sábado, maio 20, 2006

Oh não...

Estou sem palavras... o anúncio do Fernando Santos como treinador é uma notícia para mim tão má quanto seria o anúncio do Carlos Queirós. Já o disse aqui antes: quando penso no Fernando Santos, penso no protótipo do loser por excelência. Ainda por cima é aquele tipo de loser que parece sempre conformado com a sua má sina, muito em parte graças ao carácter apagadíssimo que parece ter. No FCP ele conseguiu a proeza de vencer um campeonato em três anos, numa altura em que eles dominavam por campleto o nosso futebol, e tinham tudo a seu favor (inclusivamente o Jardel). Em Alvalade andou a arrotar postas de pescada, dizendo que jogavam mais e melhor do que o Porto de Mourinho, e depois acabaram em terceiro lugar. Na Grécia ficou-se sempre pelo 'quase' com o AEK, e quando tentou o Panathinaikos foi posto a andar ao fim de poucos meses. E é com o nome do 'Engenheiro do Penta' que querem motivar os benfiquistas? Mas em que é que andam a pensar os nossos dirigentes? Bem disse o Geovanni, que andavam a destruir a base formada pelo Camacho: a escolha do Fernando Santos é a machadada final nessa base, porque não há muitos treinadores que representem uma personalidade tão distinta da do espanhol como ele. Mal por mal, se queriam um treinador português e benfiquista mais valia terem ido buscar o Cajudic!

Enfim, resta-me esperar que os resultados venham mostrar que eu estou completamente errado. Mas confesso que este ano me vai custar muito renovar o meu cativo, porque já me sinto desmotivado ainda antes da época começar.

38 Comments:

At 5/20/2006 9:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

então tás cm eu...msm antes de saber o nome do treinador andava desmotivada então agora...lá diz o ditado "A descer todos os SANTOS ajudam"

 
At 5/20/2006 9:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só falta anunciarem o Jardel como ponta de lança.É o desnorte total.Quando é que são as eleições?

 
At 5/20/2006 9:51 da tarde, Blogger Burmelho said...

Tenham lá calma. O homem tem tudo tão contra ele que neste momento é minha convicção que vai superar todas as (baixas) expectativas que a imagem dele cria. Só resta apoiar o treinador do SLB. Não é ele que é adepto do 4-3-3?

 
At 5/20/2006 9:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só espero que o nome deste excelente blog não volte a ser nunca mais ...crónicas tristes.

 
At 5/20/2006 11:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se calhar nem foi assim tão mau...
Ao menos este vem para tentar ser campeão(não tenho duvidas disso) e não para valorizar a sua imagem e a sua pessoa no estrangeiro, nomeadamente através da Liga dos campeões, como aconteceu com o Koeman e como aconteceria de certeza com o Erickson(ou outro treinador de prestigio)


Se viesse o Erickson aposto que a euforia era tal que já tinhamos ganho tudo(campeonato, taça e LC). Assim, por um lado até é bom começar sem muitas euforias.

Além disso motivação não iria faltar aos jogadores e treinadores do nosso campeonato para ganhar ao Benfica de Erickson. Com o FS pode ser que tomem mais de leve eheheh...

 
At 5/20/2006 11:33 da tarde, Blogger Radagast said...

Fiquei um pouco desiludido mas mais pelas expectativas tão altas que nos foram criadas.

Tinha esperança num Erickson, Luxamburgo ou Brucker mas, caraças, também não é nenhuma desgraça! Quem em Portugal seria melhor?

Já cansa esta de que todos os treinadores do Benfica são maus!

 
At 5/20/2006 11:45 da tarde, Blogger dezazucr said...

não sei se ria, não sei se chore... a imagem q tenho dele é a da derrota com o genclerbirligi e uma equipa da segunda divisão na taça, sem mencionar o morrer na praia com o golo do geovani...
estou triste... parece-me que Vieira quer cavar a sua sepultura. Ai se ele calha a perder a pré da Champions, isto sendo cabeça de série...

 
At 5/20/2006 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A escolha de F. Santos até nao é má, trata-se de um treinador de nivel cultural acima da média, conhecedor do futebol portuguès e bastante educado e respeitador. Espero que ele ponha o Chalana a mexer pois o nome dele figurou como suspeito no triste caso Da Casa Pia e devido a prazos já nao valia a pena apresentar queixa. Um individuo destes nao pode continuar no Benfica.

 
At 5/21/2006 12:03 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

Pior que isto é impossível, é pena que ainda não tenham aprendido a apostar em grande para ter grandes dividendos.

Que desilusão, que vergonha!

Terá todo o meu apoio daqui para a frente mas os sócios não merecem isto!

 
At 5/21/2006 12:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Antes o engenheiro que o Queirós.

Mas sim, Veiga deve ir para a rua.

 
At 5/21/2006 1:08 da manhã, Blogger JoaoLynch said...

Podia ser pior : Queirós ou Peseiro...

é esperar para ver, 1º teste de fogo a Pré-eliminatória para a Liga dos Campeões.

 
At 5/21/2006 1:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Entre o Peseiro e o Fernando Santos, de longe o Peseiro, também benfiquista convicto. Muita gente parece-me estar enganada sobre ele. Ao contrário de quase todos, acho que o homem fez, não um optimo trabalho no outro lado, mas sim um magnifico trabalho. O problema dele foi que para além da falta de sorte e da inexistente solidariedade lagartal, só lhe faltou um "bocadinho assim"...
Estou muito desiludido por esta opção.

 
At 5/21/2006 2:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estava "entretido" a ver o Eurosport, numa de total descontração, quando, em rodapé, vejo a indicação da contratação de FS para treinador do Benfica. Nem queria acreditar!
Com uma réstea de esperança de ser um equívoco, saltei do sofá e corri para a net, numa ânsia de desfazer o engano. Pura ilusão. O próprio site oficial do clube confimava a triste notícia...
FS pode "ser benfiquista desde pequenino", mas é, de longe, a pior de todas as escolhas que se conjecturaram. O homem é, claramente, um derrotado por natureza, e um conformado com todas as fatalidades que a vida lhe reserva...
Vamos mal, muito mal mesmo. Com este treinador (e com a sua "ilustre" equipa técnica) temos 98% de possibilidades de fazer uma época ainda pior que a anterior.
Começo a convencer-me que LFV e JV estão, mesmo, a perder a noção das realidades. Ou estarão, agora, a dar mostras da sua apregoada "competência"?...
Valha-nos Deus...

 
At 5/21/2006 2:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Num comentário mais emocional, permitam-me dizer-lhes que qualquer treinador, por mais benfiquista que se declarasse, depois de ter treinado qualquer um dos outros clubes "grandes", se dependesse de mim, nunca seria treinador do Glorioso.
Pode ser radical, mas é muito sentido...

(... eu, até, estenderia essa "condição" aos jogadores...)

É que o Benfica é "sagrado". E, como tal, não deve ser, de maneira nenhuma, conspurcado...

 
At 5/21/2006 3:45 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Ainda por cima temos que levar com o séquito de adjuntos que o Fernando Santos arrasta sempre atrás dele, que inclui o insuportável Rosário. Vá lá que o Velic ficou pela Grécia, senão era mais um a vir.

Agora para pôr a cereja no topo só falta mesmo irem contratar o Chainho ao Nacional.

 
At 5/21/2006 7:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Essa de baterem no Veiga por causa da escolha de treinador é que é engraçada,tambem não gosto muito dele , mas vê-se na cara que quem escolheu o F. santos foi o Vieira, ele próprio o disse. Se alguma coisa aprendi com este consulado, foi que o Veiga prefere nomes sonantes e estrangeiros, tanto em termos de jogadores como de jogadores. O perfil do F. Santos é o do Vieira.O seu a seu dono.
Depois da desilusão do nome do treinador e com a cabeça fria, penso que temos que lhe dar as mesmas hipoteses que demos aos outros, sem preconceitos, o que contam são os resultados, a começar com a pré-eliminatoria da Champions, aí se
jogará o futuro da proxima época.
Até lá, esperemos pelas entradas e....saídas.

 
At 5/21/2006 2:10 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

A restante equipa técnica é um insulto aos pergaminhos centenários do Sport Lisboa e Benfica!

 
At 5/21/2006 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porque? Que é que tem a equipa técnica?

 
At 5/21/2006 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é preciso fazerem um drama tão grande! Também fiquei desiludida, mas vamos dar o benefício da dúvida! Se não alcançar os resultados esperados vai-se embora e vem outro. Treinadores há muito e o Benfica é sempre o maior!

 
At 5/21/2006 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há duas coisas que por motivos mais ou menos irracionais eu considero fundamentais para o Benfica ser vencedor, uma é ter um guarda-redes titular português(o Benfica NUNCA foi campeão com um guarda-redes estrangeiro) e outra é o treinador ser estrangeiro...
A cara da Aguia vitória na capa do Record de hoje é bem ilucidativa do que nos vai na alma...Olha pro lado como quem diz: "Mas quem é este gajo?"....

 
At 5/21/2006 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1.º- Nunca seria o meu treinador;

2.ª- Foi contratado pelo Benfica; (não interessa se foi o Veiga ou o Vieira)

3.º- Logo, a partir de hoje, passa a ser o meu treinador, dou-lhe o benefício da dúvida, e até prova em contrário é o melhor do mundo.

Ao menos a coisa foi rápida, não deram tempo para haver novelas nos media e podem começar a pensar em reforços o que é um ponto positivo.

 
At 5/21/2006 4:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é um treinador barato e com qualidade.Não o vejo como perdedor, no porto ganhou um campeonato e perdeu outros 2 mto disputados qd fez boas campanhas europeias e ainda ganhou 2 taças. no sporting durante mto tempo esteve á frente do benfica do camacho com um plantel inferior.Se calhar preferiam outro koeman não?

 
At 5/21/2006 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vejamos "the big picture". Só no ano em que estavam todos acagatados com o apito dourado é que nos deixaram ganhar o campeonato. Com a aliança entre osgas e andrades em plena força vale a pena deitar dinheiro à rua com ericksons e scolaris?
Pelo menos este é benfiquista, já nos prestou o serviço de destruir a equipa do penta e perder os últimos 5 jogos do campeonato com o SCP.
Financeiramente é uma execelente escolha, pois dúvido que no próximo campeonato não sejamos escandalosamente roubados outra vez. Pensem no dinheiro que poupamos. É que para ser roubados, como vamos ser, este chega.

 
At 5/21/2006 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por isso é que a minha escolha era o italiano da Roma mais o Moggi, em atacado.

 
At 5/21/2006 5:37 da tarde, Blogger João Pedro said...

Também não era o meu favorito. Mas, como se disse atrás, antes este que o Queirós. Depois, há aqui dois comentários anteriores que partem de duas premissas erradas:

"qualquer treinador, por mais benfiquista que se declarasse, depois de ter treinado qualquer um dos outros clubes "grandes", se dependesse de mim, nunca seria treinador do Glorioso."

Nesse caso, nunca teríamos acolhido o mago Bella Gutman depois da sua passagem pelo Porto; e provavelmente, não teríamos sido bi-campeões europeus.

"uma é ter um guarda-redes titular português(o Benfica NUNCA foi campeão com um guarda-redes estrangeiro)"

Ainda que não tenha sido campeão enquanto cá esteve - não por culpa dele - eu não trocaria Michel Preud´Homme por ninguém, se ele pudesse jogar até aos cinquenta.

Ao menos já temos técnico, e já podemos delinear a equipa para a próxima época. É sempre bom começar cedo. Há questões prementes a resolver, como as do Micolli, do Robert e do Geovanni.

E não tenhamos dúvida, bem pior que o F. Santos no Benfica, é a continuidade do José Veiga.

 
At 5/21/2006 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro João Pedro,

Benfiquista que se preze, nunca aceitaria ser treinador de qualquer outra equipa em Portugal, muito menos de "lagartos" ou "andrades"...
Não seria assim consigo?
A mim, só a hipótese de ser, mesmo que por apenas um dia, assalariado desses tipos, enoja-me ao extremo!
Treinadores portugueses benfiquistas, mesmo, estou a lembrar-me apenas do Toni. Ele que no Benfica nunca teve o "crédito" que merecia, além de nunca ter tido, também, muita sorte, foi sempre um SENHOR no que toca ao seu percurso profissional...
Ele é um exemplo para todos nós.
Ele é que nos devia merecer todo o respeito. De todos nós. Os outros todos, que são do Benfica "desde pequeninos" (jogadores, treinadores e outros...) não me merecem qualquer respeito.
No fundo, não são mais do que mercenários, que se vendem sem pudor, muitas vezes "por dez réis de mel coado"...

 
At 5/21/2006 11:30 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A reacção de desilusão dos benfiquistas em relação à contratação do fernando Santos é sintomática da forma com os benfiquistas sentem a coisa do seu clube.

De facto, todos levantaram grandes expectativas de Ericksson e Scolari e Camachos e Co. mas ninguém pensou se o Benfica tinha condições para contratar esses tipos. e como condições entendam-se não só o salário desses senhores como também outros luxos disponibilidade para contratar jogadores de primeiro plano como também independencia para gerir o plantel, algo que com o Veiga manifestamente não existe.

Eu escrevi algo parecido com isto aqui, mas depois toda a gente me chamou toda a espécie de nomes (de verde-ranho para baixo). É nestes momentos que me apetece dizer as 4 mais belas palavras da lingua inglesa (segundo o Gore Vidal): I TOLD YOU SO!

Posto isto, vamos em frente. Há algumas virtudes nesta contratação (e não, não é essa que estão a pensar!). Em primeirio lugar foi rápida: o koeman foi-se embora há menos de 2 semanas e voces já arranjaram treinador (o que é um prodigio tendo em conta a palhaçada do ano passado). Isso permite-vos começarem a trabalhar já para terem a equipa em condições no inicio de Agosto.

Em segundo lugar o homem não deve ter sido muito caro. O que é bom.

Depois, se é verdade que o Fernando Santos é apagado também é verdade qua o homem tem o hábito de não inventar.

A ideia que eu sempre tive dele é que ele tem um sistema e depois limita-se a agarrar nos melhores jogadores disponiveis e põe-os a jogar sem inventar muito Invenções do estilo, médios centro (o Benfica nesta época nunca jogou com trincos apenas com médios centro) a extremos direitos. O que tendo em conta a vossa experiencia dcom o Koeman é um progresso notável.

Por outro lado, esta tendencia para a não-invenção pode ser extremamanete subversiva quando se trabalha quando o director do Dep. Futebol é um ex-agente como o Veiga, interessado mais em promover os brilhantes jogadores que contrata à Académica ou ao Vitória de Setubal do que em contruir uma equipa vencedora.

No sporting, o homem não fez nada de jeito porque tinha uma equipa de m****a e porque o Mourinho trucidava tudo e todos. Os que vieram depois não fizeram muito melhor, para falar verdade.

 
At 5/21/2006 11:44 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Desculpam lá meter-me nas vossas aconversas acerca do "ser Benfiquista" mas li aí em cima que o Toni nunca teve o respeito que mercia fiquei um bocado abanando.

Tanto quanto eu me lembro o grande argumento eleitoral do Vilarinho era a contrataão do toni como treinador do Benfica... Foi nisso que os benfiquistas votaram. e diga-se que o vialrinho foi fiel às usas promessas eleitorais e contratou o Toni, despedindo o Mourinho no processo...

Diga-se que na altura a opinião entre os Benfiquistas (e não benfiquistas) era unanime: o Mourinho não passava dum mero tradutor. Aliás, essa era uma opinião que eu partilhava com o autor deste blog.

O Toni pelo contrário era considerado um Messias que ia devolver o SLB à Gloria e à Grandeza. uma época depois estava de malas feitas. A Gloria e a Grandeza tiveram de esperar pelo Velho Trapp.

 
At 5/22/2006 12:03 da manhã, Blogger Harry Lime said...

A mim apetecia-me escrever mais umas coisas acerca dessas teorias acerca de quem deve ou não trienar o Benfica mas não as vou escrever porque ando numa de não javardar demasiado as coisas neste blog.

Até porque a tentação para javardar torna-se muito forte ao ler tipos como o Dias Pereira escrever aqui coisas como estas:

Benfiquista que se preze, nunca aceitaria ser treinador de qualquer outra equipa em Portugal, muito menos de "lagartos" ou "andrades"...
Não seria assim consigo?
A mim, só a hipótese de ser, mesmo que por apenas um dia, assalariado desses tipos, enoja-me ao extremo!


Quando leio coisas destas, pergunto-me se o processo de Benfiquização duma pessoa não implica uma também uma lobotomização, técnica inventada pelo Egas Moniz, conhecido adepto benfquista.

Até agora tive o prazer de conhecer muitos benfiquistas (como o autor deste blog) que parecem ter escapado a esta triste sina. Mas se calhar são as excepções que confirmam a regra...

 
At 5/22/2006 1:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

completa estupidez julgar o homem ainda a época está a santos de começar. Eriksson? Zacheronni? Acordem para a vida, o Benfica não pode ser o asilo de milionários com a vida totalmente feita, isso calhou bem com Trap mas, a bem da verdade, os rivais estavam de tanga nesse ano. F. Santos não tem nome nem suscita grande entusiasmo, mas esse entusiasmo que todos tínhamos foi ilusão criada pela imprensa, com os nomes que soltou cá para fora. Vamos apoiá-lo pois só assim teremos sucesso, não se esqueçam que se trata de um benfiquista convicto, e não se esqueçam também que é na mentalidade que uma época se começa a perder. Por isso não agoirem nem façam beicinho, isso só nos tornará mais fracos aos olhos dos nossos adversários. SLB SEMPRE.

 
At 5/22/2006 3:56 da manhã, Blogger Mavs said...

a escolha foi a pior de todas: o "engenhêro do penta", um homem que treinou o Porto e o Sporting e que diz que este desafio será de igual importância, um homem que não irá, decerto, "ter mão no balneário", que não percebe nada de futebol e que não ganhou nada digno de registo (sim, o "penta", tal como todas as vitórias da década de 90 daquele clube, foi uma autêntica farsa do tipo... Juventus).
E é assim, com ele a treinador, com Veiga a comandar as hostes e a fazer do "Nando" um boneco completamente manipulável, com o Miccoli de azul e branco (já me estou a preparar para este próximo desgosto...), sem Simão nem Geovanni (provavelmente ainda com Beto, se se continuar a insistir num possível e estúpido pedido de indemnização) e com uma pré-eliminatória da Liga dos Campões que se perdermos (e a hipótese é bem real) condicionará o resto da época, que se começa a desenhar o traço do Benfica - que se quer e se exige GLORIOSO - 2006/07. Salva-se a provável entrada do Maestro.

http://iliadabenfiquista.blogspot.com/

 
At 5/22/2006 9:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu...confesso que gostei deste treinador para o BEnfica.
Por todas as razões que referes no teu post..
Um treinador resignado com a "mediocriodade" do SLB

 
At 5/22/2006 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lembrem-se gloriosos adeptos a época passada foi, climax, anti-climax, será a proxima anti-climax, climax?
Há muito tempo que a nossa máxima tem sido "Sejamos realistas exijamos o impossivel" agora talvez possa ser a mesma dos AA " Um dia de cada vez".Só espero é que com a vinda do Santos não (re)abram a capela da Luz da Lady "cigars" Damásio, já que o Benfica é um clube de laicos e muitas laikas (principalmente quando perde) e eu sou um confesso admirador dos Diabos Vermelhos.
Viva o Benfica!Et pluribus Unum!

PS- Nunca a nossa divisa foi tão necessária como agora!

 
At 5/22/2006 12:45 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Rui Sebantos em Maio já anda a dizer que a preparação da época do Benfica está atrasada? Ena, o homem está cada vez melhor... É preciso ter muita lata para continuar a armar-se aos cucos depois de ser humilhado em directo por alguém que realmente percebe de futebol.

 
At 5/22/2006 1:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Houve alguém que, apesar de afirmar que anda "numa de não javardar demasiado as coisas neste blog", javardou, mesmo...
Junto desse, que se considerou javardo - e devo dizer que o dito animal tem todo o direito de se considerar ofendido... - é imperioso esclarecer que no Benfica não há lobotomizados, mas há convicções fortes e inabaláveis. E há escrúpulos. E há valores, e apego a princípios que são irrecusáveis.
No Benfica, ficamos felizes pelas NOSSAS vitórias e tristes pelas NOSSAS derrotas.
No Benfica, trata-se da NOSSA casa.
No Benfica, gosta-se dos NOSSOS.

Continuem vocês, os outros, a ficar mais felizes com as derrotas do Benfica do que com as vitórias do vosso clube...
Continuem vocês, os outros, a preocupar-se mais com a vida dos outros em vez de com a vossa...
Continuem vocês, os outros, a gostar mais dos protagonistas de outras agremiações do que dos vossos próprios dirigentes...

É por isso que vocês nunca terão "na alma uma chama imensa", que nunca poderão perceber a intensidade e a grandiosidade de "SER BENFIQUISTA"...

É por isso que, mesmo nas vitórias (naquelas que acontecem...) vocês são tão pequeninos.
É por isso que o vosso problema só se resolverá, muito possivelmente, com muitas lobotomias...

 
At 5/22/2006 6:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Definitivamente...

 
At 5/23/2006 2:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ó D'Arcy, confirma-me ou infirma-me lá uma coisa, sff: este guy fawkes é um clone do harry lime, não é? Dasse...

 
At 5/25/2006 2:38 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este Guy Fawkes e o Harry Lime são a mesma pessoa com uma atitude um pouco mais aguerrida.

De resto, continuo um sportinguista gajo porreiro.

 

Enviar um comentário

<< Home