quinta-feira, agosto 11, 2005

Reforços

Já o afirmei aqui várias vezes: sou um admirador do trabalho desta direcção (e por 'esta direcção' entendo a actual e a anterior, presidida por Manuel Vilarinho). Goste-se ou não deles, temos que olhar a factos, e lembrarmo-nos do que era o nosso clube no final do mandato de Vale e Azevedo, para vermos tudo o que foi conseguido em tão curto espaço de tempo.


Mas entendo que no caso do reforço da equipa de futebol para esta época, a direcção merece ser criticada. Mais especificamente, José Veiga, que é o responsável por esta área. Não estou a falar das dezenas de pseudo-contratações que os jornais gostam de anunciar para o Benfica, e que depois vão sempre por água abaixo (não acredito sequer que 5% dos nomes que vêm a público tenham qualquer fundamento). Estou a falar da aparente inércia do Benfica em resolver uma lacuna que há muito tempo está identificada no plantel. A época oficial começa daqui a três dias, e os tão esperados reforços para o ataque ainda não chegaram. Não concordo em absoluto com o argumento que o tempo joga a nosso favor: quando (e se) chegarem os tais jogadores necessários, eles já terão perdido a pré-época, e vão ter que passar pelo natural período de adaptação à nova equipa. E essa adaptação terá que ser feita já com a época a decorrer, em jogos oficiais (e tendo em conta aquela facção da nossa massa associativa que eu adoro, que vai de propósito ao estádio para desatar a assobiar após cinco minutos de jogo, imagino que se as coisas começarem a correr mal a estes novos jogadores devido a estarem a adaptar-se nestas circunstâncias nada fáceis, provavelmente o período de adaptação acabará por ser ainda mais longo). Pior ainda: como várias equipas já entraram em acção nas pré-eliminatórias das competições europeias, isto significa que os jogadores utilizados passaram automaticamente a estar indisponíveis para actuarem por outras equipas nestas mesmas competições europeias durante esta época, o que reduz bastante as possibilidades de escolha.

Além disso, houve mais erros a serem cometidos. No futebol não se pode dar um passo sem ter a certeza que o outro pé está bem assente no chão. Se já sabíamos que havia deficiências no ataque, porquê emprestarem o Karadas sem haver ainda um avançado contratado? E só espero que não venhamos ainda a ter amargos de boca com o Delibasic no Braga, ou o Sokota no FC Porto. E o presidente não está isento de críticas, porque é pura demagogia andar a dizer que os adeptos vão ficar de boca aberta com os reforços, ou que se vão perguntar como foi possível tais jogadores virem para o Benfica. Ele não pode andar a repetir o comportamento do ano passado, em que também andou a dizer coisas destas e depois saiu-nos o Everson. Isto só faz com que o Benfica e os benfiquistas sejam alvos do gozo dos antibenfiquistas. E, parecendo que não, isto também é contraproducente tendo em conta o interesse na comercialização do Kit Novo Sócio: não seria muito mais fácil vendê-lo a adeptos entusiasmados com uma nova contratação para o ataque? É que assim andam todos desconfiados (e com razão).


Eu não espero que vão buscar um Saviola, o que eu espero é que vão buscar um (ou mais) jogadores com as características de que nós necessitamos. Se passarem o tempo todo à procura de Saviolas disponíveis, arriscamo-nos a chegar ao dia 1 de Setembro com os mesmos dois avançados de que dispomos actualmente, e sem irmos buscar um 'João Tomás' que, não sendo fabuloso, de certeza que daria muito jeito.

17 Comments:

At 8/11/2005 8:38 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Até ao fim do Mês aguardo o que vai acontecer, só espero é que não venham everson's e outros q tais...

 
At 8/12/2005 9:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'arcy se me permitir,assino por baixo
este post do inicio ao fim.
Talvez por falta de clareza da minha parte, alguem pense que eu estou contra esta ou aquela direcção.Não.Eu
sou a favor do Benfica.
Devo tambem confessar que o unico projecto que eu votei(mal ou bem) com verdadeiro entusiasmo foi o do Prof.Luis Tadeu.Mas projectos como esses "vivem" mal neste mundo mediatico,onde anunciar um possivel reforço leva a melhor sobre um proposta racional e que levava em conta precisamente a formação,e talvez mais importante o retorno á verdadeira matriz do glorioso.
Mas o que me interessa é o futuro e
embora eu não seja um fervoroso adepto desta direcção,só lhes peço uma coisa muito trabalho e inteligencia e pouca conversa.

 
At 8/12/2005 10:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, excelente análise, muito lúcida. A propósito disso, Vitor Serpa ontem n'A Bola:
"Sejamos claros: O Benfica tem feito um inegável esforço financeiro nos últimos anos, procura recuperar a credibilidade perdida por gestões danosas— e, é justo dizê-lo, tem-no conseguido— construiu um estádio da primeira linha europeia, regressou aos títulos de campeão nacional e, por isso, há que dizê-lo, fez mais do que o suficiente para merecer a atenção, a consideração e até o elogio desta sua gestão da época pós Vale e Azevedo, e que inclui a responsabilidade primeira de Vilarinho e , depois, de Vieira.

Não se compreende, por isso, o estilo algo arrogante e despropositado com que, algumas vezes, a instituição, para utilizar um termo do agrado do presidente, se dirige à imprensa e aos jornalistas que apenas cumprem a difícil função de serem jornalistas profissionais na área muito peculiar e específica do desporto."

 
At 8/12/2005 10:53 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu também votei no Luís Tadeu. O dia em que ele perdeu para o Vale e Azevedo foi um dos mais tristes da minha vida de benfiquista (não sou bruxo nem tenho poderes paranormais, mas já estava à espera do pior vindo daquele homem, até porque já tinha sido avisado das suas 'qualidades' por pessoas do mundo da advocacia).

Quanto à análise do Vítor Serpa, tem piada que eu inicialmente tinha escrito algo praticamente igual ao primeiro parágrafo transcrito (que depois apaguei para não fazer um post demasiado extenso). Já no que diz respeito à agressividade para com os jornalistas, embora não seja uma atitude muito simpática, diga-se de passagem que no caso dos jornalistas do Record, até a compreendo ;)

 
At 8/12/2005 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy
Sabes que tenho seguido este blog assiduidade quase religiosa e por isso sabes que partilho desta tua opinião de alto a baixo! Eu só queria que fossem correctos! Que dissessem de uma vez por todas: Meus amigos, não ha dinheiro mas estamos a tentar com todas as forças trazer um jogador capaz!" Não venham mais com historias de "bocas abertas" e grandes "trutas! É que isso só serve pra acirrar os espiritos criticos dos anti-benfica (e tu "sofres" bem com isso aqui no blog... por falar nisso... o harry ta de férias??? :p). Odeio admitir, mas já perdi todas as esperanças de ter cá um grande jogador... deve chegar outro Everson. Esperom (mas esperom MESMO) estar enganado! Mas o pior é que cada x que leio o Sport (o pior jornal que conheço...e só o leio desde a novela saviola) e vejo-os a falar da possibilidade do casamento "saviola-benfica" eu até tremo... sou um sonhador... mas só mesmo em sonhos... Portanto o que quero é clareza... isto sem tirar um pingo do mérito que esta direcção merece... mas nem é bem o LFV... eu nem gosto da pessoa dele. eu acho honestamente que está muito bem rodeado... alguns até são anonimos, mas estão lá alguns dos grandes gestores portugueses com cursos nas melhores escolas do mundo! dái estarmos melhor... até esta ideia do KIT foi mt boa... mas não pensem k saiu dakela cabecinha pensante...
Bom... acho que já está mt grande o comment... sorry.
Abraços

 
At 8/12/2005 1:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Todo o adepto de futebol é, na sua essência, um sonhador. E eu não escapo à regra ;) Ainda ontem, na minha ronda habitual pelos desportivos online, vi no referido Sport mais uma menção ao Benfica como tendo apresentado uma nova proposta pelo Saviola, mas fiz um esforço para tentar não levar isso muito a sério (o Saviola é um dos jogadores que eu admiro muito, provavelmente por eu ser um jogador fanático de CM).

Mas concordo contigo, o melhor é serem realistas, admitir que não há dinheiro, e tentarem contratar jogadores dentro das nossas possibilidades. Porque se continuam a ter critérios demasiado selectivos, arriscamo-nos a ficar de mão a abanar, e não me agrada nada a perspectiva de enfrentar uma época apenas com o Mantorras e o Nuno Gomes no ataque.

O Harry não está de férias, deve é estar inibido depois do jogo com a Udinese. Por enquanto anda apenas remetido aos SMS. Mas tenho a certeza que em breve vai regressar em força, assim que lhe passar a azia (que deve ser ainda maior depois de assistir ao Avô Cantigas no fim do jogo mais uma vez a culpar o árbitro pela derrota - eu sei que ele não gosta disso).

 
At 8/12/2005 3:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Algumas notas:

-eu estou de férias

-não estou atrofiado pela derrota do sporting, apenas não tive acesso á internet nos ultimos dias. Pelo contrário, acho que foi perfeitamante natural os italianos foram melhores "in an italian way" ou seja foram realistas práticos e objectivos (em portugues futebolistico isto traduz-se como "cinismo"). Aliás, se a equipa de arbitragem não fosse tão má o sporting podia-se ter metido em apuros mesmo sem o penalti devido à mania do Tello de por metade dos avançados da Udinese em jogo...

-Estou-me nas tintas para as declarações do Dias da Cunha: o sporting perdeu por culpa própria e devido a mais algumas invenções do Peseiro. E depois há sempre um problema de rochembackodepedencia aguda de que o Sporting sofre.

Não tenho nada a a obstar á posta do D`arcy... limito-me a apenas a enunciar as 4 mais belas palavras da lingua inglesa (segundo o Gore Vidal, um dos meus escritores preferidoS):

I TOLD YOU SO

that`s all!

 
At 8/12/2005 4:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Harry, logo vi que não podias ter só defeitos (sportinguismo, daltonismo, etc.). Também gosto bastante do Gore Vidal.

 
At 8/12/2005 4:41 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Quando disse que não estavas de férias, referi-me ao facto de não estares de férias da net, porque acho que nunca tiras férias dela.

Em relação ao 'I told you so', continuo a dizer que tens uma visão distorcida dos factos. Tu achas que quando o Record anuncia que o Benfica está interessado num jogador, isso equivale a um anúncio oficial de uma contratação do Benfica. E não é isto que está aqui em causa, e não é o que eu critico. Eu critico a inércia; o facto de precisarmos de um ou dois avançados e eles não estarem cá quando a época começa já amanhã. Isto é mau planeamento, e uma má política desportiva.

 
At 8/12/2005 8:38 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`arcy,

Para lá das noticias do Record (que até têm a sua graça) eu sempre disse que o grande problema dos dirigentes do SLB era a sua megalomania.

De facto, neste momento parece-me óbvio que, para lá dos boatos do Record (que admito que valham pouco ou nada), a dupla VV está a ter mais olhos que barriga. Eu continuo a acreditar que com a estrutura certa e os técnicos certos não é necessário gastar muito dinheiro em vedetas para ter uma boa equipa (um exemplo flagrante dessa realidade são as equipas do Porto do tempo do Mourinho).

o grande erro da dupla VV é continuara a apostar mais na contratação de "figuras" do que na construção duma estrutura sólida e profissional (que é óbvio que não existe) de "scouting", de formaçao e de integração de jogadores jovens. Essa é a força do mourinho, com pouco dinheiro no FC Porto e com muito dinheiro no Chelsea, nao te esqueças disso!

É tambem óbvio que essa estrutura também não existe no sporting mas o nosso senil presidente pelo menos não anda por aí a prometer grandes contratações (como fez a dupla VV). Essa é a diferença.

PS João, de facto os Gore vidal têm tido lugar cativo na minha cabeceira há quase 10 anos. Não consordo com muito do que ele escreve (especialemnte em termos politicos) mas adoro a sua verve, a sua acutilancia e a sua honestidade. E o homem escreve muito bem!

PPS. eu posso estar de férias mas o meu anti-benfiquismo nunca dorme :)))

 
At 8/13/2005 7:24 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Como há coisas mais importantes do que bola devo dizer aqui a bem da verdade, o seguinte

VIVA OS RAPAZES DO RABO MOLHADO!

da banda sonora de um dos melhores (e mais desprezados pelos criticos) filmes dos ultimos 10 anos!

 
At 8/13/2005 7:49 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Em relação à minha fixação pelo Mourinho espero que não a levem a mal. É que o homem é mesmo bom!

ainda em relação à infraestrutura profissional de scouting e de formação e integração de jogadores jovens, é de assinalar que o Koeman vem de um clube onde essa infraestrutura existe há décadas.

Ele tal como muito jogadores holandeses da suas geração (o mitico Marco Van Basten por exemplo, para mim o melhor jogador de todos os tempos a seguir ao Deus Maradona) sido produto desse "sistema" chamado Ajax que produz jogadores de alta qualidade desde os anos 60.

Exemplos destes e os dados pela abordagem "sistémica" do Mourinho é que deveriam ser seguidos pelos clubes portugueses em vez do populismo fácil a que a dupla VV, o nosso velho senil e o PC (agora que tambem está senil) recorrem insistentemente.

 
At 8/13/2005 8:51 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Caro JRD: ainda assim, com o tal saco de caramelos, o Toni ainda conseguiu sacar o Donizete ou o Bermudez. O mercado sul-americano é bastante mais acessível que o europeu, por isso é difícil perceber porque razão os nossos dirigentes, sabendo que têm dificuldades monetárias, parecem só olhar para a Europa.

O Koeman trouxe com ele o Bruins Slot, que é um excelente observador. Por isso pode ser que o Benfica ainda venha a tirar dividendos disso.

 
At 8/13/2005 11:08 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Benfiquistas,

Só uma pergunta: ainda não pensaram no Kryaka para nº10?

O homem teve pormenores espectaculares que só não tiveram consequencias sérias devido à notória estupidez do Simão.

De resto, este Benfica não me parece muito diferente do da época passada: continua sem dúvida uma equipa de "tracção atrás" (reforçada agora pelo poder do Beto, que se está a transformar rapidamente no patrão do vosso meio campo).

 
At 8/16/2005 12:58 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Antes da ordem do dia:

Acredito que o Brun Slots seja um bom olheiro mas pergunto-me se o Ajax vai deixar de ter "olho para o talento" por causa da sua saida. Por outro lado pergunto-me se após a saida do Brun Slots o Benfica vai passar a possuir mais jeitinho para escolher bom e barato...

Em ambos os casos a resposta parece-me negativa. O Ajax vai continuar a ser um grande viveiro de talentos porque tem uma estrutura montada para tal. Por outro lado, pode ser que o Brun Slots descubra alguma talento escondido mas depois da sua saida o Benfica vai continuar com a sua politica estupida de contratação de "vedetas" (pelo menos se algo não mudar nas cabecinhas simples do Veiga e do LFV)

Por falar em LFV, no Tal & Qual desta semana o Mundo era informado de que o Kadhafi dos Pneus e conhecido Messias do Bom Povo Benfiquista era na realidade uma Testemunha de Jeová.

Este facto não mereceria nenhum relevo especial se os benfiquistas não tivessem a mania de atacar os dirigentes de outros clubes como "aristocratas, maçons ou membros da Opus Dei"...

Bem, eu pergunto-me o que será pior. É que os membros da Opus Dei ou da Maçonaria, goste-se ou não destas organizações (e eu não gosto), pertencem às elites da sociedade portuguesa. São pessoas com cultura, com educação e, na sua maior parte, com dinheiro.

As Testemunhas de Jeová pelo contrário... bem todos nós conhecemos as velhinhas chatas que nos chateiam à porta a tentar vender-nos a "palavra de Deus". Desconfio que o LFV não seja muito melhor do que elas.

 
At 8/16/2005 2:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O grupo de dirigentes que o Benfica teve ao longo do seu historial enquadra-se nos mais diversos ramos.

Mas é óbvio que os perfis do vale e azevedo e do vieira, obedecem a contornos mais suspeitos. O primeiro por tudo o que fez no Benfica, o segundo, por tudo o que fez não no Benfica mas na anterior vida profissioal.

No sportem é que parece que todos provêm do mesmo. É claro que gajos como souza cintra e santala lopes aterraram lá por engano mas não deixa de ser engraçado que quase todos ora são condes, ora viscondes, passando por duques, marqueses, burgueses...

Têm dinheiro? Ah pois têm! É por isso que nem precisam de ir á liga dos campeões! Títulos? Estádios cheios? Não! Isso não é futebol!

Futebol, na óptica do adepto visconde, é estar em casa ou no alvaláxia a comer pipocas, uns croissants, e a beber uma chávena de chá, assistindo a um bom espéctaculo dos vários artistas.

PS. Para quando os reforços??
É que eu sempre ouvi dizer: "o que nasce torto, raramente se endireita"

De facto estar 2 meses sem encontrar um PL é obra!

Eu sei que o sonho do Vieira é deixar obra feita no Benfica, mas deste tipo de "empreitadas"... não obrigado.

 
At 8/16/2005 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas que vedetas, harry lime? Nos últimos 2 ou 3 anos só vieram jogadores a custo zero ou perto disso...

 

Enviar um comentário

<< Home