quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Nacional

Bem, lá passámos a eliminatória da Taça, ao vencer o desempate por pontapés da marca de grande penalidade. Não consigo fazer uma ideia muito precisa de como jogámos, dado que uma consulta aos diversos jornais online dá-me informações muito díspares (com o Record, sem surpresas, a ser o que mais deita abaixo o Benfica). Pelo menos parece que, mais uma vez, o guarda-redes adversário foi o melhor em campo. Nada a que não estejamos habituados.

Por aqui os jornais de Madrid andavam num excessivo triunfalismo depois das últimas vitórias do Real. Ontem mesmo falavam de uma qualquer vingança que o Real iria exercer sobre o Zaragoza devido a ter perdido uma final da taça para eles há um par de anos, ao mesmo tempo que pareciam querer arranjar uma crise no Barcelona, líder isolado com nove pontos de avanço, apenas porque na última semana fora eliminado da taça por este mesmo Zaragoza, e perdera um jogo para o campeonato após 14 vitórias consecutivas. Acho que a imprensa desportiva espanhola consegue ser ainda pior que a nossa. À noite a 'vingança' do Real sobre o Zaragoza cifrou-se numa derrota por 6-1.

22 Comments:

At 2/09/2006 11:35 da manhã, Blogger tma said...

Sobre o jogo, resume-se a isto (MMHO, claro...):
Até meio da segunda parte, algum domínio do Benfica, em que a única oportunidade flagrante foi o penalty falhado pelo Simão, já perto do fim da 1ª parte.
A meio da 2ª parte (altura em que o Benfica fez a 2ª subsituição: entrada do Marcel e saída do Geovanni) e até cerca de 10 mins do fim o Nacional teve claramente o controlo do jogo. Não criou propriamente perigo, mas o Benfica não fez nada de produtivo em termos ofensivos e não conseguia ter posse de bola.
A entrada do Karagounis (até que enfim, Sr. Koeman!!!) mudou por completo o jogo: o Benfica passou a conseguir segurar o jogo e o Karagounis demonstrou todas as suas qualidades: capacidade para segurar a bola e de soltá-la no momento certo, sempre pela certa, e algumas vezes a criar jogadas de perigo.
No prolongamento o Benfica demonstrou estar melhor fisicamente, e a 2ª parte foi um massacre.
Figuras do jogo: Karagounis pelo Benfica, Hilário pelo Nacional. Destaco ainda no Benfica o Léo (outro que também tem de jogar SEMPRE - é um Senhor Jogador) e o Luisão (ontem muito mais seguro, a redimir-se do lapso que teve em leiria).

Conclusão: o Karagounis TEM DE JOGAR. Nem que o Benfica jogue só com um trinco, nem que saia o Simão, nem que seja só parte do jogo, mas o homem dá outra dimensão ao jogo do Benfica, pois consegue combinar melhor que ninguém a capacidade para segurar a bola quando é necessário, para a fazer circular quando é oportuno, para fazer passes de qualidade e para rematar.

 
At 2/09/2006 7:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A diferença deste jogo em relação aos anteriores foi que o Luisão e o Alcides voltaram ao normal e não deram borlas, mas até à entrada do Karagounis continuámos com o problema que já vinha desde há algum tempo. Muitos passes falhados pelos jogadores que controlam o meio campo.

Petit, Beto e o próprio Manuel Fernandes são muito bons a cortar jogo mas entregam-no logo a seguir ao adversário. A defesa assim não aguenta, todos os ataques adversários são lançados quando o Benfica devia estar a preparar-se para ataque. Este jogo foi ainda pior pois o Ricardo Rocha nesse capítulo também ajudou e muito à festa.

Com o Karagounis as coisas melhoraram logo. Pessoalmente acho que meio-campo do Benfica devia ser Manuel Fernandes, Karagounis e... Nuno Gomes. À frente Simão, Manduca e Geovanni/Robert. O Benfica não precisa de dois trincos pois eles nos últimos jogos quase que têm jogado pelo adversário.

Uma palavra para os reforços: Manduca bastante bem, Robert melhorou um pouco mas ainda não entra bem no jogo, Marcel uma desgraça. O Robert parece estar no bom caminho mas pelo que vi do Marcel quando muito servirá para suplente do Mantorras. Espero que seja só uma má fase mas já percebi porque veio por empréstimo e não por compra (a Académica não sabia o que fazer com ele e o Benfica não estava realmente interessado em contratá-lo).

O Nacional até nem fez muito anti-jogo, bateram-se bem, mas pela arrogância do presidente dos gajos gramei que o jogo tivesse que ir a penaltis e os gajos falhassem mesmo no fim. Acho que o até o Harry Lime deve ter estado dividido neste jogo.

 
At 2/09/2006 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ooops, não percebo como é que o último comentário foi como anonymous.

 
At 2/09/2006 8:35 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu vi o jogo e acho que o Benfica não jogou grande coisa. Tudo o que o pessoal aqui diz é verdadeiro. O Benfica dominou mas há alguma insegurança no meio-campo e na defesa. Ah... já agora o Simãozinho não existe...

A coisa melhorou com o Karagounis é verdade. Mas por acaso a entrada dele em campo coincidiu com o inicio da Liga dos Últimos na RTP N... E entre ver a Sanjoanense e o Benfica, eu não hesitei: escolhi os de São João da Madeira, últimos nos campeonatos distritais do Porto mas ainda assim muito mais digno do que os galinaceos da freguesia de S. Domingos de Benfica.

Ainda deu, no entanto, para ver os penaltis (em que eu torci para que o Simãozinho falhasse o segundo penalti do jogo). Infelizmente ganhou o SLB

 
At 2/09/2006 8:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Já agora: o Paredes é uma potência do Futebol Europeu.

Lá em cima, no panteão do futebol, encontramos o Paredes ao lado de equipas como o Real Madrid, o Barça, o Milan, o Vizela, o Man Utd, o Chelsea, o Bayern de Munique, o Sporting, o Arsenal e a Juventus.

 
At 2/09/2006 8:46 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, São João da Madeira é no distrito de Aveiro!
E creio que o Benfica é oriundo da freguesia do Benfica (que não é o mesmo que S.D.Benfica), apesar de o Estádio ficar, efectivamente, em S.D.Benfica.

Quanto à insegurança na defesa, é porque deves ter visto o mesmo jogo que o Hilário viu, ou o holograma dele que foi À flash interview (que se calhar, também estava a ver a RTP N...)

 
At 2/09/2006 8:58 da tarde, Blogger tma said...

E já agora, Harry Lime, acrescenta à tua lista o "Gengibre" e o "Almostarda"!

 
At 2/09/2006 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande "Liga dos Ultimos". Bom gosto Harry Lime.

Segue link:

http://s49.yousendit.com/d.aspx?id=27MUL8IRQT6J52R9MQQCQMS6VR

Viste aquela grande defesa do Ricardo Rocha na área?
eh...

Um abraço Leonino

 
At 2/10/2006 6:03 da manhã, Blogger tma said...

Anónimo, ainda assim, gosto mais daquela "defesa" do Ricardo com a bola um metro dentro da baliza...

 
At 2/10/2006 11:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro tma, como adepto desse clube é melhor não ir por ai. Essa viagem pelos árbitros e respectivos erros, foi a vossa auto-estrada para os recentes êxitos. Mas voltando ao jogo com o Nacional considero que foi injusto "os coitados" irem a penáltis com o Benfica.

É como "lutar à espada com o Dartacão" ou competir em atentados com os árabes. Afinal vocês são doutorados nisso.

Um abraço Leonino

 
At 2/10/2006 11:58 da manhã, Blogger D'Arcy said...

É por isso que não gosto quando o Benfica se queixa dos árbitros. Vocês têm doutoramento e pós-doutoramento em queixinhas.

 
At 2/10/2006 1:07 da tarde, Blogger tma said...

Caro Anónimo, eu não estou a ir por lado nenhum!
Mencionou um erro de arbitragem (algo que acontece, tal como acontece jogadores falharem penalties) e eu mencionei outro, quanto a mim bem mais óbvio, mas que para mim não passa disso mesmo: um erro de arbitragem.
Os erros acontecem, umas vezes favoráveis, outra vezes não.
No entanto, cada um é livre de fazer as interpretações que quiser sobre a incidência desses erros. Eu por mim lamento mais que o meu Benfica jogue mal do que sofrer, em 3 jogos consecutivos, golos em off-side.

 
At 2/10/2006 7:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caríssimo tma, fica-lhe muito bem essa postura de mente aberta em relação às arbitragens.

Espero que tenha realmente sentido, esses nobres sentimentos, aplicando-os de forma honesta, durante toda a época anterior e também nesta, aquando da "jarra".

Flores. Paraíso. Mulheres lindas. Arco-íris. Nenúfares. Justiça. É Muito bonito.

LINDO!

Permita-me duvidar.

Não é por nada mas, embora a lamparinada tente transportar, por todos os meios, o "lamechas" para o universo sportinguista, todos nós conhecemos o verdadeiro e grande "choramingas" que existe dentro de cada lampião quando o árbitro não apita a seu bel-prazer.

Um abraço Leonino

 
At 2/10/2006 8:00 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 2/10/2006 8:01 da tarde, Blogger tma said...

Caro Anonymous, relativamente à época anterior, o que vi foi muita irregularidade por parte das principais equipas, o que motivou grande equilíbrio. No fim, o Benfica acabou por ser a equipa mais feliz, mesmo não tendo sido muitas vezes convincente do ponto de vista exibicional.
Por muito que me esforce, não consigo encontrar na arbitragem pretexto para justificar o sucesso do Benfica (da mesma maneira que, se o Benfica não tivesse ganho, não iria por esse caminho para justificar o insucesso), traduzido na conquista do título, que me fartei de festejar.

Mas, claro, cada um é livre de ter a sua opinião, desde que não me obriguem a aceitá-la (querendo com isto também dizer que não me incomoda nada que não aceite a minha opinião).

 
At 2/10/2006 10:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por muito que me esforce não consigo concordar minimamente consigo, a não ser na defesa da liberdade de opinião.

"Levado ao colo" é expressão demasiado pequena para a mais-que-duvidosa vitória que o Benfica alcançou o ano passado.

Se comemorou isso, o problema de consciência é seu. Bom proveito!

Um Abraço Leonino

 
At 2/11/2006 10:01 da manhã, Blogger tma said...

Quanto aos problemas de consciência, nesse caso teria de fazer a pergunta pelo facto de ser adepto de futebol e de contribuir para alimentar um negócio que é, de facto, pouco transparente.
A única coisa que poderia estar ao meu alcance para mudar isso era deixar de ir a jogos de futebol e de assistir a transmissões televisivas...

Porque de resto, a conquista do campeonato foi, antes de mais, uma conquista dos jogadores que vestem a camisola do Benfica (por muito que tente convencer-me do contrário, com as teorias do "colo"), que é quem eu apoio enquanto benfiquista. São essas vitórias que me fazem festejar enquanto tal. Não tenho problemas de consciência nenhuns com isso. Até porque o meu comportamento, enquanto pessoa, não depende dos resultados do Benfica, sejam eles bons ou maus.
Podia o Benfica até descer à 3ª divisão, fosse por que motivo fosse, que eu não deixaria de ser benfiquista, nem deixaria de ser como sou.

Já agora, sim, o Benfica foi "levado ao colo": pelos adeptos!
Obviamente está a falar de outro "colo", mas não lhe vou pedir para demonstrar com factos as evidências que lhe permitem afirmar isso, porque então, teríamos de ir por um caminho pelo qual me "recomendou" que eu não fosse, num comentário anterior...
Mas se quiser ir por aí, por mim tudo bem!

Saudações Benfiquistas!

 
At 2/11/2006 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A conquista do título da época passada foi, uma conquista de verdadeiros mercenários a soldo, mafiosos típicos, autênticos chico-espertos da nossa praça.

Reles Antónios Figueiredos. Apitos encarnados de alguns Brunos Paixões subornados. Veigarices só permitidas num país onde a ditadura clubista ainda é uma realidade. Luíses Guilhermes manipuláveis, enfim, muitos outros factores de idêntico calibre e qualidade.

Só depois disso aparece o Sr. Trapatonni, a equipa e incondicionais adeptos como o caro tma.

Foram Cunhas verdadeiramente Leais, que levaram o seu clube ao colo, obrigando-o a conquistar um campeonato, sem marcar um simples golo de bola corrida durante 4 (quatro) meses.

Mas o colo não acabou e vai continuar.

Por isso, e por muitos lamps o saberem, é que a utilização de um erro, como esse do SCP - Leiria, é usado até à exaustão como arma de arremesso.

Dispara-se para o lado, à falta de melhor...

Estaremos cá, se Deus quiser, para vermos se tenho ou não razão quanto ao colo "versão 05/06".

Um abraço Leonino

 
At 2/11/2006 11:54 da tarde, Blogger tma said...

Os factos e nomes que mencionou não revelam qualquer evidência de "colo", assim como não encontro qualquer correlação entre os nomes e os factos que permitam sustentar que foi por isso que o Benfica ganhou o campeonato!
É verdade que existem suspeitas, e também não ponho as "mãos no fogo" pela generalidade dos dirigentes desportivos mais relevantes, mas não quererá certamente convencer-me de algo que não é possível inferir de uma forma lógica e baseada em evidências...
Ou será que conhece factos, ainda não vindos a público, que não quer, por algum motivo, revelar? Nesse aspecto, assumo a minha ignorância.
Caso contrário, leva-me a crer que a "teoria do colo" resume-se a:
- haver penalties e livres a favor do Benfica (independentemente de serem ou não bem assinalados, e mesmo que só ocasinalmente sejam mal assinalados);
- por vezes, não se marcar penalty contra o Benfica (mesmo que só ocasionalmente haja motivo para isso);
- ignorar os erros de arbitragem que prejudiquem o Benfica (ou beneficiem os seus principais adversários);
- haver dirigentes benfiquistas na liga e noutros clubes de futebol;
- haver árbitros benfiquistas;
- os benfiquistas não se "auto-flagelarem" por festejarem o campeonato conquistado pelo Benfica, ao fim de 11 anos, pois não consideram que isso se deveu a "favores" e por não "comprarem" a "teoria do colo";
Como corolário, podemos concluir que erros de arbitragem como o penalty não assinalado por mão do Ricardo Rocha são "colo", mas como a defesa do Ricardo dentro da baliza são lapso de arbitragem...
Isto lembra-me também o "escarcéu" após a meia-final do Euro 2000, contra a França, por causa de um penalty evidentíssimo do Abel Xavier, quando todos, imediatamente, desataram a insinuar que o árbitro era comprado pelos franceses, etc, etc, quando no fundo, tomou a decisão correcta...

No entanto, já que falou em "disparos ao lado" e "armas de arremesso", não será que, relativamente à época passada, o "disparo ao lado" é precisamente a teoria do colo, e um dos "alvos" é a falha do Ricardo no jogo decisivo na Luz?

 
At 2/12/2006 2:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tema e matéria não falta para continuar. Lamento não o fazer mais aqui.

Se existe coisa que prezo é a liberdade de expressão.

O autor deste blogue censurou, um post meu, onde em meia dúzia de linhas, sintetizei a minha opinião sobre o vosso Benfica.

Depois de ler aquele "escarro" irónico e sarcástico sobre o grande Sporting Clube de Portugal, algures escrito neste blogue, resolvi puxar da mesma arma e, em plena e legitima defesa, ripostei.

Peguei no lado mais sarcástico do coração, e vai daí, lá foi disto. Foi sentido. Completamente vindo do coração. É realmente o que sinto sobre o vosso Benfica. Ainda por cima sintetizado, o que, como sabe, é sempre difícil.

Nada de mais, curto e grosso, mas soft amaciador quando comparado, a não ser que o autor deste blogue considere a palavra "hediondo" uma asneira digna de borracha, alcatrão e penas.

Pelos vistos considera mesmo.
A coisa doeu-lhe e pimba.

Da mesma forma que ele tem todo o direito em limpar o que o incomoda no seu blogue, tal como os chineses expulsam do seu país os mais críticos, eu acho que, chega de escrever aqui, e reservo-me ao direito de sair deste espaço.

A liberdade de expressão nos blogues é importante. A censura só se percebe quando deparamos com repetidos e infindáveis ataques ao espaço. Nessa altura deixa de ser censura e passa a ser autodefesa. É obviamente compreensível.

Nada disso aconteceu. Postei uma única vez. E algo legível.

Não fui mal-educado nem feri a integridade de ninguém ou clube.

Disse simplesmente o que me vai na alma, de forma irónica, utilizando o mesmo estilo do autor deste blogue, quando escreve o que pensa do SCP.

Apagarem assim algo escrito por mim dói-me. Lamento, que o autor, censurando desta forma, mantenha este blogue como "público" quando o pode manter reservado a "sócios".

Não seria mais honesto?

É injusto. Não gostei e vou embora.

Deixo aqui, a todos, mas aos sportinguistas que ficam em particular, os meus cumprimentos.

A si, caro tma, se me permite, um abraço. Desejo-lhe tudo de bom, com excepção do seu clube, onde, obviamente, espero que, nesse caso, tenha os maiores dissabores :-)

Nunca se sabe se, algures por aí, num dia ou noite destas, entre umas valentes "bejecas" e respectivas alcagoitas, continuaremos numa acesa e quente discussão clubista.

Uma coisa, parece-me incontornável. O seu Benfica seria completamente diferente sem o meu Sporting, e o meu Sporting não seria o mesmo sem o seu Benfica, embora eu saiba, por experiência acumulada, que, de seguida me irá dizer que, no caso do Benfica não será assim... mas a isso eu provavelmente ainda poderei ler, mas já não irei responder.

Espero que me compreenda.

Um abraço Leonino

 
At 2/12/2006 10:29 da manhã, Blogger tma said...

Como é evidente, esta nossa "discussão" já se encontra num estado em pouco mais há a acrescentar.

Sendo esta obviamente uma opinão pessoal, tenho de concordar consigo numa coisa: o Benfica, queiramos ou não, não seria o mesmo sem o Sporting (olha, escrevi Sporting e não SCP nem Cepórtêim nem outra coisa qq...), e vice-versa. Sem adversários como o SCP ou o FCP, ser campeão não teria a mesma piada, pois seria uma banalidade, e a concorrência forte leva a que os clubes também se tornem fortes.

E já agora, devo dizer que, apesar de não concordar com o muito que se diz (e que disse) sobre a forma como o Benfica ganhou o campeonato passado, há uma coisa em que eu gostaria de acreditar muito mais, que é a justiça portuguesa (fossem quais fossem as consequências para o futebol e para o Benfica). Esse, sim, é um dos verdadeiro problemas do país, sendo o futebol, pela importância social e económica que tem, um reflexo disso.

Enquanto isso, vou procurando apreciar o futebol no seu verdadeiro lugar: dentro das quatro linhas, e no estádio sempre que tiver oportunidade, pois apesar de a minha vida não depender disso, é um dos prazeres que me habituei, desde os 7 anos, a apreciar, e do qual custa privar-me...
A rivalidade clubística, dentro dos limites da moderação (e considero a ironia como estando dentro dos limites dessa moderação!) é algo que contribui para que o prazer de apreciar os jogos de futebol e as competições ainda seja maior!

Também a si desejo as maiores felicidades, excluindo, como é óbvio, as resultantes dos sucessos do seu clube ;-)
Como o mundo é uma ervilha, quem sabe se já não nos conhecemos...

Um abraço Benfiquista

PS: sobre o autor do blog (que obviamente não precisa que eu o defenda), julgá-lo por ter censurado um comentário a um post de "dificil encaixe" para a lagartagem, onde houve vários comentários a ultrapassar os limites do razoável, talvez seja permaturo...

 
At 2/12/2006 1:30 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu apenas apaguei comentários que continham termos que considero mal-educados ou que se limitavam a insultar-me directamente ou a outros autores de comentários. Nunca apagaria um comentário por conter a palavra 'hediondo'. Se apaguei um comentário do anónimo em questão (já agora, identificar-se nem que seja com um nome temporário ajudar-me-ia a ter uma noção, nem que mínima, de quem vem o comentário) foi porque obedecia a um dos critérios que mencionei. Se não foi este o caso, então admito que possa ter sido um engano meu, no meio das dezenas de comentários que me vi obrigado a ir apagando, e desde já peço desculpa pelo erro.

Não tenho qualquer problema em que adeptos de outros clubes frequentem este espaço, e digam de sua justiça, mesmo que se limitem a criticar o Benfica ou a tecer conspirações que o envolvam. O que eu não gosto é que se recorram a obscenidades ou que se limitem a ataques pessoais ao autor do blog ou a outros comentadores.

 

Enviar um comentário

<< Home