quinta-feira, maio 25, 2006

Maestro

Está confirmado: o 'nosso' número dez está de regresso à casa mãe. Um dos jogadores mais amados pela massa adepta benfiquista cumpre assim a sua palavra, e vem terminar a carreira no clube do seu coração.

Pela parte que me toca, esta é uma notícia que me enche de alegria. O Rui Costa sempre foi um dos jogadores que eu mais admiro, e julgo que ainda tem muito para dar ao futebol do Benfica, apesar da idade. Nem sequer me preocupa a questão física: ele veio do Milan, onde aparentemente a idade não é problema, dado que todos os seus jogadores parecem estar em excelente condição física, e nunca se vê a equipa ressentir-se fisicamente apesar da elevada quantidade de jogadores na casa dos trinta. O Rui Costa é um caso um pouco único no futebol actual, mantendo o cada vez mais raro amor à camisola. Talvez por isso tenha sido sempre idolatrado e respeitado em todos os clubes por onde passou. Agora chegou a vez de nos dar o prazer de voltarmos a ter um verdadeiro maestro no meio-campo, e de ele ocupar o lugar que nunca foi verdadeiramente preenchido nos últimos doze anos. Bem-vindo a casa, Rui!

70 Comments:

At 5/25/2006 4:34 da tarde, Blogger antitripa said...

Muito util. Temos de ter em conta que vem do Milan, logo ainda faz 3 épocas!

 
At 5/25/2006 5:06 da tarde, Blogger último! said...

Fico muito contente e acho que para o futebol Português ganha com este regresso!

É incrível o sentimento Benfiquista pelo grande jogador Rui Costa, não há colega que hoje não passe por mim que não fale do regresso do maestro com um grande sorriso na cara.

Também precisávamos disto depois da desilusão que foi o treinador, ontem estive à conversa com adeptos mais antigos e a desilusão é maior devido a sua experiência, fiquei assustado uns até diziam que escreveram ao SLB a dizer que não pagavam mais cotas até o FS ir embora, nessas alturas lembro-me como acreditamos no Vale e Azevedo e caímos devido ao seu discurso agora oiço sempre com atenção o conselho destes sócios mais antigos que desde o primeiro dia me alertavam para o erro, espero que o regresso do Rui seja o suficiente para o treinador ser feliz mas se por outro lado não ficarmos com o Micolli é um grande erro e não me falem do muito dinheiro pois mesmo daqui a dois ou três anos conseguíamos vende-lo no mínimo pelo mesmo preço!
Desculpem ter-me perdido um pouco...

lol

 
At 5/25/2006 5:13 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Miccoli por acaso neste momento é também a minha grande preocupação. Seria óptimo ter um avançado como ele para ser solicitado pelos passes do Rui...

 
At 5/25/2006 5:17 da tarde, Blogger dezazucr said...

Excelente notícia. Sempre acrecidei que ele voltasse e acredito piamente que em 15 minutos mostra mais que 90m de muitos que lá estão.
Em relação ao Miccoli, penso que os dirigentes estão à espera que com a situação da Juve consigam baixar o preço ou até fazer como com o Nuno Gomes e vir a custo zero. Para mais, o Miccoli mostra gostar do Benfica.

 
At 5/25/2006 5:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim, mas se adiarem demasiado as coisas arriscam-se a perdê-lo. Até porque se ele ficar livre não faltarão clubes com maior poder financeiro interessados nele.

 
At 5/25/2006 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Incrível como voces se contentam com pouco !!!
Concordo que o Rui é uma excelente pessoa, um óptimos er humano, nunca entrou em grandes polémicas, é uma pessoa respeitada.
Como jogador tb foi um jogador bom, nos vários clubes onde passou e na selecção...mas..neste momento o bom jogador já lá vai...
Acho que fica bem acabar a carreira no SLB..mas...como dirigente...vir-se arrastar pelos campo...
Acho que os jogadores deevm sair com dignidade...saber qd sair...
E..isso parece que o Rui Costa não sabe...
MAs..fiquem contentes...
Animem-se....
Ao fim e ao cabo...tirando Rui Costa...tem uis Filipe Viera...veiga...e Fernando Santos...um bom trio :-)

 
At 5/25/2006 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom regresso Rui Costa!
Fizeste parte da ultima grande equipa do Benfica e espero que esta ultima passagem pela tua casa sirva para lançares a proxima grande equipa do Glorioso. Olha Rui, depois de teres ido embora, nunca mais ninguem neste clube soube passar ou construir jogo no meio-campo, nunca mais houve passes de 25/30 metros e se os houve não me lembro deles porque devem ter sido de algum defesa central comprado a custo zero a despachar a bola da área.
Olha Rui, nunca mais tivemos ninguem que cada vez que marcava um golo, saltava o placard publicitario e ia festejar com os sócios como um menino que cumpriu com o sonho de uma vida. Ainda me lembro dos 120.000 na Luz e tu a marcares o ultimo penalty. Que emoção, que gloria!
Tambem me lembro quando choraste, porque marcaste um golo impensavel Rui, marcaste um golo ao Benfica!Mas fizeste bem Rui, não traiste a tua profissão, foste um Homem, preferistes o teu conflito e a dor do que atraiçoares quem em ti confiou.Bonito Rui.
Vi-te em manchetes de jornais italianos no Rossio e dizia sempre aos meus sobrinhos "Olhem, aquele ali é o Rui Costa" e apontava parvamente para a fotografia do Jornal. IL fantasista!!! Que orgulho.Eras o rei de Florença, foste principe em Milão!
Lembro-me duma noite chuvosa na Luz contra a Irlanda marcares um golo espectacular e um adepto irlandês perguntar "Quem é aquele gajo?" E eu dizer sobranceiramente "Rui Costa".The best.
Tambem me lembro do melhor golo que Portugal marcou no Euro 2004 contra a Inglaterra, Excelente Rui, só podia ser ali na Luz, e vi a revolta
que passou por ti, que rapidamente substituida pela alegria e a dignidade!
E mais uma vez foste grande e Homem ao abandonares a Selecção, porque não te revias ali e outros houve que não tiveram a mesma dignidade que tu, que voltaram atras, que não resistiram ao palco mesmo que não gostem do encenador.Por isso és grande Rui Costa, um jogador de futebol pode ser muito habilidoso, marcar muitos golos, aparecer em muitas entrevistas, mas os idolos, os verdadeiros idolos, sabem que o que mais interessa é á dignidade. Isso é que os faz verdadeiramente grandes. É por isso que eu sinto tanto orgulho em que tu sejas do Benfica, porque és digno!E isso foi precisamente o que eu aprendi que era o Benfica. Um clube com muitos amigos mas ainda com mais inimigos, um clube com regras simples e claras!"Um por todos todos por um" Foi assim que eu aprendi a gostar daquele que para mim foi o mais digno capitão do Benfica até hoje, Mário Coluna.Bem vindo Rui, tens uma missão importante, ensinar aos miudos o que é o Benfica, ensina-lhes o que é esse fogo.
Infelizmente tambem vais encontrar muitos idolos que se reclamam de uma mistica benfiquista, mas que sairão se lhes oferecerem meia um prato de lentilhas. Não ligues Rui, esses são transitorios, liga aos miudos, ensina-lhes a magia, como te ensinaram a ti.
Sê feliz e mais uma vez obrigado.

 
At 5/25/2006 6:02 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se calhar é mais incrível como é que há pessoas que se incomodam tanto com o contentamento dos outros...

Suponho que o Milan deveria seguir o conselho, e ver-se livre de Cafu, Maldini, Serginho, Costacurta, Stam, Inzaghi, Nesta, Seedorf, etc, todos na casa dos trinta...

 
At 5/25/2006 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo (é uma pena não saber o teu nome),

A ode que dedicaste ao nosso Rui é um hino de Benfiquismo.
Muito obrigado por nos teres permitido poder ler essas magníficas palavras.

Depois do que escreves-te, palavras para quê?

Bem-vindo a casa, Rui!
Bem-vindo a casa, Campeão!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!
A voz de um povo!
O orgulho de uma nação!

 
At 5/25/2006 7:24 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Até me vieram as lágrimas aos olhos com o texto do último anónimo.

 
At 5/25/2006 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para este último anónimo:
- Muito obrigado! Está aqui a definição do verdadeiro benfiquismo!

Para o Rui:

Não te agradeço, porque as acções e os gestos quando são realizados com o coração não se agradecem. Recebem-se e aceitam-se. Vamos todos ter a oportunidade de poder retribuir quando estiveres lá dentro.

 
At 5/25/2006 10:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É bonito:
Assinar o contrato em branco. O LFV logo põe o valor.
Claro que não vão faltar quem veja neste gesto nada mais que teatro. Que não é mais que uma maneira indirecta de se defender de futuras críticas sobre a sua capacidade.
Mas os que vão dizer isto não contam, pois não?
Não sabem o que é ser Benfiquista...

 
At 5/25/2006 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não se agradecem porquê? porque tu não queres?

MILLE GRAZIE RUI COSTA!!!

 
At 5/25/2006 11:07 da tarde, Blogger Pedro said...

Um dia de grande felicidade para a não benfiquista e, pelos vistos, de grande azia para os outros.
Azar.
GRANDE RUI!!!

 
At 5/25/2006 11:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o futebol espectáculo está de volta!acho q o rui costa vai fazer uma grande época e calar mtas bocas!

 
At 5/26/2006 9:54 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pá, vamos ver...

O homem é bom jogador, um bom homem e um homem de lavara. Gosta do Benfica e voltou como sempre prometeu para lá acabar a carreira. E tendo em conta o vosso meio-campo (cheio de "médios-centro") é, sem dúvida, um reforço importante.

Mas, como revelou na selecção no euro 2004 (há 2 anos portanto...), já não tinha a influencia doutros tempos. Eu conseguia vê-lo mais como mentor doutro jogador mais jovem em ascensão (um pouco como o Bergkamp no Arsenal) e subsituto ocasional quando a equipa precisa de um bocado de classe para ultrapassar obstaculos mais lixados.

Ele desmepenhou este papel, e bem, em momentos decisivos do Euro e no Milan, onde o titular para a sua posição é o Kaka.

O que os benfiquistas esperam dele é bem diferente. Os benfiquistas esperam que o homem jogue 90 minutos todos as semanas e que carregue às costas o jogo ofensivo do Benfica no meio campo. Lembremo-nos que o SLB chegou e jogar na época passada com 3 "médios centro" nalguns jogos europeus.

Acho que com estas expectativas tão altas ele tem poucas hipoteses de vingar. É óbvio que ele vai fazer 2 ou 3 golos bonitos. Vai fazer algumas assistências cheias de classe e inteligência. Mas isso também o Pedro Barbosa fazia e o Sporting livrou-se dele.

PS. A diferença entre o Pedro Barbosa e o Rui Costa. é que o Pedro Barbosa aos 25 anos já jogava como um jogador de 34. O Rui Costa pelo contrário, aos 34 anos joga como um jogador de... 34 anos! E foi isso que voces compraram.

PPS. É impressionante como estes momentos trazem ao de cima o pior da poesia popular benfiquista. Alguns dos comentários aqui postados estão ao nível da mais rasteira fotonovela boliviana. Façam-se homens, caraças! Daqui o bocado temos aqui episódios de Brokeback Football.

 
At 5/26/2006 10:27 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Mais outro que parece incomodado com a alegria dos benfiquistas. É impressionante a quantidade de pessoas assim que existe. Invariavelmente parecem ser todos adeptos do mesmo clube.

Quanto ao Euro'2004, não te deves recordar da forma como ele mudava sempre completamente o jogo da selecção para melhor quando entrava (ex: contra a Rússia e a Inglaterra).

Não estejas a tentar adivinhar o que é que os benfiquistas esperam ou não dele, porque não sendo tu benfiquista é difícil fazê-lo. A alegria dos benfiquistas com o regresso deve-se sobretudo a uma coisa: é que agora voltámos a ter 'um dos nossos' em campo. É que para além de grande jogador, aquilo que o Rui é, e que é a principal causa da adoração que os benfiquistas têm por ele, é um enormíssimo adepto benfiquista. Daqueles que fazem fotonovelas bolivianas e tudo, e choram na apresentação.

O Rui Costa se calhar vai surpreender muita gente que anda agora a tentar deitar abaixo a nossa alegria, e que diz que ele está acabado. Não foi por acaso que o Milan o ano passado renovou com ele por dois anos, e que um clube daqueles o respeita como respeita. Se O Rui Costa fez 32 jogos pelo Milan esta época, de certeza que está em mais que óptimas condições para fazer uma boa época no Benfica. O Milan tem diversos jogadores na casa dos 30 com a mesma idade ou ainda mais velhos que o Rui Costa, e não é por isso que deixam de jogar ou que o Milan é pior equipa (Serginho, Cafú, Maldini, Costacurta, Inzaghi, Seedorf, Stam...).

 
At 5/26/2006 10:27 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

"O que os benfiquistas esperam dele é bem diferente. Os benfiquistas esperam que o homem jogue 90 minutos todos as semanas e que carregue às costas o jogo ofensivo do Benfica no meio campo"
Não sei onde leste isso. Eu sou benfiquista e não o espero.
Quanto à comparação com o Barbosa, é quase como comparar o Humberto Coelho com o King, ou o Figo com o Marco Ferreira.

 
At 5/26/2006 10:35 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Em relação ao que escreveste :

Suponho que o Milan deveria seguir o conselho, e ver-se livre de Cafu, Maldini, Serginho, Costacurta, Stam, Inzaghi, Nesta, Seedorf, etc, todos na casa dos trinta...

Concordo contigo que o Milan fez bem em não se livrar de Cafu, Maldini, Serginho, Costacurta, Stam, Inzaghi, Nesta, Seedorf, etc,.

Mas a verdade é que se viu livre do Rui Costa... Porque terá sido?

 
At 5/26/2006 10:39 da manhã, Blogger Harry Lime said...

João,

Então o que é que esperas do Rui Costa?

Preto no branco. E sem poesia, por favor.

A comparação com o Pedro Barbosa faz sentido porque ambos são o mesmo tipo de jogador. A comparação entre os dois aos 25 anos é que não faz sentido.

Aos 25 anos o Rui Costa era uma máquina de jogar à bola, o PB era uma máquina de comer croissants mistos.

 
At 5/26/2006 11:03 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D`arcy,

No Eruro também me lembro da forma como a equipa jogou quando ele jogou a titular como patrão do meio campo.

Pareces não ter lido o meu post até ao fim. Não te levo a mal, eu às vezes também não leio os teus até ao fim. Eu escrevo, preto no branco o seguinte:

Eu conseguia vê-lo como [...] subsituto ocasional quando a equipa precisa de um bocado de classe para ultrapassar obstaculos mais lixados.

Foi exactamente isso que ele fez no euro. Ele entrava quando as equipas já estavam com o meio campo muito desgastado e lhe conseguiam das espaço para jogar ao estilo, pausado, cheio de classe. Foi isso que eu vi no jogo com a Inglaterra (em que ele me deu uma grande alegria!)

Em relação à vossa alegria, eu compreendo-a. Como eu escrevo lá em cima:

O homem é bom jogador, um bom homem e um homem de palavra. Gosta do Benfica e voltou como sempre prometeu para lá acabar a carreira. E [...] é, sem dúvida, um reforço importante.

O que eu pretendo descobrir é: o que é que os benfiquistas esperam dele em termos desportivos? Que seja um suplente de luxo (como foi no euro e no Milan)? Ou que seja um homem para jogar 90 minutos e para pautar o vosso jogo?

Pelo que li nestes comentários os benfiquistas esperam a segunda hipotese.

Tu no teu post deixas inteligentmente a questão em aberto. Mas um jogador de futebol não é só um pretexto para vender camisolas "Rui Costa nº 10" (que, pelo que se diz por aí, até já esgotaram!) tem também de trazer valor desportivo a uma equipa. E é isso que eu discuto no meu comentário.

Por isso, a pergunta que eu te faço é a mesma que fiz ao joão. O que é tu esperas do Rui Costa na equipa de futebol do Benfica?

Sem poesia, por favor.

PS. E eu não tenho nada contra o facto dos benfiquistas ficarem felizes. Eu tenho é problemas com a má poesia.

 
At 5/26/2006 11:31 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Milan não se 'viu livre do Rui Costa'. O Rui Costa é que pediu para sair de forma a poder cumprir a promessa de acabar a carreira no Benfica. Se fosse como dizes nem sequer teriam que haver as negociações que houve para a rescisão do contrato. Que mania que têm de tentar denegrir tudo o que diga respeito ao Benfica caramba. Agora querem dar a entender que o Milan descartou o Rui Costa e que ele veio tipo refugo para o Benfica. Vai à página oficial do Milan e repara qual é a foto de entrada. E lê o texto de despedida que lhe escreveram (se perceberes minimamente italiano). Talvez assim te convenças mais do capital de respeito que o Rui tinha no clube.

Quanto ao que eu espero do Rui Costa: inteligência e benfiquismo. O futebol do Rui Costa não é futebol de grandes correrias. A inteligência do Rui Costa é precisamente essa: ele sabe que é mais importante fazer a bola correr do que andar a correr à maluca atrás dela. Por isso a condição física não será tão importante quanto querem fazer crer. Há muito tempo que precisamos de um jogador com a capacidade de 'pensar' o nosso futebol, e que faça a equipa jogar. Um jogador que realmente solicite os avançados, e faça a ligação entre os sectores da equipa, ao contrário do que se tem passado nos últimos anos em que se vêem despejos de bolas compridas e por alto do meio campo defensivo para a frente, obrigando os avançados do Benfica a correr desalmadamente aytrás da bola e a disputá-la de cabeça com os defesas. Quantas vezes me quixei aqui do abandono a que os nossos avançados eram votados durante os jogos? O Rui Costa tem essas características. Não é por acaso que os chamados 'numeros 10' típicos costumam jogar até tarde. Eu não estou à espera que o Rui costa ande a fazer concorrência ao Petit a morder as canelas aos adversários durante 90 minutos. Pelo que eu conheço do Rui Costa, estou convicto que ele pode fazer uma óptima época no Benfica. Ou seja, não duvides que ele pode trazer valor desportivo ao Benfica, e que não veio para cá só para arrastar-se e vender camisolas (mas ue vai vendê-las, isso vai... ontem já andava pessoal com as novas camisolas do Benfica, com o número 10 e o nome 'Rui Costa' estampado nas costas).

A parte do benfiquismo é a parte em que ele motiva os adeptos com a sua presença em campo, e serve de inspiração a colegas, sobretudo mais novos. Conforme disse, para os adeptos um dos grandes encantos do Rui Costa é o facto de quando o vemos jogar, vemos 'um dos nossos' ali dentro. E essa parte de ele ser 'um dos nossos' é que me dá mais confiança. É que ele sempre disse que nunca viria para o Benfica se não se sentisse em condições para o fazer, acabar a carreira só por acabar, porque ele gosta demasiado do Benfica para se aproveitar dele. O Rui Costa é um daqueles que pode dizer isto e eu acredito. Por isso nós sabemos que ele se sente em condições para jogar a um nível elevado.

 
At 5/26/2006 11:33 da manhã, Blogger Pedro said...

Mas tás doido Fawkes?!?!?
O q esperar do Rui Costa?
Estamos "somente" a falar do melhor 10 do futebol portugues e um dos melhores jogadores do mundo. O q espero dele? O mesmo q espero de todos os jogadores q representam o Sport Lisboa e Benfica: Profissionalismo e honrar a camisola.
O q eu tenho a certeza q vou ter do Rui Costa: Garra, vontade de vencer e MUITA, mas mesmo MUITA qualidade naquele meio campo/ataque.
Vai ser uma delicia voltar a ver o verdadeiro mágico a jogar no SLB. A fazer aqueles passes deliciosos, a pegar no jogo com aquela autoridade e classe só ao alcande de muito poucos.

 
At 5/26/2006 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Espero mesmo que se apurem com a situação do Miccoli. Já estive mais longe de pensar que se continuamos a demorar o arguido do apito dourado que num país civilizado há muito estaria na prisão o vá buscar para aquela equipa escandalosamente beneficiada pelos árbitros

 
At 5/26/2006 12:03 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ok, vamos assumir que o "Milan não se quis ver livre do Rui Costa"...

Pessoal, vamos lá ver uma coisa. "Profissionalismo e honrar a camisola" qualquer jogador faz. Até o Beto faz à sua maneira esquisita. O problema é que aquilo não dá para mais.

Aliás, até o Pedro Barbosa exibia "profissionalismo e amor à camisola" à sua maneira. Dava alegrias a todos as pastelarias da zona do Lumiar, não todos os fins de semana, mas todos os dias! E desenvolvia a economia do bairro no processo!

Eu sei que o Rui Costa não é gajo para correr muito (o Pedro Barbosa também não era...) e esse é o grande defeito dele. Hoje em dia um médio ofensivo (ou "médio centro") tem de conseguir pressionar o tempo todo. Os melhores (tirando os mais velhotes, como o Zidane) fazem-no: Kaka, Gerrard, Lampard, Balack. O Nº 10 clássico (estilo Platini) está em vias de extinção.

O que está aparecer é uma espécie de super-homem no meio campo: uma espécie de trinco com técnica excepcional de remate, de passe e de visão de jogo. E o Rui Costa é um dos últimos nº10 clássicos em actividade.

Por isso, a pergunta que se impõe é: o Rui Costa está em condições de jogar dessa maneira, 90 minutos por jogo, 50 jogos por época?

É que eu fiz-vos uma pergunta precisa e objectiva e voces responderam-me com genralidades.

O João até meteu alguma poesia pelo meio. Felizmente, é um gajo com mais jeitinho para a poesia do outros artistas que por aqui pululam :)))

 
At 5/26/2006 12:04 da tarde, Blogger André R. said...

Amigo benfiquistas, o Maestro voltou!!! Prova que ainda há, nos dias que correm, amor à camisola. Quem diria! Obrigado Rui. É também por isso que somos um clube diferente. Maior.

 
At 5/26/2006 12:10 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Fonix, esta caixas de comentários é só poetas.

:P

 
At 5/26/2006 12:31 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se o número 10 clássico está em vias de extinção é apenas porque é raro aparecer um jogador com talento natural para essa posição. Os que existem são estrelas. Sem citar o velhinho Zidane, então tens jogadores com característitas para isso que são mais novos e que também não andam em correrias atrás da bola: Ronaldinho, Totti, Riquelme, Rosicky, Van der Vaart, etc. Os jogadores que citas não são números 10, são mais 'números 8'. Nenhum deles tem a fantasia de um 10 (talvez só o Kaká, mas ele tipicamente gosta de jogar descaído para a direita a fazer diagonais para o centro, tal como o Ronaldinho faz muitas vezes, mas na esquerda, e não é nenhum recuperador de bolas como julgas).

A pergunta que tu fazes é falaciosa: basicamente perguntas se o Rui Costa está em condições de fazer 50 jogos por época a jogar numas funções que nunca foram as suas. A resposta óbvia é que não, porque nem sequer tirarias qualquer rendimento disso. O Rui Costa não é o Tiago. Mas não tenho dúvidas que ele estará em condições de fazer os tais 50 jogos nas funções que ele sempre teve.

 
At 5/26/2006 12:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Guy:
Pelos vistos não é só aqui que existem poetas.

"Quando as emoções são fortes não envelhecem"

"nas jogadas de Kaká, caro Rui, haverá sempre qualquer coisa de ti"

"Obrigado por tudo"

Quando o texto de agradecimento de um clube como o AC Milan ao Rui Costa é escrito desta maneira, é por alguma razão, não te parece?

 
At 5/26/2006 12:55 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Não sei onde viste poesia da minha parte, mas adiante...
O que espero é que seja um jogador para uma hora, não mais. Que de vez em quando faça um passe ou um golo de levantar o estádio. E que venda camisolas e leve gente ao estádio. Se espero que ele ganhe o campeonato sozinho como fez o Jardel por algumas vezes? Claro que não. Mas acho que trará algo de positivo, mesmo falando apenas desportivamente. Se até o Zahovic trouxe...

 
At 5/26/2006 1:04 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu não falei em recuperação de bolas.

Falei em pressão alta. Chatear os e trincos adversários para não os deixar passar a bola em condições para os elementos criativos do meio campo. A tarefa de recuperação de bola é dos defesas (quando, perante a pressão dos atacantes adversários, a equipa com a bola opta pelo jogo directo para os avançados) ou dos médios defensivos "puros" que se encarregam de recuperar as bolas após passes menos bons da defesa para o meio campo. Para fazer esta pressão é preciso ser um pouco como um trinco e ter uma condição fisica muito boa.

Este é um trabalho de pressão que todos os médios ofensivos e avançados hoje em dia têm a obrigação de fazer. Por isso, a questão volta-se a por: o rui costa está em condições de fazer 50 jogos por época a jogar desta maneira?

PS. eu sei que este comentário tresanda aMourinho por todos os lados. Mas a verdade é que o homem é o meu guru.

 
At 5/26/2006 1:07 da tarde, Blogger Harry Lime said...

João,

Se o vosso termo de comparação é o Zahovic, então eu rendo-me! :)))))

Até eu com a minha barriguinha corria mais do que o Zahovic!

E, por favor, levem as minhas bocas foleiras menos a sério :)))))

 
At 5/26/2006 1:19 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Os jogadores que citei não fazem essa pressão (o Ronaldinho talvez faça, mas apenas numa zona muito limitada do terreno, e só se nesse dia estiver para aí virado). O papel de um número 10 clássico não é esse.

E o teu comentário não tresanda absolutamente nada a Mourinho. Se prestasses mais atenção ao Mourinho saberias que ele goza com esse tipo de teorias. Segundo ele, 'pressão alta' é coisa de cozinheiro, não de um treinador de futebol ;)

 
At 5/26/2006 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deixemo-nos de tretas sobre a "oportunidade" da contratação do Rui Costa.
Algum realismo.

- uma equipa tem um jogador suplente a quem paga uma fortuna mensalmente

- o jogador está em fim de carreira.

- o jogador tem mais um ano de contrato.

- o treinador não conta com o jogador.

- o jogador quer sair.

Que faz a equipa?

O óbvio neste casos é que a equipa ceda à pretensão do jogador, para abrir uma vaga a um jogador mais jovem e menos caro, mas não de mão beijada:

- se o jogador tivesse menos 4 anos, a equipa poderia negociar a sua tranferência para outro clube

- Como o jogador está "finito", a solução passa por reduzir o montante do dinheiro que o jogador teria a receber no último ano de contrato

No entanto, é também óbvio que o jogador não queira perder todo o dinheiro que tem a receber por mais um ano de contrato.

Que fazer? Evidentemente, negoceia-se um acordo entre as partes. Assim:

- a equipa paga-lhe 60% do salário e poupa os restantes 40%, mais eventuais prémios de jogo e direitos de representação

- o jogador fica livre para assinar com quem quiser, a custo zero, e pode dar-se ao luxo de contratar um salário equivalente a 40% do que ganhava no anterior clube.

É simples, não é?

Resumindo: Rui Costa não perdeu dinheiro. Desconfio até que ganhou mais algum.

 
At 5/26/2006 2:41 da tarde, Blogger Harry Lime said...

À falta de um termo melhor, uso o termo "pressão alta" para designar o acto dos atacantes chatearem os defesas mal perdem a bola.

É mais ou menos isto que os atacantes das melhores equipas da actualidade fazem, incluindo naturalmente os das equipas treinadas pelo Mourinho.

Eu chamo-lhe pressão alta. Tu podes chamar-lhe o que quiseres ("tapete de rato" por exemplo). E o Mourinho (meu guru) também. :))))

Todo o ataque do Barça faz "pressão alta". Pelo menos nos poucos jogos que eu vi do Barça esta época isso acontecia.

Concordo contigo que o nº10 clássico não tem por hábito fazer "pressão alta". Mas se calhar por isso é que é uma espécie em vias de extinção, já pensaste nisso?

 
At 5/26/2006 2:48 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Guy,

O meu termo de comparação neste caso foi o último 10 que esteve no Benfica. Não significa que seja sempre, nem que baste ser melhor que ele para ter lugar no Benfica. Como é evidente, o Zahovic tinha carcterísticas semelhantes ao Rui Costa: raio de acção limitado, pouca vontade de defender, boa capacidade de remate e capacidade de fazer o último passe. O que espero é que o Rui Costa faça o que ele fez, mas com mais eficácia. Mas acho que percebeste, só queres desconversar, certo? :)

 
At 5/26/2006 3:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Guy Fawkes,

Deixando as "poesias de telenovela boliviana" de lado, tentarei responder à pergunta que nos colocas:

O que esperam os Benfiquistas de Rui Costa, desportivamente?

Pela minha parte, espero um jogador com imensa técnica, com excelente visão de jogo e que não será dado a grandes correrias (como nunca o foi!). Provavelmente, será um jogador que em muitos jogos se dará à marcação dos médios contrários e que não terá muito tempo/espaço para fazer o que melhor sabe. Mas também espero que, no momento em que lhe dêem 1 segundo para pensar, o jogo do Benfica ganhe fluidez e velocidade.

Mas, obviamente que este aspecto desportivo não é tudo. Porque do Rui também espero (espero não, tenho a certeza) que seja um de nós dentro do balneário e um de nós dentro do campo. Ou seja, espero que incuta Benfiquismo a quem não teve tempo de perceber o que isso é (i.e., Nelson, Anderson, Moretto, Alcides, Beto, Micolli, Marcel, Manduca, Karagounis, etc.).

Quanto à comparação que fazes entre o Rui e o Pedro Barbosa, compreendo-a mas não concordo com ela apenas por um motivo: o Rui entrou para o Benfica com 9 anos de idade e ainda conseguiu jogar ao lado de pessoas que sabiam o que era a mística. O Pedro Barbosa entrou para o Sporting já como um "jogador feito" e não moldou a sua personalidade com os valores que lhe incutiram no Sporting (porque com 22, 23 ou 24 anos já temos a nossa personalidade definida).

Em conclusão, não estou feliz pelo facto de o Sport Lisboa e Benfica ter contratado um nº10 de classe mundial (o Rui já o foi, mas os anos pesam!). Estou feliz por ver regressar um "filho da casa" que sente o clube como todos nós e que poderá influenciar o sentir e a garra de alguns colegas de equipa.

Saudações desportivas.

PS: Espero não ter sido um "poeta boliviano" em demasia :)

PSS: Espero que continues a comentar neste e noutros blogues porque utilizas argumentos lógicos e válidos e, além disso, escreves bastante bem. Só é pena não seres Benfiquista... :-)

 
At 5/26/2006 5:03 da tarde, Blogger Harry Lime said...

alma benfiquista,

Muito obrigado pelo elogio mas não te iludas: a qualquer momento eu posso-me tornar um maluco insano e começar a disparatar a 100 à hora 8como já fiz noutras ocasiões neste blog) e nessas alturas os benfiquistas não acham muita graça aos meus argumentos :)))

Em relação ao Pedro Barbosa sempre considerei o homem como um dos maiores desperdicios de talento do futebol portugues. E isso deixava-me fulo. é um jogador com caracteristicas de nº10, é certo, mas com uma atitude que não tem nada a ver com a do Rui Costa.

Enquanto que o Rui Costa joga , mal ou bem, para a vitória da sua equipa. O Pedro Barbosa joga para financiar a sua dependencia em croissants mistos.

joão,

Eu não desconversei. Tu é que trouxeste à baila o nome do Zahovic.

 
At 5/26/2006 5:15 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Anonimo das 14:29

Eu também acho que o Rui Costa não perdeu dinheiro. Mas podia ter ido "não perder dinheiro" para outra freguesia. O campeonato turco, por exemplo, está cheio de ex-superestrelas do futebol europeu...

O Robert Pires que está a entrar na fase final da carreira, por exemplo, assinou ontem pelo Villareal.

Aqui eu reconheço que o Rui Costa se portou como deve ser e que cumpriu a palavra que deu aos adeptos depois de partir. Mais uma vez, o maior defeito do homem é mesmo ser benfiquista. Mas é um benfiquista gajo porreiro.

 
At 5/26/2006 5:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o NOSSO rUI, O NOSSO 10...

POR FIM, ESTÁ EM CASA!


SAUDAÇÕES

 
At 5/26/2006 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estar a comparar o P.Barbosa com o Rui Costa é estar a comparar (sem poesia) merda com bolo rei, ou (com poesia) umm falhado com um vencedor.
Quanto mais não fosse o R. Costa pode servir para dar o exemplo aos putos lá no Centro de Estágio para que quando joguem pela Selecção não digam o que o Moutinho (com poesia) disse ontem no fim do jogo, discurso tipico do complexado clube que representa "Foi o arbitro, foi o arbitro, já contra a França foi o arbitro" disse ele depois de 15 minutos antes se ter mandado para a relva julgando que estava a mergulhar numa piscina da Academia.
Isto é o que pode sair da boca dos tipos daquele clube, ou inveja ou o arbitro.Pior que poesia boliviana só um bimbo boliviano com a mania que é inglês. Cala-te sevandija, só és alguem porque vives neste blog a pensionato do D'Arcy, cobarde
traidor!!

 
At 5/26/2006 5:52 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Calma! Eu não permito que o Guy ande a insultar os outros comentadores, por isso seria bom que também não o insultassem, OK? Senão daqui a pouco volta tudo ao mesmo e tenho que voltar a moderar os comentários.

 
At 5/26/2006 5:54 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Embora, em relação ao resto do camentário, admita que a comparação do Pedro Vagarosa com o Rui Costa seja insultuosa para qualquer benfiquista que se preze ;) E por acaso ontem quando vi o Moutinho falar assim, a primeira coisa quepensei foi logo 'Este já tem a escola de Alvalde toda!'.

 
At 5/26/2006 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Malta! A presença assidua do Gay (com poesia)neste blog deve-se ao seu dissimulado interesse em bondage (bdsm)portanto não se preocupem com a agressividade porque ele gosta, aliás já devem ter percebido o motivo porque não gosta de poesia.A seguir em proximos capitulos(como uma novela boliviana)....

 
At 5/26/2006 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como pode um gajo com um nome destes ter a mania de criticar os gostos literários de cada um, quem se julga ele? Simon Bolivar operou a maior revolução que as Américas viram, tu tiveste que denunciar os teus amigos que queriam fazer uma.Foste traidor e cobarde mas morreste como um cão, miserável, sportinguista.
Viva Simon Bolivar, Viva Erwin sanchez, Viva o Benfica!!

 
At 5/26/2006 6:35 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Algumas notas:

-nos meus comentários as referencias à Bolivia podem-se substituir por referencias a qualquer outro país onde se façam telenovelas foleiras e onde haja maus poetas (Portugal, por exemplo)

-em relação ao Pedro Barbosa, o ódio que lhe tenho não tem tamanho. Ver um gajo com o talento dele passar ao lado duma grande carreira por preguiça e notória predilecção por croissants mistos é patético. Aliás, eu fiz uma festa quando o sporting o despediu.

-O mesmo se passou agora que o Sá Pinto foi embora (?) apesar do problema deste ser beber demasiada cerveja em canecas de chumbo.

-É de assinalar que eu não considero o Rui costa um falhado. Jogou em grandes clubes com grandes jogadores num campeonato competitivo. Pá, cumpriu tudo o que prometia quando era jogador jovem. O PB, pelo contrário, não cumpriu o que prometeu...

 
At 5/26/2006 6:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eh pá, não ligues pá,não vês que ele está acostumado á Maria João Valério.

 
At 5/26/2006 6:38 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O que é que o João Moutinho disse ontem à noite?

 
At 5/26/2006 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este Engº é um chulo pá, um autêntico chulo, vive á conta de um amigo.

 
At 5/26/2006 6:46 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Qué?

 
At 5/26/2006 6:51 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5/26/2006 7:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Não há nada de anormal nas afirmações do João Moutinho de ontem à noite.

Afinal de contas há 40 anos (pelo menos) que a nossa selecção é prejudicada pelas arbitragens.

As derrotas da nossa selecção nunca têm nada a ver com o facto de sermos uns toscos convencidos ou com o facto das outras selecções serem melhores que nós. A culpa é sempre dos poderes escondidos que querem destruir o digno, honesto e humildde (mas bondoso) futebol português. Não é D`Arcy? ;))

E neste departamento o melhor ainda está para vir no Mundial dos Seniores! Be afraid... be very afraid...

 
At 5/26/2006 8:43 da tarde, Blogger Futebol Formacao said...

Parabens pelo regresso e sem duvida que ainda tens mt para dar ao futebol e ao Slb... Visitem www.treino-de-futebol.blogspot.com

 
At 5/27/2006 8:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bimbo gay tu podes dizer trinta mil vezes mal dos jogadores do teu infame e queque club, aliás é para isso que eles servem, para levarem com os vossos complexos e diria mais com o vosso fascismo social desportivo (e esta hein??). Agora outra coisa é vires para aqui conspurcar os sentimentos benfiquistas com comparações absurdas. Tu não percebes nada de futebol, és como aqueles gajos que falam sobre tudo e sobre nada, por isso és do Sporting, o que te move é pura e simplesmente uma ideia errada de humor a que estiveste sujeito enquanto pequenino e que deve ter coincidido com os 18 anos de frustações despotivas, o que para ajudar á festa coincidiu com o teu desenvolvimento psicosexual e como não estou para te estar a ensinar Freud, diria simplesmente que ainda não saiste do armário.
Por outro lado estrangeirado gay bimbo, o melhor que Portugal tem é precisamente os seus poetas, atenta nesta linha;

GR- E.Andrade
Defesas- A.Aleixo, A.R.Rosa, R. Cinaty, Ary dos Santos
Meio Campo-H.Helder, A. Nobre, C.Verde
Avançados- F. Pessoa, Camões, Antero

Inglês gay tomara a tua Union Jack de merda ter uma linha destas, alias os melhores poetas ingleses são os irlandeses, e depois têm todos cara de cavalo, como tu deves ter, meu porco, suino!
Cala-te canalha, dependes de um bom amigo para mostrares, mas não desencandeies a furia vermelha, juro que te arrependerás eternamente!
Vive e deixa Viver, cão!

 
At 5/27/2006 9:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que pensa sobre a recente aproximação do FCP ao SCP?
- Putas e vinho verde.

 
At 5/27/2006 2:03 da tarde, Blogger T-Rex said...

O Gay Do Cadafalso deve estar à espera que o Figo volte.

Embalsamado, talvez...

Queres um kit?

Asshole!

 
At 5/27/2006 5:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Epá, não faz sentido nenhum eu andar a dizer ao Guy para ter calma e não vir para aqui insultar os outros se depois os outros vêm fazer o mesmo!

Se ele está convencido que o Rui está velho e não vem trazer valor desportivo adicional ao Benfica, deixem que será o próprio Rui Costa a demonstrar o quão errado ele está.

 
At 5/28/2006 1:50 da tarde, Blogger Unknown said...

Guy Fawkes, o que chamarás então à novela sá pinto? Um "Perdoa-me?, ou mais "Levanta-te e ri?"

Acho bem que te mantenhas longe dos sentimentos que movem os Benfiquistas neste momento, nem nós queremos que as entendas, não és um de nós, ponto final. Não tentes é compreender estes sentimentos, nem os tentes - em vão, há que dizer - vulgarizar, a tarefa é inglória e o fim muito frustrante!

Ah, e é no campo que virá a prova dos nove.

 
At 5/28/2006 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5/28/2006 10:45 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu não espero Figo nenhum. Nem embalsamado nem em condições.

Ele já teve o seu tempo no sporting. Partiu quando tinha de partir, o Sporting ganhou (ou não) o que tinha a ganhar com ele. adeus e boa sorte!

Hoje em dia, o Figo não traria nada que um jovem jogador talentoso não trouxesse. Com a diferença que nos ia custar muito mais dinheiro por mês.O que se aplica ao Figo no sporting, aplica-se ao Rui Costa no Benfica.

A diferença é que os benfiquistas andaram 12 anos à espera que o Rui Costa estivesse acabado para o aclamar como Messias que não é. Os sportinguistas (ou eu, pelo menos) sabem que o tempo do Figo no Sporting como jogador passou. Parece simples e é simples!

Mas num ponto vos dou razão. Dentro do campo é que vamos ver o que é que o Rui Costa vale.

 
At 5/28/2006 10:46 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Em relação aos insultos, podem vir à vontade.

Mas depois não se venham queixar de que eu sou um chato e um sacana e que falto ao respeito aos benfiquistas...

 
At 5/28/2006 10:55 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5/29/2006 11:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'arcy, em vez de limpares o meu comentário, devias era ter silenciado esse raro adepto do clube dos deficientes profundos.
Desculpa se anteriormente me excedi nas palavras mas não foi por mal. Só quero que saibas que concordo inteiramente contigo sobre essa triste escumalha. Embora tenhas apagado o meu anterior comentário, tenho a certeza que concordas comigo nessa matéria. Simplesmente és mais soft enquanto eu sou mais directo, mas sobre esses tristes coitados somos completamente convergentes.
Continua sempre e parabéns por este MAGNIFICO e GLORIOSO blog.

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA

 
At 5/29/2006 6:46 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A minha opinião sobre o clube do Lumiar é sobejamente conhecida. Quanto aos comentários, eu deixo qualquer um comentar desde que não exceda certos limites. Ainda bem que reconheces que te excedeste :)

 
At 5/30/2006 11:57 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pessoal,

Eu sei que é um bocado off-topic, mas aqui está um óptimo artigo acerca da evolução do futebol alemão.

Eu gosto sempre de artigos que dão uma perspectiva histórica sobre as coisas. E este é muito completo nesse ponto. Curtam!

PS. Espero que não me chamem intelectualoide da treta por ler o Finatial Times Online....

 
At 5/30/2006 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não te chamo intelectualoide da treta...chamo-te mesmo rabeta.
Tenho dito

 
At 5/30/2006 4:10 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Qué?

 
At 5/31/2006 5:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'arcy permite-me que ponha aqui uma opinião pertinente do Pedro Ribeiro (o da Rádio Comercial):
"Claro que fiquei contente com o regresso do Rui Costa ao Benfica. É um grande jogador, mas não sinto sequer uma pontinha de euforia. O Rui Costa de hoje é um jogador com a elegância e a técnica de sempre, mas não terá força para 90 minutos e muito menos para toda uma epoca de alto rendimento. Na minha opinião fará ainda boas jogadas de vez em quando, mas não é a mesma coisa do que se ele tivesse voltado, digamos, há cinco anos atrás.
E há uma coisa que me irrita, confesso. A história de que o dinheiro não importa, que este regresso é só sentimento. Quanto é que o Benfica vai pagar de ordenado a um jogador com 34 anos, é a pergunta que eu faço. E vai ser capitão?
Rui Costa, na primeira equipa do Benfica fez...três épocas. O Simão, o Nuno Gomes, o Moreira e até o Ricardo Rocha já fizeram mais. Vai ser bonito.
E além do regresso do messias da Luz, reforços mesmo...onde estão? Serão mais do calibre de um Robert ou virão reforços a sério...? Ou o efeito Rui Costa chega ?
E será que vamos ter mais uma época com jogadores presos por arames, e que uma vez lesionados nunca chegam mesmo a recuperar?
Vamos esperar, mas, para já, eu sou um benfiquista sem ilusões, mesmo que seja também, desde sempre, um admirador do Rui Costa, classe pura em campo. Além do mais, num clube com um director desportivo que é Dragão de Ouro, é reconfortante que chegue alguém 100% benfiquista, como é o caso. Bem vindo, número 10."
Eu sempre fui e continuo a ser um admirador do "maestro", mas espero de facto que não esperem dele a salvação. Numa análise simplesmente virada para o sucesso da equipa, penso que o regresso do JVP era sem dúvida mais rentável a nível de equipa do que o Rui Costa. Mas o Maestro é sem dúvida o MAIOR. Não pode é ser só ele!!!!

Tiago

 
At 5/31/2006 5:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

É uma opinião um bocado especulativa. Ninguém disse que o Rui viria para ser capitão, e falar de reforços quando ainda estamos em Maio é um bocado exagerado. Não posso falar daquilo que os benfiquistas esperam dele, posso apenas falar de mim: não estou à espera que ele seja um salvador, mas espero que ele ainda faça uma boa época no papel de organizador de jogo.

 
At 1/20/2007 2:07 da tarde, Blogger Maracuja Maduro said...

Sim eu acho que o Rui Costa , é uma boa aquisição para o Benfica. Aqui em Dili-Timor-Leste a maioria do pessoal é do Benfica e conversa neste momento é em torno do Benfica e Rui Costa. A idade quanto a mim acho ser irrelevante....Ele e um extraordinario jogador e o Benfica so fica a ganhar especialmente pelo espirito de jogadoe de equipa que ele tem. Não é egoista e quando joga por um clube e por esse mesmo que ele defende com garra...

 

Enviar um comentário

<< Home