terça-feira, novembro 22, 2005

Patética

É como eu classifico a exibição, e sobretudo a atitude do Benfica esta noite. Num jogo em que deveríamos ter jogado para a vitória, entrámos em campo com oito(!) jogadores defensivos, jogando claramente para o nulo, que só acabou por nos servir porque por sorte o outro jogo do grupo acabou também empatado.

Já se sabia que o Simão não estava disponível para este jogo (eu bem rezei para que ele não jogasse em Braga, porque já estava à espera disto). Por isso era previsível que o Koeman optasse pela solução habitual nesta situação, ou seja, subir o Léo e colocar o Ricardo Rocha como lateral esquerdo. A surpresa veio do outro lado, com o adiantamento do Nélson e a entrada do Alcides para lateral direito. No meio campo, mais uma meia surpresa, com a opção a recair no Beto em detrimento do Manuel Fernandes. Digo que é meia surpresa porque a verdade é que o Manuel Fernandes ultimamente tem estado em nítida quebra de forma. Mas sinceramente, eu à partida prefiro o Manuel Fernandes em má forma ao Beto em boa forma. Não quero com isto dizer que o Beto esteve particularmente mal, porque acho que ele esteve ao mesmo nível do resto da equipa.

Com uma equipa tão defensiva, aliada a um relvado em péssimas condições (a bola saltava para todos os lados devido aos buracos - provavelmente causados por algum jogo de rugby, dado que ainda eram visíveis as marcações), o Benfica foi uma nulidade em termos de construção de jogo. Praticamente não houve uma jogada com princípio, meio e fim. Só vi o Benfica chutar bolas para fora, ou a despejá-las para a frente (sem dúvida na esperança de aproveitar o poderio aéreo do Miccoli). Por falar em Miccoli, ele pareceu ressentir-se da lesão que teve... começo a ficar farto de ver jogadores postos em campo sem estarem em condições de jogar. Depois lesionam-se outra vez, e ficamos sem eles durante mais uma data de tempo. Estou para ver o que se vai passar com o italiano. Voltando ao jogo, este foi absolutamente horrível durante a primeira parte. Confesso que quase adormeci a vê-lo, porque o futebol de parte a parte era feito aos trambolhões, sem qualquer nexo, beleza ou interesse.

Na segunda parte, já com o Mantorras no lugar do Miccoli, as coisas melhoraram um bocadinho em termos de emotividade, mas a qualidade continuou a ser muito má. Por falar no Mantorras, acho inacreditável que ainda não lhe tenham ensinado que no futebol existe uma coisa chamada Lei 11, que ele insiste em infringir com a maior naturalidade do mundo. O Lille foi, durante largos períodos de tempo, a única equipa que parecia interessada em ganhar o jogo, enquanto que o Benfica só defendia (com tanto defesa em campo, era difícil fazer outra coisa). Fomos brindados com mais um 'festival de livres do Petit', em que 99% dos mesmos são cruzados para as mãos do guarda-redes, ou directamente para fora sem que alguém tenha a possibilidade sequer de chegar à bola. Houve uma pequena reacção do Benfica a cerca de 20 minutos do final, mas não passou disso, de uma 'pequena' reacção. Outra coisa que me irritou foi o facto de o Alcides ter conseguido em três ocasiões ficar completamente à vontade do lado direito do ataque, e em todas elas conseguiu sempre centrar a bola para onde não havia qualquer jogador do Benfica. Incrivelmente, podíamos ter acabado por ganhar o jogo, porque no último segundo do mesmo dispusemos da melhor oportunidade em toda a partida, que o Mantorras atirou por cima. Seria terrivelmente injusto, até porque o Lille tinha desperdiçado duas boas oportunidades poucos minutos antes.

Foi uma pena que o público fantástico que encheu o Stade de France para, na sua enorme maioria, apoiar o Benfica (foi batido o recorde da maior assistência de sempre de um clube francês nas competições europeias) tenha sido presenteado com um espectáculo tão pobre pela nossa equipa. Os melhores jogadores no Benfica foram, para mim, o Nuno Gomes e o Nélson a espaços na segunda parte. Na defesa o Luisão também esteve muito bem. Devido a uma sorte incrível, o outro jogo do grupo também terminou empatado, o que significa que ficou tudo em aberto, e agora 'basta' ganhar em casa ao Man Utd que ficamos apurados para os oitavos de final. Se empatarmos, teremos que rezar para o Villarreal vencer o Lille para que possamos ir à Taça UEFA. Mas sinceramente, se a atitude ultra-defensiva do Benfica hoje tivesse sido castigada com uma derrota, não ficaria escandalizado. Hoje sim, apontaria o dedo ao treinador por tudo o que corresse mal. Não gosto de ver o Benfica jogar assim, e era precisamente por isto que não simpatizava com o Trapattoni.

10 Comments:

At 11/23/2005 12:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com tudo que referiste, mas penso que deverias ter frizado mais a acção dos centrais especialmente do Luisão que esteve um muro inquebrável naquela defesa de quatro centrais. O Beto ja se sabe que é fraco, mas a destruir jogo quer a atacar quer a defender é eximio.O Petit fez a maratona, cansa ver o homem correr. Agora que venha o Man Utd, e que seja uma noite histórica para o SLB. Abraço

 
At 11/23/2005 12:55 da manhã, Blogger tma said...

Uma coisa é obvia: sem ovos não se fazem omeletes.
Por um lado, devido às lesões, não podemos contar com os 2 atacantes mais criativos.
Por outro lado, e por teimosia do Koeman, jogar com centrais adaptados a laterais (o Ricardo Rocha cada vez me irrita mais, embora ele não tenha culpa de ser colocado naquela posição - aquela em que tentou dominar a bola que ia para fora em cima da linha e ceder canto só mesmo à estalada; o Alcides esteve bem melhor que o RR a lateral, pena que a centrar fosse uma desgraça) e hoje, adicionalmente, com laterais adaptados a extremos, obviamente o convite foi a que o Lille atacasse, e só porque eles são muito toscos é que não marcaram.
Eu pensava que era óbvio que defender com muitos não significa necessariamente defender melhor. Mas talvez esteja errado... Afinal, não passo de um treinador de bancada.
Ainda assim, gostava de saber quais as razões que levaram o Koeman a formar aquele "11" e por que razão não fez nenhuma substituição para além da do Miccoli pelo Mantorras (será que não podiam montar um sensor de fora de jogo no joelho artificial do Mantorras?...)

 
At 11/23/2005 1:13 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Koeman até tem alguma lógica quando diz que optou por esta equipa devido ao estado do terreno. Aquilo estava tão mau que jogar pelo chão era mentira. Na perspectiva de a bola andar muito pelo ar, e tendo em conta o défice de altura que a nossa equipa titular tem, até faz sentido optar pelos dois centrais adaptados, que devem ter feito subir, e muito, a altura média da defesa.

Claro que o reverso da medalha é que a construção de jogo ofensivo sofre imenso com isso, e apresentamos um futebol muito pobre nesse aspecto. Que eu detesto. Além de que foi demasiado arriscado jogar para o empate: bastava que o outro jogo não tivesse terminado empatado para que ficássemos dependentes de terceiros para nos apurarmos.

 
At 11/23/2005 8:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ainda estou a tentar perceber que raio foi aquilo que se passou ontem no stade de france... Principalmente depois de ter ouvido no fim do jogo o Koeman dizer que o SLB tinha feito por merecer o empate! Da forma que jogámos mereciamos era ter levado 5 ou 6...

Tal como explicaste D'Arcy, consigo perceber até certo ponto as opções de Koeman... Mas porra, não acham que o lille é uma equipa perfeitamente ao alcance do SLB? Eu acho sem duvida que sim. Na minha opinião, só sobressai acimovic e o ponta de lança moussilou. Ontem o camaronês makoun também esteve bem, mas de resto, os alas são perfeitamente medianos e a defesa banal (o central grego então, bem fraco).
Acho que mais valia termos ido tentar o nosso jogo, com um onze bem estruturado, sem invenções, e tentar a vitória num stade de france tão cheio (como nunca antes) de benfiquistas...

Em vez disso, Koeman apostou em 6 defesas, 2 médios defensivos e 2 avançados. Luisão para mim foi o melhor, Rocha esteve mal, Andersson + ou -, Alcides bem (já tinha experiencia do schalke 04, e para quem não jogava desde setembro...), Nelson e Leo nunca conseguiram furar, Beto só destruiu e Petit pouco mais, N. Gomes esforçado e Micolli muito pouco poderia fazer, Mantorras sempre muito esforçado mas também como já vem sendo hábito inconsequente.
Sem ninguém para organizar jogo, foi o que se viu, pontapé para a frente para ver quem a apanhava.

E tuso isto faz-me levantar outra questão: Que confiança terão jogadores como N. Assis, J. Pereira, Mantorras, Dos Santos (e mesmo H. Roque que tantos jogos fez na pré-época) que foram fulcais na conquista do titulo na época passada e que são agora constantemente remetidos para 2ª ou mesmo 3ª opção em detrimento de outros que regressam de lesões ou são adaptados nas suas posições?

 
At 11/23/2005 9:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parece que o fcp voltou a fazer outra denuncia... Desta vez por causa do gesto do N. Gomes...

Vindo de que vem... não é surpreendente...

 
At 11/23/2005 9:37 da manhã, Blogger T-Rex said...

Assim se vê a real importância de dois extremos de raíz. Sem Simão (lesionado) e Geovanni (por opção) não existe fluidez de jogo nem propensão atacante. Resta-nos esperar um milagre contra o United...

 
At 11/23/2005 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Koeman mais uma vez foi o responsável pelo mau jogo do Benfica...tal como em Manchester mostrou falta de ambição.
Como é possível não jogar ao ataque para tentar ganhar, quando todo o mundo viu que o Lille não conseguia criar jogadas de perigo??
Como é possível perdermos o meio campo quando o Lille tinha 2 médios importantes lesionados?
Como é possível não fazer 2 substituições mesmo com a equipa a jogar mal e a defender??
Como é possível não querer ganhar quando é o único resultado que facilitaria em muito a passagem no grupo??
A paciência esgota-se...

p.s. Pelo que ouvi, ontem registou-se a maior assistência de sempre em estádios franceses para a liga dos campeões e tudo devido ao Benfica claro...ora isso é mais que uma taça guardada num museu!! Isso é um cartão de visita que podemos apresentar para mostrar a grandeza do Benfica!
Taças qualquer equipa ganha...troféus destes contam-se pelos dedos as equipas que os conseguem...

 
At 11/23/2005 12:23 da tarde, Blogger tma said...

Superman Torras, se se pudesse fazer substituições como no andebol (ou no rugby), inscrevia o Koeman na equipa, para marcar os livres e os cantos!

 
At 11/23/2005 2:15 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Superman Torras: deverias imprimir esse comentário e enviá-lo a quem de direito na direcção e equipa técnica do Benfica! Não se admite não fazer NADA para ganhar o jogo e apostar tudo num jogo facilíssimo contra essa equipa perfeitamente secundária como o Manchester United...

 
At 11/23/2005 4:30 da tarde, Blogger T-Rex said...

Se isto é um "progress" que Deus nos livre de uma regressão!
Seria o fim da espécie...

 

Enviar um comentário

<< Home