quinta-feira, agosto 16, 2018

Tranquila

O inferno de Istambul foi ultrapassado com maior facilidade do que antevia e está feito metade do caminho de acesso à Champions League. Não foi um bom jogo, mas foi bem jogado pelo Benfica na medida em que fizemos exactamente aquilo que se exigia para passar a eliminatória: não nos remetemos exclusivamente à defesa da magra vantagem trazida de Lisboa, marcámos o importante golo fora, e depois foi possível fazer a gestão da eliminatória com muito mais tranquilidade. Não foi propriamente um passeio a Istambul (até porque o jogo foi bastante intenso em termos físicos) mas foi uma visita bem mais tranquila do que se esperaria.


Uma única alteração no onze, com a troca do Ferreyra pelo Castillo na frente de ataque. Se alguém esperava uma galopada irresistível dos turcos desde o minuto inicial à procura do golo que empataria a eliminatória, ficou desiludido. O Fenerbahce mostrou pouco mais do que aquilo que já tinha mostrada na Luz. Uma equipa pouco agressiva na procura da bola, com receio de arriscar muito no ataque e fraca reacção à perda da bola. Cedo se percebeu que o Benfica tinha tudo para carimbar a passagem, pois conseguiu assentar o seu jogo com relativa facilidade, mostrou-se uma equipa tranquila e a conseguir ter mais a bola em seu poder do que a equipa que tinha a obrigação de mandar no jogo. E também cedo se percebeu que o Benfica tinha tudo para chegar ao golo, porque devido à má reacção à perda da bola, quando conseguíamos acertar na transição para o ataque chegávamos à área adversária com alguma facilidade. Onde falhávamos mais era na altura de definição da jogada, sobretudo com o Cervi a mostrar-se absolutamente desastrado e o Gedson ainda a errar muito no último passe. Mas o nosso golo era muito mais provável do que o dos turcos, e aos vinte e seis minutos surgiu com naturalidade, numa tabela entre o Gedson e o Castillo, com o primeiro a conseguir desviar a bola na cara do guarda-redes. Apesar disto não ser uma ciência exacta, por aquilo que se via o apuramento do Benfica era agora quase uma certeza, até porque a reacção do Fenerbahce ao nosso golo foi inexistente. Um segundo golo nosso parecia aliás ser bastante mais provável (o Ferreyra, que tinha entrado para o lugar do lesionado Castillo, ficou pertíssimo de o fazer) mas bastou um relaxamento defensivo mesmo a fechar a primeira parte para que os turcos empatassem e ganhassem um ânimo que até então nunca tinham mostrado possuir.


Era expectável então um regresso forte do Fenerbahce para a segunda parte, à procura de um golo madrugador que deixasse a eliminatória em aberto. Foi isso mesmo que eles tentaram fazer, e pela primeira vez em todo o jogo (aliás, em toda a eliminatória mesmo) vimos o Fenerbahce assumir o controlo do jogo e instalar-se de forma mais convicta dentro do nosso meio campo. Apesar da maior dificuldade em controlarmos o jogo e da bola rondar mais frequentemente a nossa baliza, ainda assim não fomos propriamente sujeitos a um sufoco. Mas o perigo de um segundo golo turco surgir, que certamente colocaria o estádio e o jogo em ebulição, era real. Após um primeiro quarto de hora mais intenso a pressão dos turcos começou a perder fulgor, e pouco depois eles fizeram uma alteração táctica de muito maior risco, em que passaram a jogar com dois pontas-de-lança, e isto revitalizou-os. O Vlachodimos ainda foi obrigado a uma defesa de maior dificuldade, mas a resposta do Benfica veio minutos depois, com a entrada do Alfa para o lugar do Salvio. Com isto o Benfica inverteu o triângulo do meio campo, passando a jogar com dois médios mais recuados (o Pizzi foi fechar a direita) e o Fenerbahce morreu para o jogo. A partir deste momento nunca mais o nosso adversário conseguiu criar qualquer tipo de incómodo, e o jogo voltou a ter o perfil que tínhamos visto na primeira parte. Pensei até que iríamos conseguir ganhar o jogo nos minutos finais, mas infelizmente isso acabou por não acontecer - o André Almeida ainda teve uma oportunidade soberana para marcar no último lance do encontro, mas a bola passou ligeiramente ao lado do poste quando o guarda-redes já estava batido.


O homem do jogo e melhor em campo foi o Gedson. Tem ainda muito para melhorar na definição das jogadas - falhou passes que a acertar teriam resultado em ocasiões soberanas de golo, ou noutras ocasiões optou pelo passe para o colega errado quando tinha outro (em particular o Ferreyra) em muito melhor posição. Mas marcou o golo decisivo e encheu o campo, destacando sobretudo nas transições para o ataque. De resto, o Castillo estava a fazer um jogo agradável até ser substituído, o Fejsa fez o seu trabalho com a eficiência do costume, e os nossos centrais estiveram praticamente intransponíveis.

Segue-se o PAOK como o adversário a ultrapassar para chegarmos à Champions. Não é uma competição pela qual eu nutra particular interesse, mas os prémios monetários envolvidos fazem com que seja fundamental garantirmos a nossa presença. Acima de tudo não podemos menosprezar os gregos. São uma equipa complicada, com um ambiente em casa semelhante ao que vemos nos estádios turcos. Graças à especial atenção que nos foi concedida pela Liga, teremos a simpatia de disputar os dois jogos da eliminatória com uma recepção à lagartagem pelo meio (fantástico como dois sorteios conseguiram resultar exactamente no mesmo). Infelizmente parece que ao contrário do ano passado, em que a presença da lagartagem na Champions era de especial importância para o futebol nacional e por isso inventaram-se não sei quantas condicionantes para as primeiras jornadas, este ano a presença do Benfica já não importa tanto assim e por isso pela primeira vez em vários anos tivemos um sorteio sem quaisquer condicionantes. É a Liga que temos (claramente ao serviço do Benfica).

1 Comments:

At 8/17/2018 5:11 da tarde, Blogger joão carlos said...

A crónica esta fiel aquilo que se passou em campo.


Sem duvida que aquilo que de melhor fizemos foi não cometer o erro de ocasiões anteriores em que a equipa recua em demasia para próximo da sua área, sempre muito mais por estratégia do que propriamente a isso impelida pelo adversário, desta vez apenas ocasionalmente aconteceu e sempre forçada pela pressão do adversário alem disso a equipa consegui ser muito letal coisa que raramente acontece nestes jogos.
Mais uma vez a equipa consegue segurar o adversário durante o período mais difícil, atenção que antes de conseguirmos estar em vantagem eles mesmo não atacando muito tiveram três oportunidade para marcar uma delas em mais uma deficiente abordagem às bolas paradas, conseguimos gelar o adversário quando conseguimos a vantagem mas depois num momento chave, que poderia ter sido decisivo ainda bem que o não foi, voltamos a perder a concentração e a permitir que eles voltassem ao jogo são situações que acontecem com demasiada frequência daquelas que se podem admitir.
Depois de duas graves lesões durante a pré época eis que temos nova lesão que nos abriga a substituição forçada já estamos novamente na senda de épocas anteriores e pelos visto continuamos sem conseguir resolver os problemas que nos levam a ter lesões atrás de lesões e ou de uma vez por todas se identifica a fonte, ou fontes, do problema ou vamos continuar a sofrer como nos anos passados e nem um plantel demasiado grande nos valerá.

 

Enviar um comentário

<< Home