quarta-feira, julho 13, 2005

Miguel

Continua sem se resolver a novela Miguel. No passado Domingo assisti à entrevista do jogador dada à SIC, e às reacções em directo do nosso presidente à mesma. Uma coisa parece ser evidente: é que o jogador anda mesmo mal aconselhado. E a escolha do fanático Dias Ferreira para seu advogado (que, diga-se de passagem, não me admiraria nada que tivesse sido feita pelo seu empresário), se não é uma medida de provocação, então não se compreende. É que 'especialista' nestes assuntos o homem não parece estar a demonstrar ser. Primeiro diz que o contrato é nulo. Depois começa a apresentar propostas à direcção do Benfica para a compra do jogador (por valores ridículos dado o seu valor real no mercado de transferências), o que já por si é uma admissão que o jogador não está livre. Agora quer a Liga de Clubes, quer a FPF já vieram a público anunciar que o contrato é válido (como se esperava). Mal aconselhado ou não, a verdade é que o Miguel parece ter-se enfiado num beco sem saída, e quero ver como é que ele vai descalçar esta bota. O Benfica vai continuar a pagar-lhe os ordenados, e está a ser muito inteligente ao nem sequer instaurar um processo disciplinar, porque assim não lhe estamos a dar qualquer motivo eventual para rescisão.

Conforme já escrevi aqui diversas vezes, o Miguel é um dos meus jogadores preferidos do Benfica. É daqueles que dá para ver que é mesmo benfiquista (conforme ele já o afirmou). Mas este comportamento dele não tem nada a ver com benfiquismo. É uma afronta e uma falta de respeito pelo clube, que tem que ser castigada. Numa das coisas que ele disse na entrevista ele tem toda a razão: é que já não há condições para ele voltar a jogar no Benfica. Porque até eu, que sou um admirador confesso dele, começo a pensar que o que ele merecia era passar os próximos três aninhos sem jogar, independentemente dos danos desportivos que isso implicaria para o clube. Treinava a semana toda, e chegado o fim-de-semana não era convocado. Nem sequer para a equipa B, porque a equipa B também é uma equipa do Benfica, e ele com a atitude que está a ter está a lesar intencionalmente o clube, e a mostrar não merecer aquela camisola.

Entretanto hoje teremos o segundo jogo de preparação. Vi o primeiro, e não achei que desse para grandes conclusões. O Karyaka mostrou alguns pormenores interessantes, mas nada que me impressionasse grandemente. Considerando no entanto os reforços que (não) chegaram até agora, começo a desconfiar que o Benfica desta época vai acabar por ter um onze base com grande preponderância de jogadores que já faziam parte do onze do Camacho (mais uma vez), e que provavelmente o tão falado 4-3-3 do Koeman vai acabar por degenerar (também mais uma vez) no típico 4-2-3-1, com o Nuno Gomes abandonado à sua sorte em funções que já demontrou não serem as que prefere.

37 Comments:

At 7/13/2005 2:27 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Vais deixar um jogador procurado por algumas das melhores equipas da Europa a jogar na equipa B durante 3 anos?

Depois admiras-te que o Porto o venha buscar por tuta e meia e que depois o venda por 10 milhoes de euros...

Esta é um história igualzinha à do Jardel... E o LFV vai reagir exactamente da mesma forma que os dirigentes do SCP no caso do Jardel. Quer tu gostes quer não...

 
At 7/13/2005 2:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A jogar na equipa B não: a não jogar.

Se alguém avançar com os 10 milhões, é aceitar e deixá-lo ir. Caso contrário, azar. Sair pelo preço que o Dias Ferreira anda a oferecer é que não. E o Porto nunca o poderá vir buscar por tuta e meia. Porque mesmo quando o contrato acabar, daqui a três anos, o Benfica tem ainda direito a indemnização pela formação do jogador.

O Miguel, caso voltasse, teria que fazer uma época do outro mundo para que os benfiquistas se 'esquecessem' do que ele anda a fazer.

 
At 7/13/2005 3:21 da tarde, Blogger tma said...

Se o Miguel é benfiquista, com atitudes destas, então nem precisamos de anti-benfiquistas... Isto só prova quão fraco de espírito ele é, ao deixar-se influenciar facilmente por aqueles dois tubarões: um faminto por dinheiro, o outro faminto por prejudicar o Benfica.
Se ninguém pagar pela sua transferência aquilo que o Benfica pede, concordo que só há uma solução: ir para a equipa B treinar e não jogar, para não tirar o lugar aos jovens que lá estão para se ganharem experiência e se desenvolverem como jogadores, que é essa a função da equipa B.
Neste momento, todos concordamos com o Miguel numa coisa: não há condições para jogar no Benfica.
E já agora, em 93/94, tb ficámos sem o P.Sousa e o Pacheco em condições parecidas (e por pouco não ficámos tb sem o JVP), e fomos campeões. E na minha opinião, o Paulo Sousa até era mais importante na equipa do que foi o Miguel.

 
At 7/13/2005 4:52 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A situação do Miguel é mais complicada que a do Paulo Sousa. É que no caso Paulo Sousa, apesar do Benfica ter razão (como se veio a comprovar anos mais tarde), na altura ele teve permissão para ir jogar noutro clube, e prosseguir a carreira. O Miguel nem isso tem: se o Benfica quiser, o Miguel não joga em lado nenhum durante os próximos três anos, a não ser que o clube para onde ele for indemnize, e bem, o Benfica.

Mas tem uma certa piada quando pensamos na forma como as pessoas reagem. Em 93, quando o JVP fugiu, ele 'arrependeu-se' (leia-se: 'sacou mais dinheiro ao Jorge de Brito') e foi recebido como um herói. Hoje em dia nenhum benfiquista consegue aceitar bem sequer a ideia de um arrependimento do Miguel.

 
At 7/13/2005 5:11 da tarde, Blogger tma said...

O caso do JVP não se arrastou tanto como o do Miguel.
Não me lembro mto bem dos contornos do caso JVP, mas o facto é que o Miguel recentemente beneficiou de uma melhoria salarial.
E enquanto que o JVP "apenas" queria ganhar mais (já que não queria ir jogar para o estrangeiro), o Miguel quer ir jogar para o estrangeiro (sendo essa vontade em grande parte induzida pelo Paulo Barbosa) como oportunidade de evolução na carreira.

Já agora, em relação ao P.Sousa, houve um aspecto que teve "piada": foi o facto de o outro Barbosa proxeneta de jogadores de futebol, o Manuel (tantos Barbosas: parece o Gato Fedorento! Bem, fedorento lá é...), o ter tentado levar para a Juventus e o Paulo Sousa ter decidido por ficar no SCP. O Manuel Barbosa ficou "verde" por o P.Sousa lhe ter trocado as voltas, o que teve piada. No entanto, o P. Sousa ter ficado "verde" (só que "verde-osga") já não teve piada nenhuma.

 
At 7/13/2005 5:24 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não deixa de ser condenável o facto de o JVP, após apenas uma época no clube, ter uma atitude dessas para ganhar mais dinheiro (e atenção, eu digo isto mas sou um admirador do JVP). O facto é que lhe perdoámos muito facilmente, mesmo tendo em conta que ele ia assinar pela lagartagem. O Miguel quer ir para o estrangeiro. Para mim, é muito mais grave querer sair do Benfica para assinar pela lagartagem do que querer sair para se ir para o estrangeiro.

O Manuel Barbosa é vigarista, mas ainda assim podemos agradecer-lhe jogadores como o Mozer ou o Ricardo.

 
At 7/13/2005 7:19 da tarde, Blogger S.L.B. said...

No fim dessa época, o JVP deu o recital à chuva em Alvalade. Assim sendo, qual era o benfiquista que não lhe tenha perdoado de vez?! :-)

O Manuel Barbosa também nos trouxe o Valdo e o Aldair (que apesar de só ter estado uma época no clube, nos rendeu bom dinheiro quando se transferiu para a Roma).

 
At 7/13/2005 7:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Voces são uns poetas. Encostar um jogador daqueles à boxe é.... estupido.

Pá, o problema o que é o LFV tambem está a pensar no dinherio que pode perder.

O JVP... bem... eu sempre disse que o gajo é um prostituto que ficou no Benfica por uma e uma só razão: dinheiro.

O Miguel pelo menso está-se nas tintas para o dinheiro. Pensa, e com razão, que no SLB não pode evoluir e por isso quer ir embora. Parece-me uma atitude bem honesta do que a do JVP.

Não deixa de ser interessante que apesar de se ter comportado um filho da p**a da pior espécie, o JVP continuou a ser idolatrado pelas hostes lampiãs durante anos a fio.

O Miguel, que nem sequer se pretende mudar para um clube rival (pretende apenas jogar num clube enum campeonato que lhe permitam novos voos), é considerado um pária. É esta a coerencia lampiã...

 
At 7/13/2005 10:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Falando agora de coisas importantes: porque é o Benfica está a jogar de verde?

Só aqui entre nós, que ninguem nos está a ouvir, aquele equipamento parece o equipamento de treinos do Sporting. Devem-no ter comprada numa qualquer loja de roupa em segunda mão.

PS. Há algo de intrigante na tolerancia que os lampiões dedicaram durante anos ao JVP (um "pesetero" da pior espécie, que sempre que queria um aumento ameaçava os direigentes do SLB com a sua saida) e a falata de tolerancia que demonstram agora em relação ao Miguel. Afinal de contas, o Miguel só se quer mudar para um clube decente.

Aliás acho que é por isso que os benfiquistas se sentem despeitados: conseguem admitir que um jogador queira sair do Benfica pelo dinheiro (pois a velha história dos pobrezinhos...) mas não toleram que um jogador lhes atire na cara que o SLB é um clube mediano que só serve como trampolim para voos mais altos...

PPS. Gostaria tambem aqui de relembrar as postas escritas nos blogs lampiões acerca do ambiente no balneario do sporting. É a velha história do far-west: aquele que viver pelo colt morrerá pelo colt. O nosso balneario pode estar em mau estado mas, com a excepção do Enkahrire (que acabou por aparecer com atraso e com multa), toda agente apareceu a tempo e horas...

 
At 7/13/2005 11:30 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A sério: tu pensas um bocado, ou lês umas coisas antes de comentar, ou simplesmente deitas as mãos ao teclado e deixas as barbaridades sairem?

Em primeiro lugar, antes de escreveres já eu tinha apontado a aparente incongruência entre as formas como nós tratámos o JVP e o Miguel, não era preciso vires papaguear o que eu escrevi, como se por acaso fosse uma brilhante conclusão a que chegaste.

Em segundo lugar, essa do JVP ameaçar sair de cada vez que queria um aumento é uma boa invenção, sim senhor. Se pensasses um bocadinho, lembravas-te que o que o JVP não queria mesmo era sair do SLB. Ele até chegou a ser negociado para outros clubes, e no fim tudo ia por água abaixo porque ele se recusava a sair. À excepção da semi-deserção em 92, nunca houve sequer o menor ameaço do JVP sobre querer ir-se embora.

Em terceiro lugar, eu sei que tens muitos defeitos, mas o daltonismo é que não te conhecia.

Em quarto lugar, estares a falar do suposto ambiente no balneário do Benfica apenas porque o Miguel está AWOL é a coisa mais descabida que vi. Isoo é o mesmo que dizer que só porque falta uma maçã na macieira, todas as maçãs que lá estão devem estar podres. Aliás, o mau ambiente no nosso balneário deve ser tão mau, tão mau que o Simão até já disse que se o Miguel regressar será recebido de braços abertos, como o amigo que ele é.

Quanto ao Miguel considerar o Benfica 'um clube mediano que só serve como trampolim para mais altos vôos', o Miguel joga no Benfica há 5 anos, nunca experimentou jogar no estrangeiro, e apetece-lhe um novo desafio. Para além disso, pode ganhar muito mais dinheiro lá fora (sim, ao contrário da tua afirmação insana de que o Miguel se está nas tintas para o dinheiro). Calculo que pela tua linha de raciocínio, quando o Ronaldo fez algo semelhante, também considerasse o Inter 'um clube mediano que só serve como trampolim para mais altos vôos'.

 
At 7/14/2005 12:45 da manhã, Blogger MB said...

O caso do JVP tem muito pouco a ver com o caso Miguel. Tal como o TMA disse, aquilo não foi uma novela. Foi uma coisa de horas. Quase só se soube que ele estava para sair quando foi apresentado na Luz como "reforço". Foi apenas uma hesitação.

Ele de facto, nunca depois disso quis sair. A prova é que todos os anos chegavam propostas milionárias e o Benfica recusou sempre (tal como o JVP). Aliás sempre não. O Vale e Azevedo tentou vendê-lo umas quantas vezes e não conseguiu (precisamente porque o JVP não queria sair).

Também não é o mercenário que o Harry Lime está para ai a proclamar. Ele quando foi para o Sportem teve propostas muito superiores de clubes estrangeiros (era jogador livre, tinha feito um grande Europeu e foi na altura do boom dos ordenados e transferências).

 
At 7/14/2005 9:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu não me conformo é do traidor pacheco estar em cabo verde a jogar pelo s.l.saudade. haja memoria!

 
At 7/14/2005 9:58 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`arcy,

Chama-me tudo menos daltonico!

Até me podes chmar anti-benfiquista (no meu código de valores isso é um elogio).

Facto: o Benfica ontem à noite jogou de verde.

:))))))))))))

 
At 7/14/2005 10:01 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Meu, o caso é sério. Acho melhor consultares um oftalmologista. Tenta ver se consegues convencer o Dias Ferreira a ir contigo.

 
At 7/14/2005 11:33 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Para ti os elefantes também são verdes, não é? E isto mesmo sem teres bebido nada...

 
At 7/14/2005 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Harry Lime, és mesmo daltónico. O equipamento é AZUL, o que é igualmente grave, mas nunca verde.

 
At 7/14/2005 1:56 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, se eu fosse a ti, mudava é de televisão...
O equipamento é CINZENTO, para quem tem dúvidas. No entanto, e apesar de não ser verde ou azul, não quer dizer que goste dele.
As "leis" do merchandising "ditam" esta mudança de equipamento alternativo todos os anos, mas eu preferiria que o Benfica mantivesse o branco como equipamento alternativo.

Em relação ao Miguel, não lhe tenho raiva. Tal como não tive a nenhum jogador que fosse, nem ao JVP, nem ao P. Sousa, nem ao R. Águas, nem ao Pacheco, etc. Não é a minha maneira de estar em relação às pessoas. Desiludido, isso sim.
Tenho é pena por ele se estar a comportar quase como um indigente, às mãos daqueles dois tubarões. Tenho pena que ele não seja capaz de decidir por si próprio (pelo menos é o que parece). Sobretudo pq é para mim também um dos meus jogadores preferidos do Benfica.
Mas neste momento não acredito que haja maneira de voltar atrás, tal a maneira como o Miguel se deixou "enterrar" pelos seus "representantes". Foi o Miguel que escolheu (?) assim.

 
At 7/14/2005 2:55 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Benfica continua a ter como equipamento alternativo o branco. O cinzento usado ontem é, em teoria, o terceiro equipamento.

Eu também não sinto raiva pelo Miguel. Sinto-me sim desiludido, particularmente pelo facto dele ser dos jogadores que eu mais admiro no Benfica. E tenho pena que ele se deixe ir na conversa daqueles dois palermas. É que eu acho que neste momento o Miguel já se deve ter apercebido da asneira que fez, mas sabe que provavelmente já se enterrou demasiado para poder voltar atrás.

A crónica de hoje da Leonor Pinhão, '24 horas na vida do Miguel', é uma boa paródia daquilo que deve ser a vida dele na companhia dos experts Barbosa e Ferreira ;)

 
At 7/14/2005 3:33 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O equipamento é verde acinzentado!!!!!!!!!

O BENFICA JOGOU COM UM EQUIPAMENTO VERDE!!!!!!!!

A pergunta que se impõe é:

SERÁ QUE HÁ HOMENS NO SLB CAPAZES DE DAR UM TIRO NO LFV?

 
At 7/14/2005 4:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o Sporting jogou com as riscas verticais!!
Como vês, também sei inventar.

 
At 7/14/2005 4:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A sério que começo a ficar realmente preocupado... é que a princípio pensei que pudesses estar apenas a inventar, mas começo a aperceber-me que na realidade tu viste mesmo equipamentos verdes ontem à noite. Das duas, uma está marada: ou a tua TV, ou tua vista...

 
At 7/14/2005 5:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'arcy, o melhor é publicares uma foto do jogo, para ser notório o embuste...

 
At 7/14/2005 6:05 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se isto é verde...
http://www.record.pt/getimage.asp?tb=IMAGENS&id=98511

http://www.slbenfica.pt/loja/images/CamisolaAlternativa0506_200.jpg

 
At 7/14/2005 6:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Claro que é verde!

 
At 7/14/2005 6:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isto é verde e o Harry Lime é um lampião.
Para mim fim de conversa, antes que comece a ouvir o tema da Twilight Zone: turururu, turururu, turururu...

 
At 7/14/2005 8:26 da tarde, Blogger Harry Lime said...

turururu, turururu, turururu...

 
At 7/14/2005 10:41 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/14/2005 10:43 da tarde, Blogger tma said...

Tens razão Harry Lime, o Benfica jogou de verde.
Mas ainda assim, antes verde que o equipamento gay às riscas cor-de-rosa "shock" e lilás (ainda para mais horizontais) que o Fazendo Desporto usa.
E pelo menos, os nossos GRs não ouvem música pimba (ou se o fazem, têm a decência de não o admitir publicamente).

 
At 7/15/2005 12:24 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Harry, VERDE? vai lá tomar os comprimidos, os pingos, as gotas... mas cura-te. Verde?

 
At 7/15/2005 3:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Sim, claro que é verde!

 
At 7/15/2005 3:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que andas a ouvir demasiado a Natália de Andrade... ¬¬

 
At 7/15/2005 5:08 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Hehehehe, esta música (?) ainda é pior do que o hino do sportem. :))))

 
At 7/15/2005 5:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não gozes, que a Natália de Andrade levava aquilo a sério. Ao piano está o Shegundo Galarza. Ela editou alguns discos de música lírica e popular, e a qualidade é mais ou menos a mesma.

 
At 7/15/2005 6:20 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Por falar em musica pimba, não foi no Sporting que jogou o Neno, conhecido como o Julio Iglesias portugues (até foi guarda-redes dum clube fascista e tudo...)

 
At 7/15/2005 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Saboroso saboroso é sentir que um treinador quando sai de um clube, gosta sempre de levar algum jogador desse clube com ele.
Algum jogador especial !!!
"Quem é que o Tarpalhoni quer levar????"
Claro...só podia ser...o grande Simão ?? Não ???
O grande Nuno Gomes ??? Não ??
O Grande Miguel ??? Não ??
Então quem ???
O LIEDSON ???
Mas ele não é da lagartagem ??? (como lhe chamam ???)

 
At 7/15/2005 9:43 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Ui, essa chateia-me imenso... o Trap só está a querer levar o jogador que vale 75% da equipa da lagartagem, e eu devo sentir-me ofendido ou chateado com isso? Chateado ficava eu se ele levasse o Simão...

 
At 7/15/2005 11:34 da tarde, Blogger tma said...

O Júlio Iglesias (que tb foi GR, nos júniores do R. Madrid) pode ser foleiro, mas não é pimba...

E mudando de assunto: a eminente contratação do Tomasson. Se assim for, pode ser que o N. Gomes possa por fim jogar como realmente gosta, i.e., no apoio ao ponta-de-lança. De qq forma, e para o Benfica tirar proveito do Tomasson, será necessário que haja mais "descidas" à linha de fundo para cruzamentos. E para tal, parece-me que definitivamente o 4-4-2 será o sistema mais adequado. No centro do meio campo "rodariam" o Petit, o M. Fernandes, o Karyaka e o nº10 que vier (se vier...). Naturalmente, este sistema provoca um maior desgaste aos jogadores do centro, mas se houver alternativas de modo a permitir a rotação da titularidade, isto não serão tão problemático.
O grande problema do 4-3-3 (ou respectivas "degenerações"), é que os extremos não são tão extremos qto isso, acabam por ter de descair mais para o interior, para apoiar o ponta de lança. E se os laterais não subirem mto ou não souberem cruzar, "obrigando" os extremos a fazer esse trabalho, estes ficam num dilema: encostam mais à linha ou apoiam o ponta-de-lança? Claro que não podem fazer tudo... E outra situação a que se assiste, é cruzamentos que depois não têm ninguem do outro lado para o aproveitar, pq o extremo do lado oposto ao do cruzamento veio para o meio apoiar o ponta de lança, e o lateral não subiu para ocupar o lugar do extremo...
Enfim... teorias de treinador de bancada... Mas para o estilo de jogo que me habituei a apreciar no Benfica, o 4-4-2 parece ser o esquema mais adequado.

 

Enviar um comentário

<< Home