o GA até tenha razão sobre a importância do treino específico do remate em diversas situações.
A questão é o tom doutoral com que ele fala, como se, aquilo que até pode ser óbvio em teoria, fosse facilmente materializável na prática.

 
At 2/10/2006 7:31 da tarde, Blogger antitripa said...

Completamente de acordo nobre d'arcY! Os nossos são sempre os melhores.Eu também condenos os assobios, mas gosto dos very lights desde que sejam por estes lados!
saudações

 
At 2/10/2006 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também acho que é de uma tremenda injustiça. Seus ingratos!

Além disso assobiar o Simulão é um enorme privilégio a que só nós, sportinguistas, deveríamos ter acesso.

Um Abraço Leonino

 
At 2/11/2006 9:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo. Enojam-me esses benfiquistas que assobiam jogadores do Benfica. Nem vou falar de Simão, mas este ano temos um ódio de estimação na equipa que é o Beto. O homem pode falhar um passe em vinte que faça, que no fim vão todos dizer que falhou todos os passes! O Manuel Fernandes perde mais bolas e em locais proibidos e claro é e sempre será, porque é verdade, um grande jogador! Já irrita! Eu sei que o homem é limitado, eu sei o valor como jogador que ele tem, mas dá tudo em campo, deixa lá tudo e veste aquela camisola vermelha... logo é para apoiar!

Abraço!

 
At 2/11/2006 11:53 da tarde, Blogger Noa said...

Estava passsando e não pude deixar de comentar por que concordo muito com o que disse. Parabéns pela opinião. Todos os adeptos deveriam pensar assim!

 
At 2/12/2006 3:37 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Se calhar os pseudo-benfiquistas que assobiam os jogadores, quando têm um ente querido em dificuldades, em vez de apoiá-lo também o deitam abaixo e lhe viram as costas. De outro modo é inexplicável como se pode assobiar um dos nossos. Se têm frustrações que as descarregam noutro lado e não nos jogadores do Glorioso. Ainda por cima o Simão, sem o qual provavelmente não teríamos ganho o campeonato passado, já para não falar da Taça de Portugal. Das duas uma: ou são burros ou têm a memória curta.

 
At 2/12/2006 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nunca na minha vida, assobiei um jogador do Benfica.Por mais que ele falhe passes, golos netre outras coisas, nunca o farei!Um jogador que esteja com a camisola do glorioso vestida, merece respeito!!! Logicamente que me irrito muito, por vezes, com certas atitudes dos jogadores, mas, nunca assobia-los!!!No caso do Simão, vamos deixar-lo em Paz!!!

 
At 2/12/2006 9:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá

Observamos seu blog por algum tempo e gostamos muito do conteúdo postado aqui no “Diário de um adepto benfiquista“. Por isso escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato. Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br
O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

 
At 2/15/2006 4:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é exclusivo do Estádio da Luz... tem a ver com falta de cultura desportiva, típica do adepto português. Mas não deixa de ser um paradoxo - porque é que alguém, que se diz benfiquista, paga um bilhete (que não é barato) para ir assobiar um jogador (que, para mais, é capitão)?

 

Enviar um comentário

<< Home