segunda-feira, julho 10, 2006

Fim & Princípio

Pronto, chegou ao fim o Campeonato do Mundo. Ganhou a Itália, o que não é mau de todo. Parabéns à Itália. E Portugal teve uma presença muito boa, chegando às meias-finais, por isso está também de parabéns. Ao fim chegou também o ciclo do Figo na selecção, e pode-se dizer que se despediu em beleza, sendo um dos melhores - se não o melhor - jogador da nossa selecção neste campeonato. O mesmo caminho seguiu o Pauleta, mas este - sem surpresa - da pior maneira, após um Mundial fraquíssimo, ao nível que o Pauleta nos habituou sempre que os jogos e competições aumentam de importância.

Chega ao fim o Campeonato do Mundo, e começa a época do Benfica. Apesar da barrigada de futebol que foi este último mês, no Sábado ainda me sentei à frente da TV com alguma curiosidade para ver o primeiro jogo de preparação, frente a uns amadores suíços. Claro que com poucos dias de trabalho, e sendo o adversário tão fraco, as conclusões a tirar não podem ser muitas. No entanto posso dizer que se o modelo táctico que o nosso treinador pretende implementar é aquele do losango a meio-campo, este não é um modelo que me agrade muito. Já o disse aqui, sou adepto de futebol com extremos, e neste modelo o ataque pelas alas fica demasiado dependente das acções dos laterais. E convém não esquecer que a principal tarefa destes ainda é defender. Além disso, se o Simão ficar (e parece-me que ele vai mesmo acabar por ficar), estou para ver que funções lhe serão atribuídas neste esquema. Quanto aos jogadores, e sobretudo os novos, o que me impressionou mais favoravelmente foi o Diego (apesar do penalti falhado). Pode ser uma conclusão precipitada, dado que isto foi apenas um joguinho de solteiros e casados contra uns amadores, mas a verdade é que me parece que a época passada ele era capaz de ter dado algum jeito. Sobretudo considerando que andámos a usar o Beto como pau para toda a obra no meio-campo. Já negativamente, ficou-me na memória o Manduca (este começa a revelar imenso potencial para se tornar num dos meus maiores ódios de estimação). Logo no primeiro jogo voltou a demonstrar que mantém intactas aquelas qualidades que já me exasperavam a época passada: deve ser o jogador mais lento do mundo a pensar uma jogada/executá-la. E mesmo quando depois de pensar todo aquele tempo, ainda assim sobra tempo para executar, normalmente escolhe a pior opção. Enfim, dia 12 já é um adversário mais a sério, e pode ser que dê para tirar mais conclusões.

23 Comments:

At 7/10/2006 9:31 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Não concordo em relação ao sistema, eu também gosto de extremos mas em equipas pequenas. Para quem tem de assumir o jogo, o losango é o ideal, visto ter 4 médios para garantir posse de bola e ao mesmo tempo 2 avançados a garantir presença na área. Claro que dependemos dos laterais para atacar, mas quer Nélson quer Léo não nos envergonham nessas funções e, afinal, em 80% dos jogos praticamente só vamos atacar.

 
At 7/10/2006 9:50 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Ou seja, optamos por um sistema que mete quatro homens no centro do terreno, quando a maior parte dos adversários no nosso campeonato opta por jogar em 4-5-1? Passamos a ter uma confusão enorme no centro do terreno, e com uma táctica em que vamos preferncialmente tentar entrar pelo meio? Não me agrada.

Quanto ao Inzaghi, deve ser aquele guineense da equipa B, não? ;)

 
At 7/10/2006 10:40 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

A questão é que o 4-5-1 em que jogámos nos últimos anos não nos permitia jogar em ataque continuado. Servia para jogar com adversários mais fortes, servia para quando estávamos a ganhar, mas não servia para a maior parte dos jogos em casa, por exemplo, que foi onde perdemos o campeonato o ano passado.
Sempre gostei de 4-4-2, a aproximação do Camacho ao 4-2-4 era interessante com adversários débeis e muito arriscada com adversários fortes.
Além disso, este 4-5-1 funcionou razoavelmente porque tinhamos um super jogador à esquerda, caso contrário...
Vamos esperar para ver, mas continuo convencido que o 4-4-2 é o ideal para quem quer ganhar campeonatos.

 
At 7/10/2006 10:42 da manhã, Blogger Pedro said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/10/2006 10:44 da manhã, Blogger Pedro said...

Caro D'Arcy mas não era esse um dos grandes problemas com q o SLB se debatia o an opassado? estavamos sempre em inferioridade numérica no meio campo...
Não estou a dizer q sou adepto do "losangulo" ...
Uma coisa é certa...eles querem mais dois avançados (Miccoli e mais um) e eu começo a achar q temos jogadores a mais...

Gostei do Diego e do avançado chileno.Mostrou belos pormenores de ponta de lança.

Não sei como FS vai enquadrar os jogadores no modelo tactico do "losangulo" . Estou muito curioso. Mas com Beto à direita começa mal.

Simão está mesmo de saída.Inzaghi? Não obrigado!!!

 
At 7/10/2006 12:50 da tarde, Blogger Pedro said...

Rato é Trezeguet o tal???

 
At 7/10/2006 1:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A questão do 4-4-2 é um bocado etéra. É óbvio que se voces compraram um nº 10 à moda antiga têm de arranjar uma táctica à medida dele, não é?

E depois, o problema não é os laterais atacarem ou não. É os laterais atacarem sem ninguem para compensar as suas subidas (como aconteceu com o Brasil neste Mundial!)

Pá, voces arramjarem médios ala decente em vez de prima donas acho que não vão ter problemas com o losango. O Porto ganhou 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Taça UEFA e uma liga dos campeões a jogar em 4-4-2 com um losango no meio campo.

E um dos médios desse losango até era um gajo resgatado à equipa B do Benfica. Era o Maniche, calculo que já tenham ouvido falar nele...

 
At 7/10/2006 1:43 da tarde, Blogger Harry Lime said...

E não percebo qual o problema em adaptar o simão a um sistema desses. Porque haveria de ter? A sua formação é mais de médio ala num 4-4-2 do que de extremo puro e duro à inglesa.

 
At 7/10/2006 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A distribuição de jogo vai passar a ser feita pelo Rui Costa, pode atacar de forma mais compacta sem abrir um buraco tão grande entre os trincos e os avançados como no ano passado. A defesa era boa, as falhas eram de cobertura a meio-campo.

A minha equipa é

Moretto
Nelson, Luisão, Anderson, Léo
Diego, Manuel Fernandes, Rui Costa
Manu, Nuno Gomes e Manduca

Com o Miccoli no lugar do Manduca para jogos em que seja preciso mais velocidade que força física.

 
At 7/11/2006 1:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acabado o Mundial, vou virar-me novamente para o meu (nosso) Benfica. Para começar, nada melhor do que ler os posts do d'Arcy.
VIVA PORTUGAL e VIVA o BENFICA!!!

 
At 7/11/2006 12:19 da tarde, Blogger antitripa said...

Bom, terminado o Campeonato do Mundo e limpas as armas é altura de re-começar a nossa trilha. Não queria porém deixar de passar esta ideia: A FIFA demonstrou o despudor total e comercial que tem ao premiar o terrorista zidane. Um grande exemplo para essa miúdagem que quer um dia jogar futebol...esperemos que não queiram é seguir este exemplo de "brio"...premiado e tudo!

 
At 7/11/2006 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A minha impressão é que ao longo da carreira o Zidane apanhou pelo menos uma dúzia de vermelhos. Levar um na final do campeonato do mundo é um fim de carreira adequado. Agora temos que mandar vir com os nossos jogadores, se para mandar o Zidane para a rua bastava chamar-lhe terrorista ou insultar-lhe a irmã deviam tê-lo feito.

Quanto a criticar a FIFA, é preciso saber como se faz essa votação. Sempre pensei que fossem os jornalistas a escolher...

Mas o mundial é história passada. O que interessa agora é o Benfica.

 
At 7/11/2006 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Enganei-me, afinal segundo o l'équipe

http://www.lequipe.fr/Football/CM2006_FRA_ZZ_TETE.html

o Zidane levou 14 vermelhos, incluindo um noutro campeonato do mundo, em 1998, contra a Arábia Saudita, por pisar um adversário.

 
At 7/11/2006 3:26 da tarde, Blogger último! said...

Epá, não acham que o Benfica não tem poder negocial mesmo a custo zero para jogadores com Trezeguet e Inzagui, só o salário dos homens assusta tenham calma mas não sonhem tão alto!

 
At 7/11/2006 3:31 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

JFilipe, o Petit e o simão não têm lugar nessa equipa??

 
At 7/11/2006 3:33 da tarde, Blogger último! said...

Neste momento estou mais preocupado com a vinda do Micolli é que com a vitória da Itália já começaram as pressões para uma "amnistia" (as vitórias fazem esquecer todas as crises).

Se calhar em Itália não é tão diferente afinal também é um País latino!

 
At 7/11/2006 3:37 da tarde, Blogger Pedro said...

Já ouvi dizer na rádio q a punição será somente a perda d epontos dos clubes envolvidos.
Engraçado..até o próprio advogado da Juventus considerou a descida à Série B um castigo adequado...

 
At 7/11/2006 5:12 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

rato, aquele a que referias seria o Bojinov?

 
At 7/11/2006 5:21 da tarde, Blogger último! said...

João,

Nunca ouvi falar dele!

;)

 
At 7/11/2006 5:28 da tarde, Blogger último! said...

Alias, hoje já tivemos a nossa melhor contratação para a época 2006/2007.

E que contratação!!!

Falo da dispensa do Laurent Robert, hoje já chega de novidades amanhã logo se verá.

(só que ainda não foi confirmado pelo SLB, medo muito medo)

 
At 7/11/2006 6:00 da tarde, Blogger dezazucr said...

vai uma aposta em como o simão fica?
Até porque simão mesmo de má vontade joga mais e tem mais influência no jogo que boa parte dos jogadores.

Gosto da táctica do meio campo povoado, afinal é aí é que se ganham a posse de bola e os jogos e sinceramente Simão é jogador para caber e bem nesse sistema.

Depois, independentemente de extremos ou centro-campistas, o que interessa é o resultado final, e se esse for a vitória...

 
At 7/11/2006 6:16 da tarde, Blogger último! said...

Mas qual má vontade!?
O Simão já afirmou que gostaria de sair (para ganhar mais, claro quem não gostaria) mas sempre afirmou que tem contrato até 2010 e que se ficasse ficaria com todo o gosto!

Não se deixem levar pelas conversas dos anti-benfiquistas que sempre criticaram por inveja!

 
At 7/11/2006 6:18 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Em relação ao Zidane, a mim nunca me saiu da cabeça uma agressão brutal à cabeçada que ele fez a um jogador do Hamburgo, quando ainda estava na Juventus, num jogo da Champions. Ele partiu-lhe o nariz e só se via sangue a jorrar da cara do outro. Se não me engano isso valeu-lhe quase meia-dúzia de jogos de suspensão por parte da UEFA. Quanto à eleição dele como o melhor jogador do Mundial, a votação foi feita andes da final, e só por isso se justifica que ele tenha acabado por ganhar. Mas claramente jogadores como o Pirlo ou o Cannavaro mereciam muito mais o prémio do que o Zidane, que fez um percurso no Mundial que não foi nada de especial:

- Suiça: Nem se deu por ele em campo
- Coreia: Nem se deu por ele em campo
- Togo: Suspenso por acumulação de amarelos
- Espanha: Muito bem
- Brasil: Brilhante
- Portugal: Perfeitamente normal
- Itália: perfeitamente normal

Além disso ele em 6 jogos conseguiu ver três amarelos e um vermelho, o que se calhar seria 'aceitável' para um Patrick Vieira, mas não para um número dez.

 

Enviar um comentário

<< Home