quinta-feira, setembro 08, 2005

Derby

Faltam pouco mais de 48 horas para o primeiro derby da época. De posse do meu bilhete, já começo a antecipar as emoções de um jogo que já é um hábito na minha vida de adepto do Benfica. Se as contas não me falham, este será o décimo-oitavo derby consecutivo do Benfica que vou ver a Alvalade (o primeiro foi um em 1988/89, que vencemos por 2-0 com golos do grande Valdo e do angolano Abel). E apesar do mau início de época que estamos a ter, confesso que estou cautelosamente optimista para este jogo.

Em primeiro lugar, por uma questão de tradição. É que ao longo destes dezassete derbies, tenho a nítida sensação de que foram muito mais as vezes em que saí de Alvalade satisfeito com o resultado do que as vezes em que saí chateado. Em segundo lugar porque, sem querer menosprezar o nosso adversário de Sábado, considero que a lengalenga sobre serem a equipa que melhor futebol joga em Portugal não passa de uma lenda urbana, utilizada à guisa de consolação para a ausência de resultados. A tão propalada 'pressão alta', de que o MAUC (termo utilizado com a devida vénia ao Ninho das Águias) tanto gosta de falar é normalmente desastrosa em termos defensivos, permitindo inúmeras oportunidades de avançados adversários isolados. Espero sinceramente que a pressão alta, da forma que o Peseiro a entende, seja aplicada no jogo de Sábado, porque a perspectiva de avançados rápidos como o Simão, Miccoli, e Geovanni enfrentarem este sistema utilizado por defesas lentos como o Rogério, Polga, e Tonel é aliciante. Em terceiro lugar, a contratação do Miccoli motivou-me. Sei que ele não é um goleador, mas sei também que ele é um excelente jogador. Se ele confirmar no Benfica os créditos com que vem de Itália, então vai dotar o nosso ataque de uma mobilidade muito maior, e de mais um talento explosivo que pode resolver um jogo num único lance de inspiração.

Não sei ainda como é que o Benfica vai jogar. Mas, apesar de uma espécie de campanha por parte de alguns jornalistas para fazer crer que o 3-4-3 que o Koeman apresentou na última jornada 'não funcionou', eu tenho opinião contrária. Com esse 3-4-3 eu vi o Benfica jogar o melhor futebol nesta época, e foi por manifesta infelicidade que não vencemos aquele jogo. Não foi pela táctica que o perdemos. Claro que não é fácil apresentarmo-nos em Alvalade a jogar com apenas três defesas. Se as coisas derem para o torto, o Koeman será certamente crucificado. Mas sinceramente, agradar-me-ia o risco.

O onze que eu gostaria de ver jogar seria Moreira; Anderson, Luisão e Ricardo Rocha; Nélson, Beto, Manuel Fernandes e Léo; Geovanni, Miccoli e Simão. Não incluo o Karagounis na equipa porque ele só vai fazer um treino antes do jogo, e acho improvável que possa jogar logo. Mas se jogasse, gostaria de o ver no lugar do Beto. É uma equipa bastante ofensiva, mas em qualquer momento os laterais ofensivos podem recuar, os interiores também, colando-se às alas, e a equipa transforma-se em 5-4-1. Em caso de necessidade tira-se um defesa para entrar um avançado, e passamos a jogar num 'tradicional' 4-4-2.

23 Comments:

At 9/08/2005 7:33 da tarde, Blogger tma said...

Eu também tenho uma certa esperança (comedida mas com algum fundamento, mesmo considerando os maus resultados iniciais) que o Benfica saia vitorioso deste derby.
Para começar, acho que o Koeman não vai arriscar muito tacticamente e deverá utilizar o 4-3-3 ou algo parecido (com apenas 1 ponta de lança fixo). A minha dúvida é se utilizará o R. Rocha ou o Léo na lateral esquerda (um dos dois será o sacrificado, já que o centrais serão o Luisão e o Anderson, IMHO).
Mesmo o Peseiro deverá ser mais cauteloso :-( que o habitual.
Mas como neste tipo de jogos a diferença pode ficar a dever-se a um ou outro lance, creio que a inclusão do Miccoli será um ponto forte em favor do Benfica.
E, claro, a ausência do Rochemback, é definitivamente, em todos os sentidos ;-), uma ausência de peso nos nosso rivais. E em compensação, a inclusão do Tonel é obviamente um factor de optimismo :-P
Que ganhe o Benfica e que se lixe "o melhor futebol da liga"...

 
At 9/08/2005 8:11 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá, voces são gajos muito porreiros mas eu quero é que voces se vão todos lixar.

PS. O miccolli é tão bom que nem consegue um lugar num clube de primeira ordem em Itália. No fundo, o Miccoli é, com as devidas distâncias, uma espécie de Vidigal.

 
At 9/08/2005 8:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não uses argumentos tão básicos, que perdes toda e qualquer razão. O Miccoli é só internacional italiano. E na Juventus tinha a concorrência de jogadores como o Ibrahimovic, Trézeguet, Mutu e Del Piero. Mesmo num sistema de rotatividade ele não iria jogar tanto como pretenderia.

Pela tua ordem de ideias, jogadores como o Michael Owen (não conseguiu um lugar num clube de primeira ordem em Espanha) também não valem nada.

 
At 9/08/2005 9:01 da tarde, Blogger Pedro said...

Tal como tu tb estou muito optimista no resultado de sábado.
Tenho algum receio no 11 q Koeman irá escolher.
Sou da opnião q perdemos com o Gil Vicente pelos jogadores q ele escolheu e não pela tactica. Aqula tactica com o Geovanni invês do Beto e de certeza q o GV saíria da Luz goleado.
Sábado acredito q o nossos avançados vão fazer miséria na fraquita defesa do scp. Se conseguirmos anular Liedson sem o poder de remate q o Roca e o Edson podiam colocar o scp é fraco e inofensivo.
Como tu tb dizes gostava q Koeman incutisse a mentalidade de entrar para ganhar e q a tactica fosse clara nesse aspecto: clara para os jogadores, adeptos e adversário.
Sem medos.
Somos os campeões e queremos continuar a sê-lo!!!
É para ganhar e mais nada.

 
At 9/08/2005 10:51 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Por acaso não acho o Michael Owen grnade espingarda... E depois o MO foi vendido ao NewCastle por mais de 20 milhoes de euros. O Miccoli veio emprestado ao Benfica por uma época... Há diferenças!

Eu não sei quem estara a ser pior: eu, que comparo o Miccoli com o Vidigsl, ou tu, que o comparas com o Owen. :))))

 
At 9/08/2005 10:52 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Os avançados do SCP? Quais o Masntorras? A Menina? O Simãozinho?

Não brinquem comigo.

 
At 9/08/2005 11:38 da tarde, Blogger D'Arcy said...

De facto quando resolves fingir que não percebes as coisas não vale muito a pena continuar a conversa. Comparar jogadores é uma coisa, comparar situações é outra.

Só mesmo uma pessoa muito casmurra ou mal intencionada é que pode estar a cismar que um avançado internacional italiano (e ele não jogou apenas uma vez pela selecção) não tem valor. Sobretudo valor para se destacar no campeonato português.

Qualquer avançado do Benfica é infinitamente mais rápido que os molengões que compõem a vossa defesa. Por isso mesmo estamos todos à espera da famosa pressão alta, que costuma deixar quase um meio-campo inteiro completamente vazio nas costas da defesa. Depos quero ver qual dos vossos defesas é que consegue acompanhar o Simão lançado nessa terra de ninguém.

 
At 9/09/2005 9:51 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Os teus avançados são tão bons que ainda não marcaram um único golo esta época.

E depois, se os avançados do SLB são rápidos porque é que não vão antes para a vossa secção de atletismo? nunca ninguem se lembrou de por o Obikwelu, enquanto ele esteve no SCP, a jogar a avançado-centro!

 
At 9/09/2005 10:09 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sim, toda a gente sabe que o facto de um avançado não marcar golos em dois jogos é motivo para despedimento com justa causa... o teu Liedson, por exemplo, esta época passou três jogos em branco até finalmente marcar. E o Deivide até agora marcou apenas um golo sem querer, de carambola e que ainda não se percebeu bem se foi ele ou o defesa que fez autogolo.

Dada a quantidade de coisas ilógicas que tens escrito nos teus comentários ultimamente, ainda vou chegar à conclusão que para ti um avançado ser rápido é uma desvantagem (desde que jogue no Benfica, claro...).

 
At 9/09/2005 10:09 da manhã, Blogger D'Arcy said...

E já agora, o Nuno Gomes marcou logo no primeiro jogo oficial da época.

 
At 9/09/2005 10:11 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9/09/2005 10:12 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9/09/2005 10:15 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

Eu e o Spinafro também vamos marcar presença no antro lagarto. (quem sabe se não nos cruzamos por lá) Mas temos uma presença mais modesta. Julgo que é o segundo derby do Spinafro enquanto para mim é a sexta incursão por aqueles lados. As expectativas são as mesmas: ganhar! Afinal de contas, trata-se da nossa segunda casa, pelo que nada há a temer.
Embora também eu tenha apreciado bastante o 3-4-3, prefiro entrar neste jogo em 4-3-3. Mas com o Rocha a jogar sobre a esquerda de forma a libertar o nosso Nélson para as suas acções ofensivas. De resto, espero que o Nélson deles repita a prestação da minha última visita (o último derby do demolido José de Alvalade, onde deu preciosa contribuição no golo do Tiago)

 
At 9/09/2005 10:47 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu vou estar 'incógnito', já que estarei infiltrado na bancada central, e os ares que por ali se respiram não são muito saudáveis para os benfiquistas. Tenho pena de não estar como habitualmente no meio da mancha vermelha, mas a verdade é que no velho Alvalade ainda foram alguns os derbies que vi debaixo da pala, normalmente com bons resultados (quando vou à bola com o meu pai, ele exige ver o jogo em boas condições, já que não é todos os dias que vai ver futebol ao vivo, daí que acabemos quase sempre na bancada central).

O mais difícil será conter-me caso o Benfica marque. Mas é fácil passar por lagarto: basta culpar o árbitro e o sistema por tudo o que acontecer de errado, que até ficam a pensar que fazemos parte do conselho leonino.

 
At 9/09/2005 6:43 da tarde, Blogger Apre said...

Eu acho que são claramente favoritos, com a defesa remendada do Sporting, e mesmo se não jogar o Ricardo, porque se ele jogasse era para golear!

 
At 9/09/2005 7:41 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Assim é que eu gosto da lampionagem...

5-0 pro sporting com hat trick do pinilla

 
At 9/09/2005 10:10 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Vamos ganhar com um golo daquele que não colocaste na equipa: o Nuno Gomes. Vai uma aposta? ;)

 
At 9/10/2005 1:35 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Por mim até podia ser com um golo do Quim, que eu ficava contente na mesma ;)

 
At 9/10/2005 12:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A Menina a marcar golos? Devem estar a mercar golos. Ele vai estar o tempo todo a arranjar o cabelinho. Mas pronto, ouvi dizer que ele é rápido...

Mas eu compreendo porque é que ele continua a ser titular, é que assim o LFV consegue levar miudas de 13 anos a aver os jogos. Algo que ele não consegue com as suas orelhas de abano nem com as tatuagens pseudo-cool do simão.

 
At 9/10/2005 3:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Andas muito esquecido... ainda o ano passado ele marcou em Alvalade.

 
At 9/11/2005 11:02 da manhã, Blogger Harry Lime said...

este blog está estranhamente silencioso...

 
At 9/11/2005 5:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Também anda estranhamente povoado por gajos que qualquer dia arriscam-se a ler coisas de que não gostam...

Já te avisei que o blog é MEU, e eu escrevo o QUE QUERO, QUANDO QUERO. Isto não se move ao ritmo que os lagartos querem.

 
At 9/11/2005 5:34 da tarde, Blogger Carlutchi said...

Aceitem este desafio do vosso amigo Carl.

http://www.planetabenfica.blogspot.com/

Desde já, boa sorte a todos!!!
saudações

 

Enviar um comentário

<< Home