segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Evidente

Vitória tranquilíssima do Benfica, num jogo em que a nossa superioridade foi por demais evidente. Apesar do resultado de três a zero, este jogo conseguiu deixar-me um pouco insatisfeito à saída da Luz, pelo facto de ficar com a sensação de que só não marcámos mais golos porque em vez de carregar mais um bocadinho optámos pela poupança de esforço.


De regresso aos dois avançados (Lima e Rodrigo), o André Gomes foi o escolhido para ocupar o lugar do suspenso Matic, e a ala esquerda foi desta vez formada pelo Luisinho e Ola John. A entrada do Benfica foi a todo o gás, e depois de uma primeira ameaça num livre do Rodrigo chegámos ao golo logo aos quatro minutos, numa jogada pela direita entre o Salvio e o Maxi que levou a bola até ao Enzo Pérez. Depois este, à entrada da área, colocou-a literalmente na gaveta. De certeza que os adeptos esperariam que, dada a entrada em jogo e o golo madrugador, a equipa aproveitasse para manter a pressão e arrancar para uma vitória folgada, mas não foi isso que aconteceu. Em vez disso, o Benfica optou mais por uma toada de serviços mínimos, por vezes quase mesmo sobranceira, ciente da sua superioridade e de que a vitória não escaparia. Também é verdade que a ausência do Matic parece retirar alguns metros à equipa no que diz respeito às zonas de pressão - não sou particularmente adepto de ver o André Gomes a jogar na posição mais recuada do meio campo - mas apesar de mesmo neste registo a superioridade do Benfica no jogo ser praticamente absoluta, saímos para intervalo com a impressão de que seria possível fazer mais e melhor. Pelo menos teria ajudado se o Rodrigo não tivesse perdido o segundo golo de uma forma absolutamente inacreditável.


A entrada do Benfica na segunda parte foi outra vez a todo o gás, de forma a deixar o assunto resolvido o mais depressa possível e afastar quaisquer dúvidas. Como que a confirmar a sensação que quase todos tinham de que bastaria o Benfica carregar um pouco mais no acelerador para desbaratar por completo a equipa do Setúbal, os resultados foram imediatos. Bastaram dois minutos para que o Lima, isolado nas costas da defesa por um grande passe do Luisão, fazer o segundo golo. E depois de mais algumas jogadas em que o Setúbal pouco mais fez do que andar a correr atrás da bola, com dez minutos da segunda parte decorridos estava feito o terceiro golo, numa jogada entre os dois avançados que terminou com o Rodrigo - que tinha iniciado a jogada - a empurrar a bola à boca da baliza, após passe do Lima. Este terceiro golo acabou com o jogo. E digo isto no sentido literal da coisa, porque o Benfica pouco mais fez até final - talvez o momento melhor tenha sido uma iniciativa individual do André Gomes, que merecia ter acabado em golo. Limitámo-nos a gerir o jogo e o resultado, sem grandes esforços. De um ponto de vista puramente racional esta opção é compreensível, dado que a equipa vem de uma sequência complicada de vários jogos difíceis  e seguidos num período relativamente curto de tempo (desde o dia 30 de Dezembro que temos estado sempre a jogar dois jogos por semana). Mas por outro lado a diferença de golos pode acabar por ser importante na decisão do campeonato, e custa ver-nos desperdiçar uma oportunidade para melhorarmos esse aspecto. E para além disso parece-me que os quase quarenta mil adeptos que se deslocaram nesta noite fria à Luz talvez merecessem pelo menos mais algum tempo de futebol, e um pouco menos de peladinha.


Para mim o melhor do Benfica foi o Enzo Pérez. Hoje deu obviamente nas vistas pelo golo que marcou, mas para mim foi o melhor por muitos outros motivos. Nem sei se terá feito alguma coisa errada durante o tempo em que esteve em campo. Bem também, como tem sido habitual, o Lima, a dupla de centrais, e o Maxi Pereira. Parece-me que o facto de estar a ter oportunidade para descansar um pouco, já que o André Almeida tem cumprido sempre que é chamado, lhe está a permitir recuperar a boa forma.

Resumindo, foi uma vitória muito fácil do Benfica, obtida com um esforço aparentemente mínimo. Agora acho que até vou estranhar ter que esperar uma semana inteira para voltar a ver um jogo do Benfica.

1 Comments:

At 2/05/2013 1:41 da tarde, Blogger joão carlos said...

A crónica mais uma vez é o espelho daquilo que se passou em campo.


Os adeptos temem sempre este mês de Janeiro e normalmente demonstram grande preocupação, presumo que seja pelo facto de efectuarmos muito jogos, mas a verdade é que á semelhança de outros anos passamos este mês razoavelmente bem alias desde a trinta anos que o mês que mais mossa nos faz é o de Março e no consulado deste treinador não tem sido diferente mesmo com pequenas variações para Abril ou para Fevereiro, como foi o caso do ano passado, a partir de agora é que se aproxima a partir mais difícil vamos esperar para ver como se comporta a equipa.
Este treinador teima em utilizar um médio defensivo a defesa direito e um box-to-box a médio defensivo é verdade que os jogadores tem cumprido a sua missão sem sobressaltos e sem problemas de maior mas quando comparamos aquilo que eles fazem quando jogam nas suas posições naturais com aquilo que produzem quando adaptados a diferença é abismal, quando as adaptações acontecem como ultimo recurso não temos nada que dizer agora fazer adaptações quando temos soluções naturais melhores não faz sentido.
Com o fecho do mercado e com as saídas e entradas completamente definidas confirmou-se o que eu temia acabamos por ficar mais fracos do que estávamos se num dos casos, na minha opinião, acabamos por não perder muito já que existem varias opções alem de que reforçamos a equipa b permitindo assim libertar um ou outro jogador se necessário para a principal, agora no outro sendo uma substituição directa e de um jogador do nosso plantel que não estava inscrito acho que perdemos muito já que quem saiu garantia que jogando dois ou três jogos seguidos voltava á sua grande forma e era decisivo e quem o substitui tenho duvidas que o faça caso venha a ser necessário, só me resta esperar que esteja enganado.

 

Enviar um comentário

<< Home