quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Tranquilo

A semana passada, quando fiz o post sobre o jogo da primeira mão desta eliminatória, escrevi [...]tendo em conta o que vi hoje, acredito que o Benfica consiga passar esta eliminatória sem necessidade de grandes sobressaltos[...]. E no fundo, foi o que aconteceu hoje. Apesar do pequeno percalço que foi o golo do Dínamo, nunca me pareceu que a eliminatória estivesse em risco, e só mesmo por muito azar ou algo extraordinário é que os romenos nos eliminariam. Não foi sequer um Benfica brilhante o que se apresentou esta noite em Budapeste, perdão, Bucareste. Foi sobretudo um Benfica com 'muita tranquilidade', que apresentou uma atitude e ritmo constantes durante todo o jogo, e que sempre me pareceu seguro que a sua superioridade viria naturalmente ao de cima. Aliás, tão seguro parecia que aqui e ali chegou mesmo a dar alguma impressão de sobranceria.

Meia surpresa foi o que tive quando liguei a televisão, e a primeira imagem que vejo é a do Nuno Gomes a sair do túnel com o fato de treino vestido, dirigindo-se para o banco de suplentes. E digo 'meia' porque se é certo que o mau momento de forma que ele atravessa fazia adivinhar que mais cedo ou mais tarde ele pudesse vir a perder a titularidade, também me recordo da manifestação pública de apoio que o Fernando Santos lhe fez ainda o fim-de-semana passado, pelo que não pensei que a tal perda da titularidade acontecesse tão cedo. Excepção feita a esta meia surpresa, que significou a entrada do Derlei para o onze inicial, de resto nada de novo. Jogaram os do costume, com a táctica do losango do costume. Ao contrário do que seria expectável, o início do jogo não mostrou um Dínamo a lançar-se desesperadamente na procura do golo que anularia a vantagem que o Benfica levava de Lisboa. O Benfica parecia estar calmamente com o controlo do jogo, e os romenos aparentavam algum receio. E foi até cedo que o Benfica dispôs de uma boa oportunidade para marcar, quando um roubo de bola a meio-campo deixou os três avançados do Benfica contra apenas um defesa do Dínamo, mas a tradicional cerimónia e lentidão na altura das decisões significou que os três andaram ali a endossar a responsabilidade da finalização de uns para os outros, de tal forma que nem sequer se chegou a finalizar esse lance com um remate à baliza.

De qualquer maneira esse lance, e o que se vinha passando nos primeiros minutos, deixaram-me ainda mais confiante num desfecho favorável da eliminatória. Para mim foi portanto surpreendente (apesar de se notar já um ligeiro ascendente do Dínamo após os primeiros quinze minutos) que o Dínamo se colocasse em vantagem. Julgo que terá sido a primeira grande oportunidade criada pelos romenos. O excelente passe pelo centro da nossa defesa foi encontrar uma desmarcação perfeita do Munteanu (não deveria haver um dos médios a acompanhá-lo? Petit? Karagounis?), e o ex-jogador do At.Madrid não teve dificuldades em concretizar. Mas este golo não alterou muito o cariz do jogo. Nem os romenos passaram a defender com unhas e dentes, nem o Benfica perdeu o controlo ou a atitude tranquila que vinha demonstrando. Com o decorrer do tempo fomo-nos aproximando progressivamente da área adversária, e criando oportunidades para, tal como na primeira mão, o guarda-redes Lobont brilhar. Assim, quando o intervalo chegou o resultado era, na minha sincera opinião, injusto para aquilo que eu tinha visto durante a primeira parte.

A segunda parte, sem alterações no Benfica, também não trouxe grandes mudanças na tendência do jogo em relação ao que se passava no final da primeira parte. Pouco tempo após o reinício o Benfica dispôs de um canto na esquerda do ataque, que foi marcado pelo Simão para uma concretização ao primeiro poste por parte do Anderson (a diferença no número de golos que passámos a marcar na sequência de cantos desde que o Simão passou a marcá-los em vez do Petit é abissal). Para mim este golo significou o resolver da eliminatória, isto apesar de ainda faltar quase toda a segunda parte para jogar. Mas tendo em conta o futebol exibido pelo Dínamo, e sobretudo o número de ocasiões de golo que eles tinham conseguido criar até então, não estava a vê-los a conseguirem marcar-nos mais dois golos. A partir daí fiquei sobretudo a torcer para que o Benfica não se remetesse à defesa, e que tentasse vencer o jogo, dada a importância deste confronto directo com uma equipa do país que é o concorrente mais ameaçador à posição de Portugal no ranking da UEFA. Foi o que aconteceu. Apesar dos romenos, obviamente, terem agora que arriscar mais no ataque, o Benfica não se remeteu à defesa, e continuou a jogar na mesma toada. O trio do meio-campo benfiquista foi bastante importante na manutenção deste ritmo, já que conseguia parar grande parte das investidas romenas, e segurar a bola (por vezes, no caso do Karagounis, quase até à exaustão - haverá maneira de desarmá-lo sem que o árbitro assinale falta?). Incapaz de entrar na nossa área, no período a seguir ao nosso golo viu-se o Dínamo a tentar recorrer aos remates de longe, no entanto sem grandes efeitos práticos.

O nosso segundo golo acabou mesmo por surgir. Poderia aliás ter surgido uns segundos antes, porque o Simão, completamente isolado na cara do guarda-redes, acabou por permitir a defesa do Lobont para canto. Depois houve uma sequência de três cantos a nosso favor, e no terceiro o Katsouranis, mantendo os bons hábitos, apareceu no sítio do costume e da forma do costume (antecipação de cabeça ao primeiro poste) a concretizar. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o desfecho da eliminatória, estas provavelmente ter-se-ão dissipado nesse momento. E daqui até final o Benfica foi controlando o jogo, e gerindo (sem grande esforço, diga-se) o resultado. Aliás, parecia-me que o Benfica até poderia mais rapidamente chegar a um terceiro golo do que o Dínamo empatar. Pena, peninha mesmo, foi aquele 'atrevimento' do Miccoli, ao tentar um chapéu ao Lobont quando descaído sobre a esquerda, não ter resultado em golo. Teria sido um momento sublime. Mas o marcador não se alterou, e ficou assim a vitória do Benfica na eliminatória e nos dois jogos sobre uma equipa romena. De certeza que estes pontos darão muito jeito a Portugal.

A equipa hoje esteve bem no geral, bastante sólida e homogénea. Os centrais estiveram bastante seguros (embora não tivesse gostado da forma como a bola passou por aquela zona no lance do golo romeno), mas o Anderson continua a irritar-me um pouco pelo pormenor de utilizar demasiado os braços quando disputa bolas pelo ar, e com isso arriscamo-nos sempre a ter faltas assinaladas contra perto da nossa área. O Luisão esteve, sem surpresas, imperial. E quase já nem vale a pena dizer que o Simão foi um dos melhores em campo. Bem também esteve em geral o trio do meio-campo nas tarefas defensivas, incluindo o Katsouranis, que esteve uns furos acima dos últimos jogos. Será que não dá para o deixar descansar um bocadinho? Far-nos-ia falta um Katsouranis na máxima força para lguns jogos decisivos que teremos daqui a um ou dois meses...

A vitória de hoje na eliminatória e no jogo foi importante e saborosa, mas sinceramente não esperava outro desfecho que não este, sobretudo depois de ter visto o jogo da primeira mão. Para mim, a ideia do Benfica ser eliminado por estes romenos seria um descalabro comparável a uma célebre eliminação do nosso Nandinho aos pés de um certo Gençlerbirligi. Sim, eu sei que o Dínamo é o líder do campeonato romeno com treze pontos de avanço sobre o Steaua. Mas estamos a falar de um campeonato em que as equipas do topo da tabela vêm contratar jogadores às equipas que no campeonato português andam pela parte baixa da tabela. O Dínamo joga num estádio para aí do tamanho da Mata Real, e apesar de ter uma equipa arrumadinha e bem orientada consegue ter jogadores como o lateral-direito Blay, cuja tosquice é comparável à de uma peça de mobiliário rústico medieval, ou o trinco Margaritescu, que dada a sua propensão para varrer tudo o que lhe passa à frente em nada fica a dever a uma ceifeira industrial. O único jogador que de facto se destaca é o guarda-redes Bogdan Lobont, que não merece estar num campeonato que importa guarda-redes como o Carlos (ex-Boavista). Era lá admissível que o Benfica fosse eliminado por uma equipa destas?

Enfim, missão cumprida, e com toda a tranquilidade. Next!

47 Comments:

At 2/22/2007 11:16 da tarde, Blogger Pedro said...

E o Nelson esteve bem melhorzinho.
Agora q venha o Paços!!

Next stop Paris.

 
At 2/22/2007 11:26 da tarde, Blogger Unknown said...

Mais uma vez e para n variar Fernando Santos esteve muito bem na escolha da equipa. Retirou o Nuno sem problemas e pôs um homem mais rápido na frente(Derlei), no sentido de aproveitar o contra-ataque. Infelizmente, n aproveitamos os lances de contra-ataque que tivemos e dps sofremos um golo. O Nuno regressará contra o Paços, o q tb me parece bem, visto q é o único jogador q temos q consegue jogar junto aos centrais e combinar com os colegas.

 
At 2/23/2007 12:55 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Pedro, a melhoria do Nélson não é alheia, na minha opinião, à também melhoria do Katsouranis neste jogo. O Nélson ressente-se muito quando não tem alguém que cubra com segurança as subidas dele, e com o Kat de rastos, como tem acontecido ultimamente, o Nélson também passou a ter um rendimento muito inferior.

 
At 2/23/2007 1:07 da manhã, Blogger Unknown said...

Custa-me ver um jogador como o kat ter rendimentos abaixo daquilo q pode fazer por causa do cansaço. E o pior é q n temos alternativas válidas para o poder poupar...

 
At 2/23/2007 1:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

claro que não há alternativas a katsos...olhamos para o banco e o que se vê? BETO NÃO! coimbra joga 30 segundos por partida...despacharam o diego e não trouxeram ninguém...agora quero ver!

o derlei ainda está muito longe do ritmo.

nuno gomes consegue jogar junto aos centrais? não salta a uma bola dividida...mas calma, já sei, é excelente de costas para a baliza, é muito bom tacticamente e faz tabelinhas...bah! a um avançado exige-se objectividade! ele que aprenda com o "micle" a rematar à baliza!

quanto ao jogo, na única chance, os romenos marcaram. excelente reacção ainda na 1ª parte. no início da época teriamos sido goleados...

em frança É TUDO VERMELHO!

 
At 2/23/2007 9:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o Benfica demonstrou ser muito melhor e ganhou nas kalmas ao Dínamo.O jogo de ontem acabou por ser mais facil do que na Luz e apesar do golo deles, estive sempre convencido que a eliminatória era nossa. DESTA VEZ ESTEVE BEM O FS, ao deixar o N Gomes no banco e apostar numa dupla mais rapida e móvel apoiada pelo Simão.Lugares cativos no Benfica devem ser só para os sócios, para os jogadores lugares RECARO, dão humildade e fazem bem à coluna.
A equipa ainda pode melhorar e muito a eficácia, quando o Luisão começar a acertar os cabeceamentos, quando o Miccoli melhorar a forma, quando o Derlei se ambientar melhor na equipa, etc...
Penso que o Katsouranis (grande golo naquele lance estudado com o Simão) deve descansar um pouco, se calhar já contra o Paços, o problema é que não temos quem o substitua, talvez saindo mais cedo.
Fiquei maravilhado com uma jogada do Simão, em que ele atravessa a área da direita p/esquerda em dribles e simulações e depois centra p/o Miccolli, mas a bola sai..pura classe!! Os defesas romenos ficaram vergados com o peso da dura realidade...aquilo é um nivel um pouco acima dos cães vermelhos, aquilo é uma águia vermelha. Alem disso não tem vedetismos, joga,marca, dá a marcar, não se lesiona, uma beleza.
A par do Katsouranis a sua não ida p/Valencia foi a melhor aquisição do clube.

 
At 2/23/2007 10:57 da manhã, Blogger Unknown said...

então vá, vamos pôr as coias de outra maneira. Segunda n joga o Nuno (vamos supor) quem põem?? hm?? lembrem-se q para vocês um avançado tem de ser objectivo e marcar golos..quem põem?

 
At 2/23/2007 11:13 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Yu Dabao ;) Agora até já marca golos de livre e tudo!

 
At 2/23/2007 11:16 da manhã, Blogger Unknown said...

Epá, se for o Yu Dabao, eu calo-me já! nem se fala mais nisso!(S bem q aqui entre nós q ng nos lê, o golo de livre foi uma paia do caraças... :D)

 
At 2/23/2007 11:29 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sabes como é, um avançado 'abençoado' marca golos de toda a forma e feitio. Até 'de bunda', como dizia o Jardel nos seus tempos áureos ;)

 
At 2/23/2007 11:38 da manhã, Blogger Unknown said...

Isso faz-me lembrar o comentário do ricardo gomes qd lhe perguntaram do golo do Vata com a mão ao Marselha."Até podia ter sido com a bunda da roberta close!" disse ele. :D

 
At 2/23/2007 11:45 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Por acaso também me lembrei disso :)

 
At 2/23/2007 11:48 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

O amigo Vosé Jeiga embarca facilmente na conversa dos jornalistas. O Nuno Gomes não saltar a bolas é completamente falso. Pode até saltar mal e perder a maioria dos duelso, mas salta. E já vi o Benfica marcar golos depois do Nuno ganhar bolas altas. E isso de só jogar de costas é outra falsidade. Uma das boas características do Nuno Gomes é saber desmarcar-se muito bem no fora de jogo. Agora se os modelos de jogo definidos o obrigam a jogar de outra forma, já é uma história completamente distinta. Só acho que seria bom analisarmos o Nuno Gomes por todas as épocas que já jogou no Benfica (e de forma rigorosa), e não nos lembrarmos apenas dos últimos meses.

 
At 2/23/2007 12:02 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não concordo quando de um momento para o outro há pessoas que 'esquecem' completamente tudo o que o Nuno Gomes já fez no Benfica. Ele merece, e continuará a merecer todo o meu respeito.

Agora há também o outro lado. É que para se decidir quem é que vai jogar no próximo jogo convém mesmo só olhar, nem direi para os últimos meses, mas para as últimas semanas, porque só deve jogar quem estiver em forma (sim, porque se se tivesse que olhar para a carreira dos jogadores num todo, então numa situação extrema o Eusébio ainda teria legitimidade para reclamar um lugar de titular ;)). O Nuno Gomes, claramente, não está em forma, e por isso não me choca que ele comece a ir ao banco umas vezes. Aliás isto é até uma forma de proteger o jogador, cuja contestação por parte de muitos dos adeptos parecer provir precisamente do facto dele ser sempre titular mesmo quando mostra atravessar esta má forma.

É que, como dizia ontem a Leonor Pinhão: "Qualquer espectador a partir dos nove anos de idade sabe, de ciência certa, que um ponta-de-lança a sério, quando recebe a bola de costas para a baliza, só tem dois modos de resolver a bem a situação: ou domina a bola ou sofre falta do defesa que o marca." E isto não é o que se tem passado ultimamente com o Nuno Gomes.

 
At 2/23/2007 12:16 da tarde, Blogger Unknown said...

Para mim a questão é só uma. A pôr o nuno no banco, quem entra? S o Nuno tem estado abaixo do q pode fazer é obvio, mas quem entra?O Derlei está mto longe da boa forma e n é seguramente homem pa ficar na área. Na selecção eu defendia a titularidade do Nuno, pois o pauleta n marcava e para ter um avançado q n marca, prefiro o Nuno, q sempre sabe melhor combinar com os colegas. Ora a questão no benfica para mim ainda mais obvia se torna qd nós nem sequer temos "Pauleta". Qd o Derlei estiver em forma, logo se verá o q é melhor po ataque do benfica, o q renderá mais golos, por ora, gostem ou n, é o Nuno q joga.

 
At 2/23/2007 3:35 da tarde, Blogger último! said...

Boas,


Eu acho que todos temos um pouco de razão.
O Nuno está em má forma e nisso estamos todos de acordo.
O Nuno mesmo sem marcar golos é importante, também me parece inegável.

Quanto ao senta-lo no banco pode ser uma maneira de defende-lo mas nunca de recuperar a confiança, um avançado só recupera a veia goleadora marcando e só marca jogando.

Agora poderá ser positivo não começar sempre como titular mas isso já depende de cada jogador, há jogadores que reagem bem outros não e essa análise deverá ser feita pelo treinador.

O que critico é que estas "polémicas" a maior parte das vezes são lançadas pela imprensa e alguns adeptos influenciados pelas mesmas, não defendem o clube.

Já repararam que o Hélder Postiga não marca há muito mais tempo que o Nuno Gomes e ninguém fala nisso, porque será?

Porquê, as lesões no Benfica são sempre culpa do departamento médico (algumas foram) mas nos outros clubes mesmo com mais lesões e recaídas, ninguém fala?

O Benfica é muito grande e as vezes isso é prejudicial em qualquer vitória somos os maiores e em qualquer derrota cai o Carmo e a Trindade, claro que há coisas que podem ser melhoradas mas raramente vejo os anti-benfiquistas atacarem o próprio clube mesmo que o erro seja crasso. Eles defendem sempre o clube contra tudo e todos e nós infelizmente as vezes prejudicamos mais do que ajudamos.

Mas esqueçam lá isso, a nossa grandeza faz-se exactamente por sermos diferentes, as "polémicas vendidas" pela imprensa é que deixam louco!!!


Abraços
Força Benfica

 
At 2/23/2007 4:26 da tarde, Blogger tma said...

Penso que estamos todos de acordo que o apuramento nesta eliminatória era o mínimo que se exigia ao Benfica. Claro que nem sempre ser melhor significa ganhar, pelo que não deixa de haver muito mérito do Benfica e até pq os romenos, apesar de estarem um nível abaixo do do Benfica, sabem o que é jogar à bola e não são de todo uma equipa a menosprezar (até pq fizeram alguns resultados interessantes no seu percurso até jogarem com o Benfica).
Da mesma forma, considero que a vitória de ontem foi consequência natural da superioridade do Benfica.
O facto de termos estado a perder acabou por, no final, ser um aspecto positivo, pois vencer após ter estado a perder ajuda uma equipa a ganhar confiança (sobretudo depois de 2 resultado negativos bem recentes).
E é também de salientar a eficácia nas bolas paradas, o que num comentário gabrielalvesco, é sempre importante em alta competição.

 
At 2/23/2007 4:26 da tarde, Blogger tma said...

Mudando um pouco de assunto, para aquele que tem sido o tema dominante (apesar de não ter participado, tenho acompanhado por alto as discussões dos últimos post): Nuno Gomes.
Em primeiro lugar, é evidente que as suas prestações nesta época chegam a ser exasperantes.
No entanto, não nos esqueçamos também que, na época passada, ele teve um excelente início de época, mas problemas físicos, primeiro, e aquele atropelo do Sandro Gaúcho, no jogo no Restelo, impediram-no de ter melhor desempenho.
No caso do Nuno Gomes, o problema dele parece-me ser, claramente, falta de confiança, algo essencial para se ter um bom desempenho e aqui o problema não será tanto técnico mas sim psicológico. O que não deixa de ser um problema e talvez o principal problema que impede o NG de ser o ponta-de-lança rematador e decidido (e decisivo...) de que o BEnfica precisa (como se viu, sobretudo, contra o Boavista). Estou inteiramente de acordo que o Benfica precisa de um avançado "matador" (desde o van Hooijdonk que não temos nenhum...), que eventualmente relegue o NG para o banco.
Por outro lado, ainda no ínicio da época passada o Nuno Gomes revelou também ser capaz de fazer muitos golos e golos decisivos. E em épocas transactas (em particular na época em que fez dupla com o Brian Deane), o Nuno Gomes mostrou do que é capaz, sobretudo com o parceiro "certo" ao lado.

Em suma, considero uma grande injustiça "crucificar" o Nuno Gomes pela sua ineficácia quando fazemos maus resultados (não significando, ainda assim, que eu ache que se deva ser acrítico em relação ao NG).
Quem deve ser responsabilizada é a direcção por não ter ainda contratado um ponta de lança verdadeiramente capaz de fazer golos e fiável em termos exibicionais.
Mas depois da razia que foi a direcção do Mamásio, temos de ser pacientes. Refazer uma equipa é projecto para largos anos, e tem de ser feito de forma sustentada.
Apesar de vários erros feitos por esta direcção do ponto de vista de contratações, há que lhes dar o mérito de terem devolvido ao Benfica a sustentabilidade, passo essencial para que possamos voltar a ter uma grande equipa.
E outro aspecto importante é manter na equipa jogadores que transportem a identidade do clube, que apesar dos seus muitos defeitos, o clube saiba que pode contar com eles. E o Nuno Gomes é um desses jogadores. E para mais, o Nuno Gomes tem 31 anos e não é eterno. Gostaria de acreditar que aposta no Yu Dabao não foi por acaso, e que num futuro próximo, a coexistência dele e do Nuno Gomes no mesmo plantel (e eventualmente no mesmo "11") pode vir a dar muitos frutos...

 
At 2/23/2007 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tma, estou de acordo com a tua posta,
mais especificamente quando dizes "...E para mais, o Nuno Gomes tem 31 anos e não é eterno." e tambem quando dizes "..considero uma grande injustiça "crucificar" o Nuno Gomes pela sua ineficácia quando fazemos maus resultados"...acho que crucificar não, mas umas valentes chibatadas não se perdia nada!!eheheh:)
Agora mais a sério acho que o caso NGomes é um não problema, em qualquer equipa de top, qualquer jogador que não está no seu melhor dá o seu lugar a quem esteja, tão simples quanto isso, e isso sempre aconteceu no Benfica que me lembre, embora tambem me lembre que a competitividade era maior e havia mais soluções.
A forma como eu olho para o meu clube é que não existe ninguem nem nada acima da águia, sejam treinadores , dirigentes ou jogadores. Gosto de idolos e felizmente no Benfica não faltam,mas por favor não tornem o N.Gomes naquilo que ele não é, imprescindivel, ou á altura de outros jogadores que por lá passaram, e que nos seus momentos menos bons deram lugar a outros.
Detesto dizer isto mas na minha opinião os unicos "imprescindiveis" são o Simão , o Kat e o Luisão.Não porque não goste do star system ou dos jogadores em causa, mas porque o Benfica ainda não tem a capacidade economica de poder prescindir de "imprescindiveis".
E isso quanto a mim não é bom. Mas quando o chinês acordar a Luz estremecerá.eheheh

 
At 2/23/2007 7:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só para apimentar um bocadinho a conversa sobre o Nuno Gomes (de quem eu sou fã - é verdade! Ainda os há!) sabem quantos remates fez o Derlei, o tão falado substituto do Nuno no onze, no jogo contra o Dínamo? Zero!

 
At 2/23/2007 7:23 da tarde, Blogger tma said...

Resumindo, o problema não é tanto o Nuno Gomes, mas sim o facto de no plantel não haver melhores alternativas.

 
At 2/23/2007 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Árcy,

Já q falaste na LP, leste o último assunto da crónica de ontem? É colossal! Ela em meia dúzia de linhas diz tudo o que lhe vai na alma sobre os porcos e o que desejava para o jogo com o Chelsea. Ainda por cima de uma forma que as bestas nem sequer percebem, ainda julgam que é um elogio.

A parte do árbitro, então, é linda!

Já na crónica da semana passada a definição de losango é de antologia!

 
At 2/23/2007 8:21 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

tma, plenamente de acordo com o teu comentário, especialmente quando dizes que o seu problema é essencialmente psicológico.(fisicamente parece estar bem)
Ora os urros das bancadas, como aqueles do jogo com o Dinamo, não ajudam nada. Foi até curioso constatar que alguns sócios profundamente agastados com a sua exibição, eu incluído, acabaram por aplaudi-lo de pé (poucos, é verdade) precisamente pelo desconforto causado pela situação. Eu já não sou grande adepto dos assobios, mas respeito que assobia. Agora urrar um jogador do Glorioso?! Imperdoável. Sentia-se ódio em alguns adeptos e eu acho isso inadmissível!

Agora, permite-me apenas ser um pouco picuinhas :) mas a melhor época do Nuno Gomes foi ao lado do JVP.

 
At 2/23/2007 11:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

respeito as opiniões dos demais, mas mantenho: nuno gomes é uma nulidade!

velocidade? não tem!

capacidade de explosão? não tem!

jogo aéreo? mediano (para ser simpático)

espontaneade de remate? fraco.

drible? ZERO!

15 jogos completos = 4 golos! (admito algumas assistências)

com esta performance não há títulos para ninguém...

e claro que nuno gomes NÃO é um símbolo do ENORME BENFICA!

outra questão são as alternativas...vieram marcel e kikin, após meia dúzia de jogos foram literalmente despachados...não deixa de ser curioso com "n" avançados têm sido literalmente despachados...e quem fica é sempre o mesmo...

mas nós não temos capacidade de ir ao brasil ou argentina buscar um goleador de créditos firmados? um jogador que mexa com a torcida, como simão fez! já agora, o que seria do Benfica se simão tivesse saído para o valência ou liverpool? o marco ferreira?

neste momento há mantorras que não pode jogar um jogo inteiro. e há derlei que precisa de ganhar um pouco mais de ritmo.

mas não hesitaria NADA em colocar miccoli e derlei na frente! é de Caras!

caro q. guzman: isto não é uma uma questão de pasquins, ou não (aliás nulo gomes, mesmo com a sua produção mediocre, tem a imprensa a seus pés)...desde que voltou de itália, nulo gomes acomodou-se a um excelente contrato e a uma titularidade vitalícia...que resultam numa performance medíocre, especialmente esta época.

que saudades de um deane ou de um pierre van hoijdjonk...verdadeiros tanques de área com poder de remate e jogo aéreo "milhentas" vezes superior a nulo gomes...

quanto a quem fala do postiga não marcar: com o mal dos outros...podemos nós bem...

 
At 2/23/2007 11:47 da tarde, Blogger T-Rex said...

Permite-me discordar, Quetzal Guzman.
A melhor época do Nuno Gomes foi ao lado de Brian Deane. Nunca marcou tantos golos...
Só no campeonato foram 24.

Mas também é verdade que na época seguinte esteve muito bem. Menos golos (18) mas foi "apenas" o melhor "passador" da Europa e fez um excelente EURO 2000 que lhe valeu um contrato com a Fiorentina! ;)

Vedeta ou Marreta ?

 
At 2/24/2007 12:59 da manhã, Blogger Unknown said...

Vosé Veiga: Estás a ser injusto, estás só a pôr as características q o Nuno n tem. Vamos lá a completar isso:
Poder de desmarcação: Boa
Tabelas: muito bom
Visão de jogo:boa
Recepção:boa
assistências:muitas

para além disto é inteligente e lutador. N é por ele n ter força q deixa de disputar cada bola.
e pronto, são estas as características do nuno, e agora? Queres ve-lo no banco é? Ok, vamos pô-lo no banco, e para o seu lugar vamos pôr um verdadeiro ponta de lança, um terror das balizas adversárias, vamos pôr um...Derlei!!!! O Nuno é uma merda, mas o Derlei q está práticamente na pré-época já deve ser titular do Benfica...n tás a ser coerente! Até admito q o Derlei possa vir a ser titular daqui a umas semanas, se se confirmar q ganhamos com isso, para já esse tipo de analise é prematuro, porque pelo q se tem visto do Derlei, a única coisa q fica é a sua má forma.

"mas nós não temos capacidade de ir ao brasil ou argentina buscar um goleador de créditos firmados? um jogador que mexa com a torcida, como simão fez! já agora, o que seria do Benfica se simão tivesse saído para o valência ou liverpool? o marco ferreira?"

Concordo plenamente.E no dia em q vier esse tal goleador, e o nuno for titular, então esta discussão fará muito mais sentido, com a diferença q haverá pouca gente a para discordar de ti.

Um Abraço :)

 
At 2/24/2007 2:23 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Já agora, acho que o blogger anda um bocado passado com os comentários. Há um comentário do Johnny que eu aprovei e que nunca apareceu, e agora acabei de aprovar um outro do Lampião do Norte que também não vejo aqui... peço as mais sinceras desculpas aos afectados por isto, mas garanto que a culpa não é minha, e que não rejeitei nenhum dos vossos comentários...

Filipe: a recepção da bola é precisamente um dos pontos que ultimamente me anda a irritar mais no Nuno Gomes. Porque tem sido péssima. Ele ou a recepciona e deixa fugir uns dois metros, o que imediatamente corta as jogadas rápidas porque ele tem que recuar para vir buscar a bola, o então recepciona-a de uma forma tão desajeitada que é facilmente desarmado. Aquela boca da Leonor Pinhão que eu mencionei num comentário anterior aplica-se que nem uma luva à situação actual do Nuno Gomes. É que quando ele recebe a bola de costas para a baliza: ele nem domina a bola, nem sofre falta do defesa porque este consegue tirá-la sem precisar de fazer isso.

De qualquer forma não defendo a titularidade do Derlei. Não fiquei nada impressionado com o jogo que ele fez na Roménia.

 
At 2/24/2007 7:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tma, resumindo ainda melhor, o problema é o N.Gomes e a falta de soluções do plantel.
Daí a minha "contínua luta" para que o Benfica compre um ponta de lança clássico, de área, que concretize as centenas de oportunidades que a equipa consegue criar, atraves dos excelentes lançadores que temos, R.Costa , Simão, Nelson, Kat, etc...
E alias o "problema" do N.Gomes não saber parar uma bola e falhar golos de baliza aberta já se sentia desde o tempo do Camacho, lembro-me perfeitamente de o ver a mandar vir com o N.Gomes da linha lateral. A questão é que em Portugal e perante o sistema mediatico vigente existem jogadores que nunca jogam mal, outros que jogam sempre mal, e outros que são "esforçados". Arranjam-se assim umas "etiquetas" que se colam aos jogadores e que se repetem até à exaustão até que fique bem interiorizada nas respectivas massas associativas e não só.Isto por evidente mediocridade do actual jornalismo desportivo e tambem por interesses evidentes empresariais e outros.
Não quero fazer do N.Gomes nenhum caso, mas tão só dizer que ele ou qualquer outro jogador (e são poucas as excepções) se deram muito ao Benfica (frase recorrente do sistema jornalistico), mais receberam em troca, por envergarem aquela camisola.
Termino enviando um grande abraço ao José Torres, avançado do Benfica, magriço e que luta com a doença e com dificuldades económicas. Sem sentimentalismos baratos, este José Torres alem de ser um dos ícones do benfica, foi um grande homem, que ajudou ao mito benfiquista pelo mundo fora.Recordo e fico feliz.
Um abraço para ele.

 
At 2/24/2007 11:11 da manhã, Blogger Unknown said...

D'arcy: Ele está em baixo de forma! O que significa estar em baixo de forma? É precisamente não fazer aquilo a que nos habituou, ou seja, as características q eu referi, neste momento estão abaixo do habitual. Qd um gajo tá em baixo até a inteligência é afectada. :D
Mas o meu ponto é o mesmo, n vale a pena esta discussão qd n se tem alternativas...Pq é q n vamos cascar no Nelson tb? Bora cascar no Nelson...ele há uns jogos q n joga nada!!Ng casca no Nelson com a intensidade com que cascam no Nuno, pq é inutil, n há alternativas válidas... E dps estamos a falar no ataque q dps do jogo contra o Paços, vai ser o melhor ataque do campeonato :D, por isso as coisas nem estão assim tão más..simplesmente temos um jogador lá na frente q vai continuar a ser fraco físicamente, q vai continuar a falhar golos, mas q tenho fé, q volte a tabelar, a assistir e a ser influente como costuma ser. Tal como tenho fé q o Nelson melhore e o Kat melhore!

 
At 2/24/2007 11:25 da manhã, Blogger Unknown said...

Olha, li agora q o Romeu Ribeiro, junior do Benfica (trinco) foi convocado para uma selecção da europa e é o único Português q vai...Por esta n esperava! Talvez tenha q ser mais um a entrar na minha lista dos juniores do Benfica com futuro.

 
At 2/24/2007 11:56 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Que o Nuno Gomes está fora de forma é o que eu tenho andado a dizer desde o início :)

O Nélson, a par do Nuno Gomes, também tem sido muito criticado. Aliás, ultimamente já o criticam quase por hábito, mesmo quando me parece que ele nem fez nada de mal. Eu também acho que o Nélson está uns furos abaixo do que já fez esta época, mas para mim o problema tem muito a ver com questões tácticas, e está bastante ligado à falta de apoio defensivo que ele passou a ter à medida que o Katsouranis foi ficando cada vez mais esgotado.

Acho que pelo menos um jogador da lagartagem, o Adrien Silva, também já foi convocado para essa selecção.

 
At 2/24/2007 12:36 da tarde, Blogger Unknown said...

Adrien silva foi convocado e dps lesionou-se e por causa disso foi o Romeu Ribeiro convocado...(tinhas q me obrigar a dizer tudo, bah... :D)

 
At 2/24/2007 12:44 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Bem, o Silva pelo que sei é organizador de jogo, não é trinco :)

 
At 2/24/2007 12:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

caro felipe, é a tua opinião e respeito-a.

mas,

"Poder de desmarcação: Boa
Tabelas: muito bom
Visão de jogo:boa
Recepção:boa
assistências:muitas"

isto são características de um "10" ou de um extremo...

poder de desmarcação: tem algum, mas depois não sabe concluir!

tabelas: a função de avançado é olhar para a baliza e "mete-las" lá dentro.

visão de jogo: "" Às tabelas

recepção: mediana

assistÊncias: é um factor relevante, mas um avançado não pode viver de meia dúzia de assistências

se perguntares a 10 pessoas as caracteristicas que um avançado/ponta de lança deve ter, 9 respondem: poder de remate, drible, jogo aéreo, sprint final e faro de golo...e o nuno gomes tem muito pouco disto, mesmo estando em forma.

desde que o van hoijdjonk saiu, espera-se todos os anos o "mítico" matador de áerea...mas ele nunca chega...e se chega joga 6 jogos e é corrido para parte incerta...

quanto ao nelson, já nos custou pontos com as suas fífias na defesa...tenta o drible em zonas proibitivas e já se deu muitas vezes mal...

 
At 2/24/2007 1:23 da tarde, Blogger Pedro said...

"Poder de desmarcação: Boa
Tabelas: muito bom
Visão de jogo:boa
Recepção:boa
assistências:muitas"

Estamos a falar de um ponta de lança ou de um médio ofensivo????

 
At 2/24/2007 1:57 da tarde, Blogger Unknown said...

vosé jeiga:
Procura aí em todos os comentários q fiz, um único em q tenha afirmado que o Nuno é ponta de lança. Não é, nunca foi, nem será. E se me perguntasses na altura antes de ele se transferir para a Fiorentina a mesma resposta te dava, n é, nunca foi nem será. E...? que conclusão tiras daqui? que n temos pontas de lança no plantel? isso é obvio.Q n há guito para comprar um bom, nem visão para achar um barato primeiro q outros clubes com mais poder de compra?Isso é o pão nosso de cada época...E agora? Que queres q se faça neste campeonato?Q se tire o Nuno pq está em baixo de forma e q s ponha um goleador em boa forma chamado Derlei? Para ti o Derlei já é ponta de lança? Ou preferes o Mantorras 45 minutos? Ou és contra a venda do Fonseca q tinha dois tijolos no sítio onde é suposto ter pés?
A minha forma de pensar é simples: como joga melhor neste momento o ataque do Benfica? resposta: simão nas costas de micolli e nuno. Sò isto. Se o Derlei começasse a jogar bem e o ataque rendesse mais com ele, era ele q entrava. Se o ataque rendesse mais com o Moretto a ponta de lança, era o Moretto q punha, só isso!Neste momento por mtas voltas q se dê, é Simão, Micolli e Nuno!

 
At 2/24/2007 2:15 da tarde, Blogger Unknown said...

Um pouco de história:
O Nuno nas camadas jovens do Boavista era nº 10. O Manuel José olhou para ele e achou q devia ser ponta de lança e começaram a colocá-lo aí. Resultado acabou por n ser nem uma coisa nem outra, é algo entre os dois, é o chamado falso ponta de lança, o homem q é suposto aparecer nas costas de um.
Hj é um bom profissional, um homem q nunca causou instabilidade no plantel, nem nunca veio falar mal do q quer q fosse cá para fora. defende as cores do Benfica e é benfiquista. Não é jogador de nível internacional, é um bom jogador po campeonato que temos, tem uma carreira respeitável e tem mais de 120 golos marcados ao serviço do clube. Não merece lugar cativo na equipa titular e n o tem como ficou provado esta quinta feira. Mas merece o respeito de todos nós e como benfiquista e sócio deste clube sinto-me tocado qd lhe chamam menina ou floribela. Acho q quem dá tudo o q tem a mais n é obrigado.O Benfica já teve jogadores melhores e vai continuar a ter, mas não são os melhores q ficam nos nossos corações. Só ficarão nos nossos corações os que souberem respeitar e sentir a camisola do Benfica.

 
At 2/24/2007 5:45 da tarde, Blogger Unknown said...

Para quem n gosta do Nuno, aguarde mais um ano.
Yu Dabao, mais 4 golos e duas assistências na goleado de 6-0 do Benfica ao Alverca.

 
At 2/24/2007 10:22 da tarde, Blogger Urra Apre said...

O Dabao está a tornar-se um caso sério, mas por favor não o queiram já queimar como têm feito com os outros putos. A ânsia de aproveitarem quem se destaca um pouco mais nas camadas jovens não tem dado muitos frutos ultimamente.
Acham que um campeonato de juniores é o mesmo que um de séniores? Deixem-no crescer, ganhar mais endurance. Se continuar assim julgo que não na próxima mas na época seguinte está pronto pró "castigo".

Quanto ao Nuno, a minha opinião sempre foi suspeita. Concordo em absoluto com o Filipe. Ao Nuno exigem-se golos, mas infelizmente ninguém repara que o altruismo (por vezes em demasia, confesso) o faz dar mais golos a marcar do que a marcá-los. Uma pergunta: de quem foram as 2 assistências dos golos do rato na Choupana, hein?? hein??? Ninguém responde né? ;)

PS - peço desculpa se for em duplicado mas a anterior deu-me erro

 
At 2/24/2007 10:38 da tarde, Blogger Urra Apre said...

Só ficarão nos nossos corações os que souberem respeitar e sentir a camisola do Benfica.

Está tudo dito, Filipe. Acho que muitos benfiquistas gostam de quem lhes faz mal. Quantos exemplos temos de craques formados ou crescidos no clube e mal lhe acenam com uns €€€ valentes eis que o Benfica deixa de servir. Exemplos? Miguel e Manuel Fernandes são os exemplos mais flagrantes. Põe-se para trás das costas tudo o que o clube fez por eles enquanto não passavam de putos ranhosos e a viver em barracas nos subúrbios. É destes craques que queremos?

Também a mim me fere de morte as alcunhas (vosé podias ser um pouquinho mais comedido não? ;), isso são bocas próprias dos porkos e dos lag's) e os assobios, principalmente porque vem dos que não conseguem perceber o papel do Nuno naquela equipa. Veja-se o jogo com o Dinamo e o que o Derlei (não) fez, porque também ainda não está em forma, evidentemente, mas enquanto não houver alternativa à altura (e digo à altura porque tem que ser alguém com a mesma categoria ou melhor e ambas são difíceis de arranjar) terão que se contentar com o Nuno. Por mim não é nenhum sacrifício e sempre o aplaudirei, como jogador e como homem íntegro e dedicado de alma e coração ao Benfica. Com aquela alma hoje no Benfica só mesmo o Petit.

 
At 2/24/2007 11:07 da tarde, Blogger D'Arcy said...

urra_apre: A assistência no primeiro golo tenho dúvidas se foi intencional ou não, ou mesmo se não foi o próprio defesa a meter a bola no Miccoli, mas vá lá, podemos dizer que foi do Nuno. Agora a segunda tenho a certeza que foi o Petit quem aliviou a bola de cabeça para a corrida do Miccoli :)

E eu admiro muito jogadores altruistas, e inteligentes. Um jogador que está em posição de marcar e passa a bola a outro porque ele está numa situação ainda mais privilegiada, só se pode aplaudir. Agora quando um jogador está em posição de marcar, e em vez de tentar o remate passa para outro que está numa posição muito mais desenquadrada com a baliza, ou que está marcado por um adversário, isso deixa-me fora de mim, porque é sinal de uma total falta de confiança. Ultimamente o Nuno Gomes anda a fazer destas: contra o Varzim estava isolado em frente à baliza e passou a bola para o lado na direcção do Katsouranis (a bola nem lá chegou), e contra o Dínamo mais uma vez abriu-se uma clareira à frente dele que lhe permitiria rematar e em vez disso ele passou a bola para a ponta squerda, onde foi encontrar o Léo (que tinha precisamente arrastado os defesas com ele, permitindo a tal oportunidade de remate ao Nuno), ainda por cima em fora-de-jogo. São jogadas destas que fazem muitos adeptos ver que o Nuno não está em condições.

 
At 2/25/2007 3:23 da manhã, Blogger Unknown said...

D' Arcy, desculpa lá, mas esde que me lembro do nuno a jogar q ele prefere passar a bola em vez de rematar, mas sempre, mesmo antes de ir para a Fiorentina. Lembro-me claramente de no jogo de Portugal contra a França ele ganhar uma bola ao segundo poste de cabeça e em vez de rematar, passa-la ao João Pinto, tanto q até lhe mandei um mail(:D), para a página dele, dizendo q ele era honesto demais no jogo e que deveria ser mais egoísta, mas a verdade é q esta é a forma de ele jogar. Ele confia mais na pontaria dos outros no q na dele, tal como nós, pq para dizer a verdade, ng confia na pontaria do Nuno, portanto já n lhe levo a aml q ele prefira passar a bola, pq acredito q talvez seja mesmo melhor...

 
At 2/25/2007 3:51 da manhã, Blogger Unknown said...

Obrigado urra apre, haja alguém q concorde comigo... :D. Abraço

 
At 2/25/2007 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Altruista e inteligente!!???
Poderia ter uma optima carreira nos serviços sociais, como filantropo ou bombeiro, um ponta de lança convem que seja um pouco egoista e principalmente objectivo.
Quanto aos casos Miguel e M.Fernandes, bem como outros anteriormente H.Leal, Maniche, Edgar não me parece de bom tom estar-se aqui a falar de barracas quando não se conhece o ambiente familiar dos jogadores (ou será pela cor da pele?)e outros tiques quando não se conhece minimammente qual a razão de fundo desses conflitos. Alguns terão sido obviamente por dinheiro, outros nem tanto, e talvez o melhor jogador que passou pelo Benfica, o Eusébio, veio de um bairro desfavorecido, e se calhar, pela mesma optica e raciocinio, era tempo do Benfica lhe pagar o que lhe deve, não ?
Totalmente e frontalmente em desacordo contigo, Urra apre!

 
At 2/26/2007 2:44 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

T-Rex,
ao lado de Brian Deane (ou parcialmente, já que o calmeirão só chegou em Dezembro) foram 18 golos. Época 97/98. Foi no ano seguinte que o Nuno marcou 24. O Deane andou por cá poucas jornadas, pelo que não teve grande influência no desempenho do português. Aliás, nas primeiras jornadas jogávamos com a dupla Deane / Pringle. Só depois é que o Souness apostou em Gomes / JVP.

vosé jeiga,
continuamos em desacordo. Primeiro porque não consigo relacionar uma suposta acomodação com a rentabilidade retirada. Mais uma vez, digo que é preciso olhar para o passado com cautela. Nuno Gomes regressou lesionado e passou as duas primeiras épocas a lutar contra recaídas constantes. Pode paracer irrelevante, mas não é para mim. O grau de exigência não pode ser igual ao de um avançado que fez toda a preparação. Depois, no primeiro ano pos-Itália em que conseguiu fazer uma pre-época sem incidentes, teve o episódio Marco Tábuas que o atirou novamente para o estaleiro. O ano passado, 15 golos, apenas porque nova lesão o atirou para a fisioterapia. Este ano está mal? Pois está. Está a fazer uma época miserável! Tem lugar cativo? Não. Não há é alternativa. Merece o tratamento insultuoso de que tem sido alvo? Só quem tem falta de memória pode achar que sim. Um jogador acomodado não sofre o jogo como ele, não se envolve em picardias com adversários, não refila com árbitros. Um jogador acomodado está-se borrifando para o que jogo der. Só lhe importa o dinheiro no final do mês. Se tu achas que o Nuno Gomes é igaul ao Karyaka, então temos visões distintas do futebol. Eu, apesar de todos os defeitos técnicos que possa ter, vejo o Nuno Gomes como um gajo que gosta de vencer e que, apesar do seu passado clubistico, gosta de vencer com o nosso símbolo ao peito.

 
At 2/26/2007 3:37 da tarde, Blogger último! said...

Todos tem um pouco de razão mas sabem quantos golos tem o Nuno em todas as competições?

É que a análise assim já não é tão negativa e até se assemelha ao maior goleador-leva-carga-de-ombro-e-rebola-sessenta-vezes cá do burgo.

Parece-me uma análise (se não me engano) do Record que afirmava que se não fossem as bolas ao poste o Sporting já tinha mais 5 pontos e estava no comando do campeonato!?!?!? Pois esqueceram-se foi de fazer o mesmo com as outras equipas para comparar, só assim de repente, lembro-me do jogo do Boavista (4 bolas na trave) e do Paços (duas bolas) 5 pontos, ops...

O Nuno Gomes só será reconhecido quando acabar a carreira e quando os que o criticam verificarem que mesmo os grandes goleadores também passam por fases negativas, para uns há mais paciência para outros não.
Eu preferia ter um goleador nato mas não tendo vou continuar a apoiá-lo até porque os assobios não ajudam.

Força Benfica

 
At 3/01/2007 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

R.I.P Manuel Bento, que faleceu esta manha no Hospital do Barreiro
Ate sempre. Um adeus a um dos historicos de sempre do Benfica
A familia enlutada os meus sentimentos

 

Enviar um comentário

<< Home