quarta-feira, janeiro 27, 2016

Passeio

Era um jogo decisivo para decidir a passagem às meias-finais da Taça da Liga, e acabou por ser um autêntico passeio em Moreira de Cónegos. O Benfica goleou por seis a um, e conseguiu fazê-lo deixando uma imagem de tremenda facilidade, de tal forma que se pensarmos no jogo e nas ocasiões que o Benfica ainda assim desperdiçou, se calhar não seria chocante se tivéssemos chegado aos nove ou dez golos.


Como seria de esperar, muitas trocas na equipa, com apenas três jogadores a manterem a titularidade: Jardel, Samaris e Renato Sanches. Oportunidade também para dar minutos aos recém recuperados Nélson Semedo e Gaitán. O Benfica pareceu abordar o jogo de início de forma bastante descontraída, sem forçar muito o andamento, mas depois revelou-se mortífero e extremamente eficaz. No curto espaço de oito minutos, entre os doze e os vinte, já o jogo ficava resolvido com três golos de rajada. Primeiro num penálti marcado pelo Talisca, a punir uma falta sobre o Gonçalo Guedes; dois minutos depois novamente o Talisca, num remate de primeira a aproveitar um mau alívio de um defesa pressionado pelo Gaitán; e finalmente uma obra de arte do Gaitán a concluir uma jogada iniciada no Gonçalo Guedes, que passou pelo Talisca, e terminou com o mago argentino a passar pela defesa toda do Moreirense, guarda-redes incluído, e praticamente a entrar pela baliza dentro com a bola. O Moreirense ainda reduziu, mas à meia hora de jogo o Jiménez repôs a diferença, depois de pressionar um defesa e ganhar-lhe a bola, para depois fazer um chapéu ao guarda-redes. Mesmo sobre o intervalo, o Gaitán atirou uma bola à barra. Na segunda parte o Benfica apostou sobretudo em gerir o resultado e a poss de bola, o que conseguiu fazer com bastante facilidade. Mesmo assim, deu para ir criando ocasiões de golo flagrantes que seriam suficientes para construir um resultado ainda mais dilatado. Os dois médios foram substituídos e poupados a mais esforços, deu para estrear o Grimaldo (mostrou ter vocação ofensiva) e na fase final do jogo acelerámos um bocadinho e chegou-se a uma verdadeira goleada. Aos oitenta e três minutos o Talisca assinou outro grande momento no jogo, chegando ao golo num grande remate cruzado, ainda de fora da área. E sobre o apito final o Gonçalo Guedes fugiu pela direita, ganhou a linha de fundo, e fez o passe atrasado para o Gaitán marcar de pé direito.


Os maiores destaques do jogo são obviamente para o Talisca, que independentemente do hat trick aproveitou muito bem o espaço que teve para se assumir como organizador de jogo, quer quando jogou como segundo avançado, quer quando recuou para o meio campo, e para o Gaitán, que marcou dois, deixou inúmeros pormenores da sua classe, e se não tivesse entrado num registo de algum relaxamento e vontade em jogar para o espectáculo talvez pudesse também ter pelo menos marcado tantos golos como o Talisca. O Nélson Semedo parece estar a recuperar a forma, e o Gonçalo Guedes, apesar de algumas coisas lhe continuarem a sair mal (e foi notória a sua frustração quando isso acontecia) ainda assim conseguiu ficar directamente ligado a três dos golos - fiquei particularmente satisfeito com a jogada do último golo. Parece-me que fica a ganhar quando pode jogar com o Nélson Semedo na lateral direita.

O apuramento para as meias-finais foi conseguido de forma brilhante, e agora resta repetir a fórmula frente a este mesmo adversário já no próximo domingo. Por muita satisfação que este resultado nos dê, a verdade é que também poderá ser perigoso para nós se de alguma forma se reflectir num excesso de confiança da nossa equipa para esse jogo. O jogo desta noite já é passado, agora é preciso encarar o próximo com a máxima concentração para evitarmos surpresas.

1 Comments:

At 1/27/2016 7:47 da tarde, Blogger joão carlos said...

O post é um espelho daquilo que foi o jogo.


As substituições foram as correctas e as que se esperavam e que o jogo pedia foi só pena a primeira que foi tardia com o resultado como estava ao intervalo poderia ter sido fita ai até porque não só é um jogador que não tem um substituto directo no plantel, alias a razão porque nem sequer foi poupado neste jogo, como a fase menos boa que ele vem a atravessar se deve ao desgaste que já é evidente no jogador neste caso o ideal era um ou dois jogos de fora com pouca utilização de modo a poder voltar depois a nível elevado mas o problema é que não existem alternativas que garantam a mesma qualidade era uma ideia tentar resolver isso antes do mercado fechar.
De uma vez por todas ficou evidente onde rende mais aquele que foi neste jogo o nosso melhor marcador foi a segundo avançado que se evidenciou o ano passado é ai que este ano tem jogado bem, mais recuado não tem agressividade que se exige e pior perde mais vezes a bola, e permite que nos criem mais perigo para a nossa baliza, mesmo que ele possa recuar como o fez neste jogo quando o resultado já o permite ou em condições muito especiais durante um jogo mas a posição dele é claramente segundo avançado e a ser titular num jogo é ai que tem de começar e que deixem de inventar como fizeram com outros que agora jogam muito mais do que o faziam em posições que não eram as deles.
Mais uma vez se aproxima o fim da janela de mercado e continuam uma serie de jogadores, uns da equipa principal outros da equipa B, outros que retornaram de empréstimos sem estarem ainda colocados e pior sem se avistar solução para eles a maioria erros de casting devido sobretudo à falta de profissionalismo o ideal era conseguirmos uma solução definitiva para todos mas na pior das hipótese, até porque o tempo já não é muito, era pelo menos arranjar colocação temporária e não deixar os jogadores parados é que não é bom não só porque ainda desvalorizam mais do que estão e as perdas vão ser maiores do que já são como se ficarem mesmo abastados das equipas vão ser sempre um foco de ruído e possível destabilização porque o que irrita mais nisto tudo é que todos os anos é a mesma coisa e parece que não se aprende com os erros cometidos que se resolva de vez esta situação.

 

Enviar um comentário

<< Home