quinta-feira, abril 04, 2019

Merecida

Um jogo na sequência daquilo que já (não) tínhamos feito contra o Tondela resultou numa merecida derrota pela margem mínima e consequente eliminação da Taça de Portugal.

Pouco a dizer: foi mais um jogo muito pobre da nossa equipa, que ao contrário daquilo que tinha feito para o campeonato, em que entrou para ganhar o jogo, desta vez entrou em campo demasiado expectante e confortável com o nulo no marcador. Estávamos sempre expostos a algum remate de longe do Bruno Fernandes (até porque o Sporting pouco ou nada mais tem do que isso) e foi mesmo o que aconteceu. E já muito antes disso acontecer tinha a perfeita convicção que se por acaso o Sporting marcasse primeiro, o Benfica não teria capacidade de reacção, o que se verificou. Falhámos quase sempre nas transições, quer por passes errados (e perdermos o Gabriel ao fim de quinze minutos não ajudou nada) quer por demasiada demora a executá-los. As poucas ocasiões flagrantes que criámos, desperdiçámo-las de forma absurda nem sequer acertando na baliza (Jonas, Seferovic). Mesmo o golo do Sporting é uma ode ao desleixo, dado que tínhamos a posse da bola em zona defensiva e por duas vezes errámos na saída. Estranhamente, só melhorámos um pouco na fase final graças à entrada do Taarabt, que mostrou muito mais critério na qualidade e tempo de passe do que qualquer outro dos jogadores em campo. Mas antes disso a entrada do Jonas pareceu-me um rotundo falhanço e uma opção completamente errada para a forma como o jogo estava a decorrer.

Foi uma competição perdida de forma ridícula, mas o mais preocupante é o acumular de más exibições. Alguns dos jogadores parecem estar claramente abaixo de forma nos últimos jogos (Félix, Seferovic, Pizzi...) e os regressos do Jardel e do Fejsa para este jogo também não me deram confiança nenhuma - se era para poupar o Samaris, teria preferido o Florentino porque o futebol do Fejsa não me parece encaixar no tipo de jogo que quereríamos praticar nesta situação. A somar a isto, fico agora na expectativa para perceber a gravidade da lesão do Gabriel, porque me parece que sem ele a equipa deixa de funcionar. Depois de uma recuperação brilhante numa altura em que a época parecia perdida, parece que insistimos agora em dar tiros nos pés.

1 Comments:

At 4/05/2019 6:24 da tarde, Blogger joão carlos said...

Mas quando queremos e as coisas não funcionam é uma coisa outra indesculpável e quando as coisas não funcionam porque nem sequer tentamos que funcionem, jogar na expectativa e para o nulo quando já se sabe que cm estes jogadores não funciona, já que foi tentada até à exaustão com o anterior treinador no ultimo ano e meio com as consequências que se conhecem é só estúpido para não dizer outra coisa mas se era para ter esta atitude e esta estratégia então não se percebe como é que não se utilizaram todos os jogadores que melhor defendem e são mais agressivos, em todas as posições, em vez de jogadores que não tem características para defender e a agressividade não é o seu forte, quer nas opções iniciais quer depois nas substituições.
Mas não é á toa que dois dos três jogadores que referiste que estão em baixo de forma são os avançados e que essa baixa de forma resulta da utilização, até á pouco tempo, exaustiva deles durante um largo período até porque não existia mais nenhuma opção e alguém foi responsável por termos ficado só com três avançados, quando jogam sempre dois, e um deles até tem uma lesão crónica que o impede de ser opção algumas vezes, e esse alguém tem de assumir o erro tão evidente e claro para todos, pelos visto menos para a estrutura, para alem dos vários coniventes com ele já que o permitiram.
Como era evidente se em alguns jogos não fazemos nenhuma alteração depois noutros, por vezes naqueles em que menos se aconselha como foi o caso, somos obrigados a fazer demasiadas por isso ou se faz uma gestão física dos jogadores com poucas mudanças em todos os jogos ou a continuar a politica actual vamos passar por dificuldades como se tem visto.

 

Enviar um comentário

<< Home