domingo, fevereiro 19, 2006

Pior

Ontem à noite podemos ter comprometido irremediavelmente as nossas hipóteses lógicas de revalidar o título. A derrota incomoda-me, é certo, mas incomoda-me ainda mais o facto de não ter ficado muito surpreendido com ela. Sim, o Benfica foi jogar a casa do penúltimo classificado da liga, e no entanto já estava de alguma forma mentalizado para a possibilidade de perdermos o jogo. Isto porque o Benfica atravessa neste momento um período muito negativo, provavelmente o pior da época, e que a vitória gorda sobre o Penafiel a semana passada não disfarçou. Conseguimos chegar a uma das alturas mais decisivas da nossa época não num pico, mas num fosso de forma do qual parece ser difícil libertarmo-nos. Parece-me que só um resultado convincente contra o Liverpool depois de amanhã poderá ser o safanão psicológico de que a equipa necessita para sair deste ciclo negativo. Três derrotas nos últimos quatro jogos para a liga está muito, muito abaixo dos mínimos aceitáveis para o Benfica.

Não vou alongar-me muito sobre o jogo de ontem porque, sinceramente, nem tenho grande vontade de me estar a recordar dele. Ontem não houve propriamente um revolução na nossa equipa, apenas uma surpresa, que foi a presença do Marco Ferreira do lado direito do ataque. De resto foi uma equipa mais ou menos esperada. A primeira parte foi praticamente para esquecer. O Benfica entrou muito mal no jogo, e o Vitória, com uma pressão muito alta, cheio de vontade de vencer. Depois de alguns ameaços, o golo acabou mesmo por surgir, num lance de alguma felicidade, em que após um remate de longe o Ricardo Rocha, na tentativa de cortar a bola, acabou por desviá-la ligeiramente de cabeça traindo o Moretto. O Benfica não reagiu imediatamente ao golo, e continuou a exibir a má qualidade que nos tem vindo a presentear durante as últimas semanas. Foi apenas durante os últimos dez minutos que assistimos a uma tentativa séria para inverter o resultado, e nesse período chegámos mesmo a marcar, mas o golo do Marcel foi bem invalidado por fora-de-jogo.

A segunda parte iniciou-se com a mesma tendência com que terminou a primeira, com o Benfica a pressionar ainda mais o adversário, e aí sim, acreditei que fosse possível marcar. Mas a verdade é que apesar do domínio, não conseguíamos entrar na defesa vitoriana, e as oportunidades claras de golo eram quase inexistentes. Estou-me apenas a lembrar de uma ocasião do Nuno Gomes isolado, descaído para a direita, em que ele demorou uma eternidade até rematar e quando o fez o lance foi cortado por um defesa. Infelizmente, depois destes 20-25 minutos de pressão benfiquista o Guimarães subiu à nossa área, o Nélson errou, e no seguimento o Ricardo Rocha errou ainda mais e acabou por assistir o Neca que assim fez o segundo golo vimaranense naquele que terá sido o primeiro (e nem sei se não terá sido o único) remate que eles fizeram na segunda parte. Enfim, um filme que já vimos demasiadas vezes. O jogo ficou decidido aí, e apesar dos jogadores do Benfica terem tentado, continuaram a revelar a mesma inépcia para criar situações reais de golo. A derrota castiga a péssima entrada que o Benfica teve no jogo, e subsequente má primeira parte. Isto fez com que passássemos grande parte do jogo a correr atrás do resultado, com o risco de num contra-ataque o Guimarães matar o jogo, que foi o que sucedeu.

A aposta no Marco Ferreira falhou rotundamente. Complicado, lento e previsível, ele foi praticamente um jogador a menos. O Marcel ainda não fez nada que provasse que ele é algo mais do que uma contratação fracassada. O Ricardo Rocha acabou por ter uma noite para esquecer, ficando ligado aos dois golos adversários. E o Nélson, apesar de ter sido dos que me pareceram tentar lutar mais, acabou por ficar ligado ao segundo golo. Menos mal estiveram porventura o Petit (embora este, como deixa sempre a pele em campo, raramente consiga jogar mesmo mal) e o Luisão. O Simão também esteve a um nível aceitável e o Moretto, sem hipóteses nos golos sofridos, fez o que podia (sobretudo na primeira parte, já que na segunda foi quase um espectador).

Quando no início de Dezembro defrontámos o Man Utd tínhamos acabado de sair de um 'Novembro negro', recheado de péssimos resultados. A vitória sobre os ingleses acabou por marcar o início do melhor período que a nossa equipa atravessou esta época. Espero que o Benfica se motive para o jogo de terça-feira, que consiga uma vitória, e que essa mesma vitória possa uma vez mais servir de tónico para retomarmos o caminho certo. Eu vou lá estar a puxar pelo meu clube.

17 Comments:

At 2/19/2006 10:12 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pois é...

 
At 2/19/2006 10:40 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 2/19/2006 10:40 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, aposto que não fizeste mais nada o dia todo, à espera do post do D'Arcy, de tal forma que até tiveste de comentar no post anterior!

Quanto ao jogo, infelizmente, tenho de concordar contigo: a derrota não foi surpreendente.
O VG teve sorte na forma como marcou o 1º e beneficiou de mais uma desconcentração defensiva no 2ª.
Mas o momento que mais me irritou, e onde senti que o Benfica podia ficar o dia inteiro a jogar e que não ia conseguir dar a volta, foi precisamente a jogada em que no Nuno Gomes, isolado na direita, demorou 5 horas, findas as quais o defesa do VG não podia fazer outra coisa que não cortar o remate.

Na 3ª feira, também lá estarei (o lugar não é grande coisa - bancada Coca-Cola, 3º piso superior, mas foi o que se consegui arranjar no dia após os bilhetes terem sido postos à venda...), para puxar pelo Glorioso, em 1º lugar, mas também pq não é todos os dias que se tem a oportunidade de assistir ao meu clube a defrontar o campeão europeu... Na 3ª feira, espero que não haja lugar para assobios, apesar do mau momento que o Benfica atravessa...

 
At 2/19/2006 11:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o que mais me entristeceu foi ao longo do jogo o Benfica não ter mostrado nada para que mesmo perdendo eu não acabasse o jogo a dizer coisas que raramente digo...na 3ª feira se não forem os jogadores vamos ter de nós...é importante demais para se estar a brincar aos assobios e ás trocas de treinadores...eu já fiz um grande esforço para me esquecer de tudo e pensar unicamente na vitoria sobre o Liverpool...espero que os outros 64.999 estejam a fazer o mesmo...a nossa força é a unica coisa que pode compensar o mau futebol que estamos a praticar. Vamos Benfica, não há mal que sempre dure...

 
At 2/20/2006 10:09 da manhã, Blogger T-Rex said...

Quase nenhum Benfica para muito pouco Guimarães, que com a sorte do jogos (malditos resaltos!), acaba por ser um justo vencedor.

PS: Alguém me explica o que é que o sr. Cléber tem de fazer mais, para não terminar um jogo como o de sábado?

 
At 2/20/2006 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A situação está bastante complicada. O campeonato pode ter ido definitivamente ao ar. Com 8 pontos de desvantagem, o scp a acreditar e o fcp em velocidade de cruzeiro, vai ser muito dificil.

Esta época tem sido uma montanha russa. Péssimo inicio de campeonato, recuperação, vitória nas antas e eliminação do man utd, e agora nova queda.
Começo a duvidar de Koeman. Acho que tem grande dose de culpa nestes maus resultados. Não sou treinador, mas acho que percebo minimamente de futebol, e não compreendo as constantes alterações no 11 inicial. Na minha humilde opinião acho importante estabelecer um 11 base para que existam mecanismos de interacção entre cada jogador. Mas Koeman desde o inicio da época que faz questão de alterar constatemente os jogadores de jogo para jogo. E isso ainda tem sido mais notório agora que tem mais opções com as contratações de janeiro. É o Nelson a saltar entre o banco, a lateral esq e a lateral dir. Leo a titular, depois muito tempo no banco e agora novamente titular. Alcides a mesma coisa. Andersson e R. Rocha alternam praticamente todos os jogos. Na frente, mais do mesmo: Robert e Manduca foram titulares assim que chegaram e tanto jogam no centro, na dir ou na esq (já para não falar em Moretto), Marcel é uma desilusão (começo a achar que o contrataram pelos golos dos resumos e pq o fcp tava interessado), N. Gomes tanto joga como ponta de lança como mais atrás... Enfim... E no banco continua Karagounis...
Acho sinceramente que Koeman ainda não sabe bem o que quer e que se vai defendendo com o que chama de "rotatividade".
É verdade que as contratações de janeiro trouxeram mais opções e acho mesmo que nesta altura temos o melhor plantel desde que fomos campeões à mais de 10 anos. No entanto, acho que Koeman não soube gerir os jogadores à sua disposição e daí esta série de maus resultados. É verdade que continuamos nas 3 competições, mas mesmo desde janeiro, quando só tinhamos jogos para o campeonato, 1 vez por semana, Koeman fazia questão de continuar com as experiências...

Bom, desabafei aqui um bocado...
Para 3ª já não consegui arranjar bilhete por isso vou apoiar o SLB desde casa.

Confiança e pensamento positivo!

Força SLB!!!

 
At 2/20/2006 11:44 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Lá estaremos, meu caro.

 
At 2/20/2006 12:07 da tarde, Blogger Harry Lime said...

tma,

Não o fiz, aconteceu que ele postou este post enquanto eu estava a surfar. Foi só isso.

De resto, o que é que há a dizer? A derrota contra o Sporting deitou-vos abaixo (o que diz muito acerca da vossa establidade emocional). Voces não têm equipa nem estaleca psicológica para vencer este campeonato.

 
At 2/20/2006 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com os comentarios do Porco. Acho que Koeman anda a nadar e já não tem controle sobre a equipa.
Talvez tudo tenha começado com os reforços e certas opções que tomou que vieram abalar o espirito de equipa (o caso Quim foi flagrante), ou se trata simplesmente de uma fase. Mas caramba, duas "fases" destas em meia epoca já começa a ser demais.Contra mim falo, porque eu defendi e defendo que Koeman é um bom treinador, mas aposta tudo no sistema de jogo e não olha para a realidade do nosso futebol, tanto no que respeita á mentalidade existente bem como ás "matreirices" tacticas dos treinadores portugueses, que lhe chamam um "figo".Não por acaso a fase da epoca em que jogamos melhor, foi quando vestimos o "fato macaco", quando as "vedetas" não jogaram.
Mas como tristezas não pagam dividas temos que nos vingar nos bifes. Dê lá por onde der, queremos um Benfica que ganhe, mas mesmo que não o consiga, que dê tudo por tudo.
ET PLURIBUS UNUM!!

PS - Se alguem souber pormenores do contrato do Nuno "Andorinha" Gomes por favor deixe aqui alguns pormenores.Parece-me existir uma clausula que diz que caso ele não esteja lesionado tem sempre que fazer parte do onze inicial.

 
At 2/20/2006 5:05 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá, os treinadores não usam de "matreirices". Eles limitam-se a lutar com as armas que têm. Se o Koeman (tal como o Co) é ingénuo problema dele , ó caraças!

Esta mania do pessoal dizer "nós somos bons a culpa é dos outros que são matreiros" é uma cena 100% benfiquista. Aliás, vê-se pela forma como foram campeões o ano passado...

Com o Trapp nunca vos ouvi queixarem-se das matreirices dos adversários. Pudera! O Trapp era mais matreiro do que todos os matreiros portugueses juntos! Mas pronto, voces benfiquistas não gostam de treinadores desses: preferem vitórias morais para continuarem a ter razões para choramingar.

 
At 2/20/2006 5:44 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, como é óbvio, estava a brincar! Naturalmente gastas o tempo como bem entendes, mas aposto que estavas ansioso por comentar...

Em relação à derrota com o SCP, mais do que deitar abaixo, expôs uma série de problemas que se pressentiam desde que foram contratados os novos jogadores. O Koeman teve uma grande oportunidade para mostrar as suas qualidades como gestor de plantel, e falhou, sem sequer poder reclamar (como pôde fazê-lo no início da época) que os reforços não foram escolhidos por ele. Mais do que "matreirices" dos treinadores adversários, o que tenho visto é uma equipa desarticulada...

Independentemente disto tudo, estou e sempre estarei com a equipa.
Neste momento não vejo que ganhemos grande coisa em trocar de treinador, até porque a luta pelos lugares da UEFA também não é pacífica... Seja como for, e sem sacrifício dos objectivos mínimos (apuramento para a CL e não deixando de acreditar que, embora complicado, não é impossível o 1º lugar - tudo depende do resultado frente ao FCP) seria bom que, no momento certo, a direcção se preocupasse com a preparação da próxima época, já que tal não terá sido o caso relativamente a esta.

 
At 2/20/2006 6:47 da tarde, Blogger Cristina said...

so help us god...

:)
saudaçãoes de uma adepta benfiquista ;)

 
At 2/20/2006 6:51 da tarde, Blogger Apre said...

É assim mesmo há que apoiar a equipa!!!

Para veres a grandeza do Glorioso nada como ler o que diz esta NOTICIA DA BBC...

 
At 2/20/2006 7:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Mas um problema com a psicologia das equipas é que não é com maus resultados contra equipas "grandes" que uma equipa deve ir abaixo.

Senão vejamos: o Benfica e o SCP têm equipas equivalentes e lutam pelos mesmos objectivos logo um jogo entre os dois é sempre uma lotaria e os jogadores têm de entender um mau resultado contra um "grande" dessa forma.

Muito grave e desmoralizante é perder um jogo contra o penultimo classificado. Porque? Não só por causa da "humilhação" mas por outra razão muito mais grave: é que os concorrentes directos (os outros "grandes") têm fortes probabilidades de vencer equipas muito mais fracas.

Curiosamente, os jogadores não sentem as coisas desta meneira. Eles sentem as coisas como os adeptos as sentem para quem a derrota contra o "eterno rival" é a suprema humilhação!

Ora o que os técnicos e dirigentes têm de conseguir fazer é libertar os jogadores do ponto de vista do adepto para passarem a ter o ponto de vista da equipa (para quem uma derrota contra o Gil ou contra o Guimarães é muito mais grave do que uma derrota contra o "eterno rival").

No entanto, é óbvio que um treinador inventor (ou simplesmente holandês) e uma equipa com fraquezas não ajuda muito à festa...

PS. O que aqui escrevi acerca do SLB aplica-se na perfeição ao Sporting. Daqui a umas jornadas havemos de perder uns pontos estupidos e havemos de vir por aí abaixo! Eu não tenho muita fá na verdade...

 
At 2/20/2006 8:21 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 2/20/2006 8:22 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, o resumo do que disseste é algo que já digo há muito tempo: não é nos "clássicos" que se ganha um campeonato, mas sim nos jogos com o Gil Vicente, V. Guimarães e quejandos!! É a capacidade para fazer conseguir motivar uma equipa em todos os jogos e fazer valer a sua superioridade na maioria deles (já que é praticamente impossível ganhar todos os jogos, mesmo contra as equipas teoricamente mais fracas).
Os resultados dos "clássicos" são, na maioria das vezes (mas nem sempre...) um reflexo da situação em que as duas equipas se encontram num determinado momento e salvo raras excepções, como no ano passado ;-), determinantes para a atribuição do título.

Mas agora quero é que a teoria se lixe, e para começar, que o Benfica ganhe amanhã ao Liverpool (2-0 seria uma maravilha...)

 
At 2/21/2006 1:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desde que escreveste aquele texto sobre os lagartos que foste amaldiçoado!!!!
Agora é sempre a descer...

 

Enviar um comentário

<< Home