sábado, julho 23, 2005

Baggies

O Benfica venceu esta noite o West Bromwich Albion por 5-0, no quarto jogo de preparação da pré-época. Um amigável vale o que vale, mas creio que foi um bom teste, e uma exibição agradável contra um adversário que disputa a Premier League, e que apresentou os seus melhores jogadores. E, ao contrário do que os comentadores pareciam querer fazer crer, já está tão avançado como o Benfica na pré-temporada, pois este foi também o quarto jogo que efectuaram (o anterior saldou-se numa derrota por 1-0 frente ao Sevilha).

Gosto de ver a forma como a equipa preenche os espaços e pressiona o adversário quando perde a posse da bola. Se for assim que o Benfica pretende jogar durante a época, óptimo. Mas vai ser necessária uma muito boa condição física para que os jogadores aguentem fazê-lo durante toda a temporada. Em relação à época passada, a equipa parece mais solta no ataque, e capaz de criar situações de golo com facilidade (apesar de se terem marcado cinco golos, houve algumas perdidas escandalosas) - embora a missão do nosso ataque tenha ficado facilitada pelo facto do WBA insistir em jogar com a defesa em linha contra jogadores rápidos como aqueles que hoje jogaram na frente.

O Anderson e o Beto voltaram a estar em muito bom nível. Bem também (obviamente) esteve o Geovanni, com um hat-trick, tendo dois dos golos sido obtidos em entradas pelo centro da defesa adversária. Se o Koeman lhe vai dar liberdade para fazer diagonais para o centro, em vez de o obrigar a jogar como extremo puro, provavelmente vamos ter o Geovanni a marcar mais golos esta época. O único pormenor de que não gostei foi do Simão no centro, onde teria passado completamente despercebido não fosse o golo que marcou (na sequência de uma insistência numa jogada em que ele fugiu para a esquerda). Mas julgo que a presença do Simão ali foi apenas uma adaptação devida às várias ausências. Também me irritou um pouco a insistência disparatada do Petit em remates para a bancada. Ao fim do terceiro já devia ter percebido que hoje estava em dia não. O Nuno Gomes voltou a mostrar que marcar golos não é com ele, mas que pode ser muito útil noutras funções (se já houvesse o tal ponta-de-lança, ele poderia jogar na posição em que hoje jogou o Simão).

Conforme disse, um amigável, ainda por cima na pré-época, vale o que vale. Mas gostei muito de ver a equipa jogar durante largos períodos hoje.

28 Comments:

At 7/23/2005 4:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro D'Arcy,
Li agora mesmo um comentário indigente do Portista Luís Sobral sobre o "caso miguel" (link http://www.maisfutebol.iol.pt/sobedesce_noticia.php?div_id=1498&id=563388). Merece-lhe algum comentário?
Sou sincero em admitir que, a dizer alguma coisa nos minutos seguintes à leitura do artigo, iria cair no insulto... por isso preferi vir aqui dar-lhe conhecimento desta pérola de anti-benfiquismo (e de opiniões jurídicas absurdas). O Miguel assinou um contrato de trabalho, na sequência de outro, nunca interrompendo o seu vínculo com a entidade patronal. Ora, a relação laboral foi prolongada - apesar de ter sido assinado um novo "documento", devido à reformulação de uma parte considerável das cláusulas contratuais. Alegar a nulidade foi um acto de desespero. Alegar "período experimental" é pura ignorância jurídica ou má fé. Neste caso, julgo que são ambas.
O Lidador

 
At 7/23/2005 8:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O benfica jogou bem.Como jogo treino não foi mau.O Geovanni rende melhor quando joga desta forma,que é a sua posição preferida e que lhe valeu a ida para Barcelona.Gostei tambem do Leo dá para ver que tem raça e é rapido.
O WBA foi uma equipa ingenua, e a
qualidade dos seus jogadores tambem não ajudou.No entanto o Benfica deu bons sinais.Mas temo que o plantel seja curto p/as frentes em que esta envolvido e FALTA URGENTEMENTE UM PONTA DE LANÇA.
Mas o mais curioso e preocupante foram as declarações de Koeman aos jornalistas holandeses. Disse que o futuro ponta de lança viria por emprestimo.
Enquanto isso o "nosso" inefavel Presidente, na sua habitual verborreia e populismo barato disse mais uma vez que o Benfica quer ir á final da Champions.Isto obviamente para vender mais meia duzia de kits.
Será que não tem consciencia do ridiculo? Isto só prejudica a imagem
do Benfica.Vivemos num mundo global
onde a comunicação é importante e chega a todo o lado e a imagem que passa do Benfica (que é o que me interessa) não é a melhor. Não se podia calar por umas semanas?

 
At 7/23/2005 10:17 da manhã, Blogger tma said...

Infelizmente só consegui ver o resumo, mas do que vi, e apesar de pelos vistos o Petit ter estado desastrado nos remates, esteve bem nos passes a solicitar desmarcações.
D'Arcy: concordo contigo que realmente será necessário uma óptima condição física para conseguir jogar de forma pressionante. Mas se todos colaborarem, se for feita de forma inteligente (como fazem as equipas do Mourinho) e se as lesões não apoquentarem a equipa como na época passada (por forma a permitir uma maior rotatividade de jogadores - mais um motivo para a necessidade de um 9 e de um 10), parece-me que este é sem dúvida o caminho a seguir. Sobretudo nos jogos da Luz, para os tais 15 mins "à Benfica"!
De assinalar, já agora, o bom golo do Hélio Roque.

 
At 7/23/2005 7:49 da tarde, Blogger MB said...

Continua a faltar um ponta-de-lança e um nº10, mas estou a gostar dos reforços. Por exemplo o Leo impressionou-me bastante, pela dinâmica que imprime no jogo.

Isto para não falar da nova filosofia da equipa. Mesmo ganhando continua a procurar o golo.

 
At 7/24/2005 7:17 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Desculpem lá, benfiquistas!

Acredito que os gajos joguem na Premiere League, acredito que tenham jogado com os melhores jogadores. Acredito até que estejam já avançados na preparação.

Acredito em tudo isso, mas a verdade é que os gajos não jogavam nada! A defesa deles abria buracos como um queijo suiço e o ataque deles só funcionava quando o "excelente" Ricardo Rocha dava abébias (quem diria!)

 
At 7/24/2005 7:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O anonimo da 8:42 diz tudo o que há a dizer acerca do LFV. ele não passa de um demagogo populista megalomano que pensa que é o Messias só porque, por acaso venceu um campeonato. O problema é que muitos benfiquistas caem na esparrela e acreditam que de facto vão chegar à final da Liga dos Campeões!

Até me admiro como é que este Anónimo não é julgado num Auto de Fé e condenado à fogueira por mau benfiquismo.

 
At 7/24/2005 8:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje lá vamos ter que assistir á sua 5458957ª aparição pública depois do título.

O tipo anda completamente deslumbrado, deve pensar que é o salvador da pátria ou qualquer coisa parecida.

Um demagogo do pior!

Ás vezes quando olho para ele penso que quer dar uma de pinto da costa em modelo encarnado. E com o josé veiga a fazer de reinaldo teles...heheheeheh!

Pá o gajo é ridiculo, mas temos que saber conviver com isso, é que os doutores já nos fizerem mal e outros estão na cadeia.

Foi com este género de presidentes, embora menos populistas e mais ponderados e equilibrados que ganhámos o maior nº de títulos.

 
At 7/24/2005 11:13 da tarde, Blogger tma said...

É verdade que o WBA não é o Chelsea (embora o facto de jogar na premier league não seja de menosprezar), podem ter jogado de forma ingénua, mas numa coisa se tem de reconhecer o mérito do Benfica, que é a capacidade para explorar a fraqueza do adversário. Se o adversário é fraco, não há que ter dó: é mesmo para "espancar", não vão eles ripostar num momento de sorte, caso o Benfica jogue para a gestão da vantagem (tal como fez no ano passado). Por isso, os 5-0 significam que o Benfica soube aproveitar bem a fraqueza dos adversários e isso é fundamental.

 
At 7/25/2005 10:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ó Harry Lime, quanto ao WBA...amanhã falamos! Se o scp, o tal do melhor futebol, marcar mais de 5, dou-te razão. Caso contrário, amanhã vou-te moer o juízo...

 
At 7/25/2005 10:28 da manhã, Blogger Harry Lime said...

João,
´
Eu sou lagarto mas sou um lagarto sem muitas ilusões. Acredito que o SCP marque 5 ao WBA... mas para isso tem de sofrer pelo menos 3 ou 4 .

E depois, mesmo que o sporting tenha um mau resultado contra o WBA isso não invalida o facto deles serem uns nabos e de voces terem dado 5-0 a um bando de tansos (e de terem feito uma festa à volta disso). É que, objectivamente, os gajos são mesmo maus!

 
At 7/25/2005 11:52 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Só mais uma palavra. Acredito sinceramente que a grande revelação do vosso plantel este ano vai ser o Beto (apesar do penteado ridiculo^).

É verdade que os gajos do WBA são uns tansos mas o gajo fez um jogão: corre que se farta, recupera bolas, lança a equipa para o ataque através de passes bem medidos. Gostava de ter um jogador com uma alma dessas no plantel do sporting.

O Manuel Fernandes e o Petit (especialmente este) que se cuidem.

 
At 7/25/2005 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Harry, aposto o que quiseres que não fazem 5 aos gajos...e que o Benfica pode jogar 20 vezes com eles que não os faria outra vez...
Em relação ao beto, tenho gostado de o ver jogar...mas para tirar o lugar ao Petit e ao M. Fernandes ainda falta um bocadinho assim. Mas é indiscutivelmente uma melhor opção que o Paulo Almeida.

 
At 7/25/2005 2:19 da tarde, Blogger Harry Lime said...

João,

O SLB está bem servido no meio campo. A vossa paranoia à volta de um nº10 parece-me injustificada. Voces têm 3 "box-to-box players" bastante bons (o Manuel Fernandes, o Petit e o Beto) e isso é muito mais importante. Da forma como as equipas jogam hoje em dia, com pressão alta e rotação de bola um nº10 classico não faz muita falta (apesar de um Zidane ou um Rui Costa nunca serem de deitar para o lixo :)) ). São é necessário gajos no meio-campo que consigam recuperar a bola (algo que um nº10 à antiga não costuma fazer) e entrega-la jogavel a um colega. E voces têm gente bastante boa nesse departamento (melhor que o Sporting!).

Voces precisam é de um ponta de lança em vez daquela coisinha chamada Nuno gomes que anda para lá a mostrar o cabelinho. Neste departamento o Sporting está bastante melhor!

 
At 7/26/2005 10:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

oh harry pa... finalmente concordo com uma coisa que tu dizes!!! há que tempos que ando a dizer que com esta estratégia não precisamos de um nº 10 clássico que não corra por aí alem e que esteja só pra meter a bola redondinha lá na frente... Claro que se aparecer um bom negócio... não se desaproveitaria... mas os "carregadores de piano" são infinitamente mais importantes no futebol actual... se virmos o Káka e ate o Rui Costa, tiveram que recuar as suas posições pra se encaixarem... ou o Joe Cole que descai sempre pra um dos lados pra ser mais util... concordo. Ponto.
Quanto ao ataque... O Nuno Gomes não é ponta de lança... não ha niguem que o descubra e o pponha a jogar numa posição "joão Pinto". Aí acredito que sirva... tem uma visão e uma inteligência fora do normal... Sei bem que poucos concordam mas...
Sói uma coisa harry... não acho que o Sporting esteja Muito melhor... tem é o liedson... que faz TODA a diferença... o pintello o manoel e o silva... não comento... e (espero que não me engane :p) o deivid não é o que pintam... no bordeus foi de rir (sigo muito a liga frnacesa...).
Mas enfim
Abraços
Ps. foi impressão minha ou o sporting não jogou um peido? (just teasing !! :p)

 
At 7/26/2005 11:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eh pá, então agora o Sporting joga de vermelho?? Viste aquilo, Harry Lime?

 
At 7/27/2005 9:07 da manhã, Blogger Harry Lime said...

João,

:))))))))

Não o sporting joga com um equipamento parecido com o do tempo dos 5 violinos. É giro apesar dos jogadores parecerem mais gordos. Mesmo assim, o Rochemback parece menos gordo do que no final da epoaca passada (tambem não era dificil).

Eu gostei de ver o sporting jogar (apesar dos gajos do WBA serem uns nabos) vai manter o mesmo futebol do ano passado mas forte na defesa.

Espero que a lampionagem tenha visto a quantidade de putos que jogaram na segunda parte e o empenho que eles puseram no jogo... Dali alguém vai saltar para a equipa principal.

De resto, 3-1 (mesmo com um penalti inventdo) a uma equipa daquelas é o minimo exigivel.

Apesar do facto de sofrer um golo daqueles anormais não ser muito abonatório a nosso favor. Mas enfim, estamos em pre-epoca e estes jogos ainda são a feijões.

 
At 7/27/2005 9:12 da manhã, Blogger Harry Lime said...

bp,

Não conheço o Deivid (nome impecavel!) por isso não comento as tuas afirmações.

Concordo com tudo o resto que disseste.

 
At 7/27/2005 9:58 da manhã, Blogger D'Arcy said...

'Forte na defesa' e sofre um golo daqueles?

Quanto aos 'putos' que jogaram na segunda parte, porque raio é que nós teríamos que estar atentos a isso? Ao contrário dos adeptos de certos clubes, nós não temos o hábito de andar obcecados com outros clubes que não o nosso.

 
At 7/27/2005 6:43 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`arcy

Bem, o Polga não andou para lá a passar a bola aos adversários. é um progresso!

Se tu dizes que não estás preocupado com os nosso putos... melhor para ti.

 
At 7/28/2005 9:02 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Eu não ando obcecado pelo Benfica.

Apenas vos acho uma raça engraçada que gostaria de entender da mesma forma que um antropologo gostaria de conhecer a forma de vida das tribos selvagens da Amazonia ou da Papua Nova Guiné.

É que os benfiquistas são criaturas muito esquisitas. Só vos falta andar com paus espetados nas orelhas e na boca e com pinturas esquisitas na cara e no corpo. Aliás desconfio que os pais dos novos benfiquistas vão começar a deformar as orelhas dos filhos de forma a que elas fiquem "orelhas de abano" como as do Grande Lider da Tribo, o Luis Filipe Vieira.

 
At 7/28/2005 9:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Espectacular !!!
Sabiam que o BEnfica conseguiu ganhar por 1-0 ao grande clube..Barreirense ????
Espectacular !!!!!
Temos Benfica !!!!
:-))

 
At 7/28/2005 9:45 da manhã, Blogger D'Arcy said...

É quase tão espectacular como a equipa que gosta muito de dizer que joga melhor à bola em Portugal ganhar por 2-1 à mesma equipa, com o golo da vitória a ser marcado por um adversário na própria baliza. Isso sim, é realmente ESPECTACULAR!!!

A sério, a alegria da lagartagem por o Benfica ter ganho por apenas 1-0 ao Barreirense é o melhor exemplo do quão obcecados e ridículos estes tipos conseguem ser.

 
At 7/28/2005 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E mais espectacular seria se esse cobarde anonimo comparasse as assistências dos 2 jogos... E mais! as assistências dos jogos do benfica da suiça (e até do ano passado na Bélgica pra UEFA) e as assitências deste ano do clube regional mais a norte!
ESPETACULAR!

UM A JERO! UM A JERO!! E não foi o tratador de relva!
Abraços lampiónicos!

 
At 7/28/2005 11:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meu Caro BP

Nunca gostei de maiorias...não escolho o clube por ser o que tem mais adeptos. Escolho o clube com o qual me identifico. Gosto de ser diferente.

 
At 7/28/2005 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meu caro anónimo:
Fazes tu muito bem!

O que os não benfiquistas não percebem é que não se escolhe ser benfiquista! É algo muito superior... que se vive!... mas isso nunca compreenderás, né verdade?
abraços!

 
At 7/28/2005 2:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é...Caro Bp..
Eu gosto de ESCOLHER !!!
Por isso o meu gosto em ser diferente...não gosto de ir com as "ondas"...

 
At 7/28/2005 3:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

n és diferente! és do contra! e do 2º maior clube em Portugal: o anti-benfica!

 
At 7/28/2005 5:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Anonymous, se gostas de ser diferente identifica-te minimamente (um nick chega). é que anonymous há tantos...
Eu não escolhi o Benfica. Foi o Benfica que me escolheu a mim. Fiquei apaixonado, não foi nada racional como no teu caso.

 

Enviar um comentário

<< Home