sábado, novembro 19, 2005

Mau

Mais uma vez estou demasiado irritado para conseguir escrever com clareza sobre o jogo desta noite. Perdemos bem, mas a forma como perdemos deixa-me terrivelmente irritado, porque a culpa parece-me ser exclusivamente dos jogadores.

Passando ao jogo propriamente dito. Afinal o trio a que me referi no último post foi convocado, e dois deles (Simão e Quim) acabaram por jogar de início. O Benfica arrumou-se no esquema habitual, mas o nosso treinador optou por colocar o Geovanni na posição de apoio ao ponta-de-lança, com bastante liberdade de movimentos, enquanto que o Beto voltou a ocupar aquela posição em que já sabemos o que consegue render. Nem vou estar a dizer que o Beto jogou particularmente mal, o que eu acho é que com ele ali, o lado direito praticamente não existe em termos ofensivos. Não compreendo o que o Koeman pretende provar ao insistir nisto. Só se quer demonstrar a carência de alternativas que há para aquela posição. Mas hoje ele até poderia ter colocado o Nuno Assis ou o Karyaka no meio, jogando o Geovanni na direita. Será que contava com as características defensivas do Beto para travar as subidas do Jorge Luiz? É que nem isso resulta, porque o Beto não tem velocidade para o acompanhar.

De qualquer forma, o Benfica acabou por conseguir ter um relativo controlo do jogo durante a primeira parte. Com um lado direito pouco produtivo, muitos dos ataques faziam-se mais pelo lado esquerdo, em iniciativas do Léo, já que o Simão não parecia estar com grande ritmo. O jogo estava equilibrado, e o Benfica chegou à vantagem através do Anderson, num cabeceamento ao segundo poste na sequência de uma movimentação que ele executa frequentemente. O mais difícil estava feito, que era bater a inviolabilidade do Braga em casa. E a verdade é que o jogo pareceu sempre estar sob controlo até ao intervalo, tendo a melhor oportunidade pertencido ao Benfica, em mais um cabeceamento do Anderson.

Após o intervalo regressou o Karyaka na posição do Simão, e pareceu-me que o Benfica estava apostado em adormecer o jogo, talvez para se poupar para a próxima terça-feira. Fiquei com a sensação de que as coisas estavam a correr a nosso favor, pois o jogo decorria numa toada morna, e sem grandes oportunidades de parte a parte. Até que, pouco depois dos 60 minutos, veio um período de cerca de cinco minutos absolutamente cretinos por parte da nossa equipa, que começaram a deitar tudo a perder. Tudo começou com um livre do Castanheira, a proporcionar uma boa defesa do Quim. A partir daí, e no espaço de pouco mais de cinco minutos, os nossos dois centrais ficaram amarelados, juntando-se-lhes depois o Petit (fica de fora na próxima jornada - lá vamos gramar com o Beto outra vez). A seguir, um desentendimento da nossa defesa a ceder um lançamento perto da área, e na sequência do mesmo, o Quim a compor o ramalhete com um frangalhão digno do Labreca, e que não ficou a dever nada ao do Nereu.

A equipa não se voltou a encontrar a partir daqui. O Braga passou a acreditar, e carregou sobre o Benfica, tendo enviado uma bola ao poste dois minutos a seguir ao golo. A verdade é que apesar de jogar pior, o Benfica ainda assim conseguiu suster este ímpeto do Braga, e até dispôs de uma oportunidade flagrante para voltar a ficar em vantagem, quando após um bom trabalho do Léo e do Karyaka na esquerda o primeiro colocou a bola no Beto, que sobre a linha da pequena área e com a baliza praticamente aberta conseguiu não acertar na bola. Quando o jogo parecia caminhar para o empate, o Braga chegou ao golo numa boa jogada na sequência de um canto. Apesar de tudo ainda voltámos a empatar, já três minutos depois da hora numa grande penalidade concretizada pelo Nuno Gomes que pareceu nitidamente não existir. Incrivelmente, a equipa revelou uma tal falta de concentração que ainda conseguiu consentir um terceiro golo ao adversário (e é isto que eu não perdoo), da autoria do Bevacqua. Eu estava mesmo à espera disto quando o argentino entrou. Eu considero-o uma nulidade como avançado, não tendo conseguido marcar sequer um golo para amostra durante todo o período em que era o único avançado disponível do plantel, e por isso jogava sempre. Mas contra nós tinha que se lembrar de marcar...

O terceiro golo do Braga foi obtido em fora-de-jogo. Tendo em conta que o nosso segundo golo foi obtido num penalty inexistente, não nos podemos queixar, ou sentirmo-nos particularmente prejudicados pela arbitragem. Além de que a derrota é um castigo justíssimo para a falta de atitude e desconcentração reveladas pela equipa durante a última meia-hora de jogo. Mas a verdade é que me preocupa o facto de, nas últimas três jornadas, termos sofrido três golos em fora-de-jogo. Eu acredito em coincidências, mas três jogos seguidos começa a ser bastante incómodo, e muito difícil de engolir. É que ainda por cima foram sempre golos decisivos.

Mas com isto não quero colocar em causa a vitória do Braga, que se aceita perfeitamente. Estou apenas irritado com esta sequência de erros em nosso prejuízo. E ainda mais irritado com o que os nossos jogadores fizeram durante aquela meia-hora fatídica. Para mim isto não é culpa do treinador, é dos próprios jogadores. Não posso aceitar que aquele descalabro tenha sido apenas porque o Simão já não estava em campo. Nem sei por onde pegar para escolher o melhor. Hoje dei por mim a berrar para a televisão e a injuriá-los. Nem vou repetir o que disse sobre o Quim na altura do primeiro golo do Braga, ou o que chamei ao Beto quando ele falhou aquele golo. Talvez o melhorzito tenha sido o Léo.

Enfim, vamos ver o que se passa na terça-feira. Se perdermos, é o adeus à Champions, e podemos ter um caso sério de falta de confiança a resolver na nossa equipa.

15 Comments:

At 11/20/2005 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Benfica hoje irritou-me profundamente e a forma como consentiu o terceiro golo foi a cereja no bolo da irritação suprema. E estou especialmente irritado porque:
- O Benfica adoptou uma táctica inédita no segundo tempo: desde o primeiro minuto, jogou esperando que o jogo terminasse como se estivessemos chegado aos 80 minutos de jogo. Que raio de merda é esta? Foi esta atitude que nos fez perder o jogo.
- Já estou farto de ver jogar o Geovanni. Não joga a ponta dum corno. Fora com ele! Ainda por cima tendo em conta as declarações que proferiu há bem pouco tempo...
- O Benfica é incapaz de fazer uma única jogada de contra-ataque. Não esboça sequer o mais pequeno mecanismo nesse sentido.
- Abusou dos lançamentos longos quando todos sabemos que esse estilo só esporadicamente nos leva a algum lado.
- Errou passes em número claramente exagerado.
- Por fim, é demais para uma equipa o seu guarda-redes dar dois frangalhões no mesmo jogo. O terceiro golo do Braga é nitidamente um grande frango do Quim, maior ainda que o primeiro.
- Para quê colocar o Beto numa posição que ele não conhece? Tomara o homem saber jogar onde está mais habituado quanto mais num lugar onde já provou ser uma nulidade absoluta.

Assim não dá!!! e chateia, porra!

Quanto à tua análise, concordo globalmente com a mesma. Acrescento apenas que ao longo do jogo, vi sempre um Braga sem criar grande perigo mas a chegar lá muito perto e a aparecer com muitas unidades na frente. Isto é, tive sempre a sensação que o Braga apenas precisava de acertar no último passe para criar oportunidades flagrantes. Pela atitude do Benfica desde o primeiro minuto da segunda parte, a derrota pressentiu-se.

Enfim...VIVA O BENFICA
(hoje, apetece-me bater em alguém)
PS: O penalty não existe e o terceiro golo do Braga é marcado em posição de fora de jogo (escreveu-se direito por linhas tortas). Lá vêm os oposicionistas a dizer que o Benfica está a ser levado ao colo.

 
At 11/20/2005 12:09 da manhã, Blogger tma said...

Se tu estás irritado, eu estou, como se costuma dizer, lixado com "F" grande... A 2ª parte do Benfica foi um zero à esquerda, uma porcaria com "M" grande...

5 últimos jogos: 3 empates, 2 derrotas. Isto é muito mau, mesmo considerando as lesões.

Pronto, já passou...
Para concluir: VIVA O BENFICA!

 
At 11/20/2005 12:13 da manhã, Blogger tma said...

PS: eu escrevi o comentário antes de ler o do bem litrado (ainda não estava visível quando fiz o submit). Por coincidência, o nosso pensamento final foi semelhante: VIVA O BENFICA! (nunca é demais repetir).

 
At 11/20/2005 2:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu não estou irritado, estou conformado.
Só ganhamos a equipas muito fracas e este jogo confirmou isso. A equipa não tem rumo, e a culpa disso só pode ser do treinador, os jogadores não sabem o que fazer e só se atrapalham uns aos outros. Pode ser que com o regresso do Simão em forma e do Miccoli dê para voltar às vitórias.

Enfim, viva o Benfica.

 
At 11/20/2005 4:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este ano tinhamos plantel para estar isolados no 1º lugar....mas tristemente desperdiçámos muitos pontos, e quase todos infantilmente!
Geovanni e Beto está mais que provado que não têm lugar no Benfica, quantos pontos mais temos que perder para se mostrar isso?
Tal como em Manchester e nos 2 jogos com o Villareal, esta noite tivemos tudo para sair vencedores, mas erros infantis, frangos ou medo do adversário fizeram-nos perder!! Inadmissível!!
A partir de agora não se pode desperdiçar mais pontos ou poderá já ser irreversível, em Janeiro tem que entrar alguem para o lado direito pelo menos.
Viva o Glorioso Sempre! Nestas alturas temos que apoiar mais!

 
At 11/20/2005 12:21 da tarde, Blogger T-Rex said...

Pois...está quase tudo dito.
Estranho apenas o ódio de estimação a Geovanni - será que não conseguem ver que este jogador tem um futebol demasiado "à frente" para o cérebro dos restantes companheiros? Esquecem-se do seu rendimento nos confrontos com Porto e Sporting (os melhores dos melhores frente a frente, não é?).
Eu só concebo o futebol numa perspectiva de ataque e de trás para a frente e este homem procura fazê-lo sistematicamente, só que... linhas de passe, quem se desmarca? NÍNGUÉM! Nínguem joga com predisposição ofensiva e isso vê-se bem ATROFIA as melhores qualidades de Geovanni - PROTECÇÃO DA BOLA, DRIBLE e VELOCIDADE. Quem mais tem isto na frente de ataque? Só SIMÃO! Pois, mas Simão anda preso por arames há época e meia...
Geovanni perde muitas boas por isto mesmo ou então é forçado a promover atrasos para os colegas da defesa e lá vem o coro de assobios!
Não há mais pachora para continuar a ver os nossos jogadores assobiados, ainda por cima quando nunca mais se viu nem uma pequena sombra do Benfica após a saída do brasileiro! Mais um que em breve irá brilhar lá para os lados do tripanário...

 
At 11/20/2005 12:55 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Calma, O Benfica é muito grande e isto é, apenas, uma fase má. Ontem, na segunda parte, jogámos muito mal. Mas há motivos para que isso tenha acontecido: a inexplicável atitude dos nossos jogadores na segunda parte; aquilo loiro que por lá anda (Beto) e que alguns insistem em chamar futebolista; as substituições tardias; a falta da voz de comando (dentro do campo e vinda do banco) em momentos decisivos; uma energia extra e inesgotável dos jogadores do Braga na segunda parte em contraste com uma apatia generalizada (salva-se o Nelson) no Campeão Nacional.
Mas, a procissão ainda vai no adro. Este campeonato vai ser ainda mais imprevisível do que o do ano passado.
Seremos, mais uma vez, CAMPEÕES!
Abraço.

 
At 11/20/2005 1:29 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Bem...
Hoje vou ser do contra. O Koeman meteu o Beto para segurar o Jorge Luiz e na primeira parte foi bem sucedido. Na segunda caíu de produção por culpa dos companheiros e do treimador. A equipa recuou e ele ficou perdido, sem saber se havia de fechar o flanco ou ocupar o burcao entre o meio-campo e a dupla karyaka / Nuno Gomes.
O Geo pode ter bom controlo de bola mas é distraído e displicente. Ontem , só na primeira parte, perdeu 3 ou 4 bolas de forma absolutamente infantil.
Há um jogador que voltou a estar ausente deste jogo. Aliás, com uma ou outra excepção, tem-se limitado a passear pelo relvado. E está na hora de ele compreender que ao transformar-se numa figura de referência, não fica obrigado a fazer menos que os outros. Pelo contrário, tem que dar sempre mais! Aprenda com o seu capitão e com o Petit, que mesmo jogando mal, dão sempre o litro. Por isso, Manuel Fernandes já merecia ver um joguito sentado na bancada.

 
At 11/20/2005 4:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ontem vi a segunda parte do jogo do Benfica e devo-vos dizer que me diverti imenso.Por isso deixo-vos aqui algumas ideias:

-a esquizofrenia benfiquista revela-se plenamente nas vossas opiniões em relação ao Manuel Fernandes: passa de bestial a besta em dois jogos... bem... as pessoas esquecem-se de que estamos a falar de um miudo de 19 anos que ainda não tem a estaleca mental para liderar uma equipa como um jogador feito de 25 ou 26.

-O "castigo" para o Manuel Fernandes na minha opinião não é passar um ou dois jogos no banco. Isso não resolve nada e é uma medida tipicamente benfiquista (ie, básica e inconsequente apenas "para inglês ver"). Para mim ele deveria era sair do Benfica para uma equipa que lhe permitisse crescer como jogador sem as pressões e as responsabilidades de ser um patrão do meio campo aos 19 anos. Esse papel deveria ser desempenhado pelo Petit que, no entanto, apenas demonstra jeitinho para distribuir pancada. O MF é um grande jogador e pode ser ainda maior se lhe tirarem as responsabilidades de ser o "Messias" para 6 milhões (ou serão 7... ou serão 14...) de fundamentalistas lampiões.

-Posto isto, já devem estar a adivinhar a minha opinião acerca das causas da vossa derrota: perderam o meio-campo. E perderam o meio-campo porque tudo o que tinham para mostrar era uma dupla de caceteiros (leia-se Petit e Beto) e um grande jogador em dia não.

-Outro problema foi o facto do Koeman ter jogada à defesa a defender primeiro o 1-0 e depois o 1-1. Mais uma vez isso poderia ter resultado se o Benfica tivesse meio campo.

-Não comento as coincidencias dos 3 golos em fora de jogo sofridos pelo SLB nas últimas 3 jornadas. É que nessa altura talvez tivesse de comentar o penalti inventado contra o Braga em tempo de descontos... É que eu acredito em coincidencias!

 
At 11/20/2005 6:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olha...este saiu da toca.

 
At 11/20/2005 10:39 da tarde, Blogger Harry Lime said...

ánonimo,

Eu sai da toca no post anterior. Vai lá ler e verifica pelos teus olhos, ok?

 
At 11/20/2005 11:50 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Harry Lime, não é esquizofrenia nem é opinião de há 2 jogos para cá. Se fores ao meu blog, encontras pelo menos 3 posts sobre esta questão. E não acredito que seja uma questão de forma por um simples motivo. O Manuel é capaz de fazer um jogo de merda para o campeonato numa semana e aparecer em grande num jogo europeu ou nos sub-21. Isso nada tem a ver com forma. Tem a ver com falta de motivação ou falta de vontade. Ninguém pede ao miúdo para ser o patrão do meio-campo. Esse é o Petit. Seja na entrega, no espírito de sacrifício, na liderança ou na organização táctica. Eu ao Manuel só peço uma coisa. Esforço e suor. É pedir muito?

 
At 11/21/2005 12:18 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Quetzal, concordo que o Petit é um exemplo de entrega e de "alma". Mas também é verdade que ele tem pouco mais a dar (tiarando algum jeito para marcar livres directos). A cabeça da vossa equipa é o Manuel Fernandes. E ele se calhar ainda não tem maturidade para isso (é uma teoria minha). Ele falha, falha tudo. Este tem sido o padrão do Benfica nesta época.

Já agora seria interessante perceber porque é que um grande jogador como o Manuel Fernandes só sente motivado nos jogos europeus e nos da selecção...

 
At 11/21/2005 12:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu kmo mts d vcs ontem tava tao fud... k nao konseguia por 1 post sem ter uma asneira em kada linha... LOL

Clarament penso k foi mais 1 jogo em k pudiamos ter ganho e por falta d ambiçao nao o konseguimos...
Começo por koeman k mais uma vez esteve mal na construçao da equipa. Epa, por favor, ja ver o beto em campo é um sacrificio, kt mais ve-lo a jogar (?!) naquela posiçao... NAO, NAO E NAO!!!! Nao gosto dele e nao tem qualidade pra jogar no BENFICA!! Talvz se safe se for o suplente do Petit, mas d rest mais nada... Ou seja, kd jogamos kom o beto, principalment nakela posiçao, jogamos smp kom 10.

Concord kd dizem k os jogadores nao tiveram atitude na 2ª parte, e isso acontece e nao ha-d ser so no BENFICA, mas kem tem d ser o 1º a chamar a atençao kd isso akontece? Nao é o treinador? Ou o papel dele é so escolher 11 (e dps + 3) pra por la dentro e ver o k akontece? Irrita-m uma beka, pra nao dzr mto, ve-lo encostado ao banco com ar d apático e sem dar ordens pra dentro d campo kd toda a gent vê k algo tem d mudar...

Partindo do principio k o simao saiu por limitaçoes fisicas (k se compreende, ou nao!) a entrada do karyaka é obvia. Alias, ja devia era tar a jogar de inicio á frent do petit e do manuel fernandes, em vz do beto (indo o geo pra dir.). É incompreensivel kmo é k vendo k o BENFICA tava a perder o controlo do jogo (eu senti isso claramnt passados 10min da 2ª parte) é k só aos 65 min poe o nuno assis no meio campo e tira o geovanni em vz do beto. Penso k mostra aki uma certa incoerencia: vejamos, se ele proprio diz k quis defender o resultado o BENFICA so iria chegar á baliza do braga em contra-ataque, e entao tira o geo k é um jogador rapido e perigoso nestas situaçoes?! Conclusao: fikámos sem ataque!!
Mas na mnh (modesta) opiniao o descalabro total foi kd sofremos o 1º golo e nao vejo lgo o koeman a dar instroçoes ao miccoli... Pensei lgo: "pront este gajo so vai por o miccoli aos 90min kd ja tivermos a perder...". Dito e feito!! E o rest, foi o k se viu... nao é penalty (mas é d dificil analise) e é fora d jogo claro (3golos em fora d jogo em 3 jornadas seguidas?! nao acredito em coincidencias...)

Conclusoes a tirar:
- beto é ultima opçao para a pos. de extremo direito (ate o joao pereira é mlhr) e so deve jogar a trinco kd petit nao esta disponivel (infelizmnt no prox. jogo contra o belem)
- o BENFICA nao pode nunka defender um resultado d 1-0, mto menos remetendo-se á sua defesa, tem isso sim d tentar marcar o 2º e o 3ºgolo
- o melhorzinh: (o gde NELSON)
- o BENFICA sem simao fika "diferente" (NAO O VENDAM EM JANEIRO POR FAVOR!!!)
- o treinador do BENFICA nao tem ambiçao (ou pelo menos nao o demonstra em campo)
- temos de ganhar ao lille, senao...

Saudaçoes
*BENFICA FOR THE ETERNITY*

Inda vamos ser campeoes...

P.S. Sinceramnt nao percebo o porkê desta embirraçao agr kom o manuel fernandes?!! Acho ate ridicula. Ele nao fez a pre-epoca e inda nao ta a 100% e ja o estao a akusar de nao suar a camisola... Por favor... ADORO o manuel fernandes, é 1 enorme jogador e o BENFICA so ira vendê-lo a um gde da europa!! Acho ate k nao fz uma exibiçao assim tao ma...

 
At 11/21/2005 10:12 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu neste caso não creio que a culpa seja muito do Koeman. Eu bem o vi a reclamar com a equipa do banco na segunda parte, e o que ele disse no final do jogo só pode ser entendido como uma crítica ao facto dos jogadores não terem seguido as suas indicações.

 

Enviar um comentário

<< Home