terça-feira, novembro 29, 2005

Colo

'A Bola' publica hoje uma análise interessante sobre os erros de arbitragem nos jogos do Benfica este ano. Creio que esta lista deixa, sem qualquer margem para dúvidas, a conclusão inequívoca que estão cheios de razão aqueles que insistem em acusar o Benfica de ser levado ao colo pela APAF. Neste momento esse 'colo' está a dar um resultadão, já que nos ofereceu o brilhante sexto lugar da classificação. Aqui fica a lista, para aqueles que eventualmente não tenham tido a oportunidade de lê-la:

  • 1ª Jornada - Académica 0 Benfica 0
    Árbitro: Bruno Paixão
    Sem casos.

  • 2ª Jornada - Benfica 0 Gil Vicente 2
    Árbitro: Rui Costa
    "Assinalou um penalti (a favor do Benfica) em que merece o benefício da dúvida e deixou três por assinalar (a favor do Benfica). Como se não bastasse deveria ter expulso Carlitos no lance em que lesionou Ricardo Rocha".

  • 3ª Jornada - Sporting 2 Benfica 1
    Árbitro: Paulo Costa
    "Um único erro a legitimar discussão mais acesa: a expulsão de Ricardo Rocha. Numa entrada semelhante de Luís Loureiro a opção foi diferente: amarelo. Porém, é verdade que foi mais impetuosa e mais espectacular a acção do benfiquista" (na minha opinião, aceito o critério do árbitro nesta situação).

  • 4ª Jornada - Benfica 4 U.Leiria 0
    Árbitro: Elmano Santos
    Sem casos.

  • 5ª Jornada - Penafiel 1 Benfica 3
    Árbitro: Olegário Benquerença
    Expulsão perdoada a Barrionuevo.

  • 6ª Jornada - Benfica 2 V.Guimarães 1
    Árbitro: Nuno Almeida
    "Sem nenhum caso técnico para resolver, foi no plano disciplinar que manchou a actuação. A entrada de Petit a Targino e o pisão de Medeiros a Petit não justificavam, no mínimo, o cartão amarelo?" (na minha opinião justificavam ambas o vermelho directo).

  • 7ª Jornada - FC Porto 0 Benfica 2
    Árbitro: Lucílio Baptista
    Sem casos.

  • 8ª Jornada - Benfica 2 E.Amadora 0
    Árbitro: João Vilas Boas
    "Perdoou uma grande penalidade ao Estrela da Amadora. No lance do golo anulado ao Estrela fica o benefício da dúvida (se a bola tinha ou não saído pela linha final)".

  • 9ª Jornada - Naval 1 Benfica 1
    Árbitro: António Costa
    "Claramente prejudicado por um dos seus assistentes. Desatento nos foras de jogo. Um deles deu golo da Naval"

  • 10ª Jornada - Benfica 2 Rio Ave 2
    Árbitro: Paulo Pereira
    "No aspecto disciplinar foi muito condescendente, salvando de amarelos dois ou três jogadores do Rio Ave. Nos dois livres que resultaram nos golos de Petit esteve bem. A grande mácula haveria de sair-lhe por via indirecta: José Carlos Santos, seu assistente, depois de cortar duas jogadas de ataque ao Benfica, por foras de jogo inexistentes, deixou passar em branco o fora-de-jogo de Gaúcho no lance em que este haveria de assistir Chidi para o golo"

  • 11ª Jornada - Braga 3 Benfica 2
    Árbitro: João Ferreira
    "Os últimos minutos foram desastrosos. Um penalty descoberto do nada (a favor do Benfica) e um golo aprovado em fora-de-jogo (a favor do Braga)"

  • 12ª Jornada - Benfica 0 Belenenses 0
    Árbitro: Pedro Proença
    "Duas grandes penalidades por assinalar, contra o Belenenses, e um fora-de-jogo assassino tirado a Romeu foram nódoas importantes"

Resumo:
  • Benefícios:

    • 1 penalty inexistente

    • 1 expulsão perdoada

  • Prejuízos:

    • 6 penalties não assinalados

    • 3 golos obtidos em fora-de-jogo

    • 3 expulsões perdoadas a adversários
Obviamente que estes números são preocupantes, mas eu não tenho por hábito desculpar os maus resultados do Benfica com erros de arbitragens. Sei que há muita coisa que vai mal com a nossa equipa, e que apesar destes erros ajudarem a puxar-nos para baixo, se as coisas estiverem bem em nossa casa os erros perdem influência. Agora, perante estes números, não será altura de certas criaturas pararem com o disparate repetido vezes sem conta de que o Benfica é levado ao colo pela arbitragem? Enquanto vão vivendo obcecados com isto, se calhar outros vão seguindo, cantando e rindo alegremente sem que prestem atenção ao que se passa nos jogos deles. Ainda no jogo de ontem houve um caso que, a passar-se com o Benfica, decerto provocaria a choradeira do costume nas carpideiras do Lumiar.

31 Comments:

At 11/29/2005 3:41 da tarde, Blogger T-Rex said...

São as chamadas MANOBRAS DE DIVERSÃO, amigo D'Arcy. Enquanto os larápios trabalham, os entertainers fazem o seu trabalho, e o povinho vai rindo e batendo palmas...

Enfim, os portugueses já estão tão habituados a que lhes atirem areia para os olhos que já não estranham. Mas a mim não me calam!

BENFICA SEMPRE! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

Abraço campeão,

 
At 11/29/2005 4:45 da tarde, Blogger antitripa said...

Afinal a minha contagem bate certinho. Ninguém de tomates faz essa análise aos jogos do fóculporto, mas quem quiser consultar tem as contas da liga apitaeoportowin no meu blog. Por curiosidade e porque gosto de ver o que há por detrás do véu sabiam que em 12 jogos dos azuis 5 foram apitados por árbitros de setúbal? Quando acaba o acordo pela transferencia do jorginho?
Saudações muito escamoteadas, mas ainda com as quinas.

 
At 11/29/2005 6:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

As tuas contas batem certo, como batem as de qualquer pessoa normal. Mas como é óbvio, haverá aqueles que tentarão provar, de alguma forma, que ontem o Benfica ainda foi beneficiado pelo árbitro.

 
At 11/29/2005 6:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, isso é tão evidente nos últimos 20 anos que eu aos poucos vou deixando de ver futebol. por exemplo, só vejo o Benfica para o nosso campeonatozinho. E mesmo isso sabendo que corro o risco de um enfarte. Antitripa, faz essa análise não desta época mas das últimas 10 e vais ficar surpreendido...a ligação Porto-Setúbal tem anos...

 
At 11/29/2005 8:29 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Já agora se queres ser imparcial faz dois posts semelhantes com falhas semelhantes contra e a favor do Sporting e do Porto. no entanto, algo me diz que tu não estejas muito interessado numa análise racional do que se passa...

Eu não conheço os numeros do Porto e do sporting, não sei se são melhores ou piores mas acho que estes numeros só fazem sentido quando comparados com as dos outros grandes.

Só assim saberemos se há influencias "esquisitas" ou se pura e simplesmente estas coisas se devem a incompetencia dos arbitros (a minha teoria preferida).

Enquanto não fizeres isso, não posso deixar de considerar este post como uma demonstração de sectarismo e demagogia sem limites (além da habitual choraminguite benfiquista).

Pá, desculpa lá, mas é mesmo assim... este post aliás não deixa de ser interessante para quem ,como tu, proclama que não tem por hábito desculpar os maus resultados do SLB com as arbitragens.

PS. Na tua análise não poderias encontrar uma fonte mais imparcial do que "A Bola"? Eu acho que o "Jornal do Benfica" era capaz de ser uma fonte mais fidedigna...

 
At 11/29/2005 9:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Pá, eu juro que começo a censurar-te comentários se insistires em comentar posts sem os leres com atenção.

Em primeiro lugar, digo claramente que isto não é desculpa para a má posição do benfica, digo sim que isto deveria ser suficiente para que os gajos do teu clube estivessem calados com a lengalenga de que somos sempre beneficiados pela arbitragem, percebes?

Segundo, a 'análise' não é minha, apenas transcrevo o que 'A Bola' escreveu. Se eles são os mais isentos ou não, a escolha não é minha, foram eles quem apresentou os dados. O artigo não menciona os erros nos jogos dos outros dois clubes, por isso não posso fazer qualquer comparação. Nem é isso que está em causa. Não estou a querer dizer que o Benfica é prejudicado em relação aos outros dois, estou apenas a dizer que o Benfica é prejudicado, ponto. Por isso não faz sentido nenhum estares a desviar a conversa. Sempre que não tens ponta por onde pegar, tentas deturpar as coisas de forma a levar a conversa para o mesmo tema de sempre. Isto é uma análise aos casos de arbitragem do Benfica, não é uma comparação destes com os dos outros clubes.

De qualquer forma, e se estás tão interessado na comparação, a única compilação de dados de que disponho é o blog 'Levado ao Colo', que analisa os erros de arbitragem dos três grandes. As contas deles colocam o teu clube como o mais beneficiado, e o Benfica como mais prejudicado (ainda sem incluir a última jornada, que provavelmente vai aumentar o benefício do FCP e o prejuízo do Benfica). Se queres ou não acreditar na análise deles, isso é contigo.

 
At 11/29/2005 10:36 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Para começar, eu li o teu post até ao fim. O que me encheu ainda mais de perplexidade. Preferia mil vezes que tu tivesses gritado no fim do post: A CULPA É TODA DOS ÁRBITROS! Seria completamante errado mas pelo menos estaria de acordo com o tom geral do post.

Eu só concebo um post como este se fôr para demonstrar uma tese que relacione de alguma forma as arbitragens com os resultados do Benfica.

Senão qual o objectivo dum post destes? Pá, que os árbitros erram já todos sabemos.

O que é interessante é saber se os árbitros erram claramente a favor de alguém, ou seja se os erros a favor de alguém ultrapassam o naturalmente atributivel ao erro humano. Se para tí os erros da arbitragem contra o Benfica são naturais, então porque falas deles? Como medida pedagógica para a educação dos árbitros? Não percebo, a sério.

Por outro lado, penso que, quando uma pessoa quer fazer uma análise séria (a quê? com que objectivo? para provar o quê? continuo sem perceber) não se baseia em dados "viciados", caso dos da "Bola".

Se eu quisesse falar acerca de arbitragens no futebol nunca me iria basear em informação do Record, apesar (ou por causa..) daquilo ser um jornal anti-benfiquista.

Por outro lado se eu quisesse escrever acerca de arbitragens e não encontrasse informação fidedigna... bem, pura e simplesmente desisitiria da ideia, não é? Parece simples e é o curioso é que é mesmo simples!

Eu acho muito engraçada a ideia do 'Levado ao Colo' e muito mais honesta do que este teu post, apesar de ter uma pontinha de benfiquismo, bem patente no titulo. O ponto de partida do 'Levado ao Colo' faz todo o sentido: só se pode provar o que quer que seja comparando da forma mais imparcial possível as arbitragens dos 3 grandes.

Bem... esta é a forma como pensam pessoas minimamente sensatas (sejam elas do benfica ou do sporting) e são verdades de tal forma evidentes que eu nem sequer deveria perder tempo a enunciá-las.

Nem sei porque o faço: é que, para falar verdade, continuo sem perceber o objectivo deste post. E a tua resposta só me confundiu ainda mais...

 
At 11/29/2005 10:55 da tarde, Blogger D'Arcy said...

OK, vamos utilizar linguagem básica, já que estás a fingir-te básico. Existe um certo clube, cujo nome eu me recuso a mencionar neste blog, para quem é pratica comum desde a época passada (isto em relação ao Benfica, porque choramingar pela arbitragem deve ser prática comum neles desde a fundação) dizer que o Benfica é levado ao colo pelos árbitros, que o Benfica sempre que ganha é devido aos árbitros, e que o Benfica só foi campeão o ano passado devido aos árbitros. Os dados mostram que esta época o Benfica foi mais prejudicado pelos árbitros do que ajudado. Perante estes dados, não estaria na altura de os palhaços desse clube desprezível pararem com esta lengalenga idiota? Já percebeste o sentido do post? Queres que faça desenhos?

Não faço comparações entre o meu Benfica e os outros clubes, porque para mim não há comparação possível. Estou farto de dizer que não quero saber dos outros clubes para nada, para mim normalmente é como se eles não existissem e só reparo neles quando pisam os calos ao Benfica. Não faço posts neste blog sobre os outros clubes, a não ser que digam respeito a uma acção deles que afecte directamente o Benfica. Agradeço que não me digas o que eu devo ou não postar aqui.

E ninguém melhor do que eu sabe o sentido dos meusposts, pelo que não faz sentido stares a tentar atribuir-lhes sentidos que não existem. Mesmo que tu os vejas, a interpretação é tua, e isso não obriga a que esses sentidos lá estejam.

 
At 11/29/2005 10:59 da tarde, Blogger MB said...

Bom D'Arcy, vou tentar passar a tua mensagem, por outras palavras, porque deve haver um "ruído" qualquer que impede o Harry Lime de perceber o alcance do teu post.

É assim Harry Lime, este post só serve para dizer: "o Benfica não é beneficiado pelas arbitragens, por isso calem-se lá com a porcaria do "levados ao colo", porra".

 
At 11/29/2005 11:09 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Então o objectivo do teu post é apenas mandar calar os sportinguistas? E ainda por cima os sportinguistas estúpidos?

Pá, tu perdes tempo com o que os dirigentes do Sporting dizem para consumo interno? Nem eu perco tanto do meu tempo com as parvoices do LFV!!!

Sempre pensei que votasses o Sporting e os sportinguistas ao um desprezo olimpico... agora descubro que os desprezas mas consegues passar quartos de hora a escrever contra eles!

Eu não te digo o que deves ou não escrever. Apenas acho esquisito esse autismo que demonstras. Pá, o Benfica (tal como o Sporting, ou o Porto, ou o Estrela da Amadora ou o Real Massamá) não vivem isolados e tu ages como se isso acontecesse. Continuo a achar isso muito estranho.

PS. Sei que não gostas de escrever sobre outros clubes, mas seria muito engraçado que alguém fizesse uma análise aos números do 'levado ao colo' (que, benfiquista ou não, se tornou na última meia hora um dos meus blogs favoritos!). Se calhar ainda a faço eu.

 
At 11/29/2005 11:12 da tarde, Blogger Harry Lime said...

mb,

Alguma vez alguém me ouviu dizer que o Benfica estava a ser levado ao colo?

E tal como eu existem muitos sportinguistas (suspeito que a esmagadora maioria) que nunca disseram isso.

E mais uma vez: voces não acham que perdem muito tempo a falar contra um clube que desprezam?

 
At 11/29/2005 11:25 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu passo tempo a escrever sobre uma operação de intoxicação da opinião pública levada a cabo pelo teu clube, que não é tão inocente quanto isso. Conforme disse, eu só ligo aos outros quando afectam directamente o Benfica.

Quanto à suposta 'esmagadora maioria' que nunca disse isso, acho que estás redondamente enganado em relação aos teus co-adeptos. Deves conhecer muito poucos.

 
At 11/29/2005 11:48 da tarde, Blogger MB said...

Harry Lime

Não, nunca li nada teu que falasse do "colo". Mas o post inicial não era dirigido a ti. Era dirigido aqueles que têm por hábito usar essa expressão. E até não são poucos. Por exemplo há bem pouco tempo li num blog de um jornalista de "o jogo" (que cobre as notícias do teu clube) essa mesma expressão!

Tu podes não reparar, mas há muita gente que pensa assim. Talvez (ou de certeza) também influenciados pelo Dias da Cunha e o seu "sistema" (para antecipar uma eventual resposta: eu sei que sempre achaste que o homem era/é ridículo e que não o apoiavas).

 
At 11/30/2005 12:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Epa D'Arcy e MB, nao percam tempo a responder a estes tristes...

Saudaçoes do CAMPEAO

*BENFICA FOR THE ETERNITY*

 
At 11/30/2005 1:22 da manhã, Blogger tma said...

D'Arcy, acho que o teu último parágrafo do post diz tudo: sabemos que o Benfica está mal (as lesões e não só), e que essa é a principal causa das dificuldades do Benfica em obter resultados, mas os erros de arbitragem, nestas circunstâncias, acabam por revelar-se influentes (o que em princípio não aconteceria com o Benfica na máxima força).
O que é certo é que num campeonato onde a diferença entre equipas é cada vez menor, não raras vezes os jogos decidem-se por um golo de diferença. E as recentes decisões de arbitragem fizeram a diferença nestes últimos jogos.
Em relação à "intoxicação da opinião pública", é de tal forma verdade que benfiquistas menos atentos foram levados a pensar que na época passada, o Benfica for realmente beneficiado pelas arbitragens!!! A velha história de que uma mentira repetida tantas vezes acaba por se tornar verdade. E obviamente, os árbitros, que são seres humanos e por isso, tão permeáveis à opinião pública como qq outro, estão, ainda que no subconsciente, condicionados pela mesma. O caso do Pedro Proença é o mais evidente: como ele é benfiquista, quase que se sente obrigado a prejudicar o Benfica para não ser acusado de ser parcial (e assim, acaba por o ser, mas contra o Benfica...).

Realmente, os Sauridiae Lumiarensis são a espécie reptilínia mais cansativa que conheço: é cansativo estar sempre a explicar que jogar a bola com as mãos ou rasteiras e puxões dentro da área é penalty (se calhar, devem pensar que na área do adversário do Benfica aplica-se as regras do rugby: jogar com as mãos e fazer placagens é permitido... pelo menos aos adversários, pq se um jogador do Benfica salta com o GR e este é tão nabo que nem agarra a bola, é porque é falta do jogador do Benfica...). Isto para não falar de bolas que entram mas não contam, mas mesmo parante esta realidade, inventar argumentos que justifiquem que o rival é que foi beneficiado, só porque os dois golos resultaram de duas faltas (correctamente marcadas, diga-se).
Em suma, é cansativo estar a discutir futebol com quem não gosta de futebol: a atitude da malta do "levados ao colo" e do "sistema" é um claro desprezo pelo futebol, pelo desporto em geral. Em vez de se conversar sobre a qualidade do jogo, dos jogadores, das jogadas, sobre o que faz rolar a bola, os lagartos rastejantes desviam invariavelmente o tema para os lances em que alguém que, por falta de forças, caiu dentro da área do Benfica e por isso devia ser assinalado penalty (nem que tenha caído sozinho, como o Jardel há uns anos atrás) ou para os lances em que um adversário do Benfica joga a bola com a mão e vêm logo com a conversa balofa da intencionalidade, como se os árbitros tivessem de ter poderes telepáticos para julgar a intencionalidade: as faltas, intencionais ou não, são para ser marcadas e acabou-se!
Enfim, é a inveja institucionalizada, e pintada de riscas horizontais.
Tudo isto pode ser cansativo, mas se nos calássemos, cada vez mais a mentira repetida acabaria por se tornar verdade... É cansativo, mas pelo Benfica vale a pena!

Acabo por dar, em parte, razão aos lagartos: o Benfica é levado ao colo, e somos nós que o fazemos!

 
At 11/30/2005 9:27 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Eu não conheço nenhum sportinguista que diga com cara séria que o Benfica está a ser levado ao colo pela arbitragem...

E não concordo que haja nenhuma campanha no sentido de promove tala ideia... mas pronto, de campanhas e cosnpirações eu percebo muito pouco.

Eu acho que voces benfiquistas inventam estas "campanhas" (que mais ninguém vê) para esconder o essencial; o vosso plantel é limitado e quando falham 2 ou 3 jogadores chave voces ficam reduzidos à vossa insignificância.

Para mim, ou seja qualquer post acerca da situação actual do Benfica que não foque este problema e que não sugira soluções é mandar areia para os olhos da malta. Pelo menos, isto é o que eu faria neste momento se fosse do Benfica.

Mas começo a perceber que existem razões muito mais profundas do que eu pensava para não ser do SLB.

 
At 11/30/2005 9:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Existe um blog que me parece isento em que se faz a estatística toda dos lances duvidosos dos jogos dos 3 grandes: http://levadoaocolo.blogspot.com/
Agora vejam bem os números de quem é o mais prejudicado!! Isso diz tudo. O Benfica estaria nos primeiros ugares se não fosse a arbitragem!

p.s. Desculpem a publicidade que o blog nem é meu

 
At 11/30/2005 9:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Após visitar o referido blog, concluo que na classificação que eles fazem em cima, ainda não estão contabilizados os dados da última jornada, que ainda agravam mais e tortnam mais evidente a diferença com que o Benfica tem sido prejudicado...

 
At 11/30/2005 10:53 da manhã, Blogger tma said...

Harry Lime, alguem está a tentar justificar o mau momento do Benfica com as arbitragens? Não me parece. Sabemos, desde o início da época, que o plantel tem limitações, que as contratações do Miccoli e do Karagounis não as resolveram na totalidade e que as lesões de jogadores importantes expõem por completo essas limitações.

Eu sei que não vais a blogs do Cepórtêim, mas é escolheres um e ires a um post relativo aos jogos da 10º jornada (Cepórtêim - Leiria e Benfica - Rio Ave) para saber como pensa a maioria dos Sauridiae Lumiarensis que seguem atentamente (?) a carreira do seu (?) clube.
Provavelmente, a maioria dos adeptos do teu clube que conheces são como tu: simpatizam com o Cepórtêim, detestam o Benfica (mais até do que simpatizam com o SCP), mas nada de visceral.
Mas os que se dão ao trabalho de escrever, raramente falam do seu (?) clube (também não admira: é impossível um gajo falar do Cepórtêim sem se desmanchar a rir - ou então, quando o fazem, dizem que o Beto é bom jogador), mas sim das teorias do "levados ao colo" e do "sistema" (ou seja, na linha do Dias da Cunha ou do Dias Ferreira, que podes achar ridículos, mas pelos vistos, estes adeptos de que falo levam-nos a sério...). Se é campanha organizada ou não, não sei, mas é impossível ficar-lhe indiferente, tantos são a berrar o mesmo.

Mas eu compreendo que não entendas a nossa indignação, pois não vives o teu clube como nós, benfiquistas, vivemos o nosso. Ou por outras palavras: se não tens orgulho em ser sportinguista, nunca poderás compreender o orgulho que nós temos em ser benfiquistas!

 
At 11/30/2005 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Engraçado comentares isso vindo do jornal oficial do Benfica...

Quem escreve na Bola ?
De quem é a Bola ?

Enfim...
Qts dos livres que o Simão marca existem realmente ??

E...qt ao jogo em que p Petit deveria ter sido expulso, o árbitro não errou 2 vezes, errou somente uma..ao não expulsar o Petit, pois se ele tivesse ido para a rua..já não seria pisado por ninguem.

Falou...e disse !!

 
At 11/30/2005 2:51 da tarde, Blogger antitripa said...

Pessoal já leram o que levou à denuncia pelo bimbo da bosta do gesto do nuno?Conheçam os novos contornos da tei do apito ou do apitinho dourado...incrivel a falta de ética.
saudações

 
At 11/30/2005 2:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ó Harry, um adepto do clube do luto e do sistema falar de choraminguite benfiquista chegar a ser ridículo.

 
At 11/30/2005 5:17 da tarde, Blogger tma said...

Anónimo: "se, se, se...". "Se a minha avó tivesse rodas, seria uma trotinete".
Nada nos garante que decisões correctas de arbitragem resultariam em resultados melhores ou piores para o Benfica.
Mas o teu comentário (sobretudo a parte das faltas) diz tudo e confirma a minha teoria: vocês utilizam as regras do rugby para analizar as faltas a favor do Benfica, mas utilizam as do basket (na medida em que não é permitido qualquer contacto) para analizar as faltas contra o Benfica.
Em suma, faço minhas as palavras do T-Rex no 1º comentário: por mais que tentem atirar areia para os olhos dos outros, com a conversa do "colo" e do "sistema", nós não nos calaremos nem ficaremos impávidos e serenos, tipo Fernando Seara, a ver o Benfica a ser acusado injustamente de estar a ser levado ao colo!!!

 
At 12/02/2005 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De facto, o essencial da mensagem é que o Benfica não só não é levado ao colo como ainda é prejudicado. Isto é que importa reter antes de partir para qualquer outra teoria ou comparação.
Quanto à parcialidade da fonte do estudo "A Bola", qualquer pessoa que tenha acompanhado os jogos analisados (que não foram assim há tanto tempo) recordará facilmente que o que é aqui apresentado retrata bem a realidade (não se excluindo que possa haver uma ou outra falha que eu sinceramente não descortino).
Por isso, Harry Lime relaxa e admite o óbvio e indesmentível.
VIVA O BENFICA!

 
At 12/03/2005 12:09 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pá, nós pelo menos não temos de andar a carpir mágoas... fomos às antas e empatamos (que não é mau resultado para ninguém) e até podiamos ter ganho!

Esta coisa de falar da arbitragem é uma coisa muito delicada. Há que ter calma a falar disso.

PS. Já agora, gostava que os benfiquistas que disseram mal do Deivid dissessem agora de sua justiça. Foi titular nos dois últimos jogos e marcou 1 golo em cada jogo... Mais importante: o sporting coinseguiu bons resultados nos 3 últimos jogos do campeonato (empatar nas Antas, é repito-o, um bom resultado) e em 2 deles o Liedson nem foi convocado. Mais interessante ainda: o Liedson foi titular no jogo contra o mais fraco dos 3...

Agora gostaria que os adeptos benfiquistas (cujo clube continua atrás do Sporting) me confirmassem se continuam a pensar que o Sporting é "Liedsondependente" (como já vi muitas vezes escrito por muitos benfiquistas neste blog).

PPS. Só há mais um pormenor que me deixa perplexo: é que os adeptos de um clube que vai em 7º lugar têm autoridade para vir falar em "pisar os calos" como se fossem os maiores do Mundo! Algo que não são desde... deixa ver... 1962? 1963?

Muito esquisito... Calculo que os adeptos do Stade Reims ou do Ferencvaros ainda pensem que são os maiores do Mundo apesar de nem sequer conseguirem bater aos coxos da junta de freguesia onde moram!!!

 
At 12/03/2005 12:36 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pessoal,

Acabei de seguir o vosso conselho e passei meia hora pela blogoesfera sportinguista e não li nada de especial acerca do Benfica. O que lá li contra o Benfica não difere muito do que aqui costumo ler contra o Sporting. Continuo sem perceber onde é que os benfiquistas ouvem essas vozes tão altas e tão ferozes a clamar contra o "colo" em que o Benfica está alegadamente a ser levado para o titulo.

Nunca pensei que os benfiquistas ligassem tanto (post-mortem, até) às desculpas para consumo interno (que ninguém, no fundo, leva a sério) dadas pelos dirigentes.

 
At 12/03/2005 12:29 da tarde, Blogger D'Arcy said...

*desprezo olímpico*

 
At 12/04/2005 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De facto empatar no dragão é extraordinário... o power rangers e o desastremédia que o digam!

Voces agora andam de gargalo muito esticado.Mas já é habitual. Quando ganham ficam todos inchados(mas no final do ano rebentam, como é hábito) irritantes e chegam a ser patéticos na forma como se satisfazem com as suas vitórias. Reparem que para eles nem é importante em que lugar estão, nem a quantos pontos do primeiro estão. Importa é estar à frente do Benfica, o que desde logo imagino o sentimento de júbilo que vai lá para aqueles lados de alvalade.

Quando não ganham e vêm os outros ganhar ficam logo todos cheios de comichões. Nalguns casos a alergia deve ser tanta, que nem da toca saem. Outros têm que se consolar com o choradinho do costume, do sistema e inventam conspirações em todo o lado. é o típico adepto do sporting. Chorão, resmungão, e com uma certa tendencia para a esquizofrenia.

Pá lagartinhos, resignem-se à vossa insignificancia, e ocupem o vosso tempo a destilar ódio e azia em cima do Benfica, que isso só nos engrandece. Odeiam-nos mais.Força.


Pá, o sporting tá na nossa frente? Extraordinário..., mas olha que o Braga, o Nacional, e o Setúbal também estão...

Na quarta feira há jogo de campeões, dois bicampeões europeus, dois clubes que equipam de encarnado e que já fizeram muita história no futebol.

E essa do "Reims ou do Ferencvaros" deve ser algum típico recalcamento do adepto do sporting. Como são lagartos e hão-de ser sempre inferiores e mediocres não é dificil imaginar o tédio e a tristeza daquelas mentes sempre que ouvem falar do nome Benfica. Eles queriam que nós fossemos como esses, mas na realidade são eles que o são. É f****

 
At 12/04/2005 8:09 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Anónimo,

Não é nada recalcamento. A única época em voces dominaram de forma inequivoca o futebol portugues foi na decada de 60 até meados da decada de 70.

É um facto: voces continuam a pensar que são um grande clube Mundial quando na verdade só o são (a espaços) em Portugal.

Voces vivem num Mundo só vosso! E isso é que é bizarro.

Como bizarros são os silencios olimpicos de um adeptos de clubes que vão em 6º ou 7º lugar no campeonato. Quem vai em em 6º lugar não faz silencios olimpicos.

 
At 12/07/2005 1:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelo que dizes no teu último paragrafo até parece que o sporting vai em primeiro, ou a uma grande distancia do Benfica. Sim, nós estamos em 6º, mas olha lá que a diferença classificativa para o teu clube não é nada por aí além.

Estais em 5º lugar, ou seja , uma posição onde estão relativamento habituados(pelo menos eu habituei-me a ver o teu clube a estar constantemente em 4º e 5º nos 18 anos que teve sem ganhar o campeonato...)

Dizes que o Benfica só dominou o futebol nanional na decada de 60 e meados da decada de 70? ;) Pá é o que eu digo, o recalcamanto é lixado...

Quero dizer, só entre a década de 60 e principio da 90 ganhamos 20 campeonatos,isto é, é só fazer umas contitas e aperceberes-te que em 30 anos ganhamos 20 campeonatos. Se isto não é sinónimo de dominio e hegemonia...enfim.

Tu dizes bem, nós vivemos no Mundo que é nosso, mas não nos parece que tendes alguma coisa a ver com isso. Nós concebemos o Benfica como o grande clube portugues e dos mais prestigiados da Europa. Só nas vossas cabecinhas é que tal não acontece, a vossa ideia é rebaixar o nosso clube e po-lo ao nivel do vosso.

Só que uma coisa são as vossas fantasias, outra é a realidade...

 
At 1/17/2006 1:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ahahahahahah, so li o o nicio e a parte final!! O inicio pq começei a ler e vi q nao meteste que o penalti a favor do benfica que o simao falhou nao era penalty em lado nenhum. O que me fez saltar logo pro fim do post, ta-se mm a ver que ia ser o resto assim (uma farsa).... No fim vejo q o benfica tem levado acoites e mais acoites... É obvio que é um exagero. Podesme acusar de eu n ser do benfica, mas so te digo que estou a ser isento, mas este post é benfiquismo do maior que ja vi, podias ter disfarcado melhor, so ves o que te convem

 

Enviar um comentário

<< Home