sábado, fevereiro 03, 2007

Incrível

Quando, já perto do final da primeira parte, o Katsouranis segue isolado para a baliza, remata, o William defende, e a bola vai caprichosamente embater na barra da baliza do Boavista, disse convictamente aos meus colegas de bancada 'Hoje não ganhamos'. Acho que ainda podíamos estar a jogar agora, passadas que estão quatro horas sobre o final do jogo, que a bola ainda não teria entrado na baliza dos nossos adversários.

Nem sequer quero estar a escrever muito sobre o jogo em si, para que não me recorde daquilo que se passou. Não sei se alguma vez tinha visto um jogo assim. A única palavra que serve para definir o jogo é 'massacre'. Foi um assalto constante do Benfica à baliza adversária, com inúmeras oportunidades de golo criadas, que foram sendo desperdiçadas quer por aselhice dos nossos jogadores, quer por falta de sorte, quer por mérito do guarda-redes adversário. Houve períodos de jogo em que quase parecia que estávamos a jogar sozinhos. Durante a primeira meia-hora da segunda parte, por exemplo, nem sequer me consigo lembrar de ver o Boavista passar a linha do meio-campo. Aliás, durante praticamente todo o jogo o que se viu foi um sufoco constante do Benfica ao Boavista, mas hoje era mesmo uma daquelas noites em que se pode dizer que a bola não queria entrar.

Foram quatro (pelo menos que me recorde) bolas nos postes e na trave, uma mão-cheia de ocasiões em que os nossos jogadores se isolaram e não conseguiram marcar, e uma série de intervenções meritórias do William. Quando o jogo acabou o único sentimento que tinha era de frustração. Os jogadores deram o que tinham, dominaram completamente, e só faltou mesmo a bola entrar. Nem sequer fiquei irritado com eles (uma excepção no entanto: acho que nunca tinha chamado tantos nomes a um jogador do Benfica como quando o Nuno Gomes, sozinho e praticamente na pequena área, depois de um centro p-e-r-f-e-i-t-o do Léo que lhe meteu a bola na cabeça de tal forma que nem era preciso saltar, conseguiu dar uma marrada tão desajeitada na bola que atirou por cima - aí perdi mesmo as estribeiras). Nem sequer vou criticar o treinador, apesar de não ter gostado muito de algumas opções que tomou durante a partida - para mim o Karagounis nunca deveria ter saído, e a saída do Petit também não foi nada feliz.

Foi uma altura muito má para perdermos estes dois pontos, agora que a equipa e os benfiquistas estavam a ficar motivados com a aproximação ao primeiro lugar (50.222 espectadores esta noite na Luz). Mas enfim, há dias assim. Ninguém podia prever que o Jaime Pacheco tinha uma manada de vacas leiteiras escondida no balneário.

23 Comments:

At 2/03/2007 9:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Azar?? Bruxas??!!
Não! É preciso um gajo que marque golos.Um ponta de lança. HÁ ANOS, HÁ ANOS!!!

 
At 2/03/2007 10:31 da manhã, Blogger BP said...

Se vos disser que não consegui dormir nada, acreditam?? Tou cá com uma descarga de adrenalina que so visto! E desde a primeira bola no ferro que não páro de dizer: "DA_SE!!!!!!" Acabei o jogo tão esgotado qt os jogadores... o Nuno gomes ta memso fora dela... mandem vir o chinês!!!!!!!!

 
At 2/03/2007 11:16 da manhã, Blogger T-Rex said...

Isto foi pior que uma derrota. Como é que é possível?????????

Vedeta ou Marreta ?

 
At 2/03/2007 12:02 da tarde, Blogger Pedro said...

o Santos mostrou quanto é fraco quer em termos técnicos quer em termos psicológicos.

Mexer na equipa foi um erro brutal. A táctica estava perfeita, tudo estava a funcionar bem, as oportunidades de golo surgiam a um ritmo avassalador e o sr Santos resolveu tirar um dos melhores para meter um caceteiro q está parado desde Novembro e alterar a táctica.....resultado? O SLB abrandou claramente o ritmo de ataque. Da noite para o dia.

Mesmo assim podiamos e deviamos ter ganho. Simão volou a falhar na cara do guarda redes...marca golos maravilhosos fora da área mas com o gr pela frente tem enormes dificuldades em marcar golo, Barcelona, Dubai e ontem são uma clara amostra disso. E o q dizer de Nuno Gomes no lance q referiste D'Arcy? Uma vergonha...o SLB não pode gastar mais de 20 mil cts mês num ponta de lança destes. NÃO PODE. E o q ele jogou bem na primeira parte...mas não pode falhar lances daqueles. Eu não exigo q o Luisão acerte na baliza qd remata à entrada da área, exigo-lhe q limpe a nossa defesa e é isso q ele tem feito na perfeição. Ao NG exigo q marque golos, no minimo q não falhe golos feitos.

Assim não pode ser.

Foi o melhor jogo do SLB q vi em anos, muitos anos, e foi o jogo em q dissemos adeus ao titulo. Mantenham a forç e a garra deste jogo para as Taças q faltam. Ao menos isso.

 
At 2/03/2007 1:40 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já li noutros sítios que o Derlei agrediu um adversário num lance sem bola (não dei por isso durante o jogo). Para usar uma expressão do Antitripa, parece que a 'descabronização' de um gajo daqueles é um processo difícil. Isto só vem confirmar as minhas reservas em relação à contratação dele (para além disso ele pouco ou nada fez enquanto esteve em campo, sobretudo em comparação com o Karagounis). Cada vez estou mais convicto de que o Kikín não deveria ter ido embora.

E sim, o Santola esteve mal nas substituições. Não que isso tivesse afectado muito o domínio do Benfica, que era absolutamente avassalador. Mas abdicar do meio-campo, que foi o que ele fez, é uma má opção, porque começou a obrigar a equipa a recorrer ao futebol directo demasiado cedo. Aliás, ele próprio deve ter-se apercebido que tinha feito asneira, e por isso teve que recorrer ao João Coimbra para reequilibrar o meio-campo.

 
At 2/03/2007 2:36 da tarde, Blogger Lampião do Norte said...

O Derlei agrediu nitidamente o Grzelak. (acho que foi o Grzelak)
Infelizmente confirmou assim certas reservas que muitos adeptos tinham, e têm, em relação a ele.

Quanto ao jogo foi um massacre. Ainda não consigo acreditar em tanta infelicidade, e tal como tu, acho que nunca tinha insultado tanto um jogador do Benfica como ontem insultei o Nuno Gomes. É absolutamente imperdoável falhar um golo daqueles.

Abraços!

 
At 2/03/2007 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é incrivel como o NG ´e que é o culpado da derrota!!! o simao e o katsouranis falharam mais que ele, mas ele é que paga as favas..só para variar......

 
At 2/03/2007 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda não estamos afastados do título
longe disso, mas agora temos que subir uma montanha.
Este jogo foi um condensado das oportunidades perdidas,
que o Benfica sempre teve muito acima do que é normal, mas disperso por varios jogos ao longo da época.
Nenhum dos avançados do Benfica é ponta de lança de raíz, N.Gomes, Miccoli, Derlei, Mantorras , são jogadores adaptados à função. Ontem lembrei-me (vejam lá) do Karadas, um demolidor dentro da área, sem grande tecnica, mas objectivo, sem merdinhas, nem rodriguinhos.
Que entre o Chinês, caraças, Uma equipa como o Benfica não pode jogar sem um ponta de lança, um homem de área!!!

 
At 2/03/2007 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a mim aquilo soube a derrota...

tivemos azar, mas falhar tantas oportunidades não é só azar, é ineficácia ofensiva...

além do jogo o ano passado no dragay, nao me lembro um jogo em que ele tivesse resolvido...é uma autêntica vaca sagrada...

desde mats magnunson que não existe Ponte de Lança na Luz.

claro que o %$## do william tirou a noite para brilhar, e 3 bolas ao fero do mesmo jogador deve ser record mundial...

tirar karagounis aos 60', quando este estava a ser dos melhores em campo foi uma sub à lá nandinho timex...

 
At 2/03/2007 5:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tivemos azar, sim, mas isso, naturalmente, não explica tudo. Dois comentadores tocaram no ponto essencial, e cito:

Born Again índio:

«É preciso um gajo que marque golos.Um ponta de lança. HÁ ANOS, HÁ ANOS!!!»

Pedro:

«o SLB não pode gastar mais de 20 mil cts mês num ponta de lança destes. NÃO PODE.»

Enquanto isto não for percebido pelos benfiquistas nada há a fazer...pode ser muito boa pessoa, um excelente ser humano e o melhor amiguinho dos animais, o Benfica não pode ter um avançado como aquele, e não se trata de um mau momento, o homem é um bluff completo desde a primeira hora que chegou ao Benfica, se tive uma alegria imensa quando nos livrámos dele para Itália sei que o maior erro dos últimos anos foi ter regressado( em Itália também ninguém o queria). Com um ordenado daqueles pagaríamos a um ponta-de-lança de qualidade, e visto que o clube, confiando nas palavras da direcção, continua a ter problemas financeiros não posso fazer mais que falar em má gestão de custos.

Se a isso juntarmos o facto do suplente ser coxo, literalmente( parece quase que temos o Saci do sítio do pica pau amarelo no plantel) a nossa recorrente falta de sorte começa a encontrar explicações.

Acho que esta época já foi, fico agora a aguardar o que se pretende para a próxima, se um plantel de qualidade ou se voltaremos às lamúrias do costume. É altura dos benfiquistas pensarem, com urgência e sem ilusões, se o campeonato conquistado foi o resultado de um trabalho de fundo que deveria dar frutos com regularidade ou o resultado de uma conjuntura momentânea. Aconteceu, voltará a acontecer, mas daqui a quantos anos? Com que regularidade queremos ser campeões? O acto de coragem e de benfiquismo que em minha opinião se exige é uma acto de lucidez e de exigência, ganham bem, representam a maior camisola do país têm que produzir de acordo com isso e é imperativo, que de uma vez por todas, acabe no Benfica o culto dos meninos de ouro, os jogadores de estimação e outras tretas do género. Profissionalismo completo e talento, o resto é conversa.

 
At 2/03/2007 5:33 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Nuno Gomes não é o culpado do empate. O Nuno Gomes é apenas culpado de ter falhado um golo de forma imperdoável, tendo em conta que a função principal dele em campo é precisamente marcar golos. Tal como o fim-de-semana passado no Restelo ele também falhou um golo de uma forma escandalosa. Assim não dá.

 
At 2/03/2007 6:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ahahahah ó contra corrente o NG um bluff?!tb deves ter dito o msm qd ele marcou a epoca passada no dragao, qd nos deu a ultima supertaça,qd tantas e tantas vezes deu os 3 pontos ao slb, etc etc etc...
ele teve apenas uma oportunidade flagrante de marcar...falhou..teve mal..e certo..mas o simaozinho teve mt mais, mas desse nao falam..contiinuem a culpar o Nuno pela derrota..axo k fazem bem...
há e já agr ele tem 10 golos marcados esta epoca em todas as competições, melhor marcador do benfica...para os que andam aí a dizer que sao 4!!!
portanto quer queiram , quer não é ja um dos melhores marcadores de sempre do clube...136 golos..mas e tao mau..pff

 
At 2/03/2007 6:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O que eu gostava de saber é a razão pela qual para algumas pessoas parece ser proibido dizer-se que o Nuno Gomes jogou mal, ou que fez alguma asneira. Eu não deixo de o achar um bom jogador, ou de admirá-lo menos por isso. Mas quando um jogador faz asneira, eu digo que ele faz asneira, e pronto. O Nuno Gomes ontem teve 5 (cinco!) oportunidades de golo, e marcou zero. É uma performance muito má para um jogador de quem se esperam golos. Ninguém está a culpar o Nuno pelo empate. Mas é perfeitamente legítimo dizer-se que ele ontem esteve mal.

 
At 2/03/2007 6:40 da tarde, Blogger Galaad said...

Inexplicável, meu caro, inexplicável...

 
At 2/03/2007 6:41 da tarde, Blogger antitripa said...

Não acredito. Agora sei o que sentem os azuis quando mudam a opinião depois de ouvirem os seus gurus e afirmam aquilo que "viram" sem acreditar muito no seu interior.....é como eu estou...digo que vi aquilo, mas cá no meu interior acho parvamente impossivel....aconteceu mesmo aquilo?

 
At 2/03/2007 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tinhamos cá um avançado com contrato de 3 ou 4 anos e com créditos firmados. Passado 6 meses o Santolas mandou-o embora, agora vem chorar pq falhamos golos fáceis e não temos mais avançados pq um está gordo e o outro só dura 45 minutos??

O homem mete-me uns nervos. Dispensa o tipo que já se tinha adaptado e já marcava e depois ainda vem chorar a situação. Parece um puto que partiu o brinquedo novo e depois chora pq já não o tem. Que vontade de o pegar pelos colarinhos e de o enforcar na estátua do Eusébio!!

Até uma santola verdadeira tem mais inteligência.

 
At 2/03/2007 7:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tambem acho que a culpa não foi exclusivamente do N.Gomes ( e contra mim falo, eheheh) acho é que já é demasiado evidente que para a quantidade de jogo ofensivo que o Benfica cria e sempre criou, não pode contratar jogadores com o perfil do Derlei, Mantorras etc. Isso é para equipas cujo sistema assenta no ataque rápido e pouco apoiado, uma equipa de ataque contínuo como o Benfica que gosta de assumir o jogo tem que ter um ponta de lança clássico que jogue bem de cabeça, e capacidade de decisão dentro da área.
É caro? pois é, mas mais caro é perder campeonatos atras de campeonatos com as desculpas do costume...é o azar, é o novo treinador, são as lesões, etc...
Começa a ser demais, e acho que temos que ser menos acriticos na questão das aquisições, pois isto passa-se ano apos ano,como diz e bem o contra-corrente, se queremos ganhar com regularidade não podemos permitir mais asneiras.Qualquer dia estamos como os "vizinhos" da 2ª circular há uns anos atras "É pró ano, é pro ano..."

 
At 2/03/2007 9:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

HAHAHAHAHAHA!

Embora pensando bem, isto ainda me deixa mais frustrado com o empate de ontem...

 
At 2/04/2007 2:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que é um facto é que o Nuno Gomes, em 17 jogos, marcou apenas 4 golos.
Mais golos do que ele têm, por exemplo, o Katsouranis (5) e o Simão (7), que até nem são pontas-de-lança nem têm por missão última o marcar golos!...
O que, também, é um facto, é que Nuno Gomes tem rendido sempre muito poucos golos nas últimas épocas, e nem sequer tem sido o melhor marcador da equipa, como seria exigível!!!
Nuno Gomes joga na equipa da Liga com o melhor ataque (34 golos), e tem, na lista de melhores marcadores, à sua frente, jogadores como Postiga (10 golos), Simão, Liedson e Linz (7), Quaresma, Nei e Zé Pedro (6), Katsouranis, Lucho G., Mbesuma, Ronny e Nuno Amaro (5), e está acompanhado por muitos outros, com 4 golos marcados: Bueno, Lipatin, Wender, Sougou, Zé Manel, Nani, Paulo Jorge (Braga), Rodrigo, Jaime e Edson...
Repare-se que muitos destes actuam em equipas de reduzido pendor ofensivo, cujos ataques apontaram, até agora, muito poucos golos. É o caso do Boavista (19), Naval (15) e Belenenses (16), só para referir alguns.
Repare-se que Nuno Gomes está com o mesmo número de golos de jogadores como Sougou, do Leiria (-1 jogo), equipa que marcou apenas 15 golos, e como Jaime, do Estrela da Amadora, equipa que fez apenas 10 golos!!!...

É preciso dizer mais alguma coisa?...
Que se pode argumentar a favor de um ponta-de-lança - de raíz, ou não, mas que é utilizado como tal há muitos anos... - que falha oportunidades em barda (ontem, escandalosas, contei 5!!!...), que se atrapalha com a bola e atrapalha os outros (ontem, por exemplo, com o Anderson, a meio metro da linha de golo...), que actua numa equipa servida por municiadores como Simão, Nélson, Rui Costa, Karagounis ou Petit?... (a ordem é arbitrária...).
Mais uma vez se verifica que, no Benfica, mais vale cair em graça do que ser engraçado!...
Infelizmente...

A gestão de recursos no Benfica é miserável, infelizmente...
a) Karadas, apesar de ir marcando uns golitos, era tosco, por isso não jogava; Nuno Gomes era bom, por isso jogava... mas não marcava golos. Nuno Gomes ficou, Karadas partiu.
b) Marcel era perdulário, por isso jogava poucas vezes; Nuno Gomes era mais querido na casa, por isso jogava... mas continuava a não marcar golos. Nuno Gomes ficou, Marcel partiu.
c) Kikin Fonseca marcou poucos golos, por isso jogou poucas vezes; jogava Nuno Gomes... que tem uma média de golos/jogo bem inferior à de Kikin Fonseca. Nuno Gomes ficou, Kikin Fonseca, partiu.
d) Mantorras está coxo, por isso joga 10 minutos de cada vez que é chamado; Nuno Gomes, que joga habitualmente os jogos todos... tem uma média de golos/tempo jogado mutíssimo inferior à do coxo. Nuno Gomes joga, o coxo fica no banco...

Palavras para quê?...
Até quando vamos continuar a alimentar, de forma principesca, vacas sagradas que nada rendem e, no global, pelo que não rendem, enfraquecem a equipa?...

No que concerne à gestão de recursos, a cereja no topo do bolo foi a contratação de Derlei. É um jogador parado desde há três meses, que não vingou, recentemente, num clube quase vulgar, e que apenas fez qualquer coisa de mais relevante, sem ser excepcional, numa equipa onde qualquer um pegava de estaca. Com a agravante de vir rotinado nos hábitos de dar porrada em tudo e todos (já se esqueceram de jogos recentes, mesmo contra o Benfica?...), com o beneplácito de árbitros alimentados a fruta e a café com leite...
Foi-se Kikin Fonseca, um jogador jovem, promissor, internacional. Veio Derlei, 33 anos, de valor muito duvidoso, que nunca fez nada de especial, nem a nível de clubes, nem de selecções (é verdade que nunca lá esteve...).

Não está na hora de acordar?...


Quanto ao jogo com o Boavista, apesar do bom futebol praticado e do domínio claro e absoluto, não rendeu os três pontos.
Razões?
A pouca objectividade de tão bom futebol; a falta de um treinador capaz de alterar para melhor o rumo das coisas (será que FS vai mexer alguma vez na equipa de maneira que ela fique a render mais? Para não variar, ontem voltou a não ser assim...); a falta de um ponta-de-lança - ou de alguém que marque golos, mesmo que se lhe possa chamar guarda-redes - alguém em quem a equipa tenha confiança na hora da verdade...

Ah, é verdade, mesmo com a derrota de hoje dos andrades, acho que o campeonato acabou, mesmo, ontem... por várias razões e por mais uma: na hora em que é preciso, a equipa falha sempre!!!

 
At 2/05/2007 1:37 da manhã, Blogger João Pedro said...

"o homem é um bluff completo desde a primeira hora que chegou ao Benfica"

Parece-me que há aqui claros exagros quanto ao nuno Gomes: é bom lembrar que nos 3 primeiros anos ele marcava 20golos em médiapor campeonato; que quando voltou teve várias lesões e operações; que no ano passado marcou 15 golos; e que pelo Benfica, só no campeonato, já marcou mais de 100 golos, mais do que por exemplo o actual técnico do Leiria em toda a sua carreira, e esse é sempre referido como um craque. Pode não ser um goleador, pode estar muito pedulário, mas não é a desgraça que muitos apontam. e já que falaram no Magnusson, quantos golos é que ele marcou, tirando a época 89-90?
Entretanto, deixamos que o clube esverdeado nos ultrapassasse; valha-nos o Estrela, que conseguiu um pequeno milagre no municipal de Contumil.

 
At 2/05/2007 10:55 da manhã, Blogger Pedro said...

"desde mats magnunson que não existe Ponte de Lança na Luz."

Bem...isto é um exagero.
Tivemos Van Hooidonk, João Tomás, Brian Deanne...todos pontas de lança puros e com resultados positivos na Luz.

 
At 2/05/2007 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Darcy
Boa Tarde! Eu devo ser o único defensor do Nuno Gomes junto aos colagas de bancada. Penso que um sector ao lado do teu. Um jogador que na sexta feira me irritou profundamente foi o Rui Costa. Gosto dele? Claro que sim. É importante? Claro que sim. Agora andar 90 minutos a arrastar-se em que só fez a verdadeira diferença em 2as aberturas para a direita, acho muito pouco. Se ainda não está bom, diga. O FS que lhe pergunte:"Meu caro, só aguentas 45m. Queres jogar os primeiros ou os segundos?" Prefiro meia parte de um Rui "Inteiro" Costa que um jogo com um Rui "Meio" Costa...

Tiago

 
At 2/05/2007 4:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O DIA DAS BRUXAS PARA O BENFICA
Quando liguei o rádio e ouvi o comentador dizer que o Benfica já tinha desperdiçado meia dúzia de oportunidades de golo, fiquei logo com um mau pressentimento. Infelizmente o Benfica não ganhou, senão estaríamos a apenas dois pontos do FC Porto. Este nível de desperdício pode vir a custar-nos muito, muito caro. Para mim é inaceitável que se criem tantas oportunidades e nem uma consiga entrar. Isso não é falta de sorte, é incompetência pura e simples!
Mas nem tudo foi mau, já que o Estrela da Amadora conseguiu ganhar nas Antas. O Sporting tinha mesmo que ganhar... Se dúvidas houvesse, basta olhar para o penalty contra o Nacional e o 1º golo do Sporting. Aliás, até ao minuto 75 o jogo pendeu mais para os madeirenses do que para os leões.
Voltando ao Benfica, no geral a equipa esteve muito bem, exceptuando a finalização. Nota negativa, uma vez mais, para Nuno Gomes (sempre ele, pois claro!!). Como é que um avançado consegue desperdiçar uma oportunidade a meio metro da linha de golo? Eu sei que os defensores de Nuno "golos certos falhados" vão dizer que o rapaz já tem cento e tal golos pelo Benfica. Para aí 90% são contra equipas muito, muito inferiores ao Benfica. Contra equipas do meio da tabela para cima, nem toca na bola. E se tem cento e tal golos, já falhou para aí uns 500, pelo menos. A produtividade deste jogador é um case - study: precisa de ter 50 oportunidades de golo de baliza aberta para marcar um. E continua a titular.... E foi o Fonseca embora quando já se estava a ambientar...
Nélson continua a ter paragens cerebrais digans de um infantil junto da área, fintas ridiculas, passes para os adversários, má marcação aos adversários, etc, etc, etc... Se este jogador é brilhante a atacar, a defender.... é um autentico passador.
Destaco ainda Simão, pelo muito que jogou e porque continua a falhar golos certos só com o guarda - redes pela frente....
Note negativa ainda para Fernando Santos: "Porque será que quando mexe na equipa fica sempre pior?" E porque carga de água não colocou o Mantorras na 2ª parte? São erros a mais deste treinador...
P.S:Derlei lá fez das suas! Castigo, imediatamente.
P.S (2): Penso que o comentárrio do "born again indio",disse tudo.
Maluco do Futebol

 

Enviar um comentário

<< Home