domingo, abril 07, 2019

Complicado

O resultado final de 4-1 esconde as dificuldades por que passámos para ultrapassar o Feirense, em especial durante a primeira parte. Foi um jogo complicado, e nem vou dizer que foi inesperadamente assim porque nesta fase temos que esperar dificuldades e ansiedade acrescida em todos os jogos. Mas a equipa acabou por reencontrar-se, dar a volta ao resultado e fazer uma segunda parte completamente tranquila.


Já sabíamos que o Rafa e o Gabriel estavam fora das opções, mas as alterações no onze não se ficaram por aí. O Jardel e o Fejsa saltaram directamente para a bancada, e no onze entraram o Ferro, o Florentino, o Samaris e a surpresa Taarabt. A entrada do Benfica no jogo foi péssima. O Feirense, que não ganha um jogo desde Agosto, entrou bastante atrevido perante um Benfica retraído, e não foi muito surpreendente quando chegaram ao golo logo aos dez minutos. Uma falha de comunicação entre o Vlachodimos e o André Almeida depois de um cruzamento da esquerda permitiu ao Sturgeon cabecear sem oposição para o golo. Pensar-se-ia que isto poderia servir de alarme para a nossa equipa, mas não. Continuámos a jogar mal, e só não nos apanhámos a perder por dois porque o golo foi anulado por fora-de-jogo. Só a partir da meia hora de jogo é que começámos a empurrar o Feirense para a sua área de forma mais sistemática, mas ainda assim as coisas eram quase sempre mal feitas no ataque, com a equipa a optar demasiadas vezes por cruzamentos largos e sem grande critério para a área. Acabámos por ser resgatados do abismo por um penálti a cinco minutos do intervalo, que estranhamente foi assinalado pelo VAR - estou mais habituado a ver os VAR a decidirem constantemente contra nós. O Pizzi marcou-o exemplarmente e tudo mudou. Logo a seguir o Félix fez o segundo golo, mas foi anulado por posição irregular deste. Mas ainda fomos a tempo de sair para o intervalo em vantagem: na marcação de um canto, o Samaris assistiu de cabeça o André Almeida para que o nosso capitão neste jogo fizesse o segundo golo.


A segunda parte acabou por ser bastante tranquila, muito por culpa de um golo madrugador do Seferovic que nos colocou com uma vantagem de dois golos. Um desentendimento entre um defesa e o guarda-redes colocou a bola nos pés do suíço, e ainda de fora da área e de primeira ele fez um chapéu perfeito que acabou com a bola no fundo da baliza do Feirense. A partir daí o Benfica controlou completamente o jogo e o Feirense não conseguiu causar qualquer incómodo, sendo cada vez mais previsível que a vantagem do Benfica iria aumentar. Ocasiões para isso não faltaram e até o André Almeida esteve perto da façanha de marcar dois golos no jogo, quando no seguimento de um livre se antecipou ao guarda-redes mas o cabeceamento saiu com a mira demasiado elevada. As trocas feitas foram mais ou menos previsíveis e não alteraram muito a forma de jogar da equipa - Félix por Jonas, Pizzi por Gedson e Taarabt por Cervi. À medida que o jogo caminhava para o final o lado direito da defesa do Feirense foi-se tornando cada vez mais uma espécie de autoestrada para o Grimaldo, que repetidamente investia por aquele lado e causava quase sempre perigo, mas o resultado foi-se mantendo teimosamente até quase ao final do jogo. Só nessa altura é que um cruzamento do Grimaldo (sempre ele) na ressaca de um canto foi encontrar a cabeça do Seferovic, que colocou a bola pero do ângulo e sem possibilidades de defesa para o guarda-redes.


Melhores do Benfica, para mim, Grimaldo e Seferovic. Bons jogos do Ferro, Florentino e Samaris, a mostrar um pouco que se calhar aquela opção na última quarta-feira de meter o Jardel e o Fejsa directamente na equipa vindos de lesões recentes é capaz de não ter sido a mais acertada. O Taarabt não fez muito de particular realce mas não comprometeu e pelo menos mostrou sempre empenho, mesmo na tentativa de recuperar a bola.

Não gostei da má entrada no jogo, até porque é o segundo jogo consecutivo em que isso acontece. Poderia ter tido consequências desastrosas. Ainda bem que conseguimos dar a volta ao resultado e regressar do Norte com mais três pontos. Agora faltam seis finais, com o benefício de quatro delas serem jogadas na Luz. Continuamos a ser os únicos a depender só de nós, e o crescente desespero que isso provoca nos nossos adversários é cada vez mais evidente.

P.S.- Não é que isso seja novidade para ninguém, mas quem tiver tido a oportunidade de ouvir a diferença de tom dos comentários da fraude Freitas Lobo enquanto o Feirense ganhava e depois do Benfica passar para a frente do marcador percebe o que é que esta personagem anda ali a fazer. O homem acabou o jogo em sofrimento.

1 Comments:

At 4/08/2019 7:24 da tarde, Blogger joão carlos said...

O post esta muito bem conseguido.


Discordo da analise ao nosso médio esquerdo ele até comprometeu já que no lance em que ficamos em desvantagem e embora as culpas maiores sejam do nosso defesa direito e do guarda redes a verdade é que o lateral deles teve todo o tempo e espaço para poder fazer o cruzamento como bem entendeu e quis sem sequer ter ninguém por perto nem muito menos a ser importunado já ofensivamente não veio trazer, para já, nada de novo em relação às outras opções não titulares que temos tido e mesmo na finalização foi um desastre.
São já incontáveis o numero de livres indirectos que vão à baliza e em que o nosso guarda redes não fica nada bem no lance mesmo considerando que são lances difíceis e existe alguma incerteza numa possível emenda a verdade é que se exige mais, muito mais, até porque alguns dos lances passam ao alcance do guarda redes é que todos já vimos a sua dificuldade, e por isso, o numero deste tipo de lances tem aumentado.
Com um guarda redes com evidentes problemas nas bolas aéreas é necessário que a equipa consiga colmatar esta falha, sobretudo a dupla de centrais, coisa que não tem sido conseguida nem pela equipa e muito menos por esta actual dupla de centrais e ou alteramos e encontramos, sobretudo na dupla de centrais, jogadores que consigam anular o jogo aéreo do adversário ou vamos passar por dificuldades já que cada vez vão insistir mais neste tipo de lances.

 

Enviar um comentário

<< Home