segunda-feira, novembro 28, 2005

Triste

Mais um mau resultado esta noite, e mais pontos desperdiçados. É certo que nos faltam jogadores importantes, mas a este ritmo quando eles regressarem é capaz de ser tarde demais.

Desta vez não se pode acusar o Koeman de inventar. Colocou em campo os jogadores de que dispunha para as posições necessárias, alinhando a equipa em 4-2-3-1. O Beto ocupou o lugar do Petit, atrás de um trio mais ofensivo formado pelo Geovanni, Nuno Assis, e Karyaka. Na frente o Nuno Gomes. Quanto ao Belenenses, nada de novo em relação ao que já estamos habituados nas equipas pequenas que nos visitam. Jogar para o pontinho como se as suas vidas dependessem disso, queimar tempo sempre que possível, simular lesões, defender com onze homens enfiados no próprio meio-campo, e esperar que um eventual contra-ataque ou um golpe de sorte resultem no golito caido do céu.

Apesar da qualidade do jogo não ser muita, achei agradável a exibição do Benfica no primeiro tempo. Os 'suplentes' Beto e Nuno Assis exibiram-se em bom nível, e o Geovanni, ao contrário dos últimos jogos, esteve bastante activo. Pela negativa no capítulo do passe esteve o Manuel Fernandes, a fazer inúmeros passes disparatados. Mas o domínio territorial do Benfica não se concretizava em oportunidades claras de golo, e até foi do Belenenses a melhor oportunidade, ainda que me tivesse parecido por acaso: um livre de muito, muito longe, e a bola a bater no poste, no que quase seria um frango monumental do Rui Nereu, enganado pela trajectória da bola. Apesar da boa vontade que os jogadores do Benfica pareciam ter, era muito difícil furar aquela muralha defensiva do Belenenses, em que até o Silas mais parecia um defesa esquerdo em marcação cerrada ao Nélson.

A segunda parte começou praticamente com uma grande defesa do Marco Aurélio a um remate do Manuel Fernandes. Para não variar, ele esteve inspirado contra nós. Só noutros jogos é que parece ter tendência para frangar desalmadamente. Cedo o Koeman fez entrar um segundo avançado, substituindo o Karyaka pelo Mantorras, passando o Nuno Assis para a esquerda. Mas curiosamente, após esta substituição o jogo entrou num ritmo absolutamente suporífero, só voltando a animar cerca de um quarto de hora mais tarde. A segunda parte não foi muito diferente da primeira: o Benfica tentava ganhar o jogo, e o Belenenses continuava a dar a ideia de que o empate lhes valeria o campeonato (foi nesta altura que começaram as simulações nojentas de lesões do costume). De resto, ficam as defesas do Marco Aurélio às oportunidades do Benfica, particularmente pelo Nuno Assis, Mantorras e Alcides. Quase no final o Belenenses quase que conseguia repetir o filme de injustiça que tantas vezes acaba por acontecer, quando poderia ter marcado em duas ocasiões, já perto do final (se não estou em erro, só conseguiram chegar à área do Benfica na segunda parte nos últimos cinco minutos, quando o Benfica já atacava quase desesperadamente): primeiro num cabeceamento que passou perto do poste, e depois numa jogada de contra-ataque em que o seu jogador falha o cabeceamento quase à boca da baliza.

Acho que o Benfica, e o seu treinador, tudo fizeram hoje para ganhar o jogo. Mas para ganhar a equipas que jogam como o Belenenses fez hoje às vezes é necessária uma pontinha de sorte, que não existiu. Para além disso apanhámos com um guarda-redes inspirado na segunda parte (a sério, eu detesto aquele Marco Aurélio - já o detestava quando jogava no Farense, e agora detesto-o porque lhe sai sempre tudo bem quando joga contra o Benfica, e depois anda por aí a frangar contra os outros). Hoje não estou por isso irritado com ninguém. Estou sim triste, como sempre fico quando vejo uma equipa jogar para não ganhar e ser recompensada por isso. Quanto aos nossos jogadores, gostei muito do Nuno Assis, que esteve bastante activo e foi o mais rematador da nossa equipa. O Manuel Fernandes parece estar com falta de confiança, e falhou passes de forma infantil.

Enfim, vamos esperar que a equipa levante a cabeça, e que os estragos enquanto esperamos pela recuperação total dos lesionados não sejam irreparáveis. Hoje, excepção feita ao período de cerca de 15 minutos da segunda parte, gostei da atitude da equipa, e quando isso acontece não me sinto tão desmoralizado com um mau resultado.

17 Comments:

At 11/28/2005 3:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Neste campeonato a equipa com melhor futebol, por incrível que possa parecer, é o Nacional. O Benfica caminha a passos largos para uma das piores classificacões de sempre. O Koeman não se adaptou de maneira nenhuma ao campeonato português. É certo que lhe faltam jogadores altos e possantes para equipas tipo Belenenses mas o homem não conseguiu ganhar a nenhum equipa de jeito excepto ao FCP.

Eu não acredito que as lesões expliquem tudo. Os jogadores de que dispõe deviam ser suficientes para ganhar ao Belenenses. A equipa foi mais ou menos a correcta mas os movimentos da equipa não foram os adequados, os jogadores continuam sem saber o que fazer.

Espero que o Koeman pressione o Vieira e consiga os jogadores que lhe faltam para o tipo de jogo que pretende, mesmo que isso signifique vender Simão e Nelson. A segunda volta não pode ser outro desastre destes. Em 12 jogos temos 5 vitórias.

 
At 11/28/2005 7:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A verdade é que o Benfica joga sem pontas de lança. Porque não os tem no seu plantel. Os golos parecem depender
da pré-epoca do N. Gomes, do facto de ele jogar só ou acompanhado, e da sua imensa irregularidade. Ora marca 3 ou 4 de uma só vez, (o que é mau porque é enganador e ajuda a esconder/adiar a nossa incapacidade na frente de ataque), ora fica mais de 3 ou 4 jogos "escondido" do jogo. E isto não é novo.
Já a época passada a equipa tinha periodos (jogos) em que nada se passava, ficavam descrentes, "a nadar" no campo.
O futebol do benfica é de Verão, um futebol que assenta na premissa do bem estar dentro do campo, e que ganha uma dimensão diferente quando o adversário joga e deixa jogar.
Quando temos que ultrapassar defesas mais fechadas, a equipa não consegue
os ultimos 20/30 mts.
Ora, uma equipa como o Benfica não pode depender da forma de jogar de um ou outro jogador (só ou acompanhado, frio ou sol, etc..).
Temos que agarrar um verdadeiro "matador" lá na frente, que lute, que remate, que fure. Nem que não suje os calções (G'anda Néné!!)mas que marque!Sem isto, batatas.

 
At 11/28/2005 8:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy

Acho que vais ter de mudar novamente o nome do blog...

 
At 11/28/2005 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, acho k o teu post diz tudo.
O BENFICA kom uma ekipa d recurso konseguiu encostar o belem aos ultimos 40 metros do meio-campo deles durante a maior parte dos 90' e criar imensas oportunidades k por manifesto azar e devido ao "outro factor" nao konseguimos concretizar.
O Koeman fez o k se pedia: nao inventou e penso k esteve mto bem mto nas substituiçoes (nao podia fzr mais).
Analise Individual:

Nereu - valeu-nos o facto do belem vir jogar para o pontinho (fdx é smp a mm merda!!) e d ter descido á sua baliza poucas vzs. Mostra imensa insegurança e transmite-a á restant ekipa. (ainda tou a ver akele livre k ia dando golo... virgem santissima!!)

Nelson - tem estado mais apagado, mas mm assim penso k o Nelson nao sabe jogar mal. Fez 1 corte important na 1ª parte kd a bola ja ia pra dentro da baliza do Nereu e no fim do jogo perturbou (SEM FALTA!!!) a acçao do avançado dos pasteleiros impedindo a injustiça total. Mto bom!! Esteve mais activo na 2ª parte em k participou bastant no ataque tirando 2/3 cruzamentos "A la Nelson" kom o pe eskerdo e kom o direito.

Luisao - nao teve gde trabalho ja k o belem rarament tentou o golo. No final d jogo a vontade de ganhar foi tanta k lhe faltou algum descernimento.

Anderson - a par do Luisao nao teve gde trabalho. Mm assim esteve mais intrankilo do k o costume e fez mais faltas do k lhe é habitual.

Leo - das piores exibiçoes k fez. Participou numa das melhores jogadas do jogo (ainda na 1ª parte) em k rematou kom o seu pior pe (o direito) num remate k merecia o golo. Durante o resto da partida esteve bastante "perro" de movimentos.

Beto - nao sendo um jogador d gde categoria penso k as suas prestaçoes aumentam clarament kd joga na sua posiçao d origem (a trinco), kd o Petit nao pode jogar. Razoável.

M. Fernandes - falhou inumeros passes, alguns deles d forma infantil. Nota-se k anda nervoso e k esta a sentir em demasia a pressao k lhe estao a por em cima (injustament, no meu ver). Fez um gde remate de pé eskerdo na 2ª parte k daria um gde golo. Acho k o nosso "PUTO MANEL" anda a precisar de uma dakelas exibiçoes do ano passado (foi impressao minha ou houve assobios kd foi substituido?!! Xpero k os meus ouvidos me tenham traido!!). É UMA DAS NOSSAS PEROLAS E TEM DE SER APOIADO E INCENTIVADO!!!!

N. Assis - á mto temp k digo k é o uniko jogador no BENFICA kom caracteristicas d nº 10. Fez um jogo k lembrou as exibiçoes k fazia a epoca passada em k era titularissimo. Mto boa exbibiçao, merecia de facto 1 golo. Só surpreendeu a kem ou nao viu os mesmos jogos k eu no ano passado ou a kem nao percebe nada de futebol. Acho k esta na altura de voltar a ser titular, atras de Nuno Gomes, sobretudo enquanto Miccoli estiver d fora.

Karyaka - mto inconstante. Tanto enche o olho, kmo nalguns jogos d pre-epoka e mm no dragao, kmo parece k nao esta em campo. É esforçado, merece mais oportunidades, mas acho k o Helio Roque tem vontade de mostrar futebol e esta alguns pontos acima.

Geovanni - nao se percebe... O Geo so joga kd lhe apetece e kd esta nesses dias é mto bom jogador (penso k mm dos mlhores em Portugal nessa posiçao!!). Aki discordo ctg D'Arcy, acho k ele esteve mais uma vez apagado e precisa d alguem k lhe diga: "Se es bom jogador, pk k nao o mostras em tds os jogos?!" - FORÇA GEO!!!

Nuno Gomes - mais uma vez bastante inglorio o esforço k demostra ao tentar fazer jogar a ekipa, a fzr algo d novo no meio de tanta camisola azul (bahhhhhh). Fikou na retina akele passe pra desmarcaçao do Alcides. Realment é nisto k ele é mto bom: a abrir espaço nas defesas.

Mantorras - na 1ª vez k tocou na bola podia ter feito kmo o Vaz Tê: golo!! Mas na baliza estava o Sao Marco dos pasteleiros (AI K NERVOS K ME METE ESTE GUARDA-REDES... GRRRRRRRRRRRR). Esteve bem, criou perigo e podia ter dado, no fim do jogo, a vitoria ao BENFICA kmo tantas vezes fez a epoka passada.

Alcides - sim sra, estou admirada. Entrou para defesa direito, mas apoiou mto o ataque, indo algumas vezes á linha criando perigo. Teve uma das mtas oportunidades do BENFICA nos pes, mas desperdiçou-a. No geral, acho k cumpriu e bem!

Helio Roque - 10 minutos bastaram pra mostrar um "poukito" do seu futebol. Mexeu kom o jogo imprimindo mais velocidade. Provou k pode perfeitament ser mais vezes opçao.


Tb estou kmo tu: triste... É assim k acabo kk jogo em k o BENFICA faz tudo pra ganhar e nao consegue! (zangada/furiosa estava, isso sim, dps do jogo em braga e em paris).

Pra nao variar, "o outro factor", esse "gde benfiquista" voltou a fazer bosta (e da gde!!) ao nao assinalar 2 penaltys (o 1º é FLAGRANTE!!!) a favor do BENFICA... Ainda assim a historia do colinho continua por parte d lagartos e andrades... TENHAM VERGONHA!!!

Aos benfikistas: Deixem-nox poisar...

Eu continuo a acreditar...

*BENFICA FOR THE ETERNITY*

P.S. Kmo é k uma ekipa k faz o jogo k o belem fez pode kontinuar na 1ª liga?!! Abaixo esses azuis de lx!! (Ó couceiro isso do empate ser um resultado justo tem mta piada...LOOOOL)

 
At 11/28/2005 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto, o Benfica denota uma gritante falta de processos de jogo sobretudo no ataque. Nota-se claramente que os jogadores não sabem muito bem o que fazer para chegar à grande área adversária com perigo. Entre outras coisas, isto é um sinal inequívoco de que os jogos não são bem preparados nos treinos. O Benfica tem de estar preparado para responder a tácticas muito defensivas como foi a do Belenenses (infelizmente).
Desta vez o Koeman não inventou, mas as invenções do passado recente já conseguiram trazer algo negativo e sempre difícil de ultrapassar: intranquilidade e ansiedade. Pelo que vejo, o Koeman tem uma apetência natural para a invenção, o que numa equipa como o Benfica só poderá dar maus resultados. Não quer isto dizer que o homem invente sempre, mas inventar de vez em quando é suficinte para desestabilizar. Enfim... vamos esperar por melhores dias e que estes cheguem depressa. Convirá não esquecer que o Benfica já este ano apresentou bom futebol, pelo que é capaz de voltar a fazê-lo.
VIVA O BENFICA

 
At 11/28/2005 4:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Cláudia: em relação ao Geovanni, eu apenas achei que ele esteve mais activo do que nos últimos jogos, o que não quer dizer que tenha jogado bem. Mas movimentou-se bastante, procurou a bola, e alternou de flancos. Ao contrário dos últimos jogos, em que se esconde, e por vezes até é difícil reparar que ele está em campo. Só que nos remates e centros, as coisas correram-lhe mal.

O nosso problema neste momento é falta de confiança, aliada à falta de jogadores importantes que poderiam servir de 'farol' para o resto da equipa nesses momentos. Quando as coisas não correm bem, a equipa tem tendência a procurar jogadores que sabem que numa jogada podem resolver as coisas, ou que conseguem empurrar a equipa para a frente (e neste momento estou a pensar sobretudo no Simão). Ontem não havia jogadores capazes disso em campo. O Luisão ainda tentou empurrar a equipa, mas embora o veja como um líder natural em campo, não estou à espera que ele seja um jogador decisivo num resultado.

 
At 11/28/2005 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Agr entendi o k kises-t dizer em relaçao ao Geo ("Mea Culpa").
Isso de o BENFICA nao poder contar por enquanto kom um "jogador farol" - Simao - é d facto mto importante.
É pr isso, e nao so, k se diz, e bem, k o Simao é d facto indispensavel para o BENFICA, nao so kmo jogador mas principalment kmo capitao, lider e "jogador farol" (gostei da expressao... LOOOOL).

Continua D'Arcy...

*BENFICA FOR THE ETERNITY*

P.S. Dexkulpa o tamanho do comment anterior. Kd me ponho a escrever sobre o GLORIOSO entusiasmo-mo...

 
At 11/28/2005 5:27 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Aqui não há limites para o tamanho dos comentários, por isso estás à vontade ;)

 
At 11/28/2005 7:49 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O problema é que hoje em dia os grandes já não têm lugar para falhas. É certo que na máxima força ainda continuam muitos furos acima dos outros mas quando mas quando não estão no seu melhor (como é o caso do Benfica) têm muitos problemas.

Eu pessoalmente penso que o futebol em Portugal está muito melhor do que noutros tempos porque permite que equipas sem vedetas mas com organização e vontade se consigam meter entre os grandes. Não falo obviamente do Belem mas falo nos casos do Nacional, do Braga ou do Setubal que jogam sem complexos contra um Benfica ou um Porto.

PS. Neste comentário tentei ser equilibrado e sensato (e penso que consegui) mas a verdade é que dei pulos de contente ontem quando o Benfica empatou... desculpem lá, mas é mais forte do que eu :)))

 
At 11/28/2005 9:17 da tarde, Blogger T-Rex said...

Um sócio do 2º grande, o grandioso ANTI-BENFICA, e com as quotas em dia nunca deve pedir desculpas...

 
At 11/28/2005 10:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pois... pois... lá vem outra vez a mesma conversa do anti-benfica e dos coitadinhos e dos perseguidos. E depois admiram-se que a gente passe o tempo a repetir-se.

Pudera! É que o benfiquista tipico corresponde a todos os preconceitos que os não-benfiquistas ("anti-benfiquistas" no léxico da paranóia lampiã) têm acerca deles!

 
At 11/28/2005 11:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Meu, eu não festejo nem dou pulinhos de alegria quando o teu clube faz um mau resultado. Se tu o fazes em relação ao Benfica, não podes ficar admirado de seres rotulado de antibenfiquista.

E referências a 'coitadinhos' ou 'perseguidos' no comentário antes do teu, só mesmo se existirem na tua cabeça.

 
At 11/29/2005 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O problema do Benfica não é a defesa nem o ataque. O Nuno Gomes tem cumprido e o Mantorras nos últimos jogos tem-se aproximado da boa forma. O Nuno Assis e o Hélio Roque também estão em bom nível. Aí o Benfica está claramente acima da concorrência, com ou sem Simão e Miccoli. Na defesa as coisas também não vacilam por aí além. O nosso problema é mesmo o meio-campo defensivo que não consegue segurar o jogo. Petit, Beto e Manuel Fernandes, nenhum deles tem rendido por aí além esta época. Se no caso do Petit e do Beto isso não me surpreende confesso que esperava mais do Manuel Fernandes. Temos mesmo que ir às compras. Eu confesso que gosto de treinadores que inventam e sou contra mudancas de treinador a meio da época, mas o Koeman tem que mostrar resultados na segunda volta.

 
At 11/29/2005 9:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o principal problema continua a ser as lesões e o plantel. Koeman também fez algumas asneiras mas como não sou adepto das chicotadas psicológicas não vou por aí...

Qualquer dos jogadores que temos lesionados seria titular. Moreira ou Quim; Simão, o capitão e grande esteio da equipa; Micolli, que mostrou do que era capaz nos 1ºs jogos; e Karagounis, que seria na minha opinião o patrão do meio campo.
Ou seja, 4 titulares no estaleiro. Quem temos para os substituir? Ok, aqui começam os problemas...
Karyaka: Tem bom toque de bola e sobressai em alguns instantes, mas ainda não o vi a ter capacidade para pegar no jogo da equipa.
Geovanni: Nunca fui muito adepto do brasileiro. Acho que só é titular pq não temos nenhuma alternativa válida para o lado direito. Desde que está no SLB contam-se pelos dedos das mãos os jogos de qualidade que fez.
N. Assis: Acho que necessita claramente de mais oportunidades. Em boa forma pode ser uma ótima alternativa.
Carlitos: Já o disse várias vezes, acho que tem muita qualidade, mas começa a ser tempo a mais para se afirmar. Se calhar seria mais proveitoso se fosse emprestado.
Beto: Começou a época em grande evidência, provavelmente pq todos os outros ainda estavam a aquecer. Agora mostra realmente o jogador que é, esforçado, batalhador... mas apenas isso.
B. Aguiar: Ainda não jogou este ano. Não sei se será uma mais valia.
H. Roque: Não compreendo como fez tantos jogos na pré-época e só este fim de semana mereceu uma oportunidade. Consegue mexer com a equipa. Talvez mereça mais oportunidades.
Mantorras: Começou a época a querer mostrar serviço, mas não passava de trapalhão e inconsequente. Parece-me estar a subir ligeiramente de forma. Tenho algum receio que nunca mais volte a ser o que era. Acho que precisa de jogar para ganhar ritmo.

E pronto, acho que dá para ver que alternativas concretas, de qualidade, que ofereçam certezas, não há muitas.

No entanto, comparando com a época passada, até acho que temos mais alternativas. Lembram-se no ano passado o stress que era quando se lesionava o Petit, o M. Fernandes, ou mesmo o N. Assis? Quem jogava? P. Almeida, B. Aguiar ou Everson?

Então mas se este ano temos mais e melhores alternativas, como conseguimos ser campeões o ano passado? Porque não surgiram as lesões em elementos preponderantes como neste ano, e porque tinhamos um onze titular sem grandes alternativas, mas coeso e bem definido.
Agora, temos várias lesões. Temos jogadores a entrarem no onze com 1 ou 2 treinos, após semanas de paragem. Temos outros que ficam no(a) banco(ada) sem hipóteses de mostrarem valor apesar de todos estes problemas...

Enfim, é esta a minha opinião. Com Simão, Micolli, Quim e Karagounis de volta, seremos mais fortes. E da mesma forma que recuperámos os pontos de atraso que tinhamos no inicio da época, acredito que o conseguiremos fazer novamente. Até porque lembrem-se que já fomos a alvalade, dragão e braga...

 
At 11/29/2005 11:09 da manhã, Blogger tma said...

A vontade de comentar é pouca, mas a força do Benfica é maior que a falta de vontade!
As lesões (e a utilização de jogadores em má forma, com consequente agravamento de lesões) são sem dúvida a principal causa dos maus resultados, mas também não se compreende 6 jogos seguidos sem ganhar.
O Geovanni está desmotivado e o Karyaka não se entende quando não sabe bem em que posição jogar. E depois, a pressão de ganhar acaba por atrofiar a equipa, já de si algo perdida. Ao invés, o Nuno Assis e o Alcides têm dado boas indicações, mas para jogar o Alcides, teria de jogar o Nélson a extremo, e aí ele não rende tanto.
Se é verdade que o Koeman tem cometido erros, continuo a estar com ele. A adaptação a um campeonato e a uma equipa, ainda para mais com tantas lesões importante, nem sempre é imediata.
Escusado será também dizer (mas como sempre, acabo por dizê-lo...) que em janeiro o Benfica tem de "ir às compras".
No actual cenário, creio que está na altura de apostar mais no Hélio Roque, que até deu boas indicações, e quanto mais não seja, pelo factor surpresa que poderá provocar.
Não considero o campeonato perdido, mas 8 pontos de atraso no início não é o mesmo que 8 pontos de atraso com 1/3 do campeonato decorrido... Ainda assim, não perdi a esperança.

 
At 11/29/2005 1:15 da tarde, Blogger T-Rex said...

Harry Lime como é que fazes para ler coisas onde elas não estão escritas? Consegues sózinho ou precisas de ajuda?

Abraço de um orgulhoso campeão,

 
At 12/02/2005 1:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Porco, gostei muito de ler o teu comentário com o qual concordo inteiramente.
VIVA O BENFICA!

 

Enviar um comentário

<< Home