sexta-feira, março 23, 2012

Desastre

Empate no batatal de Olhão e enorme passo atrás na luta pelo título, num jogo em que a nossa equipa esteve mal dentro do campo e pior fora dele. Para além de termos perdido dois pontos, perdemos também o Aimar para o próximo jogo, pelo menos.

Se calhar é mania ou superstição minha, mas a minha confiança fica sempre um pouco abalada quando vejo que entramos em campo para um jogo fora de casa com dois avançados. Foi o que aconteceu esta noite, e obviamente não me parece que seja por isso que o Benfica não ganhou, mas pelo menos lá me deixou desconfiado. Sobre o jogo, não tenho muito a dizer. Durante a primeira parte jogou-se praticamente em meio campo, com o Olhanense acantonado no último terço e o Benfica a fazer a bola circular de um lado para o outro. Foi frustrante ver o Benfica ter tanta posse de bola (quase setenta por cento) e conseguir fazer tão pouco com ela. É que pode ser apenas distracção minha, mas eu não me consigo recordar de uma única defesa do guarda-redes do Olhanense, ou sequer de um remate perigoso da nossa parte. O Benfica insistiu sobretudo pelo lado direito, através do inevitável Maxi, mas até ele esta noite esteve desastrado nos cruzamentos, que se perderam quase todos sem quaisquer consequências. O Olhanense, como aliás fez durante os noventa minutos, não se preocupou com mais nada senão defender, queimar tempo e pedir a entrada da equipa médica em campo. Mas a principal responsabilidade é mesmo do Benfica, que tinha obrigação de vencer e consequentemente de ter feito mais, muito mais durante estes primeiros quarenta e cinco minutos.

Esperava obviamente a entrada do Aimar para a segunda parte, esperançoso que ele viesse trazer alguma criatividade ao nosso jogo atacante e ajudar a encontrar espaços por entre a muralha defensiva do Olhanense. Não esperava tanto era que o sacrificado fosse o Nolito - às vezes parece um contra-senso tirar avançados quando se quer ganhar, mas eu desejava mesmo era que tivesse saído o Nélson Oliveira, até porque o que vimos foi o Nélson ir-se encostar mais à esquerda. Dada a inépcia do Emerson para atacar, aquele lado quase nunca foi explorado, excepto quando o Gaitán se deslocou para lá. A segunda parte acabou por pouco diferir da primeira. O Olhanense continuou interessado em defender com unhas e dentes (já na primeira parte se andavam a atirar para o chão a torto e a direito, e na segunda com uma hora de jogo já havia jogadores a sofrerem de cãibras). O Aimar não conseguiu mudar muito o nosso jogo, e pior ainda, acabou por ser expulso. Depois disso a opção foi lançar todos os avançados para dentro do campo, e o Benfica acabou o jogo com Cardozo, Nélson Oliveira, Saviola e Rodrigo, com o Gaitán a fazer todo o lado esquerdo, e sem meio campo, pois a opção passou a ser, desde demasiado cedo, bolas directas para a frente. Com onze jogadores apenas me recordo de uma boa ocasião de golo, num cabeceamento do Javi. Com dez, apenas mais duas, já nos minutos finais. Uma cabeçada do Gaitán salva sobre a linha, e um remate do Saviola no último minuto de compensação. Muito pouco.

Não consigo destacar nenhum jogador do Benfica, porque nenhum me impressionou muito favoravelmente. Talvez seja de realçar a capacidade de luta do Maxi, que mesmo quando as coisas não correm bem não desiste, mas isso já não é novidade nele.

Perdemos dois pontos e perdemos o Aimar, pelo que a visita a Olhão salda-se por um desastre. Mas nesta fase não há tempo para perder em lamúrias. Agora só resta mesmo levantar a cabeça e pensar no Chelsea.

5 Comments:

At 3/24/2012 12:41 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Não acho que tenha sido pelos dois avançados e pelo autocarro de olhão talvez fossem preciso mais.
Isto para mim é o resultado de metade da equipa estar a pensar no Chelsea, foi mau demais de ver a quantidade de passes disparatados e sem nexo nenhum, em vez de jogarem simples ligaram o complicador e arrancaram para uma exibição paupérrima.
É mau demais, depois de ter ganho alguma esperança com o deslize alheio fazem isto, hoje nem consigo 'bater' no JJ pq qd um jogador como o Aimar com 10 minutos em campo se deixa expulsar daquela maneira pouco há a dizer. E Javi que parecia o Emersom num dia mau? Para mim aqui sim devia ter entrado o Matic pq o Javi pela postura do Olhanense não fez grande falta a defender e de resto esteve péssimo, a falhar passes e a tomar decisões ao nível de um jogo de solteiros e casados.
Fico triste de esta equipa precisar de que os adeptos a carreguem ao colo e de sozinha por sí não conseguir nem ambicionar mais, é pena pq qualidade não lhes falta.

 
At 3/24/2012 10:01 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Mesmo com dez devíamos ter feito melhor, a equipa de Olhão estava muito desfalcada. Fizémos dois remates na primeira parte, quatro na segunda, a culpa tem que ser do Jesus.

A segunda volta do campeonato está a ser um desastre. Temos 17 pontos em 9 jogos, o Braga vez 24 em 8 jogos. Isto não é fruto de um azar, revela uma incapacidade tremenda da equipa técnica. Os adversários aprenderam o que funciona contra o Benfica, o nosso treinador devia ter aprendido a dar a volta a isso.

 
At 3/25/2012 5:46 da tarde, Blogger joão carlos said...

Discordo apenas de uma coisa não foi um grande passo atrás na luta pelo título foi sim o adeus ao título.

SLB4EVER não consegues “bater” no treinador eu consigo porque motivar os jogadores de modo a que eles considerem que este era o jogo mais importante é da responsabilidade total do treinador, eu acompanho intensamente a equipa á trinta anos e desde então nas vésperas de um jogo importante seja ele internacional ou não por norma os jogadores tem tendência a já estar a pensar no jogo seguinte e é aqui que vemos a capacidade do treinador motivar os jogadores e como temos visto ultimamente a capacidade deste treinador em motivar estes jogadores tem sido muito fraca.
Isto para não falar na incompreensível decisão de deixar na segunda parte o flanco esquerdo entregue exclusivamente ao defesa esquerdo, defesa esse que nem sequer ataca nem um cruzamento faz ou sequer sabe fazer, quando precisamente é desse lado que o adversário tem mais dificuldades e que passou a segunda parte sempre com soluções de recurso.
A única critica que fazes ao treinador é aquela que não faz sentido que é dizeres que devia ter jogado o Matic em vez do Javi só porque este jogou mal antes do jogo claramente que dirias que devia jogar o Javi.

JFilipe concordo a prova máxima de que os adversários aprenderam como bloquear a equipa e o facto de este ter sido o terceiro jogo em que não marcamos qualquer golo, coisa que até deve ser inédita nos últimos três campeonatos, isto quando até á pouco tempo se fazia gala de que marcávamos praticamente em todos os jogos, três vezes que vamos fora contra equipa que só defendem nem se preocupam em atacar e o treinador em nenhum dos jogos conseguiu encontrar a solução.

 
At 3/25/2012 8:01 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Não sei se é o adeus, os andrades podem perfeitamente perder 4 ou 5 pontos. O problema é que vejo o Benfica a perder outros tantos.

Discordo que sejam os jogadores com a cabeça na champions. O Jesus é que provavelmente não pensa noutra coisa e descurou este jogo.

 
At 3/27/2012 9:47 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Desisto, com o Emerson na equipa é impossível.

 

Enviar um comentário

<< Home