sexta-feira, junho 09, 2006

Mundial

Começou finalmente o Mundial. Acabei de ver o jogo inaugural, que apesar de não ter sido bem jogado foi bastante agradável de seguir, sobretudo porque teve seis golos. Fiquei contente com a vitória da Alemanha. Por norma, é sempre uma das equipas por quem eu torço, e desta vez não será excepção. Achei que a Alemanha esteve um pouco melhor do que eu esperava, e gostei de ver a exibição de um jogador que eu admiro muito, o Lahm. Pelo contrário, esperava mais do Podolski, em quem eu apostava (e ainda aposto) para ser um dos destaques deste torneio. E muito negativa mesmo foi a qualidade dos centrais alemães. Desde sempre que me habituei a admirar a qualidade dos defesas alemães, tendo admirado jogadores como o Augenthaler, Köhler, ou Helmer, mas os que jogaram neste jogo deixaram muito a desejar. Para além da Alemanha, como de costume vou seguir com interesse as carreiras da Holanda e da Argentina. Também como de costume vou passar o Mundial todo a torcer para que o Brasil vá para casa o mais cedo possível. De preferência, eliminado pela Argentina. E quanto a Portugal, bem, é mais ou menos uma obrigação (já disse aqui que nunca consigo entusiasmar-me tanto pela selecção como o faço pelo Benfica). Mas não consigo embarcar em grandes euforias, e tenho medo de uma repetição do último Mundial (tenho a impressão que a desconfiança que ganhei em relação à selecção no México'86 ainda não passou). O FC Scolari, com o seu plantel constituido por uma grande parte de reservas e afilhados, nunca consegue dar-me muita confiança.

Este blog tem andado um bocado abandonado. Para além de andar bastante ocupado, a verdade é que não tem havido muito para escrever. Não tem havido futebol, e a febre do Mundial parece ter acalmado um pouco o comportamento habitual da silly season na nossa imprensa desportiva. Por isso em vez de termos uma contratação anunciada para o Benfica por dia, só temos tido mais ou menos uma por semana. A minha opinião sobre alguns dos nomes falados é que o Katsouranis seria interessante por ser uma boa alternativa ao Beto. O D'Alessandro seria excelente, por isso é óbvio que não se passa nada e não vem. Outro que seria excelente era o Lucarelli, que obviamente também nunca virá. Por isso a minha expectativa neste momento é apenas uma: que o Miccoli fique. Quando vejo os jornais pela manhã, esta é a única notícia que eu desejo ver na capa.

Bem, agora está na altura de começar a pensar por quem é que vou torcer no Polónia x Equador.

13 Comments:

At 6/09/2006 8:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não condordo nada com a tua frase do FC Scolari ser composto por reservas etc...90% da selecção portuguesa qualquer um a faz, os outros 10 são critérios e ai cada um tem os seus...para alem do mais nenhum selecionador conseguiu fazer mais na selecção do que o Scolari...Quanto ao resto, e tirando a Alemanha....Tás lá

 
At 6/09/2006 11:37 da tarde, Blogger D'Arcy said...

bogalho, aquilo que mais me incomoda mesmo é que o Tiago não joga. Ele fez uma época excelente no Lyon, é um jogador pelo qual eu tenho uma admiração enorme, e no entanto o Costinha e o Maniche que passaram a época sem jogar são escolhidos à frente dele.

Quando em 23 jogadores, um quarto deles passou praticamente a época no banco ou sem jogar, isso contraria um bocado o conceito de 'selecção', ou não?

Atenção, eu não tenho nada contra o Scolari, gosto que ele esteja na selecção, e acho que tem feito um bom trabalho. Apenas não consigo entusiasmar-me muito com aquele grupo que ele definiu como o plantel da selecção. Conforme disse, tenho uma certa dificuldade em sofrer muito pela selecção (as excepções serão eventualmente jogos contra Espanha, Brasil ou Inglaterra). Um jogo do Benfica contra o Estrela da Amadora 'incomoda-me' muito mais do que um jogo de Portugal contra o Irão.

 
At 6/10/2006 7:30 da tarde, Blogger dezazucr said...

eu por acaso d'arcy, nunca torço pela Alemanha. Normalmente prefiro torcer pelos "underdogs" ;)
Em relação ao blog andar um pouco abandonado, acho que é crónico desta altura do ano (o meu também anda assim). Nesta altura, visto que não há jogos (apenas conferências de imprensa do xôlari e jogadores - extremamente monótonas e repetitivas no que ao conteúdo diz respeito), apenas há a comentar as especulações da silly season. E, sinceramente, apesar de gostar imenso do Mundial, não me dá a mesma pica do campeonato ;)

 
At 6/10/2006 7:33 da tarde, Blogger dezazucr said...

ah d'arcy, essa falta de entusiasmo é comum, mas sinceramente acho que apenas dura 1, 2 jogos, depois, começa aquela cena de acreditar e se passarmos aos oitavos então...
é passageiro. Antes do europeu também andava tudo desmotivado e depois foi o que se viu.

 
At 6/10/2006 8:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Por norma nunca torço pela Alamanha mas no jogo de ontem, não sei porquê, entusiasmei-me com eles. Acho que os alemães perderam muita da sua arrogancia com os insucessos dos últimos anos e isso fez-em simpatizar com eles.

Em relação ao jogo, gostei da alemanha no ataque. Muito dinâmica, muito simples e a marcar golos fantásticos! A defesa e o meio campo defensivo da Alemanha é que se mostraram uma nódoa autentica.

Em relação aos "underdogs" esse é um peditório para o qual eu já dei. O que eu observei nos últimos campeonatos do Mundo é que os chamados underdogs faziam das fraquezas forças e apostavam num futebol negativo e defensivo para conseguirem o queriam.

Um dos pontos mais positivos deste Mundial é que ocorre num país que não é underdog, logo não tem de haver benesses especiais para atrair publico aos estádios como em 2002 ou em 1994. A coisa vai ser honesta, até porque tendo em conta aquele grupo não me parece que a aalemanh vá precisar de grandes ajudas para avançar para a segunda fase.

PS. Na cerimónia de abertura eu reparei num facto curioso. Aparecereram campeões de todas os campeonatos (de 1930 a 2002) e de todos as nações campeãs excepto da equipa vencedora do Mexico 86: a Argentina. Tudo aquilo foi muito bonito mas soube a falso sem a presença do Maradona. Até os vencedores do Argentina 78 (onde houve fraude comprovada) lá estiveram. No entanto o maior de todos, não esteve presente. Curiosos, não acham? De resto foi a glorificação do costume do Pele. O homem era bom mas o El Pibe é que foi o Maior de todos os tempos.

PPS. A Suecia hoje e a Polonia ontem à noite fizeram-me lembrar perigosamente a nossa selecção. O futebol bem arrumado, a posse de bola, a técnica dos jogadores, os passes bem medidos... mas depois na hora de meter a bola lá dentro, nicles! Espero não ter razão.

PPPS. De resto, e mrelação ao Scolari partilho completamente das criticas do D`Arcy. Como não falamos de Benfica acho que me posso dar a este luxo :))))

 
At 6/10/2006 9:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A guerra do Maradona com a FIFA (e em particular com o Havelange) já dura há muito tempo. Precisamente desde o Mundial do México em 1986. Por isso não me surpreendeu que ele não estivesse lá. Mas acabei de o ver na bancada a assistir ao jogo da Argentina. O Maradona, esteja onde estiver, faça o que fizer, será sempre O Maior. Por mais que a FIFA tente vender outra ideia.

 
At 6/11/2006 10:28 da manhã, Blogger Apre said...

A Alemanha é sempre candidata, mesmo jogando mal como em 2002 foi vice-campeâ.

Como dizem os ingleses:
O futebol são 11 de cada lado uma bola e no fim ganha a alemanha.

 
At 6/11/2006 1:21 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Apre, raramente estamos de acordo, mas se escolhes o Duckman como foto no teu perfil só te posso dar os parabéns ;)

A Alemanha é de facto candidata crónica, mas seria surpreendente se este ano acabassem campeões. Como normalmente num Mundial na Europa o campeão é europeu, se calhar ainda acabamos é com outra surpresa de ser a Itália (outro candidato crónico) a campeã.

 
At 6/12/2006 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também sou incapaz de ver um jogo de futebol sem estar por uma das equipas. Por isso, neste Mundial (como em todos) e além de Portugal, torço pela Argentina e pela Inglaterra.

Nos outros jogos, e como gosto do revivalismo de jogos míticos, gostava que passassem todos os cabeças de série (Brasil, Itália, Alemanha, França, Espanha, etc.)
Assim, poderíamos ter a oportunidade de rever um Brasil x Itália (como no Espanha'82), um Argentina x Alemanha (como em 86 ou 90), um Alemanha x Inglaterra (seria muito interessante, depois do golo duvidoso de 66), um Brasil x Argentina (grande clássico) ou Alemanha x Holanda.

Enfim, desde que Portugal faça um bom Mundial (para mim chegar aos 1/4 já seria bom), o resto é... um mês de bola!!

Abraços

 
At 6/12/2006 8:57 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 6/12/2006 9:00 da tarde, Blogger Harry Lime said...

o melhor do jogo de ontem foi mesmo o facto de termos ganho.

Há só um aspecto que me intrigou: é que o Scolari foi apanhado com as calças na mão mais uma vez. Ele pura e simplesmente não sabia o que fazer sem o Deco.

Por isso passou o tempo a experimentar. Primeiro pos o Figo no centro do meio campo, depois foi o Cristiano Ronaldo, depois o Tiago e por fim acabou com o Maniche... Parecem-me experiencias demais para um jogo só. Afinal de contas para que é que servem os treinos?

No entanto, lá ganhamos, o que tendo em conta os precendentes (a Saltillada e a magia negra em 2002 com o Oliveira) é bem bom!

 
At 6/14/2006 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

...entretanto no Benfica continua a dança dos ultimos anos em termos de transferencias.Vem o katsouranis, vem o D'Alessandro, sai o Simão, sai o Robert, não vem ninguem, não sai ninguem, então o Miccolli?
É a confusão do costume.De referir a entrevista do Bruins Slot onde ele referia sensatamente que o Benfica necessitava era de 2 jogadores que marcassem golos. Aliás essa opinião já a defendo há anos, o Benfica não tem um ponta de lança de jeito desde se calhar o Rui Águas.
Mas qual quê, o que se quer é mais um trinco (Katsouranis) mais um distribuidor de jogo ( estranho agora de repente são 2, Rui Costa e D'Alessandro(?)), mais uns defesas e tal e pronto. Onde está o ponta de lança? Um gajo que marque golos? Pelo menos que incomode os defesas dentro da área adversária tipo Karadas (acho mal a sua desvinculação)? Népia.

Quanto ao Mundial acho que é a forma que a FIFA arranjou de dar algum entretenimento aos adeptos do futebol enquanto o Benfica não joga.

No entanto apesar de anteriormente não gostar do Scolari, começo a simpatizar com ele, pois começa a dizer algumas verdades ( e como sabem se em Portugal alguem disser verdades, o mais provável é ser perseguido e passar por alguns dissabores podendo mesmo ser preso)tais como " os comentadores não percebem nada de futebol..." e que uma meia duzia de intelectuais é que se opôem ao seu trabalho. E não é que o homem tem razão? sempre achei estranho que "os nossos queridos comentadores" desportivos e não só, não tivessem dito nada aquando da "célebre" sentença do Sr. Pinto da Costa no caso apito dourado, nem quando o mesmo agride mulheres, e subitamente acusem o seleccionador por fazer aquilo que é suposto fazer, seleccionar. A propósito o Presidente do Sporting disse no brasil que a questão do Quaresma talvez se prendesse com a necessidade do Porto de realizar uns 30 ou 50 milhões de euros neste defeso, e que tinha muitas duvidas acerca da maior parte dos titulos do Porto, mas que os aceitava mas não tinha provas.Isto obviamente não foi devidamente "amplificado" no País, tendo tido direito a um link no Record, que estranhamente desapareceu no mesmo dia. Imagino os sportinguistas aflitos já a pensar que quando chegasse à Portela Filipe Soares Franco fosse directamente para a P.Judiciária por atentar contra a "mansidão" da opinião publicamente comentada, e a imagem do regime.

Quanto ao Mundial torço por Portugal
(não vá ser acusado em tribunal) e pela República Checa.Como é possivel o Poborsky ainda jogar e correr que se farta, granda jogador!!

 
At 6/14/2006 9:09 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Os checos são excelentes. Eu vi o Rep. Checa-EUA num café ao lado duns checos que viviam nos EUA na companhia de americanos de gema. Estes fingiam que não percebiam as regras do jogo e davam uma de desprezo naquilo.

A forma como o par de checos falavam do Rosicky ("look at his finesse!" aquando do terceiro golo dos checos), do Poborsky ou do Nedved não tem nada a ver com a forma como nós falamos da nossa selecção... havia orgulho e vaidade na voz deles! Foi lindo!

Mas a verdade é que Portugal não tem arte nem engenho para enfiar 3 secos nos americanos. Essa é que é essa!

 

Enviar um comentário

<< Home