quinta-feira, março 01, 2007

Bento

Ontem o Benfica esteve em festa, na comemoração do seu 103º aniversário. Hoje é um dia de luto e tristeza para os benfiquistas. Morreu O guarda-redes, perdemos o nosso Bento. Não sei se foi o melhor guarda-redes de sempre do Benfica, mas seguramente que foi O Maior. Porque não há ninguém que não se recorde dele, não há ninguém que não se lembre das fantásticas defesas do 'maluco' do Bento. Quando, ainda muito miúdo, comecei a ligar ao futebol e ao Benfica, um dos primeiros nomes que fixei foi 'Manuel Galrinho Bento', que desde logo se tornou um dos meus ídolos. Porque numa equipa onde não havia falta de 'nomes', o Bento conseguia ser uma estrela, e um dos porta-estandartes da nossa mística. A notícia do seu desaparecimento, que me foi dada mesmo agora pelo S.L.B., colheu-me de surpresa e deixa-me imensamente triste, porque vejo assim desaparecer uma parte da história viva do 'meu' Benfica, da geração que me cativou e ensinou a amar e respeitar este clube.

Julgo que para qualquer benfiquista da minha geração o Bento estará sempre associado às primeiras recordações e memórias que temos do Benfica. Podemos dizer que ele nos 'empurrou' a todos um pouquinho mais para a nossa paixão clubística, e nos fez um bocadinho mais benfiquistas. Naqueles tempos de miúdos, nos jogos entre os amigos, quem ia para a baliza só podia sentir-se um nadinha como o Bento, e desejar ser como ele. Senão ir à baliza não tinha piada nenhuma. Número um como o Bento é difícil que volte a haver. Nas balizas e nos corações benfiquistas. Gostava de saber e poder escrever mais, mas neste momento invade-me uma imensa saudade, e não me sinto capaz de escrever algo que faça justiça ao que o Bento significava para mim como benfiquista. Paz à sua alma.

33 Comments:

At 3/01/2007 4:15 da tarde, Blogger falsolento said...

"não me sinto capaz de escrever algo que faça justiça ao que o Bento significava para mim como benfiquista"

É mesmo isto que eu quero dizer. E também um muito obrigado ao Grande BENTO.

 
At 3/01/2007 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um dia muito triste.
R.I.P Manuel Bento, uma figura emblematica da minha juventude, e que simbolizou sempre aquilo que para mim e o Benfica
Descansa em paz
A familia enlutada os meus pessames

 
At 3/01/2007 4:26 da tarde, Blogger João Tomaz said...

O melhor guarda-redes de sempre português. O melhor guarda-redes de sempre no SLB. Estou triste...

 
At 3/01/2007 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para mim também é uma notícia muito triste, já que cheguei a Portugal em 85, ainda nem sabia bem o que era futebol (vivia nos EUA) mas um primo meu mais velho fez questão de me passar a mística benfiquista e quando jogávamos matrecos lembro-me sempre de ele gritar e vibrar com as grandes defesas do "Galrinho"! Depois disso sempre deu provas de enorme benfiquismo e de grandeza humana, pelo que só me resta lamentar e esperar que possamos ainda esta época ganhar um título e dedicar-lhe como fizemos ao Miki!
R.I.P. #1!!!

 
At 3/01/2007 4:37 da tarde, Blogger último! said...

Sempre que falamos na verdadeira mística benfiquista e no que ela significava, lembro-me de jogadores como o BENTO!

 
At 3/01/2007 4:50 da tarde, Blogger tma said...

Até sempre, Manuel Galrinho Bento!

 
At 3/01/2007 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Todas as palavras são poucas.
Obrigado.

 
At 3/01/2007 5:33 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

O primeiro gr de que me lembro no Benfica. Simplesmente espectacular! Que saudades daquelas tardes de Domingo, às cavalitas do meu tio...

 
At 3/01/2007 6:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um dos meus primeiros ídolos tb D´Arcy... sinto exactamente o mesmo que escreveste, é dificil explicar o que este senhor significava para mim, para ti e para milhões de benfiquistas...

 
At 3/01/2007 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D' Arcy,

Não tenhas a mínima dúvida.

Ainda vi (muito pouco) Costa Pereira. Vi José Henrique (bom GR)mas...

Faleceu um dos 2 melhores GR do mundo. O outro é M.Preud'Homme. O terem sido do SLB releva pouco na minha apreciação. MPh já o era antes de vir para a Luz e Manuel Galrinho Bento sempre o foi para mim. O GR das defesas impossíveis. O GR que sózinho garantia vitórias (Estugarda) ou empates fundamentais (Glasgow ou Wembley).O Euro 84, o jogo com a França.

De uma coragem impressionante - os 25 pontos na cabeça num jogo em Famalicão.As saídas nos cruzamentos em que invariavelmente a bola era sempre dele. A velocidade, os reflexos. Foi o MEU GR. O verdadeiro nº 1.
Quando começo a ver futebol minimamente a sério e com paixão jogava José Henriques. Mas o meu GR foi Manuel Galrinho Bento. Aquele que em 20 anos conquistou 22 (vinte e dois) títulos para o SLB. O único que até hoje me dava garantias que quer em penaltis, quer em jogadas de isolamento, a probabilidade de não sofrer golos era no mínimo de 50%. Passar por Manuel Galrinho Bento? Tinham que suar muito!
Também deu os seus franguitos. Foram tão poucos que não me lembro de nenhum.

Pela 1ª vez posso afirmar, que hoje morreu algo que me pertencia!

Fica em paz Manuel Galrinho Bento e muito obrigado por tudo o que me deste.

 
At 3/01/2007 6:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje chorei.não o fazia á imenso tempo,como creio que não estou a ficar mais piegas não á duvidas que era uma grande referencia para mim e para toda a geração de 70.um simbolo do benfica á benfica.destes já não se fabricam!descansa em paz bento!

 
At 3/01/2007 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ay-a-tola,

Podes crer: Quem viu, viu! quem não viu, não sabe o que perdeu nem nunca verá igual!

Malta,

Esta é lapidar! Foi retirada do serbenfiquista.com e presumo que de um livro que não sei identificar, mas diz tudo o que há para dizer.

"Basta passar as mãos pela história do Benfica para sentir a textura de umas luvas sagradas. Moldadas pelo suor, seriam depois esculpidas pelo tempo. Assim que Bento lhes pôs as mãos em cima, nunca mais as largou. Luvas que durante mais de uma década defenderam o indefensável. Foram muitas as vezes que o felino guarda-redes teve de esticar as peles muito para além do que seria humanamente possível. O homem que tornava mais pequena a baliza do Benfica, trocou uma vida no mar pelos pés na terra. O dia em que a sua assinatura rasgou o horizonte prometido, esse terá sido o salto da sua carreira. Mas depois desse, muitos outros entram para o cimo da memória colectiva. Aqueles que Bento dava de um poste ao outro, defendendo uma baliza como um animal que demarca o seu território. É provável que Eriksson tenha deixado à posteridade a frase que diferencia Bento de todos os outros: "Só fico descansado quando der um frango". Ele chegaria. E o treinador sueco suspirou. E se é verdade que entre os escombros do antigo estádio ainda lá estão os golos de Eusébio, também lá moram todas as defesas do Bento.]"

 
At 3/01/2007 7:36 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Porque sei como me sinto, sei como te sentes.
Um grande abraço.

 
At 3/01/2007 7:45 da tarde, Blogger T-Rex said...

O céu ganhou mais uma estrela.
Que descanse em paz.

 
At 3/01/2007 9:30 da tarde, Blogger Urra Apre said...

R.I.P

MANUEL GALRINHO BENTO

De um Benfiquista para outro Benfiquista, um muitíssimo obrigado pelos anos de dedicação, por todos os momentos de glória, pelo espectáculo das defesas que fizeste.

Ficarás para sempre no cofre de memórias de todos nós.

Até sempre Campeão!

 
At 3/01/2007 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu ia tentar acrescentar algo mais àquilo que todos vocês já aqui deixaram dito, mas ... entrou-me qualquer coisa para o olho e já não consigo

(merda para isto)

Até sempre, grande, enorme Manuel Galrinho Bento

 
At 3/01/2007 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje, quando estava no trabalho, informaram-me da morte deste ícone sagrado do Benfica.

Considero o Manuel Bento o mais extraordinário guarda-redes que vi defender a baliza do Benfica; tive a felicidade de ainda o ver a defender a baliza no meu Barreirense, inclusivamente numa vitória historica do Barreirense sobre o Benfica por 2-0 em 1970, salvo erro.

Grande Bento, até os teus poucos frangos eram extraordinários !

O Bento de Wmbley em 1974, de Glasgow em 1980,de Marselha em 1984, de Estugarda em 1985 e Monterrey em 1986 são do mais espectacular que vi vez um guarda-redes alguma vez fazer.

E atenção que não estamos a falar de um GR de "engate", mas de um GR muito consistente, sempre de altíssima qualidade.

Como Benfiquista e Barreirense, obrigado por tudo...

Repousa em paz, Campeão.

CC

 
At 3/01/2007 11:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi um bom guarda-redes mas nunca reconheci particular ou especial talento ao Bento. A referência e a excepção em bem-guardar-redes sempre a encontrei no saudoso e inesquecível Victor Damas.

58 anos é pouca idade. Paz à sua alma.

 
At 3/01/2007 11:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Passei uma boa parte do imaginário da minha infância e adolecência de olhos naquela baliza.

Um dos meus ídolos. É por causa dele que também somos benfiquistas.

Nunca te esqueçerei.
Castela

 
At 3/02/2007 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pedro Dias,

Das três uma, ou todas ao mesmo tempo!

Ou tens 15 anos, ou és lagarto fanático, ou não fazes a mínima a ideia do que dizes.

Porque normalmente não há 2 sem três, eu disse a cima que os dois melhores GR no Mundo que vi, foram Bento e M.Preud'homme. Para completar o normal trio dos melhores, acrescento outro gigante das balizes que vi. Vitor Damas.

Aquando da sua morte fiquei triste e consternado. Foi também uma época da minha vida que desapareceu. Foi até hoje o único jogador do Sporting que admirei verdadeiramente com um respeito imenso,pelo homem e pelo atleta de excepção.

Bento e Vitor Damas, como GR eram completamente diferentes. Incomparáveis. De Bento já disse o que tinha a dizer sobre a sua valia, de Damas digo que era elegante - era bonito ver Damas na Baliza - os gestos eram elegantes e perfeitos. Era ágil, inteligente, frio e felino.

Não tinha a coragem de Bento, a sua velocidade e era menos forte nas saídas aos cruzamentos. Também vi Damas fazer defesas impossíveis.

Curiosamente, Michel Preud'homme era a mistura destes dois. Talvez dos três o melhor, o mais completo.

Respeitei religiosamente o minuto de silêncio por Vitor Damas e exigi,zangado, que Benfiquistas que estavam perto de mim, que por serem mais novos queriam aproveitar para desleixar o momento,respeitassem o atleta e o homem de eleição, que estava muito acima do facto de ter sido do Sporting, como Bento está acima do facto de ter sido Benfica. Por isso, espero que os sportinguistas respeitem da mesma maneira Manuel Bento, pelo menos em nome do que fez na Selecção, mas também pelo grande adversário que tiveram. Sobre a reacção dos Porcos estou-me nas tintas, até porque só espero falta de educação. O contrário é que me surpreendia.

 
At 3/02/2007 12:30 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não acredito, Johnny. Acho que o Bento está acima de de clubismos, até mesmo pelas reacções de antigos jogadores do FCP à notícia. Acredito que os adeptos do FCP saberão respeitar a sua memória.

 
At 3/02/2007 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bento era um dos últimos verdadeiros benfiquistas...

Bento, além de inquestionável extraordinário guarda redes, era um homem com um H muito grande.
Um gigante. Como desportista e como ser humano.

Muito obrigado, campeão, por tudo o que deste ao Benfica e a todos nós, benfiquistas, assim como aos portugueses em geral...

Estou muito triste, por teres perdido este último desafio.
Paz à tua alma...

 
At 3/02/2007 2:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

Não acreditas? Atenção: Não me referi a jogadores, actuais e passados. Refiro-me ao filho da puta que permitiu que o Bobby mijasse dentro da Taça dos Campeões e à maioria da corja que o apoia. Amanhã já veremos em directo, a não ser que a outra corja da SPORT TV disfarce o som.

 
At 3/02/2007 11:57 da manhã, Blogger Renato said...

mt traumas andam aqui em relação ao FCP..triste

Quanto ao Bento, era realmente um GR de grande nível, e poudo dado a polémicas..

ps- qd morrer alguem do FCP quero ver o nível aqui de certo senhores!

 
At 3/02/2007 12:02 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que o receio será mais em relação aos SD do que ao FCP e os seus adeptos, Renato.

 
At 3/02/2007 2:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Bom, na "bola pela bola" não sei se lhe posso chamar assim....rssssss.....não sei se já repararam, mas Wender foi expulso, Zé do Gol foi afastado da equipa, Madrid não joga.........quanto vale que vai haver uma qualquer confusão ainda esta semana com o João Pinto, Paulo Santos, Luis Filipe ou Vandinho?"

Copiei este excerto do "Antitripa" porque achei curioso o que acabei de ler: João Pinto não deve recuperar, e Vandinho também não será opção para o Dragão. Coincidências, certamente...

 
At 3/02/2007 2:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Americano, não vamos lançar esse tipo de discussão num post dedicado ao Bento. É melhor, não achas?

 
At 3/02/2007 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obviamente a intenção não é essa, e a memória do Bento está acima de qualquer questãozinha relacionada com o futebol, apenas escrevi aqui por ser o post mais recente.

 
At 3/02/2007 5:24 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Renato, esta noite veremos a actuação dos SD. Depois falamos. Espero que tenhas razão.
Em relação ao "pouco dado a polémicas", não é bem essa a minha opinião.

 
At 3/03/2007 7:54 da tarde, Blogger Renato said...

O início do jogo entre o F.C. Porto e o Sp. Braga, a contar para a 20ª jornada da Liga, ficou assinalado pelo comportamento incorrecto da claque portista Superdragões, que pontuou o minuto de silêncio em homenagem a Manuel Bento com assobios e cânticos ofensivos ao Benfica. O gesto foi prontamente repudiado pela esmagadora maioria de adeptos, que assinalou a homenagem ao antigo guarda-redes do Benfica e da Selecção com uma salva de palmas. Foi mais um sinal das divergências entre a claque portista e os restantes apoiantes do clube, situação que se acentuou nos últimos dois anos.

Nada que não estivesse à espera

 
At 3/03/2007 8:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Conforme disse antes, eu não esperava outra atitude por parte dos adeptos do FCP. Não considero os SD como adeptos do FCP, são simplesmente uma associação de selvagens e malfeitores que usam o FCP como pretexto para manterem a sua organização.

Gostei da atitude dos adeptos do FCP ao tentarem silenciá-los (eles entretanto começaram a cantar o FDP SLB), e quanto aos SD, que se lixem. O Bento era e é demasiado grande para precisar de homenagens vindas de gente com a baixeza deles.

 
At 3/03/2007 10:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"O Bento era e é demasiado grande para precisar de homenagens vindas de gente com a baixeza deles".
Disseste tudo, D'Arcy.
Só te enganaste numa coisa: "aquilo" não é gente, "aquilo" é uma amálgama de merda nauseabunda. E algo me diz que os peidos do Pinto da Costa devem exalar exactamente o mesmo fedor.

 
At 3/04/2007 12:15 da manhã, Blogger J G said...

a minha homenagem:

http://encarnado-e-branco.blogspot.com/2007/03/o-nmero-1-bento.html

 

Enviar um comentário

<< Home